???global.info.a_carregar???
Diniz Cayolla Ribeiro é Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde leciona várias disciplinas: Psicologia da Arte, Metodologia de Investigação, Antropologia Urbana, entre outras. A sua formação de base foi feita em Ciências Sociais (Antropologia). Posteriormente, fez um mestrado em Multimédia e Audiovisual e um doutoramento em Ciências da Arte, com uma tese sobre Primitivismo na Arte. Ao nível da investigação, é membro integrado do I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e membro da direção do PysArt Foundation. Escreveu dois livros, colaborou recentemente na edição de uma publicação internacional, e tem vários textos publicados em livros ou revistas académicas nacionais e internacionais das áreas onde investiga.
Identification

Personal identification

Full name
Diniz Cayolla Ribeiro

Citation names

  • Ribeiro, Diniz Cayolla

Author identifiers

Ciência ID
B51D-F358-E68D
ORCID iD
0000-0001-6226-4528

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Italian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2009
Concluded
Arte e Design (Doutoramento)
Major in Ciências da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Jogar de Negras: Contribuição para a discussão do(s) Primitivismo(s) na arte em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
2000
Concluded
Mestrado em Multimédia e Audiovisual (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Um, dois, três, foi a conta que Deus fez – Contribuição para o estudo das narrativas ficcionais no audiovisual e multimédia" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção
1996
Concluded
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"I SARDI: Contribuição para o estudo dos Processos Identitários e das Representações Sociais Identitárias da Ilha da Sardenha" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1999/12/06 - 2009/09/25 Invited Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1997/09/01 - 1998/09/30 Multimedia Product Coordinator. Porto Editora, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. Analyses of Cultural Productions: Papers of the 30th Conference of Psyart - Porto, 2013. Portugal: I2ADS. 2014.
    Published • Editor
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. Três actos, um fractal das narrativas. Universidade Autónoma de Lisboa. 2001.
Book chapter
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "El flujo de trabajo como eje central en la enseñanza y evaluación de la investigación". In Tecnologías emergentes aplicadas a las metodologías activas en la era de la inteligencia artificial, 1014-1031. Madrid, Spain: Dykinson S.L., 2023.
    Published
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O Jogo Duchampiano". In O jogo do mundo, 359-372. Lisboa, Portugal: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
    Published
  3. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Duchamp e o xadrez como ferramenta heurística para pensar o político". In Estética e Política entre as Artes, 173-190. Edições 70, 2017.
    Published
  4. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Duchamp, Chess, and the Oedipus Complex". In Analyses of Cultural Productions: Papers of the 30th Conference of Psyart - Porto, 2013, 255-263. Porto, Portugal: I2ADS, 2014.
    Published
  5. Ribeiro, Diniz Cayolla; Bernardo Pinto de Almeida. "Duchamp: Xadrez, Hipermodernismo e Utopia na Arte. A invenção do espectador moderno". In Arte e Utopia, 139-149. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2013.
    Published
  6. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Do Erotismo Objecto ao Erotismo Força". In Arte & Erotismo, edited by Margarida Acciaiuoli; Bruno Marques, 143-155. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte / Estudos de Arte Contemporânea, 2012.
    Published
Conference abstract
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "El flujo de trabajo como eje central en la enseñanza y evaluación de la investigación". Paper presented in Panorama global de las tendencias educativas en 2023. Libro de resúmenes del III Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas, Madrid, 2023.
    Published
  2. Oliveira, Vânia; Modesto, A.; Amado, P.. "Principles and models of kinetic typography as contributions to the development of emerging dynamic editorial design typography". Paper presented in Proceedings do 10.º Encontro de Tipografia, Porto, 2020.
    Published
Conference paper
  1. Oliveira, Vânia; Modesto, António; Amado, Pedro; Ribeiro, Diniz Cayolla. "Principles and models of kinetic typography as contributions to the development of emerging dynamic editorial design typography". Paper presented in Typography Meeting (10.º Encontro de Tipografia), 2019.
    Published
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla; Santos, Fátima. "while all artists are not chess players, all chess players are artists". Paper presented in ICOCEP, Porto, 2019.
    In press
Exhibition catalog
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. O peão não é uma peça insignificante!. Galeria Mário Sequeira, 2018.
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. 008 Possibilidades de Leitura. Diário de Bordo - Expedição 2013-14, 2014.
Journal article
  1. Carvalhais, Miguel. "Aesthetics after the Ontological Turn: An Ecological Approach to Artificial Creativity". Critical Humanities 2 1 (2023): https://doi.org/10.33470/2836-3140.1031.
    Open access • Published
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Taquiescaquismo ou o xadrez como sintoma". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 61 (2021): 73-86.
    Open access • Published
  3. Ribeiro, Diniz. "O xadrez enquanto narrativa ficcional". Estudos em Comunicação 2 (2018): 103-115. http://dx.doi.org/10.20287/ec.n27.v2.a07.
    10.20287/ec.n27.v2.a07
  4. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O xadrez como metáfora para pensar a crise nas humanidades". Revista de História da Arte 12 (2015): 203-215.
    Published
  5. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Le Stade oral comme "étrange attracteur" dans La Graine et le Mulet de Abdelatif Kechiche". Gradiva 15 1 (2014): http://www.ufr-anglais.univ-paris7.fr/GRADIVA/volume_15.html.
    Published
  6. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Oral Stage as a "Strange Attractor" in Kechiche’s Film The Secret of the Grain". PSYART: A Hyperlink Journal for the Psychological Study of the Arts (2014):
    http://www.psyartjournal.com/article/show/ribeiro-oral_stage_as_a_strange_attractor_in_kec. August 2, 2014
  7. Ribeiro, Diniz Cayolla. "A estratégia primitivista". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 50 (2010): 167-177.
    Published
Magazine article
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O Fetichismo do Xadrez", Vértice, 2017