???global.info.a_carregar???
Paula Cardoso. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2017, pela Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães em 2000, peloa Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Leiria. Publicou artigos em revistas especializadas e recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identification

Personal identification

Full name
Paula Cardoso

Author identifiers

Ciência ID
B41A-3170-5C6B
ORCID iD
0000-0002-6613-9510
Education
Degree Classification
2011 - 2017
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Ensino a Distância e eLearning
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
"PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL: DA TEORIA À PRÁTICA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ACESSO ABERTO " (THESIS/DISSERTATION)
2005 - 2008
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Tecnologia Educacional
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2004/01 - 2004/07
Concluded
Pós-Graduação em Tradução e Legendagem (Pós-Graduação)
Major in Tradução
Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, Portugal
1995 - 2000
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Major in Ensino
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008 - 2016 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2001 - 2008 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016/01/01 - 2023/12/31 Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR - IPLeiria)
UID/GES/04470/2019
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2020 - 2022 Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education
Researcher
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2022 - 2023 SKILLS 4FUTURE: INNOVATIVE PRACTICES
Principal investigator
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
European Social Fund
Concluded
2021/09 - 2022/06 Link Me Up - 1000 ideas - Support System for the co-creation of innovation, creativity and entrepreneurship
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Pires, Ana; Chagas, Laura; Santos, Natália; Cardoso, Paula; Cabral, Paula; Eurico, Sofia. TURLING: Jornadas de Línguas e Turismo 2023: livro de resumos. Book of abstracts. Libro de resúmenes. Politécnico de Leiria. 2023.
    10.25766/7182-m056
  2. Pires, Ana; Chagas, Laura; Santos, Natália; Cardoso, Paula; Cabral, Paula; Eurico, Sofia. TURLING - Jornadas de Línguas e Turismo 2023 Livro de Resumos (1a Edição). 2023.
  3. Cardoso, Paula. Projetos de Inovação Pedagógica - Skills4Future: Innovative Practices. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria. 2023.
    Published
  4. Paula Cardoso. O movimento dos recursos educacionais abertos e o acesso aberto no ensino superior: o caso de Portugal. Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/UAB.EAD.17
Book chapter
  1. Paula Cardoso; Ana Elisa Sousa. "I Give You Mobility". In Co-Creation of Innovation as a Tool for Pedagogical Innovation and Social Responsibility. 2023.
    10.4018/978-1-6684-6701-5.ch011
  2. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Mendes, Elisabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; et al. "Learning during emergency remote teaching in Portugal: higher education students' emotional snapshot". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  3. Cardoso, Paula. Corresponding author: Cardoso, Paula. "Rubrics as Active Learning Tools". In 100 Ideas for Active Learning, 686-691. Sussex, United Kingdom: University of Sussex Library, 2022.
    Published
Conference abstract
  1. Messias, Inês; Paiva, Ana; Loureiro, Ana; Paz, João; Seco, Carlos; Vieira, Márcia; Cardoso, Paula; et al. "MOVING TO E@D - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPO DE PANDEMIA". Paper presented in 1º Encontro de Investigadores do LE@D- Investigação e Invocação (Meet.UP22), Lisboa, 2022.
    Published • https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4
Conference paper
  1. Chagas, Laura; Cardoso, Paula. "Perceço~es dos estudantes acerca do regime blended learning: estudo de caso". 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  2. Cardoso, Paula; Pires, Ana; Chagas, Laura. "Turismo no ensino superior português: a integração de línguas estrangeiras". 2023.
  3. Cardoso, Paula. Corresponding author: Cardoso, Paula. "AFFORDANCES OF FLIPPED LEARNING IN EMERGENCY REMOTE TEACHING". Paper presented in ICERI2021 - 14th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, Online, 2021.
    Published
  4. Loureiro, Ana; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, Carlos; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a Pandemia Covid 19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". 2021.
  5. Cardoso, Paula. "PEDAGOGICAL INNOVATION THROUGH ACTIVE LEARNING PRACTICES USING DIGITAL TOOLS - A CASE STUDY IN TOURISM DEGREES". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.0967
  6. Pires, Ana; Cardoso, Paula. "Redesigning English for Tourism Purposes (ETP) subjects during the period of emergency remote teaching: challenges and opportunities". 2020.
  7. Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Cardoso, Paula. "“Suddenly we were all online": perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching". 2020.
  8. Cardoso, Paula; Pires, Ana. "Emergency remote teaching: challenges and opportunities in foreign languages applied to tourism". 2020.
    http://dx.doi.org/10.21125/iceri.2020.1830
  9. Cardoso, Paula. "The use of mobile devices in foreign language teaching in the tourism area: a pedagogical proposal". 2018.
  10. Cardoso, Paula; Morgado, Lina. "Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em Portugal". 2017.
  11. Cardoso, Paula. "Scholars’ use of digital tools: open scholarship and digital literacy". 2015.
  12. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António. "OER, Open Access and Scholarship in Portuguese Higher Education". 2015.
  13. Cardoso, Paula. "OER, Open Access and Scholarship in Portuguese Public Higher Education". 2014.
  14. Cardoso, Paula; Morgado, Lina. "Open educational practices in public higher education in Portugal: from theory to practice". 2014.
  15. Martin-Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina. "Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica". 2013.
Journal article
  1. Loureiro, Ana; Vieira, M. F.; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, C.; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia covid-19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3932.
  2. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António. "Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital". (2021): https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28
  3. Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana; et al. "Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students’ perceptions". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3914.
    10.38069/edenconf-2021-ac0028
  4. Cardoso, Paula. "Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2020): v. 2 n. 2 (2019)-v. 2 n. 2 (2019). https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/191.
    10.34627/VOL2ISS2PP16-28
  5. Cardoso, Paula; Chagas, Laura. "Collaborative learning in Higher Education: an experience in a foreign language in the field of Tourism". (2020): https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp97-106.
    https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp97-106
  6. Cardoso, Paula; Chagas, Laura. "Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10386.
    https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232
  7. Paula Cardoso; Lina Morgado; António Teixeira. "Open Practices in Public Higher Education in Portugal: faculty perspectives". Open Praxis 11 1 (2019): 55-55. https://doi.org/10.5944/openpraxis.11.1.823.
    10.5944/openpraxis.11.1.823
  8. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António. "Scholarship e a identidade académica na Era Digital". (2019): http://hdl.handle.net/10400.8/5227.
    10.34627/vol2iss2pp16-28
Thesis / Dissertation
  1. Cepa, Sara Pontes. "Competências para o futuro do setor turístico no Ensino Superior". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/9162.
  2. Cavaco, Miguel Ângelo Silva. "Formação profissional a distância: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/13107.
Distinctions

Award

2019 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal