Identification
            Personal identification
- Full name
- Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos
Citation names
- Santos, Elvira
- Elvira Lázaro Santos
Author identifiers
- Ciência ID
- B110-2EEF-F3CF
- ORCID iD
- 0000-0001-9669-7962
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/ (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
| French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | 
Education
            | Degree | Classification | |
|---|---|---|
| 2012/11 - 2020/12/20 Concluded | EDUCAÇÃO (Doutoramento) Major in Didática da Matemática Universidade de Lisboa, Portugal "Práticas avaliativas e a Regulação do Ensino: Um estudo no 2.º ciclo com recurso à tecnologia" (THESIS/DISSERTATION) | Distinção e Louvor por unanimidade | 
| 1994 - 1998 Concluded | Informática e Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal "O computador e o Professor: As Culturas Profissionais dos Professores na Sala de Aula" (THESIS/DISSERTATION) | Muito Bom | 
| 1975 - 1980 Concluded | Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | 14 | 
Affiliation
            Teaching in Higher Education
| Category Host institution | Employer | |
|---|---|---|
| 2022/09 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal | 
| Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
| 2017 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal | 
| 2011/09/01 - 2014/08 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
Others
| Category Host institution | Employer | |
|---|---|---|
| 1979/09 - 2023/02/28 | Professora de Matemática do Quadro de Nomeação Definitiva | Escola Básica 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Portugal | 
Projects
            Grant
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2013/09/01 - 2020/07/22 | Regular o ensino com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem SFRH/BD/117144/2016 Researcher
                                     Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluded | 
Other
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2023 - Current | Entre Mitos e Realidades: O Lobo Ibérico e o Equilíbrio dos Ecossistemas  a decorrer Other
                                    
                                  | Ongoing | 
| 2010/10 - 2011/08 | Projeto SPICE Representante de Matemática Researcher
                                     Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, Portugal | Concluded | 
| 2006/10 - 2011/08 | Comissão Nacional do Plano da Matemática Elemento da Comissão Technical development
                                     Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, Portugal | Concluded | 
| 1997/09 - 2002/08 | Projeto NONIO-SEC.XXI coordenadora Technical development
                                     Escola Básica 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Portugal | Concluded | 
| 1989/09 - 1994/08 | Projeto MINERVA Coordenadora da equipa escolar Technical development
                                     Escola Preparatória de Álvaro Velho - Lavradio, Portugal | Concluded | 
Outputs
            Publications
| Book | 
 | 
| Book chapter | 
 | 
| Conference abstract | 
 | 
| Conference paper | 
 | 
| Conference poster | 
 | 
| Journal article | 
 | 
| Magazine article | 
 | 
| Manual | 
 | 
| Thesis / Dissertation | 
 | 
Other
| Other output | 
 | 
Activities
            Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) | |
|---|---|---|
| 2024/11/16 | Implementação Antecipada das Aprendizagens Essenciais do 1.º e 2.º ciclos: Que Desafios? |  (Portugal) | 
| 2024/11 | VALORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE POTENCIAIS PROFESSORES À ENTRADA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Porto, Portugal) | 
| 2024/07/08 | MATHEMATICS EDUCATION VALUES AMONG PORTUGUESE TEACHERS AND STUDENTS: SOME INSIGHTS ON THEIR ALIGNEMENT | The 15 th International Congress on Mathematical Education (Sidney, Australia) | 
| 2023/07 | Um ano de operacionalização das novas Aprendizagens Essenciais no 6.º ano | Associação de Professores de Matemática (Portugal) | 
| 2023 | Investigação e Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico | XXXIV SIEM- Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática (Portugal) | 
| 2022/07 | Um ano de operacionalização das novas Aprendizagens Essenciais | Associação de Professores de Matemática (Portugal) | 
| 2021/12 | As Aprendizagens Essenciais em Matemática do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico | Palestra/Webinar direcionada aos estudantes da Licenciatura básica Escola Superior de Educação da Lusofonia-IPLUSO (Portugal) | 
| 2019/07 | Da razão unitária à constante de proporcionalidade: relato de uma experiência em sala de aula | Associação de Professores de Matemática (Alte, Portugal) | 
| 2019 | Estratégias avaliativas reguladoras para a aprendizagem com tarefas que usam tecnologia: Que contributo para uma prática reguladora do ensino? | Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal) | 
| 2018 | A pratica de professores do 2.º ciclo para envolver os alunos nas estratégias avaliativas reguladora, na sala de aula de Matemática, com tecnologia | SPIEM (Coimbra, Portugal) | 
| 2018 | O papel do GeoGebra na regulação do ensino da área do Paralelogramo | Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2017 | Práticas avaliativas reguladoras, Tecnologia e Regulação do ensino | Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal) | 
| 2017 | Envolver os alunos através de práticas avaliativas reguladoras e tecnologia para regular o ensino | SIEM2017. APM Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal) | 
| 2016 | Práticas avaliativas, Regulação da aprendizagem Matemática e Tecnologia Digital | VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
Supervision
| Thesis Title Role | Degree Subject (Type) Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2014 - 2014 | A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas Co-supervisor | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master) Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012 - 2012 | O papel do(a) Educador(a) de Infância na mediação do trabalho com as famílias Co-supervisor | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master) Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Trabalho em equipas pedagógicas: Conceções e Práticas Co-supervisor | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master) Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal | 
Event organisation
| Event name Type of event (Role) | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2024 - 2024 | Membro da Comissão Científica•	EIEM2024 (2024 - 2024) Meeting (Member of the Scientific Committee) | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal | 
| 2022/07/08 - 2022/07/10 | Membro da Comissão Científica SIEM2022-Seminário de Investigação e Educação Matemática (2022/07/08 - 2022/07/09) Seminar | Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2022/07/07 - 2022/07/09 | Membro da Comissão Científica e Organizadora ProfMat2022- Encontro de professores de matemática da Associação de Professores
                                 de Matemática (APM) (2022/07/07 - 2022/07/09) Meeting | Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2017/11/11 - 2017/11/12 | Membro da Comissão Organizadora Encontro de Investigação em Educação Matemática-EIEM2017 (2017/11/11 - 2017/11/12) Meeting (Member of the Organising Committee) | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal | 
| 2014 - 2014 | Membro da Comissão Organizadora•	EIEM2014 – Encontro de Investigação em Educação Matemática  (2014 - 2014) Meeting (Co-organisor) | Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Co-Responsável pelo Boletim Informativo do ProfMat2011 (BIP) (2011 - 2011) Meeting | Associação d eProfessores de Matemática, Portugal | 
Event participation
| Activity description Type of event | Event name Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2016 - 2016 | Desenvolver o pensamento algébrico: tarefas e recursos Conference | O Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos do Ensino Básico Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Desenvolver o pensamento Algébrico: O papel da Tecnologia Workshop | O Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos do Ensino Básico Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2016 - 2016 | VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação Other | VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Práticas avaliativas e Regulação do Ensino da Matemática: Um estudo no 2.º ciclo com recurso à tecnologia Other | VI Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação. Lisboa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Um estudo sobre práticas reguladoras do Ensino da Matemática com recurso à Tecnologia no 2.º ciclo Seminar | Seminário Internacional “Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Um estudo sobre práticas reguladoras do Ensino da Matemática com recurso à Tecnologia no 2.º ciclo Other | V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Encontro de Investigação em Educação Matemática Meeting | EIEM2014 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal | 
| 2013 - 2013 | Avaliação reguladora e tecnologias: um estudo sobre práticas avaliativas Other | IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Do pensamento numérico ao pensamento algébrico Other | Melhorar as aprendizagens, perspetivar práticas profissionais ESE de Setúbal, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Metas Curriculares e Exames Nacionais Round table | ProfMat2013 Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2012 - 2012 | O pensamento algébrico: generalizando relações com a tecnologia Workshop | ViseuMat2012 Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Recursos Tecnológicos e trabalho colaborativo Workshop | I Encontro de Professores Acompanhantes | 
| 2011 - 2011 | Generalizar, construir e representar relações: um caminho para o pensamento algébrico, com a tecnologia Meeting | Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2011 Associação d eProfessores de Matemática, Portugal | 
| 2010 - 2010 | The Plan of Mathematics: A National Project to Support Mathematics Learning Congress | Congressos de International Group for the Psychology of Mathematics Education Congressos de International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), Brazil | 
| 2009 - 2009 | O estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico Workshop | Planos de Matemática – práticas e vivências no Médio Tejo Encontro de Professores Acompanhantes, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar Meeting | XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009 Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Desenvolvimento do pensamento algébrico e as TIC Seminar | Seminário arTICular09 Centro de Competências TIC da ESE de Setúbal, Portugal | 
| 2008 - 2008 | O estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico Workshop | Planos de Matemática – práticas e vivências no Médio Tejo Encontro de Professores  Acompanhantes, Portugal | 
| 2008 - 2008 | o estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico Workshop | Olhar o Ensino da Matemática – Articulação entre ciclos, um desafio Encontro de Professores do Agrupamento Luísa Todi, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Projectos: uma boa resposta aos problemas nas escolas? Round table | ProfMat Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 2000 - 2000 | Formação das TIC em Projecto Meeting | Encontro “A Escola e a Sociedade da Informação III Centro de competências Nónio Século XXI, Portugal | 
| 2000 - 2000 | O Computador na minha sala de aula.. Sim? Não? Seminar | Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos- As TIC na Escola Centro de competências Nónio- Séc. XXI da ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1999 - 1999 | Modelos Matemáticos e Modelos Computacionais no Clube de Matemática Workshop | ProfMAt Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 1999 - 1999 | O computador e o Professor Meeting | 1.º Encontro Nacional de Investigação e Formação - Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor ESE de Lisboa, Portugal | 
| 1999 - 1999 | Currículos Alternativos nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico Round table | ProfMat99 Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 1999 - 1999 | Teachers and computers: Teacher ´s Cultures Congress | Conference of International Group for the Psychology of Mathematics Education | 
| 1998 - 1998 | A relação entre os conhecimentos, a prática e as percepções dos professores e a utilização do computador na sala de aula Seminar | IX Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática, Portugal | 
| 1998 - 1998 | O computador na sala de aula: Culturas profissionais dos professores de Matemática Meeting | Encontro “Conhecer e Intervir com as TIC na Escola”. Centro de Competência Nónio – Séc. XXI ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1998 - 1998 | O computador na sala de aula: Culturas profissionais dos professores de Matemática Symposium | 2.º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática FCUL-Departamento de Matemática, Portugal | 
| 1994 - 1994 | O CABRI no estudo dos Lugares Geométricos Meeting | Encontro MINERVA ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1993 - 1993 | O QUATTRO  na exploração das Regularidades Numéricas (Potenciação e Radiciação) Meeting | Encontro Minerva ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1991 - 1991 | O PFORM na abordagem intuitiva das simetrias, translações e rotações Meeting | Encontro Minerva ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1991 - 1991 | A utilização do LOGO na construção da Geometria Meeting | Encontro MINERVA. ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1991 - 1991 | A utilização do LOGO na construção da Geometria Meeting | Projecto MINERVA. ESE de Setúbal, Portugal | 
| 1990 - 1990 | O contributo do LOGO, para a extensão do conceito de ângulo Meeting | 1.º Encontro do Pólo da ESE de Setúbal ESE de Setúbal, Portugal | 
Jury of academic degree
| Topic Role | Candidate name (Type of degree) Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2025/07/11 | O QUE VALORIZAM OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ALUNOS DOS 9.º e 12.º ANOS (Thesis) Main arguer | Natanael Inês Ramalho da Silva e Quadros  (Master) Universidade do Porto, Portugal | 
| 2023 | AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES DO FEEDBACK ESCRITO (Thesis) Main arguer | Pedro Costa (Master) Universidade do Porto, Portugal | 
Association member
| Society Organization name | Role | |
|---|---|---|
| 2011/11 - Current | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
| 1996 - Current | The Internacional Group for the Psychology of Mathematics Education | |
| 1986 - Current | Associação de Professores de Matemática | 
Conference scientific committee
| Conference name | Conference host | |
|---|---|---|
| 2024/11 - 2024/11 | Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | Escola do Cerco, Porto | 
| 2022/11/19 - 2022/11/20 | Encontro de Investigação em Educação Matemática | Caparica | 
| 2022/07/08 - 2022/07/08 | Seminário de Investigação em Educação Matemática. | Setúbal | 
| 2019 - 2019 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019 (EIEM) | |
| 2019 - 2019 | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
| 2017 - 2017 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2017 (EIEM) | |
| 2017 - 2017 | XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
| 2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
| 2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | 
Consulting
| Activity description | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2022 - 2023 | Consultora Pedagógica do Manual Escolar MAT POWER 6 – Raiz Editora | |
| 2021 - 2022 | Consultora Pedagógica do Manual Escolar MAT POWER 5 – Raiz Editora. | 
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2024 - Current | Oficina da Matemática | Mestrado em Educação de Infância e 1º ciclo (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2022 - Current | Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2015 - Current | Didática da Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2011/09 - 2025/08 | Conceitos Fundamentais de Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2016 - 2023 | Resolução de Problemas em Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal | 
| 2011 - 2023 | Geometria e Medida | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal | 
| 2021 - 2021 | Álgebra | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal | 
| 2014 - 2020 | Matemática-3ºciclo | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministério de Educação, Portugal | 
| 2014/09 - 2017/08 | Matemática-3º ciclo | Ensino básico-3º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal | 
| 2012/09 - 2014/08 | Seminário de Investigação e de Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012/09 - 2014/08 | Pedagogia e Prática Pedagógica | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012/09 - 2014/08 | Didática da Educação de Infância II- Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012/09 - 2014/08 | Supervisão de Estágio em Educação de Infância | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012/09 - 2014/08 | As TIC em contexto Educativo | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2014/08 | Organização de Dados e Análise Estatística | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2014/08 | Estatística e Probabilidades | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2012/08 | Seminário de Investigação e de Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2012/08 | Didática da Educação de Infância II- Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2012/08 | Supervisão de Estágio em Educação de Infância | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 1995/09 - 2011/08 | Matemática- 3º ciclo | Matemática - 3º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal | 
| 1979/10 - 1994/08 | Matemática-2º ciclo | Ensino Básico-2º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal | 
| 1979/10 - 1983/09 | Ciências da Natureza-2º ciclo | (Outros) | Ministério de Educação, Portugal | 
Journal scientific committee
| Journal title (ISSN) | Publisher | |
|---|---|---|
| 2023 - Current | Quadrante | Associação de Professores de Matemática | 
| 2023 - Current | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro | 
| 2019 - Current | Educação e Matemática | Associação de Professores de Matemática | 
| 2015/05/09 - 2016/07/09 | EdiMast – Experiences of teaching with Mathematics, Sciences and Techonology. | 
