???global.info.a_carregar???
André Luiz Rauber é doutor em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas; mestre em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras; e licenciado em Letras-Língua e Literaturas Portuguesas, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem especialização em Ciências da Educação área Didática do Português, pelo Consórcio dos Institutos Politécnicos de Santarém, Leiria e Aveiro. Concluiu uma pós-graduação, em 2024, pela Universidade de Aveiro. Foi professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso e, atualmente, leciona, como Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém. É Investigador no Centro de Investigação em Qualidade de Vida e membro do ProTextos - Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos.
Identification

Personal identification

Full name
André Luiz Rauber
Date of birth
1975/03/31
Gender
Male

Citation names

  • Rauber, André Luiz

Author identifiers

Ciência ID
AF1B-81E1-D25D
ORCID iD
0000-0002-4490-8008

Email addresses

  • andre.rauber@ese.ipsantarem.pt (Professional)
  • andrerauber@hotmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
  • Humanities - Languages and Literatures - General Languages Studies

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2023/09/04 - 2024/06/03
Concluded
Linguagem e comunicação em crianças não-verbais. Um estudo exploratório (Pós-doutoramento)
Major in Educação e Psicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/12/03 - 2021/07/26
Concluded
Especialização em Didática do Português (Especialização pós-licenciatura)
Major in Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Aprovado
2010 - 2014
Concluded
Filologia e Língua Portuguesa (Doctor)
Major in Linguística do Português
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brazil
"Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção 'sendo que'" (THESIS/DISSERTATION)
Excelente
2013/04/29 - 2013/05/24
Concluded
Curso de nível B1 | EF Cambridge English Level Test (Outros)
International Association of Language Centres, United Kingdom
2003 - 2005
Concluded
Letras e Linguística (Master Universitario)
Major in Linguística Funcional
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Letras, Brazil
"Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso" (THESIS/DISSERTATION)
Conceito A
1999 - 2000
Concluded
Especialização Lato Sensu (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Conceito A
1994 - 1999
Concluded
Letras-Língua e Literaturas Portuguesas (Licence)
Major in Língua e Literaturas Portuguesas
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Researcher (Research) Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023/09/04 - 2024/03/03 Visiting Researcher (Research) Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal
2012 - 2014 Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/02/18 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Departamento de Línguas e Literaturas, Portugal
2006/06/02 - 2023/10 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2005 - 2006 Assistant Professor (University Teacher) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
2003 - 2004 Visiting Professor (University Teacher) Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brazil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brazil
1999 - 2000 Invited Assistant Professor (University Teacher) Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2000 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brazil
Escola Estadual Antonio Cristino Cortes, Brazil
1999 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brazil
1998 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brazil
Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024 - 2024 Membro da Equipa para a realização do Relatório de Pronúncia ao Relatório Preliminar da CAE relativo ao pedido de acreditação prévia de Novo Ciclo de Estudos Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2023 Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Membro do Colegiado do Curso de Ensino de Graduação em Letras Libras, do Instituto de Línguas Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2020 - 2020 Responsável pela elaboração de 5 Unidades Curriculares, no âmbito do processo de criação de uma Licenciatura e Mestrado em Educação Básica, em regime de B-learning Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2018 Representante do Instituto de Linguagens na Câmara de Extensão (CODEX) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2016 Membro suplente do Colegiado do Curso de Língua Portuguesa / Língua Espanhola, do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2016 Membro da Comissão Eleitoral e Apuradora para a escolha do cargo “Representante Docente do Instituto de Linguagens no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2016 Membro da Comissão de Elaboração do Regulamento do Laboratório de Línguas do Curso de Graduação em Letras do Instituto Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2016 Coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Membro suplente do Colegiado do Curso de Letras – Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009/03/02 - 2010/02/14 Coordenador de Ensino de Graduação em Letras: Habilitação Português e Inglês Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2010 President of the Pedagogic Council Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2006 - 2007 Coordenador da Prática e Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Letras/ICHS/CUR Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
1997 - 1997 Membro (discente) do Colegiado do Curso do Departamento de Lestras Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brazil
1996 - 1996 Membro (discente) da Comissão Eleitoral para o processo de consulta à comunidade universitária do ICLMA para escolha do Diretor Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2012/07 - 2013/06 Texto e gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções
BEX 5141/12-5
PhD Student Fellow
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ministério da Educação
Concluded
1996/08 - 1997/07 Análise Estilístico-Sociológica da Produção Literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke
1
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
1996/04/01 - 1996/07/31 Literatura Infanto-Juvenil produzida em Mato Grosso
1111
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded

Contract

Designation Funders
2024 - 2025 Projeto LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã, vinculado ao Projeto Reinvent’ART-E (EB1 António Torrado)
na
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Ongoing
2015 - 2017 Cognição e gramática: estudo pancrônico de fenômenos linguísticos do português brasileiro com base em corpora
Principal investigator
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2016/07/15 - 2017/04/15 [Projeto de extensão universitária] "Colóquios de Letras"
N/A
Principal investigator
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Concluded
2015/04/14 - 2015/12/10 [Projeto de extensão à comunidade] “Leituras sem grades”
SIGProj n.°: 197177.955.8217.09032015
Principal investigator
Concluded
2009 - 2010 Ensino-aprendizagem de português: subsídios teóricos e práticos para o estudo de gramática
N/A
Principal investigator
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Concluded
2007 - 2009 A questão do gênero discursivo e sua validade como instanciador dos registros lingüísticos: um estudo a partir de um jornal escrito de MT
073/CAP/2007
Principal investigator
Concluded
2006 - 2007 A produção textual no ensino fundamental e médio: indícios de práticas funcionais e discursivas?
11111
Principal investigator
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Catela, David; Rauber, André Luiz; Correia, Francisca; Pessoa, Ana; Lopes, Catarina; Antunes, Juliana; Ferreira, Patrícia; Serrão-Arrais, Ana. "Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short report ; Tactile perception, gesture and oral language in everyday instruments for children from 2 to 5 years of age: short report". edited by A. R. Matias; G. Almeida; G. Veiga; J. Marmeleira. 2021.
  2. Rauber, André; Silva, Leosmar Aparecido; Pavoni, Márcia Reina Carvalho. "Trajetória de mudança semântica e gramatical do verbo SER na história do português". In Linguística histórica e história do português: Das origens ao século XVI, edited by Osório, P., 167-182. Salamanca, Spain: Luso-Española Ediciones SL, 2018.
    Published
  3. Rauber, André Luiz. "Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: breve estudo de alguns conectores textuais no PE". In Ensinar e Aprender Português num Mundo Plural, 347-383. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
    Published
  4. Rauber, André; Ribeiro, M.. ""Chegou aqui...chega delirava!" Alguns usos de CHEGAR no português falado - indícios de gramaticalização". In História do português paulista: modelos e análises, edited by M. M. Santiago-Almeida; M. C. Lima-Hernandes, 235-247. Unicamp, Brazil: Unicamp-Publicações IEL; FAPESP, 2012.
    Published
  5. Rauber, André; Pavoni, Márcia Regina Carvalho. "Estágio de regência em Letras: memórias de uma prática na formação de professores de português". In Memória e Utopia: Experiências de linguagem, edited by R. C. G. Braga; S. D. Maciel, 33-59. Cuiabá, Brazil: Editora da UFMT, 2011.
    Published
  6. Rauber, André. "A experimentação literária e o deslocamento para a novidade: ensaios em Caio Fernando Abreu". In Memória e Utopia: Experiências de linguagem, edited by R. C. G. Braga; S. D. Maciel, 159-174. Cuiabá, Brazil: Universidade Federal de Mato Grosso, 2011.
    Published
  7. Rauber, André; Defendi, Cristina Lopomo; Vicente, Renata Barbosa. "Formação histórica e os padrões funcionais de "ainda"". In Cognição, gramaticalização e cultura: um diálogo sem fronteiras, edited by R. B. Vicente el al., 55-73. São Paulo, Brazil: MGP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2011.
    Published
  8. Rauber, André Luiz. "A formação do professor de Língua Portuguesa: Diálogo entre teoria e prática". In Múltiplas Perspectivas em Linguística, edited by J. S. Magalhães; L. C. Travaglia, 346-356. Uberlândia, Brazil: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008.
    Published
  9. Rauber, André Luiz. "Madona dos Páramos – O ser a essência". In Panorâmica: Multidisciplinar, edited by C. E. Melo et al., 7-14. Cuiabá, Brazil: Grupo de Estudos Literários Mato-Grossenses, UFMT, ICLMA, 1998.
    Published
Book review
  1. Correia, Marisa; Luis, Helena; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Novo, Cristina. "Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva". Review of A inclusão na sala de aula 4, 1 (2022): 1-188.
    Submitted
Conference abstract
  1. Rauber, André Luiz; Teixeira, M. ; Santos, P.. "Language and communication in non-verbal children – a Portuguese study". Paper presented in ARLE IFTE Conference 2024 – Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology, Melbourne, 2024.
    Published
  2. Catela, D.; Rauber, André Luiz; Antunes, A. ; Basto, S. ; Santos, M. ; Basto, C.. "An exploratory behavioral study in children aged 2 to 5 years on the hypothesis of gestures as support for the development of oral language". Paper presented in I Congresso Internacional do CIECV, Santarém, Leiria, 2021.
    Published
  3. Rauber, André Luiz. "Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica". Paper presented in XXIII Semana de Letras – O saber como superação em tempo de pandemia, Rondonópolis, 2020.
    Published
  4. Rauber, André Luiz. "Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB". Paper presented in V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, Minas Gerais, 2015.
    Published
  5. Rauber, André Luiz. "Chunking, Constructions e Constructionalization: fenômenos equivalentes em Gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso sendo que". Paper presented in II Workshop sobre Gramaticalização, Rio de Janeiro, 2014.
    Published
  6. Rauber, André Luiz. "Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: um estudo dos conectores textuais". Paper presented in III Encontro Internacional do Português, Santarém, 2013.
    Published
  7. Rauber, André Luiz. "Uma função particular: usos de sendo que no Português do Brasil e de Portugal". Paper presented in II Simpósio Internacional de Linguística Funcional, São José do Rio Preto, 2013.
    Published
  8. Rauber, André Luiz. "Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções ‘sendo que’, ‘faz com que’ e ‘fato que’". Paper presented in II Congresso internacional de linguística histórica, São Paulo, 2012.
    Published
  9. Rauber, André Luiz. "“Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia, [...] é fato que existem palavras que podem ofender os leitores”: usos e funções das construções com sendo e fato no desenvolvimento textual". Paper presented in VII Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português, São Paulo, 2012.
    Published
  10. Rauber, André; Defendi, Cristina Lopomo. "A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa". Paper presented in I Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa SIELP, Uberlândia, 2011.
    Published
  11. Rauber, André Luiz. "A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino". Paper presented in I Simpósio Internacional de Linguística Funcional, Três Lagoas, 2011.
    Published
  12. Rauber, André Luiz; Defendi, C. ; Vicente, R. B.. "O tratamento dado aos operadores argumentativos no LD de português". Paper presented in Gel, Bauru, 2011.
    Published
  13. Rauber, André Luiz. ""Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo". Paper presented in V Encontro Anual de Pesquisa Mudança Gramatical do Português – Gramaticalização, São Paulo, 2010.
    Published
  14. Rauber, André Luiz. "Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?"". Paper presented in XIII Semana de Letras – Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas, Rondonópolis, Cuiabá, 2009.
    Published
  15. Matos, K. A.; Rauber, André Luiz; Carvalho, M. R. P.. "Registos metafóricos no gênero notícia do caderno de economia". Paper presented in XVI Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2008.
    Published
  16. Melo, P. M.; Rauber, André Luiz; Carvalho, M. R. P.. "O gênero artigo de opinião e a sua múltipla construção textual: uma tentativa de mapeamento". Paper presented in XVI Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2008.
    Published
  17. Rauber, André Luiz. "O ensino de língua portuguesa em tempos de mudanças: teorias e experiências". Paper presented in I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.
    Published
  18. Rauber, André Luiz. "O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática". Paper presented in VII Seminário de Linguagens e o IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Cuiabá, 2008.
    Published
  19. Araújo, M. M. E. C.; Rauber, André Luiz. "A mudança linguística: aspectos da fluidez do sistema linguístico demonstrados nas redações escolares – o caso “ter que”". Paper presented in XV Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2007.
    Published
  20. Bezerra, J. F. O. ; Rauber, André Luiz. "Gênero discursivo: práticas de ensino e aprendizagem no livro didático". Paper presented in XV Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2007.
    Published
  21. Rauber, André Luiz. "Teoria, aplicação e transposição didática na formação do professor de língua portuguesa: recortes de uma relação instável". Paper presented in XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, Uberlândia, 2006.
    Published
  22. Rauber, André Luiz. "Princípios funcionalistas: tópicos em descrição e ensino de Língua Portuguesa". Paper presented in XI Semana de Letras, 2006, Rondonópolis, 2006.
    Published
  23. Rauber, André Luiz. "A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista". Paper presented in VI Seminário de linguagens – linguagens: meios, formas e práticas, Cuiabá, 2006.
    Published
  24. Rauber, André Luiz. "O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista". Paper presented in I Encontro de Linguística Funcional de Barra do Garças, Barra do Garças, 2006.
    Published
  25. Rauber, André Luiz. "Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa". Paper presented in Simpósios integrados de letras: Linguagem: múltiplos olhares, Goiânia, 2005.
    Published
  26. Rauber, André Luiz. "O ensino de língua e literatura: um estudo de caso". Paper presented in IV Congresso internacional da ABRALIN, Brasília, 2005.
    Published
  27. Rauber, André Luiz. "Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista". Paper presented in XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, João Pessoa, 2004.
    Published
  28. Rauber, André Luiz. "A perspectiva interdisciplinar nas aulas de língua portuguesa: algumas considerações". Paper presented in 52.º Seminário do GEL, São Paulo, 2004.
    Published
  29. Rauber, André Luiz. "Linguística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna". Paper presented in I Encontro de Integração Acadêmica, Goiás, 2004.
    Published
  30. Rauber, André Luiz. "Concepções de função da linguagem e suas implicações ao ensino de Língua Portuguesa". Paper presented in II Encontro Nacional do GELCO, Goiânia, 2003.
    Published
  31. Rauber, André Luiz. "A ambigüidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: uma análise de produções escritas no ensino superior". Paper presented in IV Simpósio de Letras língua(gem) e literatura: perspectivas para o ensino, Goiás, 2003.
    Published
  32. Rauber, André Luiz. "Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke". Paper presented in V Encontro de iniciação científica, Cuiabá, 1997.
    Published
  33. Rauber, André Luiz. "Literatura infanto-juvenil de Mato Grosso - publicação em revistas, jornais e periódicos". Paper presented in IV Encontro de Iniciação científica, Cuiabá, 1996.
    Published
Conference paper
  1. Rauber, André Luiz; Willms, Elni E.; Trevisan, Marlon Dantas ; Bertoldo, Sandra Regina Fransciscato ; Pessoa, Thais Cristina. "Leituras sem grades: Experiências estéticas e literárias em lugares interditos". Paper presented in Seminário Educação: Educação e seus sentidos no mundo digital, Cuiabá, 2015.
    Published
  2. Rauber, André Luiz. "Metáfora e gramaticalização: o foco em 'sendo que'". Paper presented in V Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, Belo Horizonte, 2015.
    Published
  3. Rauber, André Luiz; Teixeira, Madalena. "A variação semântico-funcional de 'sendo que' no português europeu entre os séculos XVI a XX". Paper presented in IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: Ultrapassando fronteiras, unindo culturas, Goiânia, 2013.
    Published
  4. Rauber, André Luiz; Defendi, L.. "A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa". Paper presented in Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP), Uberlândia, 2011.
    Published
  5. Rauber, André Luiz. "O gênero discursivo jornalístico e os usos lingüísticos: aproximações para um estudo de gramática". Paper presented in IV Encontro Nacional do GELCO – Linguagens: desafios contemporâneos, Cuiabá, 2008.
    Published
  6. Rauber, André Luiz. "Estágio de regência em Letras: discurso e prática na formação inicial do professor de português". Paper presented in Congresso Internacional de Estudos Literários e Lingüísticos (CIELL) - Identidades: considerações sobre a experiência, 2008.
    Published
Edited book
  1. [Membro da Comissão Editorial]. Anais de Resumos da XVIII Semana de Letras – A Potência da Lingua(gem): Let’s talk about this!. Cuiabá, Brazil: Universidade Federal de Mato Grosso. 2014.
    Published • Editor
  2. [Membro da Comissão Editorial]. Anais do IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa. Goiás, Brazil: Universidade Federal de Goiás. 2013.
    Published • Editor
  3. Rauber, André Luiz; Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira. Anais de resumos do II Congresso de Linguística Histórica Homenagem a Ataliba de Castilho. São Paulo, Brazil: Humanitas. 2012.
    Published • Editor
Journal article
  1. Silva, Leosmar Aparecido; Cerqueira, Mirian Santos; Rauber, André Luiz. "Abordagens cognitivistas na aquisição da língua escrita: revisitando O mapa do pezinho". Signótica 33 (2022): https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936.
    Published • 10.5216/sig.v33.67936
  2. Rauber, André. "Usos e funções das construções com FATO/FACTO no português: O fato se gramaticaliza?". Caletroscópio 3 5 (2015): 33-60. https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/3606.
    Published
  3. Defendi, Cristina; Oliveira, Anna; Rauber, André Luiz; Santos, Elaine; Sartin, Elisangela; Ciocchi, Karina; Spaziani, Lídia; et al. "A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras". Interacções 7 19 (2011): 84-108. http://hdl.handle.net/10400.15/531.
    Published
  4. Rauber, André. "A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino". Guavira Letras 13 1 (2011): 165-179. http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/article/view/192.
    Published
  5. Rauber, André Luiz; Vicente, R.; Defendi, C. ; Sartin, E.; Spaziani, L. ; Lima-Hernandes, M. C.. "Discutindo nomes e abordagens didáticas: O caso do Ensino Médio". Domínios de Lingu@gem 5 1 (2011): 262-276. http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12420/8066.
    Published
  6. Rauber, André Luiz. "Gênero discursivo e gramática: um encontro previsto no enunciado concreto". Caminhos em Linguística Aplicada 5 1 (2011): 42-62. http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/index.
    Published
  7. Rauber, André Luiz; Defendi, Cristina Lopomo; Vicente, Renata Barbosa; Lima-Hernandes, Maria Célia. "Livro didático e ensino de gramática: para um estudo reflexivo das classes de palavras". Polifonia 21 1 (2010): 47-62. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3.
    Published
  8. Rauber, André. "Teoria, aplicação e transposição didática na formação do professor de língua portuguesa:recortes de uma relação instável". Cathedral 2 2 (2008): 31-49.
    Published
  9. Rauber, André Luiz. "Aquisição da escrita: a construção textual em "O mapa do pezinho"". Temporis[ação] 9 1 (2008): 103-113. https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5992.
    Published
  10. Rauber, André Luiz. "Integração dos componentes da linguagem: uma visão funcional do ensino de LP". Signótica 2 (2006): 199-210. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/52695.
    Published
  11. Rauber, André Luiz. "Língua, linguagem e ensino: Concepções e sentidos nos PCNEM". Cathedral 1 2 (2005): 85-99.
    Published
  12. Rauber, André Luiz. "O livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter (intra)interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista". Revista do GELNE 6 1 (2004): 215-224. http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2004/PDF/andr%E9%20luiz%20rauber.pdf.
    Published
Magazine article
  1. Rauber, André Luiz. "A aula que “eles” deram", Jornal Interativo, 2002
  2. Rauber, André Luiz. "Leitura: um olhar para o mundo", Jornal Interativo, 2001
Report
  1. Rauber, André Luiz. 2024. Linguagem e comunicação em crianças e jovens não-verbais – Estudo exploratório em corpora portugueses. [Relatório Final de Estágio de Pós-Doutoramento].
  2. Rauber, André Luiz. 2017. Cognição e gramática: estudo pancro^nico de feno^menos linguísticos do português brasileiro com base em corpora. [Relatório final].
  3. Rauber, André Luiz; Neves, M. H. M. ; Lima-Hernandes, M. C. P. ; Bentes, A. C. ; Teixeira, M. M. D.. 2011. Texto e Gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções. [Relatório de pesquisa].
  4. Rauber, André Luiz; Magalhães, H. G. D.. 1998. “Madona dos Páramos” e “A cuia de Gedeão”: a representação social na literatura mato-grossense. [Relatório de pesquisa].
  5. Rauber, André Luiz; Magalhães, H. G. D.. 1997. Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke [Relatório de Pesquisa].
Thesis / Dissertation
  1. André Luiz Rauber. "Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que". PhD, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/.
  2. "Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso". Master, Universidade Federal de Goiás, 2005. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/820/o/dissertacao_mestrado_andre.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/06/18 Language and communication in non-verbal children – a Portuguese study ARLE IFTE Conference 2024 – Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology
University of Melbourne (Melbourne, Australia)
2021/10/30 Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: Short report XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/02/18 An exploratory behavioral study in children aged 2 to 5 years on the hypothesis of gestures as support for the development of oral language I Congresso Internacional do CIEQV - “Qualidade de Vida – Investigação e Inovação”
Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Santarém, Portugal)
2020/09/19 Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica XXIII Semana de Letras: O saber como superação em tempos de pandemia
Universidade Federal de Rondonópolis (online, Brazil)
2019/10/21 O conhecimento explícito da língua: A metalinguagem gramatical no Brasil e em Portugal III Jornada de estudo linguísticos: Descrição, história e ensino de línguas
Instituto de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2019/05/23 Contributos da Linguística Cognitiva para o ensino e aprendizagem do português Seminário Académico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/04/15 O sujeito gramatical, enunciativo e discursivo Colóquios de Letras
Departamento de Letras, Instituto de Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2016/03/15 Eu de cá, você de lá - A formação acadêmica em Letras e a prática escolar: pinguela, ponte ou mar? XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo
Departamento de Letras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2015/10/07 Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brazil)
2015/09/16 Leituras sem grades: Experiências estéticas com pessoas em reabilitação ou abrigo Congresso de Pesquisa em Educação 2015
Faculdade de Educação Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2014/11/04 A atuação cognitiva na gramaticalização de SER XVIII Semana de Letras: A potência da linguagem: Let's talk about this
Departamento de Letras Campus de Rondonópolis (Rondonópolis, Brazil)
2014/05/07 Chunking, constructions e constructionalization: fenômenos equivalentes em gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso 'sendo que' II workshop sobre gramaticalização
Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Niterói, Brazil)
2013/08/14 Uma função particular: usos de 'sendo que' no português do Brasil e de Portugal II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade de São Carlos Departamento de Letras (São Carlos, Brazil)
2013/04/12 Subjetivação e Intersubjetivação na mudança semântica: Um estudo dos conectores textuais III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2012/06/28 “Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia, [...] é fato que existem palavras que podem ofender os leitores”: usos e funções das construções sendo e fato no desenvolvimento textual VII Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português: Gramaticalização
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2012/02/07 Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções 'sendo que', 'faz com que' e 'fato que' II Congresso Internacional de Linguística Histórica – Castilho
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2011/10/28 Minicurso: Abordagens teórico-metodológicos no ensino de Língua Portuguesa sob a influência da área da linguagem, códigos e suas tecnologias Congresso de Educação – “Educar: Olhar do Coração”
Barra do Garças (Mato Grosso, Brazil)
2011/10/03 Gramaticalização e texto: graus de gramaticalidade no processamento textual – fase medial VI Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo, Brazil)
2011/09/14 Apresentação do Painel “Textual processing of information introduced by "sendo que": preliminary studies” XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: Linguística Funcional e Cognição
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brazil)
2011/09/01 Pronto, ainda que distante, é possível escutar, quer dizer, estudar o português falado em Macau: o processamento da informação na fala de alguns macaenses III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
Departamento de Português da Universidade de Macau (Macau, China)
2011/06/16 A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brazil)
2011/05/25 A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino I Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Três Lagoas, Brazil)
2010/11/10 "Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo V Encontro Anual de Pesquisa Mudança Gramatical do Português – Gramaticalização
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2010/07/21 A relação gênero discursivo e gramática: questões levantadas pelo projeto "O ensino de Língua Portuguesa no Brasil" 58.º Seminário do GEL
UFSCar, Campus de São Carlos (São Paulo, Brazil)
2009/09/09 Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?" XIII Semana de Letras “Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas”
Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
2008/11/04 O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste – Linguagens: Desafios Contemporâneos
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens (Cuiabá, Brazil)
2008/10/27 Mesa-redonda “O ensino de Língua Portuguesa: a articulação dos saberes” VI Semana de Letras: Linguagem, Educação e Cultura
Curso de Letras/IUniAraguaia/ Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2008/09/01 O professor de Português e o seu papel no ensino: experiências contemporâneas I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) / III Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Mudança Gramatical do Português / II Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Morfologia Histórica do Português / IV Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: letramento e representação
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2008/06 A “experimentação literária” e o deslocamento para a novidade: uma homenagem ao Prof. Haquira Osakabe
(Brazil)
2008/05/14 Estágio de regência em Letras: a constituição de um discurso e de uma prática na formação inicial do professor de português Congresso Internacional de Estudos Literários e Linguísticos – CIELL – Identidades: considerações sobre a experiência
Universidade Federal de Maro Grosso do Sul, Departamento de Educação – CPTL (Cuiabá, Brazil)
2007/09/28 Oficina: Língua e Literatura: um encontro no texto Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2007/09/28 Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades no ensino Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2006/11/22 A formação do professor de Língua Portuguesa: o diálogo entre teoria e prática XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística – Linguagem e Cultura: Intersecções
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brazil)
2006/11/06 A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista IV Seminário de Linguagens: Linguagens, meios, formas e práticas
Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2006/03/08 Grupo de estudos teóricos funcionalistas – GEF: a constituição de um grupo de pesquisa VII Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brazil)
2005/10/05 "Ensino e interdisciplinaridade”, comunicação apresentada na mesa-redonda "Um espectro funcionalismo no estudo da linguagem" II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG-Simpósios Integrados de Letras: Linguagem Múltiplos Olhares
Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brazil)
2005/03/16 Estudos teóricos funcionalistas: a experiência de formação de um grupo de pesquisa VI Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brazil)
2005/02/17 O ensino de língua e literatura: um estudo de caso IV Congresso Internacional da ABRALIN
Universidade de Brasília (Brasília, Brazil)
2004/09/10 Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: Uma análise crítica de orientação funcionalista XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos
Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, Brazil)
2004/07/31 A perspectiva interdisciplinar nas aulas de Língua Portuguesa: algumas considerações 52.º Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem da UNICAMP
Universidade de Campinas - Unicamp (Campinas, Brazil)
2003/10/10 Concepções de funções da linguagem e suas implicações para o ensino de língua portuguesa II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste
Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras (Goiânia, Brazil)
2003/07/04 A ambiguidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: Uma análise de produções escritas no ensino superior IV Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Perspectivas para o ensino
Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão (Catalão, Brazil)
2000/10/25 A poesia engajada de D. Pedro Casaldáliga IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2000/10/25 Dominação e submissão em Caeira de Ricardo Guilherme Dicke IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
1997/10/07 Dominação e submissão em Caeira, de Ricardo Guilherme Dicke III Simpósio de Literatura de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
1997/06/11 Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke V Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
1996/09/10 Literatura Infanto-Juvenil de Mato Grosso – Publicações em revistas, jornais e periódicos IV Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021/03/15 - Current Os contos tradicionais nas primeiras idades: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Supervisor of Bárbara de Matos Rosado
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Current Investigação na prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
Co-supervisor
Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e Português, História e Geografia do 2.o Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/03/15 - 2024/04/30 A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor of Joana Filipa Gonçalves Ribeiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2021/06/19 Prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
Co-supervisor of Adelaide Martinho
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia do 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/03/01 - 2018/11/13 Metáforas conceptuais em “O búfalo” de Clarice Lispector: Estudo sob a perspectiva da Linguística Cognitiva
Supervisor of Kamila Sodré Sousa
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2016/02/15 - 2016/09/30 O conceito de metáfora para um empirista e um mentalista: alguns aspectos da linguagem segundo Skinner e Chomsky
Supervisor of Daiane Silva Santos
Bacharelato de Psicologia (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2016 - 2016 Conceptualização metafórica como recurso argumentativa no gênero editorial: Estudo preliminar
Co-supervisor of Elispaula Pinheiro de Souza
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2016 - 2016 Orientação de bolsista no âmbito do Programa de Inclusão da Pró-reitoria de Assistência Estudantil
Supervisor of Camila Viais Leite
Curso de Letras (Português e Literatura) (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Supervisor of Elispaula Inácio Pinheiro de Souza, Lucinéia Mari da Conceição e Cleverson Nunes Moreno
Letras (Degree)
2015 - 2015 Orientação de projeto no âmbito na disciplina de Linguística I (Fonética, Fonologia e Morfologia do Português)
Supervisor of Neiliane Aparecida Ferreira da Silva
Curso de Letras – Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2010 - 2012 A gramática ensinada no contexto escolar: concepções e dificuldades de quem a ensina
Supervisor of Cleudes Carvalho Oliveira
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2011 - 2011 Contribuições da linguística funcional para a prática do professor de LP: uma análise de dois livros didáticos
Supervisor of Ana Paula da Silva
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Specialization course)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2011 - 2011 Por que discriminar sendo que é tão usado? Alguns padrões funcionais da construção 'sendo que'
Supervisor of Michele Denise da Silva
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Specialization course)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2010 - 2011 O advérbio de tempo e sua função referencial no gênero notícia
Supervisor of Patrycia Maria Melo
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2009 - 2009 O uso de advérbios modalizadores no gênero artigo de opinião: evidências da negociação de informação
Supervisor of Patrycia Maria Melo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2009 Gramática e formação: um estudo sócio-interacionista do material do Gestar II
Supervisor of Michele Denise da Silva
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2009 O livro didático de português no ensino médio: como é trabalhada a leitura a partir da noção de gênero discursivo?
Supervisor of Eliane de Almeida Santos Sudré
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2009 O gênero B.O. e sua estrutura composicional: marcas linguísticas do discurso relatado
Supervisor of Alquimino Modesto S. Filho
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 O gênero artigo de opinião e sua múltipla construção textual: uma tentativa de mapeamento
Supervisor of Patrycia Maria Melo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Registros metafóricos no gênero notícia do caderno de economia
Supervisor of Kelly Alves de Matos
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 O emprego da metáfora como constituinte da notícia do caderno de economia
Supervisor of Kelly Alves de Matos
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Sujeito: da conceituação à sua aplicação no livro didático de Língua Portuguesa
Supervisor of Ednailma Pinho dos Santos e Fernanda Leopoldino da Costa
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Leitura: a perspectiva do professor e a experiência do aluno da EJA
Supervisor of Ana Cláudia R. Basili Dutra e Andressa Moraes S. Fernandes
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Multimeios didáticos na sala de aula de Língua Portuguesa: contribuições para a prática docente
Supervisor of Adão Martins da Rocha
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006 - 2006 Gêneros discursivos: Práticas de ensino e aprendizagem no livro didático Português
Supervisor of Joelma Ferreira Ortiz Bezerra
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006 - 2006 A mudança lingüística: aspectos da fluidez do sistema lingüístico demonstrados nas redações escolares - o caso ‘ter que’
Supervisor of Mauricélia Maria Elias Costa de Araújo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Scientific initiation)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006 - 2006 O mito da obrigatoriedade da terceira pessoa nos textos dissertativos escolares: repensando as propostas de redação
Supervisor of Dayane Amorim de Paula
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006 - 2006 Ausência de concordância verbal com sujeito simples em textos escritos do Ensino Fundamental
Supervisor of Cleiton Malheiro de Oliveira e Cristiane Pereira Carvalho
Letras (Degree)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/06/03 - 2024/06/04 Moderação da Conferência “Desenho Universal para a Aprendizagem na educação Inclusiva” proferida por Marisa Maia Machado (CIDTFF/Universidade de Aveiro), no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Other (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/06/03 - 2024/06/04 XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/05/25 - 2023/05/25 “Entrevista à professora Emília Bento” (Agrupamento de Escolas de Almeirim) em duas aulas em conjunto – Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue e Português Língua Não Materna (2023/05/25 - 2023/05/25)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/18 “Festival de cinema Olhares do Mediterrâneo – 2.ª edição” em Santarém, organizada pelo CLC, em colaboração com o grupo Olhares do Mediterrâneo/CRIA, Teatro Sá da Bandeira (2023/04/17 - 2023/04/18)
Festival (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/06/20 - 2022/06/20 Seminário internacional “O português somos muitos – Unidade e Liberdade de uma língua pluricêntrica” (2022/06/20 - 2022/06/20)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2022/05/19 - 2022/05/19 Aula aberta “A consciência linguística na educação infantil”, com Tânia Reis, Terapeuta da Fala e Mestre em Linguística, no âmbito do DLL-CLC (2022/05/19 - 2022/05/19)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2022/05/02 - 2022/05/03 Primeira extensão em Santarém do “Festival de Cinema Olhares do Mediterrâneo”, uma coorganização CLC e Olhares do Mediterrâneo/CRIA apoiada pelo IPSantarém, Câmara Municipal de Santarém e patrocinada pela Família de Francisco Tavares Rosa, Teatro Sá da Bandeira (2022/05/02 - 2022/05/03)
Festival (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2021/06/04 - 2021/06/04 Oficina de Escrita Criativa “A magia de ‘abracadabra’ e o maravilhoso nos contos para a infância”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/06/04 - 2021/06/04)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/04/12 - 2021/04/12 Seminário “A simbiose entre língua e cultura em materiais pedagógico-didáticos para estudantes de Português Língua Não Materna: o caso do Projeto de Macau”, dinamizado pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/04/12 - 2021/04/12)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/03/22 - 2021/03/22 Oficina de Escrita Criativa “Diálogos com a tradição: (Re)imaginando os clássicos”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/03/22 - 2021/03/22)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/02/05 - 2021/02/05 Oficina de Escrita Criativa “Por Linhas Tortas”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/02/05 - 2021/02/05)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/05/19 - 2020/05/19 Seminário “Novas Cartas Portuguesas: Subversão e Feminismo”, dinamizado pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2020/05/19 - 2020/05/19)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/05/13 - 2020/05/13 Oficina de Escrita Criativa “Pozinhos de Perlimpimpim”, dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) e pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) (2020/05/13 - 2020/05/13)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/04/28 - 2020/04/28 Oficina de Escrita Criativa “(Outras) escritas dos clássicos: entre o canónico e o contemporâneo na literatura portuguesa”, dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva e pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (2020/04/28 - 2020/04/28)
Workshop
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017 Projeto de extensão universitária "Colóquios de Letras" (2016/07/15 - 2017/04/15)
Other (President of the Organising Committee)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2014 XVIII Semana Académica de Letras: A Potência da linguagem: Let's talk about this. (2014/11/04 - 2014/11/07)
Seminar (President of the Organising Committee)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2013/07/03 - 2013/07/05 Coordenação do Simpósio “Gramaticalização e texto: descrição e aplicação” no IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa (2013/07/03 - 2013/07/05)
Symposium (Other)
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2012 - 2012 II Congresso Internacional de Linguística Histórica (2012/02/07 - 2012/02/10)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brazil
2011/09/14 - 2011/09/16 Moderação de Painel no XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática “Linguística Funcional e Cognição”, promovido pela Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2011/09/14 - 2011/09/16)
Seminar (Other)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2008/11/04 - 2008/11/07 Coordenador do Grupo de Trabalho 29 “Linguística funcional: descrição e ensino”, realizado no âmbito do VII Seminário de Linguagens e o IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) (2008/11/04 - 2008/11/07)
Meeting (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008/09/01 - 2008/09/05 Coordenador do Simpósio de LP 3 “O professor de português e seu papel no ensino: experiências contemporâneas”, realizado no âmbito do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP) (2008/09/03 - 2008/09/05)
Symposium (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (2008/11/04 - 2008/11/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 XII Semana de Letras: Estudos Linguísticos e Estudos Literários (re)lendo caminhos (2008/12/03 - 2008/12/05)
Meeting
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2007/09/28 - 2007/09/29 Moderação do debate do filme "Narradores de Javé" no evento científico Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho? (2007/09/28 - 2007/09/29)
Meeting (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
1996/11/23 - 1996/11/23 Moderação dos trabalhos da mesa no I Seminário Literatura de Mato Grosso para Secundaristas, Câmara de Vereadores de Barra do Garças (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminar (Other)
1996 - 1996 I Seminário de Literatura de Mato Grosso para Secundaristas (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/06/03 - 2024/06/03 Jornada “Variação linguística, educação e cidadania” [6 horas]
Meeting
Associação de Professores de Português (APP) e Associação; Portuguesa de Linguística (APL)
2024/02/26 - 2024/03/09 A Comunicação e linguagem em crianças com perturbação do espetro do autismo (PEA) [15 horas]
Other
SABER+ Formação e Investigação – Centro de Formação Profissional
2023/01/06 - 2023/01/06 Conferências integradas Meeting Sustentável 2023, realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza da ESE-IPSantarém.
Conference
Meeting Sustentável 2023
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/08/29 - 2022/09/02 Braga Summer School in Linguistics 2022 [45 horas]
Other
Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia Braga, Portugal
2020/08/19 - 2020/08/19 Conferência: "Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica"
Other
XXIII SEMANA DE LETRAS: O SABER COMO SUPERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Universidade Federal de Rondonópolis, Brazil
2020/02/07 - 2020/02/07 Congresso Internacional de Dificuldades de Aprendizagem na Matemática [7 horas]
Congress
Grupo de Estudos das Dificuldades de Aprendizagem na Matemática, Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças, Lisboa
2019 - 2019 Abordagem transdisciplinar e poética da Educação - Instituto Piaget
Meeting
Encontro de Educação 15 e 16 de Novembro de 2019
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 Formação de coordenadores pedagógicos das licenciaturas da UFMT I Fórum dos coordenadores de ensino de graduação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015/10/05 - 2015/10/06 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought [20 horas]
Conference
Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil
2014/04/16 - 2014/05/16 Curso “Ambientes virtuais de aprendizagem em contexto de educação presencial: utilização e criação de cursos virtuais” [20 horas]
Other
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2013/11/25 - 2013/11/27 Minicurso “Constructionalization” [12 horas]
Other
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
2013/11/25 - 2013/11/27 XVIII Seminário Nacional e V Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: “Construcionalização” [25 horas]
Seminar
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
2013/08/12 - 2013/08/13 Curso “Correntes Funcionalistas Contemporâneas” [6 horas]
Symposium
II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
2013/02 - 2013/07 Linguística Histórica: Tópicos de Mudança Sintática [56 horas]
Other
Universidade de Lisboa, Portugal
2011/09/14 - 2011/09/16 A usage-based perspective on language [6 horas]
Other
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2011/05/23 - 2011/05/24 Workshop de Gramaticalização [20 horas]
Workshop
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
2011/05/06 - 2011/05/06 Linguística Cognitiva, conquistas e desafios: balanço de três décadas [2 horas]
Other
Universidade de São Paulo, Brazil
2010/04/26 - 2010/04/27 Workshop Gramaticalização: abordagens formalistas e funcionalistas [10 horas]
Workshop
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2004/03 - 2004/11 Extensão universitária em Grupo de estudos funcionalistas [128 horas]
Other
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2004/04/28 - 2004/05/01 10.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Congress
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2004/03/17 - 2004/03/19 Curso de Extensão Universitária: Gramática de Usos do Português
Workshop
Núcleo de Formação Editorial da Editora da UFG
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2004/03/17 - 2004/03/19 Treinamento para avaliação do livro didático EM
Other
Ministério da Educação, Brazil
2003/11/22 - 2003/11/23 Curso de Extensão Universitária: Capacitação de corretores de redação
Workshop
Curso de Capacitação de Corretores de Redação
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2003/07/03 - 2003/07/03 Encontro pedagógico com professores(as) convidados(as) pela UCG
Other
Programa de formação continuada de professores na UCG
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brazil
2003/02/03 - 2003/02/07 A cultura do projeto: dimensões heterogêneas
Meeting
Cooperativa de ensino do Médio Araguaia, Brasil
2001/02/05 - 2002/12/19 Formação continuada: Reflexões sobre a prática pedagógica
Other
Projeto: Reflexões sobre a prática pedagógica
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brazil
2002/08 - 2002/10 A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Other
A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2002/01/16 - 2002/01/19 XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Congress
XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Confederaçao Nacional dos Trabalhadores em Educaçao, Brazil
2001/07/13 - 2001/07/14 Formação continuada em Avaliação Educacional
Workshop
Formação continuada Avaliação Educacional
Centro de Formação e Atualização do Professor - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Brazil
2001/05/18 - 2001/05/20 XI Encontro Regional de Psicopedagogia
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brazil
2001/01/29 - 2001/01/31 Pensar a educação para o pensar
Escola Comunitária de Educação Básica Interativa, Brazil
2001 - 2001 Grupo de Estudos Linguísticos Pensando o ensino de língua em conjunto
Other
Estudos Linguísticos: Pensando o ensino de língua em conjunto (formação continuada)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2000/11/27 - 2000/11/28 Curso "O Ensino Médio na perspectiva da escola jovem"
Seminar
Seminário o Ensino Médio na Perspectiva da Escola Jovem
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brazil
2000/05/20 - 2000/05/20 X Encontro Regional de Psicopedagogia
Meeting
X Encontro Regional de Psicopedagogia
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brazil
1997/07/01 - 1997/09/05 Ensino da língua portuguesa: Gramática e Escrita
Other
V Semana de Letras
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
1994/06/06 - 1994/11/10 Extensão-atualização: Oficina "Jornalzinho da biblioteca". Como elaborar textos técnicos, jornalísticos, crónica etc.
Workshop
Jornalzinho da Biblioteca do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/12/15 O desenvolvimento da escrita argumentativa numa sequência de ensino do texto de opinião no 3.º ciclo do ensino básico
Thesis Member
Lúcia Maria Esteves Oliveira Gomes Lemos (PhD)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2023/10/31 Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1.º CEB e no 2.º CEB
President of the jury
Carla Maria Neves Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/10/27 A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1.º CEB
Thesis Member
Carolina Sereno Amorim (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/11/28 Como Utilizar de Modo Intencional Processos de Coesão Textual com Base em Atividades Relacionadas com o Domínio da Oralidade?
(Thesis) Main arguer
Ana Rita Ribeiro Freitas Alexandrino (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/19 A Evolução dos Géneros Textuais: Carta Formal Versus E-mail. Um estudo com alunos do 11.º ano da Escola Pedro Gomes
(Thesis) Arguer
Júlia Lopes (Other)
Universidade de Santiago, Cape Verde
2022/02/22 Representação da mulher no livro didático do ensino médio: a construção da figura feminina dentro do gênero poema
(Thesis) Arguer
Jeny Machado do Val Tavares (Master)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2019/07/08 Narrativas para crianças e promoção da criatividade
(Thesis) Main arguer
Ana Rita da Silva P. Pinheiro (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/04/09 A variação da concordância verbal em textos jornalísticos de Rondonópolis [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
(Thesis) Arguer
Isabella Rachel Rodrigues Ajala (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016/03/07 Visa gramaticalizar: o processo de gramaticalização de visar
(Thesis) Arguer
Geovana Portela de Moura (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015/08/26 Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
(Thesis) Arguer
Ernandes Araújo Nascimento (Master)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015/07/09 A articulação dos domínios da Escrita e da Gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical
(Thesis) Arguer
Ana Rita Salgueiro Gorgulho (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015/05/29 1) Sequência didática para o projeto Alfadown em uma perspetiva cognitivo-funcional 2) Um estudo cognitivista da reflexividade em diferentes momentos históricos de formação das línguas românicas 3) Uma proposta de sequência didática funcionalista 4) O que significa ser um bom professor formador de línguas na atualidade? Crenças de uma professora formadora de Língua Inglesa sobre o seu papel e as percepções de seus alunos, professores em formação
(Thesis) Arguer
1) Zenalda Viana Neves; 2) Déborah Magalhães de Barros; 3) Milcinele da Conceição Duarte; 4) Tatiana Diello Borges (Other)
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2015/03/20 Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
(Thesis) Arguer
Ernandes Araujo Nascimento (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 O uso do elemento gramatical “onde” nos boletins de ocorrência [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
(Thesis) Arguer
Sérgio Costalunga Feitosa (Other)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2011/09/26 A relação causa e consequência em textos argumentativos de alunos do Ensino Superior do IFSP
(Thesis) Arguer
Fabiane Jorge da Silva (Master)

Association member

Society Organization name Role
2024 - Current Associação de Professores de Português Sócio
2024 - Current ANGEL – Associação de Síndrome de Angelman Portugal Sócio
2022 - Current Grupo Protextos – Ensino e aprendizagem da escrita de textos – Uma comunidade de aprendizagem, CIDTFF, Universidade de Aveiro Membro
2021 - Current Núcleo da Margem Sul da Associação Pais em Rede Membro da Coordenação
2006 - 2013 Associação sindical de professores ADUMFAT/Rondonópolis Membro
2011 - 2011 Grupo História do Português Paulista, Universidade de São Paulo, Brasil Membro
2010 - 2010 Grupo de Pesquisa CNPq/Universidade de São Paulo, Brasil Membro
2007 - 2008 Diretoria do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil Membro (segundo secretário)
2005 - 2005 Grupo de Estudos Teóricos Funcionalistas (subgrupo de Barra do Garças), Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Goiás, Brasil Membro
2001 - 2001 Grupo de Estudos Linguísticos: pensando o ensino de língua em conjunto – CEFAPRO/Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil Coordenador

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024 - 2025 4.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 4) ESE de Leiria
2015 - 2015 III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Brasil
2013 - 2013 IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa Universidade Federal de Goiás, Brasil
2008 - 2008 I SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa Universidade de São Paulo, Brasil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020/10/01 - Current Leitura e Escrita Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/10/01 - Current Comunicar em Língua Portuguesa Curso Técnico Acompanhamento de Jovens e Crianças (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - Current Linguística Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 Comunicar em Língua Portuguesa Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Comunicar em Língua Portuguesa Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2022 Didáticas Específicas (Português) do 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2022 Língua e Literatura Portuguesas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2021 Língua e Literaturas Portuguesas Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Leitura e Produção de Textos: Gêneros Acadêmicos Serviço Social (Bachelor) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2020 - 2020 Estudos Linguísticos Libras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2020 - 2020 Fundamentos e Metodologias do Ensino da Linguagem Pedagogia (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2020 - 2020 Língua Portuguesa: Produção e Interpretação Textual Serviço Social (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2019 - 2020 Introdução à Didática do Português Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Didática do Português II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Prática do Ensino Supervisionada Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2020 Linguística II Letras Língua Portuguesa e Espanhola (Graduado) Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2020 Linguística II Letras – Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2018 - 2019 Língua e Literatura Portuguesas Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 Psicolinguística Letras – Língua Portuguesa/Espanhola / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2017 Prática de Leitura e Produção de Texto Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016/03/15 - 2016/03/18 Minicurso: A língua sob a perspectiva cognitiva: Tópicos para o profissional de Letras. XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo Formação contínua [Minicurso] Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016 - 2016 Morfossintaxe Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Língua Portuguesa I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Comunicação Linguística Ciência e Tecnologia de Alimentos (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Português Instrumental Ciências Contáveis (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Comunicação e Expressão Engenharia Elétrica (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Leitura e Produção de Texto (Meio Ambiente) Libras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2015 Linguística I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2015 Linguística II Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2014 Trabalho de Curso I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2014 Língua Portuguesa Psicologia (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2009 Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa I Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2007 - 2009 Prática e Metodologia de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Língua Portuguesa I Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Língua Portuguesa III Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Literatura Mato-Grossense Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2008 - 2008 Produção de Textos Acadêmicos Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Postgraduate Certificate) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
2007 - 2008 Metodologia de Pesquisa Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência no Ensino Superior (Postgraduate Certificate) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
2007 - 2007 Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006/10/27 - 2006/10/27 Oficina: Tendências linguísticas e determinações no ensino de Língua Portuguesa: da divisão formalista à perspectiva social da linguagem. IV Semana de Letras Formação contínua [Oficina, 4 horas] Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006/09/25 - 2006/09/29 Minicurso: Princípios Funcionalistas: tópicos em descrição e ensino da Língua Portuguesa. XI Semana de Letras Formação contínua [Minicurso] Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2006/04/28 - 2006/04/29 Minicurso: O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista. I Encontro de Linguística Funcional de Barra do Garças, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA e Grupo de Estudos Funcionalistas de Barra do Garças Formação contínua [Minicurso, 6 horas]
2006 - 2006 Tendências lingüísticas e determinações no ensino de LP: da visão formalista à perspectiva social da linguagem Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brazil
2005 - 2006 Língua Portuguesa Direito (Graduado) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
2005 - 2006 Metodologia da Pesquisa Jurídica Direito (Graduado) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brazil
2005/09/03 - 2005/09/04 Palestras “Concepções Pedagógicas”, “Processo Ensino-Aprendizagem” e “Planejamento”, realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Educadores – PROFIS, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Barra do Garças Formação contínua [Palestras, 6 horas]
2005 - 2005 Metodologia da Pesquisa Científica Pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão de Marketing e Turismo (Postgraduate Certificate)
2004/10/19 - 2004/10/23 Minicurso: Linguística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna. I Encontro de Integração Acadêmica – Avanços tecnológicos e os processos de comunicação: desafios na construção do sujeito. Formação contínua [Minicurso] Universidade Estadual de Goiás, Brazil
2004/10/18 - 2004/10/22 Minicurso: A escolha do livro didático de Português: um exercício consciente. V Encontro de Educadores do Ensino Básico Formação contínua [Minicurso, 40 horas] Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Brazil
2000 - 2000 Língua Portuguesa III Língua Portuguesa IV Língua Portuguesa IV Letras (Licence) Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brazil
1999 - 1999 Prática de Leitura e Produção de Textos I Língua Portuguesa III - Turnos Matutino e Noturno Letras (Licence) Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brazil
1997/08/25 - 1997/09/05 Curso ministrado, a convite: “Leitura de Autores Mato-Grossense” Formação contínua [Curso, 40 horas] Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2023/01 - 2023/01 Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Santos Silva, P. & Novo, C. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
2022/12 - 2022/12 Revista Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro
2020 - 2020 Revista Filologia e Linguística Portuguesa (2176-9419) Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA)
2018 - 2018 Revista Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (1809-3507) Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ
2016 - 2016 Revista Signótica (0103-7250) Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás
2016 - 2016 Revista Educação em Foco (0104-3293) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
2016 - 2016 Revista Metalinguagens (2358-2790) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
2012 - 2012 Coleção de Manuais de Português para o Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano) (a convite da LEYA Editora, posteriormente submetidos a avaliação do (e efetivamente aprovados pelo) Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasil)
2004/01/30 - 2004/02/15 Livro Didático para o Ensino Médio – componente curricular Português (a convite da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação Média e tecnológica (SEM/TC), Brasília)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2024 - 2025 Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024 - 2025 Membro do Júri das Provas de Português a realizar pelos candidatos aos Cursos de TeSP, Maiores de 23 e Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2024 - 2025 Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Nacionais Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas Específicas e de Cultural Geral (Português), destinadas a avaliar a capacidade dos Maiores de 23 Anos para a frequência dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri (vogal suplente) da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/31 Membro da Banca Avaliadora referente ao Processo Simplificado para Contratação de Professor Substituto para a área de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2019 - 2020 Membro do Júri (vogal), com Patrícia Rodrigues, da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Membro da Banca Examinadora do teste de seleção para Professor Substituto do Departamento de Língua Portuguesa Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística e /ou Linguística Histórica Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2014 - 2014 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2009 - 2009 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de provas e Títulos para Provimento de Cargo de Docente na área/subárea de Língua Portuguesa/Linguística do Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Distinctions

Other distinction

2024 Prémio Menção Honrosa Especial atribuído ao Projeto “LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã”, dos investigadores Maria Inês Cardoso (IR), André Luiz Rauber, Francisco Silva, Lia Pappámikail, Juliana Jardim Barboza - 5.º Concurso CIEQV
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal