???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho

Citation names

  • Carvalho, Paulo

Author identifiers

Ciência ID
A61F-2EB3-EC8E
ORCID iD
0000-0002-5381-955X
AuthenticusID
R-000-EM6
Researcher Id
J-3601-2012
Scopus Author Id
7102859127

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
1998
Concluded
Física (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Identificação e Estudo de Fases Polares em Novas Famílias de Cristais Líquidos, Usando Técnicas Macroscópicas (dielétricas e Elctroópticas) e Eventualmente Técnicas Microscópicas" (THESIS/DISSERTATION)
1992
Concluded
Física (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Noções básicas sobre dieléctricos - Aplicações Experimentais / Basics about dielectrics - experimental applications" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom / Very Good
1988
Concluded
Física / Physics (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/07/21 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1998/09/15 - 2023/07/20 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1992/01/17 - 1998/09/14 Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1990/09/01 - 1992/01/16 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1988/09/11 - 1990/08/31 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
1986/09/01 - 1988/07/31 Tutor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/12/29 - 2025/12/28 Digital for Active Education
KA220-SCH-FA9E1CD4
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/10 - 2024/07 Diverse Internationalisation of Teacher Education
2021-1-PL01-KA220-HED-000031129
Researcher
Ongoing
2019/09/01 - 2022/07/31 Science Connect
2019-1-RO01-KA201-063169
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Concluded
2018/09/01 - 2021/08/31 Projeto Experimenta Ciências.
CPV:80000000-4
Researcher
Ongoing
2013/01/01 - 2014/12/31 Física Itinerante: Divulgação Low Cost
PEC259
Principal investigator
Universidade do Porto Instituto de Física dos Materiais-Instituto de Nanociência e Nanotecnologia, Portugal
Ciência Viva
Concluded
2010/06/01 - 2013/12/31 Multiferroicos e magnetoeléctricos para spintrónica: barreiras e interfaces
PTDC/CTM/099415/2008
Universidade do Porto Instituto de Física dos Materiais-Instituto de Nanociência e Nanotecnologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2008/01/01 - 2010/12/31 Biosensores para catecolaminas endógenas: efeito de cristais líquidos na sensibilidade e selectividade
PTDC/QUI/69685/2006
Researcher
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Física dos Materiais-Instituto de Nanociência e Nanotecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2001/09/01 - 2002/08/31 Camuflagem Inteligente
F.U.P. / Ministério da Defesa
Principal investigator
Universidade do Porto Instituto de Física dos Materiais-Instituto de Nanociência e Nanotecnologia, Portugal
Fundação das Universidades Portuguesas
Concluded
1998/01/01 - 2000/12/31 Implementação de tecnologias avançadas para o fabrico de dispositivos electro-ópticos e sensores piroeléctricos de cristal líquido. Estudos fundamentais para caracterização dos sistemas a utilizar
PRÁXIS XXI 3/3.1/MMA/1769/95
Researcher
Universidade do Porto Instituto de Física dos Materiais-Instituto de Nanociência e Nanotecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Santos, Angela Maria dos; Carvalho, Paulo; José A.A. Gonçalves. A FÍSICA EM UM DIA NA VIDA DE LÚCIA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS E ADULTOS. Portugal: Amazon Digital Services - ASIN¿: ¿ B0BBHBF9NR (versão eletrónica); ISBN-13: ¿ 979-8848158908 (versão impressa). 2022.
    Published
  2. José Alberto Ferreira; Fernando Tavares; Carvalho, Paulo; Carla Morais - FCUP; Alexandre Lopes Magalhães; Ana Rita Mota; Ana Sofia Martins; Ana Isabel Santos; Araújo, José Luís. ExperimentaCiências - Um guia para professores do primeiro ciclo. Porto, Portugal: Casa das Ciências/ICETA. 2021.
    Published
  3. Carvalho, Paulo; Briosa, Edite Pereira; Christian, Wolfgang ; Belloni, Mario ; Costa, Manuel Filipe. Física em Physlets: Ilustrações, Explorações e Problemas para um Ensino Interativo em Física Introdutória. United States: Amazon Digital Services, Inc.. 2014.
    In press
  4. Carvalho, Paulo. ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: um guia para professores do Ensino Secundário - Física e Química. Portugal. 2012.
Book chapter
  1. Cristina Carvalhino; Dias, Bruna; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Cristina Carvalhino. "UMA QUINTA DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS PARA A NOSSA ESCOLA". In Projeto SEI: Sociedade, Escola e Investigação - Literacia científica nas escolas do Porto. Câmara Municipal do Porto – pelouro da educação, 2023.
    Published
  2. Machado, Natália Alves; Carvalho, Paulo; Cruz, Frederico Alan de Oliveira. Corresponding author: Machado, Natália Alves. "ABSORÇÃO, REFRAÇÃO E REFLEXÃO DA LUZ: O VLABFIS COMO PROPOSTA PARA UM ENSINO DE FÍSICA MAIS INCLUSIVO". In Do Campo para a Cidade: propostas para uma educação inclusiva, edited by Frederico Alan de Oliveira Cruz; Luciana Lima de Albuquerque da Veiga; Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima; Paulo Simeão Carvalho, 300-310. São Paulo, Brazil: Editora Santorini, 2021.
    Published
  3. Léo Rodrigues Macena dos Santos; Carvalho, Paulo SImeão (A61F-2EB3-EC8E). Corresponding author: Léo Rodrigues Macena dos Santos. "RECURSOS AUDIOVISUAIS EM PHYSLETS: UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA". In Do Campo para a Cidade: propostas para uma educação inclusiva, edited by Frederico Alan de Oliveira Cruz; Luciana Lima de Albuquerque da Veiga; Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima; Paulo Simeão Carvalho, 311-322. São Paulo, Brazil: Editora Santorini, 2021.
    Published
  4. Carvalho, Paulo; Priscilla Paci Araújo. Corresponding author: Carvalho, Paulo. "PROPOSTA VISUAL PARA A RETIFICAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA: UMA ABORDAGEM ATIVA E INCLUSIVA". In Do Campo para a Cidade: propostas para uma educação inclusiva, edited by Frederico Alan de Oliveira Cruz; Luciana Lima de Albuquerque da Veiga; Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima; Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho, 323-333. São Paulo, Brazil: Editora Santorini, 2021.
    Published
  5. Machado, Natália Alves; Priscilla Paci Araújo; Carvalho, Paulo. "Scratch no ensino de física: uma proposta inclusiva". In Educação para incluir e construir no Ensino de Física, 53-60. Uberlândia, Brazil: Navegando Publicações - ISBN: (978-65-86678-08-6), 2020.
    Published
  6. Carvalho, Paulo; Marçal, João; Borges, Maria Manuel; Viana, Paula. "Anotação audiovisual no estudo da Física". In Gestão em Administração Pública, Informação e Educação Tecnológica, edited by Francisco Alberto Severo de Almeida; Armando Barreto Malheiro da Silva; Gilberto Tristão; Carla Conti de Freitas, 157-172. Porto, Portugal: UPorto, 2018.
    Published
  7. Nicot, Yuri Expósito; Carvalho, Paulo; Alberdan Eupídio Magalhães da Silva; Carvalho, P. Simeão. "Abordagem das Questões Sócio – Científicas (QSC): estudo de implementação no processo de ensino e aprendizagem da Física no Ensino Médio". In Novos Rumos da Educação: Caminhos teóricos e Práticos, 21-38. Madrid, Spain: Glogal Knowledge Academics - ISBN: 978-84-15665-22-9, 2017.
    Published
  8. Carvalho, P.S.; Sousa, A.S.. "Ideal and real capacitors: How their behaviour affect energy efficiencies". In Encyclopedia of Electrochemistry Research, 1169-1182. New York, United States: New York: Nova Science Publishers, Inc. - ISBN 978-1-61470-096-8, 2012.
    Published
  9. Carvalho, P. S.; Sousa, A. S. E.. "IDEAL AND REAL CAPACITORS: HOW THEIR BEHAVIOUR AFFECT ENERGY EFFICIENCIES". In Capacitors: Theory, Types and Applications, 41-58. New York, United States: New York: Nova Science Publishers, Inc. - ISBN 978-1-61668-972-8, 2011.
    Published
Conference paper
  1. Machado, Natália Alves; Carvalho, Paulo; Cruz, Frederico Alan de Oliveira. "Absorção, Refração e Reflexão da luz: o Vlab-Fis como proposta para um ensino de física mais inclusivo". Paper presented in I Workshop Ibero-Americano de Educação Inclusiva - Do campo a cidade: propostas para uma educação inclusiva, 2022.
    Published
  2. Léo Rodrigues Macena dos Santos; Carvalho, Paulo. "Recursos audiovisuais em Physlets: uma proposta de objeto de aprendizagem para estudantes com dislexia". Paper presented in I Workshop Ibero-Americano de Educação Inclusiva - Do campo a cidade: propostas para uma educação inclusiva, 2022.
    Published
  3. Carvalho, Paulo; Priscilla Paci Araújo. "Proposta visual para a retificação da corrente elétrica alternada: uma abordagem ativa e inclusiva". Paper presented in I Workshop Ibero-Americano de Educação Inclusiva - Do campo a cidade: propostas para uma educação inclusiva, 2022.
    Published
  4. Beatriz Oliveira; Leonardo Silva; Manuel Oliveira; Guilherme Amaral; Gustavo Jorge; Isabel Allen; Maia Isabel Penteado; Manuela Pinho; Carvalho, Paulo. "USING TRACKER TO STUDY THE FREE FALL AND VERTICAL LAUNCH". Paper presented in ISSUES IN EDUCATION 2021, Porto, 2021.
    Published
  5. Priscilla Paci Araújo; Carvalho, Paulo; Manuel Joaquim Marques. "DIREÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA - UM TÓPICO PARA DISCUSSÃO EM ESTÁGIOS INICIAIS DO ENSINO DE FÍSICA". Paper presented in CIET EnPED 2020, 2020.
  6. Hahn, Marcelo; Carvalho, Paulo; Marcelo Hahn; Paulo Simeão Carvalho. "STEM PROJECTS IN A MIDDLE SCHOOL: A PATH TO STIMULATE CREATIVITY IN YOUNG STUDENTS". Paper presented in EDULEARN20, 2020.
    Published • 10.21125/edulearn.2020.1858
  7. Machado, Natalia Alves; Carvalho, Paulo; Natália Machado; Paulo Simeão Carvalho. "NEWTON’S LAWS OF MOTION: ANALYSIS OF A COMPLETE VIRTUAL EXPERIMENT WITH INTERACTIVE MATERIAL". Paper presented in EDULEARN20, 2020.
    Published • 10.21125/edulearn.2020.1892
  8. Marçal, João; Borges, Maria Manuel; Viana, Paula; Carvalho, Paulo. "STRATEGIES TO HELP STUDENTS ACQUIRE KNOWLEDGE IN PHYSICS THROUGH AUDIOVISUAL WEB RESOURCES". Paper presented in INTED2019 Conference, Valência, 2019.
    Published • 10.21125/inted.2019.1074
  9. Vanessa Cristina S. Ferreira; Carvalho, Paulo; Jorge Pinto; César Casa Nova; Bruno Mendes; Coelho, Orquídea. "Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na astronomia". Paper presented in XXIII Simpósio Nacional em Ensino da Física, Salvador, 2019.
    Published
  10. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E); Cruz, Frederico Alan Oliveira; Barbosa-Lima, Maria da Conceição; Nicot, Yuri Expósito. "A CRIAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REALIDADE INCLUSIVA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTAÇÃO". Paper presented in XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Campos de Jordão, 2018.
    Published
  11. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E); Dias, Marco Adriano; Vianna, Deise Miranda. "Queda de esferas: um recurso potencial para aprender a “falar ciência”". Paper presented in XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Campos do Jordão, Campos de Jordão, 2018.
    Published
  12. Marçal, J; Borges, MM; Carvalho, P; Viana, P. "Audiovisual Annotation in the Study of Physics". 2018.
    10.1145/3284179.3284306
  13. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E). "A interatividade e o papel da Peer Instruction no ensino e aprendizagem da física". Paper presented in I Escola Internacional em Ensino de Física, Brasília, 2017.
    Published
  14. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E); Vianna, Deise M.. "Contribuições das Imagens Estroboscópicas e da Videoanálise para Intervenções Didáticas de Investigação". Paper presented in XXII Simpósio Nacional em Ensino da Física, São Paulo, 2017.
    Published
  15. Carvalho, Paulo; Quintas, M.J.. "A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO INTERATIVO DA ELETRICIDADE". Paper presented in XXV Encontro Ibérico para o Ensino da Física, Braga, 2016.
    Published
  16. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E). "Peer Instruction como Estratégia Metodológica para o Ensino da Física". Paper presented in XXI Simpósio Nacional em Ensino da Física, Uberlândia, 2015.
    Published
  17. Rodrigues, M.; Marques, M.B.; Simeão Carvalho, P.. "Measuring and teaching light spectrum using Tracker as a spectrometer". 2015.
    10.1117/12.2223120
  18. Carvalho, P. Simeão (A61F-2EB3-EC8E); Ribeiro, D.T. "O Impacto de Técnicas de Divulgação Itinerante de Ciência na Promoção do Interesse pela Física". Paper presented in XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC), Faro, 2014.
    Published
  19. Rodrigues, M.; Simeão Carvalho, P.. "Laws of reflection and Snell's law revisited by video modeling". 2014.
    10.1117/12.2070784
  20. Carvalho, Paulo. "Newton’s Second Law – virtual experimental activity". Paper presented in 16th International Workshop on Multimedia in Physics Teaching and Learning (MPTL’16), Ljubljana, 2011.
    Published
  21. Simeão Carvalho, P.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.. "Polarization hysteresis loops induced by surface phenomena". 2000.
    10.1080/00150190008224995
  22. Yuzyuk, Yu.I..; Almeida, A.; Sarmento, S.; Simeäo Carvalho, P.; Pinto, F.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.; Yuzyuk, Yu.I.; Simeão Carvalho, P.. "Raman scattering in liquid crystalline compounds displaying ferro-ferri- and antiferroelectric phase transitions". 2000.
    10.1080/00150190008213321
  23. Destrade, C.; Simeão Carvalho, P.; Nguyen, H.T.; Carvalho, P. Simeao; Nguyen, H. T.. "Dielectric investigation of the polymorphism of a new chiral liquid crystal". 1996.
    10.1080/00150199608223625
Conference poster
  1. Teresa Cristina Lopes; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Teresa Cristina Lopes. "Descobrindo a Ciência nas Tradições Culturais da Ilha da Madeira". Paper presented in 10.º Congresso Anual de Comunicação de Ciência – SciComPt 2022, 2022.
  2. José Gonçalves; Carvalho, Paulo; Medeiros Jr, Luciano. Corresponding author: José Gonçalves. "FISASTEE". Paper presented in 10.º Congresso Anual de Comunicação de Ciência – SciComPt 2022, 2022.
  3. Isabel Allen; Maria Isabel Penteado; Manuela Pinho; Carvalho, Paulo; Gustavo Jorge; Guilherme Amaral; Beatriz Oliveira; Leonardo Silva; Manuel Oliveira. "Workshop: Using Tracker to study the Free Fall and Vertical Launch". Paper presented in InterNetworking Conference (INW21), 2021.
  4. Priscilla Paci Araújo; Carvalho, Paulo; Manuel Joaquim Marques. Corresponding author: Priscilla Paci Araújo. "Direção da Corrente Elétrica - um tópico para discussão em estágios iniciais do ensino de física". Paper presented in Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED), 2020.
  5. Isabel Allen; Maria Isabel Penteado; Manuela Pinho; Beatriz Oliveira; Guilherme Amaral; Gustavo Jorge; Leonardo Silva; Manuel Oliveira; Carvalho, Paulo. "Use of Tracker to Study the Free Fall and Vertical Launch". Paper presented in Hands-on-Science 2020, 2020.
  6. Alecrim, Janeide Lima; Carvalho, Paulo; Angela Maria dos Santos. Corresponding author: Alecrim, Janeide Lima. "Tipologia de ferramentas para o ensino de física a alunos com necessidades de saúde especiais: uma proposta de intervenção". Paper presented in XVIII ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências – III ISSE, 2019.
  7. Machado, Natália Alves; Priscilla Paci Araújo; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Machado, Natália Alves. "Scratch no ensino de física: uma proposta inclusiva". Paper presented in V Workshop da Física, 2018.
  8. Manuel Joaquim Basto Marques; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Manuel Joaquim Basto Marques. "Sentido real e convencional da corrente elétrica – um tema a debater". Paper presented in 28.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, 2018.
  9. André Luís Parreira; Carvalho, Paulo. Corresponding author: André Luís Parreira. "IDENTIFICATION OF THE MOTION OF AN OBJECT FROM A VIDEO CAPTURE WITH NO REFERENCE FRAME, USING A MOBILE PHONE". Paper presented in GIREP-MPTL Conference, 2018.
  10. João Nuno Barros; Machado, Natália Alves; Carvalho, Paulo. Corresponding author: João Nuno Barros. "Vlab-Fis". Paper presented in II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva, 2018.
  11. Alecrim, Janeide Lima; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Alecrim, Janeide Lima. "À Descoberta dos Planetas". Paper presented in II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva, 2018.
  12. Marcelo José Rodrigues; Carvalho, Paulo; Alecrim, Janeide Lima. Corresponding author: Marcelo José Rodrigues. "Determinação dinâmica do centro de massa – uma proposta de atividade em contexto escolar". Paper presented in IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2018.
  13. Vanessa Cristina S. Ferreira; Wagner C. dos Santos; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Vanessa Cristina S. Ferreira. "O SIGNO LINGUÍSTICO: A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA EM LINGUA DE SINAIS". Paper presented in , I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais, 2018.
Journal article
  1. Hahn, Marcelo Dumas; Carvalho, Paulo; Cruz, Frederico Alan de Oliveira. Corresponding author: Hahn, Marcelo Dumas. "Colour and temperature of the stars: a demonstration using Arduino". Physics Education 59 4 (2024): 045006. http://dx.doi.org/10.1088/1361-6552/ad3c89.
    Published • 10.1088/1361-6552/ad3c89
  2. Machado, Natália Alves; Cruz, Frederico A O; Hahn, Marcelo; Carvalho, Paulo. Corresponding author: Machado, Natália Alves. "Exploring magnetic interactions between magnets and a magnetizable alloy". European Journal of Physics 45 3 (2024): 035004. http://dx.doi.org/10.1088/1361-6404/ad312c.
    Published • 10.1088/1361-6404/ad312c
  3. Hahn, M. D.; Carvalho, Paulo; Cruz, F.A.O.. Corresponding author: Hahn, M. D.. "Teaching colour addition with a STEM educational resource based on Arduino and Processing Development Environment". Journal of Physics: Conference Series 2693 (2024): 012005. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/2693/1/012005.
    Open access • Published
  4. Rodrigues, M.; Carvalho, Paulo; Hahn, M.D.. Corresponding author: Rodrigues, M.. "Teaching Refractive index with a Virtual Experimental Activity". Journal of Physics: Conference Series 2693 (2024): 012014. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/2693/1/012014.
    Open access • Published
  5. Hahn, M.D.; Carvalho, Paulo; Cruz, F.A.O.. Corresponding author: Hahn, M.D.. "Connecting Arduino and Processing for an RGB LED exploration: a new approach for technology-enhanced learning". Physics Education 58 (2023): 065020. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6552/acf829.
    Published
  6. Carvalho, Paulo; Hahn, M. D.. Corresponding author: Carvalho, Paulo. "Standing waves on holidays". Physics Education - Focus on Physics in Nature 58 6 (2023): 065027. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6552/acfbd5.
    Published
  7. Rodrigues, M; Carvalho, P Simeão. "Virtual experimental activities: a new approach". Physics Education 57 4 (2022): 045025. http://dx.doi.org/10.1088/1361-6552/ac5f77.
    Published • 10.1088/1361-6552/ac5f77
  8. Hahn, Marcelo; Carvalho, Paulo. "Implementation of a STEAM education project in a private portuguese basic school during SARS-COV-2 pandemic". IMPACTO – Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências 1 (2022): e67709-1-e67709-27. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67709/42273.
    Open access • Published
  9. Mariana Balaton; Jorge Cavadas; Paulo Simeão Carvalho; J J G Lima. "Programming Ozobots for teaching astronomy". Physics Education (2021): https://doi.org/10.1088/1361-6552/abfb44.
    10.1088/1361-6552/abfb44
  10. Marcelo Hahn; Frederico Cruz; P Simeão Carvalho; Vanessa Ferreira; Filipe Marques; Cláudio Macieira. "Adapting a solar photovoltaic panel experiment for blind students". Physics Education 56 3 (2021): 035023-035023. https://doi.org/10.1088/1361-6552/abe9bf.
    10.1088/1361-6552/abe9bf
  11. Carvalho, P Simeâo; Machado, N A; Araujo, P P. "Project VLAB-FIS: a novel approach to engage students on experimental work in Physics". Journal of Physics: Conference Series 1929 1 (2021): 012023. http://dx.doi.org/10.1088/1742-6596/1929/1/012023.
    10.1088/1742-6596/1929/1/012023
  12. Cruz, Frederico Alan de Oliveira; Machado, Natalia Alves; Carvalho, Paulo Simeão. "Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 14 1 (2021): 216-237. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v14n1.12420.
    Open access • Published • 10.3895/rbect.v14n1.12420
  13. Santos, Angela Maria dos; Carvalho, Paulo. "Uma Abordagem do Movimento Relativo Através do Estudo do Movimento Parabólico com Uso do Tracker". Revista do Professor de Física 5 1 (2021): 40-48. https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/34022.
    Open access • Published
  14. André Luís Parreira; Paulo Simeão Carvalho. "KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática". Revista do Professor de Física (2020): https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.34147.
    10.26512/rpf.v4i3.34147
  15. M C Balaton; L F Da Silva; P S Carvalho. "Teaching kinematics with OZOBOT: a proposal to help improve student’s graph interpretation skills". Physics Education (2020): https://doi.org/10.1088/1361-6552/ab97a4.
    10.1088/1361-6552/ab97a4
  16. J. Marçal; M. M. Borges; P. Viana; P. Carvalho. "Aprender la Física a través de anotaciones de vídeos en línea". Education in the Knowledge Society (EKS) 21 0 (2020): 21-21. https://doi.org/10.14201/eks.23373.
    10.14201/eks.23373
  17. L F da Silva; P S Carvalho. "Using scratch programming to control photogates in educational physics experiments". Physics Education (2020): https://doi.org/10.1088/1361-6552/ab49e0.
    10.1088/1361-6552/ab49e0
  18. Marcal, J; Borges, MM; Viana, P; Carvalho, P. "Learning Physics Through Online Video Annotations". EDUCATION IN THE KNOWLEDGE SOCIETY (2020):
    10.14201/eks.20465
  19. José Gonçalves; Paulo Simeão Carvalho. "Identification of the center of mass of a conical pendulum by the study and analysis of video images". Physics Education (2019): https://doi.org/10.1088/1361-6552/ab390f.
    10.1088/1361-6552/ab390f
  20. Barbosa-Lima, M.C.; Cruz, F.A.O.; Monteiro, A.F.B.; Carvalho, Paulo. "LA IMAGINACIÓN ES MÁS IMPORTANTE QUE EL CONOCIMIENTO". Revista Paradigma 40 1 (2019): 231-245. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/727.
    Open access • Published
  21. de Oliveira Cruz, Frederico Alan; dos Santos, Léo Rodrigues M.; Carvalho, Paulo Simeão. "A Proposal for Discussing the Electrical Efficiency Concept". The Physics Teacher 57 4 (2019): 240-241. http://dx.doi.org/10.1119/1.5095380.
    Published • 10.1119/1.5095380
  22. André Luís Parreira; Paulo Simeão Carvalho. "Identification of the motion of an object from a video capture with no reference frame using a mobile phone". Physics Education (2019): https://doi.org/10.1088/1361-6552/aaf0da.
    10.1088/1361-6552/aaf0da
  23. Santos, Angela Maria dos; Carvalho, Paulo Simeão; Alecrim, Janeide Lima. "O ensino de física para jovens com deficiência intelectual: uma proposta para facilitar a inclusão na escola regular". Revista Educação Especial 32 (2019): 19. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x27590.
    Published • 10.5902/1984686x27590
  24. Hahn, MD; de Oliveira Cruz, FAD; Carvalho, PS. "Determining the Speed of Sound as a Function of Temperature Using Arduino". PHYSICS TEACHER (2019):
    10.1119/1.5088475
  25. Machado, Natália Alves; Cruz, Frederico Alan Oliveira; Vanessa Alves da Silva; Rodrigues, F.L.; Carvalho, Paulo. "A produção de energia eólica e o escoamento do ar em um tubo: Uma proposta de abordagem por análise de vídeo". Latin-American Journal of Physics Education 13 2 (2019): 2308-1-2308-9. http://www.lajpe.org/jun19/13_2_08.pdf.
    Published
  26. Frederico Alan de Oliveira Cruz; Paulo Simeão Carvalho. "Reflexões sobre aprendizagem e ensino de física a partir da realidade do Rio de Janeiro". Quaestio - Revista de Estudos em Educação (2018): https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p739-759.
    10.22483/2177-5796.2018v20n3p739-759
  27. Marco Adriano Dias; Deise Miranda Vianna; Paulo Simeão Carvalho. "A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 20 0 (2018): https://doi.org/10.1590/1983-211720182001021.
    10.1590/1983-211720182001021
  28. Vanessa Silva Ferreira; Paulo Simeão Carvalho. "UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA MOSTRAR A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR". Revista do Professor de Física 2 1 (2018): https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8210.
    10.26512/rpf.v2i1.8210
  29. Marco Adriano Dias; Paulo Simeão Carvalho; Daniel Rodrigues Ventura; Marcelo José Rodrigues; Gabriela Gomes Fernandes; Marcos Binderly Gaspar. "The behaviour of the centre of mass in a ballerina while performing a Grand Jeté". Physics Education (2018): https://doi.org/10.1088/1361-6552/aa9c6a.
    10.1088/1361-6552/aa9c6a
  30. Carvalho, Paulo; Hahn, Marcelo. "Identificação de concepções errôneas em mecânica através de Atividades Experimentais Baseadas em Vídeo (AEBV)". Revista Pesquisa e Debate em Educação 8 2 (2018): 399-421. http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/250.
    Published
  31. "Identificação de concepções errôneas em mecânica através de Atividades Experimentais Baseadas em Vídeo (AEBV)". Revista Pesquisa e Debate em Educação (2018): http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/250.
  32. Paulo Simeão Carvalho; Marcelo José Rodrigues. "The centre of mass of a ‘flying’ body revealed by a computational model". European Journal of Physics 38 1 (2017): 015002-015002. http://dx.doi.org/10.1088/0143-0807/38/1/015002.
    10.1088/0143-0807/38/1/015002
  33. Carvalho, P.S.; Rodrigues, M.J.. "The bottle flip challenge demystified: Where is the centre of mass?". Physics Education 52 4 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021254473&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/1361-6552/aa70d7
  34. Ventura, D.R.; de Carvalho, P.S.; Dias, M.A.. "Standing waves in an elastic spring: A systematic study by video analysis". Physics Teacher 55 4 (2017): 232-234. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85015304365&partnerID=MN8TOARS.
    10.1119/1.4978723
  35. Maria José Quintas; Paulo Simeão Carvalho. "Ensino interativo na abordagem de Eletricidade numa escola portuguesa". Caderno Brasileiro de Ensino de Física (2016):
    10.5007/2175-7941.2016v33n3p839
  36. Dias, M.A.; Carvalho, P.S.; Rodrigues, M.. "How to determine the centre of mass of bodies from image modelling". Physics Education 51 2 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84974856144&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/51/2/025001
  37. Dias, M.A.; Carvalho, P.S.; Vianna, D.M.. "Using image modelling to teach Newton's Laws with the Ollie trick". Physics Education 51 4 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976254242&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/51/4/045008
  38. Rodrigues, M.; Marques, M.B.; Simeão Carvalho, P.. "How to build a low cost spectrometer with Tracker for teaching light spectra". Physics Education 51 1 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955301161&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/51/1/014002
  39. Dias, M.A.; Carvalho, P.S.; Ventura, D.R.. "How to study the Doppler effect with Audacity software". Physics Education 51 3 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964547474&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/51/3/035002
  40. Carvalho, P.S.; Hahn, M.. "A simple experimental setup for teaching additive colors with arduino". Physics Teacher 54 4 (2016): 244-245. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84994684095&partnerID=MN8TOARS.
    10.1119/1.4944370
  41. Guerra, A.G.C.; Carvalho, P.S.. "Orbital motions of astronomical bodies and their centre of mass from different reference frames: A conceptual step between the geocentric and heliocentric models". Physics Education 51 5 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84984691826&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/51/5/055012
  42. Oliveira, J.B.; Carvalho, P.S.; Mota, M.F.; Quintas, M.J.. "Dynamics of a sliding ladder leaning against a wall". Physics Education 50 3 (2015): 329-334. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928716389&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/50/3/329
  43. Rodrigues, M.; Simeão Carvalho, P.. "Teaching optical phenomena with Tracker". Physics Education 49 6 (2014): 671-677. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908315070&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/49/6/671
  44. Carvalho, P.S.; Christian, W.; Belloni, M.. "Physlets and Open Source Physics for Portuguese teachers and students | Physlets e Open Source physics para professores e estudantes Portugueses". Revista Lusofona de Educacao 25 (2014): 59-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898782862&partnerID=MN8TOARS.
  45. Rodrigues, R.; Simeão Carvalho, P.. "Using computational simulations to confront students' mental models". Physics Education 49 2 (2014): 195-200. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896372281&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/49/2/195
  46. Simeao Carvalho, PS; Briosa, E; Rodrigues, M; Pereira, C; Ataide, M. "How to Use a Candle to Study Sound Waves". PHYSICS TEACHER (2013): https://www.authenticus.pt/P-00H-XN3.
    10.1119/1.4820847
  47. Rodrigues, M.; Simeão Carvalho, P.. "Teaching physics with angry birds: Exploring the kinematics and dynamics of the game". Physics Education 48 4 (2013): 431-437. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879585792&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/48/4/431
  48. Agostinho Moreira, JA; Almeida, A; Simeao Carvalho, PS. "Two Experimental Approaches of Looking at Buoyancy". PHYSICS TEACHER (2013): https://www.authenticus.pt/P-00H-XN2.
    10.1119/1.4775530
  49. Carvalho,Paulo Simeão; Christian,Wolfgang; Belloni,Mario. "Physlets e Open Source Physics para professores e estudantes portugueses". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300005.
  50. Ribeiro, D.T.; Almeida, A.M.; Carvalho, P.S.. "Electromagnetic induction in laboratory | Indução eletromagnética em laboratório". Revista Brasileira de Ensino de Fisica 34 4 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874999719&partnerID=MN8TOARS.
  51. Amorim, ME; Sousa, TD; Carvalho, PS; Sousa, AS. "A simple experiment to explore standing waves in a flexible corrugated sound tube". Physics Teacher (2011): https://www.authenticus.pt/P-00H-XN0.
    10.1119/1.3628265
  52. "IDEAL AND REAL CAPACITORS: HOW THEIR BEHAVIOUR AFFECT ENERGY EFFICIENCIES". Capacitors: Theory, Types and Applications (2011): https://publons.com/wos-op/publon/5145559/.
  53. Carvalho, PS; Lima, AP. "Storing the Electric Energy Produced by an AC Generator". The Physics Teacher - Phys. Teach. (2010): https://www.authenticus.pt/P-00H-XMZ.
    10.1119/1.3393067
  54. Carvalho, P.S.; Figueiras, F.; Mendonca, S.; Pereira, C.M.; Rodrigues, M.. "Dielectric relaxation and optical transmittance of PVC membranes modified by nematic liquid crystal". International Journal of Polymeric Materials and Polymeric Biomaterials 58 11 (2009): 588-603. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-69649102026&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00914030903081489
  55. Ferreira, W.S.; Agostinho Moreira, J.; Almeida, A.; Chaves, M.R.; Araújo, J.P.; Oliveira, J.B.; MacHado Da Silva, J.M.; et al. "Spin-phonon coupling and magnetoelectric properties: EuMnO3 versus GdMnO3". Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics 79 5 (2009): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-61849095690&partnerID=MN8TOARS.
    10.1103/PhysRevB.79.054303
  56. Ferreira, W.S.; Moreira, J.A.; Almeida, A.; Araújo, J.P.; Tavares, P.B.; Mendonca, T.M.; Carvalho, P.S.; Mendonça, S.. "Dielectric and magnetic properties of ReMnO3 (Re = Eu, Gd) ceramics". Ferroelectrics 368 1 PART 2 (2008): 107-113. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-75449120487&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00150190802368065
  57. Carvalho, P.S.; Sampaio e Sousa, A.. "Helping students understand real capacitors: Measuring efficiencies in a school laboratory". Physics Education 43 4 (2008): 400-406. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-47949113381&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/43/4/008
  58. Sebastião, P.J.; Carvalho, P.S.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.; Ribeiro, A.C.. "Frustrated structure of an anticlinic-like smectic-C phase". European Physical Journal E 20 1 (2006): 55-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33744735971&partnerID=MN8TOARS.
    10.1140/epje/i2005-10119-2
  59. Carvalho, P.S.; Sampaio e Sousa, A.. "Should we use colours as symbolic representations of hot and cold?". Physics Education 41 3 (2006): 263-266. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33646358944&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/41/3/010
  60. Carvalho, PS; Sampaio e Sousa, A. "An Inexpensive Technique to Measure Coefficients of Friction with Rolling Solids". The Physics Teacher - Phys. Teach. (2005): https://www.authenticus.pt/P-00H-XMV.
    10.1119/1.2120388
  61. Carvalho, P.S.; Sampaio E Sousa, A.. "Rotation in secondary school: Teaching the effects of frictional force". Physics Education 40 3 (2005): 257-265. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21844470748&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0031-9120/40/3/007
  62. Simeão Carvalho, P.; Yuzyuk, Yu.I.; Almeida, A.; Chaves, M.R.; Pinto, F.; Da Cruz, C.; Nguyen, H.T.. "Raman studies in SmCFI* phases". Liquid Crystals 31 5 (2004): 727-732. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2942615536&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678290410001681573
  63. Sarmento, S.; Simeão Carvalho, P.; Chaves, M.R.; Pinto, F.; Nguyen, H.T.. "A dielectric study of three chiral liquid crystals presenting SmC*Fi phases". Liquid Crystals 28 5 (2001): 673-690. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0035005953&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678290010028744
  64. Sarmento, S.; Chaves, M.R.; Simeão Carvalho, P.. "Experimental study of a SmA*-SmC*A phase transition". Liquid Crystals 28 10 (2001): 1561-1571. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0034801875&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678290110068415
  65. Sarmento, S.; Simeão Carvalho, P.; Chaves, M.R.; Pinto, F.; Nguyen, H.T.. "Anomalous thermal hysteresis in the SmC phase of 10FHBBBM7, revealed by dielectric measurements". Liquid Crystals 28 12 (2001): 1839-1845. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0035170924&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678290110086532
  66. Yuzyuk, Yu.I.; Sarmento, S.; Simeão Carvalho, P.; Almeida, A.; Pinto, F.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.. "Phase transition sequence in the chiral compound 10FHBBBM7* studied by Raman scattering". Liquid Crystals 26 12 (1999): 1805-1811. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0001221290&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/026782999203436
  67. Sarmento, S.; Simeão Carvalho, P.; Craves, M.R.; Nguyen, H.T.; Pinto, F.. "Ferroelectric-Like and Antiferroelectric-Like Behaviour of the SmCa* Phase". Molecular Crystals and Liquid Crystals Science and Technology Section A: Molecular Crystals and Liquid Crystals 328 (1999): 457-465. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0042226064&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10587259908026089
  68. Sarmento, S.; Simeão Carvalho, P.; Glogarová, M.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.; Ribeiro, M.J.. "Dielectric, optical and TSM measurements on semi-perfluoro ferro- and antiferro-electric liquid crystals". Liquid Crystals 25 3 (1998): 375-385. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0042690615&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/026782998206182
  69. Carvalho, P. Simeão; Cluzeau, P.; Destrade, C.; Nguyen, H. T.; Chaves, M. R.. "Identification of ferroelectric and antiferroelectric phases by the study of polarization hysteresis loops". Ferroelectrics 178 1 (1996): 195-204. http://dx.doi.org/10.1080/00150199608008360.
    Published • 10.1080/00150199608008360
  70. Carvalho, PS; Glogarova, M; Chaves, MR; Destrade, C; Nguyen, HT. "New temperature scan method (TSM) for revealing the chiral smectic polar phases". Liquid Crystals 21 1 (1996): 115-119.
    10.1080/02678299608033801
  71. Carvalho, P.S.; Glogarová, M.; Chaves, M.R.; Nguyen, H.T.; Destrade, C.; Rouillon, J.C.; Sarmento, S.; Ribeiro, M.J.. "Polar phases in chiral thiobenzoate liquid crystals". Liquid Crystals 21 4 (1996): 511-521. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2542570358&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678299608032859
  72. Simeão Carvalho, P.; Chaves, M.R.; Destrade, C.; Nguyen, H.T.; Glogarová, M.. "Ferroelectric and antiferroelectric modes in a new chiral thiobenzoate liquid crystal". Liquid Crystals 21 1 (1996): 31-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0002398558&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02678299608033793
  73. DESTRADE, C; LEONLATOUCHE, C; NGUYEN, HT; CARVALHO, PS. "ELECTROOPTICAL BEHAVIOR IN SEVERAL CHIRAL SMECTIC MESOPHASES". MOLECULAR CRYSTALS AND LIQUID CRYSTALS SCIENCE AND TECHNOLOGY SECTION A-MOLECULAR CRYSTALS AND LIQUID CRYSTALS (1994): https://www.authenticus.pt/P-001-KYB.
    10.1080/10587259408029765
  74. ALMEIDA, A; CARVALHO, PS; CHAVES, MR; KLOPPERPIEPER, A; ALBERS, J. "PHASE SEQUENCE IN STRONGLY DEUTERATED BETAINE ARSENATE". Physica Status Solidi B-Basic Research 184 1 (1994): 225-235.
    10.1002/pssb.2221840120
  75. CHAVES, MR; ALMEIDA, A; RIBEIRO, JL; CARVALHO, PS; TOLEDANO, JC; SCHNECK, J; KIAT, JM; et al. "DIELECTRIC ANOMALIES AT THE LOCK-IN TRANSITIONS IN DEUTERATED BETAINE CALCIUM-CHLORIDE DIHYDRATE". FERROELECTRICS (1992): https://www.authenticus.pt/P-001-Q1G.
    10.1080/00150199208017048
  76. CHAVES, MR; ALMEIDA, A; CARVALHO, PS; RIBEIRO, JL; MUSER, HE; ALBERS, J; KLOPPERPIEPER, A. "INCOMMENSURATE PHASES IN BETAINE CALCIUM-CHLORIDE DIHYDRATE". PHYSICAL REVIEW B 43 13 (1991): 11162-11165. https://www.authenticus.pt/P-001-QT1.
    10.1103/physrevb.43.11162
  77. ALMEIDA, A; CARVALHO, PS; CHAVES, MR; PIRES, AR; MUSER, HE; KLOPPERPIEPER, A. "NONLINEAR BEHAVIOR IN BETAINE ARSENATE". Ferroelectrics 108 (1990): 347-350.
    10.1080/00150199008018782
  78. Almeida, A.; Carvalho, P.; Chaves, M.R.; Azevedo, C.. "Pyroelectric effect and freezing out of domain structure in betaine arsenate*". Ferroelectrics Letters Section 9 4 (1988): 107-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33744574374&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/07315178808200714
Magazine article
  1. Carvalho, Paulo SImeão (A61F-2EB3-EC8E); Paulo Simeão Carvalho. "As animações virtuais no ensino interativo da Física", Revista de Ciência Elementar, 2015, https://issuu.com/casadasciencias/docs/revistacienciaelementar_v3n1.
    10.24927/rce2015.003
Manual
  1. Carvalho, Paulo SImeão (A61F-2EB3-EC8E); Briosa, Edite Pereira. Guião de exploração de Physlets (parte 6). Barcarena, Portugal: Editora Santillana. 2015.
    Published
Online resource
  1. Carvalho, Paulo; Hahn, Marcelo Dumas. 1.ª e 2.ª Leis de Newton. 2023. https://www.casadasciencias.org/recurso/9070.
  2. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; , Pedro Barros. Vlab-Fis A.L. 2.2 - Velocidade do som. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-velocidade-do-som.
  3. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; Priscilla Paci Araújo. Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-3-ciclo-8-ano-produco-e-propagaco-de-ondas.
  4. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-33-balanco-energetico-num-sistema-termodinamico.
  5. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis: AL 3.2 – Capacidade térmica mássica. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-32-capacidade-termica-massica.
  6. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-31-radiaco-e-potencia-eletrica-de-um-painel-fotovoltaico.
  7. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis: AL 2.1 – Características de uma pilha. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-21-caracteristicas-de-uma-pilha.
  8. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-12-movimento-vertical-de-queda-e-ressalto-de-uma-bola-transformaces-e-transferencias-de-energia.
  9. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; João Nuno Alves; Pedro Barros. Vlab-Fis AL 1.1 – Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/vlab-fis-al-11-movimento-num-plano-inclinado-variaco-da-energia-cinetica-e-distancia-percorrida.
  10. Carvalho, Paulo; Machado, Natália Alves; Priscilla Paci Araújo. VLab-Fis - Características do som. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/videos-vlab-fis-3-ciclo-8-ano-caracteristicas-do-som.
  11. Carvalho, Paulo; Hahn, Marcelo Dumas. Lei de Ohm. 2022. https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/lei-de-ohm-3.
  12. Santos, Léo Macenas; Carvalho, Paulo. AL 3.2 - Capacidade Térmica Mássica (10º ano). 2021. https://www.casadasciencias.org/recurso/8904.
  13. Tiago Ferreira; Carvalho, Paulo. Capacidade Térmica Mássica e Entalpia de Fusão. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8838?fbclid=IwAR3LDx9P-OzrCPMC9vL-4tFw_tekuUwPJYztQi6PPqq05HZsb_SegTmr7I4.
  14. Tiago Ferreira; Carvalho, Paulo. Determinação da Capacidade Térmica Mássica de um material. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8837?fbclid=IwAR1bgAKtVz23ddLeK556-e_T6OK3UPpjlK4fg0uey6tNzWR4iKFPqxRaksM.
  15. Tiago Ferreira; Carvalho, Paulo. AEV – Força Centrípeta. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8861.
  16. Carvalho, Paulo Simeão; Machado, Natália Alves; Barros, João Nuno; Alves, Pedro. Vlab-Fis: Movimento Uniformemente Retardado - um vídeo preparatório à atividade A.L. 1.3 do 11º ano (Física. 2018. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=40842556.
  17. Léo Rodrigues Macena dos Santos; Paulo Simeão Carvalho. AL 1.2 - Forças nos movimentos. 2018. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=41157137.
  18. Paulo Simeão Carvalho; Natália Alves Machado; João Nuno Barros; Pedro Alves. Vlab-Fis: Queda livre – um vídeo preparatório à atividade AL 1.1 do 11º ano (Física). 2018. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=41109010.
  19. Paulo Simeão Carvalho; Natália Alves Machado; João Nuno Barros; Pedro Alves. Vlab-Fis: Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme – um vídeo preparatório à atividade AL 1.2 do 11º ano (Física). 2018. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=41109011.
  20. Léo Rodrigues Macena dos Santos; Paulo Simeão Carvalho. AL 1.3 – Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento. 2018. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=41109008.
  21. Rodrigues, Léo; Carvalho, Paulo Simeão; Rodrigues, Marcelo José. Lançamento de duas bolas com variação de massas e densidades. 2017. http://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=40740086.
  22. Rodrigues, Ricardo; Carvalho, Paulo Simeão. Mergulho. 2016. http://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=39484026.
  23. Rodrigues, Marcelo José; Carvalho, Paulo Simeão. AEV Queda dos Corpos. 2014. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=39484027&Itemid=23.
  24. Rodrigues, Marcelo José; Carvalho, Paulo Simeão. AEV Plano Inclinado. 2013. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=39083935.
  25. Rodrigues, Marcelo José; Carvalho, Paulo Simeão. AEV Bola Saltitona. 2012. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=38127443&Itemid=23.
  26. Carvalho, Paulo Simeão; Briosa, Edite Pereira. Estudo Experimental (virtual) da 2ª Lei de Newton. 2010. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=35840703&Itemid=23.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/01/17 A observação do Sol como instrumento educativo XX Encontro Nacional de Educação em Ciências e VI International Seminar on Science Education
Universidade da Beira Interior (UBI) (Guarda, Portugal)
2023/09/07 Teaching refractive index with a Virtual Experimental Activity 26th International Conference on Multimedia in Physics Teaching and Learning (MPTL)
University of Prague (Praga, Czech Republic)
2023/09/07 Teaching colour addition with a STEM educational resource based on Arduino and Processing Development Environment Teaching colour addition with a STEM educational resource based on Arduino and Processing Development Environment
University of Prague (Praga, Czech Republic)
2023/05/06 MESTRADOS EM COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA: PERSPETIVAS E DESAFIOS 11.º SciComPT
Instituto politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2023/01/27 Divulgação Científica: tornar a ciência acessível para todos II Simpósio Estadual em Tecnologias Educacionais Aplicadas às Ciências
FAPEMA (Conferência Online, Malta)
2022/09/10 Physics activities developed in the project FisAstEE 32.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física (Porto, Portugal)
2022/09/07 Adição de elementos multimédia em applets de física para alunos com dislexia 32.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física (Porto, Portugal)
2022/09/07 VLAB-FIS: uma proposta prático-laboratorial inclusiva 32.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física (Porto, Portugal)
2022/06/10 Criação de recursos educativos para alunos com Necessidade Educativas especiais 6º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducimat/UFRRJ)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Conferência Online, Brazil)
2021/12/01 O CCVVC, a Universidade e a Pandemia I Congresso luso-brasileiro de Divulgação Cientifica e Resiliência Universitária
(Conferência Online, Brazil)
2021/08/09 Divulgação em tempos de Pandemia: o caso CCVVC III Seminário luso-brasileiro de Divulgação Cientifica
Universidade Federal Fluminense (Conferência Online, Brazil)
2021/07/23 AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SÃO MESMO NECESSÁRIAS NO ENSINO DA FÍSICA? XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física 2021
Sociedade Brasileira de Física (Conferência Online, Brazil)
2021/05/28 Health Sensors – Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+ Science Connection X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/04/17 Proposta visual para a retificação da corrente elétrica alternada: uma abordagem ativa e inclusiva I Workshop Ibero-Americana de Educação Inclusiva
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
2021/04/17 Atividades STEAM durante uma pandemia: Um estudo de caso I Workshop Ibero-Americano de Educação Inclusiva
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
2021/04/16 Recursos audiovisuais em physlets: uma proposta de objeto de aprendizagem para estudantes dislexos I Workshop Ibero-Americana de Educação Inclusiva
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Rio de Janeiro, Brazil)
2021/04/16 Absorção, refração e reflexão da luz: o vlab-fis como proposta para um ensino de física mais inclusivo I Workshop Ibero-Americana de Educação Inclusiva
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Rio de Janeiro, Brazil)
2020/11/16 Physics and Astronomy videos for parents of children at primary school GIREP Webinar 2020 “Physics Teacher Education – What matters?”
GIREP (Conferência Online, Malta)
2020 Stem Projects in a Middle School: a path to stimulate creativity in young students EDULEARN20, 12th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN (Conferência Online)
2020 Newton’s Laws of Motion: analysis of a complete virtual experiment with interactive material EDULEARN20, 12th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN (Conferência Online)
2020 Programming Ozobots for Teaching Astronomy ICERI 2020
ICERI (Conferência Online)
2020 Scratch no ensino de física: uma proposta inclusiva V Workshop da Física
SBF - Sociedade Brasileira de Física (Uberlândia, Brazil)
2020 Ciência Viva em Vila do Conde: antes e depois da Pandemia II Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brazil)
2019 Project VLAB-FIS: a novel approach to engage students on experimental work in Physics GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 Conference
GIREP-ICPE-EPEC-MPTL (Budapeste, Hungary)
2019 Teaching Astronomy With Simulations: The Synodic Period of the Moon GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 Conference
GIREP-ICPE-EPEC-MPTL (Budapeste, Hungary)
2018/09 Audiovisual Annotation in the Study of Physics, Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM 2018)
(Salamanca, Spain)
2018/08 Queda de esferas: um recurso potencial para aprender a “falar ciência” XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física (Campos do Jordão, Brazil)
2018/08 A CRIAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REALIDADE INCLUSIVA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTAÇÃO XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física (Campos de Jordão, Brazil)
2018/07 AS SIMULAÇÕES NO ENSINO DA ASTRONOMIA – O PERÍODO SINÓDICO DA LUA V Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Guimarães, Portugal)
2018/07 APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DA FÍSICA V Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Guimerães, Portugal)
2018/07 Objetos de Ciência Low Cost na Divulgação da Física IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2018/03 Produção, Implementação e Avaliação de Recursos e Atividades de Divulgação da Ciência I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica
UFF - Instituto Biomédico (Niterói, Brazil)
2018/02 A Universidade do Porto - A Faculdade de Ciências como estrutura integrante da Universidade I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica,
UFF - Instituto Biomédico (Niterói, Brazil)
2017/08 Pacote Interativo e Cooperativo (PIC): uma forma diferente de ensinar Física I Escola Internacional em Ensino de Física
Universidade de Brasília (Brasília, Brazil)
2017/07 What is the Center of Mass and why students should learn about it? Conference of International Research Group on Physics Teaching (GIREP-ICPE-EPEC 2017)
GIREP-ICPE-EPEC (Dublin, Ireland)
2017/07 Ciência Para Todos: Produção, Implementação e Avaliação de Recursos e Atividades de Divulgação da Ciência III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2017/06 Abordagem Das Questões Sócio – Científicas (QSC): Estudo de Implementação no Processo de Ensino Aprendizagem da Física em Ensino Médio VI Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje
Comunidad Internacional de Educación y Aprendizaje (Milão)
2016/09 A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO INTERATIVO DA ELETRICIDADE XXVI Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física (Braga, Portugal)
2016/09 Photonics explorer: sua aplicação e impacto nos ensinos básico e secundário XXVI Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física (Braga, Portugal)
2016/07 JOGO DE TABULEIRO, ESTRUTURA DOS ÁTOMOS III Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Porto, Portugal)
2016/07 SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE PERCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CARREIRAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PORTUGAL E ESTUDO REALIZADO EM PAÍSES IBERO-AMERICANOS II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2016/07 ENSINO INTERATIVO DA ELETRICIDADE COM APRENDIZAGEM COLABORATIVA II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2015/10 A Interatividade e o papel da Peer Instruction no Ensino e Aprendizagem da Física II Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF)
UFABC (Santo André, Brazil)
2015/09 UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA MODELAGEM DE IMAGEM: FOTOGRAFIAS ESTROBOSCÓPICAS DIGITAIS E VIDEOANÁLISE XVI Encontro Nacional em Ensino das Ciências
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/09 Ensino Interativo na Abordagem da Eletricidade XVI Encontro Nacional em Ensino das Ciências
Instituo de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07 ENSINO INTERATIVO NA ABORDAGEM DA ELETRICIDADE I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2015/07 APLICAÇÃO DO “INQUIRY-BASED LEARNING” ATRAVÉS DO “PHOTONICS EXPLORER KIT” COMO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR AO ENSINO DA ÓPTICA NO NÍVEL SECUNDÁRIO I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
FCUP (Porto, Portugal)
2015/01 Peer Instruction como Estratégia Metodológica para o Ensino da Física XXI Simpósito Nacional em Ensino da Física
Sociedade Brasileira de Física (Uberlândia, Brazil)
2014 TEACHING PHYSICS WITH ANGRY BIRDS: Momentum and energy conservation laws MPTL’19
MPTL (Palermo, Italy)
2014 The problem of a ladder leaning on a wall: experimental investigation of its static equilibrium and dynamics using software Tracker and modelling/simulating using software GeoGebra MPTL’19
MPTL (Palermo, Italy)
2014 Física Itinerante – divulgação de ciência low cost direcionada ao público escolar XV ENEC
ENEC (Faro, Portugal)
2014 Ensino interativo com recurso à modelação de imagem XV ENEC
ENEC (Faro, Portugal)
2013 Kinetic and energetic approaches of the Bouncing Ball phenomenon with a Virtual Experimental Activity MPTL’18
MPTL (Madrid, Spain)
2013 Laws of Reflection and Snell’s Law revisited by Video Modeling ETOP’2013
FCUP (Porto, Portugal)
2012 A bola saltitona: uma nova abordagem 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2012 ENSINANDO FÍSICA COM O ANGRY BIRDS: à descoberta da cinemática do jogo 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007 Conceptual Questions and Physlets: A case study in a Portuguese Undergraduate School IV Conferência Internacional “Hands on Science” HSCI’2007
HSCI (Ponta Delgada, Portugal)
2003 Física e Química – a mesma linguagem? III Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química
SPQ (Póvoa de Varzim, Portugal)
2003 Implicações dos novos curricula na formação de professores III Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química
SPQ (Póvoa de Varzim, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - Current A Exploração Espacial no envolvimento do público em Astronomia
Co-supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - Current CIÊNCIA NO ONDJANGO - UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DA FÍSICA
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020 - Current Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Recursos e Atividades de Divulgação em Física e Astronomia destinadas a Encarregados de Educação de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - Current Aplicação de ferramentas da neurociência no estudo da influência da estrutura das questões que avaliam os conhecimentos dos alunos por testes escritos
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - Current Atividades prático-laboratoriais em Física: uma abordagem didática interativa e inclusiva
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - 2024/03/14 A Perceção da Física nas Práticas Culturais da Ilha da Madeira
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020 - 2023/02/10 Estudo da implementação de atividades numa disciplina STEAM no 3º Ciclo do Ensino básico: uma abordagem presencial e à distância
Supervisor of Marcelo Dumas Hahn
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/09 - 2022/11/02 Conceção de conteúdos para produção de um módulo de divulgação de temas de imunologia
Supervisor
Ensino e Divulgação das Ciências (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/09 - 2022/10/11 As simulações audiovisuais (SAV) inseridas na aprendizagem conceptual da física de alunos com e sem dislexia
Supervisor of Léo Macena dos Santos
Ensino e Divulgação das Ciências (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/09/01 - 2022/05/28 Utilização de sensores para aquisição automática de dados em Física em contexto letivo no Brasil
Supervisor of André Luís Parreira
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017/09/01 - 2021/03/30 Uso de métodos ativos como ferramenta no ensino de Física a alunos com dificuldades de aprendizagem
Supervisor of Janeide Lima Alecrim
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/09/01 - 2019/12/31 Ciência para Todos: Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Impacto de Recursos e Atividades de Divulgação da Ciência no Centro Multimeios de Espinho
Supervisor of Ana Maria de Jesus Cachide Praça Pedroso
Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/09/01 - 2018/10/31 Estudo da aplicação do "Inquiry-Based Learning" através da ferramenta experimental ¿Photonics Explorer kit¿ - um complemento ao ensino da ótica no ensino secundário
Supervisor of Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/03/01 - 2018/01 Utilização da modelagem de imagens para o desenvolvimento de atividades investigativas nas aulas de Física
Co-supervisor of Marco Adriano Dias
Doutoramento em Física (PhD)
Fundação Oswaldo Cruz, Brazil
2014/09/01 - 2017/05/19 Aprendizagem Colaborativa da Eletricidade com Ensino Interativo
Supervisor of Maria José Miranda Pires Quintas
Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2011/09 - 2012/12/14 A Física no desporto: atividades de índole interdisciplinar com Educação Física
Supervisor
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2011/09 - 2012/12/07 Atividades sobre o Som, no âmbito de um clube de Ciências e envolvendo o ano Internacional do Morcego
Supervisor of Maria José Miranda Pires Quintas
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2009/09/01 - 2012/09/30 APRENDIZAGEM DE MECÂNICA DE SÓLIDOS E FLUIDOS EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS - O Impacto de Materiais Interativos e a sua Exploração Educacional
Supervisor of Edite Pereira Briosa
Física (MAP-FIS) (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2009/09 - 2010/10/29 Experiências contra-intuitivas em diferentes áreas da Física
Supervisor of Celeste Maria Morim de Carvalho
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2006/09 - 2007/11/09 Physlets e Questões Conceptuais – Uma forma inovadora de promover a aprendizagem dos alunos
Supervisor of Edite Pereira Briosa
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2006/09 - 2007/04 Aprender Conceitos de Física. Das dificuldades de aprendizagem ao estudo e aplicação de algumas estratégias em contexto de sala de aula
Supervisor of Joaquim Manuel Moutinho Morgado
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2002/09 - 2003/10 A Energia no Ensino Básico, no âmbito da Resolução de Problemas
Supervisor of Astride Salvador Barreiro Mendes Ferreira
Física para o Ensino (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/05/30 - 2022/05/30 III Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva (III EDFAEI) (2022/05/30 - 2022/05/30)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2022/05/29 - 2022/05/30 Encontro de apresentação de trabalhos do projeto ERASMUS+ Science Connect (2022/05/29 - 2022/05/30)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/04/14 - 2021/04/16 Workshop Ibero-Americano em Educação Inclusiva (2021/04/14 - 2021/04/16)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brazil

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - 2021 XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (2021/07/19 - 2021/07/30)
Symposium (Other)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2018/11/23 - 2018/11/23 Seminário Luso-Brasileiro em Divulgação Científica (2018/11/23 - 2018/11/23)
Seminar (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/07/03 - 2018/07/05 II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva (2018/07/03 - 2018/07/05)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2018 IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2018/07/06 - 2018/07/07)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017/09/28 - 2017/09/30 O Tempo dos Professores (2017/09/28 - 2017/09/30)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07/08 - 2017/07/08 I Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva (2017/07/08 - 2017/07/08)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017/07/07 - 2017/07/07 III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2017/07/07 - 2017/07/07)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2016 - 2016 II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2016/07/08 - 2016/07/08)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/07/08 - 2015/07/08 I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2015/07/08 - 2015/07/08)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/07 - 2015/07 13th European Meeting on Ferroelectricity (2015/07 - 2015/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2013/07 - 2013/07 12th Education and Training in Optics and Photonics Conference (ETOP 2013) (2013/07/22 - 2013/07/26)
Conference (Member of the Scientific Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2007/06 - 2007/06 DYPROSO XXXI (2007/06 - 2007/06)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2005/07 - 2005/07 1as Jornadas de Física Experimental do DFUP (2005/07 - 2005/07)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/03/09 - 2024/03/28 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 9 a 28 de março. Formação de professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2023/07/10 - 2023/07/15 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 10 a 15 de julho Formação de professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/06/28 - 2021/07/05 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 28 de junho a 5 de julho Formação de professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/02/13 - 2021/03/20 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 13 de fevereiro a 20 de março. Formação de professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/07/17 - 2020/07/24 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 17 a 24 de julho. Formação de professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
2019/03/09 - 2019/03/28 Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (25 horas) (Coordenador) – 9 a 28 de março Formação contínua para professores do grupo 510. Função: Coordenador
Workshop
Recursos educativos digitais para o Ensino da Física
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/11/21 Abordar o Sistema Terra numa perspetiva Geoética: da Ciência Cidadã à Educação em Ciências
President of the jury
Tiago Moisés Azevedo Ribeiro (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2023/10/30 Meeting a scientist: The experience and challenges of communicating Science to preschool audiences
President of the jury
Lara San Emerito Alvarez (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2023/07/27 Divulgação da Matemática Através da Geometria
Thesis Member
Alzira Fernanda Mesquita da Costa Faria (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2023/06/29 Location-Based Serious Games for Science Communication of Natural Heritage
Thesis Member
Liliana Andreia da Rocha Santos (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023/02/10 Estudo da implementação de atividades numa disciplina STEAM no 3º Ciclo do Ensino básico: uma abordagem presencial e à distância
Supervisor
Marcelo Dumas Hahn (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2022/11/14 Efeitos da divulgação de ciência na perceção pública sobre a vacinação, em tempos de pandemia
President of the jury
Ana Isabel da Cunha Ferreira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2022/10/13 Estruturação Interativa Da Avaliação Da Aprendizagem Assistida Pelas Tecnologias Digitais
(Thesis) Arguer
Patrik Marques Dos Santos (PhD)
Universidade do Estado do Amazonas, Brazil
2022/10/11 As simulações audiovisuais (SAV) inseridas na aprendizagem conceptual da física de alunos com e sem dislexia
Supervisor
Léo Macena dos Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2022/09/12 Restauro Funcional de Instrumentação Astronómica Orientada para a sua Utilização em Programas de Divulgação e Investigação Científica
Thesis Member
Bernardo Carneiro Leão Relvas (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/12/14 Comunicação de Ciência na área da Saúde por meios Audiovisuais Digitais
President of the jury
Pedro Afonso Rocha Azevedo Sousa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/12/09 “Mais Perto das Estrelas” do Planetário do Porto: análise da interação dos participantes com a atividade
President of the jury
Ricardo Samuel dos Santos Cardoso Reis (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/11/30 Science Communicators as Leaders of Change: a profile towards Social Innovation
President of the jury
Joana Maria Ferreira da Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/05/28 Utilização de sensores para aquisição automática de dados em Física em contexto letivo no Brasil
Supervisor
André Luís Parreira (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/03/30 Uso de métodos ativos como ferramenta no ensino de Física a alunos com dificuldades de aprendizagem
Supervisor
Janeide Lima Alecrim (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/11/09 Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência Participativa: um estudo em Química do ensino básico
Thesis Member
José Luís da Silva Araújo (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/07/20 Ciência Cidadã: envolvimento do público na investigação e divulgação em astronomia
Thesis Member
Ilídio André Pinto Monteiro da Costa (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/06/29 Interatividade, Necessidade Contemporânea no Processo de Ensino e Aprendizagem
(Thesis) Arguer
Cimara Pereira dos Santos (Master)
Universidade Federal do Amazonas, Brazil
2020/01/10 Concepção de Observatório Solar Integrada na Comunicação em Ciência
Thesis Member
Lupércio Braga Bezerra (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2019/09/11 Estações experimentais em sala de aula para a aprendizagem investigativa do som no 8º ano
(Thesis) Main arguer
Telma Henriques Esperança (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2018/10/31 Estudo da aplicação do “Inquiry-Based Learning” através da ferramenta experimental “Photonics Explorer kit” - um complemento ao ensino da ótica no ensino secundário
Supervisor
Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/09/27 A produção de energia elétrica com células de gás hidrogênio no ensino de Física
(Thesis) Arguer
Necleto Pansera Júnior (Master)
Universidade de Passo Fundo, Brazil
2018/07/20 Laboratório de Física em Timor-Leste: Criação de um Curriculum em Ótica
(Thesis) Arguer
Maria Lia Felizarda Freitas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/07/20 Laboratório de Física em Timor-Leste: Criação de um Curriculum em Eletromagnetismo
(Thesis) Arguer
Donatus de Fatima Ude (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/02/02 Simulador no Quadro Interativo: Impactos no Ensino e Aprendizagem da Física
(Thesis) Main arguer
Cândida Aparecida Machado (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2017/05/19 Aprendizagem Colaborativa da Eletricidade com Ensino Interativo
Thesis Member
Emanuel Alexandre Coutinho de Freitas Reis (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017/03/17 Atividade Experimental para o Estudo dos Fundamentos do Eletromagnetismo e da Corrente Elétrica Alternada
(Thesis) Arguer
Guilherme Dionísio (Master)
Universidade de Passo Fundo, Brazil
2012/12/14 A Física no desporto: atividades de índole interdisciplinar com Educação Física
Thesis Member
Raul Manuel Preto Alonso (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2012/12/07 Atividades sobre o Som, no âmbito de um clube de Ciências e envolvendo o ano Internacional do Morcego
Supervisor
Maria José Miranda Pires Quintas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2012/02/16 APRENDIZAGEM DE MECÂNICA DE SÓLIDOS E FLUIDOS EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS - O Impacto de Materiais Interativos e a sua Exploração Educacional
Supervisor
Edite Pereira Briosa (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2010/10/29 Experiências contra-intuitivas em diferentes áreas da Física
Supervisor
Celeste Maria Morim de Carvalho (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2007/11/09 Physlets e Questões Conceptuais – Uma forma inovadora de promover a aprendizagem dos alunos
Supervisor
Edite Pereira Briosa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2007/04 Aprender Conceitos de Física. Das dificuldades de aprendizagem ao estudo e aplicação de algumas estratégias em contexto de sala de aula
Supervisor
Joaquim Manuel Moutinho Morgado (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2003/10 A Energia no Ensino Básico, no âmbito da Resolução de Problemas
Supervisor
Astride Salvador Barreiro Mendes Ferreira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - 2021 GIREP Conference, Malta, 2021 Malta
2021 - 2021 GIREP Webinar 2020 ¿Physics Teacher Education ¿ What matters?¿
1999/07 - 1999/07 9º Encontro Europeu de Ferroelectricidade (EMF-9) Praga, República Checa

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2020/05 - 2020/07 Avaliação de curso de 3.º ciclo Ciências Físicas Aplicadas, pela A3ES
Evaluator
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015/06 - 2015/07 Programa INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), projeto 465360/2014-9 do CNPq (Brasil) - - INCT of Basic Optics and Applied to Life Sciences
Evaluator
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021/01 - 2023/12 European Journal of Physics (1361-6404) Institute of Physics - IOP
2021/01 - 2023/12 Revista do Professor de Física (2594-4746) Universidade de Brasília
2021/01 - 2023/12 Creative Education (2151-4771) Scientific Research Publishing (SCIRP)
2021/01 - 2023/12 Revista Brasileira de Ensino de Física (1806-9126) Sociedade Brasileira de Física
2021/01 - 2023/12 The Physics Teacher (1943-4928) American Institute of Physics
2020/01 - 2023/12 Science & Education (1573-1901) Springer
2019/02 - 2023/12 A Física na Escola (1983-6430) Sociedade Brasileira de Física
2016/11 - 2023/12 Gazeta de Física ( 0367-3561) Sociedade Portuguesa de Física
2013/03 - 2023/12 American Journal of Physics (1096-8644) Wiley (John Wiley & Sons)
2021/01 - 2023/05 APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (2184-7436) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto - UTAD
2021/01 - 2023/05 IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje (1932-8540) IEEE Xplore
2021/01 - 2023/05 F1000Research F1000 Research Ltd
2021/01 - 2023/05 Physics Education (1361-6552) Institute of Physics - IOP
2021/01 - 2023/05 Environmental Research Communications (2515-7620) Institute of Physics - IOP
2020/01 - 2020/12 Education Research Journal (1469-5847) Routledge Taylor & Francis Group
2020/01 - 2020/12 Indian Journal of Science and Technology (0974-5645) Indian Society for Education and Environment
2019/01 - 2019/01 Revista de Ciência Elementar (2183-1270) ICETA
2016/03 - 2016/03 Caderno Brasileiro de Ensino de Física (2175-7941) Universidade Federal de Santa Catarina
Distinctions

Award

2023 Prémio de mérito Casa das Ciências
Casa das Ciências, Portugal
2022 Menção honrosa, trabalho "Vlab Fis 2.2 - Velocidade do som"
Recursos Educativos Digitais e Abertos (REDA) , Portugal
2022 IOP Outstanding Reviewer Award 2022
Institute of Physics IOP, United Kingdom
2020 IOP Outstanding Reviewer Award 2020
Institute of Physics IOP, United Kingdom
2019 Menção honrosa, trabalho "Vlab-Fis: Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme – um vídeo preparatório à atividade AL 1.2 do 11º ano (Física)"
Casa das Ciências, Portugal
2017 Projetos de Inovação Pedagógica, "Pacote Interativo e Colaborativo (PIC) - uma forma diferente de ensinar Física"
Universidade do Porto, Portugal
2016 Menção Honrosa, trabalho "Mergulho"
2015 Menção Honrosa, trabalho "AEV Queda dos Corpos"
2014 Prémio de Excelência, trabalho "AEV Plano Inclinado"
2013 Prémio de Mérito, trabalho "AEV Bola Saltitona"
1990 Prémio Engenheiro António de Almeida / prize Engenheiro António de Almeida