???global.info.a_carregar???
Joana Batalha is a Researcher in the Linguistics Centre of NOVA University, in the Formal and Experimental Linguistics Group. She is also Assistant Professor in the Linguistics Department. She has a degree in Languages and Literatures (Portuguese and English Studies) by NOVA University of Lisbon, Faculty of Social and Human Sciences, and the University of Southampton, School of Humanities. She completed her Ph.D. in 2018 in Linguistics (Linguistics and Language Teaching) by NOVA University of Lisbon, Faculty of Social and Human Sciences. The title of her thesis is Relations between Explicit Knowledge and Reading: Comprehension of Referential Dependencies in Basic Education. Her main research areas are Language Development and Educational Linguistics. She is currently co-principal investigator in PIPALE (Preventive Intervention Project for Learning of Reading and Writing) and researcher in the Erasmus + R4S Read4Succeed. She has been researching since 2020 on her individual research project Language and Literacy at School: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, funded by FCT in the category of Junior Researcher.
Identification

Personal identification

Full name
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Citation names

  • Batalha, Joana

Author identifiers

Ciência ID
A318-58AE-0523
ORCID iD
0000-0003-0879-8187

Email addresses

  • jbatalha@fcsh.unl.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • (+351) 21 790 830 (Professional)

Addresses

  • Avenida de Berna 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
French Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2018
Concluded
Linguística (Doutoramento)
Major in Linguística e Ensino de Língua
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade - Muito Bom
2014
Concluded
NOVA Summer School in Linguistics, Psycholinguistics and Generative Grammar (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012
Concluded
Formação Avançada em Neurociências e Educação (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2007
Concluded
Ramo de Formação Educacional, Estudos Portugueses e Ingleses (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17/20
2006
Concluded
Teaching Knowledge Test (TKT) (Outros)
British Council Lisbon, Portugal
2005
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

University of Southampton School of Humanities, United Kingdom
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
17/20
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Contracted Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2011 - 2019 Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018 - 2020 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2015 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2009 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - 2017 Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção de Serviços de Língua e Cultura Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2007 - 2009 Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular Ministério da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011 - 2016 Linguística e ensino de língua: relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura [orientação de João Costa e Ana Luísa Costa]
SFRH/BD/73881/2010
PhD Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2020 - Current Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
CEECIND/00274/2018
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019 - Current Read4Suceed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais [IR Iva Pires]
2019-1-PT01-KA201-061410
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2013 - 2015 Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies [IR João Costa]
PhD Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2006 - 2007 Morfologia e sintaxe na aquisição de L2 [IR Ana Madeira]
Research Fellow
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Other

Designation Funders
2019 - Current Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
PIPALE
Principal investigator
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Câmara Municipal de Sesimbra
Ongoing
2020 - 2021 Projeto GAP - Gulbenkian Aprendizagem
Other
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
2015 - 2017 Referencial Camões PLE
Other
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Concluded
2009 - 2011 Escola Móvel
Escola Móvel
Other
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2007 - 2009 Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Other
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2007 - 2009 Programas de Português para o Ensino Básico (PPEB)
Other
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2007 - 2009 Investigação e Ensino da Língua Portuguesa (IELP)
Plano Estratégico para o Ensino do Português, DGIDC
Other
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2007 - 2008 Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) - Revisão Científica e Pedagógica
Other
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Outputs

Publications

Book
  1. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. Instrumento de diagnóstico PIPALE - versão 1. NOVA FCSH. 2019.
  2. Duarte, Regina (coord); Dias, Ana Paula; Santiago, Ana; Aleixo, Conceição; Redes, Luís Filipe; Serras, Pedro Tiago; Batalha, Joana; Henriques, Marisa. Língua de escolarização: um estudo comparativo. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação. 2009.
  3. Duarte, Regina (coord); Veigas, Ana Sofia; Batista, Iolanda; Batalha, Joana; Varela, Lina; Pignatelli, Maria da Luz; Henriques, Marisa. Posição dos docentes relativamente ao ensino da língua portuguesa. 2008.
  4. Duarte, Regina (coord); Veigas, Ana Sofia; Batalha, Joana; Pignatelli, Maria da Luz; Henriques, Marisa. Programa de Língua Portuguesa/Português: uma visão diacrónica. 2008.
  5. Reis, Carlos (org). Actas Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação. 2008.
  6. Ucha, Luísa (coord); Lima, Graça; Varela, Lina; Pignatelli, Maria da Luz; Duarte, Regina; Batalha, Joana; Henriques, Marisa. Desempenho dos alunos em Língua Portuguesa - ponto da situação. 2007.
Book chapter
  1. Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa. "Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da gramática". In A linguística na Formação do Professor: das teorias às praticas, edited by Leal, António; Oliveira, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação; Veloso, João; Duarte, Isabel Margarida, 61-80. Portugal: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2019.
    Published
  2. Batalha, Joana. "Relações entre conhecimento explícito e leitura (literária) na aula de língua materna". In Literatura e Gramática: Um diálogo infinito. Atas. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Português, 2015.
    Published
  3. Batalha, Joana. "Desenvolver a consciência e a explicitação linguística na aula de língua materna". In Atas do III Encontro Mundial de Ensino doPortuguês, edited by Gonçalves, Luís, 169-182. United States: Boavista Press, 2014.
    Published
  4. Batalha, Joana. "Relations between grammar and reading: a study of anaphor pronouns in lower secondary education". In From Language to Discourse: Selected Papers of Linguistic Sharing Forum, edited by Correia, Clara Nunes; Tanto, Camile; Shotropa, Larysa; Cunha, Lúcia; Jorge, Noémia, 199-221. Cambridge Scholars, 2014.
    Published
Journal article
  1. Joana Batalha; Maria Lobo; Antónia Estrela; Bruna Bragança. "Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 40-53. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7e0cd1da-b573-4ece-a782-d8e248154fc9.
  2. Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa. "Para um perfil do conhecimento gramatical da geração do milénio". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 37-54.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a3
  3. Batalha, Joana. "Avaliar conhecimento gramatical: análise de itens sobre compreensão de dependências referenciais". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 6 (2019): 29-40.
    Published • 10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a4
  4. Batalha, Joana. "Desenvolvimento linguístico e ensino de português como língua materna: assimetrias na compreensão de orações relativas de sujeito e de objeto". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 58-66.
    Published • 10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a5
  5. Batalha, Joana. "From grammar to reading: a study on referential dependencies". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 60-77.
    Published • 10.5565/rev/jtl3.811
Online resource
  1. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Referencial Camões PLE. 2017. https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/referencial-camoes-ple.
  2. Reis, Carlos (coord); Batalha, Joana; Henriques, Marisa; Rodrigues, Sónia. Exemplos de Planificação de Sequências Didáticas 3.º ciclo para implementação do PPEB 2009. 2010. http://www.dge.mec.pt/exemplos-de-planificacao-de-sequencias-didaticas-3o-ciclo.
Report
  1. Joana Batalha; Maria Lobo. 2022. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório intermédio 2021-2022.
  2. Joana Batalha; Maria Lobo. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: abril-junho 2021. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2f193c04-4644-491a-ae8a-d7dc5e2e091e.
  3. Joana Batalha; Maria Lobo. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: julho-setembro 2021. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/1c7eba8a-a6c4-4c7e-94b8-9d182e7b08d0.
  4. Joana Batalha; Maria Lobo. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: janeiro-março 2021. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/fb419c37-3442-4396-9e18-70afd25d0cb1.
  5. Joana Batalha; Maria Lobo. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: janeiro-abril 2020.
  6. Joana Batalha; Maria Lobo. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório final: maio-dezembro 2020.
  7. Joana Batalha; Maria Lobo. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: setembro-dezembro 2019.
  8. Joana Batalha; Maria Lobo. 2019. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: maio-agosto 2019.
Thesis / Dissertation
  1. Batalha, Joana. "Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico.". PhD, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2018. http://hdl.handle.net/10362/43439.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/05 The linguistic/metalinguistic distinction and writing development Going Meta: Bringing together an understanding of metadiscourse with students’ metalinguistic understanding
British Association of Applied Linguistics / Cambridge University Press (on-line)
2021/12 Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11 Instrumento de diagnóstico PIPALE [com Maria Lobo] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e Câmara Municipal de Sesimbra (on-line)
2021/10 Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] XXXVII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2021/07 Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
2021/06 Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] ARLE SIG Educational Linguistics Conference
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
2021/06 20 years of terminology for basic and secondary education in Portugal [com Ana Luísa Costa] ARLE SIG Educational Linguistics Conference
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
2021/05 Apresentação do Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo] Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (on-line)
2020/10 Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2020/07 Language awareness, reading and writing skills Research Seminar in Linguistics
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (on-line)
2019/10 Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" [com Ana Costa] XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2019/07 Como é que estudos em aquisição podem informar o ensino da gramática em L1 e L2? [com Joana Teixeira] XIV Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/01 Discovery learning in the teaching of grammar: a study with anaphoric pronouns III International Conference on Teaching Grammar
Universitat Autònoma de Barcelona Grup de recerca sobre ensenyament i aprenetatge de llengües (Barcelona, Spain)
2019/01 Referencial Camões PLE: contributo para a criação de um RLD para o português europeu [com Rui Vaz e Fátima Mendes] VI Jornadas de Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/09 Desenvolvimento linguístico e ensino do português LM: assimetrias na compreensão de relativas de sujeito e objeto por alunos do ensino básico XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2018/07 Que papel tem a gramática no ensino da compreensão leitora? III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2018/06 Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: compreensão de dependências referenciais no ensino básico 19.º Quid Novi? – Ponto de Encontro em Investigações Recentes em Linguística
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/09 Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da língua [com Ana Costa] 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016/07 Desenvolver o conhecimento explícito da língua no 1.º ciclo: compreensão de relações anafóricas com pronomes I Encontro Temático APL/ESE - Formação para a promoção de competências em língua
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2016/07 Developing linguistic awareness in the classroom: relations with reading comprehension 13th International Conference of the Association for Language Awareness (ALA 2016)
Association for Language Awareness (Viena, Austria)
2016/02 Que informação transmite a análise de itens sobre dependência referencial na leitura? Seminário Avaliar conhecimento gramatical
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2015/10 Que contributos pode ter o acesso a dados da avaliação externa na investigação em linguística educacional? XXXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015/10 Aprendizagem pela descoberta e ensino da gramática na aula de português Encontro Bruner na Escola
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2015/06 Can grammar teaching benefit reading comprehension? 10th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Odense, Denmark)
2015/05 Relações entre conhecimento explícito e a competência de leitura Jornadas do Grupo Linguística Formal e Experimental
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Évora, Portugal)
2015/03 Relações entre conhecimento explícito e leitura (literária) na aula de língua materna 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Évora, Portugal)
2014/08 Desenvolver a consciência e a explicitação gramaticais na aula de língua materna III Encontro Mundial de Ensino do Português
American Organization of Teachers of Portuguese (Nova Iorque, United States)
2014/07 Booka: aprender com autonomia [com Luísa Ucha e Marta Procópio] I Seminário Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
Projeto Fénix (Seixal, Portugal)
2013/06 Relations between grammar and reading: study of some syntactic structures in lower secondary education 9th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Paris, France)
2012/11 Relações entre conhecimento explícito da língua e leitura: dependências referenciais VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/11 Dependências referenciais: contributos da linguística para o ensino da língua materna VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - Current Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2º ano de escolaridade
Co-supervisor
Ciências da Linguagem (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - Current Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
Supervisor
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - Current Promover o desenvolvimento da compreensão da leitura em língua materna e língua estrangeira
Supervisor
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo nas aulas de português língua materna e de espanhol língua estrangeira
Co-supervisor
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022 - 2022 Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? [2.ª edição] (2022/04/21)
Workshop (Co-organisor)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2021/05/06)
Conference (Co-organisor)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? (2021/06/16)
Workshop (Co-organisor)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 12th International Association for Research in L1 Education Conference (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? (2016/07)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 IX Fórum de Partilha Linguística (2014/11)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2013 - 2013 VIII Fórum de Partilha Linguística (2013/11)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2012 - 2012 VI Fórum de Partilha Linguística (2012/11)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2009 - 2009 II Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2009/03)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 I Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2008/03)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 II Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2008/12)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 Oficinas de formação O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística Regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve (2008)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Ministério da Educação, Portugal
2007 - 2007 I Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2007/12)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Ministério da Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021 A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológica
(Thesis) Main arguer
Carolina Pires Araújo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
(Thesis) Arguer
Ana Carolina Coelho (Other)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2019 + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
(Thesis) Arguer
Helena Lourenço (Other)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
2019 Falar para Escrever: uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
Ana Sofia Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
(Thesis) Main arguer
Ana Mota (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2013 - Current Associação de Professores de Português Membro
2012 - Current International Association for Research in L1 Education Membro
2011 - Current Associação Portuguesa de Linguística Membro
2008 - Current Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua Formador certificado
2014 - 2016 American Organization of Teachers of Portuguese Membro
2010 - 2016 Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL Membro

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021 - Current Conselho Nacional de Educação [em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Advisor / Consultant
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2020 - Current Conselho Científico do IAVE, Ministério da Educação [em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Member
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2005 - 2007 Comissão Pedagógica de Ciências da Educação
Member
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022 - 2022 XVI Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2022 - 2022 13th ARLE L1-Education Conference University of Cyprus, Nicósia (Chipre)
2021 - 2021 XV21 Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2020 - 2020 XV Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2019 - 2019 VI Jornadas de Português Língua Estrangeira - Aquisição e Didática Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2019 - 2019 XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho, Braga
2019 - 2019 GRATO - 6ª Conferência Internacional em Gramática & Texto Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2019 - 2019 XIV Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2018 - 2018 XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade Aberta, Lisboa
2016 - 2016 Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal
2015 - 2015 IV Encontro Mundial de Ensino do Português Georgetown University, Washington (EUA)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021 - Current Gramática do Português e Ensino Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - Current Linguística Inglesa Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - Current Iniciação à Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (3.ª edição) Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Metodologias Experimentais em Linguística e Ensino de Língua [Metodologias em Linguística] Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Bases de Análise Linguística Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Projeto de Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2021 Gramática do Português Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020 Educação Intercultural Ensino de Português Língua não Materna (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020 Metodologias Experimentais em Linguística e Ensino de Língua [Metodologias em Linguística] Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e 1.º ciclo [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2020 Introdução às Ciências da Linguagem Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Metodologias e materiais para o ensino da gramática Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita: avaliar e intervir Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação ao longo da vida (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 Gramática do Português e Ensino Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2018 Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade Formação de professores (Outros) Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita, Portugal

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal
2018 - 2018 Leitura e escrita: aprender, ensinar e avaliar Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2018 Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade Formação de professores (Outros) Centro de Formação de Montijo e Alcochete, Portugal

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal
2018 - 2018 Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade Formação de professores (Outros) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal

Centro de formação Ordem de Santiago, Portugal
2015 - 2015 História da Língua Inglesa Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Modelos de leitura e escrita Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2014 Técnicas de Expressão Direito (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
2009 - 2009 Novos Programas de Português Formação de professores (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, Portugal
2008 - 2008 O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a terminologia linguística Formação de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2021 - 2021 Páginas de Português - Antena 2 / RTP [16-05-2021] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
2020 - 2020 Sociedade Civil - RTP2 [10-01-2020] Línguas

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2022 - 2022 Diacrítica (2183-9174) Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
2022 - 2022 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa
2020 - 2020 L1 Educational Studies in Languages and Literature (1567-6617) International Association for Research in L1-Education
2020 - 2020 Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 7 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística
2019 - 2019 Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 6 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística
Distinctions

Other distinction

2005 Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal