???global.info.a_carregar???
Mário Marcelino Luís de Melo.
Identification

Personal identification

Full name
Mário Marcelino Luís de Melo

Citation names

  • Melo, Mário

Author identifiers

Ciência ID
961C-A1A1-16BA
ORCID iD
0000-0002-3571-7664
Scopus Author Id
57191192296

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
French Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2012/09/01 - 2018/02/16
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ensino de circuitos elétricos segundo o modelo instrutivo 4C-ID : um estudo com alunos do 9º ano." (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor
2017/04/01 - 2017/07/07
Concluded
Introdução ao Arduino nas aulas de Física (Outros)
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
Bom
2013/04/01 - 2013/09/01
Concluded
Itens e critérios: definição, construção e aplicação (Outros)
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
Muito Bom
2012/09/06 - 2012/09/08
Concluded
22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física - Comunicação e Informação em Ciência (Outros)
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
Muito Bom
2007/09/01 - 2010/01/08
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Tecnologias Educativas
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Robótica e resolução de problemas: uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12ºano." (THESIS/DISSERTATION)
18 valores
2009/06/24 - 2009/07/22
Concluded
Avaliação das qualidades psicométricas de uma escala (Outros)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, Portugal
2008/07/21 - 2008/07/30
Concluded
Flash CS3 (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2006/10/26 - 2006/11/07
Concluded
Utilização da Robótica na sala de aula (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2005/09/05 - 2005/09/09
Concluded
Interdisciplinariedade e computação no Ensino Secundário (Outros)
Universidade de Lisboa Centro de Física Teórica e Computacional, Portugal
2002/10/31 - 2002/11/02
Concluded
Eduspace (Outros)
European Space Agency, Italy
1999/09/01 - 2000/07/30
Concluded
Curso de Especialização (Especialização pós-licenciatura)
Major in Ciência e Engenharia de Superfícies
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16 valores
1995/09/01 - 1999/06/07
Concluded
Ensino da Física e da Química - variante Física (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/01/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/06/01 - Current Researcher (Research) Design & Research Learning Environments Group (Instituto de Educação - Universidade de Lisboa), Portugal
2012/09/01 - 2017/10/31 Researcher (Research) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2000/09/01 - 2001/07/31 Research Trainee (Research) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE - Sintra, Portugal
ISCTE - Sintra, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2001/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Moderno, Portugal
1998/09/01 - 2000/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação e Cultura, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Mário Melo. 4C-ID Model and Cognitive Approaches to Instructional Design and Technology. {IGI. 2021.
    10.4018/978-1-7998-4096-1
Conference paper
  1. Melo, M.; Miranda, G.L.. "Applying the 4C-ID model to the design of a digital educational resource for teaching electric circuits: Effects on student achievement". 2014.
    10.1145/2643604.2643605
Conference poster
  1. Melo, Mário. "Robótica e Resolução de problemas: uma experiência com o educational kit Lego Mindstorms no 12ºano". Paper presented in 20º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, 2010.
Journal article
  1. Mário Melo. "Four-component instructional design (4C/ID) model: a meta-analysis on use and effect". Learning Environments Research 25 2 (2022): 445-463. http://dx.doi.org/10.1007/s10984-021-09373-y.
    10.1007/s10984-021-09373-y
  2. Melo, Mário Marcelino Luís de; Miranda, Guilhermina Lobato. "Modelo instrutivo 4C/ID: Efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º ano". Análise Psicológica 36 3 (2018): 261-278. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1293.
    Open access • Published • 10.14417/ap.1293
  3. Melo, Mário. "The 4C/ID-Model in Physics Education: Instructional Design of a Digital Learning Environment to Teach Electrical Circuits". International Journal of Instruction 11 1 (2018): 103-122. http://dx.doi.org/10.12973/iji.2018.1118a.
    Published • 10.12973/iji.2018.1118a
  4. M?rio Melo; Guilhermina L. Miranda. "The Effects 0f 4C-ID Model Approach on Acquisition and Transfer of Knowledge About Electric Circuits". International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies (2018):
    10.4018/IJWLTT.2018010107
  5. Melo, Mário; Miranda, Guilhermina Lobato. "The Effects 0f 4C-ID Model Approach on Acquisition and Transfer of Knowledge About Electric Circuits". International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies 13 1 (2018): 94-110. http://dx.doi.org/10.4018/ijwltt.2018010107.
    10.4018/ijwltt.2018010107
  6. Melo, M.; Miranda, G.L.. "The effects of the 4C/ID Model in the acquisition and transfer of learning: A meta-analysis | Efeito do modelo 4C/ID sobre a aquisição e transferência de aprendizagem: Revisão de literatura com meta-análise". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2016 18 (2016): 114-130. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991087023&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.18.114-130
  7. Melo, M.; Miranda, G.L.. "Learning electrical circuits: The effects of the 4C-ID instructional approach in the acquisition and transfer of knowledge". Journal of Information Technology Education: Research 14 2015 (2015): 313-337. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84994246145&partnerID=MN8TOARS.
Thesis / Dissertation
  1. Melo, Mário. "Ensino de circuitos elétricos segundo o modelo instrutivo 4C-ID : um estudo com alunos do 9º ano". PhD, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33142.
  2. Melo, Mário. "Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano". Master, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2093.
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/09/01 - 2023/02/28 Comunicação Multimédia Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) ISCTE - Sintra, Portugal
2022/08/01 - 2023/02/28 Comunicação e Aprendizagem Multimédia Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) ISCTE - Sintra, Portugal
Distinctions

Award

2019 Prémio Caixa Geral de Depósitos - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal