???global.info.a_carregar???
Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques. Concluiu o(a) Doutoramento em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino em 2010 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras e Mestrado em Mestrado em Linguística Geral em 2002 pelo(a) Universidade de Coimbra. É Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC). Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 42 evento(s). Coorientou 1 dissertação(ões) de mestrado. Nas suas atividades profissionais interagiu com 13 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Oralidade; Didática do Oral; Argumentação. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques. Completed a Ph.D. in Portuguese Language: Research and Teaching in 2010 at the University of Coimbra, Faculty of Letras, and a Master's degree in General Linguistics in 2002 at the University of Coimbra. Currently serves as a Researcher at the University of Coimbra, Center for General and Applied Linguistics Studies (CELGA-ILTEC). Published 7 articles in specialized journals, authored 4 book chapters, and written 6 books. Organized 1 event and participated in 42 academic events. Co-supervised 1 master's dissertation. In professional activities, collaborated with 13 colleagues in co-authoring scientific papers. Her Ciência Vitae curriculum highlights frequent terms related to scientific, technological, and artistic-cultural production, including Orality, Oral Didactics, and Argumentation.
Identification

Personal identification

Full name
Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques
Gender
Female

Citation names

  • Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha
  • Marques, Carla

Author identifiers

Ciência ID
941A-5144-7B78
ORCID iD
0000-0002-1320-5684

Email addresses

  • carlacunhamarques@uc.pt (Professional)
  • carlacunhamarques@gmail.com (Personal)

Addresses

  • Universidade de Coimbra, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Largo da Porta Férrea Coimbra, 3000-453, Coimbra, Coimbra, Portugal (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2010
Concluded
Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A argumentação oral formal em contexto escolar." (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por unanimidade com louvor e aclamação
1998 - 2002
Concluded
Mestrado em Linguística Geral (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Os "Relativos". Contributo para um estudo sintáctico" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2011/07/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Marques, Carla; Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes. Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática. Portugal: Grácio Editor. 2023.
    Published • Editor
  2. Marques, Carla; Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análises.. Portugal: Grácio. 2022.
    http://hdl.handle.net/10400.8/8195
  3. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Inês Silva. A_Prova – Português 9.º ano. Lisboa, Portugal: ASA - Leya. 2014.
    Published
  4. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Inês Silva. Contos e recontos. Edição revista de acordo com as Metas Curriculares de Português. Lisboa, Portugal: ASA - Leya. 2014.
    Published
  5. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Inês Silva. Testes – 9.º. Porto, Edições Asa – Leya.. LIsboa, Portugal: ASA - Leya. 2013.
    Published
  6. Ferreira, Paula; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Silva, Inês. Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário.. Porto, Portugal: Edições ASA. 2006.
    Published
Book chapter
  1. Marques, Carla. "A construção de um manual escolar: Eixos determinantes e tensões latentes". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, edited by Marques, Carla; Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes, 218-226. Grácio Editor, 2023.
    Published
  2. Marques, Carla. "O texto oral de opinião – um ponto da situação". In Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra; Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2019.
    Published
  3. Marques, Carla. "Textos de matriz argumentativa: uma proposta de articulação do Português com a Física e Química". In Percursos da interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Português, 2019.
    Published
  4. Ferreira, Paula Cristina; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Silva, Inês. "Oficina de Escrita - a frase, o texto no espaço-folha". In 6.ª Encontro Nacional da Associação de Professores de Português : Diversidade, diversificação, diferenciação (CR rom), 1-11. Lisboa, Portugal: APP, 2005.
    Published
Conference abstract
  1. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "O Ensino da Nova Terminologia Linguística: reflexões e práticas". Paper presented in 6º encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, 2005.
    Published
Conference paper
  1. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "“Da literatura à oralidade: o género texto de opinião”". Paper presented in 12.º encontro da Associação de Professores de Português (ENAPP), Lisboa, 2017.
    Published
  2. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "Estratégias narrativas ao serviço da argumentação em textos orais de aprendentes entre os 10 e os 11 anos.". Paper presented in XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística., Coimbra, 2014.
    Published
  3. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "O debate escolar: confronto ou construção partilhada". Paper presented in Atas do 10.º Encontro Nacional da APP, Lisboa, 2013.
    Published
  4. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "Oralidade e funcionamento da Língua: a produção de narrativas orais por alunos do Ensino Secundário". Paper presented in 8º encontro Nacional da APP, Lisboa, 2009.
    Published
  5. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Inês Silva. "Oralidade, Pragmática e Linguística do texto: como e para quê?". Paper presented in 7.º Encontro nacional da APP, Coimbra, 2007.
    Published
Edited book
  1. Marques, Carla. Exame 2024 - Prova Final de Português 9.º Ano. Lisboa: Leya Educação. 2020.
    Published
  2. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. Exame Prova Final Português 9.º ano. Lisboa, Portugal: Leya Educação. 2018.
    Published
  3. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. A argumentação oral formal em contexto de sala de aula. Coimbra, Portugal: Estudo Geral - Universidade de Coimbra. 2011.
Journal article
  1. Marques, Carla. "Oralidade nos Documentos de Referência Curricular". Signum: Estudos da Linguagem 26 1 (2023): 11-22. https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p11.
    Open access • Published • 10.5433/2237-4876.2023v26n1p11
  2. Marques, Carla. "Práticas de oralidade no ensino: do texto ao contexto". EntreLetras 14 1 (2023): 132-147. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147.
    Open access • Published • 10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147
  3. Marques, Carla. "Expressão oral: entre a avaliação holística e a avaliação analítica". Palavras 58-59 (2022): 43-53. https://doi.org/10.61248/palavras.vi58-59.
    Open access • Published
  4. Marques, Carla. "Estratégias de apresentação de opinião em alunos de ensino básico e secundário: a abertura e a introdução". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 26 1 (2022): 226-245. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37925.
    Open access • Published
  5. Marques, Carla. "O jogo escolar como estratégia de enquadramento da argumentação oral formal". Palavras 42-43 (2013): 65-78. https://app.pt/revista-palavras-n-o-42-43/.
    Published
  6. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "Oralidade e Escola". Cadernos do ECB 3 (2010): 71-77.
    Published
  7. Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. "O ensino da nova terminologia linguística: reflexões e práticas". Palavras 28 (2005): 99-111.
    Published
Journal issue
  1. Marques, Carla. "Revista Palavras". Palavras 60-61 (2023): https://app.pt/revista-palavras-n-o-60-61/.
    Published • https://doi.org/10.61248/palavras.vi60-61 • Invited editor
Manual
  1. Marques, Carla; Neves, Ana Paula. A Par e Passo 9. Lisboa, Portugal: Asa. 2023.
    Published
  2. Marques, Carla; Neves, Ana Paula. A Par e Passo 8. Lisboa: Asa. 2022.
    Published
  3. Marques, Carla; Neves, Ana Paula. A Par e Passo 7. Lisboa, Portugal: Asa. 2021.
    Published
  4. Marques, Carla ; Inês Silva. Letras e Companhia 9. Lisboa, Portugal: ASA. 2013.
    Published
  5. Marques, Carla; Inês Silva. Contos e Recontos 8. Lisboa, Portugal: ASA. 2012.
    Published
  6. Marques, Carla; Inês Silva. Contos e Recontos 7. Lisboa, Portugal: ASA. 2011.
    Published
  7. Marques, Carla; Inês Silva. Oficina da Língua 7. Porto, Portugal: Edições ASA. 2006.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/06/01 A didática do oral Perspetivas e Caminhos Aula Aberta ao Curso de Mestrado emEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/10/01 - Current Texto Expositivo Oral
Co-supervisor
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/09/07 - 2023/09/08 3.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3) - Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (2023/09/07 - 2023/09/08)
Congress (Co-organisor)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/11/08 - 2023/11/08 Comunicação: O corpo fala: a gestualidade no oral
Conference
Ciclo de lives do LABOR "Oralidade: gêneros acadêmicos e profissionais"
Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino, Brazil
2023/04/12 - 2023/04/12 Dinamização da oficina: Passos de um projeto de oralidade
Workshop
15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português – Português em jogo e em projeto
Associação de Professores de Português - APP, Portugal
2022/06/08 - 2022/06/08 A sequência didática no contexto de uma abordagem sequencial
Symposium
2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2021/11/24 - 2021/11/24 Comunicação: Como argumentam os alunos? Propostas de análise do fenómeno e de intervenção didática
Conference
Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (JEALP)
Universidade Federal de Ouro Preto, Brazil
2021/09/09 - 2021/09/09 Comunicação : Escolhas discursivas e construção de materiais didáticos
Round table
2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2017 - 2017 “Da regularidade dos modelos à atipicidade dos textos reais: o caso do texto de opinião”.
Conference
GRATO V
FCSH - UNLisboa, Portugal
2017 - 2017 “A expressão pública da opinião: uma competência essencial”
Meeting
Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares
2016 - 2016 “Ver dentro das palavras” – casos de morfologia”.
Conference
Ciclo de conferências Saberes e Práticas – português – 5.º ano
Edicoes Asa, Portugal
2016 - 2016 “A construção da referência na língua”
Workshop
Edicoes Asa, Portugal
2016 - 2016 “Oralidade para todos: exercícios práticos”
Meeting
Encontro III Para Além de Princesas e Dragões – A oralidade como objeto de ensino
2016 - 2016 “Oralidade: domínios e práticas”
Meeting
III Para Além de Princesas e Dragões – A oralidade como objeto de ensino
2016 - 2016 “A Gramática no 3.º ciclo do Ensino Básico - casos de morfologia –“
Meeting
Jornadas Pedagógicas da APP – Coimbra
APP, Portugal
2016 - 2016 Experiências inovadoras no âmbito do desenvolvimento da oralidade da população escolar fora do espaço de sala de aula
Other
V Ciclo de Debates OBVIE 2016
FPCEUP, Portugal
2016 - 2016 “A problemática dos géneros orais como objeto de ensino”
Other
Aula Aberta ao 3.º Ciclo- Curso de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino
2015 - 2015 “Textos orais: o caso da argumentação”
Meeting
Jornadas d@ Informação
2015 - 2015 “A oralidade: uma comunicação multifacetada”
Meeting
Jornadas d@ Informação
2014 - 2014 “Gramática e Metas Curriculares”
Conference
Ciclo de conferências “As línguas cruzam fronteiras II”
Centro de Formação Beira Serra, Portugal
2013 - 2013 Programas de Português, oral e metas curriculares
Round table
10.º Encontro Nacional da APP
APP, Portugal
2013 - 2013 O debate escolar: confronto ou construção partilhada
Meeting
10.º Encontro Nacional da APP
2013 - 2013 O oral formal em contexto escolar: o caso da argumentação
Seminar
Seminários CELGA
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2013 - 2013 O Lugar da Expressão Oral no Ensino do Português
Meeting
III EIP / III SIELP
ESE Santarém, Portugal
2013 - 2013 Pode ensinar-se a argumentar oralmente?”
Conference
AS LÍNGUAS CRUZAM FRONTEIRAS
CFAECI, Portugal
2012 - 2012 Leitura literária – por que tenho de ler este livro? e Oficina de escrita – erros de sintaxe
Workshop
2012 - 2012 Fatores de Coesão na escrita e na oralidade
Meeting
Ensinar gramática
2012 - 2012 3º Encontro de Pós-graduação em Linguística
Meeting
3º Encontro de Pós-graduação em Linguística
2012 - 2012 Acordo Ortográfico – o que mudou?
Workshop
2011 - 2011 Projecto de Formação para o Novo Programa de Português Básico II – Aprofundamento
Workshop
2011 - 2011 Ensinar gramática no ensino básico
Workshop
2010 - 2010 A argumentação oral formal
Meeting
1.º Encontro de Pós-Graduação
2010 - 2010 Questões do Ensino da Oralidade em Contexto de Sala de Aula
Seminar
7.º Fórum GPS
2010 - 2010 Pode ensinar-se a argumentar oralmente?
Congress
II Encontro Internacional de Português
2009 - 2009 História de uma aula e dos percursos a que um texto levou
Meeting
Encontro Pedagógico ASA’09
2009 - 2009 Questões do Ensino da Oralidade em Contexto de Sala de Aula
Meeting
Novos Desafios, Novos Percursos: Jornadas de Ensino-Aprendizagem das Línguas-Cultura
2009 - 2009 Ensino do Português: da terminologia às novas abordagens didácticas
Workshop
2008 - 2008 Oralidade e Funcionamento da Língua: a produção de narrativas orais por alunos do Ensino Secundário
Meeting
8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
2008 - 2008 Nova Terminologia Linguística: reflexão e operacionalização para o ensino básico
Workshop
2007 - 2007 Contributos da nova terminologia linguística para o ensino da expressão oral
Meeting
7º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
2007 - 2007 Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
Workshop
Ação de Formação
2006 - 2006 Terminologia Linguística: questões de coesão e de coerência textual
Workshop
2006 - 2006 Terminologia Linguística: morfologia e sintaxe
Round table
2005 - 2005 Programa de Língua Portuguesa para o Ensino Secundário
Workshop
Ação de formação
Centro de Formação Tomás Fonseca, Portugal
2004 - 2004 Programa de Língua Portuguesa para o Ensino Secundário: análise e operacionalização; Linguística do Português
Workshop
Ação de formação

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2012 Avaliação do sistema de Gestão da Escola Pública Estadual do Piauí Paulo Pereira da Rocha (PhD)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2011/07 - Current CELGA

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/04/11 - 2023/04/12 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores. de Português, “Português em jogo e em projeto”, Fundação Oriente, Lisboa
2023/03/01 - 2023/03/30 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português “Português em jogo e em projeto” Fundação e Museu do Oriente
2021/01/15 - 2021/06/30 2.º Encontro Nacional de Discurso Académico Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Encontro a distância
2018/01/15 - 2018/06/30 1.º Encontro Nacional de Discurso Académico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/01/01 - 2023/03/31 Consultora científico-pedagógica do manual escolar Sentidos 12 - Edições ASA
2022/01/01 - 2022/03/31 Consultora científico-pedagógica do manual escolar Sentidos 11 - Edições ASA
2021/01/01 - 2021/03/31 Consultora científico-pedagógica do manual escolar Sentidos 10 - Edições ASA

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/10/01 - 2023/02/02 Programa de Desenvolvimento Profissional Docente no Âmbito das Aprendizagens Essenciais – Cursos profissionais – Disciplina de Português – 2.ª edição Programa de Desenvolvimento Profissional Docente no Âmbito das Aprendizagens Essenciais – Cursos profissionais – Disciplina de Português (Outros) Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
2021/10/01 - 2022/01/31 Programa de Desenvolvimento Profissional Docente no Âmbito das Aprendizagens Essenciais – Cursos profissionais – Disciplina de Português – 1.ª edição Programa de Desenvolvimento Profissional Docente no Âmbito das Aprendizagens Essenciais – Cursos profissionais – Disciplina de Português – 1.ª edição (Outros) Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2017/04/09 - 2017/05/06 Atas do Encontro de Pós-Graduação em Linguística