| Book | 
                                    Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Glória; Pereira, Sara. Metodologia de História. Luanda, Angola: Editora
                                       Edgard Blücher. 2010.
                                       10.5151/blucheroa-mcmdsSolé, Maria Glória Parra Santos. Meadela, comunidade rural do Alto Minho : sociedade e demografia : (1593-1850). Universidade
                                       do Minho. Núcleo de Estudos de População e Sociedade (NEPS). 2001.
                                       
                                     | 
                           
                              | Book chapter | 
                                    Solé, Glória. "Ensino de história a jovens refugiados: um estudo comparativo  entre a Grécia e Portugal". In Prática Comunitária
                                       e História Pública, edited by Ferreira, Fátima; Madeira, Bruno. 2024.
                                       In pressSolé, Glória. "A exploração do pensamento histórico e de consciência patrimonial em contexto de museu: um estudo com alunos
                                       da Licenciatura de Educação Básica da Universidade do Minho (Portugal)". In Experimentações do patrimônio: Práxis para
                                       uma Educação dialógica, edited by Cardoso, Cláudira; Quevedo, Everton; Barroso, Vera, 271-296. EVANGRAF/ ISCMPA, 2023.
                                       PublishedSolé, Glória; Barca, Isabel. "As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais". In Las
                                       Ciencias Sociales e su Didactica: pensamento histórico y educacion democrática, edited by Sanchez, Lydia; Miralles, Pedro;
                                       Belatti, Ilária, 269-281. Editorial Octaedro, 2023.
                                       PublishedGraça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital:
                                       um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico". In Pensamento Histórico e Humanismo, edited by M. Auxiliadora
                                       Schmidt; Isabel Barca, 69-85. Brazil: WAS Edições, 2022.
                                       PublishedSolé, Maria Glória Parra Santos; Trigueros Cano, Francisco Javier; Rubio Leiva, Ana María; Molina Saorín, Jesús. "Historical
                                       Thinking as a Dynamic Vehicle for Teaching Through Key Competences". In Cases on Historical Thinking and Gamification in
                                       Social Studies and Humanities Education, edited by María Martinez-Hiita; Cosme Gómez Carrasco; Pedro Miralles, 37-51.
                                       IGI Global, 2022.
                                       10.4018/978-1-6684-5240-0.ch003Solé, Glória; Vasconcelos, Márcia. "Approches multiperspectivistes sur la politique coloniale sous l’Estado Novo (dictature)
                                       par des élèves portugais". In Tensions dans l’enseignement de l’histoire nationale et des sciences sociales- Vues québécoises
                                       et internationales, edited by Maria- Claude Larouche; Félix Bouvier; Pierre-Luc Fillion, 115-134. Septectrium, 2022.
                                       PublishedSolé, Glória. "Ser professor da geração Alpha -os desafios da profissionalização para a docência e a promoção de competências
                                       em História e Geografia". In Enseñanza de las ciencias sociales para una ciudadanía democrática, edited by C. Gómez;
                                       J. Souto; P. Miralles, 71-90. Octaedro, 2021.
                                       PublishedGraça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "(RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
                                       HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO". In Educação
                                       enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana, 166-179. Atena Editora, 2021.
                                       Published • 10.22533/at.ed.52921031113Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes
                                       inovadores de aprendizagem". In La formación del profesorado en didáctica de las ciencias sociales en el ámbito Iberoamericano,
                                       edited by María del Carmen Sánches Fuster; José Maria Campillo Ferrer; Verónica Vivas Moreno, 173-186. Múrcia, Spain: Ediciones
                                       de la Universidad de Murcia, 2021.
                                       PublishedGraça, Vânia Gabriela Dias; Ramos, Maria Altina; Solé, Glória. "As contribuições do uso das TICS no Ensino e na aprendizagem
                                       histórica: uma revisão sistemática da literatura". In Anais da 1.ª Conferência Internacional de países de língua lusófona
                                       e Tcheca: educação, arte, tecnologias e empreendedorismo. Curitiba, Brazil: Appris, 2021.
                                       In pressSolé, Glória. "Educação Histórica em Portugal: percursos formativos e investigativos na Universidade do Minho". In Vinte
                                       anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, edited by Alves, Luís Alberto; Gago, Marília; Lagarto, Mariana.
                                       Porto, Portugal: FLUP, Universidade Porto, 2021.
                                       PublishedSolé, Glória; Apostolidou, Eleni. "Different Ways to Relate with the Other: Prospective Teachers Ideas about Teaching History
                                       to Refugee Youth- a Comparative Study.". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era de la pósverdad.,
                                       edited by Juan Ramón Moreno; José Monteagudo, 129-144. Múrcia, Spain: Editum, Editora de la Universidade de Múrcia, 2019.
                                       PublishedSolé, Glória. "Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do
                                       outro nos documentos oficiais e nos manuais escolares.". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era
                                       de la pós-verdade, edited by J. Ramón Moreno-Vera; J. Monteagudo-Fernandez, 475-496. Múrcia, Spain: Editum, 2019.
                                       PublishedRamos, Fernanda Clara Costa; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade
                                       e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico". Universidade de Múrcia, 2018.
                                       
                                    Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses
                                       do 2.º ciclo do ensino básico". Universidade de Múrcia, 2018.
                                       
                                    Solé, Glória. "Avaliação de Contextos Pedagógicos no ensino da História implementados num estudo de caso com alunos do 1.º
                                       CEB em Portugal.". In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural, edited by .M. Román Sánchez;
                                       M. A. Carbonero Martín; J. D. Valdivieso Pastor, 4366-4381. Spain: Universitat Jaume I, 2018.
                                       PublishedSolé, Glória. "A História nos manuais escolares de 1.º Ciclo do Ensino Básico- um estudo longitudinal a partir dos manuais
                                       de 4.º ano de Estudo do Meio.". 321-350. Portugal: Associação de Professores de História, 2018.
                                       PublishedSolé, Glória; Barca, Isabel. "Introdução.". In O Manual Escolar no Ensino da História-  Visões Historiográficas e Didática,
                                       3-11. Portugal: Associação de Professores de História, 2018.
                                       PublishedSolé, Maria Glória Parra Santos. "Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal". 2017.
                                       
                                    Pimentel, Joana; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de
                                       aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico". Paco Editorial, 2017.
                                       
                                    Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um
                                       estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico". Paco Editorial, 2017.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos; Pinto, Helena; Cainelli, Marlene. "Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’
                                       too?". 2016.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos. "O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica
                                       na Universidade do Minho (Portugal)". 2016.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos. "Introdução [a] "Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial"".
                                       In Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica., 7-13. Portugal: Universidade
                                       do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
                                       PublishedNunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes
                                       Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
                                       (CIEd), 2015.
                                       
                                    Lopes, Inês Florindo; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração
                                       na educação estética". 189-208. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
                                       PublishedMarinho, Catarina; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna:
                                       Sua interpretação por alunos do ensino secundário". 325-344. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
                                       (CIEd), 2015.
                                       PublishedAlmeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento
                                       histórico". 230-263. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
                                       PublishedAbrantes, Paulo Elísio Marinho; Nascimento, Gleide Alencar Do; Junior, João Carlos Nara. "A compreensão do tempo e do tempo
                                       histórico pelas crianças- um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB.". edited by Joaquín Prats; Barca, Isabel; Rámon
                                       Lopes Facal, 95-112. Portugal: CIED, 2015.
                                       Published • 10.22533/at.ed.06318121222Solé, Glória; Pinto, Helena; Lopez, Rámon Facal; Martínez, Tánia; Sabaté, Miquel. "Educação histórica e educação patrimonial-novos
                                       desafios.". In Educação Patrimonial- contributos para a construção de uma consciência histórica, 53-75. Portugal: CIED,
                                       2015.
                                       PublishedSolé, Glória; Nunes, Gizela. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património- Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas
                                       por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.". In Educação Patrimonial- contributos para a construção de uma consciência histórica,
                                       edited by Solé, Glória, 285-299. Portugal: CIED, 2015.
                                       PublishedSolé, Glória. "O Património arqueológico como recurso para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial- um estudo
                                       com os alunos da Licenciatura de Educação Básica.". In Educação Patrimonial- novos desafios pedagógicos, edited by
                                       Solé, Glória, 95-124. CIED, 2014.
                                       PublishedSolé, Glória. "Formação de professores e educadores em Educação Patrimonial na Universidade do Minho- estratégias pedagógicas
                                       em Educação Patrimonial.". In Educação Patrimonial- novos desafios pedagógicos, edited by Solé, Glória, 215-252. Portugal:
                                       CIED, 2014.
                                       PublishedSolé, Glória. "Consciência histórica, memória e identidade- aproximações a partir de um estudo de consciência histórica de
                                       crianças e jovens.". In Escola e Comunidade- Laboratórios de Cidadania Global., edited by Sousa, Florbela; Gonçalves,
                                       Susana, 189-205. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa/Instituto de Educação, 2012.
                                       PublishedSolé, Glória. "A banda desenhada como recurso didáctico-pedagógico para a construção do conhecimento histórico nos alunos
                                       do 1.º CEB.". edited by Azevedo, Fernando; A. Mesquita; A. Balça; Sara Reis da Silva, 357-390. Portugal: Lulu Entreprises,
                                       2011.
                                       PublishedSolé, Glória. "Metas de aprendizagem no 1.º CEB- um exemplo da sua operacionalização.". edited by Barca, Isabel, 135-156.
                                       Portugal: CIED, 2011.
                                       Published | 
                           
                              | Conference paper | 
                                    Gómez, Cosme J. Carrasco; Solé, Maria Glória Parra Santos. "What historical competencies promote the textbooks of history
                                       teaching? A comparative study between Spain, England and Portugal". Paper presented in 4ème Conference Internationale de
                                       l’AIRDHSS /IRAHSSE, Paris, 2018.
                                       
                                    Júnior, Halferd Ribeiro; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Formação de professores de História: o estágio supervisiondado
                                       da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho". 2017.
                                       
                                    Cardoso, Tiago; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Potencialidades da banda desenhada histórica para o ensino e aprendizagem
                                       da História: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
                                       
                                    Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com
                                       turmas de 1º e 2º CEB". 2017.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos. "Desenvolver competências em História através da interpretação de fontes icónicas". 2017.
                                       
                                    Nunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do
                                       saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico". 2017.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos; Junior, Halferd Carlos Ribeiro. "What history teacher are we training in Brazil and Portugal?
                                       A comparative study between the Federal University of the Southern Border and the University of Minho". 2017.
                                       
                                    Cardoso, Tiago; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o
                                       ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico". 2017.
                                       
                                    Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: Um
                                       estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
                                       
                                    Ramos, Fernanda Clara Costa; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O potencial didático da genealogia para a construção da identidade
                                       e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
                                       
                                    Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Património histórico de Braga como recurso didático: Um estudo com alunos
                                       do 5.º ano de escolaridade". 2017.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos; Barca, Isabel; Squinelo, Ana; Apostolidou, Eleni. "Using textbook resources to constructing
                                       ideas in history: a study with portuguese students about ideas on slavery and the slavery traffic from Africa to Brazil".
                                       2017.
                                       
                                    Nunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes
                                       Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". 2016.
                                       
                                    Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Aprender história através da exploração do património local como recurso
                                       didático: uma experiência em educação patrimonial com alunos do 5.º ano de escolaridade". 2016.
                                       
                                    Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes
                                       patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade". 2016.
                                       
                                    Marinho, Catarina; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A literacia cartográfica e a representação do espaço na Idade Moderna:
                                       um estudo com alunos do Ensino Secundário". 2016.
                                       
                                    Oliveira, Ana João; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade
                                       em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano". 2016.
                                       
                                    Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Vilaça, Teresa; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Almeida, M. J.; Pereira,
                                       Iris Susana Pires; et al. "O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino". 2013.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos; Varela, Paulo Idalino Balça. "Modelo de formação de educadores/professores na área de didática
                                       de estudo do meio : análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças". 2013.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "History as identity construction and fostering of
                                       “memory” preservation". 2008.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos. "A genealogia como estratégia de ensino/aprendizagem do tempo histórico no 1.º ciclo". 2005.
                                       
                                    Solé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "Experiencing Citizenship in Primary Classrooms.". Paper presented in
                                       The Experience of Citizenship- Proceedings of the sixth conference of the Children's Identity and Citizenship in Europe
                                       Thematic Network., 2004.
                                       PublishedSolé, Glória. "Contributos do Uso de Lendas para a compreensão histórica: da teoria à prática.". Paper presented in 1.º
                                       Encontro sobre narrativas históricas e ficcionais., 2004.
                                       PublishedFreitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Desenvolvimento integrado de competências linguísticas
                                       e de compreensão histórica através do uso da narrativa: da teoria à prática". 2003.
                                       
                                    Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A integração das tecnologias nos estudos sociais
                                       no ensino básico". 2003.
                                       
                                    Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O uso da narrativa nos Estudos Sociais". 2003.
                                       
                                    Freitas, Maria Luísa Amaral Varela; Solé, Maria Glória Parra Santos; Almeida, Ana Maria Tomás de. "Portuguese elementary teachers'
                                       perceptions of portugueseness, europeaness and the role of social studies". 2002.
                                       
                                    Solé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Almeida, Ana Maria Tomás de. "Portuguese Elementary Teacher’s perceptions
                                       of portuguesenes, europeaness and the role of Social Studies.". Paper presented in Future Citizens in Europe - Proceedings
                                       of the fourth Conference of the Children´s Identity and citizenship in Europe Thematic Network., 2002.
                                       PublishedSolé, Maria Glória Parra Santos. "A técnica de "História ao vivo": a realização de uma feira medieval no Lindoso: didácticas
                                       e metodologias do ensino". 2001.
                                       
                                     | 
                           
                              | Edited book | 
                                    Solé, Glória, ed. O Manual Escolar no Ensino da História- Visões Historiográficas e Didáctica.. Lisboa, Portugal: Associação
                                       de Professores de História. 2018.
                                       Published • EditorEducação patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial. Braga, Portugal: Universidade do
                                       Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2015.
                                       Published • EditorEducação patrimonial : novos desafios pedagógicos. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
                                       2014.
                                       Published • Editor | 
                           
                              | Journal article | 
                                    Pacheco, Elsa; Solé, Glória; Soares, Laura; Gago, Marília. "Conceitos de Geografia e História do ensino básico ao superior
                                       ensaio no NW de Portugal". Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales 45 (2023): 11-31. http://dx.doi.org/10.6018/areas.528121.
                                       Published • 10.6018/areas.528121Solé, Glória; Santos, Inês. "Compreender a mudança histórica e a multiperspetiva através da banda desenhada: um estudo com
                                       alunos portugueses subordinado ao feminismo". Clío 49 (2023): 15-37. http://dx.doi.org/10.26754/ojs_clio/clio.2023499533.
                                       Published • 10.26754/ojs_clio/clio.2023499533Solé, Glória; Gago, Marília. "Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade
                                       obrigatória e do Mestrado em Ensino de História". REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales
                                       13 (2023): 107-121. http://dx.doi.org/10.17398/2531-0968.13.07.
                                       10.17398/2531-0968.13.07Cózar Gutiérrez, Ramón; Solé, Glória; Rodríguez Pérez¿, Raimundo A.. "Unión Ibérica en los manuales de historia de Educación
                                       Secundaria. Un estudio comparativo entre Portugal y España". Studia Historica: Historia Moderna 45 1 (2023): 147-181.
                                       http://dx.doi.org/10.14201/shhmo2023451147181.
                                       Published • 10.14201/shhmo2023451147181Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Altina. "Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje
                                       histórico". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 26 2 (2023): 207-217. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.551411.
                                       Published • 10.6018/reifop.551411Noda, Marisa; Solé, Maria Glória Parra Santos; Cainelli, Marlene. "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em
                                       história: um estudo sobre Brasil/Portugal". Educação e Pesquisa 48 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202248244825port.
                                       Published • 10.1590/s1678-4634202248244825portSolé, Glória. "Ensino da História em Portugal: o currículo, programas, manuais escolares e formação docente". El Futuro
                                       del Pasado 12 (2021): 21-59. http://dx.doi.org/10.14201/fdp2021122159.
                                       10.14201/fdp2021122159Solé, Glória; Gago, Marília. "The history teacher education process in Portugal: a mixed method study about professionalism
                                       development". Humanities and Social Sciences Communications 8 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1057/s41599-021-00726-9.
                                       Published • 10.1057/s41599-021-00726-9Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Altina. "Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta
                                       didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Educação Histórica - REDUH 21 (2021): 82-94.
                                       PublishedGómez, Cosme J.; Solé, Glória; Miralles, Pedro; Sánchez, Raquel. "Analysis of Cognitive Skills in History Textbook (Spain-England-Portugal)".
                                       Frontiers in Psychology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.521115.
                                       Published • 10.3389/fpsyg.2020.521115Ribeiro Junior, Halferd Carlos; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Modelos de formação de professores de História: um estudo
                                       comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal)". Educação (2020):
                                       http://dx.doi.org/10.5902/1984644439103.
                                       10.5902/1984644439103Solé, Glória. "Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação
                                       entre a prática e a investigação em educação histórica". Roteiro 45 (2020): 1-26. http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i0.21997.
                                       10.18593/r.v45i0.21997Solé, Glória. "A «história ao vivo»: recriação histórica de uma feira medieval no castelo de Lindoso em Portugal". HER&MUS
                                       (Revista Heritage & Museography), Monográfico: Recreación histórica, pasado y património 20 (2020): 102-122.
                                       PublishedApostolidou, Eleni; Solé, Gloria. "National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese
                                       and Greek university student teachers". History Education Research Journal 17 1 (2020): 81-99. http://dx.doi.org/10.18546/herj.17.1.07.
                                       Published • 10.18546/herj.17.1.07Apostolidou, Eleni; Solé, Gloria. "National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese
                                       and Greek university student teachers". History Education Research Journal 17 1 (2020): http://dx.doi.org/10.18546/herj.17.1.07.
                                       10.18546/herj.17.1.07Solé, Glória. "APRENDIZAGEM HISTÓRICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL): A ARTICULAÇÃO
                                       ENTRE A PRÁTICA E A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA". Roteiro 45 (2020): http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i0.21997.
                                       Open access • Published • 10.18593/r.v45i0.21997Solé, Glória; Costa, Anabela. "Costa, A. & Solé, G. (2020). A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses
                                       do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança.". Educação em Análise, 5 (1), 31-56. (Qualis CAPES - 2019 - B3)
                                       5 1 (2020):
                                       PublishedSolé, Glória; Pacheco, Elsa; Soares , Laura. "Formação de professores de Geografia e de História: uma década de investigação-ação
                                       pós Bolonha". Revista Interuniversitaria de Formación del Professorado (REIFOP) 95 34,3 (2020): 33-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7856913.
                                       PublishedSolé, Glória. "Children's understanding of time: A study in a primary history classroom". History Education Research Journal
                                       16 1 (2019): 158-173. http://dx.doi.org/10.18546/herj.16.1.13.
                                       10.18546/herj.16.1.13Cardoso, Tiago; Solé, Glória Santos. "A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História". Antíteses
                                       11 22 (2019): 713. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p713.
                                       10.5433/1984-3356.2018v11n22p713Squinelo, Ana Paula; Barca, Isabel; Solé, Glória. "O conceito Escravidão nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários
                                       e narrativas em Brasil e Portugal". História & Ensino 24 2 (2018): 55. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55.
                                       10.5433/2238-3018.2018v24n2p55Solé, Maria Glória Parra Santos. "Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses
                                       do 2.º ano do ensino básico". Diálogos 22 2 (2018): 184. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v22i2.41279.
                                       10.4025/dialogos.v22i2.41279Cunha, Carlos Alexandre; Solé, Glória Santos. "Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos
                                       do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and
                                       2nd cycle of Basic Education". Educação em Foco 21 34 (2018): 193. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708.
                                       10.24934/eef.v21i34.2708Rodríguez Pérez, Raimundo A.; Solé, Glória; Moreira, Flávia; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Los manuales escolares de historia
                                       en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en Educación Primaria y Secundaria". Arbor 194 788 (2018): 444. http://dx.doi.org/10.3989/arbor.2018.788n2004.
                                       10.3989/arbor.2018.788n2004Solé, Glória. "O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórica nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses
                                       de primária (1.º CEB)". Educatio Siglo XXI 36 1 Marzo (2018): 59. http://dx.doi.org/10.6018/j/324171.
                                       10.6018/j/324171Sole, Maria Glória. "A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção
                                       de identidade(s) = La Historia en los libros de texto de primaria en Portugal: representaciones sociales y construcción de
                                       identidades". Historia y Memoria de la Educación 0 6 (2017): 89-116. http://dx.doi.org/10.5944/hme.6.2017.17128.
                                       Published • 10.5944/hme.6.2017.17128Solé, Glória; Moreira, Flávia. "O conceito de mudança em História- conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes
                                       visuais e objetuais.". Revista Ibero-americana de Educação Histórica (RIBEH). 1 1 (2017): 126-153. https://revistas.unila.edu.br/riaeh/article/view/1276/1323.
                                       PublishedSolé, Glória; Solé, Maria Glória Parra Santos. "As competências específicas no ensino da História- a dimensão da temporalidade
                                       para a compreensão.". CLÍO- Históry and History Teaching. Monográfico: Enseñanza de la Historia y desarrollo de las competencias
                                       sociales y cívicas. 43 (2017): http://clio.rediris.es/.
                                       PublishedSolé, Glória; Apostolidou, Eleni. "The historical consciousness of students-prospective teachers- Greek and Portuguese aspects
                                       in the context of the current economic crisis.". 38 (2017): 95-116.
                                       PublishedSolé, Glória; Llonch, Nayra. "Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem
                                       da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula". Antíteses 9 18 (2016): 87-117. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p87.
                                       Published • 10.5433/1984-3356.2016v9n18p87Solé, Glória; Reis, Diana; Machado, Andreia. "The Potentialities Of Using Historical Fiction And Legends In History Teaching:
                                       A Study With Primary Education Portuguese Students". History Education Research Journal 14 1 (2016): 137-154. http://dx.doi.org/10.18546/herj.14.1.11.
                                       10.18546/herj.14.1.11Solé, Glória; Dias, Paula. "Os Memoriais como lugares de memória da participação dos portugueses na I Guerra Mundial: explicações
                                       e significados por alunos do 9.º ano.". Estudos Regionais. 10 (2016): 111-127.
                                       PublishedSolé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: Um estudo de caso com alunos
                                       portugueses do 1º. CEB". Diálogoa 19 1 (2015): 143-179.
                                       PublishedSolé, Glória; Reis, Diana; Machado, Andreia. "Potencialidades didáticas da literatura infantil de ficção histórica no ensino
                                       de história: um estudo com alunos portugueses do 6º ano do Ensino Básico". História & Ensino 20 1 (2014): 7-34. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p7.
                                       Published • 10.5433/2238-3018.2014v20n1p7Solé, Glória; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspectiva histórica e análise
                                       do ensino da História através deste recurso didático.". Este artigo começa por relacionar a política educativa, as reformas
                                       e os programas no ensino primário em Portugal desde finais do séc. XIX até à atualidade, integrando o manual escolar no quadro
                                       legislativo do sistema educativo. Sistematiza-se alguma investigação realizada em Portugal relacionada com manuais escolares,
                                       com especial enfoque em estudos sobre manuais de história do ensino primário (1 29 1 (2014): 43-64. web:http://www.revista.uclm.es/index.php/ensayos.
                                       PublishedSolé, Glória. "Portuguese Primary Students' Ideas About Historical Evidence Using Old Newspapers As Sources". History Education
                                       Research Journal 12 1 (2013): 137-145. http://dx.doi.org/10.18546/herj.12.1.10.
                                       Published • 10.18546/herj.12.1.10Solé, Glória. "Case Study 3: Promoting creativity, empathy and historical imagination- Early years students learning the topic’Portuguese
                                       discoveries’.". 63 (2013): 24-26.
                                       PublishedSolé, Glória. "A consciência Histórica e significância Histórica em alunos portugueses- um estudo de caso longitudinal com
                                       alunos do 1.º ano CEB.". Revista de Educação Histórica. 2 (2013): 93-113.
                                       PublishedSolé, Glória; Barca, Isabel. "Educación histórica en Portugal: metas de aprendizaje en los primeiros anos de escolaridade.".
                                       15 1 (2013): 91-100. WWW.aufop.com.
                                       PublishedSolé, Glória. "Manuel Fernandes Moreira-  homenagem ao homem e historiador.". Estudos Regionais. 7 (2013): 219-223.
                                       PublishedSolé, Glória. "A museum in the classroom.". 61 (2012): 20-22.
                                       PublishedSolé, Glória. "Contextos sócio económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850).". Estudos Regionais.
                                       2 (2008): 103-116.
                                       PublishedSolé, Glória. "A Genealogia como estratégia de ensino aprendizagem do tempo histórico no 1.º Ciclo.". Revista Galego-Portuguesa
                                       de Psicoloxía e Educación. SN (2005): 349-362.
                                       PublishedSolé, Glória. "Meadela: Comunidade rural do Alto Minho.". Estudos Regionais. 25 (2004): 93-133.
                                       PublishedSolé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "O uso da narrativa nos Estudos Sociais.". 8 10 (2003): 216-230.
                                       PublishedSolé, Glória. "Viana do Castelo na Monarquia do Norte.". Estudos Regionais. 18 (1997): 61-96.
                                       Published | 
                           
                              | Thesis / Dissertation | 
                                    "Iliescu, Hugo Fagundes. “Os horrores da Segunda Guerra Mundial: um estudo centrado na Multiperspetiva com alunos do 9º ano,
                                       Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2023.
                                       
                                    "Pereira, Nelson Couto.“As revoluções Agrícola e Industrial nos finais do Século XVIII: a conceção de mudança em alunos do
                                       8º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, do Mestrado em Ensino de História
                                       no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,". Master, 2023.
                                       
                                    "Soares, André Filipe Lucas, “Portugal concelhio e senhorial através dos forais e cartas de feira: o exemplo de Guimarães
                                       para o estudo da história local e nacional por alunos do 7.º ano”, do Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino
                                       Básico e no Ensino Secundário". Master, 2023.
                                       
                                    "Garcia, João Pedro Raposo. “Os Jogos de Papéis (Role Playing) e a construção da narrativa histórica na aula de História:
                                       um estudo com alunos do 7.º ano”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário".
                                       Master, 2023.
                                       
                                    "Lino, Ana Filipa Dias, “A Game of Luck”: a gamificação na aprendizagem da História e no desenvolvimento da explicação histórica
                                       sobre o Renascimento”,  do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2023.
                                       
                                    "Santos, Maria Inês Pedro.  "Mudam-se os tempos, mudam-se as  vontades": a mudança à luz dos princípios da Reforma e da Contrarreformado”,
                                       Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2023.
                                       
                                    "Cruz, João Manuel Soares da, Transição do Mundo Romano e a Idade Média: abordagens multiperspetivadas em contexto de 7º ano,
                                       Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78675.
                                       
                                    "Santos, Inês Vilela. O contributo da Banda Desenhada para o desenvolvimento de ideias dos alunos sobre Multiperspetiva e
                                       a Mudança Histórica, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78680.
                                       
                                    "Silva, Nuno Miguel Oliveira da. Mouros e cristãos no processo de reconquista – visões multiperspetivadas: um estudo com alunos
                                       do 7º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Master, 2022.
                                       
                                    "Miranda, Jorge Miguel Castro, Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes
                                       do 9º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Master, 2022.
                                       
                                    "Pereira, Sofia Daniela Rodrigues. A aprendizagem da História, no 1º e 2º CEB, através do Património Imaterial de Guimarães:
                                       lendas, tradição oral e recriação histórica, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal
                                       do 2.º CEB.  Provas realizadas no dia 20 de julho de 2022, com a classificação de 19 valores.". Master, 2022.
                                       
                                    "Garcez, Adriano Manuel Garrido Moutinho, “A sociedade e a vida quotidiana no período romano: a construção da empatia histórica
                                       por alunos do 7º ano”, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Master, 2022.
                                       
                                    "Reis, José Pedro Maia dos “As revoluções liberais na história local e nacional: visões multiperspetivadas”, Mestrado de Ensino
                                       da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Master, 2022.
                                       
                                    "Costa, Sandra Rita Pereira da. “Mudanças na permanência: experiências multiperspetivadas com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino
                                       Básico, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2022.
                                       
                                    "Fernandes, Jorge Manuel Dias Fernandes.  “A construção do conhecimento histórico através da História local: o caso da Reforma
                                       e da Contrarreforma em Braga”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master,
                                       2022.
                                       
                                    "Nascimento, Sofia Isabel Loureiro Mendonça Proença. O património artístico-religioso de Chaves da época barroca: a utilização
                                       de fontes patrimoniais locais para a construção de evidência histórica em alunos de 8ºano, Mestrado de Ensino da História
                                       no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78654.
                                       
                                    "Ferreira, Bruna Filipa Andrade. A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da
                                       2.ª Guerra Mundial, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico". Master, 2020. https://hdl.handle.net/1822/68684.
                                       
                                    "Barbosa, Andreia Sofia Ferreira. A exploração da fotografia para a construção da evidência e empatia histórica: um estudo
                                       com alunos do secundário, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Master, 2020.
                                       https://hdl.handle.net/1822/77849.
                                       
                                    "Vasconcelos, Márcia Filipa Silva, A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do
                                       9º ano, Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário". Master, 2019. https://hdl.handle.net/1822/65938.
                                       
                                    "Moreira, Flávia Rafaela Fernandes. O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º CEB a partir da exploração
                                       de fontes visuais e objetuais". Master, 2018. https://hdl.handle.net/1822/57251.
                                       
                                    "Pinheiro, João Daniel Ferreira. Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de
                                       História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59073.
                                       
                                    "Ricardo André Teixeira Filipe, As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento
                                       histórico". Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/57246.
                                       
                                    Ramos, Fernanda Clara Costa. "O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão
                                       histórica dos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45201.
                                       
                                    Costa, Anabela Martins da. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do
                                       1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45202.
                                       
                                    Filipe, Ricardo André Teixeira. "As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento
                                       histórico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57246.
                                       
                                    Pinheiro, João Daniel Ferreira. "Visita de estudo virtual versus visita de estudo in loco: contributos para aprendizagem de
                                       História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/59073.
                                       
                                    Moreira, Flávia Rafaela Fernandes. "O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
                                       a partir da exploração de fontes visuais e objetuais". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57251.
                                       
                                    Cardoso, Tiago Manuel Pereira. "A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem
                                       da história: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclo do E.B.". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45240.
                                       
                                    Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da. "As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching
                                       por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45203.
                                       
                                    Silva, Marta Catarina Pereira da. "A promoção da autonomia, participação e cooperação na educação pré-escolar e ensino do
                                       1.º ciclo do ensino básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43303.
                                       
                                    Oliveira, Ana João Marques de. "A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em
                                       articulação com a Matemática em alunos do 4.º ano". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43272.
                                       
                                    Nunes, Gisela Lopes. "Azulejaria portuguesa e a valorização do património: interpretação de fontes patrimoniais iconográficas
                                       por alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41280.
                                       
                                    Machado, Andreia Filipa Fernandes. "O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica)
                                       para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30139.
                                       
                                    Marinho, Catarina Alexandra Fonseca. "A literacia cartográfica nas aulas de história e geografia, um estudo com alunos do
                                       ensino secundário". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37715.
                                       
                                    Almeida, Érica Brígida Guedes de. "O património histórico como estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico".
                                       Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37960.
                                       
                                    Pereira, Manuel Alexandre de Sousa. "A visita de estudo virtual como estratégia educativa na aprendizagem de História e o
                                       potencial didático dos mapas digitais no ensino de Geografia". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37750.
                                       
                                    Moreira, Mónica Vaz. "Contributo das iluminuras no ensino da História e dos mapas temáticos no ensino da Geografia". Master,
                                       2014. http://hdl.handle.net/1822/37738.
                                       
                                    Cardoso, Ana Filipa de Campos. "A construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos
                                       a partir da área de Estudo do Meio (História)". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28710.
                                       
                                    Pimentel, Joana Catarina de Barros. "O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa
                                       : um projeto com alunos do 3º ano do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28741.
                                       
                                    Reis, Diana Catarina Couto. "A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28997.
                                       
                                    Solé, Maria Glória Parra Santos. "A história no 1º ciclo do Ensino Básico : a concepção do tempo e a compreensão histórica
                                       das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento". PhD, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10153.
                                       
                                     |