???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares iniciou em 2023 o Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Tendo todas as cadeiras concluidas, está agora em fase desenvolvimento de seu projeto e tese. Concluiu o Mestrado em Letras em 2021 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com projeto na área da educação bilíngue, e especialização em inglês para fins específicos, e possui as seguintes formações: Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação em 2021 pela Faculdade Unina; Pós-Graduação em Distúrbios de aprendizagem em 2022 pelo(a) Faculdade Unina; Pós-Graduação em ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua em 2018 pela Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences; Pós-Graduação em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2003 pelo Centro Universitário Campos de Andrade; Pós-Graduação em Gestão Escolar - Ênfase em Administração Escolar em 2014 pela Faculdade São Braz, Licença em Magistério em 1996 pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto e Licenciatura em Letras Português/Inglês em 2002 pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Atua há 26 anos na educação, inclusive na modalidade educação bilíngue, tendo atuado tanto em Portugal quanto no Brasil e nos Estados Unidos da América. Exerceu funções como administradora escolar, tutora em classes e formações no Ensino Superior, coordenadora de projetos e tradutora independente. Recebeu 3 prêmios e homenagens ao longo de sua vida acadêmica e profissional. Atua no campo da educação e sua atividade como pesquisadora se concentra nas seguintes áreas: ensino de segunda língua; CLIL; design de currículos; design de materiais didáticos; tradução; metodologias inovadoras; políticas públicas para a educação bilíngue; formação de professores para a educação bilíngue; inglês para fins específicos; inglês empresarial.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares

Citation names

  • Brasil Soares, Ana
  • Soares, Ana

Author identifiers

Ciência ID
8E11-4BF4-29DF
ORCID iD
0000-0002-7874-4777

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 914162106 (Personal)

Addresses

  • Rua Nova do Monte, 75, apto 446, 4560-260, Penafiel, Porto, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Italian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2023/09 - 2026/06
Ongoing
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Major in CLIL
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022
Concluded
Distúrbios de aprendizagem (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade Unina, Brazil
A
2019/03 - 2021/02
Concluded
Mestrado em Letras (Master)
Major in Práticas linguísticas, culturais e de ensino
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
"Educação bilíngue no Brasl: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica" (THESIS/DISSERTATION)
18
2020 - 2021
Concluded
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade Unina, Brazil
A
2017 - 2018
Concluded
ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences, United States
A
2013 - 2014
Concluded
Gestão Escolar - Ênfase em Admnistração Escolar (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade São Braz, Brazil
A
2002 - 2003
Concluded
Especialização em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Postgraduate Certificate)
Major in Linguística e Literatura
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil
A
1999 - 2002
Concluded
Letras Português/Inglês (Bachelor)
Major in Línguas e Literaturas
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil
"Desvios fonológicos na produção escrita: Trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros" (THESIS/DISSERTATION)
A
1994 - 1996
Concluded
Magistério (Licence)
Major in Educação
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Brazil
A
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020 - 2021 Tutor (University Teacher) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
2000 - 2001 Tutor (University Teacher) Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2025/01/04 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Lancaster College, Portugal
2021 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Logan City School District, United States
2018 - 2021 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Sistema FIEP - Colégio Sesi e Colégio Sesi Internacional, Brazil
2015 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Alpine School District, United States
Rocky Mountain Elementary School, United States
2008 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Brazil
2005 - 2007 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2000 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2021 - 2021 Tradutor independente Intellectual Reserve, Inc., United States
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Brasil Soares, Ana. "Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica". Paper presented in II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras, Foz do Iguaçu, 2019.
Journal article
  1. Ana Cristina Bonetti Brasil Soares. "Do ensino de língua estrangeira à educação bilíngue: uma breve análise da educação para o bilinguismo no Brasil". Revista Diadorim (2020): https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989.
    10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989
Thesis / Dissertation
  1. "Educação bilíngue no Brasil: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica". Master, 2021. https://tede.unioeste.br/handle/tede/5263.
  2. "Desvios fonológicos na produção escrita: trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros". Degree, Centro Universitário Campos de Andrade, 2002.
Working paper
  1. Brasil Soares, Ana; Pacheco, Tania Cristina Silva. 2006. "Reorientação curricular - Materiais Didáticos - Futebol: uma linguagem universal".
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/02/15 Curriculum integration in the DLI Elementary Classroom: How to fit everything in your instructional day 2024 UFLA Conference
Utah Foreign Language Association (Orem, United States)
2024/02/08 CLIL Education: Creating reference resources for language and academic proficiency 8th Advanced Research Seminar - CETAPS
CETAPS - FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras
UNIOESTE/UNILA (Foz do Iguaçu, Brazil)
2019 Experiências como professora bilíngue no Estado de Utah - EUA: uma nova perspectiva sobre a educação bilíngue XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brazil)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Caminhos a percorrer XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brazil)
2018 Deeper Learning Projects Administrator's Committee of Alpine School District
Alpine School District (American Fork, United States)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/11/22 - 2024/11/24 Convention proposal reviewer for the 2024 ACTFL Convention. (2024/11/22 - 2024/11/24)
Other (Other)
American Council on the Teaching of Foreign Languages, United States

Association member

Society Organization name Role
2023 - Current CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies Pesquisador-Colaborador
2023 - Current ACTFL - American Council on the Teaching of Foreign Languages
2017 - Current UFLA - Utah Foreign Language Association

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2004 - 2005 Membro do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brazil

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2013/04/23 - Current Programa Vitrine Recursos para a pesquisa genealógica e de história da família

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2000 - 2001 Tutora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa Centro Universitário Campos de Andrade
Distinctions

Award

2024 Teacher Leader - STEM
Adopt a Classroom Foundation, United States
2018 Outstanding Educator
Pleasant Grove Council PTA, United States

Other distinction

2002 Melhor aluna da classe de 2002
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil