Identification
Personal identification
- Full name
- MARIA GABRIELA CORREIA DE CASTRO PORTUGAL
Author identifiers
- Ciência ID
- 8D18-D819-A88F
- ORCID iD
- 0000-0001-5557-3357
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1995/06/27
Concluded
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Experienciação da creche - Um contributo para uma abordagem ecológica da "adaptação" da criança. " (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada por unanimidade, com distinção e louvor |
1982
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2001/12/03 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - Current | HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives, 01/09/2019 – 31/08/2022,
PT01 Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação HiLives-2019-1-PT01-KA203-061312
HiLives-2019-1-PT01-KA203-061312
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ongoing
|
2019 - Current | TEDS - Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education. 01/09/2019 – 31/08/2022,
PT01 Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação. TEDS-2019-1-PT01-KA201-060830
TEDS-2019-1-PT01-KA201-060830
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
|
2011/03/01 - 2014/08/31 | Promoção de Competências Relacionais em Intervenção Precoce pelo Método Video Home Training/Video Interaction Guidance
PTDC/CPE-CED/113484/2009
Universidade de Aveiro, Portugal
Hospital Infante Dom Pedro-Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/10/01 - 2010/12/31 | Avaliação em Educação Pré-Escolar - sistema de acompanhamento das crianças
PTDC/CED/67633/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - Current | PAISE-STP – Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe
XX
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ongoing
|
2018 - Current | ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion - Educação e desenvolvimento em Creche
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ongoing
|
2018 - Current | Impact On Early School Leaving (“Implementing Actions on Early School Leaving”) no âmbito do Programa URBACT III (Driving
changes for better cities)
.....
Researcher
|
Concluded
|
2017 - Current | Cres(SER) em Águeda
yyy
Supervisor
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Online resource |
|
Preface / Postscript |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Standard or policy |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021 | Portugal, G. (2021). Políticas, serviços e práticas promotores de bem-estar e desenvolvimento das crianças entre os 0 e 3 anos de idade: linhas de pensamento e de ação. II CICLO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS - INFÂNCIA & EDUCAÇÃO. Organização ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, 8 de junho, 17.30. Online. | |
2020 | Gabriela Portugal (2020) oradora convidada em debate sobre Brincar, Avaliação e Inovação em Educação de Infância, Org. EB1/PE/C do Lombo do Guiné, Madeira, 29 de fevereiro | |
2020 | Gabriela Portugal, Conferência inaugural (Play and citizenship development in early childhood education) no âmbito do Erasmus Mundus Joint Master Degree "Play, Education, Toys and Languages", 5 de março, 17h, Escola Superior de Educação de Lisboa | |
2020 | Bento, G. & Portugal, G. (2020). Comunicação "Brincar e livre iniciativa em educação de infância e desenvolvimento de um cidadão emancipado. A experiência do projeto Serei(a) no Jardim". XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 10, 11, 12 setembro 2020 | |
2020 | Portugal, G. (2020). Conferência - Brincar, livre iniciativa e aprendizagens matemáticas, nos espaços exteriores, em educação de infância. XXIII Encontro Nacional de Professores – Matemática nos Primeiros Anos. Org. Associação de Professores de Matemática. 7 de novembro, em zoom | |
2019 | Gabriela Portugal (2019). Oradora na mesa redonda ‘Ser professor e educador no século XXI: oportunidades e desafios da profissão”, na Semana da Educação, Departamento Psicologia e Educação da Universidade Portucalense (UPT), UPT, 2-4 abril de 2019 | |
2019 | Gabriela Portugal (2019, 3 setembro), Qualidade e avaliação em educação de infância. Comunicação a convite apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas organizadas pelo Colégio S. Vicente de Paulo, em Lisboa | |
2019 | Gabriela Portugal (2019). “Que objetivos para a educação 30 anos depois da CDC?” Conferência “30 Anos Depois: Direitos das Crianças, Deveres de Quem?”, 23/11/19, FCG, Lisboa. Org. Associação Caminhos da Infância e International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect | |
2018/10/11 | Gabriela Portugal & Gabriela Bento: ‘O desafio de práticas educativas no espaço exterior em educação de infância – uma reflexão sobre possibilidades de mudança pedagógica’ | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
|
2018/07/09 | Gabriela Portugal & Gabriela Bento (2018). O espaço exterior como palco para o desenvolvimento curricular em educação de infância | Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação
ISPA – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018/03/17 | Desafios do brincar e aprender em educação de infância | 1.º Encontro Educativo Solidário, Educar, Hoje
Colégio da Fonte, Oeiras (Oeiras, Portugal)
|
2018/02/08 | Flávia Gontijo & Gabriela Portugal (2018). ‘Revisão Sistemática: Documentação Pedagógica nas Práticas Docentes da Educação Infantil’ | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Infância(s) e Juventude(s)
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/01/13 | Relatora das ideias-chave emanadas durante o Seminário ‘Intervenção Precoce na Infância: o papel do psicólogo nas equipas de intervenção’. | Seminário ‘Intervenção Precoce na Infância: o papel do psicólogo nas equipas de intervenção’.
Org. Ordem dos Psicólogos Portugueses, Especialidade Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
da Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2018 | Gabriela Bento e Gabriela Portugal (2018). Apresentação “Caderno de Práticas: Experiências e Leituras do SEREI(A) NO JARDIM, à luz da OCEPE”. III Seminário Espaços para a Infância. Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. | III Seminário Espaços para a Infância
Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Portugal, G., Tomaz, C. e Neto-Mendes, A. (2018). Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar, IV Congresso Internacional de Cooperação e Educação (IV COOPEDU) - Cooperação e Educação de Qualidade. Org. Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. 8 e 9 de novembro, ISCTE, Lisboa | IV Congresso Internacional de Cooperação e Educação (IV COOPEDU) - Cooperação e Educação de Qualidade
Org. Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Escola Superior de Educação e Ciências
Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Flávia Gontijo, Gabriela Portugal e Luciana Ostetto (2018). “Documentar e avaliar na Educação Infantil: pertinências e especificidades”. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA | |
2018 | Sofia Lopes, Gabriela Portugal e Maria Figueiredo (2018). “Práticas Educativas no Espaço Exterior em Creche – O Papel do Adulto”. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA | |
2018 | Gabriela Portugal (2018). Participação em A PEDAGOGIA DO ENCONTRO NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. A Creche no século XXI, com uma comunicação sobre “Educar em creche. Que cidadão aos 3 anos de idade? Organização Fundação Maria Ulrich, 24 de novembro de 2018, Fórum Lisboa | |
2018 | Gabriela Portugal e Gabriela Bento (2018). Comunicação: Práticas educativas no espaço exterior numa cultura de interior – o desafio da mudança em dois contextos de infância portugueses. 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us, Org. Universidade do Minho, Instituto de Educação/Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, 5 e 6 dezembro, Campus de Gualtar, Braga |
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - Current | Organização de conferência de Michel Vandenbroeck, 9 e 10 de setembro 2019, “Evidence based education: there’s no hierarchy of methods”, CIDTFF (2019) | |
2019 - Current | Organização de conferência de Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos, Brasil, “Brincar e o cotidiano das crianças: reflexões sobre a Educação Infantil”, 13 dezembro 2019, DEP_UA (conferência integrada na Unidade Curricular Educação e Contemporaneidade do Programa Doutoral em Educação da UA). (2019) | |
2018 - Current | II Fórum CIDTFF, Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 4 de julho de 2018, UA/DEP (2018) | |
2018 - Current | IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro 2018, UA (2018) | |
2018 - Current | I Encontros com o CIDTFF, 7 de dezembro de 2018, Design Factory, PCI. Creative Science Park, Aveiro Region, Ílhavo – Objetivo: construir, juntamente com parceiros sociais e académicos, novas estratégias, conceitos e projetos que atendam às necessidades e desafios sociais identificados, em diferentes âmbitos – educação, saúde, lazer, desenvolvimento de comunidades, entre outros – que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade civil (2018) |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020 - Current | Portugal, G., Bento, G. & Santos, P. (2020). Vídeo: Education & Development in infant and toddler day care centre. A project within ProChild CoLAB - Against child poverty and social exclusion. IV Fórum CIDTFF Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? Universidade de Aveiro, Dep. Educação e Psicologia, 15 de julho | |
2020 - Current | Portugal, G. (2020) Coordenação de sessão V sobre «Relações entre responsabilidade social e ética». IV Fórum CIDTFF Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? UA, DEP, 15/7 | |
2019 - Current | Participação no evento ‘Tackling Inequalities in Early Years: Ensuring Harmonised Early Childhood Education and Care Systems’, em Bruxelas, 15/01/2019, organizado por Public Policy Exchange | |
2019 - Current | Gabriela Portugal (2019). Participação como moderadora da sessão Contextos e Dimensões do Desenvolvimento Humano. Colóquio CIDInE, Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, 25 e 26 de outubro de 2019, Escola Superior de Educação do IPPorto | |
2019 - Current | Gabriela Portugal (2019). Simpósio Cres(SER), Saúde Mental na Gravidez e Primeira Infância, Organização: Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (URAP/ACES Baixo Vouga) e Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Centro de Artes de Águeda, 29 de novembro, moderadora de mesa sobre “Brincar ao ar livre” (com Helen Bilton, Gabriela Bento e Gisela Dias). | |
2018 - Current | Gabriela Portugal - Coordenação de Painel - Práticas pedagógicas nos espaços exteriores em educação de infância - desafios e realidades. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, FPCE UC, 11, 12 e 13 de outubro de 2018. | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, FPCE UC |
2018 - Current | Gabriela Portugal (2018). III Seminário Espaços para a Infância. Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. Moderadora de Mesa sobre Educação, comunidade e saúde no exterior e na natureza | III Seminário Espaços para a Infância |
2018 - Current | Gabriela Portugal (2018). Participação em Mesa Redonda sobre Educação nas Primeiras Idades com comunicação sobre “O currículo em creche – que cidadão aos 3 anos de idade?” IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA. | IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação |
2018 - Current | Gabriela Portugal (2018). Moderação de Conferência Plenária de Ângela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA | IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2020 - Current | • XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 10, 11, 12 SETEMBRO 2020. | |
2019 - Current | • IV Encontro Internacional Formação para a Docência (INCTE2019), tema “Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação”, 3 e 4 de maio de 2019, na Escola Superior de Educação (ESEB) do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | |
2019 - Current | • Colóquio CIDInE, Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, 25 e 26 de outubro de 2019, Escola Superior de Educação do IPPorto. | |
2019 - Current | • Simpósio Cres(SER) - Saúde mental na gravidez e primeira infância, 28 e 29 de novembro de 2019, Centro de Artes de Águeda. Org. Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (URAP/ACES Baixo Vouga), Águeda | |
2018 - Current | • II Encontro - A Formação de educadores e professores na Universidade de Évora, 22 e 23 fevereiro 2018 | |
2018 - Current | Olhares sobre a Educação, Viseu, 5 abril 2018 | |
2018 - Current | • I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação – Pedagogias participativas na educação de infância, Lisboa, 19, 20 e 21 de abril de 2018 | |
2018 - Current | • III Encontro Internacional Formação na Docência, ESE Bragança, 4 e 5 maio de 2018 • International Congress of Educational Sciences and Development, ESE Setúbal, 21 e 23 de junho de 2018 | |
2018 - Current | • Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação, ISPA, Lisboa, 9 e 10 de julho de 2018 | |
2018 - Current | IV Luso-brasileiro de Estudos da Criança, Goiás, Brasil, 22-25 agosto de 2018 | |
2018 - Current | • XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 11, 12 e 13 de outubro de 2018 | |
2018 - Current | • XIII CONGRESSO Nacional de Intervenção Precoce & III SEMINÁRIO Espaços para a Infância, subordinado à temática “Desenvolvimento Profissional: Contributos para as práticas recomendadas em Intervenção Precoce na Infância”, 19 e 20 de outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra | |
2018 - Current | • IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro 2018, UA | |
2018 - Current | • 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us, Org. Universidade do Minho, Instituto de Educação/Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, 5 e 6 dezembro, Campus de Gualtar, Braga |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Consultoria Projeto Serei(a) 2017-2018 / 2018-2019, no âmbito de parceria com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). Esta na ação que desenvolve na sua Creche e Jardim de Infância tem vindo a investir numa abordagem educativa focada no brincar ao ar livre reconhecendo a sua importância para o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com o apoio científico-pedagógico do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formador |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2020 - Current | Palestra no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Especialidade de Supervisão, sobre Avaliação e qualidade em educação, 15 de maio de 2020, on line, 14h às 16h. | (Doutoramento) | |
2019 - Current | Coordenação de duas Formações em Educação Experiencial contratualizadas através da UNAVE, junto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de maio a junho 2019 (cada curso 21h de formação), Lisboa. Formadoras: Gabriela Portugal (responsável), Gabriela Bento e Paula Santos. Formandas: educadores e auxiliares de 5 estabelecimentos de educação de infância | ||
2018 - Current | No âmbito do Projeto ’Stay Tuned’ (URBACT III), em parceria com Câmara Municipal de Aveiro, participação na Formação ‘Prevenir o Abandono e Insucesso Escolar’, dinamizando o módulo I (Problemática do abandono escolar; Relações interpessoais e comunicação), 6h, no dia 20 de janeiro de 2018. Formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Outros formadores: Carlos Fernandes Silva e Rui Vieira. Formandos: professores do Agrupamento de Escolas de Esgueira e de Eixo: 20 | ||
2018 - Current | Formação sobre práticas pedagógicas de qualidade em educação de infância, solicitada por Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo (CASTIIS), 14h, 27/1 e 3/3 de 2018. Formadoras: Gabriela Portugal, Gabriela Bento e Andreia Gouveia. Formandos: 30 | ||
2018 - Current | Formação sobre ‘Práticas pedagógicas de elevada qualidade no trabalho com crianças entre os 0 e 3 anos de idade’, no âmbito do projeto Cres(SER) em Águeda. Dias 24/2 e 10/3 de 2018 (16h). Formadoras: Gabriela Portugal e Gabriela Bento. Formandos: 60 | ||
2018 - Current | Curso de Follow-up em Educação Experiencial, contratualizado através da UNAVE, junto de 6 estabelecimentos de educação de infância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de junho 2018 a janeiro 2019 (30h de formação em cada contexto - presenciais e on-line). Formadoras: Gabriela Portugal (responsável), Gabriela Bento e Paula Santos. Formandas: educadores e auxiliares de cada estabelecimento (cerca de 100). |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2019 | Portugal, G. (2019) Entrevista/artigo sobre serviços educativos para os 0-3 anos em Portugal, Revista italiana Bambini, novembro de 2019, pp.10-11. Organizado por Valentina Morcenchio: | Bambini |
2018 | Gabriela Portugal - Rubrica (H)À Educação, Diário de Aveiro, 11 de agosto/2018 – O que considerar na escolha da creche ou jardim de infância para o meu filho/filha? |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2020 - Current | Gabriela Portugal (2020). Na creche e jardim de infância, é importante que as crianças explorem livremente e brinquem muito. Então, e o educador não faz nada? Texto e entrevista para Rubrica Educação à Escuta, CIDTFF e Rádio Terra Nova, 3 de junho de 2020 | |
2018 - Current | Gabriela Portugal - UA Explica, 22/6/2018 – como escolher o melhor infantário para o seu filho? Link: https://www.youtube.com/watch?v=ReD-LzTGy6g |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACION PARA LA JUSTICIA SOCIAL | |
2020 - Current | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418) | |
2019 - Current | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | |
2019 - Current | Educação & Sociedade, revista de Ciência da Educação | |
2018 - Current | European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) | |
2018 - Current | International Journal of Play (IJP) | |
2018 - Current | Revista Portuguesa de Pedagogia (RPP) | |
2018 - Current | Revista Portuguesa de Educação (RPE) | |
2016 - Current | Indagatio Didactica |