???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
MARIA GABRIELA CORREIA DE CASTRO PORTUGAL

Author identifiers

Ciência ID
8D18-D819-A88F
ORCID iD
0000-0001-5557-3357
Education
Degree Classification
1995/06/27
Concluded
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Experienciação da creche - Um contributo para uma abordagem ecológica da "adaptação" da criança. " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada por unanimidade, com distinção e louvor
1982
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2001/12/03 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019 - Current HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives, 01/09/2019 – 31/08/2022, PT01 Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação HiLives-2019-1-PT01-KA203-061312
HiLives-2019-1-PT01-KA203-061312
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Ongoing
2019 - Current TEDS - Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education. 01/09/2019 – 31/08/2022, PT01 Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação. TEDS-2019-1-PT01-KA201-060830
TEDS-2019-1-PT01-KA201-060830
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2011/03/01 - 2014/08/31 Promoção de Competências Relacionais em Intervenção Precoce pelo Método Video Home Training/Video Interaction Guidance
PTDC/CPE-CED/113484/2009
Universidade de Aveiro, Portugal

Hospital Infante Dom Pedro-Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/10/01 - 2010/12/31 Avaliação em Educação Pré-Escolar - sistema de acompanhamento das crianças
PTDC/CED/67633/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2019 - Current PAISE-STP – Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe
XX
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Ongoing
2018 - Current ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion - Educação e desenvolvimento em Creche
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Ongoing
2018 - Current Impact On Early School Leaving (“Implementing Actions on Early School Leaving”) no âmbito do Programa URBACT III (Driving changes for better cities)
.....
Researcher
Concluded
2017 - Current Cres(SER) em Águeda
yyy
Supervisor
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    10.48528/qp0z-w569
  2. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Vincent Caruana; Costa, Nilza; et al. Framework for Education for Sustainability: Enhancing Competences in Education. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Published
  3. Portugal, Gabriela. Sereia(a) no jardim, Ao encontro das orientações curriculares para a educação pré-escolar através do brincar ao ar livre. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Published
  4. Araújo e Sá, Maria Helena; Pombo, Lúcia; Andrade, Ana Isabel; Malaquias, Isabel; Portugal, Gabriela; Varela, Ana; Pereira, Joana. II Fórum CIDTFF: construindo um compromisso com a Ciência Aberta. Portugal: UA Editora. 2018.
  5. Portugal, Gabriela; Laevers, Ferre. Avaliação em Educação Pré-Escolar – sistema de acompanhamento das crianças [Evaluation in pre-school education - a monitoring system], coleção Nova CIDInE, Porto: Porto Editora. Porto, Portugal: Porto Editora. 2018.
    Published
  6. Araújo e Sá, Maria Helena (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Lopes, Bernardino; Portugal, Gabriela; Pombo, Lúcia; Varela, Ana. I Fórum CIDTFF: livro de posters. Portugal: UA Editora. 2017.
  7. Carvalho, Cindy Mutschen; Portugal, Gabriela. Avaliação em creche - CRECHEndo com qualidade [Evaluation in crèches]. Porto: Porto Editora. Porto, Portugal: Porto Editora. 2017.
    Published
  8. Portugal, Gabriela; Andrade, Ana Isabel; Tomaz, Carlota; Martins, Filomena; Costa, Jorge Adelino; Migueis, Marlene da Rocha; Neves, Rui; Vieira, Rui Marques. Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português. Portugal: UA Editora. 2014.
  9. Oliveira- Formosinho, Júlia (coordenação); Luís, Helena; Lemos, Ângela; Folque, Assunção; Pereira, Cristina; Ribeiro, Esperança; Portugal, Gabriela; et al. Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Estudos de Caso. Lisboa, Portugal: DGIDC / Ministério de Educação. 2009.
    Published
  10. Portugal, Gabriela. Crianças, famílias e creches, uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche [Children, families and crèches, an ecological approach of the baby's adaptation]. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Published
  11. Portugal, Gabriela. Ecologia e Desenvolvimento Humano em Bronfenbrenner [Ecology and human development according to Bronfenbrenner. Aveiro, Portugal: CIDInE. 1992.
Book chapter
  1. Portugal, Gabriela. "Desenvolvendo orientações curriculares para a educação de infância em São Tomé e Príncipe – Os desafios de um trabalho colaborativo". Portugal: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria,
  2. Portugal, Gabriela; Aveleira, Ana. "O projecto melhorar a educação de infância na Guiné-Bissau". Portugal,
  3. Portugal, Gabriela. "O que considerar na escolha da creche ou jardim de infância para o meu filho/filha?". In (H)À Educação: rubricas de 2018, 21-22. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Published
  4. Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota Fernandes; Portugal, Gabriela; António Neto-Mendes; Carlota Tomaz; Neto Mendes, António; Tomaz, Carlota. "Avaliação da qualidade da Educação em São Tomé e Príncipe: contextualização e apresentação de uma proposta. In N. Costa & S. Ambrósio (Coord.). . Aveiro: UA Editora, pp. 21-40". In Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano, edited by Nilza Costa e Susana Ambrósio (Coord.), 21-40. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Published
  5. Portugal, Gabriela. "Avaliar o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças: desafios e possibilidades [Evaluating children's learning and development: challenges and possibilities].". In Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil. Porto Alegre, Brazil: Mediação, 2014.
    Published
  6. Portugal, Gabriela. "No jardim de infância e na escola do 1º CEB: práticas pedagógicas que contribuem para promover o pensamento crítico [In pre and primary school: pedagogical practices contributing to critical thinking].". In Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Published
  7. Portugal, Gabriela. "Early outdoor learning in Portugal". In International Perspectives on Forest School, Natural Spaces to Play and Learn. London, United Kingdom: Sage, 2013.
    Published
  8. Portugal, Gabriela. "Avaliar o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças – desafios e possibilidades". In Avaliação na educação de infância. Viseu, Portugal: Editora Psicosoma, 2012.
    Published
  9. Portugal, Gabriela. "Um perfil de competências para o cidadão pré-escolar". In Infância no Digital. Braga, Portugal: Arca Comum, 2011.
    Published
  10. Portugal, Gabriela. "No âmago da educação em creche – o primado das relações e a importância dos espaços [In the heart of infant/toddler day care - the primacy of relationships and the importance of spaces]". In Educação da criança dos 0 aos 3 anos. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2011.
  11. Portugal, Gabriela. "Promoting learning and development – the presence of Vygotsky’s ideas in a Portuguese approach to assessment in early childhood education". In Early Childhood Programs as the Doorway to Social Cohesion: Application of Vygotsky’s Ideas from an East West Perspective. Cambridge, United Kingdom: Cambridge Scholars Publishing, 2011.
    Published
  12. Portugal, Gabriela. "Isto é giro, para nos vermos ao espelho e pensarmos… Um processo de avaliação da qualidade num jardim-de-infância". In Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: estudos de caso. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2009.
    Published
  13. Portugal, Gabriela. "Na prossecução de objectivos educativos em educação pré-escolar – sistema de acompanhamento das crianças". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
    Published
  14. Portugal, Gabriela. "Desenvolvimento e aprendizagem na infância". In A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2009.
    Published
  15. Portugal, Gabriela. "Contextos de desenvolvimento e aprendizagem na infância". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
    Published
  16. Portugal, Gabriela. "Vinculação Precoce e Tolerância ao Stress na Vida Adulta: contributos da neurobiologia". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
  17. Portugal, Gabriela. "Implicação e Bem-Estar dos profissionais de intervenção precoce do Distrito de Aveiro". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
    Published
  18. Portugal, Gabriela. "Perspectivas sobre a relevância da dimensão investigativa para a profissionalidade dos educadores de infância". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
    Published
  19. Portugal, Gabriela. "A Avaliação da Qualidade num Contexto de Educação de Infância". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2009.
    Published
  20. Pinto, Felisbela Rogeiro; Viana, Fernanda Leopoldina; Portugal, Gabriela. "Vamos juntar letras e fazer palavras". In Sensos. Portugal, 2004.
Conference paper
  1. Leardine, Márcia; Araújo e Sá, Maria Helena; Portugal, Gabriela; Sousa, Liliana. "Programa intergeracional: territórios do sentir-se". 2021.
    10.48528/qdpf-e229
  2. Portugal, Gabriela; Carlota Tomaz; António Neto-Mendes. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar. in C. Carvalho, M. A. Barreto, & F. Santos (Coords.) COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas (389-403). Centro de Estudos Internacionais. https://books.openedition.org/cei/1253". Paper presented in COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade, Lisboa, 2018.
    Published
  3. Flávia Gontijo; Luciana Ostetto; Gabriela Portugal. "Gontijo, F., Portugal, G. & Ostetto, L. (2019). Documentar e avaliar na educação infantil: pertinências e especificidades". Paper presented in IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância& I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Published • 10.29327/15125.4-6
  4. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela; Santos, Paula. "Projeto Serei(a) no Jardim. Um trabalho colaborativo ANIP e CIDTFF". Paper presented in II Fórum CIDTFF ¿ Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, Aveiro, 2018.
    Published
  5. Portugal, Gabriela. "Avaliação autêntica em educação pré-escolar". 2012.
  6. Agra, Sandra; Silva, Carlos Fernandes da; Santos, Paula; Feliciano, Fátima; Portugal, Gabriela; Tavares, Rola; Carvalho, Leonor; et al. ""Vulnerabilidade ao stresse e auto-avaliação do Desempenho dos profissionais de IP na interação com o VIG”". 2012.
Conference poster
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Portugal, Gabriela. "Field entry and participant status in student teachers' research work: concerns and contributions from a Portuguese study". Paper presented in European Early Childhood Educational Research Association (EECERA) Online Festival 2021 ¿Democratic Early Childhood Pedagogies¿, 2021.
  2. Portugal, Gabriela; Paula Santos. "Da atenção aos primeiros anos de vida à participação no ProChild CoLAB, Percursos que se complementam". Paper presented in III Fórum CIDTFF: 25 anos de Investigação em Educação, 2019.
  3. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. "Transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de infância - Investigar e intervir de forma colaborativa". Paper presented in II Fórum CIDTFF ¿ Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
Edited book
  1. Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela. Educação, culturas e cidadania das crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância& I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Published • Editor
  2. Portugal, Gabriela. Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão [Ideas, projects and innovation in the world of early childhood: the work of Joaquim Bairrão]. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2009.
    Published • Editor
Journal article
  1. Flavia Gontijo; Gabriela Portugal; Luciana Ostetto. "A documentação pedagógica como estratégia metodológica: diálogo com experiências de Portugal e do Brasil". Zero-a-Seis (2023): https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94207.
    10.5007/1980-4512.2023.e94207
  2. Yasemin Yücesan; Gabriela Portugal; Maria Figueiredo. "Cultural heritage in early childhood education: a systematic review". European Early Childhood Education Research Journal (2023): https://doi.org/10.1080/1350293X.2023.2207031.
    10.1080/1350293X.2023.2207031
  3. Lopes, Ana Sofia ; Portugal, Gabriela; Figueiredo, Maria. "Dimensões de análise da interação adulto-criança na Educação de Infância [Dimensions of analysis of adult-child interaction in Early Childhood Education]". Investigar em Educação [Researching in Education] 13 (2021): 79-88. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7047/1/papersofia_investigaremeducacao.pdf.
    Published
  4. Portugal, Gabriela; Bento, Gabriela. "Portugal, G. e Bento, G. (2020). Brincar e livre iniciativa em educação de infância - uma reflexão sobre experiências do projeto "Serei(a) no Jardim", Revista Diversidades, nº 57 (julho- dezembro 2020), ‘Educação de Infância’, Direção Geral de Educação da Região Autónoma da Madeira. ISSN 1646-1819". Revista Diversidades (2020):
    Published
  5. Portugal, Gabriela. "• Gontijo, F.; Portugal, G. e Ostetto, L. (2020). Documentar e avaliar na Educação infantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, dec. 2020. 102799-102815". (2020): https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22263/17797.
  6. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. "Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância". Revista Portuguesa de Educação 32 2 (2019): 91-106. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.17657.
    10.21814/rpe.17657
  7. Portugal, Gabriela; Joana Antão; Carlos Fernandes Silva. "Antão, J., Portugal, G., Silva, C. (2019). O ajustamento de crianças com doença crónica". Psicologia em Revista 25 1 (2019): 60-77. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v25n1/v25n1a05.pdf.
    Published
  8. Portugal, Gabriela; Thaís Oliveira de Sousa; Gabriela Bento. "Souza, T. O., Bento, G. & Portugal, G. (2019) Contribuições da educação experiencial para uma Educação Infantil para todos.". Revista Humanidades e Inovação 6 15 (2019): 351-361. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1518.
    Open access • Published
  9. Portugal, Gabriela; Carla Cilene Silva; Ferreira, A.F.. "• Silva, C., Ferreira, A.F. & Portugal, G. (2019) Inclusão Escolar de Uma Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: contributos do sistema de acompanhamento da criança". Revista Indagatio Didactica 11 4 (2019): 25-40. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10573.
    Open access • Published
  10. Bento, Gabriela; Souza, Thaís; Portugal, Gabriela. "Contribuições da educação experiencial para uma educação infantil para todos". Revista Humanidades & Inovação 6 5 (2019): 351-361.
    Published
  11. Coelho, Daniela; Andrade, Ana Isabel; Portugal, Gabriela. "The ‘Awakening to Languages’ approach at preschool: developing children’s communicative competence". Language Awareness 27 3 (2018): 197-221. http://dx.doi.org/10.1080/09658416.2018.1486407.
    10.1080/09658416.2018.1486407
  12. Portugal, Gabriela; Carvalho, Cindy Mutschen. "Contributo da educação experiencial para a educação de infância em Portugal.". Sensos VI 1 (2016): 109-122.
    Published
  13. Portugal, G.. "Proposal of an alternative and "authentic" assessment in early childhood education: Children follow-up instrument | Uma proposta de avaliação alternativa e "autêntica" em educação pré-escolar: O sistema de acompanhamento das crianças (SAC)". Revista Brasileira de Educacao 17 51 (2012): 593-744. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879304229&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782012000300006
  14. Santos,Paula; Portugal,Gabriela; Libório,Ofélia; Figueiredo,Aida; Abrantes,Natália; Silva,Carlos; Góis,Sónia; et al. "Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância: Uma via para a diferenciação peda gógica e inclusão". O projecto de investigação-acção Avaliação em Educação Pré-Escolar ¿ Sistema de Acompanhamento das Crianças1 focalizou-se no desenvolvimento de um instrumento para apoio à Prática Pedagógica em contextos de Educação de Infância, facilitando a relação entre as práticas de observação, avaliação e edificação curricular, protagonizadas pelos educadores, como via para a diferenciação pedagógica e inclu (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100009.
  15. Santos, P.; Portugal, G.; Libório, O.; Figueiredo, A.; Abrantes, N.; Silva, C.; Góis, S.. "A tracking system for children SAC) in garden for children - A pathway for differentiation and inclusion peda gogica | Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância -uma via para a diferenciação peda gógica e inclusão". Analise Psicologica 29 1 (2011): 135-147. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873146511&partnerID=MN8TOARS.
  16. Portugal, M.G.; Aveleira, A.P.. "Supporting early childhood teachers in Guinea-Bissau". Journal of Early Childhood Teacher Education 30 3 (2009): 210-219. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349493037&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10901020903084140
  17. Portugal,Gabriela; Santos,Paula. "A abordagem experiencial em intervenção precoce: na formação, supervisão e intervenção". (2003): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100008.
Magazine article
  1. Portugal, Gabriela. "Entrevista/artigo sobre serviços educativos para os 0-3 anos em Portugal, Revista italiana Bambini, novembro de 2019, pp.10-11. Organizado por Valentina Morcenchio: https://bambini.spaggiari.eu/pvw/app/1PWBMB01/pvw_sito.php?sede_codice=1PWBMB01&page=2476012 .", Bambini, 2019, https://bambini.spaggiari.eu/pvw/app/1PWBMB01/pvw_sito.php?sede_codice=1PWBMB01&page=2476012.
Online resource
  1. Portugal, Gabriela. Redescobrir a qualidade em educação de infância em tempos de mudança. (COVID19). 2020. http://prochildcolab.pt/covid-19-educacao-de-infancia/.
Preface / Postscript
  1. Portugal, Gabriela. "Editorial - Revista Investigar em Educação - Educação entre Culturas". Preface to Revista Investigar em Educação - Educação entre Culturas. Portugal: SPCE. 2018.
    Published • Editor
Report
  1. Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. 2018. Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar.
Thesis / Dissertation
  1. Carvalho, Cindy Mutschen. "Crechendo com qualidade: contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21277.
  2. Andrade, Sofia Isabel dos Santos Soares. "Inclusão em educação de infância: crianças em acolhimento institucional". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18481.
  3. Iglésias, Isabel Sofia Ferreira. "A experiência de inclusão numa sala do 1º CEB". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17189.
  4. Dias, Cátia Sofia Oliveira. "Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21450.
  5. Almeida, Catarina Rodrigues. "O direito à não discriminação: um estudo em educação pré-escolar". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18237.
  6. Anjos, Cristiana Isabel Guedes dos. "O papel do professor na promoção da autoestima no 1º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17146.
  7. Silva, Ana Miguel Rodrigues da. "Promoção da autonomia no 1º CEB: um estudo de um caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21451.
  8. Ruivo, Inês Cavaz. "Construção e apropriação de regras num contexto de educação pré-escolar". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18361.
  9. Couto, Daniela Castro. "Compreendendo e apoiando o processo de transição para o 1º CEB". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16405.
  10. Figueiredo, Aida. "Interação criança-espaço exterior em jardim de infância". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14081.
  11. Aguiar, Carla Alexandra Matos. "Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16773.
  12. Coelho, Daniela Maria Jorge. "Brincar com a diversidade linguística: potencialidades comunicativas no jardim de infância". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14807.
  13. Pereira, Joana Andreia de Castro. "Trabalhar emoções no 1º CEB: um contributo para a prevenção do bullying?". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16775.
  14. Batista, Tânia Cristina de Paiva. "Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16780.
  15. Resende, Ana Catarina Ferreira. "Desenvolvimento de competências sociais no jardim de infância". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14630.
  16. Pereira, Joana Filipa Silva. "A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14680.
  17. Gaspar, Cátia Mafalda Rito. "O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14487.
  18. Silva, Marisa Adelaide Moreira da. "Transição para o 1º CEB e promoção da autoestima : um estudo de caso". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14728.
  19. Dias, Ana Carolina dos Santos. "Apoiando uma criança em dificuldades, no jardim de infância". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14742.
  20. Oliveira, Liliana Catarina Andias. "Participação e desenvolvimento social em jardim de infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12770.
  21. Marques, Cláudia Raquel Sousa. "Participação infantil, jogo e valores sociais em jardim de infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12771.
  22. Pinto, Alexandra Machado Meda. "Descobrindo o lugar e potencialidades do brincar no jardim-de-infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12858.
  23. Fernandes, Ana Filipa Almeida. "Sensibilizar para a “não discriminação por incapacidade”". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13201.
  24. Carocho, Dominique Pinto. "Conhecer culturas e raças para não discriminar: um estudo no 1º CEB". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13203.
  25. Leitão, Marlene Lourenço. "Brincar, aprendizagem e desenvolvimento em jardim-de-infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12409.
  26. Gomes, Ana Filipa Tavares Silva. "A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13209.
  27. Figueiredo, Maria Pacheco. "Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12157.
  28. Bento, Maria Gabriela Castro Portugal Granja. "O perigo da segurança : estudo das percepções de risco no brincar de um grupo de educadores de infância". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10316/23413.
  29. Tavares, Joana dos Santos. "Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10280.
  30. Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues. "Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10337.
  31. Jesus, Andreia Filipa Gonçalves de. "Promovendo a autonomia do cidadão pré-escolar: um estudo de caso". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9825.
  32. Monteiro, Arminda da Conceição L. M. Vinhas. "Autoestima em contexto escolar: um estudo de caso". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9835.
  33. Carvalho, Diva Isabel Gomes de. "O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1080.
  34. Libório, Ofélia Ascenção Oliveira Dias. "Investigar com crianças na formação inicial em educação de infância". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1120.
  35. Marchão, Amélia de Jesus Gandum. "(Re)construir a prática pedagógica e criar oportunidades para pensar". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3788.
  36. Espanha, Ana Sofia Lopes. "Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3829.
  37. Migueis, Marlene da Rocha. "A formação como actividade de aprendizagem docente". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3553.
  38. Góis, Sónia Raquel dos Santos. "A avaliação da qualidade em jardim de infância : um estudo de caso". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1047.
  39. Estrela, Mariana de Azevedo Ribeiro. "Qualidade da oferta educativa na creche". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1024.
  40. Amaral, Susana Isabel Cardoso Alves de. "Comportamentos-problema em creche e práticas educativas". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1030.
  41. Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos. "Promovendo um processo de construção de uma cultura de intervenção precoce". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1104.
  42. Aveleira, Ana Paula Henriques. "Melhorar a educação de infância na Guiné-Bissau". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4973.
  43. Lopes, Elza Maria Barbosa Lobo. "Indisciplina em contexto educativo". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4988.
  44. Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa. "O coordenador pedagógico e o trabalho de equipa na creche: um estudo de caso múltiplo". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/11054.
  45. Fernando, Teresa de Jesus Dias. "A noção de tempo em activação do desenvolvimento". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/4743.
  46. Coelho, Ana Maria Sarmento. "Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadores". PhD, 2004. http://hdl.handle.net/10773/10856.
  47. Novaes, Luiza Helena Vinholes Siqueira. "O brincar como instrumento pedagógico no hospital". PhD, 2003. http://hdl.handle.net/10773/21752.
  48. Magalhães, Ana de. "O Auto-Conceito no Educador de Infância e Práticas Curriculares". Master, 2002. http://hdl.handle.net/10773/21808.
  49. Serra, Célia Maria Almeida Matos. "Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso numa escola básica integrada". Master, 2002. http://hdl.handle.net/10773/23118.
  50. Pinto, Felisbela Maria Rogeiro Prazeres. "A Gestão Curricular e o Desenvolvimento de Competências (Meta)linguísticas na Criança de 4 e 5 Anos". Master, 2002. http://hdl.handle.net/10773/22632.
  51. Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos. "Implicação, diálogo experiencial e ecologia da escola - parâmetros de qualidade em educação". Master, 1998. http://hdl.handle.net/10773/990.
Working paper
  1. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela; Carvalho, Cindy. 2017. "Orientações Pedagógicas para o trabalho com crianças entre 0 e 3 anos de idade".

Other

Other output
  1. Valorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância. Em Portugal as práticas pedagógicas em contextos de educação de infância focalizam-se sobretudo no que acontece dentro da sala de atividades, frequentemente, ignorando-se as virtualidades do espaço exterior para o bem-estar e desenvolvimento das crianças. Neste trabalho, descreve-se o processo de criação de conhecimento e de transformação de práticas pedagógicas valorizadoras das potencialidades d. 2016. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. http://hdl.handle.net/10773/22172.
  2. A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância. Em educação de infância, a qualidade das relações adultos-crianças é um elemento determinante ao nível da construção de sentimentos de segurança, autoestima, curiosidade e desejo de aprender, vontade e capacidade de comunicar com os outros. As escalas de empenhamento da criança e do adulto são instrumentos que, no seu conjunto, apoiam a compreensão da experiência interna da criança e do ajustament. 2016. Portugal, Gabriela; Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/1715.
  3. Observation of early childhood educators’ interaction style and child experience – opportunities for training in context. Educational interactions between adults and children are essential in any learning process, but have a crucial role in early childhood education. Given the importance of the quality of the interactions in early childhood education for the well-being, development and learning of children, we present a proposal for analyzing children’s living experiences and adult style, through child and adult enga. 2016. Portugal, Gabriela; Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/1716.
  4. Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”. Este estudo assenta sobre os fundamentos teóricos da educação experiencial e parte da análise do contexto sociopolítico da creche em Portugal. O objeto de estudo é uma ferramenta de avaliação para o contexto de creche (CRECHEndo), direcionada a educadores de infância, tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas educativas. Esta ferramenta, de natureza processual, serve de ponto de partida. 2016. Carvalho, Cindy Mutschen; Portugal, Gabriela. http://hdl.handle.net/10773/18908.
    10.14195/1647-8614_50-2_5
  5. The attention to the child's inner experience and adult style - contribution of engagement scales to improve teaching practices in early childhood education. In early childhood education, the quality of adult-child relationships is a key element in terms of building a sense of security, self-esteem, curiosity and desire to learn, willingness and ability to communicate with others. The child and adult engagement scales are instruments that, as a whole, support the understanding of the child's inner experience and the relational adjustment of the adult t. 2016. Portugal, Gabriela; Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro; Luís, Helena; Escola Superior de Educação de Santarém. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/207.
  6. No Jardim de Infância e na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas pedagógicas que contribuem para construir o pensamento crítico. Nesta comunicação apresenta-se um estudo desenvolvido em três salas de jardim de infância e em três salas do 1.º ciclo do ensino básico que teve como objetivo desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo, visando explorar o quadro pedagógico e de intervenção destas profissionais na gestão do currículo e nas experiências de aprendizagem a desenvolver. 2014. Marchão, Amélia; Portugal, Gabriela. http://hdl.handle.net/10400.26/10109.
  7. Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenç. 2012. de Almeida, Isabel Chaves; Carvalho, Leonor; Ferreira, Viviana; Lopes, Sandra; Pinto, Ana Isabel; Portugal, Gabriela; Santos, Paula; et al. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41.
Standard or policy
  1. Mendes, A.N., Tomaz, C., Portugal, G. & Gouveia, A. (2018). Manual para a Avaliação Externa das Escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e Indicadores de Qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar. Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação e UNICEF de São Tomé e Príncipe & Universidade de Aveiro/CIDTFF.. Mendes, A.N., Tomaz, C., Portugal, G. & Gouveia, A. (2018). Manual para a Avaliação Externa das Escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e Indicadores de Qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar. Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação e UNICEF de São Tomé e Príncipe & Universidade de Aveiro/CIDTFF.. 2018. Portugal, Gabriela.
  2. Mendes, A.N., Tomaz, C., Portugal, G. & Gouveia, A. (2018). Manual para a Autoavaliação das Escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e Indicadores de Qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar, Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação e UNICEF de São Tomé e Príncipe & Universidade de Aveiro/CIDTFF.. Mendes, A.N., Tomaz, C., Portugal, G. & Gouveia, A. (2018). Manual para a Autoavaliação das Escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e Indicadores de Qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar, Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação e UNICEF de São Tomé e Príncipe & Universidade de Aveiro/CIDTFF.. 2018. Portugal, Gabriela.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021 Portugal, G. (2021). Políticas, serviços e práticas promotores de bem-estar e desenvolvimento das crianças entre os 0 e 3 anos de idade: linhas de pensamento e de ação. II CICLO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS - INFÂNCIA & EDUCAÇÃO. Organização ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, 8 de junho, 17.30. Online.
2020 Gabriela Portugal (2020) oradora convidada em debate sobre Brincar, Avaliação e Inovação em Educação de Infância, Org. EB1/PE/C do Lombo do Guiné, Madeira, 29 de fevereiro
2020 Gabriela Portugal, Conferência inaugural (Play and citizenship development in early childhood education) no âmbito do Erasmus Mundus Joint Master Degree "Play, Education, Toys and Languages", 5 de março, 17h, Escola Superior de Educação de Lisboa
2020 Bento, G. & Portugal, G. (2020). Comunicação "Brincar e livre iniciativa em educação de infância e desenvolvimento de um cidadão emancipado. A experiência do projeto Serei(a) no Jardim". XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 10, 11, 12 setembro 2020
2020 Portugal, G. (2020). Conferência - Brincar, livre iniciativa e aprendizagens matemáticas, nos espaços exteriores, em educação de infância. XXIII Encontro Nacional de Professores – Matemática nos Primeiros Anos. Org. Associação de Professores de Matemática. 7 de novembro, em zoom
2019 Gabriela Portugal (2019). Oradora na mesa redonda ‘Ser professor e educador no século XXI: oportunidades e desafios da profissão”, na Semana da Educação, Departamento Psicologia e Educação da Universidade Portucalense (UPT), UPT, 2-4 abril de 2019
2019 Gabriela Portugal (2019, 3 setembro), Qualidade e avaliação em educação de infância. Comunicação a convite apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas organizadas pelo Colégio S. Vicente de Paulo, em Lisboa
2019 Gabriela Portugal (2019). “Que objetivos para a educação 30 anos depois da CDC?” Conferência “30 Anos Depois: Direitos das Crianças, Deveres de Quem?”, 23/11/19, FCG, Lisboa. Org. Associação Caminhos da Infância e International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect
2018/10/11 Gabriela Portugal & Gabriela Bento: ‘O desafio de práticas educativas no espaço exterior em educação de infância – uma reflexão sobre possibilidades de mudança pedagógica’ XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2018/07/09 Gabriela Portugal & Gabriela Bento (2018). O espaço exterior como palco para o desenvolvimento curricular em educação de infância Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação
ISPA – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018/03/17 Desafios do brincar e aprender em educação de infância 1.º Encontro Educativo Solidário, Educar, Hoje
Colégio da Fonte, Oeiras (Oeiras, Portugal)
2018/02/08 Flávia Gontijo & Gabriela Portugal (2018). ‘Revisão Sistemática: Documentação Pedagógica nas Práticas Docentes da Educação Infantil’ III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Infância(s) e Juventude(s)
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/01/13 Relatora das ideias-chave emanadas durante o Seminário ‘Intervenção Precoce na Infância: o papel do psicólogo nas equipas de intervenção’. Seminário ‘Intervenção Precoce na Infância: o papel do psicólogo nas equipas de intervenção’.
Org. Ordem dos Psicólogos Portugueses, Especialidade Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra)
2018 Gabriela Bento e Gabriela Portugal (2018). Apresentação “Caderno de Práticas: Experiências e Leituras do SEREI(A) NO JARDIM, à luz da OCEPE”. III Seminário Espaços para a Infância. Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. III Seminário Espaços para a Infância
Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Portugal, G., Tomaz, C. e Neto-Mendes, A. (2018). Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar, IV Congresso Internacional de Cooperação e Educação (IV COOPEDU) - Cooperação e Educação de Qualidade. Org. Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. 8 e 9 de novembro, ISCTE, Lisboa IV Congresso Internacional de Cooperação e Educação (IV COOPEDU) - Cooperação e Educação de Qualidade
Org. Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISCTE (Lisboa, Portugal)
2018 Flávia Gontijo, Gabriela Portugal e Luciana Ostetto (2018). “Documentar e avaliar na Educação Infantil: pertinências e especificidades”. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA
2018 Sofia Lopes, Gabriela Portugal e Maria Figueiredo (2018). “Práticas Educativas no Espaço Exterior em Creche – O Papel do Adulto”. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA
2018 Gabriela Portugal (2018). Participação em A PEDAGOGIA DO ENCONTRO NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. A Creche no século XXI, com uma comunicação sobre “Educar em creche. Que cidadão aos 3 anos de idade? Organização Fundação Maria Ulrich, 24 de novembro de 2018, Fórum Lisboa
2018 Gabriela Portugal e Gabriela Bento (2018). Comunicação: Práticas educativas no espaço exterior numa cultura de interior – o desafio da mudança em dois contextos de infância portugueses. 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us, Org. Universidade do Minho, Instituto de Educação/Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, 5 e 6 dezembro, Campus de Gualtar, Braga

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019 - Current Organização de conferência de Michel Vandenbroeck, 9 e 10 de setembro 2019, “Evidence based education: there’s no hierarchy of methods”, CIDTFF (2019)
2019 - Current Organização de conferência de Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos, Brasil, “Brincar e o cotidiano das crianças: reflexões sobre a Educação Infantil”, 13 dezembro 2019, DEP_UA (conferência integrada na Unidade Curricular Educação e Contemporaneidade do Programa Doutoral em Educação da UA). (2019)
2018 - Current II Fórum CIDTFF, Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 4 de julho de 2018, UA/DEP (2018)
2018 - Current IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro 2018, UA (2018)
2018 - Current I Encontros com o CIDTFF, 7 de dezembro de 2018, Design Factory, PCI. Creative Science Park, Aveiro Region, Ílhavo – Objetivo: construir, juntamente com parceiros sociais e académicos, novas estratégias, conceitos e projetos que atendam às necessidades e desafios sociais identificados, em diferentes âmbitos – educação, saúde, lazer, desenvolvimento de comunidades, entre outros – que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade civil (2018)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020 - Current Portugal, G., Bento, G. & Santos, P. (2020). Vídeo: Education & Development in infant and toddler day care centre. A project within ProChild CoLAB - Against child poverty and social exclusion. IV Fórum CIDTFF Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? Universidade de Aveiro, Dep. Educação e Psicologia, 15 de julho
2020 - Current Portugal, G. (2020) Coordenação de sessão V sobre «Relações entre responsabilidade social e ética». IV Fórum CIDTFF Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? UA, DEP, 15/7
2019 - Current Participação no evento ‘Tackling Inequalities in Early Years: Ensuring Harmonised Early Childhood Education and Care Systems’, em Bruxelas, 15/01/2019, organizado por Public Policy Exchange
2019 - Current Gabriela Portugal (2019). Participação como moderadora da sessão Contextos e Dimensões do Desenvolvimento Humano. Colóquio CIDInE, Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, 25 e 26 de outubro de 2019, Escola Superior de Educação do IPPorto
2019 - Current Gabriela Portugal (2019). Simpósio Cres(SER), Saúde Mental na Gravidez e Primeira Infância, Organização: Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (URAP/ACES Baixo Vouga) e Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Centro de Artes de Águeda, 29 de novembro, moderadora de mesa sobre “Brincar ao ar livre” (com Helen Bilton, Gabriela Bento e Gisela Dias).
2018 - Current Gabriela Portugal - Coordenação de Painel - Práticas pedagógicas nos espaços exteriores em educação de infância - desafios e realidades. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, FPCE UC, 11, 12 e 13 de outubro de 2018. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, FPCE UC
2018 - Current Gabriela Portugal (2018). III Seminário Espaços para a Infância. Organização Associação Nacional de Intervenção Precoce, 20 outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. Moderadora de Mesa sobre Educação, comunidade e saúde no exterior e na natureza III Seminário Espaços para a Infância
2018 - Current Gabriela Portugal (2018). Participação em Mesa Redonda sobre Educação nas Primeiras Idades com comunicação sobre “O currículo em creche – que cidadão aos 3 anos de idade?” IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
2018 - Current Gabriela Portugal (2018). Moderação de Conferência Plenária de Ângela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná. IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro, UA IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020 - Current • XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 10, 11, 12 SETEMBRO 2020.
2019 - Current • IV Encontro Internacional Formação para a Docência (INCTE2019), tema “Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação”, 3 e 4 de maio de 2019, na Escola Superior de Educação (ESEB) do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - Current • Colóquio CIDInE, Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, 25 e 26 de outubro de 2019, Escola Superior de Educação do IPPorto.
2019 - Current • Simpósio Cres(SER) - Saúde mental na gravidez e primeira infância, 28 e 29 de novembro de 2019, Centro de Artes de Águeda. Org. Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (URAP/ACES Baixo Vouga), Águeda
2018 - Current • II Encontro - A Formação de educadores e professores na Universidade de Évora, 22 e 23 fevereiro 2018
2018 - Current Olhares sobre a Educação, Viseu, 5 abril 2018
2018 - Current • I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação – Pedagogias participativas na educação de infância, Lisboa, 19, 20 e 21 de abril de 2018
2018 - Current • III Encontro Internacional Formação na Docência, ESE Bragança, 4 e 5 maio de 2018 • International Congress of Educational Sciences and Development, ESE Setúbal, 21 e 23 de junho de 2018
2018 - Current • Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação, ISPA, Lisboa, 9 e 10 de julho de 2018
2018 - Current IV Luso-brasileiro de Estudos da Criança, Goiás, Brasil, 22-25 agosto de 2018
2018 - Current • XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 11, 12 e 13 de outubro de 2018
2018 - Current • XIII CONGRESSO Nacional de Intervenção Precoce & III SEMINÁRIO Espaços para a Infância, subordinado à temática “Desenvolvimento Profissional: Contributos para as práticas recomendadas em Intervenção Precoce na Infância”, 19 e 20 de outubro 2018, Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra
2018 - Current • IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 15, 16 e 17 novembro 2018, UA
2018 - Current • 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us, Org. Universidade do Minho, Instituto de Educação/Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, 5 e 6 dezembro, Campus de Gualtar, Braga

Consulting

Activity description Institution / Organization
2017 - 2019 Consultoria Projeto Serei(a) 2017-2018 / 2018-2019, no âmbito de parceria com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). Esta na ação que desenvolve na sua Creche e Jardim de Infância tem vindo a investir numa abordagem educativa focada no brincar ao ar livre reconhecendo a sua importância para o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com o apoio científico-pedagógico do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formador

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020 - Current Palestra no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Especialidade de Supervisão, sobre Avaliação e qualidade em educação, 15 de maio de 2020, on line, 14h às 16h. (Doutoramento)
2019 - Current Coordenação de duas Formações em Educação Experiencial contratualizadas através da UNAVE, junto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de maio a junho 2019 (cada curso 21h de formação), Lisboa. Formadoras: Gabriela Portugal (responsável), Gabriela Bento e Paula Santos. Formandas: educadores e auxiliares de 5 estabelecimentos de educação de infância
2018 - Current No âmbito do Projeto ’Stay Tuned’ (URBACT III), em parceria com Câmara Municipal de Aveiro, participação na Formação ‘Prevenir o Abandono e Insucesso Escolar’, dinamizando o módulo I (Problemática do abandono escolar; Relações interpessoais e comunicação), 6h, no dia 20 de janeiro de 2018. Formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Outros formadores: Carlos Fernandes Silva e Rui Vieira. Formandos: professores do Agrupamento de Escolas de Esgueira e de Eixo: 20
2018 - Current Formação sobre práticas pedagógicas de qualidade em educação de infância, solicitada por Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo (CASTIIS), 14h, 27/1 e 3/3 de 2018. Formadoras: Gabriela Portugal, Gabriela Bento e Andreia Gouveia. Formandos: 30
2018 - Current Formação sobre ‘Práticas pedagógicas de elevada qualidade no trabalho com crianças entre os 0 e 3 anos de idade’, no âmbito do projeto Cres(SER) em Águeda. Dias 24/2 e 10/3 de 2018 (16h). Formadoras: Gabriela Portugal e Gabriela Bento. Formandos: 60
2018 - Current Curso de Follow-up em Educação Experiencial, contratualizado através da UNAVE, junto de 6 estabelecimentos de educação de infância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de junho 2018 a janeiro 2019 (30h de formação em cada contexto - presenciais e on-line). Formadoras: Gabriela Portugal (responsável), Gabriela Bento e Paula Santos. Formandas: educadores e auxiliares de cada estabelecimento (cerca de 100).

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2019 Portugal, G. (2019) Entrevista/artigo sobre serviços educativos para os 0-3 anos em Portugal, Revista italiana Bambini, novembro de 2019, pp.10-11. Organizado por Valentina Morcenchio: Bambini
2018 Gabriela Portugal - Rubrica (H)À Educação, Diário de Aveiro, 11 de agosto/2018 – O que considerar na escolha da creche ou jardim de infância para o meu filho/filha?

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2020 - Current Gabriela Portugal (2020). Na creche e jardim de infância, é importante que as crianças explorem livremente e brinquem muito. Então, e o educador não faz nada? Texto e entrevista para Rubrica Educação à Escuta, CIDTFF e Rádio Terra Nova, 3 de junho de 2020
2018 - Current Gabriela Portugal - UA Explica, 22/6/2018 – como escolher o melhor infantário para o seu filho? Link: https://www.youtube.com/watch?v=ReD-LzTGy6g

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020 - Current REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACION PARA LA JUSTICIA SOCIAL
2020 - Current Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418)
2019 - Current Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
2019 - Current Educação & Sociedade, revista de Ciência da Educação
2018 - Current European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ)
2018 - Current International Journal of Play (IJP)
2018 - Current Revista Portuguesa de Pedagogia (RPP)
2018 - Current Revista Portuguesa de Educação (RPE)
2016 - Current Indagatio Didactica