Identification
Personal identification
- Full name
- Paula Maria Pereira de Barros
Citation names
- Barros, Paula Maria
- Barros, P.M.
- P. M. Barros
Author identifiers
- Ciência ID
- 8C12-6CD9-4E21
- ORCID iD
- 0000-0002-6297-0868
Email addresses
- pbarros@ipb.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- (351) 273303000 Ext.: 3150 (Professional)
Addresses
- Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Departamento de Matemática, Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Professional)
Websites
- www.ipb.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2018/06/15
Concluded
|
PhD in Educational Sciences - Specialty in Mathematics Education /Ciências da Educação - Especialidade em Educação Matemática
(Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico " (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
2004/06/02
Concluded
|
Master in Education - Specialisation in Pedagogical Supervision in Mathematics Teaching / Educação - Área de Especialização
em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Os futuros professores do 2.º ciclo e a estocástica – Dificuldades sentidas e o ensino do tema." (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1997/06/25
Concluded
|
Degree in Mathematics - Educational Training Branch / Matemática - Ramo de Fomação Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 valores |
1991/07/12
Concluded
|
Bachelor in Rural Improvements / Melhoramentos Rurais (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior Agrária, Portugal
|
15 valores |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/06/16 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2008/09/01 - 2018/06/15 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
1998/09/01 - 2008/08/31 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018 - 2022 | MathE - Improve Math Skills in Higher Education
2018-1-PT01-KA203-047361
Researcher
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/11 - 2023/01 | Projeto VALIANT (IPCB Consortium) - Virtual Innovation and Support Networks for Teachers
626134-EPP-1-2020-2-ESEPPKA3-PIPOLICY - Erasmus+
|
|
2019/04 - 2022/07 | Promoção das Competências Científicas e tecnológicas
Membro da equipa responsável pela revisão científica, técnica e pedagógica dos conteúdos produzidos pela equipa técnica do
projeto.
Centro de Ciência Viva de Bragança, Portugal
|
Comunidade Inter-Municipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) |
Outputs
Publications
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/07 | O Scratch ao serviço da avaliação em matemática | TIC@Portugal'23 – Da transição digital à inovação da educação nas escolas
Centro de Formação de Professores da Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2023/05 | Scratch e avaliação em matemática: uma experiência com futuros professores | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Braganca, Portugal (Portugal)
|
2023/05 | Contribuições do Geogebra para a apreensão de conceitos relativos aos espaços vetoriais, | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2022/11 | Sessão Prática Scratch, matemática e as novas aprendizagens essenciais | XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2022/09 | Promote learning through knowledge sharing between higher education courses with interconnection to the business context | IWAM-1st International Congress on Additive Manufacturing and STEAM education
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Portugal)
|
2022/07 | A pedagogia do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática | ProfMat 2022, XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2022/07 | Scratch, matemática e a formação de professores dos primeiros anos | ProfMat 2022, XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2022/05 | No país dos ângulos”: ensino exploratório e avaliação formativa em geometria | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2022/05 | Uma experiência pedagógica com recurso ao GeoGebra | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22),
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2022 | Transformação de um gráfico estatístico numa tabela de dupla entrada | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2021/11 | Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria” | 9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València (Spain)
|
2021/10 | Em busca da matemática em Terras de Trás-os-Montes: um olhar fotográfico | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2021/09 | Projeto Mathe: uma plataforma digital e muito mais | AlgarMat 2021 – Encontro Regional de Professores de Matemática
Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (Quarteira, Portugal)
|
2021/07/16 | Integração da plataforma MathE no processo ensino e aprendizagem de Geometria Analítica | TIC@Portugal'21 Educação digital: oportunidades em confinamento e para além do mesmo (online)
Centro de Formação de Professores da Educom Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2021/07 | Learning contexts and the promotion of mathematical literacy | Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021)/International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal)
|
2021/07 | Trabalho colaborativo e partilha de conhecimentos: uma experiência no ensino superior | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/07 | Aprender álgebra linear com a plataforma MathE | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/07 | MathE: ensinar e aprender Geometria elementar num espaço virtual | XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
2021/07 | EGID3: conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos | XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021
Associação de Professoresde Matemática, Santarém (online) (Portugal)
|
2021/07 | Matemática e fotografia: Qual o potencial desta relação? | XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021
Associação de Professores de Matemática,Santarém (online) (Portugal)
|
2021/06 | Different Approaches in Linear Algebra and Analytic Geometry | Training Activity on MathE and other innovative teaching/learning methodologies
Instituto Politécnico de Bragança
|
2021/04 | Escrever textos técnico-científicos e a revisão por pares: uma experiência com estudantes de mestrado | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2020/11 | Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes | A voz dos Professores de C&T – VPCT 2020
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real (online) (Portugal)
|
2020/11 | MathE – Uma experiência em álgebra linear | Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (online) (Portugal)
|
2020/11 | Olha à tua volta! Onde é que vês matemática? | A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (online) (Portugal)
|
2020/07/16 | Podemos ficar na sala?: experimentando as salas simultâneas do Zoom | TIC@Portugal'20 - XIV Encontro de Boas-práticas educativas
Centro de Formação de Professores da Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2019/11 | Projeto EGID3: ensino da geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios. | INNODOCT 2019, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Spain)
|
2019/10 | Transição secundário-superior: diagnóstico dos conhecimentos matemáticos de alunos portugueses e africanos | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/09 | Projeto EGID3: Perceções dos estudantes sobre a geometria e o seu ensino. | XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía,
Universidade da Coruña (Spain)
|
2019/07 | MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens | XXXV ProfMat, Associação de Professores de Matemática
Escola secundária Amato Lusitanto (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/06 | Desafios didáticos em Geogebra | III Encontro Professores Inovadores com TIC
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/05/25 | Eu erro, tu erras… Todos aprendemos matemática! | 23.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2019
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/05 | Aprendizagem contextualizada: cenários no ensino superior | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/05 | Resolver problemas envolvendo razões e proporções por futuros professores dos primeiros anos | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/05 | Devíamos fazer mais tarefas como esta!: uma experiência em álgebra linear. | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2019/02/07 | Vamos experimentar o PSPP | V Conferência Ibérica de inovação e educação com TIC (ieTIC 2019)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2018/07/06 | O Microsoft Mathematics nas aulas de matemática, | TIC@Portugal’18 – Encontro de Professores sobre utilização educativa das TIC
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2018/07 | O papel do Scratch no desenvolvimento do pensamento algébrico | Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2018/07 | Quais os perigos e riscos? – Aprendizagem em contexto na unidade curricular de segurança e ambiente. | CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Portugal)
|
2018/07 | Relacionar a teoria com a prática – Vamos construir uma prensa hidráulica! | CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Portugal)
|
2018/05 | Conhecimento para ensinar probabilidades de futuros professores dos primeiros anos | III Encontro Internacional de Formação na Docência
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2018/05 | Ensino de álgebra linear no ensino superior: práticas e implicações | III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/03/15 - 2023/03/15 | Exposição de materiais integrada na Semana da Matemática, março 2023, que decorreu de 13 a 17 de março de 2023 na Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. (2023 - 2023)
Exhibition (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/03 - 2020/03 | III Mostra de Fotografia - A Matemática do meu país (2020/03 - 2020/03)
Exhibition (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2022/03/01 - Current | Centro de Investigação em Educação Básica | Membro integrado |
1998 - Current | Associação de Professores de Matemática | Associado |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/07/25 - 2023/07/26 | Comissão Organizadora da III Escola de Verão para Jovens Investigadores em Educação Matemática
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2023/03/13 - 2023/03/17 | Comissão organizadora da Semana de Matemática
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Científica do INCTE'23, VII Encontro Internacional de Formação na Docência
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Científica do XXVI EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Científica do BragançaMat 2023, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Organizadora do BragançaMat 2023, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Organizadora Nacional e Regional do projeto APM-DIM 2023
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão Organizadora do 25 º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2022
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão Científica do 25.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2022
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão Científica do XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão Científica do VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/11/06 - 2021/11/06 | Comissão Organizadora do XXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2020 - 2020 | Comissão Científica do V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão Científica do 23.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2019
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão Organizadora do 23.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática,
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | Comissão Científica do 22.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2018
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | Comissão Organizadora do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática – ENSPM 2018
Member
|
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | Comissão Organizadora do 22.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2018
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Científica do 21.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2017
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Organizadora do 23.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2017
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023 - 2023 | INCTE’23, Congresso Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2022 - 2022 | EIEM2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa |
2022 - 2022 | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2020 - 2020 | INCTE 2020 - V Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2020 - 2020 | INNODOCT 2020 - 8th International Conference on Innovation, Documentation and Education | Universitat Politècnica de València |
2019 - 2019 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2019 | Escola Profissional Cândido Guerreiro, Loulé |
2019 - 2019 | Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE 2019 | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2019 - 2019 | INNODOCT 2019, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education Congresso | Universitat Politècnica de València |
2018 - 2018 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2018 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra |
2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2014 | Escola Secundária Alberto Sampaio, Braga |
2012 - 2012 | XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2012 | Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Pro-Posições (1980-6248) | Faculdade de Educação da Unicamp |
2022 - 2022 | Educación Matemática | Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática A. C (SOMIDEM, A. C). Centro Universitario de Ciencias Exactas e Ingenierías (CUCEI), Universidad de Guadalajara (UdeG) |
2021 - 2021 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2019 - 2019 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
Distinctions
Other distinction
2021 | One of the best papers - INNODOCT 2021, 9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València, Spain
|
2019 | Best presentation, INNODOCT 2019 - 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València, Spain
|