???global.info.a_carregar???
Celina Tenreiro Vieira. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2000/02/22 pelo(a) Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestrado em Educação em 1994/12/16 pelo(a) Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza em 1988/06/28 pelo(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação em ciências; desenvolvimento sustentável; pensamento crítico; Critical Thinking; Science Education; Basic Education; Didactic-Pedagogical Practices; Teaching Strategies; Pensamento Crítico, Educação em Ciências, Ensino Básico, Práticas Didáctico-pedagógicas, Estratégias de Ensino / Aprendi; orientação CTS; literacia científica; conexões das ciências com a matemática; Ensino da matemática; Ensino básico 2º ciclo; Educação matemática; Raciocínio; Recursos digitais; Estrategias de aprendizagem; Motivação para a aprendizagem; Actividades da aula; Educação em matemática; 2.ºCEB; Applets; Aulas de apoio ao estudo; Raciocícnio matemático; Critical thinking; Higher education; Teacher education; Transference; 4 Cs; 1.º Ciclo; atividades; ciência-tecnologia-sociedade; educação em ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; Ensino das ciências; Trabalhos práticos; Investigação-acção; Fotossintese; Desenvolvimento sustentável; Ensino básico 1º ciclo; Plantas; CTS; Trabalho prático; Ensino por pesquisa; Educação em ciência; Investigação-ação; Ambiente natural; Desenvolvimento de plantas; Luz; Água; Fotossíntesse; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Orientação Ciência/Tecnologia/ Sociedade; Pensamento Crítico; Educação em C; Resolução de problemas; Educação não formal; Conexões; Educação sexual; Sexualidade; Métodos pedagógicos; Avaliação dos alunos; Educação Sexual; Conceções de alunos do 1.º Ciclo sobre Educação Sexual e Sexualidade; Educação em Ciências; Ensino Básico; Estratégias de Ensino/Aprendizagem; Pensamento Crítico; Práticas Didático-pedagógicas; Educação científica; Ensino das ciências - Ensino básico 2º ciclo; Estratégias da aprendizagem; Pensamento crítico; Trabalhos de casa; Trabalho de casa; Ciências naturais; 2.ºCiclo do EB; Educação sexua; lEnsino básico 2º ciclo; Desenvolvimento dos currículos; Desenvolvimento dos adolescentes; Educação sexual em meio escolar; Currículo prescrito; Currículo real; Currículo experienciado; Dimensões da sexualidade; Elementary science education; Scientific literacy; Programas de computador para o ensino; Tecnologia da educação; Reprodução humana; Courseware; Menstruação; 2.º CEB; Ciência-tecnologia-sociedade; Didática das ciências; 1ºCEB; plantas; Ensino de valores; Desenvolvimento cognitivo; Educação para os valores; Educação para o desenvolvimento sustentável; Desenvolvimento moral; Clarificação de valores; Atividades; Desenvolvimento das competências; Argumentação; .
Identification

Personal identification

Full name
Celina Tenreiro Vieira

Citation names

  • Vieira, Celina
  • Tenreiro Vieira, C.
  • Tenreiro-Vieira, C.
  • Celina Tenreiro Vieira

Author identifiers

Ciência ID
8B1F-7914-E5F1
ORCID iD
0000-0002-7944-2922
Researcher Id
L-2061-2015
Scopus Author Id
55313195300

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2000/02/22
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Didáctica das Ciências
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2000/02/22
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Outra:Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Influência de Programas de Formação Focados no Pensamento Crítico Nas Práticas de Professores de Ciências e no Pensamento Crítico dos Alunos" (THESIS/DISSERTATION)
1994/12/16
Concluded
Educação (Mestrado)
Major in Metodologia do Ensino das Ciências
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1988/06/28
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09/12 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2017/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018/09 - 2022/08 RED – Recursos Educativos Digitais para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Ministério da Educação, Brazil
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016/01 - 2019/01 Educación de las competências científica, tecnológica y pensamento crítico mediante la enseñanza de temas de naturaleza de ciência e tecnologia
EDU2015-64642-R (MINECO / FEDER)
Researcher
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/09 - 2011/08 Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito Naciona
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. Teaching strategies and critical thinking abilities in science teacher education. 2016.
  2. Vieira, R.M.; Moreira, L.F.; Tenreiro-Vieira, C.. Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in basic education. 2016.
    10.1007/978-3-319-43319-6_11
  3. Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José; Pinheiro, Luísa; Sousa, Ondina; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; et al. 52 Ideias para o Professor: Matemática: 2.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
  4. Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge; Malta, Emília; Reis, Margarida; Vizinho, Isabel; et al. 52 ideias para o Professor: Matemática: 1.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
  5. Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José; Pinheiro, Luísa; Sousa, Ondina; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; et al. 52 Ideias para o Professor: Matemática: 2.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
  6. Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge; Malta, Emília; Reis, Margarida; Vizinho, Isabel; et al. 52 ideias para o Professor: Matemática: 1.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
  7. Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Tenreiro-Vieira, Celina; Malta, Emília; Vizinho, Isabel; Almeida, Jorge; Gaspar, Jorge; et al. Perspectivas e vivências emergentes em matemática. Comissão Editorial da Universidade de Aveiro. 2009.
  8. Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Tenreiro-Vieira, Celina; Gaspar, Jorge; Amaral, Paulo; Nunes, Margarida; Vizinho, Isabel. Registos teóricos e práticos em matemática: novos rumos. Universidade de Aveiro. Comissão Editorial. 2008.
  9. Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge. Para uma educação em matemática renovada 1 – 2. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. 2007.
  10. Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Vizinho, Isabel; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Dias, Aurora. Para uma educação em matemática renovada 3 - 4. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. 2007.
  11. Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge. Para uma educação em matemática renovada 1 – 2. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. 2007.
Book chapter
  1. Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Pensar Crítica e Criativamente com Ciência: O caso de um Projeto em Contexto de Enriquecimento Curricular". In Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências 2023: Discutindo EC nos Países Iberoamericanos, 244-246. Brazil: Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2023.
    Published
  2. Vieira, Celina. "25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação.". In Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar ., 23-44. Xalapa, Mexico: Editorial Torres, 2021.
    Published
  3. Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Pensamento crítico e criativo na educação em ciências: percursos de investigação e proposta de referencial". In Pensamento crítico na Educação em Ciências: Percursos, propostas de países ibero-americanos, 17-42. São Paulo, Brazil: Editora Livraria da Física, 2021.
    Published
  4. Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação". In Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar, 23-44. Mexico: Editorial Torres, 2021.
    Published
  5. Vieira, Celina. "Pensamento Crítico no Ensino Superior Português: Investigação e Formação de Professores.". In Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspectivas de formação., 79-104. Curitiba, Brazil: Brazil Publishing., 2020.
    Published
  6. Vieira, Celina. "Ciência, cidadania e desenvolvimento sustentável na escolaridade básica: Que possibilidades? Que realizações?". Madrid, Spain: Los libros de la Catarata, 2018.
    Published
  7. Vieira, Celina. "Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in basic education.". Switzerland: Springer International Publishing, 2016.
    Published
  8. Vieira, Celina. "Teaching Strategies and Critical Thinking Abilities in Science Teacher Education.". In Critical Thinking: Theories, Methods and Challenges.. United States: Science Publishers, 2016.
    Published
Conference paper
  1. Vieira. Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: mapeamento da produção científica". 2019.
  2. Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel. "Mathematical proposals in classroom and in a non-formal science education context". 2011.
  3. Nascimento, Patrícia; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge, Manuela Maria Costa; et al. "Projecto Ciência Viva VI “Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão”". 2007.
Journal article
  1. Tenreiro-Vieira, Celina; Henriques, Maria Clara; Vieira, Rui Marques. "CIÊNCIA CIDADÃ: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CONTEXTO NÃO FORMAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 17 Especial (2023): 35-58. http://dx.doi.org/10.59306/poiesis.v17eespecial202335-58.
    10.59306/poiesis.v17eespecial202335-58
  2. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina C.; Bem-Haja, Pedro; Lucas, Margarida. "STEM Teachers’ Digital Competence: Different Subjects, Different Proficiencies". Education Sciences 13 11 (2023): 1133. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13111133.
    10.3390/educsci13111133
  3. Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Avaliação para as aprendizagens: pensamento crítico e criativo nas aulas de ciências naturais de alunos do segundo ciclo do ensino básico português". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática 3 (2022): 3-28. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/issue/view/63.
    Open access • Published
  4. Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Pensamento Crítico e Criativo para uma Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade". Revista Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade 17 51 (2022): 141-155. https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/323.
    Open access • Published
  5. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui M.; Tenreiro, Celina; Vieira, Rui Marques; Costa, Sandro Lucas Reis; Bortoloci, Naiara Briega; Broietti, Fabiele Cristiane Dias. "PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES". Investigações em Ensino de Ciências 26 1 (2021): 70. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70.
    10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
  6. Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Promover o Pensamento Crítico em Contextos CTS: Desenvolvimento de Propostas Didáticas para o Ensino Básico". Indagatio Didactica 12 4 (2020): 471-484. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21823.
    Open access • Published
  7. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Approach of subjects of elementary science curriculum in an ESD framework with Science-Technology-Society / Critical Thinking orientation". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6850.
    10.34624/id.v11i2.6850
  8. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques; FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.. "Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / pensamento crítico". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31872.
    10.34624/id.v11i2.6850
  9. Tenreiro Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico". Indagatio Didactica 11 2 (2019): 895-914. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362.
    Open access • Published
  10. Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios". Revista Latinoamericana de Estudios Educativos 15 1 (2019): 36-49. http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf.
    Open access • Published
  11. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
  12. Moreira, Filipe T.; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores –; Moreira, Filipe Ramiro Tavares; Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  13. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. "Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary science education". International Journal of Science and Mathematics Education 14 4 (2016): 659-680. http://hdl.handle.net/10773/17494.
    10.1007/s10763-014-9605-2
  14. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17844.
  15. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Educação em Ciências e Matemática com Orientação CTS: Promotora do Pensamento Crítico". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19005.
  16. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Approaching the plant theme in an ESD context guided towards critical thinking in the first cycle of basic education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3567.
    10.34624/id.v8i1.3567
  17. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17844.
  18. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17456.
  19. Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - C; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. "Promote critical thinking". (2015): https://doi.org/10.17346/se.vol20.191.
    https://doi.org/10.17346/se.vol20.191
  20. Silva, Marisa; Tenreiro-Vieira, Celina; Silva, Marisa; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro, Centro de Investigação ¿Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. "Educação para o desenvolvimento sustentável: atividades com orientação CTS/PC no 1ºCEB". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17489.
    https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2620
  21. Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel. "A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências". (2014): http://hdl.handle.net/10773/11979.
  22. Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.M.. "Literacy and critical thinking: A framework for education in science and mathematics | Literacia e pensamento crítico: Um referencial para a educação em ciências e em matemática". Revista Brasileira de Educacao 18 52 (2013): 163-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879319991&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782013000100010
  23. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4360.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4360
  24. Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática". (2013): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
  25. Dias, A.; Vieira, C.T.. "The supervision in in-service mathematics education and professional development | A supervisão na formação contínua de professores de matemática e o desenvolvimento profissional". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 42 A (2012): 65-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863845440&partnerID=MN8TOARS.
  26. Dias,Aurora; Vieira,Celina Tenreiro. "A supervisão na formação contínua de professores de matemática e o desenvolvimento profissional". (2012): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000100005.
  27. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro. "Critical thinking: conceptual clarification and its importance in science education". (2011): http://hdl.handle.net/10773/6780.
  28. Torres, Ana Cristina; Nascimento, Patrícia; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Rui; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge, Manuela Maria Costa; et al. "“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação". (2007): http://hdl.handle.net/10400.11/1318.
  29. Magalhães,Sandra Isabel Rodrigues; Tenreiro-Vieira,Celina. "Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico: Um programa de formação de professores". (2006): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200005.
  30. Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico". (2005): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200004.
Thesis / Dissertation
  1. Nogueira, Mafalda Machado. "Promoção do raciocínio matemático com recurso a applets: um estudo de caso no 2º ciclo do ensino básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23299.
  2. Silva, João Manuel Pereira Tavares. "Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23317.
  3. Sousa, Lisandra Carina Freitas. "Educação sexual e sexualidade: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18466.
  4. Reis, Vanessa Sofia Soares. "Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais no 2º CEB". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18468.
  5. Almeida, David Duarte de. "Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18389.
  6. Santos, Soraia Pereira Marinheiro dos. "Educação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológica". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18409.
  7. Vigário, Carla Sofia Vieira. "Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17822.
  8. Pereira, Inês Canha dos Santos. "Potenciação do trabalho de casa como contexto para o desenvolvimento da argumentação no 2º ciclo do ensino básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18386.
  9. Moreira, Filipe Ramiro Tavares. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16018.
  10. Vieira, Ana Celina Marques. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/673.
  11. Teixeira, Maria do Carmo Corujo. "Atividades promotoras do pensamento critico no 1º CEB". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13551.
  12. Pimenta, Érica Nídia Teixeira. "Tarefas de investigação para promover a comunicação matemática". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13560.
  13. Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira. "Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13486.
  14. Cunha, Tânia Marisa Rocha da. "Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13774.
  15. Almeida, Ana Cristina Henriques de. "Raciocínio matemático e pensamento crítico - um estudo correlacional". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10005.
  16. Ribeiro, Fábio Fonseca. "Abordagem de questões socio-científicas controversas no 1º CEB". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10377.
  17. Dias, Aurora Maria Amaral Correia. "A supervisão na formação e o desenvolvimento profissional : perspectivas de formadores no âmbito do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1452.
  18. Ramos, Paula Sofia Gonçalves. "Educação em ciências: promover o pensamento crítico através do debate". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/16202.