Book |
- Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. Teaching strategies and critical thinking abilities in science teacher education.
2016.
- Vieira, R.M.; Moreira, L.F.; Tenreiro-Vieira, C.. Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in
basic education. 2016.
10.1007/978-3-319-43319-6_11
- Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José; Pinheiro, Luísa; Sousa, Ondina; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; et
al. 52 Ideias para o Professor: Matemática: 2.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
- Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge; Malta, Emília; Reis, Margarida; Vizinho, Isabel; et al. 52
ideias para o Professor: Matemática: 1.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
- Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José; Pinheiro, Luísa; Sousa, Ondina; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; et
al. 52 Ideias para o Professor: Matemática: 2.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
- Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge; Malta, Emília; Reis, Margarida; Vizinho, Isabel; et al. 52
ideias para o Professor: Matemática: 1.º Ciclo. Porto Editora. 2013.
- Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Tenreiro-Vieira, Celina; Malta, Emília; Vizinho, Isabel; Almeida, Jorge; Gaspar, Jorge; et
al. Perspectivas e vivências emergentes em matemática. Comissão Editorial da Universidade de Aveiro. 2009.
- Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Tenreiro-Vieira, Celina; Gaspar, Jorge; Amaral, Paulo; Nunes, Margarida; Vizinho, Isabel.
Registos teóricos e práticos em matemática: novos rumos. Universidade de Aveiro. Comissão Editorial. 2008.
- Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge.
Para uma educação em matemática renovada 1 – 2. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.
2007.
- Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Vizinho, Isabel; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Dias, Aurora.
Para uma educação em matemática renovada 3 - 4. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.
2007.
- Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge.
Para uma educação em matemática renovada 1 – 2. Universidade de Aveiro. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.
2007.
|
Book chapter |
- Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Pensar Crítica e Criativamente com Ciência: O caso de um Projeto em Contexto de Enriquecimento
Curricular". In Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências 2023: Discutindo EC nos Países Iberoamericanos,
244-246. Brazil: Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2023.
Published
- Vieira, Celina. "25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação.". In Pensamiento critico
en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar ., 23-44. Xalapa, Mexico: Editorial Torres, 2021.
Published
- Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Pensamento crítico e criativo na educação em ciências: percursos de investigação e
proposta de referencial". In Pensamento crítico na Educação em Ciências: Percursos, propostas de países ibero-americanos,
17-42. São Paulo, Brazil: Editora Livraria da Física, 2021.
Published
- Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação".
In Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar, 23-44. Mexico: Editorial Torres, 2021.
Published
- Vieira, Celina. "Pensamento Crítico no Ensino Superior Português: Investigação e Formação de Professores.". In Pensamento
crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspectivas de formação., 79-104. Curitiba, Brazil:
Brazil Publishing., 2020.
Published
- Vieira, Celina. "Ciência, cidadania e desenvolvimento sustentável na escolaridade básica: Que possibilidades? Que realizações?".
Madrid, Spain: Los libros de la Catarata, 2018.
Published
- Vieira, Celina. "Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in basic education.". Switzerland: Springer
International Publishing, 2016.
Published
- Vieira, Celina. "Teaching Strategies and Critical Thinking Abilities in Science Teacher Education.". In Critical Thinking:
Theories, Methods and Challenges.. United States: Science Publishers, 2016.
Published
|
Conference paper |
- Vieira. Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: mapeamento da
produção científica". 2019.
- Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel. "Mathematical proposals in classroom and in a non-formal science
education context". 2011.
- Nascimento, Patrícia; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge,
Manuela Maria Costa; et al. "Projecto Ciência Viva VI “Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão”".
2007.
|
Journal article |
- Tenreiro-Vieira, Celina; Henriques, Maria Clara; Vieira, Rui Marques. "CIÊNCIA CIDADÃ: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
EM CONTEXTO NÃO FORMAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 17 Especial (2023): 35-58. http://dx.doi.org/10.59306/poiesis.v17eespecial202335-58.
10.59306/poiesis.v17eespecial202335-58
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina C.; Bem-Haja, Pedro; Lucas, Margarida. "STEM Teachers’ Digital Competence: Different
Subjects, Different Proficiencies". Education Sciences 13 11 (2023): 1133. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13111133.
10.3390/educsci13111133
- Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Avaliação para as aprendizagens: pensamento crítico e criativo nas aulas de ciências
naturais de alunos do segundo ciclo do ensino básico português". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências
e Matemática 3 (2022): 3-28. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/issue/view/63.
Open access • Published
- Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Pensamento Crítico e Criativo para uma Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade". Revista
Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade 17 51 (2022): 141-155. https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/323.
Open access • Published
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui M.; Tenreiro, Celina; Vieira, Rui Marques; Costa, Sandro Lucas Reis; Bortoloci, Naiara
Briega; Broietti, Fabiele Cristiane Dias. "PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS
E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES". Investigações em Ensino de Ciências 26 1 (2021): 70. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70.
10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
- Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Promover o Pensamento Crítico em Contextos CTS: Desenvolvimento de Propostas Didáticas
para o Ensino Básico". Indagatio Didactica 12 4 (2020): 471-484. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21823.
Open access • Published
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Approach of subjects of elementary science curriculum in an ESD framework with
Science-Technology-Society / Critical Thinking orientation". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6850.
10.34624/id.v11i2.6850
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques; FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.. "Abordagem de temas do currículo
de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / pensamento crítico". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31872.
10.34624/id.v11i2.6850
- Tenreiro Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação
Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico". Indagatio Didactica 11 2 (2019): 895-914. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362.
Open access • Published
- Celina Tenreiro Vieira; Vieira, R. M.. "Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios".
Revista Latinoamericana de Estudios Educativos 15 1 (2019): 36-49. http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf.
Open access • Published
- Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Educating for critical thinking in university: The criticality
of critical thinking in education and everyday life". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
- Moreira, Filipe T.; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de
Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores –; Moreira, Filipe Ramiro Tavares; Moreira,
Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico
no 1ºCEB". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. "Fostering scientific literacy and critical
thinking in elementary science education". International Journal of Science and Mathematics Education 14 4 (2016):
659-680. http://hdl.handle.net/10773/17494.
10.1007/s10763-014-9605-2
- Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento
Crítico no 1ºCEB". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17844.
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Educação em Ciências e Matemática com Orientação CTS: Promotora do Pensamento
Crítico". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19005.
- Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Approaching the plant theme in an ESD context guided towards critical thinking
in the first cycle of basic education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3567.
10.34624/id.v8i1.3567
- Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento
Crítico no 1ºCEB". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17844.
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem
promotoras do pensamento crítico". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17456.
- Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - C;
Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.
"Promote critical thinking". (2015): https://doi.org/10.17346/se.vol20.191.
https://doi.org/10.17346/se.vol20.191
- Silva, Marisa; Tenreiro-Vieira, Celina; Silva, Marisa; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação; Tenreiro-Vieira,
Celina; Universidade de Aveiro, Centro de Investigação ¿Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. "Educação para o
desenvolvimento sustentável: atividades com orientação CTS/PC no 1ºCEB". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17489.
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2620
- Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel. "A promoção da capacidade de resolução de problemas através da
articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências". (2014): http://hdl.handle.net/10773/11979.
- Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.M.. "Literacy and critical thinking: A framework for education in science and mathematics |
Literacia e pensamento crítico: Um referencial para a educação em ciências e em matemática". Revista Brasileira de Educacao
18 52 (2013): 163-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879319991&partnerID=MN8TOARS.
10.1590/S1413-24782013000100010
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas". (2013):
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4360.
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4360
- Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e
em matemática". (2013): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
- Dias, A.; Vieira, C.T.. "The supervision in in-service mathematics education and professional development | A supervisão na
formação contínua de professores de matemática e o desenvolvimento profissional". Bolema - Mathematics Education Bulletin
26 42 A (2012): 65-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863845440&partnerID=MN8TOARS.
- Dias,Aurora; Vieira,Celina Tenreiro. "A supervisão na formação contínua de professores de matemática e o desenvolvimento profissional".
(2012): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000100005.
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro. "Critical thinking: conceptual clarification and its
importance in science education". (2011): http://hdl.handle.net/10773/6780.
- Torres, Ana Cristina; Nascimento, Patrícia; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Rui; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge,
Manuela Maria Costa; et al. "“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar
um projecto de inovação". (2007): http://hdl.handle.net/10400.11/1318.
- Magalhães,Sandra Isabel Rodrigues; Tenreiro-Vieira,Celina. "Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia,
Sociedade e Pensamento crítico: Um programa de formação de professores". (2006): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200005.
- Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um
programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico". (2005): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200004.
|
Thesis / Dissertation |
- Nogueira, Mafalda Machado. "Promoção do raciocínio matemático com recurso a applets: um estudo de caso no 2º ciclo do ensino
básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23299.
- Silva, João Manuel Pereira Tavares. "Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores
em contexto EDS". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23317.
- Sousa, Lisandra Carina Freitas. "Educação sexual e sexualidade: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Master,
2016. http://hdl.handle.net/10773/18466.
- Reis, Vanessa Sofia Soares. "Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais
no 2º CEB". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18468.
- Almeida, David Duarte de. "Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB". Master,
2016. http://hdl.handle.net/10773/18389.
- Santos, Soraia Pereira Marinheiro dos. "Educação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado:
dimensões psicológica e sociológica". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18409.
- Vigário, Carla Sofia Vieira. "Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com
alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17822.
- Pereira, Inês Canha dos Santos. "Potenciação do trabalho de casa como contexto para o desenvolvimento da argumentação no 2º
ciclo do ensino básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18386.
- Moreira, Filipe Ramiro Tavares. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no
1º CEB". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16018.
- Vieira, Ana Celina Marques. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/673.
- Teixeira, Maria do Carmo Corujo. "Atividades promotoras do pensamento critico no 1º CEB". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13551.
- Pimenta, Érica Nídia Teixeira. "Tarefas de investigação para promover a comunicação matemática". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13560.
- Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira. "Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13486.
- Cunha, Tânia Marisa Rocha da. "Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização
de conhecimentos e capacidades". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13774.
- Almeida, Ana Cristina Henriques de. "Raciocínio matemático e pensamento crítico - um estudo correlacional". Master, 2012.
http://hdl.handle.net/10773/10005.
- Ribeiro, Fábio Fonseca. "Abordagem de questões socio-científicas controversas no 1º CEB". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10377.
- Dias, Aurora Maria Amaral Correia. "A supervisão na formação e o desenvolvimento profissional : perspectivas de formadores
no âmbito do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1452.
- Ramos, Paula Sofia Gonçalves. "Educação em ciências: promover o pensamento crítico através do debate". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/16202.
|