???global.info.a_carregar???
Maria Cristina Vieira da Silva holds a PhD and a Master in Linguistics (Nova University Lisbon) and a Degree in Modern Languages and Literature (Portuguese and French). She is a Coordinating Professor at the Teacher Training Department of the Higher School of Education of Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal, where she also coordinates the Master Degree on Primary School Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in 2nd Cycle. She is currently an integrated member of the CIEC – Research Centre on Child Studies, University of Minho, Portugal. Her research focuses on Language Education and Didactics and teachers’ professional development. She has published 17 articles in peer-reviewed journals, 12 book chapters and 30 conference papers. She has supervised 12 Master degree students and is currently supervising 6. She has been a researcher in 6 projects and has interacted with more than 40 collaborators in her professional activities.
Identification

Personal identification

Full name
Maria Cristina Vieira da Silva
Gender
Female

Citation names

  • Silva, Maria Cristina Vieira da
  • Vieira da Silva, Cristina

Author identifiers

Ciência ID
7E1B-980A-ADBA

Email addresses

  • cristina.vieira@esepf.pt (Professional)

Addresses

  • Centro de Investigação Paula Frassinetti, Departamento de Formação em Educação Básica. Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal, 4000-255, Porto, Portugal (Professional)

Websites

  • http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2328827215571739 (Professional)
  • https://orcid.org/0000-0003-2248-0829 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Italian Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021/03 - 2021/07
Concluded
Gestão e Dinamização de Tecnologias e Metodologias e-Learning (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2003/12 - 2004/02
Concluded
Utilização Criativa das TIC - nível II (Outros)
CNOTINFOR - Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda, Portugal
Muito Bom
1997 - 2003
Concluded
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Complementação Infinitiva em Textos Latinos dos séculos XI e XII e Textos Portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada por unanimidade
1992 - 1996
Concluded
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As construções causativas do Português Europeu: descrição e análise" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1992 - 1992/12
Concluded
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Muito Bom (18)
1988 - 1992
Concluded
Lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Port. e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Bom com Distinção (16)
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2013/01 - Current Researcher (Research) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2003/10 - Current Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
2003 - Current Researcher (Research) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2004/07 - 2005/09 Science and Technology Management Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2001/04 - 2002/07 Research Trainee (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1997/04 - 2001/03 Research Trainee (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1995/04 - 1997/03 Research Trainee (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1994/10 - 1995/03 Research Trainee (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1992/10 - 1994/09 Research Trainee (Research) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2003/09 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2003/06 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016/09 - Current Diretora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/11 - 2018/05 Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/10 - 2016/10 President of the Scientific-Technical Council Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004/05 - 2014 Coordenadora da área científica de Línguas e Literaturas Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2006 - Current Formadora Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Centro de Formação da Escola Superior de Formação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/01 - 2009/05 Formadora Universidade do Minho, Portugal
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (núcleo regional de formação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1º Ciclo, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
1997 - 1999/03 Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval
PSCH/C/LIN/931/95
PhD Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluded
1997 - 1999/03 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
PhD Student Fellow
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluded
1995 - 1997/03 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Scientific Initiation Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2005 - 2008 Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
POCI/LIN/62214/2004
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
1993 - 1995 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização
PCSH/C/LIN/537/93
Other
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluded

Other

Designation Funders
2021 - 2023/09 Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
Researcher
Ongoing
2014 - 2018/12 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)
ISCH COST Action IS1410.
Researcher
Cancelled
2015 - 2018/07 Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente
Sem referência
Researcher
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Ongoing
2010 - 2012/12 Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades e Práticas
Researcher
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Manuel Joaquim Pinho Moreira de Azevedo; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; José Luis Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Júlio Emílio Pereira de Sousa; Maria Luísa Pinho Teixeira das Neves Tavares Moreira. O que desencadeia o sucesso em alunos com baixo rendimento escolar, no Projeto Fénix. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti / Universidade Católica Portuguesa – Porto. 2014.
    Published
Book chapter
  1. Iris Susana Pires Pereira; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mônica Araújo; Maria Manuel Borges. "Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning.". In The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood, 270-281. Oxfordshire, United Kingdom: Taylor & Francis/Routledge, 2019.
    Published
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Silva, Maria Cristina Vieira da; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Claudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira. "Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning process". In Digital Textbooks, What’s new?, 723-767. Santiago de Compostela, Spain: Servizo de Publicacións da Universidade de Santiago de Compostela /IARTEM, 2015.
    Published
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O conhecimento didático do conteúdo gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática". In O Universal e o particular. Uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, 299-313. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Published
  4. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Mestrado em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura". In Memórias e Rumos, 121-125. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2014.
    Published
  5. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística". In Ensinar a Aprender Português num Mundo Plural, 53-95. Santarém, Portugal: ESE de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
    Published
  6. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Ana Luísa Oliveira Ferreira; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mónica Oliveira; Rui Ramalho. "Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas". In Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local, 81-89. Porto, Portugal: ESEPF, 2012.
    Published
  7. Silva, Cristina Vieira da; Teixeira, Maria Julieta; Silva, Maria Cristina Vieira da. "A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias". 2012.
  8. Silva, Maria Cristina Vieira da; Joana Cavalcanti; João Carlos Gonçalves de Matos; Maria Marta Duarte Martins. "O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades". In Universos da palavra - Percursos de animação da leitura, 20-46. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2011.
    Published
  9. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares". In Novos Desafios no Ensino do Português, 219-229. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2011.
    Published
  10. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A diachronic analysis of the portuguese causative constructions". In Gramática e léxico em sincronia e diacronia. Um contributo da Linguística portuguesa, 131-141. Santiago de Compostela, Portugal: Universidade de Santiago de Compostela: Servicio de Publicacións e Intercambio Cientifico, 2003.
    Published
  11. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Construções com verbos modais: uma perspectiva diacrónica". In Saberes no Tempo - Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, edited by Edições Colibri, 505-521. Porto, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Published
  12. Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Maria Graça Vicente; Maria Alexandra Fiéis; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Lobo; Ana Castro. "Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais". In Linguística Computacional. Investigação fundamental e aplicações., 347-358. Lisboa, Portugal: APL, 1999.
    Published
Conference abstract
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância". Paper presented in CIANEI II - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, 2007.
Conference paper
  1. da Silva, Maria Cristina Vieira. "Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Published
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Sebastião, Isabel. "O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores". Paper presented in XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, A Coruña, 2019.
    Published
  3. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Prática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigação". Paper presented in 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Braga, 2018.
    Published
  4. Macário, Maria João Bártolo; Cristina Manuela Sá; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais. Um estudo com futuros profissionais da Educação.". Paper presented in Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro, 2018.
    In press
  5. Silva, Maria Cristina Vieira da; Cláudia Andrade. "Os recursos digitais ao serviço do ensino e aprendizagem da gramática". Paper presented in Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro, 2018.
    In press
  6. Sá, Cristina Manuela; Macário, Maria João Bártolo; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação.". Paper presented in VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade., Santarém, 2017.
    Submitted
  7. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores". Paper presented in XIV Symposium Internacional sobre el praticum y las prácticas externas “Recursos para um Prácticum de Calidad”, Poio, Pontevedra, 2017.
    Published
  8. Pereira, Iris Susana Pires; Silva, Cristina Vieira da; Borges, Maria Manuel. "Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. What's up in digital reading?". Paper presented in 20th European Conference on Literacy, Madrid, 2017.
    Submitted
  9. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português". Paper presented in Pelos Mares da língua portuguesa, Aveiro, 2016.
    Published
  10. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB". Paper presented in V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce, 2015.
    Published • 10.1285/i9788883051272p2683
  11. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Da leitura aos manuais digitais - perceções de estudantes da formação inicial de professores". Paper presented in 10.º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2014.
    Published
  12. Silva, Maria Cristina Vieira da. "De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português: o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística". Paper presented in II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Aveiro, 2014.
    Published
  13. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A leitura digital – perceções de professores em formação". Paper presented in VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía, Santiago de Chile, 2014.
    Published
  14. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 2014.
    Published
  15. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Ana Luísa Oliveira Ferreira; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mónica Oliveira; Rui Ramalho. "Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente". Paper presented in Challenges 2013, Braga, 2013.
    Published
  16. Silva, Maria Cristina Vieira da; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Claudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores em Formação.". Paper presented in XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2013.
    Published
  17. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Animador de leitura, um novo perfil docente.". Paper presented in 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente, Braga, 2012.
    Published
  18. Inês Maria Silva Lopes; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino.". Paper presented in III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2012.
    Published
  19. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Perceções de Mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística". Paper presented in III Encontro Nacional de Educação Básica, Aveiro, 2012.
    Published
  20. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B.". Paper presented in 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2010.
    Published
  21. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras". Paper presented in SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Évora, 2010.
    Published
  22. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Estratégias de monitorização da compreensão leitora.". Paper presented in 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., Braga, 2010.
    Published
  23. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua". Paper presented in XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2009.
    Published
  24. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Velhos? Só os trapos!...". Paper presented in II Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, Ourense, 2009.
    Published
  25. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?". Paper presented in CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2005.
    Published
  26. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico". Paper presented in Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística - O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal, 2004.
    Published
  27. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica". Paper presented in XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2004.
    Published
  28. Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Maria Graça Vicente; Maria Alexandra Fiéis; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Lobo; Ana Castro; et al. "Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval". Paper presented in XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2001.
    Published
  29. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação". Paper presented in XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2001.
    Published
  30. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português". Paper presented in XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, 2000.
    Published
  31. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva". Paper presented in XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Aveiro, 1998.
    Published
  32. Silva, Maria Cristina Vieira da. "As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV". Paper presented in XII Encontro Ncional da Associação Portuguesa de Linguística, Braga, 1996.
    Published
Conference poster
  1. Cunha, Ana Isabel; da Silva, Maria Cristina Vieira. Corresponding author: Cunha, Ana Isabel. "Práticas de literacia emergente com crianças de 3 anos em contexto de PES". Paper presented in Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2021.
  2. Iris Susana Pires Pereira; Maria Cristina Cristo Parente; Silva, Maria Cristina Vieira da. "On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers". Paper presented in Conference on Writing Research & Writing Research School, 2014.
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?". Paper presented in CIANEI 2 - Quem aprende mais? Reflexões sobre Educação de Infância, 2007.
  4. Ana Maria Madeira; Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Paulo José Tente da Rocha Santos Osório; Silva, Maria Cristina Vieira da; Nuno Rendeiro. "Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda". Paper presented in X Congresso de Lingüistica e Filologia, 2006.
Edited book
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Marta Duarte Martins; Joana Cavalcanti. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2013.
    Published
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. Universos da Palavra - Percursos de Animação da Leitura.. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2011.
    Editor
Journal article
  1. Pires Pereira, Íris Susana; Parente, Maria Cristina Cristo. "Digital literacy in early childhood education: what can we learn from innovative practitioners?". International Journal of Early Years Education (2021): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2021.1892598.
    Published • 10.1080/09669760.2021.1892598
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: "não te ajudo mais, tenta lá tu"". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 63-82.
    Open access • Published • https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23436
  3. Silva, Cristina Vieira; Pereira, Íris Susana Pires; Sebastião, Isabel. "Portuguese teachers’ perceptions of grammar teaching". Crossroads. A Journal of English Studies 24(1) (2019): 65-81. http://dx.doi.org/10.15290/cr.2019.24.1.05.
    Open access • Published • 10.15290/cr.2019.24.1.05
  4. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Teacher training and professional identity: the contribution of collaborative work in education". Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado 23 2 (2019): 359-376. http://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9691/7878.
    Open access • Published
  5. Sá, Cristina Manuela; Silva, Maria Cristina Vieira da; Macário, Maria João Bártolo. "Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação". Acta Scientiarum. Language and Culture 40 1 (2018):
    Open access • Published • 10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
  6. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 448. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042.
    Open access • 10.17979/reipe.2017.0.06.3042
  7. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: as perceções dos professores". Diadorim 19 2 (2017): 107-130. https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/10034/9886.
    Open access • Published
  8. Iris Susana Pires Pereira; Maria Cristina Cristo Parente; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study". Teacher Development 20 5 (2016): 614-630.
    Published • 10.1080/13664530.2016.1185029
  9. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice". Journal for Educators, Teachers and Trainers 7 2 (2016): 108-119. http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/234/291.
    Published
  10. Iris Susana Pires Pereira; Fernanda Leopoldina Viana; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador". Revista Perspectiva - Professor Alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem 33 1 (2015): 231-259.
    Published
  11. Viana, Fernanda Leopoldina; Silva, Maria Cristina Vieira da; Santos, Ana Sucena; Vale, Ana Paula; Ribeiro, Iolanda. "Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação". Calidoscópio 12 3 (2014): 335-344.
    Published • 10.4013/cld.2014.123.08
  12. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Animador de leitura: das razões de ser ao perfil de competências.". Cadernos do Externato Cooperativo da Benedita 5 (2012): 29-37. http://www.externatobenedita.net/images/stories/actividades/cadernos_ecb/numero_5/cadernos_ecb_V.swf.
    Published
  13. Joana Cavalcanti; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Gabriela Trevisan; José Luis Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Criança, Sujeito de Direitos: a Infância que se ergue. Breve fundamentação.". Revista Saber (e) Educar 15 (2011): 1-7. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/450.
    Published
  14. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O Direito à língua – A Diversidade Linguística na Escola". Revista Saber (e) Educar 15 (2011): 1-6. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/452.
    Published
  15. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua". Revista Saber (e) Educar 13 (2008): 89-106. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/158.
    Published
  16. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?". Cadernos de Estudo 6 (2007): 43-52. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/116.
    Published
  17. Henrique Manuel da Silva Pereira; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa". Revista Saber (e) Educar 11 (2006): 111-126. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/14.
    Published
  18. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A aquisição de uma Língua Segunda: muitas questões e algumas respostas". Revista Saber (e) Educar 10 (2005): 91-104.
    Published
  19. Maria Francisca M.B.B. Xavier; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Alexandra Fiéis. "Word Order Alternation in Medieval Portuguese". Santa Barbara Portuguese Studies 6 2 (2002): 307-325.
    Published
Magazine article
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O Acordo Ortográfico. 12 respostas a 12 possíveis questões.", Mensageiro de Santo António, 2012, http://www.mensageirosantoantonio.com/messaggero/pagina_articolo.asp?R=Cultura&ID=498.
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Repensar o novo ano escolar em tempo de crise.", Mensageiro de Santo António, 2012
Manual
  1. Silva, António Carvalho da; Silva, Maria Cristina Vieira da. Metodologia do Ensino da Gramática - manual da UC. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2022.
    In press
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. Juntos pela Criança - Caderno de Orientação Pedagógica (Projeto Othukumana - Juntos). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Published
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da; Ana Luísa Ferreira; Maria Marta Duarte Martins; João Carlos Gonçalves de Matos; José Manuel Couto. Métodos Fundamentais de Ensino - Português. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Published
Newspaper article
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Atividades de consciência linguística no Jardim de Infância: o quê, como e para quê?", Cadernos de Estudo nº 6, 2007
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Silva, Maria Cristina Vieira da; Cláudia Azevedo; Cristina Ferreira; Maria Ana Vasconcelos. "A escrita também se cultiva: o projeto «Plantar Histórias»", . Cadernos de Estudo nº 4, 2006, http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/52.
Thesis / Dissertation
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A Complementação Infinitiva em Textos Latinos dos séculos XI e XII e Textos Portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo". PhD, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2003.
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. "As construções causativas do Português Europeu: descrição e análise". Master, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1996.
Translation
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Marta Duarte Martins. Problematização e conceptualização em Ciências e nas aprendizagens científicas. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2011.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/09 Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação / Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (La Coruña, Spain)
2018 Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: um estudo com futuros profissionais da Educação IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Os recursos digitais ao serviço do Ensino e aprendizagem da gramática IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Future teachers’ content knowledge on grammar implications for teacher training SIG EduLing Seminar
Universidade de Bialystok (Bialystok, Poland)
2018 Prática de Ensino Supervisionada na Formação de Professores - um binómio Formação/Investigaçãp 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Spain)
2018 When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal International ELINET Symposium 2018: "Literacy in the 21st Century: Participation-Inclusion-Equity"
ELINET (Colónia, Germany)
2018 Ensinar e aprender gramática com recursos educativos digitais. 3.ª Conferência Internacional TechLING’18
Universidade do Minho e Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões (Lisboa, Portugal)
2018 Literacia Digital na educação de infância: o que revelam as boas práticas? EDULOG 2018 International Conference Early Childhood Education: what Science has to teach us
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo (Braga, Portugal)
2017 À descoberta dos adjetivos qualificativos num laboratório gramatical para o 1.º CEB II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2017 What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. 20th European Conference on Literacy
Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE) y la Universidad Complutense de Madrid (UCM) (Madrid, Spain)
2017 Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores. XIV Symposium Internacional “Recursos para um Prácticum de Calidad”
Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE) (Poio, Spain)
2017 Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação. VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém , Portugal)
2016 A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português 3.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 Para uma avaliação das práticas literácitas no domínio da leitura e da escrita em jardim de infância 1.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Município de Famalicão, Centro de Formação Associação de Escolas de Famalicão, CESPU e Instituto Politécnico do Porto (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016 Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística
ESEPF (Porto, Portugal)
2015 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro
Universidade de Salento, Lecce (Lecce, Italy)
2014 De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português – o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014 Da leitura aos livros digitais: perceções dos professores em formação 10.º Encontro Nacional/ 8.º Internacional de investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/03 Leitores estratégicos: precisam-se 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Porto, Portugal)
2013 Leitores estratégicos: precisam-se. 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Lisboa, Portugal)
2013 Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística no Ensino Superior III Encontro Internacional do Português – Novos Desafios no Ensino do Português & III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
ESE do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Potencialidades pedagógicas de manuais digitais - representações de professores em formação. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Animador de leitura, um novo perfil docente. 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente
CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Para uma avaliação da compreensão em falantes de PLNM. Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem
ILTEC (Lisboa, Portugal)
2012 Animador de leitura, um perfil especializado Encontro Pluridisciplinar de apresentação pública dos Cadernos do ECB V
Externato Cooperativo da Benedita (Benedita, Portugal)
2012 Perceções de mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística III Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011 Formação na área da animação da Leitura? Porquê? IV Encontro Sementes de Leitura e Artes
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2011 Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, Macau SAR China)
2010 Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2010 Estratégias de monitorização da compreensão leitora 8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Évora, Universidade de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul (Évora, Portugal)
2009 Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
CESC; CIDTFF; CIE; CIE-UMA; CIECC; CIEd; CIED; CIIE; CIEP; CIPES; METAFORMA; UID/OPECE; UIED; Ui&dCE (Lisboa, Portugal)
2009 Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2008 Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico Encontro sobre Português como Língua Não Materna
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2008 Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B. 7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico II Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2007 O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2005 Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância? CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2005 A cultura científica na formação inicial dos educadores 2º Fórum Ciência
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005 Cultura científica: a forma natural de estar em educação É tempo de mudança na educação
Associação Pró-ordem dos Professores (VIla Nova de Gaia, Portugal)
2004 A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo. QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2004 Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
2004 Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (sETÚBAL, Portugal)
2002 Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation 7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII
Universitat de Girona (Girona, Spain)
2001 Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2001 Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2000 As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2000 Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
2000 Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
1998 Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
1998 Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1997 Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015/09 - 2018/04/12 O acesso à leitura na transição do pré-escolar para o 1º ciclo
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015/09 - 2017/07/25 Os recursos digitais ao serviço do ensino-aprendizagem da gramática
Supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/09 - 2016/03/16 Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo - o percurso da escrita
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011/09 - 2014/01/20 A supervisão pedagógica e a transversalidade do português – contributos da oralidade para a promoção de aprendizagens Supervisão Pedagógica (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011/09 - 2014/01/20 Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos – Um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico
Supervisor
Supervisão Pedagógica (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2013/10/25 Ler para argumentar – Estratégias Dinamizadoras de Aprendizagem
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2013/06/13 Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2012/05/21 A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2012/05/10 A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2006/09 - 2011/12/12 Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2011/11/22 Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2011/05/05 A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2009/09/21 As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura
Supervisor
Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2006 - 2007 Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda
Supervisor
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2016 - 2016 III Simpósio Internacional de Formação de Professores: Múltiplos Olhares sobre a Língua Portuguesa
Symposium (Other)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 II Encontrode Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Meeting (Other)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Dia do Departamento de Formação em Educação Básica
Other (Other)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura
Meeting (Other)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 - 2009 Workshop on Interfaces in L2 Acquisition
Workshop (Member of the Organising Committee)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017 - 2017 Debate “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Obrigatória - como preparar os docentes para este desafio?”
Other
«Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – como preparar os docentes para este desafio?»
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Congress
3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Ajudaris, Portugal
2016 - 2016 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Meeting
8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2016 - 2016 II Encontro Temático Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Meeting
II Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2013 - 2013 III IEP - Encontro Internacional do Português
Meeting
III IEP - Encontro Internacional do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Dia do Departamento em Educação Básica
Other
Dia de Departamento de Formação em Educação Básica
Departamento de Formação em Educação Básica, Portugal
2013 - 2013 II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Meeting
II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
CIPAF - ESEPF, Portugal
2011 - 2011 Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Meeting
Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 “Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Workshop
“Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018/09/21 Fluência de Leitura: Construção, Aplicação e Avaliação de Sequências Didáticas e Materiais de Intervenção Pedagógica
(Thesis) Arguer
António Miguel Borges da Silva (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Textos de divulgação científica mediática para crianças: Uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Maria Luísa Marques da Costa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Fluência em leitura e hábitos de leitura. Impacto de um programa de intervenção no 5.º ano de escolaridade Andreia Miranda Couto (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura Helena Beatriz Correia de Barros (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais Ana Filipa Gomes Pereira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2015 O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro Patrícia Isabel Lima Ribeiro (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 A construção e a gestão de comportamento na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Ana Catarina da Silva Andrade (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol) Lídia Manuela Pedro Godinho (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada Joana Andreia Matos Oliveira da Costa (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos Andreia Catarina Almeida Rodrigues (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 O início da docência – consciencialização e afirmação da profissionalidade Bruna Daniela Nunes da Silva Rua Carvalho (Master)
2014 Práticas pedagógicas centradas na autonomia Rita Sofia Silva Moreira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB Cátia Raquel Pereira da Silva (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 “O Ensino da Escrita”: apropriação do sistema ortográfico. Plano de Intervenção Marisa Filipa Machado da Mota Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Provérbios e matemática na Educação Pré Escolar Ivete Marisa Gonçalves Teixeira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Lengalengas e consciência fonológica na Educação Pré Escolar Vânia Daniela Ferreira Castro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 A leitura como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada Mónica Sofia Alves Barbosa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada Nanci Regina Gomes Alves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O Conto como elo de ligação entre o Jardim de Infância e a Família Isabel Maria Gil Antão de Sousa (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico Cátia Sofia Gomes de Almeida (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Leitura e Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boas Práticas Ambientais. Susana Cristina de Figueiredo Ferreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A aprendizagem da ortografia: uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo Sara Daniela Mendanha Carvalho (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Os detetives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do E.B. Isabel Maria da Silva Coelho (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Compreensão na Leitura e construção de identidade. Um estudo na educação pré-escolar Cátia Inês Teixeira Pinheiro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons Filipa Catarina Dias da Silva (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias Mário Manuel Simões de Almeida (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos Inês Isabel Gonçalves Reis Jardim Bühler (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Linguagem formal em situações orais Margarida Torres da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas Fátima Marisa Correia Fonseca (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A descoberta da escrita e da leitura através da consciência fonológica Daniela Sofia Silva Reis (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A Biblioteca Escolar e o 1º Ciclo. Projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular Alda Cristina Antunes Serras (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Conhecer para intervir: níveis de literacia. Agrupamento de Escolas de Ensino Básico do Grande Porto Carla Maria Jesus Alves da Cunha (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Jogar com os sons das línguas na Educação de Infância Ana Luísa Garcia Brito (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Diversidade Linguística, Consciência Fonológica e Educação Pré-escolar Ana Isabel Salazar Abreu (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 O lúdico no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Compreensão da Leitura – contributos do programa «Aprender a Compreender Torna mais Fácil o Saber» Elisabete Cristina Gonçalves Teixeira (Master)
Instituto Piaget, Portugal
2012 A Criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura Cátia Liliana Fernandes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 À Descoberta do Prazer de Ler através da Magia de um Conto Cristiana Sofia da Silva Moreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso Maria de Fátima Rodrigues Martins (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2008/09 - Current Associação de Professores de Português
1993/10 - Current Associação Portuguesa de Linguística

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2006/04 - Current Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar
Member
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/12 - Current Membro de Conselho Científico
Member
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/10 - 2016/11 Presidente do Conselho Técnico-Científico
President / Vice-president
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004/07 - 2005/09 Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF
Member
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2013 - Current Relatório final de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas – Português 1.º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Current Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda."
2013 - Current Relatório final de avaliação do manual escolar "Despertar – Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - Current Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Current Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Current Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2003/09 - Current Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Introdução aos Estudos Linguísticos (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Análise Gramatical e Pragmática do Discurso (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Seminário Interdisciplinar II (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Leitura e Literacia (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Laboratório de Língua (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Fundamentos da Competência Leitora (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Iniciação ao Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Didáctica do Português (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Curso de Língua e Cultura Portuguesa (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Didática do Português: Língua e Texto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Linguagem e Literacia Emergente (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Escrita: Conceitos e Práticas (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Escrita: Processos e Produtos (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Current Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/03 - 2019/06 Módulo “Métodos Fundamentais e de Ensino: Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/10 - 2018/12 - Módulo “Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português Aperfeiçoamento (Curso médio)
2017 - 2017 A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita Aperfeiçoamento (Curso médio)
2016 - 2016 Escuta ativa e consciência fonológica Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Fundamentos da Competência Leitora Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Promoção da consciência fonológica, enquanto modalidade de consciência linguística, no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Oficina de Escrita – a textualização no 1.º e 2.º CEB Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Metas Curriculares de Português – 3.º Ciclo e sua articulação com o PPEB Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 À descoberta da gramática num laboratório de língua Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As Metas Curriculares enquanto marcos num percurso de descoberta progressiva da Gramática – identificar adjetivos no 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Metas Curriculares de Português - 2.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Direção-Geral da Educação - Ministérioda Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 Ensino do Conhecimento da Língua Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 O ensino da escrita Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 O desafio de aprender gramática Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 A TLEBS no 1º CEB – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Colégio Nossa Senhora da Paz, Portugal
2007 - 2007 Português, Língua Segunda – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de E.B. 2/3 Augusto Gil, Portugal
2006 - 2006 Os Sons que as Palavras têm: Promoção da Consciência Fonológica Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2003/06 Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2003/06 Análise Gramatical e Pragmática do Discurso Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2015 - Current Júri da prova de ingresso específica para titulares de diploma de especialização tecnológica candidatos a ciclo de estudos na ESEPF
Evaluator
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - Current Coordenação da equipa científico-pedagógica para avaliação e certificação de manuais escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico reconhecida pela DGIDC Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - Current Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - Current Júri das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior de estudantes maiores de 23 anos
Evaluator
Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESEPF (2012)
Evaluator
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2019/03/03 - 2019/03/03 Entrevista ao programa “Páginas de Português”. O conhecimento gramatical de futuros docentes no âmbito da formação de professores

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018/08 - Current Knowledge Management Research & Practice
2018/04 - Current Revista Iberoamericana de Educación (1681-5653) Organizacion de Estados Iberoamericanos
2018/02 - Current Professorado – Revista de Currículum y Formación del Profesorado
2012/12/03 - Current Saber (e) Educar ESEPF
2004 - 2008 Cadernos de Estudo Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2005/12/22 - 2005/12/22 Arguição de A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças de Ana Paula P. S. Martins (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/09/13 - 2005/09/13 Arguição de Avaliação da Fonologia Infantil: Produção Espontânea de Reconto de Isabel Mª S.M.B. Fonseca (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/07/29 - 2005/07/29 Arguição de Conhecimento metafonológico na “mira” da linguagem escrita de Ana Luísa G.P.B. Ferreira (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal