???global.info.a_carregar???
António Barbot. Concluiu o Doutoramento em Ciências Físicas - Ramo Didática das Ciências Físicas em 2014 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Licenciatura em Engenharia Biológica em 2003 pela Universidade do Minho. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 3 evento(s). Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia do Ambiente, Ciências Exatas com ênfase em Física, Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Biotecnologia Ambiental. Nas suas atividades profissionais interagiu com 116 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Prática educativa supervisionada; Investigação-ação; Reflexão; Ensino e aprendizagem; Supervised educational practice; Action-research; Reflection; Teaching and learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Trabalho experimental; Arduino; Investigação; Supervised educational pratice; Experiemental work; Investigation; Água; Energia; Relações; Recursos didáticos; Ensino; Narração multimodal; 37.02(043); 53(043); Ciências naturais; Experimental work; Natural Sciences; Necessidades Educativas Especiais; Currículo específico individual; Ciência funcional; Special needs; Individual curriculum; Functional science; Visualização; Representations; Visualization; Ciências da natureza; Jogo e motivação; Education; Natural sciences; Game and motivation; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente; Software Scratch; Envolvimento; Necessidades educativas especiais; Scratch software; involvement; Special needs education; Computer simulation; Teachers’ mediation; Students’ epistemic practices; Epistemic pathway; Pensamento Abstrat; Sentidos; Sensores; Science & Technology.
Identification

Personal identification

Full name
António Pedro Barbot Gonçalves da Silva

Citation names

  • Barbot, A.

Author identifiers

Ciência ID
7D1D-801B-275D
ORCID iD
0000-0001-9915-1519

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Engineering and Technology - Environmental Engineering
  • Exact Sciences - Physical Sciences
  • Exact Sciences - Chemical Sciences
  • Engineering and Technology - Environmental Biotechnology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
German Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2010 - 2014
Concluded
Ciências Físicas - Especialização em Didática das Ciências Físicas (Doutoramento)
Major in Didática das Ciências Físicas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada" (THESIS/DISSERTATION)
19
2003 - 2004
Concluded
Tecnologia do Ambiente (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15
2003
Concluded
Engenharia Biológica (Licenciatura)
Major in Controlo da Poluição
Universidade do Minho, Portugal
14
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016/11/03 - Current Researcher (Research) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2003/09 - 2004 Researcher (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Engenharia Biológica, Portugal
2002/03 - 2002/08 Research Trainee (Research) University College Cork National University of Ireland, Ireland

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/10/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2019/09/30 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008/10/01 - 2015/09/30 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011/04/01 - 2014/07/31 ÁGUA, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUSTENTADA
SFRH/BD/74603/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011 - 2014 ÁGUA, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUSTENTADA
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F746032%F2010/PT
SFRH/BD/74603/2010
PhD Student Fellow
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2003 - 2005 ANOXITRATA–Tratamento Integrado de Efluentes Têxteis por Processo Anaeróbio/Aeróbio com Aplicação de Métodos de Oxidação Avançada
Programa POCTI
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded

Contract

Designation Funders
2018 - Current IFITIC – Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB
Researcher
Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE - P.Porto, Portugal
Ongoing
2014/09 - Current Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação.
Projeto SEI – Sociedade, Esco
Projeto SEI Sociedade, Esco
Principal investigator
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
Câmara Municipal do Porto
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2014/03/31 O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia
PTDC/CPE-CED/112303/2009
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2002/03 - 2002/08 Probabilistic analysis of timber drying schedules
Probabilistic analysis of timb
University College Cork National University of Ireland, Ireland
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Fernandes, R; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro Correia. "Robótica educativa no ensino de ciências naturais em ambiente de aprendizagem não formal". In Educação em Ciências: Interações e desafios, edited by . Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 90-94. Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Published
  2. Perry, J.; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro Correia. "Gamificação e Role Playing Games no Ensino de Ciências Naturais". In Educação em Ciências: Interações e desafios, edited by . Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 215-218. Escola Superior de Educação de Coimbra Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Published
  3. Perry, J.; Rodrigues, Pedro Correia; Barbot, A.. "Imprimir soluções em 3D". In Educação em Ciências: Interações e desafios, 287-291. Coimbra: Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 2021.
  4. Barbot, António. "Using Multimodal Narratives to Study Relationships Between Concepts". In Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices, edited by Lopes, J. B.; Viegas, C.; Pinto, A., 109-125. Hershey, United States: IGI Global, 2019.
    Published • 10.4018/978-1-5225-8570-1.ch005
  5. Barbot, A.. "Narração Multimodal: instrumento para estudo de relações conceptuais". In Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia - Registar e Investigar com Narrações Multimodais, edited by Lopes, J. B.; Viegas, C.; Pinto, A., 73-84. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2018.
    Published
  6. Sousa, A.; Barbot, A.; Simões, G.; Pinto, A.. "Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: Medição da intensidade do som na escola". In SEI: Sociedade, Escola e Investigação. Artigos Científicos. Ano letivo 2016/2017, 7-19. Porto, Portugal: Câmara Municipal do Porto, 2017.
    Published
  7. Barbot, A.. "Integrating the transversal theme of water- Energy in initial teacher training". In eaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 173-188. Nova Iorque, United States: Nova Science, 2017.
    Published
  8. Barbot, A.. "Problems and questions: Elucidation and relevance for research and teaching". In eaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 325-336. Nova Iorque, United States: Nova Science, 2017.
    Published
  9. Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, A.. "No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela!". In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino (E-book)., edited by Rodrigues, I.; Azevedo, J., 150-156. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2015.
    Published
Conference abstract
  1. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law". Paper presented in 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012), Coimbra, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Silva, Manuela V.; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; et al. "Promoção da sustentabilidade no ensino superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-Escolas". 2023.
    10.51126/revsalus.v5iSup.587
  2. Inês Pacheco; Pedro Rodrigues; Flores, Paula; Barbot, A.; Teles, Rui Oliva. "Promoting 21st century competencies in primary education using micro:bit". 2020.
    Published
  3. João Silva; Vera Mesquita ; Barbot, A.; Teles, Rui Oliva; Pedro Rodrigues. "Monitoring Abiotic Factors Using Sensors and Arduino Platform: A Science Classroom Project". Paper presented in Tech Edu 2020, 2020.
  4. Silva, J.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Educação em Ciências: Relato de uma prática educativa com MICRO:BIT ao serviço dos conteúdos curriculares". Paper presented in A Voz dos Professores de C&T (VPCT2020), Vila Real, 2020.
    Published
  5. Pacheco, I.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Aprender passo a passo: uso de um dispositivo programável para desenvolver conhecimentos acerca da saúde do corpo humano no 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in A Voz dos Professores de C&T VPCT 2020), Vila Real, 2020.
    Published
  6. Ribeiro, C.; Maia, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Vale, A.; Marçal, A.; Pedrosa, A.; et al. "Os Animais: um percurso de exploração em Contexto de Creche". Paper presented in XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), Viana do Castelo, 2018.
    Published
  7. Sousa, A.; Barbot, A.; Rodrigues, P.; Pinto, A.; Lopes, J. B.. "An approach to Sound and Acoustics in Primary Education using Arduino". Paper presented in 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU, 2018), Salonica, 2018.
    Accepted • 10.1109/iedec.2014.6784685
  8. Sousa, A.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Learning about UV radiation with arduino and sensors". Paper presented in 4 th International Conference on Lifelong Education and Leadership for all, Wroclaw, 2018.
    Published
  9. Ramos, S.; Vale, S.; Pinto, A.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "School as a promoter of healthy behaviors: eating habits and physical activity". Paper presented in 4 th International Conference on Lifelong Education and Leadership for all, 2018.
    Published
  10. Mesquita, V.; Barbot, A.; Sá-Pinto, A.; Maia-Lima, C.; Sousa, J.; Afonso, L.. "Sujar e Aprender – Os Efeitos da participação ativa dos Alunos numa Horta Escolar". Paper presented in XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), Viana do Castelo, 2017.
    Published
  11. Alves, D.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Understanding Electricity in Daily-life Objects: An Approach to Empower Lifelong Problem Solving". Paper presented in 3 rd International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, Porto, 2017.
    Published
  12. Couto, A.; Maia-Lima, C.; Castro, A.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, António; Barbot, A.. "The management of student´s virtual money – sensibilisation and learning for life". Paper presented in 3 rd International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, Porto, 2017.
    Published
  13. Tânia Pinto; Alexandre Pinto; Cláudia Maia-Lima; António Barbot. "LEARNING ABOUT VOLCANOES USING VIRTUAL FIELD TRIPS: A STUDY IN A PORTUGUESE ELEMENTARY SCHOOL". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1487
  14. Cláudia Maia-Lima; Armando Silva; Alexandre Pinto; António Barbot. "SMARTPHONES IN THE CLASSROOM: TWO DIDACTICS EXPERIENCES". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1484
  15. Pinto, F.; Elias, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Mascarenhas, D.; Santos, M.. "Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics". Paper presented in 10th International Technology, Education and Development Conference, 2016.
    Published • 10.21125/inted.2016.1988
  16. Nascimento, J.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Pinto, A.. "Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências.". Paper presented in A Voz dos Professores de C&T (VPCT2016), Vila Real, 2016.
    Published
  17. Silva, M. J.; Pinto, A.; Aboim S.; Barbot, A.; Lopes, J. B.; Cravino J. P.. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". Paper presented in 7º Annual International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, Barcelona, 2015.
    Published
  18. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law". Paper presented in INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), Valencia, 2012.
    Published
  19. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A.; Lopes, J. B.. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science". Paper presented in Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Published
  20. Pinto, José; Barbot, A.; Viegas, Clara; Silva, Adília; Santos, Carla; Lopes, Joaquim. "Education Using Computer Simulations ¿ Pré and In-Service Primary School Teacher Training to teach Science". Paper presented in 10th International Conference on Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Published
  21. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels". Paper presented in ICERI2011 (4th International Conference of Education, Research and Innovation), Madrid, 2011.
    Published
  22. Cerqueira, P.; Barbot, A.. "Ciclo Urbano da Água: Contributo para o seu tratamento no Ensino e na Educação". Paper presented in 17ª Conferência Nacional de Física, Vila Real, 2010.
    Published
  23. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada". Paper presented in 17ª Conferência Nacional de Física, Vila Real, 2010.
    Published
  24. Van der Zee, F. P.; Barbot, A.; Alves, M. M.. "Biodegradability of reduced azo dyes : exploring the second stage of sequential anaerobic-aerobic treatment of azo-dy-containing wastewater". Paper presented in International Symposium on Environmental Biotechnology, Leipzig, 2006.
    Published
  25. Silva, A. A.; Pinto, A.; Mota, J. M.; Barbot, A.; Quintas, M. E.; Silveira, F.; Mota, D. M.; et al. "Por uma nova cultura da água no ensino básico". Paper presented in X Encontro Nacional de Educação Em Ciências – Aprendizagem Formal e Informal, Lisboa, 2003.
    Published
Conference poster
  1. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". Paper presented in X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017.
  2. Silva, J.; Alves, D.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Quental, P.; Pinto, A.. "Utilização do Arduino para monitorizar fatores ambientais numa estufa pedagógica". Paper presented in 2ª Mostra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2016.
  3. Sousa A.; Lima F.; Santos J.; Ferreira L.; Pereira N.; Mendonça R.; Magalhães R.; et al. "Comparar a massa de líquidos diferentes sem a ajuda de uma balança". Paper presented in 1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2015.
  4. Rodrigues, M.; Gomes, P.; Marques, F.; Simões, M. G.; Brandão, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Oficina científica – construindo ciência". Paper presented in 1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2015.
  5. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada". Paper presented in 17ª Conferência Nacional de Física, 2010.
  6. Cerqueira, P.; Barbot, A.. "Ciclo Urbano da Água: Contributo para o seu tratamento no Ensino e na Educação". Paper presented in 17ª Conferência Nacional de Física, 2010.
Journal article
  1. Gavaia, Bruno; Silveira, Fernando; Sousa, Ana; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro. "Cartada Motivacional de Ciências - recurso STEAM manipulável". APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia 4 2 (2023): 53-70.
    Published • https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.461
  2. Pinto, Alexandre; Couto, Ângela; Barbot, António; Maia Lima, Cláudia Manuela; Aboim, Sara; Teles, Rui; Alexandre Pinto; et al. "Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.26306.
    10.21814/rpe.26306,title
  3. Silva, J.; Mesquita, V.; Rodrigues, Pedro Correia; Teles, Rui Oliva; Barbot, A.. Corresponding author: Barbot, A.. "Monitoring abiotic factors using sensors and Arduino Platform". APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias 2 1 (2021): 75-84. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/160.
    Published
  4. Silva, A.; Silva, J.; Gouveia, C.; Silva, E.; Rodrigues, P.; Barbot, A.; Quintas, A.; Coelho, D.. "Science education and computational thinking: adapting two projects from classroom learning to emergency distance learning". International Journal on Lifelong Education and Leadership 6 2 (2020): 31-38. http://dx.doi.org/10.25233/ijlel.803552.
    Published • 10.25233/ijlel.803552
  5. Ramos, S.; Vale, S.; Pinto, A.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Sustainability and healthy habits in School: eating and physical activity". International Journal of Curriculum and Instruction 12 Sp. Issue (2020): 1-15. https://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/333/120.
    Published • 10.1111/josh.12848
  6. Sousa, A.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors". International Journal of Curriculum and Instruction 12 Sp. Issue (2020): 422-434. http://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/349/146.
    Published
  7. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". Revista de Innovación en Enseñanza de las Ciencias 1 Extra (2017): 995-1002. https://ddd.uab.cat/record/184516.
    Published
  8. Castro, A.; Maia-Lima, C.; Couto, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Um olhar sobre o consumo dos alunos na Escola". Sensos-e 4 1 (2017): 54-61. http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/download/2507/644/.
    Published
  9. Couto, A.; Maia-Lima, C.; Barbot, António; Castro, A.; Pinto, A.. "Olhar ou ver o consumo e os gastos que os alunos fazem na escola". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/12518.
  10. Couto, A.; Barbot, António; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Nascimento, J.; Couto, Ângela; Maia-Lima, Cristina; Pinto, Alexandre. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/12515.
  11. Alexandre Castro; Couto, A.; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Alexandre Pinto. "Olhar ou ver os consumos e os gastos que os alunos fazem na escola". Sensos-e 1 extra (2017): 14-24.
    Published
  12. Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B.. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.". Sensos-e 1 2 (2014): 1-7. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7839..
    Published
  13. Alexandre Pinto; António Barbot; Clara Viegas; António A. Silva; Carla A. Santos; J. Bernardino Lopes; Pinto, A.; et al. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?". Procedia Technology 13 SLCT 2013 (2014): 86-96. https://doi.org/10.1016%2Fj.protcy.2014.02.012.
    Published • 10.1016/j.protcy.2014.02.012
  14. Silva, Maria João; Lopes, J. Bernardino; Barbot, António; Silva, M. J.; Lopes, J. B.; Barbot, A.. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no apoio à transição do Concreto para o Abstrato". Enseñanza de las Ciências Extra (2013): 280-285. http://hdl.handle.net/10400.22/3520.
    Published
  15. Barbot, A.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Silva, A. A.; Silva, M. J.. "Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation". Problems of Education in the 21st Century 24 24 (2010): 38-48. http://www.scientiasocialis.lt/pec/files/pdf/vol24/38-48.Silva_Vol.24.pdf.
    Published
  16. Bauccour, P.; Abodayeh, K.; Cronin, K.; Barbot, A.. "Probabilistic Analysis of Industrial Timber Drying Schedule". Journal of Drying Technology 21 8 (2003): 1433-1456. http://dx.doi.org/10.1081/DRT-120024487.
    Published • 10.1081/DRT-120024487
Preface / Postscript
  1. Lopes, J. B.; Cravino J. P.; Cruz, E. S.; Barbot, A.; Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Cruz, E.S.. "Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development". edited by Lopes, J. B.; Cravino J. P.; Cruz, E. S.; Barbot, A.. Nova Iorque, United States: Nova Science. 2017.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Conceição, Marta Rafaela Areal. "Em busca de pequenas mudanças". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20898.
  2. Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro. "Aprender a sonhar". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20899.
  3. Silva, João Paulo Perry. "Aprender a jogar para jogar a aprender". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19187.
  4. Gouveia, Catarina Sofia Sousa. "Um percurso em construção da identidade docente". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17925.
  5. Silva, João Vítor da Cunha Ramos. "O processo adaptativo de um professor estagiário". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17907.
  6. Silva, Ana Catarina Cruz da. "A evolução não tem fim". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19255.
  7. Fernandes, Rita Correia Pinto. "Na transformação de um professor". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19302.
  8. Oliveira, Carla Adelaide Silva Tavares. "Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bit". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17923.
  9. Fernandes, Rita Correia Pinto. "Na transformação de um professor". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19302.
  10. Silva, João Vítor da Cunha Ramos. "O processo adaptativo de um professor estagiário". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17907.
  11. Ramos, Sara Margarida Pereira Lopes. "Relatório de estágio. Um pequeno gesto!". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12815.
  12. Ramos, Sara Margarida Pereira Lopes. "Relatório de estágio. Um pequeno gesto!". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12815.
  13. Sousa, Ana Isabel Silva. "Relatório de Estágio". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10458.
  14. Ribeiro, Ana Isabel Alves. "Transformar o mundo pela via da educação". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11540.
  15. Sousa, Ana Isabel Silva. "Relatório de Estágio". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10458.
  16. Formosinho, Lara Manuel Tavares da Fonseca e Silva. "A importância do trabalho experimental no currículo específico individual de alunos com necessidades educativas especiais". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11363.
  17. Nascimento, João Fernando Teixeira Flores do. "A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências Naturais". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11360.
  18. Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7002.
  19. Neto, Maria Manuela Rodrigues Matos Alves. "Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7726.
  20. Pinto, Filipa Maria da Silva Sousa. "Utilização do software Scratch no ensino das ciências da natureza e da matemática com alunos portadores de dislexia". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7725.
  21. Chaves, Lídia Patrícia Batista Pereira Monteiro. "Contributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vida". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7730.
  22. Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10348/7002.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016/03/07 Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics 10th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Spain)
2016 Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics 10th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valência, Spain)
2012/03/05 Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law 6th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Spain)
2012 Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law 6th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valência, Spain)
2011/11/14 Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels International Conference of Education, Research and Innovation held in Madrid, Spain
IATED (MAdrid, Spain)
2011 Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels 4th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED (Madrid, Spain)
2010/11/13 Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation International Scientific Conference Information & communication technology in natural science education
Siauliai University - Faculty of Education (Siauliai, Lithuania)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019 - Current Uso de Artefactos Tecnológicos Programáveis como ferramentas para o Ensino de Ciências no Ensino Básico
Co-supervisor
Didática de Ciências e Tecnologia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio: O passaporte para o futuro Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Transformar o mundo pela via da educação Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências Naturais Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A importância do trabalho experimental no currículo específico individual de alunos com necessidades educativas especiais Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Utilização do software scratch no ensino das Ciências da Natureza e da Matemática com alunos portadores de dislexia. Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Contributos de um jogo tipo Peddy Paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema Sol-Terra-Vida. Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/04/09 - 2019/04/12 InterNetWorking Conference 2019 (2019/04/09 - 2019/04/12)
Conference (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/09 - 2019/04/12 InterNetWorking Conference 2019 (2019/04/09 - 2019/04/12)
Conference (Member of the Scientific Committee)
2017 - 2017 EVOKE 2017 - EVOlutionary Knowledge for Everyone (2017 - 2017)
Meeting (Other)
Associação Portuguesa Biologia Evolutiva (APBE), Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2015 Um estudo sobre geometria no 1º ciclo simetria em figuras planas. Maria Manuela Rodrigues Matos Alves Neto (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018/06 - Current Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC
2016/11 - Current Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
2012/11/21 - Current Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência Membro associado

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2016/12 - Current Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação
Member
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/10/24 - 2018/10/26 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'18
Member
Universidad de Salamanca, Spain
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'17
Member
Universidad de Cádiz, Spain
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'16
Member
Universidad de Salamanca, Spain
2015 - 2015 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15
Member
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2015/10 - Current Física para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Current Química para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Current Física e Química Aplicadas às Artes e Tecnologias (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Current Ciências Físicas (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Current Ciências para o Conhecimento do Mundo (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/09 - Current Física para a Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - 2018/09 Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Oficina: Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
2010/09 - 2012 Física para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/09 - 2012 Química para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal