???global.info.a_carregar???
She did her degree and master's degree in Educational Psychology at the Instituto Superior de Psicologia Aplicada and her PhD in the same domain at the University of Lisbon. She has been a professor at ISPA-Instituto Universitário since 1991. Her research interests are Assessment and Feedback and their relation with learning. She investigates how assessment and feedback processes can optimize learning. These may be through affective processes, such as motivation, engagement, self-perception competence or/and through a number of different cognitive processes. That´s why she is also interested in students Motivation to learn, particularly in the domain of self-determination theory. She studies some topics and processes of student’s motivation and she tests their application to the contexts of learning, especially to the context of assessment in classroom.
Identification

Personal identification

Full name
Vera Monteiro

Citation names

  • Monteiro, V.

Author identifiers

Ciência ID
7D1B-2801-98DC
ORCID iD
0000-0002-4250-7040

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2004
Concluded
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Leitura a Par – Efeitos de um Programa Tutorial no Desempenho em Leitura, Motivação, Autoconceito e Auto- Estima de alunos do 2º e 4º anos de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
Louvor, Distinção, Unanimidade
1995
Concluded
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Aprender Ensinando: Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º ano de escolaridade em interacção diádica com colegas do 3º ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1991
Concluded
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
16
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016/05 - 2019/10/30 Principal Investigator (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/11/27 - Current Associate Professor (University Teacher) ISPA- Instituto Universitário, Portugal
1999/10/01 - 2020/11/26 Assistant Professor (University Teacher) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
1995/10 - 1999/09 Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1991/10 - 1995/09 Trainee Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2010 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1999/10 - 2003/09 Bolseira Doutoramento (Investigação Científica) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/01/01 - 2024/11/01 PROmoting STEAM in primary school: partnership for disseminating good practices
2021-1-PT01-KA220-SCH-000027742
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2016/05/01 - 2019/10/31 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
PTDC/MHC-CED/1680/2014
Principal investigator
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2012/09/01 - 2016/02/29 Efeitos do fracasso escolar nos componentes afectivos da aprendizagem: Relação com as auto-representações, emoções, orientações motivacionais e ambientes de aprendizagem
PTDC/CPE-CED/121358/2010
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2009 - 2011 Auto-representações, orientações motivacionais, ambientes de aprendizagem: Relações com o rendimento académico e questões de desenvolvimento
PTDC/PSI-PED/101651/2008
Researcher
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Natalie Nóbrega Santos; Monteiro, V.; Lurdes Mata. Corresponding author: Natalie Nóbrega Santos. The practice of qualitative data analysis. 2021.
    10.36192/978-3-948768058
  2. Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta. Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo. Lisboa, Portugal: Edições ISPA. 2019.
    Published
  3. Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Alves-Martins, M.; Morgado, J.; Silva, J.C.; Silva, A.C.. Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: ISPA. 2019.
    Published • Editor
  4. Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Monteiro, V.; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco José Brito; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro. Diversidade e educação: Desafios atuais. ISPA – Instituto Universitário. 2015.
    Editor
  5. Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Monteiro, V.; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco José Brito; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro. Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA – Instituto Universitário. 2015.
  6. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco José Brito; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, V.. 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - Actas. ISPA – Instituto Universitário. 2012.
Book chapter
  1. Vera Monteiro; Natalie Santos. "O QUE É E PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA?". 2022.
    10.37572/EdArt_27052256917
  2. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, V.. "Using MAXQDA in Qualitative Content Analysis: An Example Comparing Single-Person and Focus Group Interviews. The Practice of Qualitative Data Analysis: Research Examples Using MAXQDA, 35.". In The Practice of Qualitative Data Analysis: Research Examples Using MAXQDA, 35-54. Berlin, Germany: MAXQDA, Press, 2021.
    Published
  3. Jesus, T.; Monteiro, V.. "Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?". In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, 2-19. ISPA: ISPA, 2015.
    Published
  4. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Escala de clima de sala de aula - ECSA. In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica". In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, 121-133. Coimbra, Portugal: Almedina, 2013.
    Published
  5. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, Francisco José Brito. "Escala de clima de sala de aula (ECSA)". Almedina, 2013.
Conference paper
  1. Pereira, J.; Monteiro, V.. "Relação entre a perceção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade". Paper presented in 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2015.
    Published
  2. Monteiro, V.; Reboredo, Ana Rita. "Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico". Paper presented in XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2015.
    Published
  3. Jesus, Tatiana Raquel Augusto de; Monteiro, V.. "Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?". 2015.
  4. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Motivação e suporte social em Matemática". Paper presented in XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Published
  5. Peixoto, F.; Mata, Lourdes; Monteiro, V.. "Motivação e suporte social em Matemática". Paper presented in Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciência, Guarda, 2011.
    Published
  6. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática". Paper presented in I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos, Braga, 2010.
    Published
  7. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "A auto-percepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Published
  8. Sérgio, M. R.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Motivação para a língua portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Published
  9. Messias, D.; Monteiro, V.. "Motivação para a matemática e o clima de sala de aula de matemática". Paper presented in X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Published
  10. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984)". Paper presented in XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga, 2008.
    Published
  11. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula". Paper presented in XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2008.
    Published
  12. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Escala de autopercepção de leitor". Paper presented in XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2008.
    Published
  13. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade". Paper presented in Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, Coruña, 2007.
    Published
  14. Mata, Lourdes; Monteiro, V.. "O Desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas". Paper presented in VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2005.
    Published
  15. Mata, Lourdes; Monteiro, V.. ""Eu e a Leitura” – Escala de avaliação da motivação para a leitura". Paper presented in VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2001.
    Published
  16. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves-Martins, M.. "Adaptação da Escala de Auto-Conceito para Adolescentes de Susan Harter para a população portuguesa". Paper presented in Avaliação Psicológica: Formas e Contextos: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 1996.
    Published
Conference poster
  1. Santos, N.; Monteiro, V.; Mata, Lourdes. "Assessment conceptions in mathematics. The use of MAXQDA to understand the perspectives of primary school teachers and students". Paper presented in MAXQDA International Conference 2020, 2020.
  2. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Santos, N.; Sanches, C.. "Perfis emocionais face à matemática em alunos do 1º ciclo - uma abordagem centrada na pessoa". Paper presented in XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2019.
  3. Gomes, M.; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Sanches, C.; Santos, N.. "Questionário de Autorregulação – Académico (SRQ-A): Adaptação para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  4. Santos, N.; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Sanches, C.; Gomes, M.. "Questionário de emoções de realização: validação para crianças do 1.º ciclo do ensino básico". Paper presented in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2018.
  5. Marta Gomes; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Sanches, C.; Gomes, M.; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Peixoto, F.. "The Portuguese Academic Self-Regulation Questionnaire for Elementary Students: Adaptation and Analysis of its Psychometric Properties". Paper presented in 14th European Conference on Psychological Assessment decorreu, 2017.
  6. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Validation of the Intrinsic Motivation Inventory for Mathematics and Portuguese Language". Paper presented in International Conference on Motivation, 2014.
  7. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. "The Achievement Emotions Questionnaire - Adaptation to Middle School Students". Paper presented in International Conference on Motivation, 2014.
  8. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Motivação para a aprendizagem no início da escolaridade". Paper presented in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  9. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. "Validação do Achievement Emotions Questionnaire em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade". Paper presented in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  10. Peixoto, F.; Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Sanches, C.. "Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade". Paper presented in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  11. Ricardo, A. F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula". Paper presented in 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática, 2012.
  12. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Validação para a população Portuguesa do Intrinsic Motivational Inventory (IMI)". Paper presented in II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2012.
  13. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Reading motivation among Portuguese students". Paper presented in 17th European Conference on Reading, 2011.
  14. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Reading engagement among 3rd and 4th grade students.". Paper presented in 17th European Conference on Reading., 2011.
  15. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Estudos de adaptação da escala pictórica de autoconceito para crianças de Harter & Pike (1981, 1984).". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  16. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. "Achievement goals, self-concept, self-esteem and academic achievement.". Paper presented in 6th Self Biennial International Conference, 2011.
  17. Mata, L.; Gregório, C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. "Concepções dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita.". Paper presented in VII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2010.
  18. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. "Early literacy motivation". Paper presented in 12th International Conference on Motivation, 2010.
  19. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Fernandes, R.. "O autoconceito em crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade". Paper presented in VII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2010.
  20. Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.. "Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima.". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  21. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. "Relações de variáveis associadas à família e ao grupo de pares com a auto-estima de adolescentes". Paper presented in I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”, 2010.
  22. Sérgio, M. R.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade.". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  23. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. "Motivação para a matemática em alunos do secundário". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  24. Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, Lourdes. "Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  25. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?". Paper presented in 13th Biennial EARLI Conference, 2009.
  26. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, F.. "Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender". Paper presented in 13th Biennial EARLI Conference., 2009.
  27. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Ricardo, A.F.. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984)". Paper presented in em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009.
  28. Mata, Lourdes; Peixoto, F.; Monteiro, V.. "Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik". Paper presented in XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009.
  29. Monteiro, V.; Mata, L.. "Do I feel good? Why?". Paper presented in 12th E.A.R.L.I. Conference., 2007.
  30. Monteiro, V.; Mata, Lourdes. "Children’s motivations for reading: Gender effects and changes across age". Paper presented in 11th Early Conference., 2005.
  31. Mata, Lourdes; Monteiro, V.. "O Desenvolvimento da Motivação para a Leitura em Crianças Portuguesas". Paper presented in VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., 2005.
Journal article
  1. Natalie Nóbrega Santos; Vera Monteiro. "Second grade retention: Beliefs, decision-making styles, and factors involved in the decision process". Psychology in the Schools (2024): https://doi.org/10.1002/pits.23130.
    10.1002/pits.23130
  2. Natalie Nóbrega Santos; Vera Monteiro. "Políticas educativas das escolas na tomada de decisão da retenção escolar". Education Policy Analysis Archives (2023): https://doi.org/10.14507/epaa.31.7586.
    10.14507/epaa.31.7586
  3. Natalie de Nóbrega dos Santos; Vera Monteiro; Carolina Carvalho. "Impact of grade retention and school engagement on student intentions to enrol in higher education in Portugal". European Journal of Education (2023): http://dx.doi.org/10.1111/ejed.12535.
    10.1111/ejed.12535
  4. Natalie de Nóbrega dos Santos; Joana Pipa; Vera Monteiro. "Analysing grade retention beliefs within teachers’ psycho-pedagogic beliefs system". Teaching and Teacher Education 121 (2023): 103939-103939. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2022.103939.
    10.1016/j.tate.2022.103939
  5. Natalie Nóbrega Santos; Vera Monteiro. "Retenção escolar: crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103925.
    10.1590/s0104-40362023003103925
  6. Natalie Nóbrega Santos; Vera Monteiro. "Crenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2022): Vol. 12 N.º 2 (2022)-Vol. 12 N.º 2 (2022). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/297.
    10.25757/INVEP.V12I2.297
  7. Monteiro, Vera; Carvalho, Carolina; Santos, Natalie Nóbrega. "Creating a Supportive Classroom Environment Through Effective Feedback: Effects on Students’ School Identification and Behavioral Engagement". Frontiers in Education 6 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.661736.
    10.3389/feduc.2021.661736
  8. Khaleque, A; Reboredo, A. R.; Monteiro, V.; Uddin, M.. "Effects of Parental Acceptance-Rejection, Psychological Adjustment, Academic Self-Concept, and Learning Motivation on Adolescents' Academic Achievement.". nternational Journal of Biomed Research. 1 4 (2021): 1-11. https://www.researchgate.net/publication/352441909_Effects_of_Parental_Acceptance-Rejection_Psychological_Adjustment_Academic_Self-Concept_and_Learning_Motivation_on_Adolescents%27_Academic_Achievement.
    Open access • Published
  9. Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega. "Assessment Conceptions and Practices: Perspectives of Primary School Teachers and Students". Frontiers in Education 6 (2021): https://doi.org/10.3389/feduc.2021.631185.
    Published • 10.3389/feduc.2021.631185
  10. Lourdes Mata; Vera Monteiro; Francisco Peixoto; Natalie Nóbrega Santos; Cristina Sanches; Marta Gomes. "Emotional profiles regarding maths among primary school children – A two-year longitudinal study". European Journal of Psychology of Education (2021): https://doi.org/10.1007/s10212-020-00527-9.
    10.1007/s10212-020-00527-9
  11. Natalie Nóbrega Santos; Vera Cristina Monteiro. "Crenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade". Revista Brasileira de Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260068.
    10.1590/s1413-24782021260068
  12. Monteiro, V.. "Perfis emocionais de alunos do 1.º ciclo e a sua relação com a perceção de competência e a motivação em matemática". Revista da Associação Portuguesa de Psicologia 34 1 (2020): 354-360.
    Open access • Published
  13. David L. Rodrigues; Margarida Pocinho; Diniz Lopes. "Atas do X Simpo´sio Nacional de Investigac¸a~o em Psicologia, Universidade da Madeira, 2019". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 249-482. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    10.17575/psicologia.v34i1.1681
  14. Cristina Sanches; Vera Monteiro; Lourdes Mata; Natalie Santos; Marta Gomes. "Psychometric properties of the Portuguese version of the Achievement Emotions Questionnaire for Elementary School". Análise Psicológica (2020): https://doi.org/10.14417/ap.1671.
    10.14417/ap.1671
  15. Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Santos, Natalie; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. "Classroom Talk: The Ubiquity of Feedback". Frontiers in Education 4 (2019): 140. http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2019.00140.
    Open access • Published • 10.3389/feduc.2019.00140
  16. Gomes,Marta; Monteiro, V.; Mata,Lourdes; Peixoto,Francisco; Santos,Natalie; Sanches,Cristina. "The Academic Self-Regulation Questionnaire: a study with Portuguese elementary school children". Psicologia: Reflexão e Crítica 32 1 (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722019000103304.
    10.1186/s41155-019-0124-5
  17. Santos,Natalie Nóbrega; Mata,Lourdes; Monteiro, V.; Sanches,Cristina; Gomes,Marta. "Perceção de Competência e Desempenho na Matemática em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Educação 32 1 (2019): 108-124. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000100008.
    Published • 10.21814/rpe.14264
  18. Peixoto, Francisco; Pipa, Joana; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. "“To learn, or to be the best?”: Achievement goal profiles in pre-adolescents". Análise Psicológica 35 4 (2017): 499-511. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1182.
    10.14417/ap.1182
  19. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. "Emoções face à matemática e progressão na escolaridade – Estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade". Análise Psicológica 35 2 (2017): 125-144. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1227.
    10.14417/ap.1227
  20. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Sanches, Cristina; Bártolo-Ribeiro, Rui; Pipa, Joana. "Validação da Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-adolescentes (EAAPA) e Análise da Estrutura Organizativa do Autoconceito". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 43 1 (2017): 71-87. http://hdl.handle.net/10400.12/5369.
    Published • 10.21865/RIDEP43_71
  21. Monteiro, V.; Peixoto, Francisco José Brito; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Peixoto, Francisco. "Mathematics: I don’t like it! I like it! Very much, a little, not at all... Social support and emotions in students from 2nd and 3rd cycles of education". Análise Psicológica 3 35 (2017): 281-296. http://hdl.handle.net/10400.12/6402.
    Published • 10.14417/ap.1156
  22. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. "The Goal Orientations Scale (GOS): Validation for Portuguese students". European Journal of Developmental Psychology 14 4 (2016): 477-488. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2016.1216835.
    10.1080/17405629.2016.1216835
  23. Peixoto, F.; Sanches, C.; Mata, L.; Monteiro, V.. "“How do you feel about math?”: relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement". European Journal of Psychology of Education 3 1 (2016): 1-21. http://hdl.handle.net/10400.12/4551.
    Published • 10.1007/s10212-016-0299-4
  24. Peixoto, Francisco; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Pipa, Joana; Almeida, Leandro S.. "“To be or not to be Retained … That’s the Question!¿? Retention, Self-esteem, Self-concept, Achievement Goals, and Grades". Frontiers in Psychology 7 1550 (2016): 1-13.
    Published • 10.3389/fpsyg.2016.01550
  25. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Pekrun, Reinhard. "The Achievement Emotions Questionnaire: Validation for Pre-Adolescent Students". European Journal of Developmental Psychology 12 4 (2015): 472-481. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2015.1040757.
    10.1080/17405629.2015.1040757
  26. Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Peixoto,Francisco. "Intrinsic Motivation Inventory: Psychometric Properties in the Context of First Language and Mathematics Learning". Psicologia Reflexão e Crítica 3 28 (2015): 434-443. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300434.
    Published
  27. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco José Brito; Monteiro, V.; Sanches, C.; Pereira, Marisa. "Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.". Análise Psicológica 33 4 (2015): 407-424. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1050.
    Published
  28. Monteiro, V.. "Promoting Reading Motivation by Reading Together". Reading Psychology 34 4 (2013): 301-335. http://hdl.handle.net/10400.12/2632.
    Published • 10.1080/02702711.2011.635333
  29. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, Francisco. "Attitudes towards Mathematics: Effects of Individual, Motivational, and Social Support Factors". Child Development Research 2012 459385 (2012): 1-10.
    Published • 10.1155/2012/876028
  30. Mata, Lourdes; Monteiro, V.; Peixoto, Francisco. "Motivação para a leitura ao longo da escolaridade". Análise Psicológica (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/248.
  31. Monteiro, V.. "Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par". Psicologia, Reflexão e Crítica 25 1 (2012): 147-155. http://hdl.handle.net/10400.12/1794.
    Published
  32. Monteiro, V.. "Promoting self-concept and self esteem through a peer reading program | Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par". Psicologia: Reflexao e Critica 25 1 (2012): 147-155. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862621300&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722012000100018
  33. Antunes, S.; Monteiro, V.. "Motivação de professores e alunos para a língua portuguesa: Que relações?". International Journal of Developmental and Educational Psychology 4 1 (2008): 511-522.
    Published
  34. Monteiro, V.; Mata, Lourdes. "Motivação para a leitura em crianças do 1º, 2º, 3º, e 4º anos de escolaridade". Infância e Educação 3 (2001): 49-68.
    Published
  35. Peixoto, F.; Monteiro, V.. "O papel das interacções sociais no desenvolvimento e na aprendizagem". Psicologia - Teoria, Investigação e Prática 4 1 (1999): 29-41.
    Published
  36. Peixoto,Francisco; Monteiro, V.. "Interacções sociais, desenvolvimento e aprendizagem: O papel do estatuto do par e da mediação semiótica". Análise Psicológica 17 1 (1999): 9-17. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000100003.
    Published
  37. Monteiro, V.. "Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos". Análise Psicológica 16 2 (1998): 277-283. http://hdl.handle.net/10400.12/5742.
    Published
  38. Monteiro, V.. "Imagem do Professor na Escola Primária: Imagem dada pelos Alunos, Imagem Social". Análise Psicológica 11 3 (1993): 343-349.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Monteiro, V.. "Perceção de aceitação/rejeição parental e desempenho académico no 2º e 3º ciclo: Sua relação com o ajustamento psicológico, motivação para a aprendizagem e autoconceito académico". PhD, ISPA- Instituto Universitário, 2020.
  2. Oliveira, Maria Edite de. "Programa de apoio à integração académica e social : mentoria entre pares". PhD, ISPA- Instituto Universitário, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7330.
  3. Brás, Cláudia Levezinho. "A relação entre a perceção de aceitação-rejeição parental e o género,autoconceito e autoestima de adolescentes". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6679.
  4. Chagas, Mariana Braguês Nunes. "A relação entre o suporte do professor e a motivação, emoções e desempenho académico dos alunos". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5784.
  5. Mendes, Telma Alexandra Dos Reis Rodrigues; Garcês, Filipa Natércia Santos. "Motivação para a leitura, auto-percepção de leitor e desempenho em leitura: Suas relações". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2016. http://hdl.handle.net/10400.12/5257.
  6. Mendes, Diana Barrocas dos Santos. "Motivação para a leitura e auto percepção de leitor : Suas relações". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/4543.
  7. Vilar, Joana Rita Louro. "A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/3936.
  8. Ribeiro, Ana Filipa Silva de. "Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2014. http://hdl.handle.net/10400.12/3073.
  9. Pereira, Joana Sofia Ferreira Dias. "Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2014. http://hdl.handle.net/10400.12/3071.
  10. Jesus, Tatiana Raquel Augusto de. "Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2014. http://hdl.handle.net/10400.12/3655.
  11. Gomes, Joana Madureira. "A importância do suporte e do feedback do professor na regulação da aprendizagem". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2013. http://hdl.handle.net/10400.12/2713.
  12. Vicente, Telma Maria Pratas. "Motivação para português: Género, ano de escolaridade, desempenho académico, área de estudo e o clima de sala de aula". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2013. http://hdl.handle.net/10400.12/2744.
  13. Sousa, Tânia Isabel Marques de. "“Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2010. http://hdl.handle.net/10400.12/3885.
  14. Rosa, Magda Margarida Jorge. "Motivação para a língua portuguesa : A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, Autoconceito e auto-estima em alunos do ensino secundário". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2010. http://hdl.handle.net/10400.12/3878.
  15. Contente, Ana Rita Guerreiro. "Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2010. http://hdl.handle.net/10400.12/3888.
  16. Victória, Nélia Guerreiro; Nobre, Helena Cristina V.. "Motivação para a língua portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2009. http://hdl.handle.net/10400.12/3952.
  17. Mengo, Joana Moura Ramos. "Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2009. http://hdl.handle.net/10400.12/3580.
  18. Cavalinhos, Filipa. "Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/3583.
  19. Messias, Daniela Andreia Simão. "A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: As relações entre si e com o ano de escolaridade". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/3998.
  20. Mendes, Ana Rita do Carmo Correia. "Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/4732.
  21. Alves, Diana Vanessa Serafim da Cruz Antão. "Motivação para a língua portuguesa em alunos do 3º ciclo". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/4942.
  22. Gabadinho, Dora Sofia Ramos. "Leitura e motivação : que relação? : estudo das relações entre desempenho em leitura, motivação para a leitura, auto-percepção de leitor e género, em alunos do 5º ano de escolariedade". Master, ISPA- Instituto Universitário, 2007. http://hdl.handle.net/10400.14/11380.
  23. Monteiro, Vera. "Leitura a par: Efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura, motivação autoconceito e auto-estima de alunos do 2º e 4º anos de escolaridade". PhD, ISPA- Instituto Universitário, 2003. http://hdl.handle.net/10400.12/1661.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/02 Emoções face à matemática - Abordagem longitudinal e centrada na pessoa XXVII Colóquio da AFIRSE - educação e Bem Estar
(Lisboa, Portugal)
2020/02 Motivação face à Matemática em alunos do 1.º ciclo: Estudo longitudinal XXVII Colóquio da AFIRSE - Educação e Bam estar
(Lisboa, Portugal)
2020/02 Estará o feedback do professor ao serviço da aprendizagem dos seus alunos? XXVII Colóquio da AFIRSE - Educação e Bem-Estar
(Lisboa, Portugal)
2019/11 Promoção das aprendizagens através da avaliação e do Feedback Conference at the Colóquio de Psicologia educacional: Quem sou? E quem dizes tu que eu sou? A avaliação e a intencionalidade no jardim de Infância
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2019/10 Avaliação & Feedback e o“dom da ubiquidade Organized Conference as part of FCT research project PTDC/MHC-CED/1680/2014
CIE-ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2019/10 Emoções, motivação e avaliação na aprendizagem da matemática. Estudos de caso no 3º e 4º ano de escolaridade Conferência do Projeto Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
ISPA- Instituto Universitário
2019/08 Classroom interaction in elementary school: the role of feedback 18th Biennial Conference of EARLI: Thinking Tomorrow’s Education: Learning from the past, in the present, and for the future
(Aachen, Germany)
2019/07 Emoções face à matemática em alunos do 1º ciclo – um estudo longitudinal III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/07 O papel do feedback na aula de matemática do 1º ciclo de escolaridade Ciência 2019 - Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
2019/07 Perfis emocionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com a motivação e perceção de competência em Matemática X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Funchal, Portugal)
2019/02 Interação professor –aluno (s) em matemática: O papel do feedback XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços, e artefactos em Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/10 A qualidade do feedback escrito do professor no 1º ciclo do ensino básico XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Coimbra, Portugal)
2018/08 Quality of teacher written feedback in elementary school 9th Biennial Conference of EARLI SIG 1: Assessment and Evaluation, Assessment & Clearing Analytics
(Helsinquia, Finland)
2018/07 Perfis motivacionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com o desempenho na matemática 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/07 Refletindo sobre a prática de dar e receber feedback em contexto escolar 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2018/07 Refletindo sobre a avaliação e o feedback no contexto escolar Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
2018/06 Diferenças de género na perceção de competências a matemática em estudantes do ensino básico 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(setúbal, Portugal)
2018/04 Motivação e Aprendizagem: Desafios Conference in the Ciclo de conferências da Universidade Autónoma de Lisboa
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/02 Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
(Lisboa, Portugal)
2018 Será a avaliação uma perda de tempo? Ciclo Conferências 18 ISPA - Instituto Universitário
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018 Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar XXV Colóquio AFIRSE Portugal
Faculdade Psicologia Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/09 O que é e para que serve a avaliação em sala de aula? XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2017/07 Avaliação e Feedback: retórica e realidade, duas faces da mesma moeda Ciência 2017- Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
2017 Teacher’s support and students’ motivation and achievement 42nd Annual Conference Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching  
ATEE (Dubrovnic)
2017 Feedback! O que os professores e alunos têm a dizer sobre isto? XIV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Braga)
2017 Motivação e Suporte Académico 5th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander)
2016 Relação entre o suporte/feedback do professor e o desempenho e motivação dos alunos para a aprendizagem 28º Colóquio da ADMEE-Europe, subordinado ao tema “Avaliação e Aprendizagens"
ADMEE-Europe (Lisboa, Portugal)
2016 Atitudes e Emoções face à matemática ao longo da escolaridade: Fatores individuais e contextuais 6º Seminário do Observatório Anual do ISEG
ISEG (Lisboa)
2016 Emoções face à Matemática ao longo da escolaridade Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
2016 Sintam mais, contem menos … Emoções em relação à matemática Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
2016 “To be or not to be retaken, what’s the question”: Impact of repetition on self-concept and self-esteem Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
2016 Evolução da motivação nos 2º e 3º Ciclos Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
2016 Julgamentos de Valor e Competência, Emoções e Desempenho a Matemática no 2º e 3º ciclos Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
2016 x2+y=Desânimo?” – Relações entre suporte do professor, crenças de controlo e emoções na aula de matemática. II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Motivação e emoções em relação à matemática: Sua relação com o suporte em sala de aula II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Matemática: Gosto; Não gosto; muito, pouco, nada… 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2015 Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?
ISPA (Lisboa)
2015 Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa)
2015 Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa)
2015 I’m feeling good with Maths”: Relationships between mathematics achievement emotions, motivation and grades in pre-adolescents 5th ENSEC Conference
Universidade de Lisboa (Lisboa)
2015 Emotions, motivation and academic achievement in pre-adolescent students Achievement emotions and correlates from primary school to university at the 16th EARLI Conference
2015 Emotions at school: Relationships with motivation and academic achievement in pre-adolescents 17th European Conference on Developmental Psychology
University of Minho (Braga)
2014 Effects of achievement on self-representations, motivation and emotions of pre-adolescents International Conference on Motivation
EARLI (Helsinquia, Finland)
2014 Emoções e motivação para a matemática em pré-adolescentes IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2013 Motivação para a Lingua Portuguesa: relação com a perceção de suporte do professor VII Simpósio N de Investigação em psicologiaacional
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
2013 Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções na sala de aula e a motivação XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2013 Resultados em Língua Portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2013 Motivação para a Matemática em alunos do 6º e 9º anos de escolaridade I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
Instituto da Educação (Lisboa)
2013 Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
universidade de Lisboa, Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2013 Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors 15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI)
EARLI (Munique, Germany)
2013 Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
(Lisboa, Portugal)
2012 Motivação em Contexto de Sala de Aula: que características, que relações? A Ciência que por cá se faz
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2012 Motivação dos alunos na aprendizagem da Matemática 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2012 Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Motivação, suporte social e atitudes na aprendizagem da matemática II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 Promoção da motivação em contexto de sala de aula Conferência Educação: Que motivação?
TEDx Lisboa ED (Lisboa, Portugal)
2011 O desenvolvimento da motivação para a matemática I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2011 Motivação e suporte social em Matemática XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – ” Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação.”
(Guarda, Portugal)
2011 Mathematics Motivation, achievement, gender and social support in the classroom. 14th Biennial Earli 2011 Conference: Education for a Global Networked Society
(Exeter, United Kingdom)
2010 Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
2010 Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
2010 A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Motivação para a matemática e para a Língua Portuguesa I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
2010 Motivação para a leitura em alunos do Ensino Básico VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
2010 Grupo de pares ou família? Contributos dos "outros significativos" para a auto-estima individual VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
2010 Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
2010 Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e rendimento. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Perfis motivacionais em adolescentes: Relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
2010 Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement. 12th International Conference on Motivation
(Porto, Portugal)
2009 Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2009 Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender. 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
2009 Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?. 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
2009 A avaliação da e para a aprendizagem: Que desafios Jornadas de Formação “Educação XXI”
(Odemira, Portugal)
2009 How can I be motivated, if I think I can't succeed? Relationships between self-representations, motivational orientations and school achievement 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
2009 Relações entre autoconceito orientações motivacionais e rendimento académico. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
(Braga, Portugal)
2008 Afinal ler é giro: promoção da motivação para a leitura através de um programa tutorial XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa
(Lisboa, Portugal)
2008 Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik. XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
APPORT (Braga, Portugal)
2007 Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
2006 Ajudar crianças com dificuldades em leitura através de um programa de Leitura a Par. XIV Colóquio da AFFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2006 Orientações motivacionais para aleitura e para a matemática ao longo da escolaridade. XIV Colóquio da AFFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2006 Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura.
(Vila Nova de Paiva, Portugal)
2005 Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura 7º Encontro sobre Escola,Educação e Desenvolvimento da Criança.
(Arruda dos Vinhos, Portugal)
2005 Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura 7º Encontro sobre Escola, Educação e Desenvolvimento da Criança.
(Arruda dos Vinhos, Portugal)
2005 Promoting children’s self-perceptionsby working together 11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments
(Nicosia, Cyprus)
2005 Children’s motivations for reading: gender effects and changes across age . 11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments
(Nicosia, Cyprus)
2005 Avaliação entre pares VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
(Braga, Portugal)
2005 Papel do estatuto na interacção professor-aluno VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2005 O desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas. VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2004 Reading Motivations: Different ages different Motivations 9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
2004 Reading Together: A way to promote reading motivation 9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
2003 Reading Together: Gains in reading motivation 10th Biennial Conference of EARLI: Improving learning, fostering the will to learn
(Padova, Italy)
2003 Relações entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2002 Motivation for reading Questionaire 8th International Conference on Motivation
(Moscovo, Russia)
2002 Motivar as crianças para a leitura através da Leitura a Par XI Colóquio de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento.
(Lisboa, Portugal)
2001 Reading Together: Gains in Self-Concept and Self-esteem. International Conference on Communication, Problem-solving and Learning
(Glasgow, United Kingdom)
2001 Reading Together:Benefits for tutor and tutee 9th European Conference EARLI
(Fribourg, Switzerland)
2001 Eu e a leitura- Escala de avaliação da motivação para a leitura. Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2001 Efeitos de um programa de Leitura a Par nos níveis de auto-conceito de crianças do 2º ano de escolaridade Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2000 O papel de uma acção mediatizada no desenvolvimento cognitivo de crianças de 9 anos. 5º Congresso da SPCE: O particular e o global no virar do milénio.
(Faro, Portugal)
2000 Children’s Motivation for reading International Conference on Motivation: 7th Workshop on achievement and task motivation: EARLI – SIG: Motivation and Emotion
(Leuven, Belgium)
2000 Tutorial peer interaction and gains in self-concept and self esteem. Social Interaction in Learning and Instruction . EARLI SIG- Expert Meeting.
(Oulo, Finland)
1999 Motivação intrínseca versus motivação extrínseca na sala de aula. VI Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
1997 Escala de Auto-Conceito para a população adolescentes V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
1997 Interacções sociais assimétricas: Benefícios afectivos IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
APPORT (Braga, Portugal)
1996 The tutor-effect:The nature of peer-tutoring in active tutorial work approach. Piaget-Vygotsky Conference
(Brighton, United Kingdom)
1996 Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º Ano de escolaridade. II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
1996 Construtivismo, Vygotsky e sala de aula VII Seminário de Investigação em Educação Matemática
(Almada, Portugal)
1996 A familiaridade entre pares num programa tutorial: Benefícios cognitivos. IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1996 Adaptação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter para a população portuguesa. IV Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos".
APPORT (Braga, Portugal)
1995 Avaliação das aprendizagens: uma avaliação ligada ao passado ou uma avaliação orientada para o futuro? Estratégias Educativas Para uma Escola Integradora
(Peniche, Portugal)
1995 Teste de Linguagem Técnica da Leitura e Escrita III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
1995 Escala de Auto-conceito (SPPC) III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
1995 The tutor effect among pupils of the 4th degree in dyadic interactions with peers of the 3th degree IV European Congress of Psychology
(Atenas, Greece)
1992 Representação do professor em crianças do 4º ano de escolaridade Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Madrid, Spain)
1992 Representação do professor na escola primária : aspectos afectivos e aspectos técnicos III Simpósio Nacional sobre investigação em Psicologia.
(Lisboa, Portugal)
1992 Relação entre o Auto-Conceito dos alunos e a forma como os professores os percepcionam, tendo em conta o seu estatuto escolar VII Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - Current Olhando para a avaliação e feedback como promotores da aprendizagem da matemática: As emoções e a motivação como pontes para o sucesso dos alunos.
Supervisor of Marta Carla Valeixo Gomes Carlos
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2015 - Current Práticas avaliativas na disciplina de Educação Visual no 3.º Ciclo do Ensino Básico: o papel da autoavaliação
Supervisor of Rui Lobo
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2014 - Current Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade
Supervisor of Pereira, Joana
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2013 - Current A importância do suporte e do feedback do professor na regulação da aprendizagem
Supervisor of Gomes, J.
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2013 - Current Dimensões Psicológicas no processo de integração dos estudantes no ensino superior
Supervisor of Salgueiro, Pedro
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2014 - 2020 Perceção de aceitação/rejeição parental e desempenho académico no 2º e 3º ciclo: Sua relação com o ajustamento psicológico, motivação para a aprendizagem e autoconceito académico
Supervisor of Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2014 - 2019/07 PAIAS – Programa de Apoio à Integração e Adaptação Académica
Supervisor of Edite Oliveira
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2017 - 2017 Relação entre o suporte do professor e a motivação, emoções e desempenho académico dos alunos
Supervisor of Mariana Chagas
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2016 - 2016 Motivação para a leitura e autoperceção de leitor: suas relações
Supervisor of Mendes, D.
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2016 - 2016 Motivação para a matemática: Sua relação com as necessidades básicas psicológicas de autonomia, suporte e competência
Supervisor of Carolina Taborda Ferreira
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2016 - 2016 A motivação para a leitura, auto perceção de leitor e desempenho em leitura: Suas relações
Supervisor of Telma Mendes
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2014 - 2014 Relação entre regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
Supervisor of Ribeiro, A. F.
2014 - 2014 Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?
Supervisor of Jesus, Tatiana
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2013 - 2013 Motivação para o Português: Género, ano de escolaridade, desempenho académico, área de estudo e o clima de sala de aula
Supervisor of Vicente, Telma
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2012 - 2012 Relação entre a motivação intrínseca para a Língua Portuguesa e o suporte do professor, desempenho académico, género e ano de escolaridade
Supervisor of Silva, A.R.
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2012 - 2012 A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem
Supervisor of Vilar, Joana
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2011 - 2011 Relação entre as percepções de autonomia e de envolvimento que os alunos têm dos seus pais e a sua motivação e desempenho académico
Supervisor of Tomásio, Joana
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2011 - 2011 Motivação para a Matemática: Sua Relação Com o Género, Ano de Escolaridade, (In)Sucesso Escolar e Clima de Sala de Aula.
Supervisor of Mendes, C.
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2011 - 2011 As Percepções da Autonomia-Suporte e do Envolvimento Interpessoal dos Adolescentes Sobre os Seus Pais e Sua Motivação para Aprendizagem
Supervisor of Sobrinho, S.
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2011 - 2011 Envolvimento Parental nas Escolhas Vocacionais dos Seus Filhos: O Papel da Familia nas Escolhas Vocacionais
Supervisor of Dias, Inês
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2011 - 2011 Motivação para a Matemática e a sua Relação com o Género, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário
Supervisor of Vargas, J.
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2010 - 2010 Motivação Para a Língua Portuguesa e sua Relação com o Género, Ano de Escolaridade, Sucesso e Clima de Sala de Aula em Alunos do 6º e do 9º Ano de Escolaridade
Supervisor of Contente, Ana
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2010 - 2010 Motivação Para a Leitura, Autopercepção de Leitor, Género e Ano de Escolaridade
Supervisor of Santana, M.
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2010 - 2010 Motivação para a Lingua Portuguesa: A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima em alunos do ensino secundário
Supervisor of Rosa, Magda
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a leitura: hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relações?
Supervisor of Antunes, M.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação com o género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar e clima de sala de aula
Supervisor of Elias, Ana
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009 Práticas Pedagógicas Diferenciadas, Experiência Docente e Relação com o Autoconceito e Autonomia em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico.
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Percepção que mães de alunos do 4º e 6º ano têm sobre o seu envolvimento na escolaridade dos filhos
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade, autoconceito, auto-estima e clima de sala de aula.
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano
Supervisor of Sérgio, M M.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a matemática: A sua relação com o género, ano de escolaridade, desempenho e clima de sala de aula em alunos do ensino secundário.
Supervisor of Sousa, T.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009 Motivação para a Língua Portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima
Supervisor of Victória, N.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo
Supervisor of Alves, D.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género: que relações.
Supervisor of Benzinho, T.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Papel da concertação entre alunos no processo de avaliação
Supervisor of Fragoso, R.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Motivação para a leitura, autopercepção de leitor, género e desempenho em leitura: que relações?
Supervisor of Garcês, F.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Motivação para a leitura em alunos do 5º, 7º e 9º anos de escolaridade.
Supervisor of Lopes, V.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Os benefícios de situações tutoriais.
Supervisor of Marques, A.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Atribuições causais de alunos do 9º ano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
Supervisor of Mendes, A.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor
Supervisor of Mengo, J.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: as relações entre si e com o ano de escolaridade
Supervisor of Messias, D.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Motivação para a realização de tarefas escolares, percepção de clima de sala de aula, género, ano de escolaridade e “tipo de professor”.
Supervisor of Metelo, M.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima
Supervisor of Neves. V.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008 Práticas avaliativas e estatuto escolar na interacção professor-aluno.
Supervisor of Piedade, Mara
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
2007 - 2007 Leitura e motivação: que relações?
Supervisor of Gabadinho, D.
Ciências da Educação (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 Estudo da autonomia e análise das dinâmicas interactivas num programa de leitura a par
Supervisor of Parente, S.
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/01/21 Ansiedade face aos testes
(Thesis) Arguer
Joana Videira (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020/01/15 A relação entre a aceitação/rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académico, a motivação para a aprendizagem e o desempenho do adolescente
Supervisor
Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo (PhD)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/12/11 Hábitos e práticas leitoras de crianças do 3º ano - relações entre perfis motivacionais , hábitos, práticas e desempenho em leitura
(Thesis) Arguer
Ana Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/12/05 A aprendizagem da Matemática no 2º ciclo do ensino básico: Relações entre adaptabilidade aos erros, clima de erro, motivação, autoconceito e desempenho
(Thesis) Arguer
Andreia Pedro (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/11/28 Iteração, revisão, autorregulação: o seu impacto no desempenho ortográfico
President of the jury
Regina Lima (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/11/28 (F)irst (A)ttempt (i)n (L)earning: erros ortográficos: programa de intervenção com alunos do 2º ano de escolaridade
President of the jury
Marta Almeida (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/11/28 Os erros ortográficos: Um programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridade
President of the jury
Ana Teresa Pires (Master)
2019/09/25 "Amanhã faço isto": Relações entre teorias implicitas da inteligência, orientações motivacionais e procrastinação escolar em alunos do ensino secundários
President of the jury
Diana Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/25 Programa de apoio à integração académica e Social
Supervisor
Maria Edite Oliveira (PhD)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/22 Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
Supervisor
Mariana Reis (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/15 Impacto de um programa de escrita na competência ortográfica de crianças a frequentar o 2º ano de escolaridade
President of the jury
Vera Barreiros (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/12 Expectativas de futuro em crianças de diferentes meios sociais e nos respetivos progenitores
(Thesis) Arguer
Catarina Ferreira (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/05 Relação entre a motivação e as conceções de avaliação de alunos do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade
Supervisor
Flávia Lima Gomes (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/10/09 Pré escolar: Um ensino escolarizado?
President of the jury
Rute Aguieiras (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 A preparação do diretor de escola pública em Portugal Continental Hélder Mendonça e Silva (PhD)
2017 Gestão da sala de aula em turmas grandes. estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escola do município dea Matola, Moçambique Óscar Luis Mofate (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 A"Realidade" e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola Teresa Patatas (PhD)
2016 As conceções Pessoais da Criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico Ana Silva Marques (PhD)
2015 O Educador de Infância em contexto hospitalar Emília Serrão (PhD)
2014/12 Perceções e expectativas académicas em estudantes da escola superior politécnica do Namibe- Angola
(Thesis) Arguer
Teresa de jesus Portelinha Patatas (PhD)
2013 O impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário: estudo de caso Filipa Canelas (PhD)
2012 Estilos Parentais: Percepções entre pais e filhos Sandra Cristina Soares (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Literacia Familiar:Relações entre práticas, autoeficácia e concepções parentais de papel Ricardo Afonso (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Percepção do envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais de alunos do 4º e 5º ano de escolaridade Patrícia Alexandra Mourato Augusto (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Emoções, autoconceito, autoestima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade Marlene Isabel dos Santos Gonçalves (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade Inês Margarida Ribeiro Teles (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Práticas Educativas Parentais (perfeccionismo e crítica) autoestima, autoconceito académico motivação e self-handicaping Ivone de Guadalupe dos Reis (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e com o percurso académico a matemática Catarina Peres Rodrigues (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 If what I am is what is in me, I will alwais be the best "me" that I can be - relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, autoestima e orientações motivacionais e factores protectores da autoestima em alunos do 5º,7º e 9º ano de escolaridade Tatiana Gaspar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Association member

Society Organization name Role
1992 - Current EARLI- European Association for Research on Learning and Instruction Member

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2010/04 - 2016 Presidente do Conselho Pedagógico
President / Vice-president
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009/08 - 2011/08 Member of the Executive Committee of European Association for Research on Learning and Instruction
Director