Identification
Personal identification
- Full name
- Vera Monteiro
Citation names
- Monteiro, V.
Author identifiers
- Ciência ID
- 7D1B-2801-98DC
- ORCID iD
- 0000-0002-4250-7040
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2004
Concluded
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Leitura a Par – Efeitos de um Programa Tutorial no Desempenho em Leitura, Motivação, Autoconceito e Auto- Estima de alunos
do 2º e 4º anos de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
|
Louvor, Distinção, Unanimidade |
1995
Concluded
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Aprender Ensinando: Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º ano de escolaridade em interacção diádica com colegas do 3º
ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1991
Concluded
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
16 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/05 - 2019/10/30 | Principal Investigator (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/11/27 - Current | Associate Professor (University Teacher) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
1999/10/01 - 2020/11/26 | Assistant Professor (University Teacher) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
1995/10 - 1999/09 | Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1991/10 - 1995/09 | Trainee Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2010 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2005 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999/10 - 2003/09 | Bolseira Doutoramento (Investigação Científica) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/11/01 | PROmoting STEAM in primary school: partnership for disseminating good practices
2021-1-PT01-KA220-SCH-000027742
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Ongoing
|
2016/05/01 - 2019/10/31 | Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
PTDC/MHC-CED/1680/2014
Principal investigator
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2012/09/01 - 2016/02/29 | Efeitos do fracasso escolar nos componentes afectivos da aprendizagem: Relação com as auto-representações, emoções, orientações
motivacionais e ambientes de aprendizagem
PTDC/CPE-CED/121358/2010
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2009 - 2011 | Auto-representações, orientações motivacionais, ambientes de aprendizagem: Relações com o rendimento académico e questões
de desenvolvimento
PTDC/PSI-PED/101651/2008
Researcher
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2020/02 | Emoções face à matemática - Abordagem longitudinal e centrada na pessoa | XXVII Colóquio da AFIRSE - educação e Bem Estar
(Lisboa, Portugal)
|
2020/02 | Motivação face à Matemática em alunos do 1.º ciclo: Estudo longitudinal | XXVII Colóquio da AFIRSE - Educação e Bam estar
(Lisboa, Portugal)
|
2020/02 | Estará o feedback do professor ao serviço da aprendizagem dos seus alunos? | XXVII Colóquio da AFIRSE - Educação e Bem-Estar
(Lisboa, Portugal)
|
2019/11 | Promoção das aprendizagens através da avaliação e do Feedback | Conference at the Colóquio de Psicologia educacional: Quem sou? E quem dizes tu que eu sou? A avaliação e a intencionalidade
no jardim de Infância
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | Avaliação & Feedback e o“dom da ubiquidade | Organized Conference as part of FCT research project PTDC/MHC-CED/1680/2014
CIE-ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | Emoções, motivação e avaliação na aprendizagem da matemática. Estudos de caso no 3º e 4º ano de escolaridade | Conferência do Projeto Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação
motivacional e emoções
ISPA- Instituto Universitário
|
2019/08 | Classroom interaction in elementary school: the role of feedback | 18th Biennial Conference of EARLI: Thinking Tomorrow’s Education: Learning from the past, in the present, and for the future
(Aachen, Germany)
|
2019/07 | Emoções face à matemática em alunos do 1º ciclo – um estudo longitudinal | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | O papel do feedback na aula de matemática do 1º ciclo de escolaridade | Ciência 2019 - Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Perfis emocionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com a motivação e perceção de competência em Matemática | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Funchal, Portugal)
|
2019/02 | Interação professor –aluno (s) em matemática: O papel do feedback | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços, e artefactos em Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | A qualidade do feedback escrito do professor no 1º ciclo do ensino básico | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Coimbra, Portugal)
|
2018/08 | Quality of teacher written feedback in elementary school | 9th Biennial Conference of EARLI SIG 1: Assessment and Evaluation, Assessment & Clearing Analytics
(Helsinquia, Finland)
|
2018/07 | Perfis motivacionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com o desempenho na matemática | 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Refletindo sobre a prática de dar e receber feedback em contexto escolar | 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Refletindo sobre a avaliação e o feedback no contexto escolar | Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2018/06 | Diferenças de género na perceção de competências a matemática em estudantes do ensino básico | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(setúbal, Portugal)
|
2018/04 | Motivação e Aprendizagem: Desafios | Conference in the Ciclo de conferências da Universidade Autónoma de Lisboa
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/02 | Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em
Portugal
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | Será a avaliação uma perda de tempo? | Ciclo Conferências 18 ISPA - Instituto Universitário
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar | XXV Colóquio AFIRSE Portugal
Faculdade Psicologia Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/09 | O que é e para que serve a avaliação em sala de aula? | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/07 | Avaliação e Feedback: retórica e realidade, duas faces da mesma moeda | Ciência 2017- Science and Technology in Portugal Summit
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Teacher’s support and students’ motivation and achievement | 42nd Annual Conference Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching
ATEE (Dubrovnic)
|
2017 | Feedback! O que os professores e alunos têm a dizer sobre isto? | XIV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Braga)
|
2017 | Motivação e Suporte Académico | 5th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander)
|
2016 | Relação entre o suporte/feedback do professor e o desempenho e motivação dos alunos para a aprendizagem | 28º Colóquio da ADMEE-Europe, subordinado ao tema “Avaliação e Aprendizagens"
ADMEE-Europe (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Atitudes e Emoções face à matemática ao longo da escolaridade: Fatores individuais e contextuais | 6º Seminário do Observatório Anual do ISEG
ISEG (Lisboa)
|
2016 | Emoções face à Matemática ao longo da escolaridade | Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
|
2016 | Sintam mais, contem menos … Emoções em relação à matemática | Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
|
2016 | “To be or not to be retaken, what’s the question”: Impact of repetition on self-concept and self-esteem | Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
|
2016 | Evolução da motivação nos 2º e 3º Ciclos | Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
|
2016 | Julgamentos de Valor e Competência, Emoções e Desempenho a Matemática no 2º e 3º ciclos | Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem
ISPA (Lisboa)
|
2016 | x2+y=Desânimo?” – Relações entre suporte do professor, crenças de controlo e emoções na aula de matemática. | II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Motivação e emoções em relação à matemática: Sua relação com o suporte em sala de aula | II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Matemática: Gosto; Não gosto; muito, pouco, nada… | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações? |
ISPA (Lisboa)
|
2015 | Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa)
|
2015 | Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa)
|
2015 | I’m feeling good with Maths”: Relationships between mathematics achievement emotions, motivation and grades in pre-adolescents | 5th ENSEC Conference
Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2015 | Emotions, motivation and academic achievement in pre-adolescent students | Achievement emotions and correlates from primary school to university at the 16th EARLI Conference |
2015 | Emotions at school: Relationships with motivation and academic achievement in pre-adolescents | 17th European Conference on Developmental Psychology
University of Minho (Braga)
|
2014 | Effects of achievement on self-representations, motivation and emotions of pre-adolescents | International Conference on Motivation
EARLI (Helsinquia, Finland)
|
2014 | Emoções e motivação para a matemática em pré-adolescentes | IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Motivação para a Lingua Portuguesa: relação com a perceção de suporte do professor | VII Simpósio N de Investigação em psicologiaacional
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções na sala de aula e a motivação | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2013 | Resultados em Língua Portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2013 | Motivação para a Matemática em alunos do 6º e 9º anos de escolaridade | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
Instituto da Educação (Lisboa)
|
2013 | Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
universidade de Lisboa, Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors | 15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI)
EARLI (Munique, Germany)
|
2013 | Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Motivação em Contexto de Sala de Aula: que características, que relações? | A Ciência que por cá se faz
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Motivação dos alunos na aprendizagem da Matemática | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através
da Investigação e da Prática
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Motivação, suporte social e atitudes na aprendizagem da matemática | II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Promoção da motivação em contexto de sala de aula | Conferência Educação: Que motivação?
TEDx Lisboa ED (Lisboa, Portugal)
|
2011 | O desenvolvimento da motivação para a matemática | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Motivação e suporte social em Matemática | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – ” Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da
Educação.”
(Guarda, Portugal)
|
2011 | Mathematics Motivation, achievement, gender and social support in the classroom. | 14th Biennial Earli 2011 Conference: Education for a Global Networked Society
(Exeter, United Kingdom)
|
2010 | Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática | I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar | VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
|
2010 | A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Motivação para a matemática e para a Língua Portuguesa | I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Motivação para a leitura em alunos do Ensino Básico | VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
|
2010 | Grupo de pares ou família? Contributos dos "outros significativos" para a auto-estima individual | VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
|
2010 | Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes | VII Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Oviedo, Astúrias, Spain)
|
2010 | Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e rendimento. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Perfis motivacionais em adolescentes: Relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico | I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement. | 12th International Conference on Motivation
(Porto, Portugal)
|
2009 | Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender. | 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
|
2009 | Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?. | 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
|
2009 | A avaliação da e para a aprendizagem: Que desafios | Jornadas de Formação “Educação XXI”
(Odemira, Portugal)
|
2009 | How can I be motivated, if I think I can't succeed? Relationships between self-representations, motivational orientations and school achievement | 13th Biennial EARLI Conference
(Amsterdam, Netherlands)
|
2009 | Relações entre autoconceito orientações motivacionais e rendimento académico. | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
(Braga, Portugal)
|
2008 | Afinal ler é giro: promoção da motivação para a leitura através de um programa tutorial | XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa
(Lisboa, Portugal)
|
2008 | Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik. | XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
APPORT (Braga, Portugal)
|
2007 | Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade | IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2006 | Ajudar crianças com dificuldades em leitura através de um programa de Leitura a Par. | XIV Colóquio da AFFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | Orientações motivacionais para aleitura e para a matemática ao longo da escolaridade. | XIV Colóquio da AFFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura. |
(Vila Nova de Paiva, Portugal)
|
2005 | Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura | 7º Encontro sobre Escola,Educação e Desenvolvimento da Criança.
(Arruda dos Vinhos, Portugal)
|
2005 | Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura | 7º Encontro sobre Escola, Educação e Desenvolvimento da Criança.
(Arruda dos Vinhos, Portugal)
|
2005 | Promoting children’s self-perceptionsby working together | 11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments
(Nicosia, Cyprus)
|
2005 | Children’s motivations for reading: gender effects and changes across age . | 11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments
(Nicosia, Cyprus)
|
2005 | Avaliação entre pares | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
(Braga, Portugal)
|
2005 | Papel do estatuto na interacção professor-aluno | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2005 | O desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas. | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2004 | Reading Motivations: Different ages different Motivations | 9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
|
2004 | Reading Together: A way to promote reading motivation | 9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | Reading Together: Gains in reading motivation | 10th Biennial Conference of EARLI: Improving learning, fostering the will to learn
(Padova, Italy)
|
2003 | Relações entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Motivation for reading Questionaire | 8th International Conference on Motivation
(Moscovo, Russia)
|
2002 | Motivar as crianças para a leitura através da Leitura a Par | XI Colóquio de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento.
(Lisboa, Portugal)
|
2001 | Reading Together: Gains in Self-Concept and Self-esteem. | International Conference on Communication, Problem-solving and Learning
(Glasgow, United Kingdom)
|
2001 | Reading Together:Benefits for tutor and tutee | 9th European Conference EARLI
(Fribourg, Switzerland)
|
2001 | Eu e a leitura- Escala de avaliação da motivação para a leitura. | Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2001 | Efeitos de um programa de Leitura a Par nos níveis de auto-conceito de crianças do 2º ano de escolaridade | Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2000 | O papel de uma acção mediatizada no desenvolvimento cognitivo de crianças de 9 anos. | 5º Congresso da SPCE: O particular e o global no virar do milénio.
(Faro, Portugal)
|
2000 | Children’s Motivation for reading | International Conference on Motivation: 7th Workshop on achievement and task motivation: EARLI – SIG: Motivation and Emotion
(Leuven, Belgium)
|
2000 | Tutorial peer interaction and gains in self-concept and self esteem. | Social Interaction in Learning and Instruction . EARLI SIG- Expert Meeting.
(Oulo, Finland)
|
1999 | Motivação intrínseca versus motivação extrínseca na sala de aula. | VI Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1997 | Escala de Auto-Conceito para a população adolescentes | V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1997 | Interacções sociais assimétricas: Benefícios afectivos | IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
APPORT (Braga, Portugal)
|
1996 | The tutor-effect:The nature of peer-tutoring in active tutorial work approach. | Piaget-Vygotsky Conference
(Brighton, United Kingdom)
|
1996 | Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º Ano de escolaridade. | II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
1996 | Construtivismo, Vygotsky e sala de aula | VII Seminário de Investigação em Educação Matemática
(Almada, Portugal)
|
1996 | A familiaridade entre pares num programa tutorial: Benefícios cognitivos. | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | Adaptação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter para a população portuguesa. | IV Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos".
APPORT (Braga, Portugal)
|
1995 | Avaliação das aprendizagens: uma avaliação ligada ao passado ou uma avaliação orientada para o futuro? Estratégias Educativas Para uma Escola Integradora |
(Peniche, Portugal)
|
1995 | Teste de Linguagem Técnica da Leitura e Escrita | III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1995 | Escala de Auto-conceito (SPPC) | III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1995 | The tutor effect among pupils of the 4th degree in dyadic interactions with peers of the 3th degree | IV European Congress of Psychology
(Atenas, Greece)
|
1992 | Representação do professor em crianças do 4º ano de escolaridade | Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Madrid, Spain)
|
1992 | Representação do professor na escola primária : aspectos afectivos e aspectos técnicos | III Simpósio Nacional sobre investigação em Psicologia.
(Lisboa, Portugal)
|
1992 | Relação entre o Auto-Conceito dos alunos e a forma como os professores os percepcionam, tendo em conta o seu estatuto escolar | VII Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016 - Current | Olhando para a avaliação e feedback como promotores da aprendizagem da matemática: As emoções e a motivação como pontes para
o sucesso dos alunos.
Supervisor of Marta Carla Valeixo Gomes Carlos
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2015 - Current | Práticas avaliativas na disciplina de Educação Visual no 3.º Ciclo do Ensino Básico: o papel da autoavaliação
Supervisor of Rui Lobo
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2014 - Current | Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade
Supervisor of Pereira, Joana
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2013 - Current | A importância do suporte e do feedback do professor na regulação da aprendizagem
Supervisor of Gomes, J.
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2013 - Current | Dimensões Psicológicas no processo de integração dos estudantes no ensino superior
Supervisor of Salgueiro, Pedro
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2014 - 2020 | Perceção de aceitação/rejeição parental e desempenho académico no 2º e 3º ciclo: Sua relação com o ajustamento psicológico,
motivação para a aprendizagem e autoconceito académico
Supervisor of Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2014 - 2019/07 | PAIAS – Programa de Apoio à Integração e Adaptação Académica
Supervisor of Edite Oliveira
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017 - 2017 | Relação entre o suporte do professor e a motivação, emoções e desempenho académico dos alunos
Supervisor of Mariana Chagas
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivação para a leitura e autoperceção de leitor: suas relações
Supervisor of Mendes, D.
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivação para a matemática: Sua relação com as necessidades básicas psicológicas de autonomia, suporte e competência
Supervisor of Carolina Taborda Ferreira
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2016 - 2016 | A motivação para a leitura, auto perceção de leitor e desempenho em leitura: Suas relações
Supervisor of Telma Mendes
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2014 - 2014 | Relação entre regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
Supervisor of Ribeiro, A. F.
|
|
2014 - 2014 | Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?
Supervisor of Jesus, Tatiana
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2013 - 2013 | Motivação para o Português: Género, ano de escolaridade, desempenho académico, área de estudo e o clima de sala de aula
Supervisor of Vicente, Telma
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2012 - 2012 | Relação entre a motivação intrínseca para a Língua Portuguesa e o suporte do professor, desempenho académico, género e ano
de escolaridade
Supervisor of Silva, A.R.
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2012 - 2012 | A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem
Supervisor of Vilar, Joana
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2011 - 2011 | Relação entre as percepções de autonomia e de envolvimento que os alunos têm dos seus pais e a sua motivação e desempenho
académico
Supervisor of Tomásio, Joana
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2011 - 2011 | Motivação para a Matemática: Sua Relação Com o Género, Ano de Escolaridade, (In)Sucesso Escolar e Clima de Sala de Aula.
Supervisor of Mendes, C.
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2011 - 2011 | As Percepções da Autonomia-Suporte e do Envolvimento Interpessoal dos Adolescentes Sobre os Seus Pais e Sua Motivação para
Aprendizagem
Supervisor of Sobrinho, S.
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2011 - 2011 | Envolvimento Parental nas Escolhas Vocacionais dos Seus Filhos: O Papel da Familia nas Escolhas Vocacionais
Supervisor of Dias, Inês
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2011 - 2011 | Motivação para a Matemática e a sua Relação com o Género, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário
Supervisor of Vargas, J.
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2010 - 2010 | Motivação Para a Língua Portuguesa e sua Relação com o Género, Ano de Escolaridade, Sucesso e Clima de Sala de Aula em Alunos
do 6º e do 9º Ano de Escolaridade
Supervisor of Contente, Ana
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2010 - 2010 | Motivação Para a Leitura, Autopercepção de Leitor, Género e Ano de Escolaridade
Supervisor of Santana, M.
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2010 - 2010 | Motivação para a Lingua Portuguesa: A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, autoconceito
e auto-estima em alunos do ensino secundário
Supervisor of Rosa, Magda
|
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a leitura: hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relações?
Supervisor of Antunes, M.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação com o género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar e clima de sala
de aula
Supervisor of Elias, Ana
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2009 - 2009 | Práticas Pedagógicas Diferenciadas, Experiência Docente e Relação com o Autoconceito e Autonomia em alunos do 1ºCiclo do Ensino
Básico.
Supervisor
|
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | Percepção que mães de alunos do 4º e 6º ano têm sobre o seu envolvimento na escolaridade dos filhos
Supervisor
|
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade, autoconceito, auto-estima e clima de sala de aula.
Supervisor
|
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano
Supervisor of Sérgio, M M.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a matemática: A sua relação com o género, ano de escolaridade, desempenho e clima de sala de aula em alunos
do ensino secundário.
Supervisor of Sousa, T.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2009 - 2009 | Motivação para a Língua Portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima
Supervisor of Victória, N.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo
Supervisor of Alves, D.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género: que relações.
Supervisor of Benzinho, T.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Papel da concertação entre alunos no processo de avaliação
Supervisor of Fragoso, R.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Motivação para a leitura, autopercepção de leitor, género e desempenho em leitura: que relações?
Supervisor of Garcês, F.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Motivação para a leitura em alunos do 5º, 7º e 9º anos de escolaridade.
Supervisor of Lopes, V.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Os benefícios de situações tutoriais.
Supervisor of Marques, A.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Atribuições causais de alunos do 9º ano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
Supervisor of Mendes, A.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor
Supervisor of Mengo, J.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: as relações entre si e com o ano de
escolaridade
Supervisor of Messias, D.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Motivação para a realização de tarefas escolares, percepção de clima de sala de aula, género, ano de escolaridade e “tipo
de professor”.
Supervisor of Metelo, M.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima
Supervisor of Neves. V.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2008 - 2008 | Práticas avaliativas e estatuto escolar na interacção professor-aluno.
Supervisor of Piedade, Mara
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2007 - 2007 | Leitura e motivação: que relações?
Supervisor of Gabadinho, D.
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 - 2007 | Estudo da autonomia e análise das dinâmicas interactivas num programa de leitura a par
Supervisor of Parente, S.
|
Psicologia Educacional (Master)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020/01/21 | Ansiedade face aos testes
(Thesis) Arguer
|
Joana Videira (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020/01/15 | A relação entre a aceitação/rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académico, a motivação para a aprendizagem
e o desempenho do adolescente
Supervisor
|
Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo (PhD)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/12/11 | Hábitos e práticas leitoras de crianças do 3º ano - relações entre perfis motivacionais , hábitos, práticas e desempenho
em leitura
(Thesis) Arguer
|
Ana Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/12/05 | A aprendizagem da Matemática no 2º ciclo do ensino básico: Relações entre adaptabilidade aos erros, clima de erro, motivação,
autoconceito e desempenho
(Thesis) Arguer
|
Andreia Pedro (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/11/28 | Iteração, revisão, autorregulação: o seu impacto no desempenho ortográfico
President of the jury
|
Regina Lima (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/11/28 | (F)irst (A)ttempt (i)n (L)earning: erros ortográficos: programa de intervenção com alunos do 2º ano de escolaridade
President of the jury
|
Marta Almeida (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/11/28 | Os erros ortográficos: Um programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridade
President of the jury
|
Ana Teresa Pires (Master) |
2019/09/25 | "Amanhã faço isto": Relações entre teorias implicitas da inteligência, orientações motivacionais e procrastinação escolar
em alunos do ensino secundários
President of the jury
|
Diana Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/07/25 | Programa de apoio à integração académica e Social
Supervisor
|
Maria Edite Oliveira (PhD)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/07/22 | Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
Supervisor
|
Mariana Reis (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/07/15 | Impacto de um programa de escrita na competência ortográfica de crianças a frequentar o 2º ano de escolaridade
President of the jury
|
Vera Barreiros (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/12/12 | Expectativas de futuro em crianças de diferentes meios sociais e nos respetivos progenitores
(Thesis) Arguer
|
Catarina Ferreira (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/12/05 | Relação entre a motivação e as conceções de avaliação de alunos do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade
Supervisor
|
Flávia Lima Gomes (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/10/09 | Pré escolar: Um ensino escolarizado?
President of the jury
|
Rute Aguieiras (Master)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | A preparação do diretor de escola pública em Portugal Continental | Hélder Mendonça e Silva (PhD) |
2017 | Gestão da sala de aula em turmas grandes. estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escola do município dea Matola, Moçambique | Óscar Luis Mofate (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 | A"Realidade" e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola | Teresa Patatas (PhD) |
2016 | As conceções Pessoais da Criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico | Ana Silva Marques (PhD) |
2015 | O Educador de Infância em contexto hospitalar | Emília Serrão (PhD) |
2014/12 | Perceções e expectativas académicas em estudantes da escola superior politécnica do Namibe- Angola
(Thesis) Arguer
|
Teresa de jesus Portelinha Patatas (PhD) |
2013 | O impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário: estudo de caso | Filipa Canelas (PhD) |
2012 | Estilos Parentais: Percepções entre pais e filhos | Sandra Cristina Soares (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Literacia Familiar:Relações entre práticas, autoeficácia e concepções parentais de papel | Ricardo Afonso (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Percepção do envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais de alunos do 4º e 5º ano de escolaridade | Patrícia Alexandra Mourato Augusto (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Emoções, autoconceito, autoestima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade | Marlene Isabel dos Santos Gonçalves (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade | Inês Margarida Ribeiro Teles (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Práticas Educativas Parentais (perfeccionismo e crítica) autoestima, autoconceito académico motivação e self-handicaping | Ivone de Guadalupe dos Reis (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 | Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e com o percurso académico a matemática | Catarina Peres Rodrigues (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 | If what I am is what is in me, I will alwais be the best "me" that I can be - relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, autoestima e orientações motivacionais e factores protectores da autoestima em alunos do 5º,7º e 9º ano de escolaridade | Tatiana Gaspar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
1992 - Current | EARLI- European Association for Research on Learning and Instruction | Member |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2010/04 - 2016 | Presidente do Conselho Pedagógico
President / Vice-president
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2009/08 - 2011/08 | Member of the Executive Committee of European Association for Research on Learning and Instruction
Director
|