Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Raquel Gomes São Marcos Simões
Citation names
- Simões, A. R.
- Simões, Ana Raquel
- Ana Raquel Gomes São Marcos Simões
Author identifiers
- Ciência ID
- 7911-260D-324F
- ORCID iD
- 0000-0003-0580-0560
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=lTMghcIAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- CAI-5629-2022
- Scopus Author Id
- 36237656500
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2000 - 2006
Concluded
|
Doutoramento em Didática (Doutoramento)
Major in Didática
Universidade de Aveiro, Portugal
"A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado por unanimidade |
1999
Concluded
|
Português e Inglês (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
17 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/04 - 2013/03 | Auxiliary Researcher (Research) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2006 - 2008 | Postdoc (Research) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2005 - 2006 | Research Trainee (Research) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/09/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/02 - 2023/08/31 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/09 - 2018 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/01 - 2015/07 | Visiting Professor (University Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1998 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária com 3.º Ciclo, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2000/01 - 2005/05 | PhD Scholarship holder | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2025/03/01 - Current | LinguaTech: Advancing Digital, Inclusive and Multilingual Teaching Practices (LiTE Academy)
LiteAcademy
Principal investigator
|
Ongoing
|
2023/04/01 - 2023/06/30 | VaBioLA - Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Erasmus Plus
Concluded
|
2006/11/01 - 2008/03/31 | INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL, INOVAÇÃO E PRÁTICAS: QUE ESPAÇOS DE ARTICULAÇÃO UM ESTUDO DE CASO CENTRADO NUM CENTRO DE INVESTIGAÇÃO
EM DIDÁCTICA. [EDUCATIONAL RESEARCH, INNOVATION AND PRACTICES THAT ARTICULATE SPACES: A CASE STUDY CENTERED ON A RESEARCH
CENTER IN DIDACTICS]
SFRH/BPD/25343/2005
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2001/01/01 - 2004/09/30 | AS ATITUDES DOS APRENDENTES FACE À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL: UM ESTUDO PARA A PROMOÇÃO DO PLURILINGUISMO NA ESCOLA
PORTUGUESA ENSINO BÁSICO - 3º CICLO
SFRH/BD/3161/2000
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
1999 - Current | Laboratório Aberto para a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LALE)
FCT. Programatico
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2022/09/01 - 2025/08/31 | AILIT. AI Literacy Network in Primary Education.
2022-1-NO01-KA220-SCH-000087617
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency |
2022/01/01 - 2023/09/30 | BiblioLab-ILC: Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab
ILC
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Fundação para a Ciência e a Tecnologia Ongoing
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | DiCE.Lang - Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras [Digital Citizenship Education and Foreign
Language Learning.]
Principal investigator
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2020 - 2023 | PAISE-STP: Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe - 2019/2022. [PAISE-STP: Integrated Support
Program for São Tomé and Príncipe's Education Sector - 2019/2022]
n/a
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluded
|
2019/09 - 2022/09 | Kamilala: un projet créatif d'inclusion sociale par l'ouverture aux langues et aux cultures. [Kamilala: A creative project
for social inclusion through openness to languages and cultures]]
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission
Concluded
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | LoCALL. LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
2019-1-DE03-KA201-060024
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016/09 - 2019/08 | EVAL-IC: Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues. [EVAL-IC: Assessment of
intercomprehension skills: reception and plurilingual interaction]
2016-1-FR01-KA203-024155
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission
Concluded
|
2016 - 2019 | AMICAE: Analyse dês médiations innovantes de la culture et de l'art pour une Europe ouverte. [AMICAE: Analysis of innovative cultural and artistic mediations for an open Europe] |
Concluded
|
2015 - 2017 | KOINOS: European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
2015-1-ES01-KA203-016127
Principal investigator
Universität Hamburg, Germany
Universitat Autònoma de Barcelona, Spain Universitat de Barcelona - Campus Mundet, Spain Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
European Commission |
2014 - 2017 | Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior. [Thinking and Sharing Quality Practices in Higher Education]
127/ID/2014
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010 - 2016 | English Plus
FCT
Principal investigator
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluded
|
2012 - 2015 | MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l'Intercompréhension à Distance. [MIRIADI: Mutualization and Innovation
for a Remote Intercomprehension Network]
531186-LLP-1-2012-1-FR-KA2-KA2NW
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluded
|
2011 - 2014 | SPEAQ (Sharing Practice in Enhancing and Assuring Quality)
517706-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS-EMGR
|
Concluded
|
2008/04/01 - 2013/03/31 | A comunicação intercultural num paradigma de aprendizagem ao longo da vida: parcerias na comunidade alargada. [Intercultural
communication in a lifelong learning paradigm: partnerships in the wider community]
CONT_DOUT/52/UA/194/6544/ 29/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research
Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2008 - 2011 | Redinter - Rede Europeia de Intercompreensão. [Redinter - European Network for Intercomprehension]
143339 – 2008 – LLP – PT – KA2 – KA2NW
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
European Commission
Concluded
|
2008 - 2011 | Redinter - Rede Europeia de Intercompreensão. [Redinter - European Network for Intercomprehension]
143339 2008 LLP PT KA2 KA2NW
|
European Commission |
2007/10/01 - 2010/12/30 | Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007 - 2010 | Línguas e educação: construir e partilhar a formação. [Languages and education: building and sharing training]
PTDC/CED/68813/2006
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006 - 2008 | A Formação Profissional Pós-Secundária em Portugal: um estudo da sua caracterização à apresentação de propostas que potenciem
a sua qualidade. [Post-secondary vocational training in Portugal: a study from its characterization to the presentation of
proposals to enhance its quality]
63553
Researcher
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
2003 - 2006 | Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2003 - 2005 | Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2000 - 2001 | O desenvolvimento da competência plurilingue: propostas didáticas para uma gestão flexível do currículo (do 3.º ciclo do ensino
básico ao ensino secundário)
22/2000
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluded
|
2000 - 2001 | O desenvolvimento da competência plurilingue: propostas didáticas para uma gestão flexível do currículo (do 3.º ciclo do ensino
básico ao ensino secundário)
22/2000
|
Instituto de Inovação Educacional |
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2007 - 2008 | Da caracterização da Qualidade de Vida de alunos da pós-graduação à apresentação de propostas. [From characterizing the Quality
of Life of postgraduate students to presenting proposals to enhance their quality of life]
n/a
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
Concluded
|
2003 - 2005 | PLURIEDUCA: Análise e construção da competência plurilingue: percursos didáticos para uma educação em línguas. [PLURIEDUCA:
Analyzing and building plurilingual competence: didactic paths for language education]
Financiamento FCT
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Exhibition catalog |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Magazine article |
|
Manual |
|
Newspaper article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Website |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/07/01 | Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem (moderação) | III Fórum CIDTFF - 25 anos do centro di investigação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/07 | English in primary education in Portugal: how to include a plurilingual and intercultural education approach? | 8e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1.º CEB: o encontro com o Outro | 8e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o Outro em aula de inglês do 1.º CEB | 8e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | A educação para a cidadania global nos programas de formação de professores | IV SLBEI (Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância) / I CLABIE (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação)
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Imagens das línguas e das culturas | IV Jornadas do LALE “15 anos de 'Propostas' e 'Reflexões' através dos Cadernos do LALE"
(Aveiro, Portugal)
|
2018/10/11 | As línguas no espaço (auto)biográfico do sujeito: potencialidades educativas | III Colóquio da Rede PICNAB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10 | Gestão da Diversidade e Diferenciação no âmbito do Ensino Português no Estrangeiro | “Expressions of Lusofonia / Expressões de Lusofonia” International Conference
(York, United Kingdom)
|
2018/10 | Diferenciação pedagógica na formação de professores de Português no estrangeiro | “Expressions of Lusofonia / Expressões de Lusofonia” International Conference
(York, United Kingdom)
|
2018/10 | O Papel da(s) Língua(s) na Educação em Ciências para Professoras envolvidas num projeto CLIL do 3.º CEB | XIV Congresso da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação): Ciências, Culturas e Cidadanias
(Coimbra, Portugal)
|
2018/07/04 | Apresentação de projetos: Smart Knowledge Garden | II Fórum CIDTFF - Construindo um compromisso com a Ciência Aberta
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/05 | Introducing global citizenship in a teacher education program: Effects on personal and professional development | “Teacher Education Policy in Europe” Conference
(Braga, Portugal)
|
2018/03 | Perspectives of students for orienting teaching practices in the integration between Science and English at Portugues | Working CLIL colloquium
(Porto, Portugal)
|
2017/07 | Buenas prácticas educativas. Criterios de análisis | Jornada Proyecto KOINOS “Como promover la educación plurilingüe: Propuestas europeas”
(Barcelona, Spain)
|
2017/07 | KOINOS: European Portfolio of Plurilingual Practices | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
(Lisboa, Portugal)
|
2017/05/03 | O projeto europeu KOINOS: articulações entre a investigação e a comunidade escolar para a promoção das competências plurilingue e intercultural | 2ª edição do Ciclo de Palestras “UnderInvestigation”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/05 | Projeto Koinos: Portfólio Europeu de Práticas de Literacia Plurilingue | International Conference on Multilingualism and Multilingual Education
(Braga, Portugal)
|
2016/11 | We’re young learners, we talk our heads off! – Developing oral skills in YL of EFL | 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: Communication, Culture and Creativity in the ELT Classroom
(Lisboa, Portugal)
|
2016/11 | KOINOS: European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices | III Jornadas do LALE “Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento
de práticas de literacia plurilingue"
(Aveiro, Portugal)
|
2016/09/02 | A diferenciação pedagógica no ensino de línguas | Jornadas de lançamento do ano letivo para os Coordenadores de Ensino de Português no Estrangeiro
Instituto Camões (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | From the awareness on plurilingual competence to one study in Portugal revealing some inclusive achievements | 6e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Györ, Hungary)
|
2014/12 | Orientação Tutorial: uma oportunidade perdida? | 3ª edição do UA Teaching Day: Culturas e Ambientes de Aprendizagem
(Aveiro, Portugal)
|
2014/11 | Parcerias educativas para a promoção da educação intercultural | 13th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Aveiro, Portugal)
|
2014/09 | Gestão da Diversidade e Diferenciação no âmbito do Ensino Português no Estrangeiro | Jornadas de Língua Portuguesa e culturas lusófonas da Europa central e de leste
(Praha, Czech Republic)
|
2014/07 | Formation initiale des enseignants – projets de recherche-action et éveil aux langues et aux cultures. | 5e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Rennes, France)
|
2014/07 | (Intra)linguistic diversity in Portuguese context. | 5e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Rennes, France)
|
2014/06 | Is anyone listening? Making our voices heard in quality assurance processes in higher education | 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA) “Pedagogia para a autonomia – Imaginar e fazer a mudança
em tempos difíceis”
(Braga, Portugal)
|
2014/04/10 | Multiculturalidade e educação em línguas nas escolas | XVI Seminário Regional da Educação de Tomar
Câmara Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2013/11 | Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa | I Jornadas do LALE
(Aveiro, Portugal)
|
2013/09 | Non-traditional adult students at Higher Education: the development of Plurilingual Repertoires in Adult Education | 7th ESREA (European Society for Research on the Education of Adults) conference “Changing configurations of Adult education
in transitional times”
(Berlin, Germany)
|
2013/06 | Plurilingual Repertoires and super-diversity: a glance at Non-traditional adult students’ indexical biographies. | Language and Super-diversity: Explorations and interrogations Conference,
(Jyväskylä, Finland)
|
2013/02 | A biographical approach to plurilingual repertoires of non-traditional students: an obstacle or an aid to navigation in Higher Education? | Seminar “Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in)-success and dropout”
(Faro, Portugal)
|
2013/02 | Lifelong learning in higher education: The development of non-traditional adult students’ plurilingual repertoires | 5th World Conference of Educational Sciences
(Rome, Italy)
|
2012/12 | The project ‘English Plus’: a CLIL approach in a Portuguese school | Encontro Internacional de Línguas, Linguística Aplicada e Tradução
(Évora, Portugal)
|
2012/11 | Intercultural competence & student mobility: Which pedagogic approach? | 11th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Durham, United Kingdom)
|
2012/11 | Reciprocal images of Portuguese and Turkish higher education students in intercultural mediation and dialogue | 11th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Durham, United Kingdom)
|
2012/11 | Intercultural education in primary school: Representations of a group of educational partners | 11th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Durham, United Kingdom)
|
2012/11 | To draw languages and their speakers: A way to identify students’ representations of languages | 11th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Durham, United Kingdom)
|
2012/03 | Representations of languages within educational settings: from diagnosis to intervention | Colloque Vers le Plurilinguisme? 20 ans après
(Angers, France)
|
2011/11 | Making wishes come true: A methodological design in a multicase study with non-traditional adult students | ESREA Access, Learning Careers and Identities network conference, Transitions and Identity in Learning and Life, “Methodological
approaches to researching transitions and identity”
(Aveiro, Portugal)
|
2011/11 | The European Year of Intercultural Dialogue in Portugal | 4th ENIEDA Conference on Linguistic and Intercultural Education “Negotiating and constructing European identities across languages
and cultures”
(Vršac, Serbia)
|
2011/10 | Intercompreensão: que possibilidades em contexto escolar? | Colóquio Histórias em Intercompreensão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/10 | Práticas educativas em intercompreensão: que caminhos? | Colóquio Histórias em Intercompreensão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/09 | To develop intercultural dialogue within formal and informal settings: a study over the European Year of Intercultural Dialogue (2008) in Portugal | 4th International Adriatic-Ionian Conference across languages and cultures
(Venice, Italy)
|
2011/09 | Perspetivas e Tendências de Ensino e Investigação | ACA Annual Conference 2010 “Brains on the move. Gains and losses from student mobility and academic migration
(Aveiro, Portugal)
|
2011/07 | Signs of construction of a professional development community in language education: a case study | 15th Biennial Conference of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
|
2011/07 | Portuguese as a pluricentric language? | International Conference on Non-dominating Varieties of Portuguese
(Graz, Austria)
|
2011/07 | The role of language workshops in the development of pupils’ language awareness | 10th International Conference of ALA (Association for Language Awareness)
(Kassel, Germany)
|
2011/07 | A competência plurilingue nos “maiores de 23” – um estudo de caso na Universidade de Aveiro | XI Congresso da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação): investigar, inovar e desenvolver desafios das Ciências
da Educação
(Guarda, Portugal)
|
2011/05 | Reciprocal images of Turkish and Portuguese university students: for an intercultural mediation between Portugal and Turkey | 1st International Conference on Foreign Language Teaching and Applied Linguistics “Linguistic and Cultural Diversity within
Learning Communities: Cross-cultural and Trans-national Perspectives”
(Sarajevo, Bosnia and Herzegovina)
|
2011/05 | Educational partnerships and intercultural education in primary school | 1st International Conference on Foreign Language Teaching and Applied Linguistics “Linguistic and Cultural Diversity within
Learning Communities: Cross-cultural and Trans-national Perspectives”
(Sarajevo, Bosnia and Herzegovina)
|
2011/01 | Exchange programmes: What’s the intercultural meaning behind the numbers? | CICE Regional Conference “Globalocal Citizenship”
(Coimbra, Portugal)
|
2010/10 | A construção dos repertórios plurilingues ao longo da vida: um estudo de caso da Universidade de Aveiro | I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos
(Aveiro, Portugal)
|
2010/10 | Imagens recíprocas de estudantes universitários turcos e portugueses: para uma mediação cultural no diálogo entre a Turquia e Portugal | I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos
(Aveiro, Portugal)
|
2010/10 | Educação intercultural e práticas docentes no 1.º CEB | I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos
(Aveiro, Portugal)
|
2010/09 | The lifelong language learning on non-traditional adult students: a case study at the University of Aveiro | 6th ESREA conference “Understanding diverse meanings and contexts”
(Linköping, Sweden)
|
2010/09 | Representações face à diversidade intralinguística: como vêem os alunos as variedades da língua portuguesa? | Congresso Internacional Línguas Pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas
(Braga, Portugal)
|
2010/09 | Representações de alunos no final da escolaridade obrigatória acerca da diversidade intralinguística em Portugal | Congresso Internacional Línguas Pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas
(Braga, Portugal)
|
2010/09 | Representações de alunos no final da escolaridade obrigatória em Portugal acerca da língua espanhola | International Colloquium “Imagologías Ibéricas: imágenes de la identidad y la alteridad en las relaciones luso-españolas”
(Cáceres, Spain)
|
2010/07 | “Da minha língua vê-se o mar. E das outras?” Representações de alunos face à língua materna e ao inglês língua estrangeira | Colóquio Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo
(Aveiro, Portugal)
|
2010/07 | Educar para a diversidade linguística e cultural: suportes didáticos, conceitos e práticas | Colóquio EM:DO, Educação e Mudança: Desafios e Oportunidades
(Vouzela, Portugal)
|
2010/07 | Representações acerca de colaboração numa comunidade de desenvolvimento profissional: um estudo da voz dos participantes | Colóquio final do Projeto Línguas e Educação
(Aveiro, Portugal)
|
2010/04 | Colaboração e comunidades de prática: representações de investigadores em didática de línguas | XV ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) – Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias
e culturas
(Minas Gerais, Brazil)
|
2010/03 | Educação e Línguas: perfis, motivações e representações de professores | Jornadas “Investigar colaborativamente práticas de educação em línguas: perfis profissionais, colaboração e ensino da leitura”
(Aveiro, Portugal)
|
2010/02 | Linguistic competences of non-traditional adult students: a case study of the University of Aveiro | Colloquium VALS-ASLA “Linguistic competences in Education and at Work: transitions and transformations”
(Zurich, Switzerland)
|
2010/02 | Language education policy at universities: a case study of a Portuguese University | Professionalising Multilingualism in Higher Education” congress
(Luxemburg)
|
2009/02 | Languages and education: The dawn of a professional development community | Conference “Bridging the gap Between Theory and Practice”
(Vienna, Austria)
|
2008/05 | Les associations d’immigrants comme des espaces d’apprentissage de l’intégration: une étude comparative en contexte portugais | Colloque Langue(s) et intégration socioprofessionnelle: approches didactiques et méthodologies d’apprentissage
(Arras, France)
|
2008/05 | Integrating plurilingualism in class: presentation and discussion of two experiences | 22nd Conference of APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês)
(Aveiro, Portugal)
|
2007/09 | The role of students’ representations of languages in the development of plurilingual and intercultural competence | International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism
(Stirling, United Kingdom)
|
2007/02 | Da caracterização da aualidade de vida de alunos da pós-graduação à apresentação de propostas potenciadoras da sua qualidade de vida | Colóquio sobre Qualidade de Vida
(Porto, Portugal)
|
2006/11 | A importância das línguas e suas representações como factor de integração social: análise de um estudo junto de duas associações portuguesas de imigrantes | IX Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
(Luanda, Angola)
|
2006/11 | Imigração: um ponto de não retorno? Ou o mito do Eterno retorno? | IX Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
(Luanda, Angola)
|
2006/10 | Não estamos tão diferentes: das representações do Outro às representações das práticas com o Outro. O caso de duas professoras numa associação de imigrantes | Colóquio Internacional Interdisciplinar “Eu e o Outro”
(Porto, Portugal)
|
2006/07 | Awakening to languages through the curriculum: an interdisciplinary project with 9th grade students | 1e Congrès International de l’association EDiLiC (Éducation, Diversité Linguistique et Culturelle)
(Le Mans, France)
|
2006/06/02 | Enquadramentos e tendências actuais no ensino e aprendizagem de línguas estrangeira | Orientação e Avaliação no processo de ensino e aprendizagem de línguas
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006/06 | A importância das associações de imigrantes como espaços estruturantes de cidadania | Congresso Cidadanias
(Porto, Portugal)
|
2006/05 | A Formação Profissional Pós-Secundária em Portugal - da caracterização de Cursos de Especialização Tecnológica ao levantamento de áreas a assessorar | IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: “a Assessoria na Educação em Debate”
(Aveiro, Portugal)
|
2006/04 | Para uma intervenção escolar sobre o mal/bem-te-quero de alunos no final da escolaridade obrigatória: jardinando imagens das línguas e culturas | XIII ENDIPE (Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino) – Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos:
compromisso com a inclusão social
(Recife, Brazil)
|
2004/11 | Students’ perceptions of plurilingualism: one important contribution for language curriculum planning | 5th International Conference of IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication)
(Dublin, Ireland)
|
2004/07 | The role of students’ knowledge about language(s) in the development of linguistic awareness. | 7th International Conference of ALA
(Lleida, Spain)
|
2004/05 | Cultura linguística: um conceito para a compreensão da relação com as línguas em contexto escolar | II Encontro Nacional da SPDLL (Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas) – Didáctica e utopia: resistências
(Faro, Portugal)
|
2003/11 | “Aquele de camisa às flores é brasileiro”: estereótipos sobre línguas e povos manifestados por alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico | Conferência “O poder e a persistência dos estereótipos / The power and persistence of stereotyping
(Aveiro, Portugal)
|
2003/07 | Students’ representations of different languages and cultures: a project with 9th grade class | 21st World Congress of the World Federation of Modern Language Associations / Fédération Internationale des Professeurs de
Langues Vivantes
(Johannesburg, South Africa)
|
2003/05 | Promoting linguistic and cultural awareness in Portugal: new challenges for educators | 5th Conference of the CICE (Children’s Identity and Citizenship in Europe) Thematic Network – a Europe of Many Cultures
(Braga, Portugal)
|
2003/01 | Os alunos e a diversidade no universo da língua portuguesa: reflexões em torno de um trabalho formativo com uma turma do 9.º ano | Encontro Nacional da APP, Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português
(Aveiro, Portugal)
|
2002/11 | ¿La lengua rumena no es de Roma?: Los alunmos portugueses ante de enunciados escritos en lenguas extranjeras | VII Congreso Internacional de la SEDLL (Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura)
(Santiago de Compostela, Spain)
|
2002/05 | Relação do sujeito com as línguas: análise comparativa dos resultados obtidos junto de dois públicos escolares portugueses | XI ENDIPE (Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino) – Igualdade e Diversidade na Educação
(Goiânia, Brazil)
|
2002/02 | O sujeito e a sua língua. Aspectos da gestão da competência plurilingue em alunos do 9.º ano do ensino básico | I Encontro Nacional da SPDLL – Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência
e modos de desenvolvimento
(Coimbra, Portugal)
|
2001/09/27 | Para a análise da competência plurilingue: contributos de um centro aberto de aprendizagem de línguas estrangeiras | IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020/09 - Current | Imagens das línguas de uma comunidade escolar: princípios e sugestões de intervenção educativa para uma educação plurilingue
e intercultural
Supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09 - Current | Investigação em educação para a diversidade linguística e cultural em Portugal: contributos para futuras agendas investigativas
Supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09 - Current | O Jogo da leitura e da escrita no ensino do inglês em ambiente colaborativo através da gamificação: um estudo de caso no 1º
CEB
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/02 - Current | A Realidade virtual no ensino e aprendizagem de inglês: contributo para o desenvolvimento da competência digital e da produção
oral
Co-supervisor
|
Programa Doutoral Multimédia em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09 - Current | Educação para a diversidade: os refugiados vistos por alunos do 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado profissionalizante em pré-escolar e 1.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09 - Current | O papel do jogo no ensino de inglês no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - Current | A introdução do Inglês no Curriculum do 1.º CEB - uma análise político-organizacional e curricular
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | O Jogo da leitura e da escrita no ensino do inglês em ambiente colaborativo através da gamificação: um estudo
de caso no 1.º CEB
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/03/01 - Current | Science education and the integration of English for learning: Study of one CLIL approach in a Portuguese lower secondary
school
Supervisor
|
Programa Doutoral em Educação, ramo de Didática (PhD)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2015 - Current | O ensino de Inglês no 1.º CEB: análise das questões normativo-legais
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Educação (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/09/01 - 2024/04/09 | Cidadania Digital em aula de língua estrangeira com ênfase na dimensão intercultural
Supervisor
|
Master (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09/15 - 2023/12/21 | O Jogo na sensibilização para a diversidade linguística em aula de inglês do 1º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09/15 - 2023/12/12 | Um projeto interdisciplinar com recurso à literatura infantil numa comunidade de prática: perceções dos envolvidos
Supervisor
|
Mestrado em Educação e Formação (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09/15 - 2023/11/30 | O Potencial da Literatura na Abordagem de Temas Sensíveis na Aula de Língua Inglesa: Um Estudo Sobre a Rape Culture
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira na especialidade de Espanhol, Francês ou Alemão (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09/15 - 2023/07/11 | Everybody Loves a Party- Fostering Intercultural Sensitivity in a Portuguese Primary School setting
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09/15 - 2022/12/14 | A Educação para a Cidadania Digital em Aula de Inglês: Um Estudo no Ensino Secundário
Supervisor
|
, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira na especialidade de Espanhol, Francês ou Alemão (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09/15 - 2022/07/14 | Uso de Picturebooks na Aprendizagem de Vocabulário em Aulas de Inglês no 1.º C.E.B.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09/15 - 2022/07/14 | Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de Inglês no 1.º CEB.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/07/21 | A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º
CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/07/20 | A construção de uma identidade mais aberta ao outro em aula de inglês no 1º CEB.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/07/20 | A educação para a diversidade como caminho para a sensibilização às questões de género: um estudo em aula de inglês no 1.º
CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/02/23 | Project-based Learning (PBL) e a articulação interdisciplinar no 1.º CEB: perceções de docentes, alunos e encarregados de
educação
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/02/23 | O encontro com o Outro-atitudes e conhecimentos (interculturais) em aula de Inglês no 1.º CEB.
Supervisor
|
Mestrado do Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/02/23 | Educação para o desenvolvimento sustentável na aula de inglês do primeiro ciclo do ensino básico.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/06/01 - 2020/02/11 | Educação em Línguas nos cursos Maiores de 23: um estudo de caso com a Universidade de Aveiro
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Didática e Formação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Viagens das palavras durante a Expansão Marítima: ensinar História e Geografia de Portugal com palavras
Supervisor
|
Mestrado em ensino 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Expressão escrita – análise comparativa entre manuais de Inlgês
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estranegira no 3.º CEB e no Ensino Secundário, na especialidade de espanhol (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Tipologia de exercícos de expressão oral – análise de manuais de Espanhol 11.º (iniciação)
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Ensino Secundário, na especialidade de espanhol (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Atividades de Tipo CLIL na Aula de Inglês no 1.º CEB: perceções dos alunos
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | A Língua Materna em aula de Espanhol Língua Estrangeira: um estudo numa turma de 11.° ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Ensino Secundário, na especialidade de espanhol (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1.º CEB: o encontro com o outro
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | Reforço Positivo na aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | Ensino de vocabulário e picturebooks em aula de Inglês no 1.º C.E.B.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | Is a picture worth more than a thousand words? Um estudo de caso acerca da aprendizagem de vocabulário através de recursos
audiovisuais na aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | O uso da canção na aprendizagem de vocabulário em aulas de inglês no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09 - 2017/12 | Desconstruir esterótipos e preconceitos face ao Outro no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado profissionalizante em pré-escolar e 1.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09 - 2017/12 | A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em ensino 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2017/12 | Os alunos e a leitura: um estudo no 2.º Ciclo de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09 - 2017/06 | As abordagens plurais para o desenvolvimento da competência lexical nas aulas de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/06/01 - 2017/04/13 | Imagens recíprocas de estudantes universitários: para uma mediação cultural no diálogo entre a Turquia e Portugal
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Didática e Formação (PhD)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2016/09 - 2017/03 | Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o Outro em aula de inglês do 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2016/12 | O uso da narrativa digital na aprendizagem de línguas estrangeiras
Supervisor
|
Mestrado em Inglês e Espanhol (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2016/12 | As línguas românicas no 2.º CEB: um trabalho em intercompreensão
Supervisor
|
Mestrado em ensino 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2016/07 | O texto poético e a diferenciação pedagógica no 1.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em ensino 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2016/07 | Diferenciação pedagógica no 1.º CEB: a escrita de textos expositivos
Supervisor
|
Mestrado em ensino 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09 - 2016/07 | Knock knock. Is it English or Sign Language?
Supervisor
|
Mestrado em Ensino Precoce de Inglês (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09 - 2016/04 | Portfolio in teacher education and English language
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão, Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/02/01 - 2016/02/26 | Educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico: parcerias envolvendo a escola e a comunidade
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Didática e Formação (PhD)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | Os desenhos e as imagens das línguas
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | A Publicidade no Ensino do Inglês do 1.º Ciclo: uma abordagem didática
Supervisor
|
Mestrado em Ensino Precoce de Inglês (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | Interculturalidade e gestos no mundo
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | Imagens da Língua Portuguesa e do Acordo Ortográfico numa comunidade escolar
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | Diferenciação pedagógica no 1.º CEB: o caso da ortografia
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2015/12 | Diferenciação pedagógica no 1.º CEB: o caso da pontuação
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/01/01 - 2015/11/20 | European Student Mobility and Intercultural Learning at a Portuguese University
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Educação, ramo de Avaliação (PhD)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2014/09 - 2015/11 | Interculturalidade, poesia e variação intralinguística
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/09 - 2014/12 | Educação para o plurilinguismo e educação sustentável: abordagens possíveis
Supervisor
|
Mestrado profissionalizante em pré-escolar e 1.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/09 - 2014/07 | Educação para o desenvolvimento sustentável: forma de promoção dos direitos linguísticos?
Supervisor
|
Mestrado profissionalizante em pré-escolar e 1.º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/09 - 2014/07 | Língua Portuguesa na Resolução de problemas matemáticos no 2.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/09 - 2013/12 | Educação para a diversidade intralinguística da língua portuguesa: um estudo com alunos do 3.º ano
Supervisor
|
Mestrado profissionalizante 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/09 - 2013/07 | Sensibilização à Língua Gestual Português: um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em 1.º/2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/09 - 2012/12 | A relação sujeito-língua: o caso de alunos de Inglês do Ensino Secundário
Supervisor
|
Mestrado em Didática, área de especialização em línguas no 3.º CEB e Secundário (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/09 - 2011/12 | As representações das línguas dos alunos do 9.º ano do concelho de Aveiro
Co-supervisor
|
Mestrado em Didática, área de especialização em línguas (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - Current | IV SLBEI (Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância) / I CLABIE (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação):
Educação, Culturas e Cidadania das Crianças (2018/11/15 - 2018/11/16)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - Current | III Jornadas LALE, “Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento
de práticas de literacia plurilingue" (2016/11/25 - 2016/11/26)
Other (President of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - Current | 2014 IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication) – Politics, Plurilinguism and Linguistic
Identity (2014/11/28 - 2014/11/30)
Conference (Co-organisor)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - Current | 4.º Congresso Internacional EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle): Sensibilização à diversidade linguística
e didáticas. Investigação, práticas educativas e de formação (2012/07/16 - 2012/07/18)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - Current | I ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) (2010/10/08 - 2010/10/09)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - Current | Jornadas Científicas da Linha 1 do CIDTFF – Educação, Supervisão e Desenvolvimento (2009/12/02)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2007 - Current | Colóquio da investigação à prática: interacções e debates (2007/02/15 - 2007/02/16)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - Current | Reunião científica restrita entre a equipa de coordenação do projeto “Imagens das línguas na comunicação intercultural” e
o professor Michael Byram, da Universidade de Durkham, Reino Unido (2006/11/29 - 2006/11/30)
Meeting (Other)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2005 - Current | Seminário “Educação em línguas em contexto escolar” (com a equipa do LALE): algumas investigações em curso, orientado por
Ana Isabel Andrade, Maria Helena Araújo e Sá e Wanderley Geraldi, dirigido a estudantes de pós-graduação, investigadores e
professores (2005/05/16)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - Current | Seminário “Análise e construção da competência plurilingue: percursos didácticos para uma educação em línguas”, para o qual
foram convidados investigadores nacionais da área e cujo objectivo foi promover a discussão científica do projeto do LALE (2003/01/30)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - Current | Seminário “Educação linguística: configuração e reconfigurações” (em colaboração com a SPDLL), dirigido a investigadores da
área (2003/05/05)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2000 - Current | Organização e implementação de atelies linguísticos em diferentes línguas, quer na Universidade de Aveiro, quer em diferentes
escolas desde o Pré-Escolar até ao Ensino Sénior, procurando que a temática da Sensibilização à Diversidade Linguística e
Cultural estivesse sempre presente. Importa enumerar a dinamização de atividades durante o Dia Aberto da UA de cada ano letivo,
na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia ou na Academia de Verão. A animação de materiais didáticos foi algo que decorreu
diversas vezes com as visitas escolares no próprio LALE. (1999)
Workshop (Co-organisor)
|
|
2019/07 - 2019/07 | 8.º Congresso Internacional EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle): Interculturalidade e Sensibilização
à Diversidade Linguística: desafios e oportunidades para os contextos de educação formal e não formal (2019/07/11 - 2019/07/13)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/10/13 - 2018/10/14 | Organização do PEEP 2018: Primary English Education in Portugal: a Meeting for Teachers of English (2018/10/13 - 2018/10/14)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2013 - 2015 | 5 (cinco) Seminários anuais – no âmbito da formação para a inovação pedagógica (Projeto SPEAQ) (2013)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025/04/10 | Using picturebooks as a prompt for spoken interaction and critical thinking skills among EFL learners
(Thesis) Arguer
|
Melanie Alves Folini Relatório (Master) |
2024/12/10 | O manual escolar da Língua Portuguesa sua relação com o programa curricular: estudo analítico do manual da 5.ª classe de Angola.
Supervisor
|
Rogério Saldanha (Master) |
2024/12/04 | MESTRADO EM ESTUDOS EDITORIAIS
(Thesis) Arguer
|
Bruna Filipa Portugal (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/12/04 | EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM AULA DE ALEMÃO: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL
President of the jury
|
Célia Morgado (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/12/04 | Abordagem à Diversidade de Estereótipos de Género na Educação Pré-Escolar através da Literatura para a
Infância
President of the jury
|
Ana Margarida Pereira Neves (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/12/03 | The role of L1 in the English Classroom in the first Cycle of Basic Education- a case study
(Thesis) Arguer
|
Luísa Barbosa (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2024/10/03 | Desenvolvimento da Competência Intercultural através da Banda Desenhada no Ensino de Inglês um estudo no ensino secundário
President of the jury
|
Joana Gonçalves (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/07/15 | JOGAR COM PALAVRAS: O PODER DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
President of the jury
|
Jordan Cruz (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/07/14 | O conto como recurso didático para a Educação Intercultural na aula de Inglês língua estrangeira
Supervisor
|
Margarida Moreira (Master) |
2024/06/26 | DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM MANUAIS ESCOLARES DE INGLÊS DO 4.º ANO
Supervisor
|
Bárbara Almeida (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/06/24 | O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A ADULTOS: PERCEÇÕES DE PROFESSORAS DO DISTRITO DE AVEIRO
Supervisor
|
RAMANY CRISIELL BRIGIDO DONZA (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/17 | Relatório: O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da língua estrangeira
(Thesis) Arguer
|
Lizete Ivone de Oliveira Teixeira Capelas (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/04 | Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Vera Lúcia Encarnado Lazana (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/12/16 | Dissertação: Intercâmbios de jovens do Erasmus+ e o desenvolvimento de competências-chave
(Thesis) Arguer
|
XXX (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/12/13 | Relatório: O Ensino-Aprendizagem da Competência Intercultural nas aulas de espanhol de iniciação para alunos portugueses
President of the jury
|
Sandra da Silva Conde Ribau (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10/07 | Relatório: Educação para cidadania global em aula de língua inglesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Carla Madalena Lebre Mourão (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/04/11 | Relatório: Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
President of the jury
|
Clara Pires (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/12/14 | Relatório: Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
President of the jury
|
Catarina Moreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/12/05 | Relatório: Intercompreensão e picturebooks – abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
President of the jury
|
Sara Cristina Deus da Rocha (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/07/18 | Relatório: Promoção do raciocínio matemático com recurso a Applets: um estudo de caso no 2.º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Mafalda Nogueira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/06/13 | Paisagem linguística urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa
(Thesis) Arguer
|
Mariana Clemente (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/03/20 | Relatório: A abordagem intercultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico – o acolhimento do Outro
President of the jury
|
Sónia de Deus Ferreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/03/15 | O diálogo intercultural nas escolas portuguesas: o caso do Clube europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul
(Thesis) Arguer
|
Maria Leonor de Mello Bandeira Côrte-Real (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/13 | Relatório: Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
President of the jury
|
Sara de Carvalho Amaral (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/09 | Relatório: Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes
President of the jury
|
Carla Vigário (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/09 | Relatório: A Educação Sexual e sexualidade: conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Lisandra Carina Sousa (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/06 | Relatório: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos Ensinos Básico e Superior
President of the jury
|
Inês Pereira (Master) |
2016/11/29 | Relatório: Atividades promotoras de educação para os valores no 1.º CEB
President of the jury
|
Ana Rute Moreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/11/29 | Relatório: Atitudes e valores em contexto escolar: Propostas de implementação no 2.º CEB
President of the jury
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/07/19 | Relatório: O Pensamento Crítico na Educação em Ciências: revisão de estudos no Ensino Básico
President of the jury
|
Ana Sofia Barbosa De Sousa (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/07/07 | Relatório: Educação Sexual em meio escolar: relação entre os currículos prescrito, real e experienciado - dimensões psicológica
e sociológica
President of the jury
|
Soraia dos Santos (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/07/07 | Relatório: Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2.º CEB
President of the jury
|
David Almeida (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/01/20 | Dissertação: Os materiais pedagógicos no ensino de História
(Thesis) Arguer
|
Maria de Deus Lima Carvalho (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015/12/18 | Relatório: A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Nuno Miguel Valente Simões (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/15 | Relatório: Lideranças em contexto escolar. O caso de uma escola secundária do I ciclo do ensino do município de Benguela
(Thesis) Arguer
|
Joana Fernandes (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015/12/15 | Relatório: Lideranças em contexto escolar. O caso da escola de formação de professores de Cambulo
(Thesis) Arguer
|
Alberto Muquendi (Master) |
2015/12/11 | Relatório: Avaliação diagnóstica e diferenciação pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Ana Lúcia Caldeira da Silva Mouta (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/07 | Relatório: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos Ensinos Básico e Superior
President of the jury
|
Ricardo Torres (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/12/07 | Relatório: Validação e implementação do New Ecological Paradigm a alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Inês Soares (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/06/17 | Relatório: Identificação de métodos/estratégias para promover o desenvolvimento da competência de escrita em alunos do 1º
ciclo: focando a planificação textual
(Thesis) Arguer
|
Ana Sofia Pinheiro Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015/06/17 | Relatório: Integração de crianças com PLNM: um estudo exploratório
(Thesis) Arguer
|
Andreia Sofia Gomes Silva Completo (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014/12/17 | Relatório: A cultura e o estereótipo na aula de língua estrangeira
(Thesis) Arguer
|
António Jorge Silvestre Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12/17 | Relatório: Metodologia do trabalho de projeto num contexto de avaliação
(Thesis) Arguer
|
Isabel Maria Pinho Ferreira (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12/15 | Relatório: Duas adaptações juvenis da “Odisseia” de Homero: a reescrita para a juventude
(Thesis) Arguer
|
Ana Maria Carmo (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/12/02 | Relatório: Applets na aprendizagem matemática em situação de aulas de apoio ao estudo
President of the jury
|
Ana Paula Andrade (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/12/02 | Relatório: Tarefas matemáticas para promover o raciocínio matemático de alunos do ensino básico
President of the jury
|
Daniela Mota (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/12/02 | Relatório: Desenvolvimento dos sentidos da operação subtração no 1.º CEB
President of the jury
|
Liliana Pinto (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/11/20 | Relatório: Participação da comunidade científico-tecnológica nas práticas das Ciências do 2.º CEB
President of the jury
|
Mónica Seabra (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/11/20 | Relatório: Validação e implementação do questionário “Atitudes face à Ciência”
President of the jury
|
Nádia Santos (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/11/10 | Dissertação: Os jogos e os vídeos didáticos: a motivação no ensino da História e da Geografia
(Thesis) Arguer
|
Ana Paula Rodrigues da Rocha (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014/07/08 | Relatório: Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1º CEB. (orientação de
Celina Tenreiro-Vieira) (Universidade de Aveiro).
President of the jury
|
Filipe Moreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/07/08 | Relatório: O Pensamento Crítico nas conceções de género no 1.º CEB
President of the jury
|
Paula Castro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/07/08 | Relatório: Promover o Pensamento Crítico em atividades sobre questões de género
President of the jury
|
Rita Martins (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/05/30 | Ensinar geografia: Pensar global.
(Thesis) Arguer
|
André Adolfo da Silva Teixeira (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013/07/25 | Dissertação: Aprender História: a cultura medieval
(Thesis) Arguer
|
Carla Sofia Freitas Oliveira (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013/07/25 | Dissertação: O Ensino de História: Metodologias em Aula
(Thesis) Arguer
|
Carlos Eduardo Marques Couto (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013/01/25 | Dissertação: A Supervisão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem de Línguas-Culturas Estrangeiras no âmbito da Avaliação
do Desempenho Docente
(Thesis) Arguer
|
Paula Cristina Batista Vinhais (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012/12/19 | Dissertação: Representações do espanhol em alunos do ensino secundário
(Thesis) Arguer
|
Teresa Cristina Duarte Marques (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/12/14 | Dissertação: Cultura Linguística e Sensibilização à Diversidade Linguística
(Thesis) Arguer
|
Inês Adão Sousa (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/07/24 | Dissertação: O estudo do luto em bibliotecas escolares: trabalho de intervenção
(Thesis) Arguer
|
Teresa Abrantes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009/12/17 | Dissertação: Jovens com necessidades educativas especiais: transição para o trabalho
(Thesis) Arguer
|
Virgínia Saramago (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2013 - Current | Equipa do Piccolingo (www.piccolingo.eu): campanha da Comissão Europeia que pretende envolver todos os educadores, com especial interesse na comunidade (por exemplo, as famílias) nos benefícios de aprendizagem de uma língua estrangeira desde os primeiros anos de vida. | A investigadora tornou-se uma das “supporters” desta campanha, estando a encetar esforços para que a Equipa do Piccolingo considerasse a possibilidade de realizar um estudo piloto na cidade de Aveiro, durante os anos a seguir |
2006 - Current | EDiLiC - Education et Diversité Linguistique et Culturelle | |
2004 - Current | IALIC - International Association of Language in Intercultural Communication | |
2013/01 - 2013/01 | Conselho Científico da Universidade de Aveiro | Mandatária de lista |
2006/01 - 2007/01 | Primeira Direção do Núcleo de Bolseiros da Universidade de Aveiro (NBIUA) | Membro da |
2002 - 2006 | Assembleia de Representante do Departamento de Didática e Tecnologia Educativa (Universidade de Aveiro) | Representante dos Alunos de Doutoramento |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - Current | Vice-coordenadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Coordinator
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019 - Current | Diretora do Mestrado em ensino de Inglês e Língua Estrangeira (nas especialidades de Espanhol, Francês ou Alemão)
Director
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - Current | Vice Coordenadora do Curso do Mestrado de ensino de Inglês no 1.º CEB
Coordinator
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2009 - Current | Membro integrado do CIDTFF (membro, desde 2000 até 2008)
Member
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2025/01/22 - 2025/01/25 | Invited Member of the Team of the Council of Europe for the Opening Year of Education for Digital Citizenship
Advisor / Consultant
|
Conseil de l'Union Europeenne, Belgium |
2015 - 2015 | Membro suplente do Conselho de Departamento do Departamento de Educação
Member
|
|
2013 - 2015 | Membro da Comissão Científica Permanente do CIDTFF (por eleição)
Member
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2013 - 2015 | Coordenadora da Prática Pedagógica do Mestrado em Ensino no 1.º e 2.º CEB
Coordinator
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2007 - 2011 | Membro da Comissão Científica do Departamento de Didática e Tecnologia Educativa
Member
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2017/09/22 - Current | PEEP Meeting - Primary English Education in Portugal: a meeting to value and share teacher research | Porto, Instituto Politécnico do Porto |
2019/07/11 - 2019/07/13 | 8.º Congresso Internacional EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle): Interculturalidade e Sensibilização à Diversidade Linguística: desafios e oportunidades para os contextos de educação formal e não formal | Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2019 - 2019 | PEEP Meeting - Primary English Education in Portugal | Universidade do Algarve |
2018/11/15 - 2018/11/17 | IV SLBEI (Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância) / I CLABIE (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação): Educação, Culturas e Cidadania das Crianças | Aveiro, Universidade de Aveiro |
2018 - 2018 | PEEP Meeting - Primary English Education in Portugal | Universidade de Lisboa |
2016/11/25 - 2016/11/26 | III Jornadas LALE, “Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento de práticas de literacia plurilingue" | Aveiro, Universidade de Aveiro |
2014/11/28 - 2014/11/30 | 2014 IALIC (International Association of Language in Intercultural Communication) – Politics, Plurilinguism and Linguistic Identity) | Aveiro, Universidade de Aveiro |
2012/07/16 - 2012/07/18 | 4.º Congresso Internacional EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle): Sensibilização à diversidade linguística e didáticas. Investigação, práticas educativas e de formação | Aveiro, Universidade de Aveiro |
2010/10/08 - 2010/10/09 | I ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) | Aveiro, Universidade de Aveiro |
2007/02/15 - 2007/02/16 | Colóquio da investigação à prática: interacções e debates | Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Revisora científica de manuais de Português Língua Estrangeira, editados pela Porto Editora: - Bonecos & Companhia (Livro do Aluno - A.1.1.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - A.1.2.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - B.1.1.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - B.1.2.) - Lado a Lado - Guias do Professor. | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2015 - 2015 | Convite por parte da Comissão Europeia, na pessoa de Mrs Sophie Beernaerts, Head of Unit for Schools, Educators and Multilingualism, para participar num seminário de peritos em "language teaching, learning and support in multilingual classrooms", em Bruxelas. | |
2014 - 2015 | Revisora científica de manuais de Português Língua Estrangeira, editados pela Porto Editora: - Lado a Lado (Livro do Aluno - A.1.1.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - A.1.2.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - B.1.1.); - Lado a Lado (Livro do Aluno - B.1.2.) - Lado a Lado - Guias do Professor. | |
2011 - 2011 | Colaboração na realização dos Manuais (Edição do PMATE, Universidade de Aveiro): Petiz 1 para Ensino de Inglês no 1.º ano de escolaridade, ISBN 978-989-96282-4-6 Petiz 2 para Ensino de Inglês no 2.º ano de escolaridade, ISBN 978-989-96282-4-3 Petiz 3 para Ensino de Inglês no 3.º ano de escolaridade, ISBN 978-989-96282-5-0 Petiz 4 para Ensino de Inglês no 4.º ano de escolaridade, ISBN 978-989-96 e do relativo Guião de Exploração do Professor dos Manuais Petiz 1º ao 4º anos de escolaridade para Ensino de Inglês no 1.º CEB, ISBN 978-989-96282-1-2 | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2011 | Revisão científica e parecer sobre o manual "Dito e Feito – Manual de Língua Portuguesa do 5.º ano" de Silva, P., Simões, A., Cardoso, E., Mendes, R., Costa, S. (2011) da Porto Editora. |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2018 - 2019 | Didática da Língua Estrangeira | Mestrado em Ensino de Inglês e Língua estrangeira no 3º CEB e Ensino Secundária, na especialidade de Espanhol, Francês e Alemão (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017 - 2019 | Seminário de Investigação em Línguas | Mestrado em Ensino de Inglês e Língua estrangeira no 3º CEB e Ensino Secundária, na especialidade de Espanhol, Francês e Alemão (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2019 | Literacias: Línguas e Literaturas (1.º semestre) | Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2019 | Prática Pedagógica Supervisionada (1.º e 2.º semestre) | Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira; Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2019 | Iniciação à Prática de Ensino de Inglês (2.º semestre) | Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2019 | Didática de Inglês para Crianças (2.º semestre) | Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2019 | Prática de Ensino de Inglês | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2009 - 2019 | Projetos de Intervenção Educacional: Unidade Curricular anual do 3.º ano do Curso, na área de educação em línguas, com um grupo (total entre 4 e 15 alunos), com projetos desenvolvidos em escolas do 1.º CEB. | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada (1.º e 2.º semestre) | Mestrado Profissionalizante (perfil 3 –pré escolar e ensino no 1.º ciclo) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Seminário de Orientação em Investigação (2.º semestre) | Mestrado Profissionalizante (perfil 3 –pré escolar e ensino no 1.º ciclo) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/11 - 2016/12 | III Jornadas LALE: “Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento de práticas de literacia plurilingue”. | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/11/09 - 2016/11/09 | Formação “CLIL (Content Language Integrated Learning)”, para professores do 3.º Ciclo no AE “Soares Basto” em Oliveira de Azeméis, através do Centro de Formação AVCOA (Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis). | (Outros) | |
2015 - 2016 | Seminário de Investigação em Didática de Línguas Estrangeiras (1.º e 2.º semestre) como Professora Auxiliar Convidada a 100% | Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira (perfil 8) (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2016 | Prática de Ensino Supervisionada, B1 e B2 | Mestrado Profissionalizante (perfil 4 – ensino nos 1.º e 2.º ciclos) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - 2016 | Seminário de Investigação Educacional, B1 e B2, com um número de alunas entre 2 e 6 | Mestrado Profissionalizante (perfil 4 – ensino nos 1.º e 2.º ciclos) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/10/01 - 2015/10/31 | Módulo de Didatica geral (9h) no 1.º semestre por Convite | Mestrados em Formação Inicial de Professores (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal |
2014 - 2015 | Complementos de Formação em Didática no 1.º CEB (168 horas) como Porfessora Auxiliar Convidada a 60% | Mestrado Profissionalizante (perfil 4 – ensino nos 1.º e 2.º ciclos) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2015 | Projetos em Ensino Precoce de Inglês (1.º e 2.º semestre) como Assistente Convidada a 50% | Mestrado em Ensino Precoce de Inglês (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Metodologia do Ensino do Inglês na Ed. pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º semestre) como Assistente Convidad a 50% | Mestrado em Ensino Precoce de Inglês (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Literatura Infantil em Língua Inglesa (2.º semestre) como Assistente Convidada a 50% | Licenciatura em Línguas Estrangeiras (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2015 | Prática Pedagógica Supervisionada | Mestrado Profissionalizante (perfil 3 –pré escolar e ensino no 1º ciclo) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/07/14 - 2014/07/25 | No âmbito do programa “How to Become a European Teacher: Challenges for the Present and the Future” (2013-1-PT1-ERA10-16688-P AVEIRO01), coordenado pela Professora Doutora Nilza Costa e que teve lugar na Universidade de Aveiro, envolvendo alunos das seguintes universidades: University of Hamburg (Alemanha), University of Latvia (Letónia), Vytautas Magnus University (Lituânia), University of Eastern Finland (Finlânda), University of Vienna (Áustria), University of Lodz (Polónia) e Universidade de Aveiro (Portugal). | (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2014 | Coordenadora da Ação de Formação “Recursos linguísticos e educação intercultural: construindo pontes entre teorias e práticas” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-80677/15; formação contínua para professores do Ensino Básico e Secundário, com a duração de 50 horas). | (Outros) | |
2014 - 2014 | Coordenadora da Ação de Formação “Gestão da diversidade e diferenciação em sala de aula” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-78466/14; formação contínua para professores do Ensino Básico e Secundário, com a duração de 50 horas). | (Outros) | |
2014 - 2014 | “Gestão da diversidade e diferenciação em sala de aula” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-78466/14). | (Outros) | |
2014 - 2014 | “Recursos linguísticos e educação intercultural: construindo pontes entre teorias e práticas” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-80677/15). | (Outros) | |
2013 - 2014 | Metodologia do Ensino de Inglês I (1.º Ciclo e Pré-Escolar) como Assistente Convidada a 30% | Mestrado de Ensino Precoce de Inglês; Mestrado de Ensino de Espanhol, Francês e Inglês (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2014 | Prática Pedagógica Supervisionada (A1, A2, B1, B2) nas áreas de Português/História, no 1.º e 2.º CEB (entre 2 e 8 alunas) | Mestrado Profissionalizante (perfil 4 – ensino nos 1.º e 2.º ciclos) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | “Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português” (Registo de acreditação CCPFC/ACC - 74907/2013, com a duração de 24 horas, para professores do Ensino Básico e Secundário). | (Outros) | |
2012 - 2012 | Formadora no âmbito do "GALAPRO-Formation de formateurs à l’intercomprehension en Langues Romanes" (projeto). | (Outros) | |
2010 - 2011 | “Educação plurilingue e intercultural: que possibilidades de desenvolvimento profissional?” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-54448/08, com número total de horas indicado entre presenciais e de trabalho autónomo; para professores de Inglês do 1.º CEB do Município de Santa Maria da Feira). | (Outros) | |
2008 - 2011 | “Colaborar em práticas de sensibilização e educação plurilingue e intercultural: que possibilidades de desenvolvimento profissional?” (Registo de acreditação PTDC/CED/68813/2006, na modalidade Oficina de Formação, com número de horas total indicado entre presenciais e de trabalho autónomo; com a equipa do Projeto “Línguas e Educação: construir e partilhar a formação”). | (Outros) | |
2010/04/08 - 2010/04/08 | “Planificar e integrar a diversidade linguística e cultural na aula de Inglês” (4 horas). | (Outros) | |
2010/03/25 - 2010/03/25 | “Suportes didáticos e conceitos: que pontes entre teoria e prática?” (4 horas). | (Outros) | |
2010/03/04 - 2010/03/04 | “Currículo, interdisciplinaridade e educação intercultural: possibilidades (e) práticas no 1.º CEB” (4 horas). | (Outros) | |
2008 - 2009 | Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras (1.º semestre; licença de maternidade no 2.º) como Professora pro Bono | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - 2005 | Monitora da disciplina de Didática do Português / língua materna nos cursos de formação de professores (3.º ciclo e Secundário) | Licenciatura em ensino de Português/Inglês, Português/Francês e Inglês/Alemão (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001 - 2004 | Monitora das disciplinas de Educação em Línguas nos cursos de formação de professores (3.º ciclo e Secundário) | icenciatura em ensino de Português/Inglês, Português/Francês e Inglês/Alemão (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001 - 2002 | Monitora da disciplina de Ensino Precoce de Língua Estrangeira nos cursos de formação de professores (1.º ciclo e Educadores de Infância) | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2019 - 2019 | Avaliação das competências de Intercompreensão de alunos e/ou bolseiros da Universidade de Aveiro (projeto EVAL-IC): criação
e implementação de um teste e supervisão durante o colóquio oral.
Evaluator
|
||
2018 - 2019 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Educação e Formação
Evaluator
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2017 - 2019 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico
e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol
Evaluator
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2017 - 2019 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol
Evaluator
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2015 - 2019 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2017/11/05 - 2017/11/10 | Membro da comissão científica da escola de doutoramento SCoRE 2017 - Science Communication for Researchers in Education: how
to do it successfully (Autumn School)
Specialist
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | |
2015/04 - 2016/05 | Membro do júri de seleção dos docentes para o Projeto Formar Mais, em Timor-Leste (nas áreas de Português – 3.º CEB e Ensino
Secundário)
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2015 - 2015 | Membro do projeto de validação dos descritores para Mediação do Conselho da Europa (fases 1, 2 e 3)
Specialist
|
||
2014 - 2015 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Complemento de Formação em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2013 - 2015 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2013 - 2014 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Didática (2.º ciclo), 1ª fase de candidatura, com as seguintes Áreas
de Especialização: Línguas (Educadores de Infância, Professores do 1.º e 2.º CEB, Professores do 3.º CEB); Matemática (Professores
do 3.º CEB); Ciências (Educadores de Infância, Professores do 1.º e 2.º CEB, Professores do 3.º CEB); Física e Química (Professores
do 3.º CEB); Tecnologia
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2012 - 2013 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB (perfil 4)
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2012 - 2013 | Membro do júri de seleção dos estudantes do Mestrado em Supervisão
Evaluator
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2011 - 2017 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Editorial da Universidade de Aveiro |
2016 - 2016 | Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado (1989-6395) | Editorial de la Universidad de Granada |
2015 - 2015 | Journal of International and Intercultural Communication (1751-3065) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2012 - 2012 | Journal of International and Intercultural Communication (1751-3065) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Arguição do projeto de doutoramento "Grounded Theory study of students’ learning experiences in multicultural groups", de Vaida Jurgile (Vytautas Magnus University), e do "Informal learning of the families who foster a non-relative child based on daily experience", de Ramune Bagdonaite-Stelmokiene (Vytautas Magnus University), no âmbito de um Higher Education Learning Agreement – Erasmus+. | Vilniaus Universitetas, Lithuania |
2015 - 2015 | Arguição do projeto de doutoramento "The transformation of Assumption school: the case of Europe", de Danguole Gervyte, no âmbito de um Higher Education Learning Agreement – Erasmus+. | Vilniaus Universitetas, Lithuania |
2014 - 2014 | Arguição do projeto de doutoramento "Learning in multicultural Group non-formal contexts: foreign youth experiences in Lithuania", de Sandra Kaire, no âmbito de um Higher Education Learning Agreement – Erasmus+. | Vilniaus Universitetas, Lithuania |
2013/10 - 2013/10 | Arguição do projeto de doutoramento "Insights as lived learning experience", de Daiva Penkauskiene (Mykolas Romeris University) e do "Students’ Experience in Education - (Development) of Critical Thinking", de Daiva Penkauskiene (Mykolas Romeris Universitat), no âmbito de um Consórcio entre a Universidade de Aveiro e quatro Universidades Lituanas: Vytautas Magnus University (instituição responsável pelo programa), Klaipeda University, Mykolas Romeris University e Vilnius University. |
Distinctions
Award
2018 | Orientadora do "melhor pitch" na sessão II (UA Research Summit)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Other distinction
2000 | Prémio Eng. António de Almeida
Universidade de Aveiro, Portugal
|