Identification
Personal identification
- Full name
- Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz
Citation names
- Cruz, O.
Author identifiers
- Ciência ID
- 7518-8C5E-9A90
- ORCID iD
- 0000-0002-3646-5067
Websites
- www.fpce.up.pt (Professional)
- https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/func_geral.formview?p_codigo=223397 (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1996/09/26
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia do Desenvolvimento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Auto-controlo Nas Crianças de 5 Anos - Relação com as Ideias Teóricas e com as Respostas Às Situações Disciplinares das
Mães" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1987
Concluded
|
Psicologia (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
"Reflexividade-impulsividade em crianças em idade pré-escolar / O recém-nascido" (THESIS/DISSERTATION)
|
. |
1983
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/05 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1996/10 - 2001/09 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1988/02 - 1996/09 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1983/11 - 1988/01 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/01/01 - Current | Coordinator of the Development and Education Research Group of the Center for Psychology at University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/09/01 - 2023/09/15 | Director of the First Degree Programme in Psychology | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/12 - 2023/09/15 | Member of the Psychology Department Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/12 - 2023/07/01 | Member of Scientific Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/09 - 2023/02 | Member of the Executive Committee of Psychology Department | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/03 - 2022/05 | Member of the Representatives Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/04/08 - 2021/07/31 | Co-Director of Psychology Doctoral Program | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2018 | Member of the Scientific-Technical Council of the Lifelong Learning Office | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2010/12 - 2018 | Member of the Pedagogical Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - 2016 | Member of the Scientific-Technical Council of the Lifelong Education Training Office | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2010/09 - 2015 | Member of the Scientific Committee of the Integrated Master in Psychology | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/09 - 2015 | Member of the Scientific Committee of the Master in Psychology Issues | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/09 - 2014/04/08 | Director of the Doctoral Program in Psychology of the University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/09 - 2010/07 | Member of the Psychology Department Committee | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2005/01 - 2008/12 | President of the Directive Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2004/01 - 2006/12 | Scientific Coordinator of the Master Course on Child Clinical Psychological Intervention | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1982/11 - 1983/10 | Monitor | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/11/01 - 2024/10/31 | A quality assurance implementation protocol for family support services in Europe. An evidence-based and culturally informed
model for professional practice
IG18123
Researcher
|
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2013 - 2024/12/31 | Centro de Psicologia da Universidade do Porto- CPUP
UID/PSI/00050/2013 -UID/PSI/00050/2019
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2023/03/01 - 2024/08/31 | Delivering an individual format evidence-based parenting intervention in real-world settings to support vulnerable families:
New insights on implementation, effects, and cost-effectiveness
Co-Principal Investigator (Co-PI)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2021/03/01 - 2024/02/29 | Adoptive families¿ strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study
PTDC/SOC-ASO/4158/2020
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2019/03/14 - 2023/03/13 | The Pan-European Family Support Research Network. A bottom-up, evidence-based and multidisciplinary approach
COST CA18123
Researcher
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluded
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
Researcher
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2018/07/01 - 2022/06/30 | Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
Principal investigator
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2014 - 2015 | Parenting in Intimate Partner Violence Exposure: Physiological and psychological predictors/ Parentalidade na Violência nas
Relações de intimidade: Preditores fisiológicos e psicológicos/
EXPL/MHC-PED/1977/2013
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade Lusófona do Porto (ULP), Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007 - 2010 | Evaluation of Parenting Interventions/ Avaliação de Intervenções de educação parental
Formação Parental
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto da Segurança Social
Concluded
|
2005/01 - 2008/06 | Estudo Longitudinal do envolvimento e adaptação da criança/ Longitudinal study of child engagement and adaptation
POCI/PSI/58712/2004
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/05 - 2008/05 | Excelência e Inovação no Ensino/Aprendizagem: Conhecer e concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto/ Excellence
and Innovation in Teaching / Learning: Knowing and implementing the Paradigm Change at the University of Porto
POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluded
|
2000/09 - 2004/07 | Qualidade das Interacções de Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu impacto no desenvolvimento sóciocognitivo da criança/
The quality of child interactions in family and cay care and its impact in child sociocognitive development
POCTI/PSI/35207/99
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1984/01 - 1992/12 | International Association for the Evaluation of Educational Achievement - Preprimary Project (IEA-PPP)
IEA-PPP
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/11 - 2027/11 | Positive families, healthy children: Evaluation of implementation, effects, and cost-effectiveness of Standard Triple P delivered
in community services/Famílias positivas, crianças saudáveis: Avaliação da implementação, efeitos, e custo-efetividade do
Standard Triplo P nos serviços da comunidade
318768
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
|
2007 - 2011 | Percursos escolares na adolescência: Determinantes sócio-Cognitivo-Motivacionais/School pathways in adolescence: Socio-Cognitive-Motivational
determinants
CEER
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluded
|
1991/01 - 1992/12 | Comparative analysis of some aspects of the care situation of 4 year olds in Portugal and Spain
ALE
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluded
|
1989/01 - 1990/12 | Utilização dos testes psicológicos em Portugal/ Use of psychological tests in Portugal
FPCEUP
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Translation |
|
Website |
|
Other
Dataset |
|
Other output |
|
Standard or policy |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/08 | Families' trajectories in child protective services in Portugal: What is the role of an evidence-based parenting program implementation? | European Conference on Developmental Psychology
(Finland)
|
2023 | How can the implementation of evidence-based parenting interventions thrive in real world settings? Findings from a scoping review. In R. Pinto (Chair), Into the Real-World Implementation: Delivering interventions in real-world settings to promote the well-being of children and families [Symposium]. | 9th International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents
(Valencia, Spain)
|
2023 | Evaluation strategies in the framework of positive parenting programmes in Europe: The position of EurofamNet. In L. Jimenez (Chair), EurofamNet: The European Family Support Network [Symposium communication] | International Conference on Evidence-based Parenting Support (online)
(Australia)
|
2022/04 | Entre a Academia e a Comunidade: a implementação de um programa parental baseado na evidência/Between the academy and the community: the implementation of a evidence-based parenting programme | II Encontro Multidisciplinar - A psicologia no sistema de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo
Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
|
2022 | Implementação do Triplo P Lifestyle em Grupo através de meios digitais: Um estudo piloto/Implementation of Group Lifestyle Triple P through digital means: A pilot study | Seminário PLATAFORMAS DIGITAIS NA INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR: A APP EBEFREE
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022 | Parent and child hair cortisol concentrations in families engaged with Child Protective Services: A characterization of patterns in association with parenting and children's development outcomes [Paper presentation]. |
(Tallinn, Estonia)
|
2022 | Delivering the Standard Triple P parenting program in child protection services: The impact of implementation and practitioner characteristics on intervention outcomes. In S. Leitão (Org.), The therapist is present: Therapist factors in parent and family interventions [Symposium communication]. | 8th International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents
(Elche, Spain)
|
2022 | Are online parenting interventions suitable for vulnerable families? A narrative review and preliminary data from an effectiveness study. In L. Jiménez (Org.), Advancing a Family Support Agenda at European Level: Contributions from the European Family Support Network [Symposium presentation]. Child Protection for the Most Vulnerable Children and Families. | ISPCAN 2022
(Tallinn)
|
2022 | Parent and child hair cortisol concentrations in families engaged with Child Protective Services: A characterization of patterns in association with parenting and children's development outcomes | ISPCAN 2022
(Tallinn, Estonia)
|
2021/11/21 | O programa Triplo P Lifestyle em Grupo: resultados preliminares no comportamento alimentar das crianças/The Group Lifestyle Triple P program: preliminary effects on children’s eating behavior | 25º Congresso Português de Obesidade
Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Are school aged children's lifestyle behavior problems related to specific feeding and physical activity parenting practices? | EADP Summer Tour 2021 on DEVELOPMENTAL TRENDS: CONCERNS AND OPPORTUNITIES
Polish Association of Human Development Psychology (online)
|
2021 | Parents' perceptions of child's weight-related behavior problems and confidence to deal with those problems: The Lifestyle Behavior Checklist | EADP Summer Tour 2021 on DEVELOPMENTAL TRENDS: CONCERNS AND OPPORTUNITIES
Polish Association of Human Development Psychology (online)
|
2021 | Effects of cumulative risk exposure on school-aged children's behavior, social skills, temperament, and cognitive function | EADP Summer Tour 2021 on SOCIETAL CHALLENGES (online)
University of Applied Sciences Upper (Austria)
|
2021 | Portuguese parents followed by the protective services with referral to parent education programs: Characterizing the participants of the REUNIRmais Project | ISPCAN 2021 European Congress
ISPCAN, CISMAI and the Università degli Studi di Milano- Bicocca (online) (Italy)
|
2021 | Are school-aged children's lifestyle behavior problems related to specific feeding and physical activity parenting practices? | EADP Summer Tour 2021 on DEVELOPMENTAL TRENDS: CONCERNS AND OPPORTUNITIES |
2020 | Implementação e avaliação de programas do Sistema Triplo P - Programa de Parentalidade Positiva em Portugal/Implementation and evaluation of some programmes of the Triple P - Positive Parenting Program in Portugal | 8th International Congress of Educational Sciences and Development (online)
Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Vigo (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Universidade do Minho
(Portugal)
|
2020 | Issues, perspectives and arguments regarding family and parenting support program evaluation strategies. Presented in the symposium Evidence-informed family education and support in contemporary Europe. Contributions from the European family support network (Chair Lucía Jiménez) | 8th International Congress of Educational Sciences and Development (online)
Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Vigo (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Universidade do Minho
(Portugal)
|
2020 | The Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ): Psychometric properties of the European Portuguese version. | 13th International Congress of Clinical Psychology (online)
Universidade de Santiago de Compostela (Spain)
|
2020 | Children's perspective on parental maltreatment: A study of episodic memory and episodic foresight | 13th International Congress of Clinical Psychology (online)
Universidade de Santiago de Compostela (Spain)
|
2019/03 | Parentalidad positiva y temperamento infantil. Un estudio longitudinal. In C. Nunes (Org.), Parentalidad y ajuste psicológico infantil en diversos contextos familiares. | I Congreso Internacional de Educación e Intervención: Psicoeducativa, Familiar y Social
(Las Palmas de Gran Canaria, Spain)
|
2019/03 | Mapeando las intervenciones en la parentalidad en Portugal/Maping parenting interventions in Portugal. In A. Almeida (Org.), Potencialidades y desafíos de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención: Psicoeducativa, Familiar y Social
(Las Palmas de Gran Canaria, Spain)
|
2019/03 | Efectos del Programa Triplo P - Programa de Parentalidad Positiva en familias de elevado riesgo psicosocial en Portugal. In A. Almeida (Org.), Potencialidades y desafíos de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención: Psicoeducativa, Familiar y Social
(Las Palmas de Gran Canaria, Spain)
|
2019/03 | Similitudes y diferencias en los programas psicoeducativos de formación y apoyo familiar en España y Portugal. In A. Almeida (Org.), Potencialidades y desafíos de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención: Psicoeducativa, Familiar y Social
(Las Palmas de Gran Canaria, Spain)
|
2019/03 | Cultural Influences on Temperament Development: Findings from the Global Temperament Project. In M. Gartstein & E. Desmarais (Orgs.), Development in context: Cultural influences from infancy to adolescence | 2019 SRCD Biennial Meeting. Baltimore, Maryland
Society for Research in Child Development (Baltimore, Maryland, United States)
|
2018/11 | Implementation of the "Response to Intervention" model in promoting emergent literacy. In D. Alves (Org.), Promotion of literacy in Portugal: investigation and intervention | 1st Literacy Summit
(Porto, Portugal)
|
2018/10 | The efficacy of Triple P – Positive Parenting Program (level 4) in children and their primary caregivers. In O. Cruz & M. F. Gaspar (Invited symposium Coord.), Evidence-based parenting interventions: Who benefits and why, and how much do they cost? | XV Conference of the European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents (EUSARF)
European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents (EUSARF) (Porto, Portugal)
|
2018/09 | Promover a literacia emergente com o modelo Response to Intervention (RTI): um projeto de investigação/Promoting emergent literacy with the Response to Intervention (RTI) model: a research project | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
|
2018/09 | Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE) para crianças/Assessment of Children's Emotion Skills (ACES). In S. Major (org), Avaliação socio emocional de crianças: instrumentos validados para a população portuguesa | 10º Congresso da AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica
Associação Ibero-americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (Coimbra, Portugal)
|
2018/09 | Triple P: A Positive Parenting Program with Portuguese low-income Families. In O. Cruz & M. F. Gaspar (Symposium Coord.), Parenting interventions – evidence from Portuguese studies | 9th European Society on Family Relations Congress on “Families through the lens of diversity”
European Society on Family Relations (Porto, Portugal)
|
2018/09 | Adopted children’s social competence: The role of past and present family experiences | 9th European Society on Family Relations Congress on “Families through the lens of diversity”
European Society on Family Relations (Porto, Portugal)
|
2018/02 | The indirect effects of social skills and peer acceptance in the relation between emotional and academic competence | Regional ISSBD Workshop, “Social competencies and interpersonal relationships: from individual to the context”
International Society for the Study of Behavioural Development (Milan, Italy)
|
2017/09 | Adolescent’s perceptions of father’s and mother’s parenting as predictors of their adjustment | 18th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Utrecht, Netherlands)
|
2017/07 | Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES) –validity and reliability data of the Portuguese version | 14th European Conference on Psychological Assessment
European Association of Psychological Assessment (Lisbon, Portugal)
|
2017/01 | Triplo P - Programa de Parentalidade Positiva: um estudo piloto com famílias em situação de risco psicossocial/Group Triple P - Positive Parenting Program: a pilot study with families at psychosocial risk | 1st International Conference on Childhood and Adolescence |
2016/10 | Implementação de um programa de competências de literacia emergente baseado no modelo Response to Intervention (RTI)/Implementation of an emergent literacy skills program based on the Response to Intervention (RTI) model | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
|
2016/09 | O Modelo Response to Intervention (RTI) na promoção de competências de literacia emergente: implicações práticas/The Response to Intervention (RTI) Model in promoting emergent literacy skills: practical implications. | III Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
|
2016/07 | Temperamental, emotional and social predictors of childhood externalizing problems | 11th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology
(London, United Kingdom)
|
2016/07 | Implementação de um programa de competências de literacia emergente baseado no modelo Response to Intervention (RTI)/Implementation of an emergent literacy skills program based on the Response to Intervention (RTI) model | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e Melhoria pedagógica
(Porto, Portugal)
|
2016/06 | Promoção da literacia emergente à luz do modelo Response to Intervention (RTI)/Promotion of emergent literacy using the framework of the Response to Intervention (RTI) model | 1ª Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
(Famalicão, Portugal)
|
2015/09 | Development of episodic foresight during preschool years: a longitudinal study | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Attachment representations and socioemotional adjustment in maltreated and non-maltreated children | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Self-conscious emotions and resolution of emotional conflicts in the narratives of maltreated and non-maltreated children | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Ecological predictors of internalizing and externalizing problems in children exposure to domestic violence. | 17th European Conference on Developmental Psychology.
European Association of Developmental Psychology. (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Negative affectivity and peer acceptance, in school-age children: the mediating role of social abilities | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Child temperament and externalizing problems. The mediation role of social cooperation | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Promoting parental competence: follow-up results of a national study of parenting programmes. In O. Cruz (Simposium Coord.), Parenting interventions: What works, for whom and under what circumstances | 17th European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2015/04 | Intervenção na parentalidade: o Programa Triplo P | 2º Congresso em Psicologia da ULP
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09 | Analisando os níveis de participação e desistência: olhar e refletir as necessidades e os resultados de programas de educação parental. Integrated in the symposium coordenated by Prof. Maria José Rodrigo “ Programas de educación parental para las familias en riesgo psicosocial: Experiencias de España y Portugal” | 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/IX Congresso Iberoamericano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2013/09 | The development of episodic foresight: six months follow-up | XVIth EADP European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (EADP) (Lausanne, Switzerland)
|
2013/09 | Parenting and child persistence: the moderating effect of child temperament and the differential susceptibility hypothesis. In A. Eickhorst & S. Hertel (Symposium Chairs), Emotional and cognitive conditions of successful development | XVIth EADP European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (EADP) (Lausanne, Switzerland)
|
2013/09 | Does emotional competence mediate the relationship between maternal meta-emotion philosophy and children´s peer acceptance? | XVIth EADP European Conference on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Lausanne, Switzerland)
|
2013/07 | The impact of maltreatment experience on children’s socio-moral dilemmas resolution | IVth ENSEC Conference
(Zagreb, Croatia)
|
2013/07 | Parenting and child persistence: the moderating effect of child temperament and the differential susceptibility hypothesis | Ist Joaquim Bairrão Symposium: Transatlantic Trends in Childhood Intervention
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/06 | An unequal relationship: sex differences in time perception and time perspective development | Vth Iberian Conference on Perception
(Coruña, Spain)
|
2012 | Boas práticas em intervenção na parentalidade positiva: o programa Triple P | Comunicação integrada na mesa Parentalidade e educação parental. 1º Congresso Internacional de Parentalidade
(Porto)
|
2012 | O pensamento futuro episódico como componente da prontidão escolar | II Seminário Internacional - Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Parentalidade positiva | Workshop Construindo Parentalidade(s)
(Porto)
|
2011 | Responsabilidades parentais. Parentalidade positiva e formação parental | Encontro Nacional de Avaliação da Actividade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no ano de 2010
(Lisboa)
|
2011 | Promovendo a competência parental. Avaliação de intervenções na parentalidade | Comunicação integrada no Simpósio Parentalidade positiva e educação parental. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa)
|
2011 | Necessidades, satisfação e eficácia dos programas de educação parental na perspectiva de famílias e profissionais | Comunicação integrada no Simpósio “Parentalidade positiva e educação parental”. I Congresso Internacional de Psicologia do
Desenvolvimento
(Lisboa)
|
2011 | A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – Comparação dos resultados observados com três versões da HOME | Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica
(Lisboa)
|
2011 | A parentalidade na perspectiva das crianças: a Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais (EARCFP) | Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica
(Lisboa)
|
2011 | Reacções Parentais às Emoções Negativas dos filhos (RPEN): um questionário de avaliação da meta-emoção parental | Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica
(Lisboa)
|
2011 | Questionário de Estilos Parentais (QEP) revisitado | VII Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica
(Lisboa)
|
2011 | Sistema de Codificação da Acessibilidade e Interacção Paterna – SCAIP | VII Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica
(Lisboa)
|
2011 | Child developmental status and maternal interactive behaviors as determinants of child cognitive competence – a longitudinal study | Comunicação integrada na Sessão Temática Family Relations V. 15th European Conference on Developmental Psychology
(Bergen)
|
2011 | Parent education interventions: Results from a national study in Portugal | Comunicação integrada no simpósio Evidence-based interventions to promote positive parenting: Major outcomes from the Tenerife
Winter School. 15th European Conference on Developmental Psychology
(Bergen)
|
2011 | Academic and emotional predictors of peer acceptance | 15th European Conference on developmental Psychology
(Bergen)
|
2011 | Identity dimensions, parenting styles and adolescents school achievement | 15th European Conference on Developmental Psychology
(Bergen)
|
2011 | La promotion des compétences des parents au Portugal: résultats d’une étude nationale sur les interventions d’éducation parentale | Comunicação integrada no atelier Appréhender la parentalité. 14e Colloque de l’AIFREF. Méthodes de recherché en éducation
familiale: enjeux, bénéfices et difficultés
(Luxemburgo)
|
2011 | Coping strategies of parents with chronically disease children: a comparative study between Italian and Portuguese families | Comunicação integrada na sessão Mothers and parents: the protagonists of the research and intervention oriented by pediatric
psychology. 1st International Congress The Planet of Pediatric Psychology
(Palermo, Italy)
|
2011 | Personal and family characteristics of children with asthma – an exploratory study | Comunicação integrada na sessão Pediatric psychology as a support in instances od chronic diseases. Diabetes, asthma, eating
disorders. 1st International Congress The Planet of Pediatric Psychology
(Palermo)
|
2010 | Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências |
Universidade da Madeira (Funchal)
|
2010 | Promovendo a competência parental: alguns resultados da avaliação dos Programas de Educação Parental em Portugal | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
|
2010 | As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
|
2010 | Estilos educativos, contexto sociofamiliar y su impacto en el rendimento escolar | Comunicação integrada no Simpósio Determinantes familiares y motivacionais del alumnado de Galicia y norte de Portugal y su
impacto en el rendimento académico. VII Congreso Iberoamericano de Psicología
(Oviedo)
|
2009 | Promovendo uma parentalidade positiva | Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica
(Maia)
|
2009 | A formação parental na promoção da parentalidade positiva | Comunicação apresentada no Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008, integrada no painel temático "As
Responsabilidades parentais, hoje"
(Braga)
|
2009 | El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa | Jornadas sobre Parentalidad Positiva
(Madrid)
|
2009 | Evaluation des programmes d'éducation parentale au Portugal - quelques résultats preliminaires | XII Congrès International de l' AIFREF. Précarités et Education Familiale
(Toulouse, França)
|
2009 | Home environment and maternal interaction behaviors as determinants of child development | 14th European Conference on Developmental Psychology
(Vilnius, Lithuania)
|
2009 | Parenting education – looking at resources and needs of intervention | . Comunicação integrada no Simpósio "Interventions in context: methodological and practical challenges". 14th European Conference
on Developmental Psychology
(Vilnius, Lithuania)
|
2009 | Promoting parental competence: issues and preliminary results of a national study of parenting programmes | Simpósio "Challengies and Opportunities in Parental Education" 14th European Conference on Developmental Psychology
(Vilnius, Lithuania)
|
2009 | Estilos educativos parentais e posturas face ao estudo - uma análise comparativa entre a Galiza e o Norte de Portugal | X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga)
|
2009 | As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais | VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural
(Porto)
|
2009 | O uso do tempo e o desenvolvimento das crianças: principais resultados de um estudo com crianças portuguesas | VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural
(Porto)
|
2008 | Parentalidade positiva ... em contexto institucional | Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas"
ISS, IP (Santa Maria da Feira)
|
2008 | A parentalidade do ponto de vista da criança | IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias "Rupturas de Vida" (Lisboa)
|
2008 | Qualidade do Ambiente Familiar | Comunicação integrada no Painel "Qualidade em contextos para a infância", apresentada no VIII Simpósio Internacional do GEDEI
"Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão"
(Aveiro)
|
2008 | Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares | Comunicação apresentada no Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva
(Braga)
|
2008 | Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade | 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
(Porto)
|
2008 | O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança | I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais
(Braga)
|
2008 | Filho és, pais serás… A percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências desenvolvimentais | Congresso do INFAD
(Évora)
|
2008 | Mãe para mim, pai para ti: O uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais | Congresso do INFAD
(Évora)
|
2008 | Escala de avaliação do conhecimento emocional | XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2008 | Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar | XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2008 | Questionário de Estilos Educativos | XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2007 | Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças | Integrado no painel temático sobre "Família, concepções e práticas de parentalidade". I Congresso Internacional Intervenção
com Crianças, Jovens e Famílias
Universidade do Minho (Braga)
|
2007 | O direito da criança à competência | Integrado no painel sobre "A protecção de crianças e jovens - aspectos psicológicos e sociais". Seminário sobre o Sistema
de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social
Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (Porto)
|
2007 | Estilo de vida adolescente: exploração de rotinas diárias à semana e ao fim-de-semana | I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias
Universidade do Minho (Braga,)
|
2007 | Estilos interactivos e comportamentos de controlo maternos | XI Congresso Internacional de Educação Familiar,
(Coimbra)
|
2007 | Práticas e estilos educativos parentais: a percepção dos filhos adolescentes. | XI Congresso Internacional de Educação Familiar
(Coimbra)
|
2007 | Development of child compliance and non-compliance behaviours and maternal control strategies | 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Germany)
|
2007 | Stability of family environment quality and its effects on child developmental outcomes | 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Germany)
|
2006 | Efeitos das características de temperamento no envolvimento observado em crianças em contexto de creche | XII Seminário de Desenvolvimento. Os problemas emocionais e comportamentais da criança e do adolescente
(Coimbra)
|
2006 | O emocional e o social na idade escolar | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | Estratégias de controlo maternas e qualidade dos comportamentos de obediência nas crianças de 1 a 3 anos | Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | As representações das crianças de idade escolar acerca das figuras parentais e sua relação com a competência social | Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | Os estilos educativos parentais e as rotinas de adolescentes | Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | Predictors of children´s engagement during mother-child dyadic play | Comunicação integrada no simposium temático Quality of Educational Settings and Adult-Child Interactions. 26th International
Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
|
2006 | A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME | Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2006 | A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste | Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2006 | O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo | Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2006 | O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças | XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2005 | Mother interaction behaviors, child temperament and child engagement | XII European Conference on Developmental Psychology
(La Laguna, Espanha)
|
2005 | Socioeconomic status, academic achievement and time-use in eight-year-old Portuguese children | IATUR 2005 Annual Meeting Time- Use in Daily Life: The Content and Context of Human Behaviour
(Halifax, Nova Scotia, Canada)
|
2004 | Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning | Workshop e-learningUP|2003-2004
(Porto)
|
2004 | A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem | Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior
(Aveiro)
|
2004 | Mother interaction behaviors and child observed engagement | Conference on Human Development
(Washington, EUA)
|
2004 | A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados | (comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2004 | O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche | (comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2004 | A Escala de Personalidade da Criança: Validação de uma medida do temperamento para crianças | (comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2004 | A avaliação da qualidade do ambiente familiar – relação com o envolvimento observado nas crianças | (comunicação integrada no Simpósio Temático “A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a
Escala HOME”). 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
|
2004 | A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a Escala HOME (Coordenação) | Simpósio apresentado no 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
|
2003 | Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência | Seminário Educação e Desenvolvimento
Instituto de Educação e Desenvolvimento - Universidade do Minho (Braga)
|
2003 | A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa)
|
2001 | Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade | II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje"
Serviço de Pediatria/Neonatologia do Hospital de Santa Luzia (Viana do Castelo)
|
1997 | Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português | (comunicação integrada numa sessão temática sobre Necesidades educativas especiais e adaptacions curriculares). III Congreso
Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(A Coruña, Espanha)
|
1996 | Determinantes maternos do auto-controlo nas crianças de cinco anos | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa)
|
1995 | Disciplina materna e auto-controlo nas crianças de cinco anos | V Congresso Internacional da Association International de Formation et de Recherche en Education Familiale
(Porto)
|
1994 | Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: Como e porquê? | Convenção Anual da APPORT/94. Família e Desenvolvimento
(Portalegre)
|
1992 | O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano | 5º Encontro Nacional das Ludotecas
(Porto)
|
1992 | Os psicólogos portugueses e a avaliação psicológica: algumas considerações a propósito do uso dos testes | Convenção Anual da APPORT/92
(Lisboa)
|
1989 | Contributos para a educação pré-escolar. Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores |
Escola Superior de Educação de Faro (Faro)
|
1989 | Contextos de socialização disponíveis para crianças de 4 anos - um estudo a nível nacional | I Encontro Nacional de Psicologia Educacional
(Lisboa)
|
1989 | A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica | Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses
(Lisboa)
|
1989 | Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar | Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses
(Lisboa)
|
1989 | Como são frequentados os contextos de socialização pelas crianças de quatro anos em Portugal | Congresso Nacional de Educação Infantil e Básica
(Braga)
|
1988 | The technical challenges of conducting international research in child care: The IEA Preprimary Project in Portugal | Annual Conference of the NAYEC
(Anaheim, EUA)
|
1987 | Os psicólogos portugueses e o método dos testes: análise segundo o domínio de prática | I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde
(Coimbra)
|
1987 | IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade | I Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação
(Porto)
|
1984 | O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos | I Encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação
(Porto)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/02 - Current | A positive parenting approach to childhood overweight and obesity: long-term efficacy and underlying mechanisms of change
of Group Lifestyle Triple P
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09 - Current | Evaluating the implementation and sustainability of an evidence-based parenting program in community- based settings
Co-supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/09 - Current | Operacionalização do modelo Response to Intervention (RTI) na promoção da literacia emergente/ Operationalization of the Response
to Intervention (RTI) model in the promotion of emerging literacy
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/09 - 2024/11 | Intervención en trastorno del espectro autista en Chile: Revisión panorámica y estudio de casos
Supervisor
|
Master in Psychology Themes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/09 - 2024/11 | Escutar as crianças envolvidas com os serviços de proteção: a cognição temporal e a perspectiva sobre as experiências de acompanhamento
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/01 - 2024/07 | De pais para filhos: Análise intergeracional do envolvimento com os serviços de proteção de crianças
Supervisor
|
Master Degree in Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/01 - 2024/07 | Efeitos de uma Intervenção Parental em Pais e Crianças de Famílias Vulneráveis: O Papel da Sensibilidade à Vantagem
Supervisor
|
Master Degree in Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/09 - 2024/07 | Comportamento parental e ajustamento psicológico de pais envolvidos com as Comissões de Proteção de crianças e jovens
Co-supervisor
|
Master in Psychology Themes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/11 - 2024 | Intervenção Pais Ensinam: Intervenção parental para pais de crianças com transtorno do espectro autista
Supervisor
|
Master in Psychology Themes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Caraterização de polimorfismos genéticos, temperamento, comportamento e afeto: Um estudo comparativo com uma amostra de famílias
acompanhadas por Comissões de Proteção de Crianças e Jovens/Characterization of genetic polymorphisms, temperament, behavior
and affection: A comparative study with a sample of families monitored by Child Protection Services
Co-supervisor
|
Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Efeitos do Triplo P Lifestyle em Grupo na perceção dos pais da qualidade de vida relacionada com a saúde de crianças com excesso
de peso ou obesidade/Effects of Group Lifestyle Triple P on parents' perception of health-related quality of life in overweight
or obese children
Supervisor
|
Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Intervenção parental e coparental em pais de crianças com deficiência - revisão de escopo/Parental and coparenting intervention
for parents of children with disabilities - scoping review (Postdoc)
Supervisor
|
Psychology (Other)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Triple P Lifestyle em Grupo: Comparação de diferentes formatos de implementação/Lifestyle Group Triple P: Comparison of different
implementation formats
Co-supervisor
|
Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/02 - 2021/11 | Efeitos do Triplo P Lifestyle em Grupo na percepção e confiança dos pais face aos comportamentos das crianças relacionados
com o estilo de vida/Effects of Group Lifestyle Triple P on parents' perception and confidence regarding children's lifestyle-related
behaviors
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/02 - 2021/11 | Standard Triplo P: Um estudo piloto com famílias sinalizadas com medida aplicada de apoio junto dos pais/Standard Triple P:
A pilot study with families involved with Child Protective Services
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11 - 2021/11 | An evaluation of the quality of parent–child interactions in vulnerable families that are followed by Child Protective Services
Co-supervisor
|
Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11 - 2021/11 | O ajustamento psicológico como moderador dos efeitos do Programa Standard Triple P no comportamento parental/Parents' psychological
adjustment as a moderator of the effects of the Standard Triple P Program on parental behavior
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/02 - 2021/07 | Orchids at REUNIRmais? Analysing the efficacy of Standard Triple P in light of the differential susceptibility model
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/09 - 2021/07 | Group Triple P: a randomized control trial with low-income Portuguese mothers
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02 - 2020/11 | Avaliação da eficácia do programa Triplo P Lifestyle em Grupo: Efeitos na ingestão alimentar, Atividade física e IMC/effectiveness
of the Group Lifestyle Triple P program: Effects on children's dietary intake, physical activity and BMI
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02 - 2020/11 | Triplo P Lifestyle em Grupo: Efeitos na perceção das práticas parentais relativas à alimentação e à atividade física/ Group
Lifestyle Triple P: Effects on parental perceptions of parental practices regarding nutrition and physical activity
Supervisor
|
Ciências Psicológicas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02 - 2020/11 | Famílias acompanhadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens: Implicações no bem-estar psicológico dos pais, qualidade
de vida das crianças, e caracterização dos recursos utilizados na comunidade/Families involved with the Child and Youth Protection
Services: Implications for parents' psychological well-being, children's quality of life, and characterization of resources
used in the community
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02 - 2020/11 | Ajustamento, stresse, sentido de competência e comportamento parental de pais de crianças acompanhadas pelas comissões de
proteção de crianças e jovens/Psychological adjustment, parental stress, sense of competence and parental behavior of parents
of children involved with Child Protective Services
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Propriedades psicométricas da Escala de Problemas do Lifestyle Behavior Checklist/Psychometric properties of the Lifestyle
Behavior Checklist Problems Scale
Supervisor
|
Integrated Master in Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/09 - 2018 | The role of satisfaction with life, social support, psychological problems, love, self-esteem satisfaction with love life
and parenting styles in predicting loneliness among Palestinian university students
Co-supervisor of Filasteen Ismail Mustafa Nazzal
|
Psychology Doctoral Program (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/02 - 2017/10 | Avaliação da eficácia do Triplo P (Programa de Parentalidade Positiva) grupal com famílias em risco psicossocial/Evaluation
of the effectiveness of the Group Triple P - Positive Parenting Program with families at psychosocial risk
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Os maus-tratos na infância e os efeitos no desenvolvimento: estudo comparativo entre crianças com e sem registo de maus-tratos/Effects
of childhood maltreatment on children's development: a comparative study of abused and non-abused children
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | O funcionamento dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e a aplicação da modalidade de reunificação
familiar – um Estudo Descritivo.
Supervisor
|
Master in Psychology Issues (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/02 - 2016 | Representações mentais das crianças institucionalizadas e não institucionalizadas: um estudo longitudinal.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/02 - 2016 | A estabilidade das representações mentais de vinculação em crianças de idade escolar.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/09 - 2015/07 | A competência emocional nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/02 - 2015 | O papel da meta-emoção parental na qualidade da relação com pares em idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/02 - 2015 | Afetividade negativa e aceitação pelos pares em crianças de idade escolar: o papel mediador das habilidades sociais
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/09 - 2015 | The role of satisfaction with life, social support, psychological problems, love, self-esteem satisfaction with love life
and parenting styles in predicting loneliness among Palestinian university students
Co-supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/02 - 2014 | A meta-emoção parental e os seus efeitos no conhecimento emocional em crianças de idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/02 - 2014 | Story stem responses of children with internalizing and externalizing problems
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/02 - 2014 | Conhecimento das expressões emocionais das crianças e dos cães: um estudo exploratório em crianças de idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/02 - 2014 | Temperamento e conhecimento emocional em crianças de idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | Intervenção nas interações pais-filhos: impacto na perceção dos pais sobre o temperamento dos filhos: estudo exploratório
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | Comportamentos disciplinares, eficácia e satisfação em mães de crianças de idade pré-escolar
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/09 - 2014 | El desarrollo de la previsión episódica durante l etapa pre-escolar
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/09 - 2014 | Aceitação pelos pares na idade escolar: antecedentes, processos e resultados desenvolvimentais
Supervisor
|
Psychology (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2014 | Aceitação pelos pares na idade escolar: antecedentes, processos e resultados desenvolvimentais
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/02 - 2013 | A parentalidade e o consumo de substâncias
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | O consumo de substâncias e a parentalidade
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2013 | Conhecimento acerca do desenvolvimento infantil em pais de crianças de idade pré-escolar
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2013 | Dimensões educativas parentais e competência social na adolescência
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/02 - 2011 | Comportamentos interativos maternos e capacidade inteletual em idade escolar
Supervisor
|
Psychology (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Adaptação à gravidez e sintomatologia psicopatológica em mulheres que engravidaram após diagnóstico de infertilidade
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | O efeito da qualidade do ambiente familiar na capacidade inteletual da criança
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Contributos para o estudo da relação entre dimensões da parentalidade e sintomas clínicos na criança
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2010 | Comportamentos interactivos maternos. Estudo da estabilidade
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2010 | Conhecimento emocional, teoria da mente e aceitação pelos pares na idade pré-escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2010 | O Uso do Tempo e o Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças de Idade Escolar
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2010 | Comportamentos interactivos maternos: relação com o desenvolvimento da criança
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2004 - 2010 | O Uso do Tempo e o Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças de Idade Escolar
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Os estilos educativos parentais e as práticas televisivas das crianças em idade pré-escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Conhecimento emocional e competência social em crianças de idade pré-escolar
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Estilos Educativos Parentais: influência sobre as capacidades e dificuldades de crianças em idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | As Narrativas das Crianças Institucionalizadas. O papel da experiência de maus-tratos na construção dos modelos representacionais
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Os estilos educativos parentais, o stress parental e as estratégias de coping da criança com asma
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Os Modelos Representacionais e a Competência Social das Crianças Institucionalizadas
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | A criança com asma: estilos educativos parentais, temperamento e estratégias de coping
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Estudo das práticas educativas parentais, das dimensões eficácia parental, satisfação parental e expectativas de desenvolvimento
numa população de risco social
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Conhecimento emocional e temperamento em crianças de idade pré-escolar: em estudo exploratório
Supervisor
|
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2009 | A Dinâmica do Grupo em Educação Parental
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2009 | Processos de socialização da criança em idade escolar: o envolvimento paterno
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | Risco ambiental, qualidade do ambiente familiar e desenvolvimento da criança
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | O papel dos avós no quotidiano das crianças em idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | Estilos Educativos Parentais e Realização Escolar em Pré Adolescentes
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2008 | Em risco ou à rasca? Estudo comparativo dos factores de risco do abandono escolar precoce
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2008 | O stress dos pais de crianças com paralisia cerebral
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2004 - 2006 | O ajustamento social e o conhecimento emocional em crianças de idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2004 - 2006 | Os estilos educativos parentais e o comportamento adaptativo de adolescentes com deficiência mental
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2003 - 2005 | Os pais como figuras de afecto e disciplina. Um olhar sobre as representações das crianças de idade escolar acerca das figuras
parentais
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2002 - 2004 | O dia a dia das crianças portuguesas - seu significado desenvolvimental
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1999 - 2003 | Representações de vinculação e representações de autoridade. Estudo exploratório com crianças de idade escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2000 - 2002 | Os trabalhos de casa como mediadiores da relação escola-família
Supervisor
|
Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
1996 - 2000 | Resiliência em resposta à pobreza. Um estudo exploratório sobre os factores de risco e protecção envolvidos na resiliência
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1997 - 1999 | Interacções educadora-criança e temperamento. Um estudo exploratório sobre os efeitos do nível de actividade nos comportamentos
interactivos educadora-criança
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1996 - 1998 | Desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar e estimulação no contexto familiar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/06 - Current | Programas parentais baseados na evidência implementados em Portugal/Evidence-based parenting programmes implemented in Portugal. In O. Cruz (Org.). O Apoio à Família e à Parentalidade - A European Family Support Network-EurofamNet. Symposium. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. (2022 - 2022) | |
2022/06 - 2022/06 | O Apoio à Família e à Parentalidade - A European Family Support Network-EurofamNet/Parenting and Family Support - European
Family Support Network-EurofamNet. Simpósio organizado no âmbito do XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (2022/06 - 2022/06)
Conference (Other)
|
|
2018/10/08 - 2018/10/09 | Evidence-based parenting interventions: Who benefits and why, and how much do they cost? Invited symposium organization. XV
Conference of the European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents (EUSARF). Porto. (2018/10/08 - 2018/10/09)
Symposium (Co-organisor)
|
|
2018/09/03 - 2018/09/04 | Parenting interventions – evidence from Portuguese studies. Symposium conducted at the 9th European Society on Family Relations
Congress on “Families through the lens of diversity”. Porto. (2018/09/03 - 2018/09/04)
Symposium (Co-organisor)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2016/09 | Workshop "PBE: um ingrediente para uma boa prática profissional", incluído na Escola de Verão "Construindo pontes entre a
investigação e a prática profissional"/Workshop "EBP: an ingredient for good professional practice", included in the Summer
School "Building bridges between research and professional practice" (2016/09 - 2016/09)
Workshop
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/09/03 - 2015/09/04 | Parenting interventions: What works, for whom and under what circumstances. Symposium presented at the 17th European Conference
on Developmental Psychology (2015/09/03 - 2015/09/04)
Symposium (Other)
|
|
2014/09 - 2015/09 | 17th European Conference on Developmental Psychology (2015/09 - 2015/09)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/07 - 2015/07 | U.Porto Summer Institute on Clinical Psychological Science: Evidence-based interventions for enhancing psychological
adjustment and well-being.
Target participants: PhD students, post-doc fellows and practitioners (2015/07/13 - 2015/07/17)
Seminar (President of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | Discussion of the CopaGloba project (Webinar)
Seminar
|
CopaGloba project (Webinar)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Congress
|
|
2012 - 2012 | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Seminar
|
|
2011 - 2011 | Parentalidade positiva
Conference
|
Workshop Construindo Parentalidade(s) |
2011 - 2011 | Responsabilidades parentais. Parentalidade positiva e formação parental
Conference
|
Encontro Nacional de Avaliação da Actividade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no ano de 2010 |
2011 - 2011 | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
Congress
|
|
2010 - 2010 | Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências
Conference
|
Universidade da Madeira, Portugal
|
2010 - 2010 | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Symposium
|
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
|
2010 - 2010 | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Seminar
|
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Promovendo uma parentalidade positiva
Other
|
3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica |
2009 - 2009 | A formação parental na promoção da parentalidade positiva
Other
|
Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008 |
2009 - 2009 | El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa
Conference
|
Jornadas sobre Parentalidad Positiva |
2008 - 2008 | Parentalidade positiva ... em contexto institucional
Other
|
Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas"
ISS, IP, Portugal
|
2008 - 2008 | A parentalidade do ponto de vista da criança
Other
|
IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias "Rupturas de Vida", Portugal
|
2008 - 2008 | Qualidade do Ambiente Familiar
Other
|
VIII Simpósio Internacional do GEDEI "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão" |
2008 - 2008 | Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares
Other
|
Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva |
2007 - 2007 | Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças
Other
|
I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | O direito da criança à competência
Other
|
Seminário sobre o Sistema de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social
Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, Portugal
|
2003 - 2003 | Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência
Other
|
Seminário Educação e Desenvolvimento
Instituto de Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2001 - 2001 | Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade
Other
|
II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje"
Serviço de Pediatria/Neonatologia do Hospital de Santa Luzia, Portugal
|
1999 - 1999 | 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários
Symposium
|
1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários |
1992 - 1992 | O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano
Other
|
5º Encontro Nacional das Ludotecas |
1989 - 1989 | IEA Preprimary Project – aspectos conceptuais e metodológicos. Contributos para a educação pré-escolar
Other
|
Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores
Escola Superior de Educação de Faro, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024 - 2024 | BMCPsychology | Springer Nature |
2024 - 2024 | ECRQ_Early Childhood Research Quarterly | ScienceDirect |
2024 - 2024 | Family Relations | Wiley |
2024 - 2024 | International Journal of Adolescence and Youth | Taylor & Francis |
2022 - 2023 | Children and Youth Services Review | ScienceDirect |
2021 - 2022 | International Journal of Environmental Research and Public Health | MDPI |
2021 - 2021 | The Journal of Primary Prevention | Springer Nature |
2020 - 2021 | Family Relations | National Council on Family Relations-Wiley online library |
2020 - 2021 | Children and Youth Services Review | Elsevier |
2005 - 2020/01 | Psicologia (0874-2049) | Associação Portuguesa de Psicologia |
2020 - 2020 | Education Sciences | MDPI |
2020 - 2020 | Early Human Development | Elsevier |
2020 - 2020 | Revista Brasileira de Educação | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
2016 - 2020 | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418) | Universidade da Coruna |
2016 - 2020 | Jornal of Family Studies | Taylor & Francis online |
2018 - 2019 | Learning and Motivation (1095-9122) | Elsevier |
2018 - 2019 | Transcultural Psychiatry (1363-4615) | SAGE Publications |
2016 - 2019 | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsevier |
2016 - 2019 | Journal of Child and Family Studies (1573-2843) | Springer-Verlag |
2018 - 2018 | Studies In Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2012 - 2018 | Análise Psicológica (0870-8231) | ISPA |
2017 - 2017 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2016 - 2016 | Revista Portuguesa de Saúde Pública (0870-9025) | Elsevier |
2015 - 2016 | Estudos de Psicologia (Campinas) (0103-166X) | SciELO |
2014 - 2014 | Revista Colombiana de Psicología (2344-8644) | Universidad Nacional de Colombia |
2009 - 2013 | Educação, Sociedade e Culturas (0872-7643) | CIIE/ Edições Afrontamento |
2012 - 2012 | Psicologia: Reflexão e Crítica (0102-7972) | SpringerOpen |
2009 - 2009 | Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology | Elsevier Masson SAS |
2002 - 2002 | Infancia y Aprendizaje (0210-3702) | Taylor & Francis |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
1997/01 - Current | European Society for Developmental Psychology (ESDP)/European Association of Developmental Psychology (EADP) | |
1989/01 - Current | Associação Portuguesa de Psicologia (APP) | |
1988/01 - Current | Society for Research on Child Development (SRCD) | |
1997/01 - 1999 | Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC) | |
1986/01 - 1990/12 | International Council of Psychologists (ICP) |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024 - 2024 | International Conference on Parental Burnout | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2023 - 2023 | XVII Congreso Internacional Gallego Portugués de Psicopedagogía | University of Coruña, Spain |
2021 - 2021 | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía /Universidade do Minho |
2018/03 - 2018/04 | 9th Congress of the European Society on Family Relations: Families through the lens of diversity | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2018/02 - 2018/03 | 4th IPLeiria International Health Congress: Global Health Trends | Center for Innovative Care and Health Technology (CiTechCare) of the IPLeiria School of Health Sciences |
2018 - 2018 | 6th International Congress of Educational Sciences and Development | Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Portugal |
2017/05 - 2017/05 | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal |
2017 - 2017 | VI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica | Universidade Lusíada, Porto, Portugal |
2016/02 - 2016/02 | II Symposium of the Psychology Doctoral Programme | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2015 - 2015 | 17th European Conference on Developmental Psychology | Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal |
2013 - 2013 | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | 16th European Conference on Developmental Psychology | University of Lausanne, Swtizerland |
2012 - 2012 | 1º Congresso Internacional de Parentalidade | Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto, Portugal |
2010/02 - 2010/02 | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/01 - 2022/12/31 | Avaliação do Impacto Social do Projeto Family First Home Sessions, desenvolvido pelo Centro Juvenil de S. José, Guimarães/Evaluation of the Social Impact of the Family First Home Sessions Project, developed by the Centro Juvenil de S. José, Guimarães | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Protocolo de colaboração com a Escutar – Associação de Estudos e Prevenção do Suicídio , para avaliação dos efeitos do programa Zippy Friends, em português registado com o nome Amigos do Ziki | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2015 - 2019 | Evaluadora de las solicitudes de becas a Posgrados en el Exterior, presentadas a la convocatoria del Sistema Nacional de Becas
Evaluator
|
Agencia Nacional de Investigación e Innovación, Uruguay | |
2018/10 - 2018/10 | Mostra de Doutoramento em Psicologia FPCEUC
Evaluator
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2016 - 2017 | Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e de PósDoutoramento – 2016 - Painel Ciências da Educação | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008 - 2008 | Relatório de auto-avaliação da FPCEUP | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2008 | Relatório de Avaliação Externa da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | The Spanish Journal of Psychology | Cambridge University Press |
Distinctions
Award
1983 | Best Graduation Grade in Psychology
Fundação Engº António Almeida, Portugal
|