???global.info.a_carregar???
Olga Maria Santos de Magalhães. Concluiu Ciências da Educação pela Universidade de Évora em 2001. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Publicou 14 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 12 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos no estrangeiro e 10 em Portugal. Orientou 1 tese de doutoramento e co-orientou 3, orientou 32 dissertações de mestrado e co-orientou 9 nas áreas de Ciências da Educação, História e Arqueologia e Artes. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2003 e 2011 participou em 2 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Práticas docentes, Concepções de História, Ideias de alunos, Formação de Professores, Currículo, Historical consciousness, history education, Identidade Nacional, Identidade Regional e Narrativa histórica.
Identification

Personal identification

Full name
Olga Maria Santos de Magalhães

Author identifiers

Ciência ID
731A-635B-BC51
ORCID iD
0000-0001-5580-205X

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Italian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2001
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Outra:Ciências da Educação
Universidade de Évora, Portugal
"Concepções de Professora Sobre História e Ensino da História. um Estudo no Alentejo" (THESIS/DISSERTATION)
1988 - 1991
Concluded
Análise Social da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Verso e Reverso: Alunos, Indisciplina e Escola" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1976 - 1981
Concluded
História (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2001/06/02 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1992/09/01 - 2001/06/01 Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1991/12/30 - 1992/08/31 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2011/02 - 2013/01 Diretora do Departamento Universidade de Évora, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1988/09 - 1991/01 Professora (Docente - Ensino não Superior) Escola Secundária, Portugal
1981/02 - 1988/08 Professora contratada (Doente - Ensino Não Superior) Escola Secundária, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018/10/17 - Current PASEV .: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 - 1910)
ALT20-03-0145-FEDER-028584
Researcher
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019/02/18 - 2022/02/28 Metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das Ciências Humanas e sua contribuição para o desenvolvimento social.
440068/2017
Researcher
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Federal do Paraná, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing

Other

Designation Funders
2007 - 2011 Consciência História - teoria e práticas II
PTDC/CED/72623/2006
Researcher
Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2003/09 - 2006/08 Consciência Histórica -Teoria e Práticas
POCTI/CED/49106/2002
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Balca, Ângela; Pomar, Clarinda; Costa, Conceição; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Magalhães, Olga. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Portugal: Universidade de Évora. 2018.
  2. Magalhães, Olga. I Jornadas de Investigação em Educação. Évora, Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação - Universidade de Évora. 2012.
    Published
  3. Pomar, Clarinda. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2012.
  4. Clarinda Pomar; Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal. 2012.
  5. Magalhães, O.. Portuguese history teachers' ideas about history. 2005.
    10.4324/9780203340929
  6. Magalhães, Olga. Concepções de História e de Ensino de História. Um estudo no Alentejo.. Lisboa, Portugal: Colibri/CIDEHUS. 2002.
    Published
Book chapter
  1. Schmidt, Maria Auxiliadora; Fronza, Marcelo. "Interculturalidade e currículo - algumas reflexões sobre o caso português". Portugal: W. A. Editores,
  2. Magalhães, Olga. "Em torno da escolha do manual didático de História: opções de professores". Portugal: Editora Ijuí,
  3. Magalhães, Olga. "A Concepção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica.". Portugal: PT,
  4. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "O Quadro Interativo no Ensino da Matemática Analisando o Trabalho de Dois Professores em Contexto de Colaboração". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  5. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "A modelação matemática com recurso a tecnologia: Um estudo em contexto de colaboração entre professoras de Matemática e de Física-Química". Portugal: Ana Paula Canavarro,
  6. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores". Portugal: Ana Paula Canavarro,
  7. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "A utilização da calculadora gráfica na aula de matemática: um estudo com alunos do 12º ano no âmbito das funções". Portugal,
  8. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "O papel das representações na resolução de problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade". Portugal: Ana Paula Canavarro,
  9. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Perspetivas do Professor e Alunos sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem em Matemática: Um Estudo de Caso com uma Turma do 8º Ano de Escolaridade do Processo de Experimentação do Programa de Matemática do Ensino Básico". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  10. Magalhães, Olga. "Interfaces entre Educadoras de Infância e Mães no Ensino de Valores a Crianças em Idade Pré-Escolar.". Portugal,
  11. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das perceções de professores de uma escola básica do distrito de Évora". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  12. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar". Portugal,
  13. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Práticas de investigação em Educação". Portugal,
  14. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento de escolas do Alentejo, envolvendo alunos, pais e professores". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  15. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Fatores impactantes e determinantes no desempenho educacional de alunos da 1ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos): o caso da Escola Estadual Santa Maria de Belém". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  16. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 11.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA". Portugal: DPE-UE,
  17. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda". Portugal,
  18. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estrutura de gestão intermédia". Portugal,
  19. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA PSICOPEDAGOGIA: ESTUDO DE CASO". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora,
  20. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. "Intervenção Educativa: Género, História e Património". Portugal,
  21. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "TEORIA E PRÁTICA DOS GRADUADOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (BRASIL): UM ESTUDO AVALIATIVO". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora,
  22. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". Portugal,
  23. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M.". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação,
  24. Silva, G. S.; Magalhães, O.; Silva, V. J.; Zaganelli, M. V.. "Gestão e políticas públicas em Minas Gerais: cultura e patrimônio cultural". In Gestão e políticas públicas em Minas Gerais: cultura e patrimônio cultural, 153-172. Paracatu, Brazil: CENBEC/FINOM, 2018.
    Published
  25. Magalhães, Olga. "Interculturalidade e Currículo: algumas reflexões sobre o caso português". In Consciência Histórica e Interculturalidade-Investigações em Educação Histórica, 217-226. Curitiba, Brazil: W.A. Editores, 2016.
    Published
  26. Magalhães, Olga. "Em torno da escolha do manual didático de História: opções de professores". In Didática, História e Manuais Escolares, 231-243. Ijuí, Brazil: Editora Ijuí, 2013.
    Published
  27. Magalhães, Olga; Conde, Antónia. "Intervenção educativa: Género, história e património. Sugestões práticas". In Guião de Educação - Género e Cidadania - 2.º Ciclo, 50-70. Lisboa, Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2012.
    Published
  28. Alface, Henriqueta; Magalhães, Olga. "O cinema como recurso pedagógico na aula de História". In Educação Histórica - Teoria e Pesquisa, 249-267. Ijuí, Brazil: Unijuí, 2011.
    Published
  29. Magalhães, Olga. "L’insegnamento della storia in Portogallo: prospettive e sfide". In Patrimoni culturali tra storia e futuro, 27-30. Bologna, Italy: Pàtron, 2009.
    Published
  30. Magalhães, Olga. "Students’ accounts of the contemporary past". In International Yearbook on Teacher Education, 688-692. Wheeling II, United States: ICET, 2009.
    Published
  31. Magalhães, Olga. "Portuguese history teachers´ ideas about history". In Understanding History. Recent research in history education., 148-160. Londres, United Kingdom: Routledge-Falmer, 2005.
    Published
  32. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. "Syllabus change: a view from Portugal". In After the Wall. History Teaching in Europe since 1989, 109-113. Hamburgo, Germany: Körber-Stiftung, 2004.
    Published
Conference paper
  1. Ribas, Cristina; Magalhães, Olga. "The cultural school project memories". Paper presented in 7th International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2014.
    Published
  2. Ribas, Cristina; Magalhães, Olga. "The cultural school project memories". 2014.
  3. Magalhães, Olga; Barca, Isabel. "História para os mais novos?". Paper presented in V Simpósio internacional de didáctica de las ciencias sociales en el ámbito iberoamericano & Congresso internacional das XIII jornadas de educação histórica, Barcelona, 2013.
    Published
  4. Magalhães, Olga; Balça, Ângela. "Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808". Paper presented in 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, Florianópolis, 2012.
    Published
  5. Magalhães, Olga; Folque, Maria Assunção. "I Jornadas de Investigação em Educação". 2012.
  6. Magalhães, Olga. "Relações Portugal/Brasil - ideias de estudantes brasileiros". 2012.
  7. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. "I Jornadas de Investigação em Educação". 2012.
  8. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "1808: um exilo voluntário, um novo país". Paper presented in IX Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana - América Latina, integração e interlocução, Rio de Janeiro, 2010.
    Published
  9. Magalhães, Olga. "HISTÓRIAS CRUZADAS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ANGOLANOS". Paper presented in Congresso Luso-Afro Brasileiro, Braga, 2009.
    Published
  10. "Nós e os "outros" - um estudo com estudantes portugueses.". Paper presented in Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Coruña, 2007.
    Published
  11. Magalhães, Olga. "Objectividade em História.". Paper presented in Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga, 2004.
    Published
  12. Magalhães, Olga. "A História dita por quem a ensina – Algumas implicações para a formação inicial de professores". Paper presented in Congreso Internacional de Educación Superior, Havana, 2004.
    Published
  13. Magalhães, Olga. "O que é a História? Que História ensinar? Concepções de Professores.". Paper presented in IV Encontro de Didácticas e Metodologias de Ensino, Évora, 2003.
    Published
  14. Magalhães, Olga. "Concepções de História e Ensino da História.". Paper presented in 3ª Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga, 2001.
    Published
  15. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. "Concepções de Professores sobre Abordagens Construtivistas". Paper presented in 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faro, 2000.
    Published
Journal article
  1. Magalhães, Olga; Gago, Marília. "Between Pride And Shame: An Exploratory Study". International Journal of Historical Learning, Teaching and Research [IJHLTR] n/a (2016):
    Accepted
  2. Magalhães, Olga. "Sobre la elección del manual didáctico de Historia.". Iber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia 70 (2012): 14-21.
    Published
  3. Magalhães, Olga. "Historical Narratives of Young Portuguese Students". INTERNATIONAL JOURNAL Of HISTORY TEACHING LEARNING AND RESEARCH 10.2 (2012): 11-14. http://hdl.handle.net/10174/8265.
    Published
  4. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". EducarEducere Julho (2010): 183-195.
    Published
  5. Magalhães, Olga; Gago, Marília. "Crossing voices: History seen by Portuguese teachers". Journal of Historical Learning. Teaching and Research. 8 (2009): 140-149.
    Published
  6. Magalhães, Olga. "La formación del professorado de historia en Portugal". Iber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia. 61 (2009): 73-82.
    Published
  7. Conde, Antónia; Magalhães, Olga. "Educative approach to a monument: the aqueduct of Évora". Puertas a la lectura. El patrimonio cultural: tradiciones, educación y turismo 20/21 (2008): 91-112.
    Published
  8. Magalhães, Olga. "Students' accounts of contemporary past". 53rd World Assembly of The International Council on Education for Teaching 1 (2008): 688-692. http://hdl.handle.net/10174/23146.
    Published
  9. Magalhães, Olga. "Entre passado e presente – perspectivas de alunos portugueses". Educar em Revista Especial (2007): 103-113.
    Published
  10. Magalhães, Olga. "Didáctica e preocupações dos professores.". Revista Portuguesa de História 39 (2007): 67-85.
    Published
  11. Magalhães, Olga. "A escolha de recursos na aula de História". Educar em Revista Especial (2006): 113-130.
    Published • 10.1590/0104-4060.402
  12. Magalhães, Olga. "Identidade nacional e Identidade internacional – um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade". Revista de Estudos Curriculares 2 4 (2006): 209-216.
    Published
  13. Olga Magalhães. "A escolha de recursos na aula de História". Educar em Revista spe (2006): 113-130. https://doi.org/10.1590%2F0104-4060.402.
    10.1590/0104-4060.402
  14. Barca, Isabel; Magalhães, Olga; Castro, Julia. "Ideas on History and Orientation in Time: a study with beginner teachers". International Journal of Historical Learning, Teaching and Research 2 4 (2005): 1-7. http://www.ex.ac.uk/historyresource/journalstart.htm.
    Published
  15. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. "O Passado e o Presente: um estudo no âmbito do Projecto Consciência Histórica, Teoria e Práticas". O Estudo da História Especial (2004): 66-75.
    Published
  16. Amélia Andrade; Teresa Teixeira; Magalhães, Olga. "Subsídios Para O Estudo Do Adultério Em Portugal No Século XV". Revista História. Separata (1984): 93-129.
    Published
Preface / Postscript
  1. Magalhães, Olga. "Pluralidade de olhares : construtivismo e multiperspetiva no processo de aprendizagem". Maputo, Portugal: ERM-CELP. 2012.
    Published
Report
  1. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Moreira, Lurdes; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Magalhães, Olga; Saragoça, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21.
Thesis / Dissertation
  1. Pato, Maria de Lurdes Correia. "A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10174/23160.
  2. Luzia, Marisa Fareleira. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Cidadania na infância: contributos para uma educação na e para a cidadania". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19737.
  3. Raul, Rosa Manuel. "A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17417.
  4. Marques, Andreia Filipa Oliveira. "Prática de ensino supervisionada em educaçãon pré-escolar: o património na creche e no jardim-de-infância". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17935.
  5. Martinho, António Manuel Alves Barroso Carvalho. "O funcionamento de conselhos de turma: conceptualizações e práticas de professores de escolas". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17363.
  6. Nascimento, Senhorinha Silva dos. "Ensino de história em escolas públicas e particulares de Belém-Pará: encaminhamento pedagógico e comprometimento ideológico". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16230.
  7. Parente, Aderilson José Ribeiro. "O »medo vermelho»: rádio, anti-comunismo e mentalidades: uma avaliação da educação ideológica e política na Amazônia". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12261.
  8. Rosa, António João Guelha da. "A evolução da formação em contexto de trabalho no exército português: contributos para a melhoria". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/13252.
  9. Prates, Vítor Queiroz. "Alunos para a história: percepções de estudantes da UÉ sobre a história e o seu ensino". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11861.
  10. Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa. "Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12260.
  11. Laureano, Susana Isabel Paixão da Costa. "Avaliação do desempenho docente: o modelo pretendido: um estudo com docentes dos ensinos básico e secundário". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10825.
  12. Pereira, António Manuel Rocha. "O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/11394.
  13. Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do. "Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10761.
  14. Rodrigues, Sara. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/15998.
  15. Ameixa, Elisabete. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/18357.
  16. Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão. "Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/9747.
  17. Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16016.
  18. Moisés, Ana Adelaide Pires. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a geometria na infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16012.
  19. Passarudo, Maria Catarina Andrade Godinho Avó Oliveira. "Ideias dos alunos sobre a expansão portuguesa: um estudo no 8º ano de escolaridade". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10795.
  20. Cruz, Paulo Jorge de Oliveira e. "Perceções de alunos sobre o contributo da avaliação de desempenho docente para as suas aprendizagens". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14930.
  21. Mangerico, Paula Cristina Murteira. "Da utilização de fontes á comunicação em história: um estudo com alunos de 9º ano". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15584.
  22. Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves. "O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/9664.
  23. Candeias, Helga Maria Rebelo. ""Ideias de estudantes sobre actividades extra escola - um estudo numa escola profissional"". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/9855.
  24. Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires. "Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/17841.
  25. Guerra, Eloísa Isabel Fernandes. "A avaliação e os seus intervenientes: Retrato traçado por alunos de uma escola de ensino regular e de uma escola de ensino profissional". Degree, 2011. http://hdl.handle.net/10174/9952.
  26. Alface, Henriqueta da Conceição Azinheira. "O cinema como recurso pedagógico na aula de história". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/19031.
  27. Santos, Benedita do Socorro Matos. "Cantigas de roda: o resgate popular na formação sócio-cultural do aluno". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/14547.
  28. Ramos, Ana Isabel Aziago Marques. "O lugar da educação patrimonial no currículo escolar". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/19029.
  29. Magalhães, Olga; Gago, Marília. "Crossing voices: History seen by Portuguese teachers". Degree, 2009. http://www.history.org.uk/resources/resource_2033.html.
  30. Boschila, Janaína Frantz. "Implementação de programas de educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba, Paraná, Brasil". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18444.
  31. Dias, António José Ferreira Mendes. "A música no ensino básico português: objectivos definidos, resultados alcançados". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10174/11125.
  32. Rodrigues, Sandra Sousa. "Ideias dos alunos de 12º ano acerca de diferentes concepções de mudança em história". Master, 2008. http://hdl.handle.net/1822/9617.
  33. Costa, Maria Alice Alves da. "Ideias de professores sobre a utilização de fontes dos manuais de História : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/1822/8200.
  34. Faria, Eduarda Maria Gonçalves Ferreira Leite. "O estudo do meio como fonte de aprendizagem para o ensino da história : concepções de professores do 1º C.E.B.". Master, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7021.
  35. Monsanto, Márcia Maria Magalhães. "Concepções de alunos sobre significância histórica no contexto da história de Portugal : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário". Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/2862.
  36. Parente, Regina da Conceição Alves. "A narrativa na aula de história : um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico". Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/702.
  37. Magalhães, Olga Maria Santos de. "Concepções de professores sobre história e ensino da história. um estudo no Alentejo". PhD, 2000. http://hdl.handle.net/10174/11254.

Other

Other output
  1. Paracatu e Santana dos Alegres no relato de viagem do Johann Pohl em fins do período colonial.. Resumo: O objetivo do presente artigo é perceber como a região de Paracatu do Príncipe foi descrita nos relatos de Johann Emanuel Pohl e como suas impressões e “modo de ver” perpassam sua narrativa. Em sua viagem pelo interior do Brasil, entre 1817 e 1821, ele percorreu as capitanias do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Seus relatos foram publicados na década de 1830 e constituem-se em importa. 2018. Editora FINOM. https://www.finom.edu.br/assets/site/paginas/files/downloads/20181127121139.pdf.
  2. A acreditação e avaliação de formações graduadas e pós-graduadas em Portugal.. Neste texto pretende-se traçar um breve panorama da inserção do ensino superior português no espaço europeu de ensino superior, na sequência do Processo de Bolonha e a forma como se realizam os processos de acreditação e de avaliação das formações graduadas e pós-graduadas em Portugal. Para tanto faz-se um breve retrato da evolução do ensino superior português nos últimos quinze anos, elencando-se. 2015. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/16785.
  3. A VISÃO DA ESCOLA PELA COMUNIDADE EDUCATIVA- ESTUDO DE CASO: ESCOLAS Nº 970, 9085 E 9131- ZANGO (VIANA), ANGOLA. O presente trabalho de investigação, tem como objetivo estudar a forma como a Escola é vista pela comunidade educativa, tendo como referência as escolas n°s 970, 9085 e 9131, todas localizadas na Comuna do Zango, Município de Viana, Província de Luanda. Tendo em conta o objetivo geral da dissertação e as questões de partida desta investigação, optámos por uma metodologia quantitativa, na forma de. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14250.
  4. II Jornadas de Investigação em Educação. Conhecer o que se ensina e o que se aprende no ensino superior permite-nos interpretar e tirar conclusões que possibilitam a mudança. A partir desta questão central o objecto deste estudo concretizou-se na necessidade de conhecer o que os alunos sabem, mais concretamente na perspectiva dos 15 alunos finalistas da turma de Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009/2011). Para podermos rec. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/13325.
  5. MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO. O presente artigo tem como objetivo contribuir para a caraterização das práticas dos diretores de turma do 3º ciclo na escola secundária c/3º Ciclo Diogo de Gouveia, para aferir em que medida essas práticas são na realidade, as de um mediador. No enquadramento desta problemática de investigação, surgiram sete objetivos específicos: Identificar as funções legisladas dos diretores de turma; Identifi. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/13324.
  6. O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar- INE, Cabinda. Resumo – O artigo a que nos propomos tem como objetivo divulgar os resultados obtidos na investigação acerca do Impacto da formação inicial ou contínua dos gestores, nas escolas do município de Cabinda. Descreveremos os projetos e políticas que a Secção Municipal de Educação de Cabinda tem desenvolvido para subsidiar a atuação destes gestores de modo a possibilitar às escolas posicionarem-se para. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14267.
  7. PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA. O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola. Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14256.
  8. ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS?. Ao longo das últimas décadas, a educação em Portugal sofreu um conjunto de mudanças que tornaram o serviço público de educação melhor. Depois de décadas sem reformas educativas, verificaram-se dois momentos de verdadeira reforma educativa em Portugal, nomeadamente, a Reforma Veiga Simão em 1973 e a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo em 1986. Estes dois acontecimentos, reflexos de apost. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14261.
  9. A MONODOCÊNCIA NAS 5.ª E 6.ª CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES. O presente artigo tem como objetivo contribuir para a análise e compreensão crítica da prática de Monodocência em comparação com o regime de Polidocência nas 5.ª e 6.ª classe em duas escolas, uma pública outra privada, do Ensino Primário, em Angola. Na sociedade atual existem múltiplas pluralidades, nas formas de socialização, de educação, de linguagem e de comunicação. Porém, a questão da abertur. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14268.
  10. “Aprendizagens no Ensino Superior- o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009-2011). O estudo desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Murcia, teve como temática a avaliação das aprendizagens em contexto universitário e pretendeu responder à questão central “O que recordam os alunos no final da Licenciatura em Ciências da Educação”. Foi elaborado tendo como base a investigação da “tesiana” Ana Torres Soto e esteve sob a orientação dos Professores Dr.. 2014. Magalhães, Olga; Costa, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/14260.
  11. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. 2013. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Moreira, Lurdes; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Magalhães, Olga; Saragoça, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. http://hdl.handle.net/10174/12487.
  12. História para os mais novos?. Recentemente foi publicada em Portugal uma coleção de livros, em seis volumes, dirigida a um público infanto-juvenil, que se anuncia como um instrumento “familiar” para a divulgação da História de Portugal. Lançada a um preço apelativo (1€ por volume), “a História de Portugal para os mais novos é uma coleção com ilustrações apelativas, para ser lida e relida em família. E com uma linguagem muito a. 2013. Magalhães, Olga; Barca, Isabel. http://webs.ie.uminho.pt/conscienciahistorica/indexabc7.html.
  13. Sobre la elección del manual didáctico de Historia.. En Portugal, el proceso de elección de manuales didácticos es una tarea que compete a los profesores. Este texto pretende especificar los criterios y obligaciones legales existentes y presentar datos relativos a la forma como los profesores de Historia realizan sus elecciones entre los manuales didácticos. Se trata de datos preliminares de un estudio que busca comprender las motivaciones y criteri. 2012. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/3780.
  14. Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso). A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos d. 2012. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. http://hdl.handle.net/10174/8195.
  15. Historical Narratives of Young Portuguese Students. Held under the Historical Consciousness Project—Theory and Practice II (HICON II), the results of the study presented is a second phase of data collection, by employing the instrument previously designed (HiCon I). The results are in line with those obtained in former data collections and continue to suggest a greater complexity of national narratives compared to global narratives, constructed by. 2012. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/8265.
  16. Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso. Este estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de. 2012. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. http://hdl.handle.net/10174/8207.
  17. Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública. Resumo O presente estudo propõe-se tratar a educação de qualidade e dos critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Objetiva desvendar os critérios que levam à gestão na escola campo de pesquisa. Fundamenta-se em um estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na Escola Estadual Raimunda Virgolino, como conhecimento do process. 2012. Magalhães, Olga; Folque, Assunção. http://hdl.handle.net/10174/8209.
  18. Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808. Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contac. 2012. Balça, Ângela; Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/9326.
  19. Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808. Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contac. 2012. Debus, Eliane; Juliano, Dilma; Passos, Joana; Bortoloto, Nelita. http://literaturainfantilejuvenil.files.wordpress.com/2012/12/anais-5_slij_2012.pdf.
  20. 1808: um exílio voluntário, um novo país. O ponto de partida para este texto resultou da curiosidade em perceber como um jornalista brasileiro, na obra 1808, na sua versão juvenil, apresenta e retrata um episódio da História de Portugal e do Brasil, que conduziu à independência deste país hispano-americano. Assim, o que se pretende é apresentar um conjunto de reflexões a partir da identificação de situações, personagens e espaços que nos. 2010. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/5002.
  21. LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE HISTORIA EN PORTUGAL. El ejercicio de la profesión de Profesor de Historia en Portugal, desde la publicación de la Ley de Bases del Sistema Educativo, en 1986, presuponía la titularidad de un diploma universitario en historia y una formación pedagógica adecuada, incluida o no en la formación inicial. La entrada en vigor del Decreto Ley nº 43/2007, de 22 de febrero, que pretendía adecuar la formación del profesorado a l. 2009. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/23604.
  22. Students' accounts of contemporary past. This paper reports some results of a study concerning Portuguese students‘ accounts of contemporary history, in the context of the Historical Consciousness – Theory and Practices Project (II). The construction of accounts or versions of the past can be seen as a way of making sense of history, and analysing specific students‘ accounts can help us to gain some understanding about the way (or ways). 2008. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/23146.
  23. Abordagem educativa de um monumento: O Aqueduto de Évora. A partir do Regimento do Aqueduto da Água de Prata de 1606, o texto pretende explorar a riqueza e pluralidade de elementos que o documento oferece para a a percepção da vida quotidina na cidade de Évora no século XVII, enquanto instrumento de trabalho relevante no contexto da sala de aula de História nos ensinos básico e secundário.. 2008. Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/6740.
  24. Didáctica e preocupações dos professores.. Uma das questões que se tem colocado, em termos de investigação em educação, consiste em procurar conhecer as preocupações que os professores de História evidenciam face ao ensino da sua disciplina. Tendo em mente essa interrogação, procurou-se conhecer tais preocupações e perceber se aspectos concretos do percurso pessoal e profissional dos professores afectariam as suas preocupações. A amostra d. 2007. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/3760.
  25. Identidade nacional e Identidade internacional – um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade. Este estudo, integrado no Projecto HiCon (Consciência Histórica – Teoria e Práticas, aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo POCTI, comparticipado pelo fundo comunitário europeu FEDER), pretende investigar de que formas alunos do 10º ano de escolaridade, de diferentes áreas de estudo, relacionam as suas ideias sobre mudança e significância do passado com a compreensão da su. 2006. Magalhães, Olga. http://hdl.handle.net/10174/3762.
  26. A escolha de recursos na aula de História. Com este artigo pretende-se dar a conhecer dados de uma investigação levada a cabo com professores de História portugueses, que leccionavam turmas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Através de um questionário fechado, foi pedido aos professores que escolhessem recursos (fontes e materiais) com vista à leccionação de um conjunto de aulas sobre o Renascimento (conteúdo de leccionaç. 2006. Magalhães,Olga. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602006000400007.
    10.1590/0104-4060.402
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2018/11/14 Temáticas Sociais e Currículo de História - o caso de Portugal III Congresso Ibero- Americano de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
2018/09/08 Descolonização - ensinar o que (ainda) dói XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Universidade de Múrcia (Múrcia, Spain)
2018/09/07 Contributo para uma reflexão sobre pós-verdade e ensino de História XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Universidade de Múrcia (Múrcia, Spain)
2017/10/28 A figura do herói nas narrativas históricas construídas pelos alunos Congresso Nacional da APH
Associação de Professores de História (Porto, Portugal)
2017/05/18 O Património e os estudos multidisciplinares: o Aqueduto da Mitra/UE e a aposta em dinâmicas futuras Colóquio História e Turismo na cidade de Évora
Direção Regional de Cultura (Évora, Portugal)
2011 O Aqueduto de Évora: um marco cultural na paisagem rural e urbana desde o século XVI AQUEDUTOS DE PORTUGAL - ÁGUA E PATRIMÓNIO
Camara Municipal de Évora (Évora, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2017 Consciência histórica de jovens a partir de narrativas
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2016 Ensino e Educação no Maranhão e Grão-Pará, sec. XVII e XVIII – os Jesuítas e a prática missionária, através da obra de J. Filipe Bettendorf (1638-1759)
Co-supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 O ensino de História nas escolas públicas e particulares de Belém do Pará: encaminhamento pedagógico e comprometimento ideológico
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 O Funcionamento de Conselhos de Turma Conceptualizações e práticas de professores de escolas
Co-supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 A resistência à ocupação colonial do Cunene: um estudo com estudantes do 2º ano de licenciatura em Biologia na Escola Superior Politécnica de Ondjiva
Supervisor
Desenvolvimento Curricular (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2015 - 2015 Ideias de estudantes sobre a aprendizagem da História: um estudo com estudantes da licenciatura em História do ISCED de Lubango
Supervisor
Desenvolvimento Curricular (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2015 - 2015 A História de Angola na formação dos alunos da 10ª classe na especialidade de História/Geografia da Escola de Formação de Professores do Cubal/Benguela. Proposta de abordagem
Supervisor
Desenvolvimento Curricular (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2015 - 2015 O património na creche e no Jardim de Infância
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 História local na formação de professores de História: uma proposta de trabalho para o curso de História da Escola de Formação de Professores de Lubango
Supervisor
Desenvolvimento Curricular (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 - 2014 O “MEDO VERMELHO”: RÁDIO, ANTI-COMUNISMO E MENTALIDADES - uma avaliação da educação ideológica e política na Amazônia
Supervisor
Mestrado em Avaliação Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Escola Cultural - Memória Objetiva e Memória Subjetiva
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 A Frequência Escolar e as Ideias dos Alunos Sobre o Ritual de Herança dos Ovanyaneka Ovamwila da Tyambangala
Supervisor
Desenvolvimento Curricular (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 - 2014 A Formação em Contexto de Trabalho no Exército Português
Supervisor
Mestrado em Administração Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Alunos para a História - Percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Genealogia de um projeto educativo. Estudo exploratório
Supervisor
Mestrado em Administração Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 O processo de Supervisão Pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular: Perceções de professores e supervisores num Agrupamento de Escolas de Évora
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Ideias dos Alunos sobre a Expansão Portuguesa: um estudo no 8ºano de escolaridade
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Estudo exploratório dos resultados da aplicação do Projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Avaliação do desempenho docente: o modelo pretendido – um estudo com docentes dos ensinos básico e secundário
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9º ano
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Perceções de alunos sobre o contributo da avaliação do desempenho docente para as suas aprendizagens
Supervisor
Mestrado em Avaliação Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: O papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
Co-supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
Co-supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Aprender Geometria na Infância
Co-supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem da Matemática nos primeiros anos.
Co-supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Ideias de estudantes sobre actividades extra escola – um estudo numa escola profissional
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa – estudo de caso
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 A Avaliação e os Seus Intervenientes – Retrato Traçado por Alunos de uma Escola de Ensino Regular e de Uma Escola de Ensino Profissional
Supervisor
Mestrado em Avaliação Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 O Conceito de Património no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Administração Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 O Caso do Liceu de S. Tomé - Estudo do Desenvolvimento Organizacional
Co-supervisor
Mestrado em Administração Educacional (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 O cinema como recurso pedagógico na aula de história
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 O lugar da educação patrimonial no currículo escolar, História
Co-supervisor
Mestrado em Gestão e Valorização do Património (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 Cantigas de Roda: o Resgate Popular na Formação Sócio-Cultural do Aluno
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2009 “Implementação de Programas de Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Curitiba, Paraná, Brasil
Supervisor
Mestrado Erasmus Mundus PhoenixEM – Dynamics of Health and Welfare (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2009 Les Monuments de la Ville de Yaoundé et le Musée National du Cameroun : un projet de valorisation et didactique
Co-supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 A música no ensino básico português - dos objectivos definidos aos resultados alcançados
Co-supervisor
Música e Musicologia (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 A identidade regional numa abordagem intercultural: um estudo com alunos da ilha da Madeira
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 Concepções sobre o tempo histórico na perspectiva de alunos do 12º ano de escolaridade
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2007 O meio ambiente como fonte de aprendizagem: Concepções de professores do 1º C.E.B
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2007 As concepções dos professores sobre a utilização de fontes nos manuais escolares de História – Um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2007 A utilização do cinema no contexto da aula de História
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2006 Concepções de professores sobre o uso da música na aula de História
Co-supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2005 A flexibilidade curricular e a História local: um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade
Supervisor
Mestrado em Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos (Master)
Universidade dos Açores, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2004 Concepções de alunos sobre Significância Histórica no contexto da História de Portugal: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2004 A Narrativa na Aula de História, um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História (Master)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/09 - Current VI Residência Cisterciense - Dimensões do património monástico-conventual (2018/09)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Évora, Portugal
2018/02 - Current II Encontro Formação de Educadores e Professores na UniverCidade de Évora (2018/02)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2017 Residência Cisterciense - Espaços e tempos da vida monástico-conventual
Congress (Other)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016 - 2016 Residência Cisterciense - o mosteiro e a cidade
Congress (Other)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016 - 2016 XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Congress (Other)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 Residência Cisterciense - vida privada, quotidianos e cultura material
Congress (Other)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2014 - 2014 Residência Cisterciense - a estética, o espaço e o tempo
Congress (Other)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2013 - 2013 Residência Cisterciense - o silêncio
Congress (Other)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017 - 2017 V Residência Cisterciense - Espaços e tempos da vida monástico-conventual
Meeting
V Residência Cisterciense - Espaços e tempos da vida monástico-conventual
CIDEHUS e DRCA, Portugal
2017 - 2017 A História (mal?) contada nas salas de aula
Congress
Congresso Anual
Associação de Professores de História, Portugal
2016 - 2016 IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris - O mosteiro e a cidade
Meeting
IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris - O mosteiro e a cidade
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016 - 2016 History Education In A Changing World: The Past As A Tool For The Future
Congress
History Education In A Changing World: The Past As A Tool For The Future
History Educators International Research Network, Spain
2016 - 2016 Epistemologias e Ensino de História
Congress
XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016 - 2016 Mudança Social no Sul. Séculos I a XXI:
Workshop
Produção, Transferência e Difusão do conhecimento
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016 - 2016 Sociedade e Conhecimento Científico: Ciências Sociais, Inovações e Desenvolvimento Tecnológico
Congress
VI Congresso do Noroeste Mineiro de Investigação Científica
FACULDADE FINOM, Brazil
2016 - 2016 Fronteiras, Diálogos e Transições
Congress
XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Consciência Histórica e Interculturalidade - Investigações em Educação Histórica
Congress
Consciência Histórica e Interculturalidade - Investigações em Educação Histórica
Universidade Federal do Mato Grosso, Brazil
2015 - 2015 III Residência Cisterciense S. Bento de Cástris
Meeting
III Residência Cisterciense S. Bento de Cástris
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2014 - 2014 Educação Histórica, Linguagens e Fontes
Congress
XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Debates Contemporâneos
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2014 - 2014 II RESIDÊNCIA CISTERCIENSE S. BENTO De CÁSTRIS A ESTÉTICA, O ESPAÇO E O TEMPO: REFLEXOS DA CONTRA-REFORMA NA PRAXIS MUSICAL
Meeting
http://residenciacisterciense.weebly.com/programa.html
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2013 - 2013 I RESIDENCIA CISTERCIENSE S. BENTO DE CÁSTRIS - O Silêncio
Meeting
RESIDENCIA CISTERCIENSE S. BENTO DE CÁSTRIS - O Silêncio
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2013 - 2013 História para os mais novos?
Symposium
V Simposio Internacional de la Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito iberoamericano: «Historia e identidades culturales»
Universidade de Barcelona, Spain
2011 - 2011 O Aqueduto de Évora: um marco cultural na paisagem rural e urbana desde o século XVI
Conference
AQUEDUTOS DE PORTUGAL - ÁGUA E PATRIMÓNIO
Câmara Municipal de Évora, Portugal
2010 - 2010 Em torno da escolha do manual didáctico de História: opções de professores
Seminar
Terceiro Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais
Universidade Federal do Paraná, Brazil
2010 - 2010 Paradigmas de investigação em Educação Histórica
Congress
X Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Estadual de Londrina, Brazil

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/11/21 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico – Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
(Thesis) Arguer
Ana Catarina Barradas Gonçalves (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2023/05/29 A comunicação do ato médico em contexto de pandemia
Supervisor
Paulo Roberto Santana (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2020/06/26 A Indisciplina em contexto escolar: perceções e representações de professores
Supervisor
Patrícia Bartolomeu Gomes (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020/06/16 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - Digitação do Saxofone através de tonalidades de canções populares e tradicionais divulgadas no universo infanto-juvenil
President of the jury
Carolina da Luz Martins (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2020/06/16 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conserva- tório Nacional - A comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
President of the jury
Francisco Parente Ramos (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2020/03/20 A formação de estudantes do Ensino Médio integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais
Thesis Member
João Paulo de Oliveira (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2020/01/23 O perfil do docente universitário em Angola no século XXI, suas perspectivas e desafios.Um estudo exploratório em torno de suas conceções e práticas.
Supervisor
João Manuel Correia Filho (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019/05/29 CIÊNCIAS DA TERRA NO ENSINO TÉCNICO/PROFISSIONAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: UM ESTUDO SOBRE CURRÍCULO E CONTEÚDOS
(Thesis) Main arguer
GLEISE REGINA BERTOLAZI DOS SANTOS (PhD)
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências, Brazil
2019/01/29 Amadeo de Souza-Cardoso no contexto da modernidade europeia: contributo para conhecimento das suas concepções estéticas e plásticas
(Thesis) Main arguer
Ana Rita Rodrigues (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2018/12/19 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: A disciplina de Análise e Técnicas de Composição na formação do instrumentista
President of the jury
Luís Tiago Cabrita Lopo (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/13 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Desenvolvimento e Aquisição de Competências Orais e de Oracia no 1º Ciclo do Ensino Básico e Pré-escolar
President of the jury
Pedro Miguel Sousa (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018/12/12 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Uma abordagem artístico-terapêutica da ressonância e articulação vocais através da prática de exercícios potencializadores da saúde e qualidade sonoras em contexto de aula
President of the jury
Marta Joana S. de Andrade Marques (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/12 Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Análise e técnicas de composição: O passado de hoje e o futuro do amanhã
President of the jury
João Carlos Pires Paulo (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/07 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Lagos: A estruturação do estudo individual de violino no Ensino Básico Especializado da Música
President of the jury
Pedro José A. M. de Oliveira e Sá (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/07 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Adequação do Repertório Português ao Ensino Básico e Secundário em Violino
President of the jury
Ana Rita de Oliveira Nunes (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/07 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo.
President of the jury
Andreia Filipa Vaz Fernandes (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/06 A relação entre a escola e o museu no âmbito da disciplina de História
(Thesis) Arguer
RÚBEN JOSÉ TORRES MARTINS (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/12/03 Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino da música - A motivação na aprendizagem do piano no nível básico no regime articulado
President of the jury
Claudia Filipa Botelho da Silva (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/12/03 Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionado na Academia de Música de Lagos: Abordagem da Motivação na aprendizagem de Piano
President of the jury
Shaina Karim Nazareth (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/11/21 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: A Música Contemporânea no ensino do clarinete em Portugal
President of the jury
Diogo António T. Magro Mendes (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/11/21 Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional. O Ensino de Bateria nos cursos de Iniciação: Programa curricular, competências e objectivos.
President of the jury
João Luís Português Pereira (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/11/21 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - A embocadura do saxofone, consolidação e seu processo
President of the jury
Claúdio Inácio Pereira (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/11/07 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: A bateria no contexto da música erudita contemporânea
President of the jury
Amândio José dos Reis Filipe (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/06/11 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento - o caso dos alunos do ensino oficial da música de Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
President of the jury
Dina Celeste Fernandes Hernandez (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/03/06 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: Importância do conhecimento do corpo humano no estudo dos instrumentos de sopro
President of the jury
Nuno Gabriel Alegre Lopes (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2018/02/27 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo - Práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do saxofone
President of the jury
Marina Correia Ferreira (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2017/11/28 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Regional de Évora - Eborae Música: Introdução das unhas no ensino da guitarra
President of the jury
Miguel José Pires Gromicho (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2017/04/18 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional -A importância da música de câmara na aprendizagem individual do clarinete
President of the jury
Eunice Cristina Rijo Gil (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
2017/01/28 Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina"
(Thesis) Main arguer
Angelina Lopes Luis Aguiares Ngungui (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional-A importância da música de câmara na aprendizagem individual do clarinete Eunice Cristina Rijo Gil (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Competências da geração de sentido por meio da narrativa histórica: a presença do Islam nos manuais didáticos ibero-americanos João Luís da Silva Bertolini (Other)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
2017 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Agrupamento de Escolas nº2 de Évora –EB 2,3 André Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira João Miguel Sande Linhan (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na EMCN: A embocadura do clarinetista: caraterização, detecção e resolução de problemas. Patrícia Pereira Camelo (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Relatório da prática de Ensino Supervisionada em Educação Física na Escola Secundária/3 André de Gouveia Marcelo José Castanho Ruivo Martins Ribeiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico - Conceções Alternativas em Ciência Jessica Marcos Calvinho (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico - A articulação integrada do saber Bruna Filipa Santos Duarte (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Ensinar e aprender História do presente em Angola. Os manuais e os professores Herculano Sousa Branco (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2015 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada por Bruno Miguel Garcia Gonçalves na Escola Básica 2,3 Conde Vilalva, em Évora Bruno Miguel Garcia Gonçalves (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015 A prática de exercicios regulares desenvolvida com idosos atendidos no programa "Cabelos de Prata", na cidade de Boa Vista/Roraíma/Brasil Francisco Ronaldo Bezerra Melo (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º CEB: Interações promotoras de aprendizagens de qualidade Rita Isabel Aresta Gaisita (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015 História na sala de aulas. O saber dos alunos, métodos e meios de ensino-aprendizagem Alice Ndeumona Ivone Hikimote (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 A Educação no processo de interação entre o enfermeiro e a pessoa idosa/família na comunidade Esperança Gago Alves Pereira (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2014 O papel do manual de História no desenvolvimento de competências: um estudo com professores e alunos do ensino secundário Maria Isabel Bexiga Afonso (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Das coisas nascem coisas Dileydi Florez (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 Perfis de liderança em contexto escolar Maria de Fátima Cortes (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Qualidade de vida em meio Laboral dos profissionais de enfermagem Cristiane Silva (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Compreender a abstinência e o consumo de álcool entre escolares dos ensinos básico e secundário Maria Aurora Boné (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Bibliotecas Escolares Ana Margarida Cabral (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Um contributo para a estruturação e criação do Serviço Educativo da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça Nélia Silva Castelo (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula Nádia Fernandes (Master)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2014 Avaliação da Adequação Nutricional das refeições consumidas pelos escolares de 06 anos da Fundação Bradesco no Estado de Roraima-Brasil Zuleide Possidônio Torres Rebouças (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do ENsino Bàsico - Desocultar a matemática à nossa volta Joana Margarida Malarranha Cambeiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: O desenvolvimento do raciocinio matemático Vera Lúcia Canha Sezões (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência : um estudo com alunos do ensino secundário Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A relação entre educadores e a familia das crianças Sandra Cristina Ferreira Valadas (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Gravidez na Adolescência em Boa Vista-Roraima (Brasil) no Ano de 2010: Factores Predisponentes e Medidas de Prevenção Maria de La Paz Perez Sampaio (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - Trabalho por Projetos na Educação de Infância Isabel Patrícia Brito Fonseca (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré-escolar: Educação e Desenvolvimento Sustentável na Infância Inês Carrinho Rocha (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico: O Despertar para as Ciências Ana do Rosário de Carvalho Arcadinho (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Vivências e práticas de envolvimento das familias na educação escolar das crianças Mariana Gonçalves Pascoal (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água Célia Maria dos Santos Louzeiro da Silva (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Atitudes dos adolecestes face à Educação Sexual na Escola. Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção Elsa de Jesus da Fonseca Viana (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 O Fortelacimento e a Potencialização da Mulher Sobrevivente à Violência Doméstica Luzia Silva Rodrigues (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Contributo para a qualidade de vida no trabalho dos médicos, atuantes na atenção Básicca, no estado de Roraima, Brasil Alberto Ignacio Olivares Olivares (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2013 A qualidade de vida, associada à saúde, dos participantes com mais de 64 anos no "Projecto Sénior" do Municipio de Arraiolos Sílvia Cristina Tirapicos Pinto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação PréEscolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: aprender através de diferentes linguagens Verónica Fernades Coelho (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 A alimentação dos alunos no refeitório: Um Estudo numa Escola de 2º e 3º Ciclos. Elsa Cristina Pereira Reis (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012 Educação para a saude alimentar de crianças dos 7 aos 9 anos Catarina da Silva Lobato (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 Avaliação do Potencial de Desenvolvimento no Jardim de Infância Estudo da relação entre a percepção das Educadoras de Infância. O potencial da criança e as caracteristicas sócio-económicas, da familia, na cidade de Évora. Maria Manuela Serralheiro Barrão Iglésias (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011 O Controle Social e da Educação Permanente no Conselho Estadual de Saúde de Roraima: contributos para o seu conhecimento Joseneide Viana de Almeida (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2009 Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele: compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu Alamir Muncio Compagnoni (Master)
Universidade Federal do Paraná, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2015/07 - Current Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica
2005/07 - Current History Educators International Research Network [HEIRNET]
1987 - Current Associação de Professores de História

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2015/01 - Current Membro de Conselho Científico
Member
Universidade de Évora, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/04 - Current Sons e Imagens de Abril (Outros)
2018 - Current Curso de Formação Cidadania e Igualdade de género na Educação Básica - POISE-03-4436-FSE-000586 (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Didática da História (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Investigação em Educação (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Ensino do Meio Físico e Social (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Didática do Meio Físico e Social (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Metodologias do Ensino da História (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Metodologias de Investigação em Educação (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Seminário de Investigação II (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Conhecimento do Mundo na Infância (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2001/07 - Current Didática do Estudo do Meio (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2017 Quem conta um conto – História para os mais pequenos Aperfeiçoamento (Curso médio) Sindicato dos Professores da Zona Sul, Portugal
2015 - 2015 Oficina de Formação “Género, Cidadania e Educação” Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade de Évora e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal
2014 - 2014 OFICINA DE FORMAÇÃO Género, Cidadania e Educação Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade de Évora e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., Portugal
2011 - 2011 Oficina de Formação - Planificação de experiências de aprendizagem para o desenvolvimento de competências em História Especialização (Curso médio) Associação de Professores de História, Portugal
1991/12 - 2001/06 Prática Pedagógica Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
1991/12 - 2001/06 Estágio Pedagógico Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
1991/12 - 2001/06 Didáctica da História Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2015 - Current Painel FCT - Ciências da Educação - Bolsas de doutoramento e pós doutoramento

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2010/07/16 - 2010 Acesso ao Ensino Superior Acesso ao Ensino Superior

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2017/06/30 - Current Altus Ciências Faculdade Cidade de João Pinheiro
2017/05/02 - Current ATINER- Athens Journal of Education-
2012/07/28 - Current REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA – REDUH – LAPEDUH - UFPR LAPEDUH
2012/06/01 - Current History Research David Publishing Company
Current HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA - Revista Acadêmica Multidisciplinar da Faculdade do Noroeste de Minas
2012/01/15 - 2012/01/15 IBER, Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia Graó
Distinctions

Other distinction

1981 Melhor Aluno do curso de História
Fundação Engº António José de Almeida, Portugal