???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Paula Silva

Citation names

  • Silva, Paula

Author identifiers

Ciência ID
6B17-B552-4120
ORCID iD
0000-0003-4231-9469

Email addresses

  • psilva@fade.up.pt (Professional)

Addresses

  • Faculdade de Desporto UP. Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200.450, Porto, Porto, Portugal (Professional)
Education
Degree Classification
2005
Concluded
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A Construção/ Estruturação do Género na Aula de Educação Física no Ensino Secundário" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade do Porto, Faculdade de Desporto, CIAFEL, Portugal
2005/12/22 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto, Portugal
2005 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Centro de Investigação em Actividade Física Saúde e Lazer, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010/04 - 2013/09 Objectively measured physical activity and obesity in adolescents: Study of personal, social and environmental determinants Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010/04 - 2013/09 Objectively measured physical activity and obesity in adolescents: Study of personal, social and environmental determinants Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010/05 - 2012/04 Body perceptions and physical activity patterns of older adults. Analysis of the effects of a multicomponent exercise program on functionality, cardiovascular health and physicality. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2007/10 - 2009/12 Effect of a Physical Activity Program on functionality and socialization of elderly women Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Contract

Designation Funders
2021/01/15 - 2024/01/14 Let’s move Europa: School-based promotion of healthy lifestyles to prevent obesity
Researcher
Universidade do Porto - CIAFEL, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2021 - 2024 DITE – Diverse Internationalisation of Teacher Education
Researcher
Universidade do Porto, Portugal
Erasmus+ KA220 Cooperation partnerships in higher education
Ongoing
2019 - 2022 ACTivate classroom teachers - Teachers on the move
019-1-NO01-KA203-060324
Researcher
Ongoing
2010/04/01 - 2013/09/30 Actividade física objectivamente avaliada e obesidade em adolescentes: Estudo dos determinantes pessoais, sociais e ambientais
PTDC/DES/099018/2008
Universidade do Porto Centro de Investigação em Actividade Física Saúde e Lazer, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/05/01 - 2012/04/30 Percepções corporais e padrões de actividade física em idosos. Análise do efeito de um programa multicomponente de exercício físico na funcionalidade, saúde cardiovascular e fisicalidade.
PTDC/DES/102094/2008
Universidade do Porto Centro de Investigação em Actividade Física Saúde e Lazer, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/10/01 - 2009/12/31 Contributo de um programa de actividade física na funcionalidade e socialização das mulheres idosas
PTDC/DES/70261/2006
Universidade do Porto Centro de Investigação em Actividade Física Saúde e Lazer, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/10/01 - 2009/09/30 Iniquidades sociais, ambientais e de género na prática de actividade física e desportiva de adolescentes
PTDC/DES/72160/2006
Universidade do Porto Centro de Investigação em Actividade Física Saúde e Lazer, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Conhecimento, género e cidadania no ensino secundário. Portugal. 2017.
  2. Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Conhecimento, género e cidadania no ensino secundário. Portugal. 2017.
  3. Teresa Pinto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação género e cidadania: 3º ciclo do ensino básico. Portugal. 2015.
  4. Teresa Pinto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação género e cidadania: 3º ciclo do ensino básico. Portugal. 2015.
  5. Teresa Pinto; Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Education guide gender and citizenship: 3rd cycle. Portugal. 2013.
  6. Silva, Paula. Géneros, masculinidades y diversidad: Educación Física, deporte e identidades masculinas. Barcelona, Spain: Octaedro. 2013.
    Published
  7. Clarinda Pomar; Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal. 2012.
  8. Clarinda Pomar; Faculdade de Desporto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal. 2012.
  9. Teresa Pinto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação, género e cidadania: 3º ciclo do ensino básico. Portugal. 2009.
  10. Teresa Pinto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Guião de educação, género e cidadania: 3º ciclo do ensino básico. Portugal. 2009.
  11. Silva, Paula; Paula Botelho-Gomes; Queirós, Paula. Equidade na Educação. Educação Física e Desporto na Escola / Equity on Education. Physical Education and Sport at School.. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa a Mulher e o Desporto. 2000.
    Published
Book chapter
  1. "Mulheres Atletas de Mixed Martial Arts e o Empoderamento no Esporte.". In Gênero e Diversidade na Educação, 334-346. Santa Maria, Brazil: Arco Editores, 2021.
    Published
  2. "A Importância da dimensão reflexiva na formação de professores: o caso de uma estudante estagiária de Educação Física.". In Actualidades en educación física y deporte 2021, 143-162. Guadalajara, Mexico, 2021.
    Published
  3. "O impacto das crenças na formação inicial de professores de Educação Física.". In Actualidades en educación física y deporte 2020, 75-92. Guadalajara, Mexico: Universidad de Guadalajara, 2020.
  4. Silva, Paula; Queirós, Paula. "Fixar as questões de género no projeto de identidade profissional de professores e professoras". In Desporto, Género e Sexualidade, 85-100. Lisboa, Portugal: José Manuel Constantino e Maria Machado (Coords.). Visão & Contextos, 2018.
    Published
Journal article
  1. Grasiela Oliveira Santana da Silva; Angelita Alice Jaeger; Paula Silva. "MMA and Cultural Industry: A look at the trajectory and training of female fighters". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (2023): https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.12.
    10.22355/exaequo.2023.48.12
  2. Flávia Borges-Machado; Duarte Barros; Paula Silva; Pedro Marques; Joana Carvalho; Oscar Ribeiro. "Should Caregivers Also Be Included in Multicomponent Physical-Exercise-Based Interventions for People with a Neurocognitive Disorder? The Caregivers’ Perspective". Geriatrics (2023): https://doi.org/10.3390/geriatrics8050086.
    10.3390/geriatrics8050086
  3. Grasiela Oliveira Santana da Silva; Angelita Alice Jaeger; Paula Silva. "SPORT STUDENT TEACHERS’ DISCOURSES ABOUT FEMALE ATHLETES IN MIXED MARTIAL ARTS". Movimento (Porto Alegre) 27 (2021): e27037-e27037. https://doi.org/10.22456/1982-8918.103726.
    10.22456/1982-8918.103726
  4. Simone Medeiros de Oliveira; Maria Paula Maia dos Santos; Paula Silva. "Políticas públicas locais para promoção da atividade física das crianças nos parques públicos". Physis: Revista de Saúde Coletiva 31 1 (2021): https://doi.org/10.1590/s0103-73312021310121.
    10.1590/s0103-73312021310121
  5. Mourão, Ludmila; Silva, Paula; Goellner, Silvana Vilodre; Gomes, Paula Botelho. "Strategies of resistance and empowerment of portuguese women coaches in sports". Journal of Physical Education 31 1 (2020): http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3109.
    10.4025/jphyseduc.v31i1.3109
  6. Silva, Paula. "MUSAS FITNESS E A TRÍADE CORPO-CONSUMO-FELICIDADE". Movimento (ESEFID/UFRGS) (2020): http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.86634.
    10.22456/1982-8918.86634
  7. Silva, Paula. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: HOMOFOBIA, HETEROSSEXISMO E AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES". Movimento (ESEFID/UFRGS) (2019): http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.88681.
    10.22456/1982-8918.88681
  8. Silva, Paula. "Abstracts presented at International Congress CIDESD 2019". Motricidade (2019): https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/16967.
    10.6063/MOTRICIDADE.16967
  9. Simone Medeiros Oliveira; Paula Silva; Maria Paula Maia dos Santos. "“Crianças, vamos ao parque?” - Percepções sobre a utilização de parques públicos por crianças". Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (2018): https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0011.
    10.12820/rbafs.23e0011
  10. Simone Medeiros de Oliveira; Maria Paula Maia dos Santos; Paula Silva. "Crianças nos parques: segurança acima de tudo". Physis: Revista de Saúde Coletiva 28 2 (2018): https://doi.org/10.1590/s0103-73312018280207.
    10.1590/s0103-73312018280207
  11. Silva, Paula; Angelita Alice Jaeger; Pedro Valdivia-Moral. "Percepción de los estudiantes sobre comportamientos homofóbicos y heterosexistas en educación física". Revista de Psicología del Deporte/Journal of Sport Psychology 27 2 (2018): 39-46. https://www.rpd-online.com/article/view/1886.
  12. Silva, Paula; Valdívia-Moral, Pedro; Jaeger, Angelita Alice. "Students perceptions on homophobic and heterosexist behaviors in physical education". Journal of Sport Psychology 27 2 (2018): 39-46.
    Open access • Published
  13. Silva, P; Jaeger, AA; Valdivia Moral, P. "Students perceptions on homophobic and heterosexist behaviors in physical education". REVISTA DE PSICOLOGIA DEL DEPORTE (2018): https://www.authenticus.pt/P-00P-S9G.
  14. Carrapatoso, S.; Silva, P.; Purakom, A.; Novais, C.; Colaço, P.; Carvalho, J.. "The Experience of Older Adults in a Walking Program at Individual, Interpersonal, and Environmental Levels". Activities, Adaptation and Aging 41 1 (2017): 72-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014963974&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/01924788.2016.1272393
  15. "Perceptions of the Neighborhood Environment Associated With Walking at Recommended Intensity and Volume Levels in Recreational Senior Walkers". Journal of Housing For the Elderly (2017): https://doi.org/10.1080/02763893.2017.1393485.
    https://doi.org/10.1080/02763893.2017.1393485
  16. Silva, P.; Santos, M.P.. "Playing outdoor and practising sport: A study of physical activity levels in Portuguese children". European Journal of Sport Science (2016): 1-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986182365&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17461391.2016.1226389
  17. "Mulheres no Mixed Martial Arts: Corpos fora do lugar?". Revista Portuguesa Ciências do Desporto (2016):
    http://doi.org/10.5628/rpcd.16.S2A.107
  18. Silva, P; Rocha, L; Queiros, P; Novais, C; Botelho Gomes, P; Carvalho, J. "AGEING AND GENDER: FUNCTIONALITY AND BODY'S PERCEPTIONS OF OLDER WOMEN SUBMITTED TO AN EXERCISE PROGRAM". JOURNAL OF SPORT AND HEALTH RESEARCH (2015): https://www.authenticus.pt/P-00P-B4E.
  19. "Diálogos em torno dos significados do corpo no envelhecimento. Um estudo com pessoas idosas inscritas num programa de Atividade Física". Estud. interdiscipl. envelhec. (2014):
    https://doi.org/10.22456/2316-2171.29610
  20. Goellner, S.V.; Silva, P.; Botelho-Gomes, P.. "Under-representation of women's football in the Portuguese sports newspaper: A study of Algarve women's football cup | sub-representação do futebol praticado por mulheres no jornalismo esportivo de Portugal: Um estudo sobre a Algarve women's football cup". Movimento 19 3 (2013): 171-189. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882581320&partnerID=MN8TOARS.
  21. Goellner, SV; Silva, P; Botelho Gomes, P. "Under-representation of football played by women in Portugal's sport journalism: a study of the Algarve women's football cup". MOVIMENTO (2013): https://www.authenticus.pt/P-006-K88.
  22. Silva, P.; Botelho-Gomes, P.; Goellner, S.V.. "Masculinities and sport: The emphasis on hegemonic masculinity in Portuguese physical education classes". International Journal of Qualitative Studies in Education 25 3 (2012): 269-291. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859709010&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09518398.2010.529846
  23. "Género, Sexualidade e Atividade Física: Uma leitura sobre Masculinidades e Feminilidades (re) construídas à luz do Envelhecer". Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 9(1), 9-21. 9 1 (2012): 9-21.
    Published
  24. Paula Botelho-Gomes; Paula Silva; Carina Novais; Joana Carvalho. "Estudo dos efeitos de um programa de atividade física no (re)posicionamento da identidade física de mulheres idosas". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 11 1 (2011): 75-89. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.11.01.75.
    10.5628/rpcd.11.01.75
  25. "Cambios en la percepción del cuerpo de mujeres de edad avanzada, a través de un programa de actividad física". European Journal of Human Movement 26 (2011): 55-65. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3668295.
    Published
  26. Jaeger, A.A.; Gomes, P.B.; Silva, P.; Goellner, S.V.. "Paths followed by women in sports in portugal: Asymmetries, resistances and possibilities | Trajetórias de mulheres no esporte em Portugal: Assimetrias, resistências e possibilidades". Movimento 16 1 (2010): 245-267. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78549282797&partnerID=MN8TOARS.
  27. Queiros, P.; Silva, P.; Martins, I.; Matos, Z.; Chova, LG; Belenguer, DM; Torres, IC. "USING TECHNOLOGY IN PRE-SERVICE TEACHER EDUCATION PROGRAM IN UNIVERSITY OF PORTO: AN EXPERIENCE WITH E-PORTFOLIOS". Edulearn10: International Conference on Education and New Learning Technologies (2010): 1999-2004. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318781701147&KeyUID=WOS:000318781701147.
  28. Jaeger, AA; Gomes, PB; Silva, P; Goellner, SV. "Paths followed by women in sports in Portugal: asymmetries, resistances and possibilities". MOVIMENTO (2010): https://www.authenticus.pt/P-003-C1Y.
  29. Paula Silva; Paula Botelho Gomes; Silvana Goellner. "As relações de género no espaço da educação física — a percepção de alunos e alunas". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2008 3 (2008): 396-405. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.08.03.396.
    10.5628/rpcd.08.03.396
  30. Silva, P.. "Educação Física, Desporto e Género: o caminho percorrido na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)". Movimento (2006): https://seer.ufrgs.br/movimento/article/view/2890.
    doi.org/10.22456/1982-8918.2890
  31. Silva, P.. "Acerca do debate metodológico na investigação feminista". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2005): https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.5_nr.3/2.03.p_silva.pdf.
    doi.org/10.5628/rpcd.05.03.358
Thesis / Dissertation
  1. Ana Cristina Viana Campos. "Envelhecimento, gênero e qualidade de vida". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/1843/ODON-9PWQDB.
  2. Nelba Souza. "O efeito de um programa de actividade física nas percepções corporais e no reposicionamento da identidade corpórea de mulheres idosas". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10216/96426.
  3. Miriam Pontes. "Currículo oculto e a linguagem nas actividades de enriquecimento curricular [documento electrónico] : estudo de caso de um professor e de uma professora de Actividade Física e Desportiva". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10216/101894.
  4. Ana Gomes. "Avaliação e género na educação física : perspectiva de docentes e discentes do ensino secundário". Master, 2007. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/91583.
  5. Paula Silva. "A construção-estruturação do género na aula de educação física no ensino secundário". PhD, 2005. http://hdl.handle.net/10216/97434.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - Current O papel da reflexão no decorrer do Estágio Profissional: um estudo de caso com professores-estagiários de Educação Física
Co-supervisor
Ciências do Desporto (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 - Current Aprendizagem Fisicamente Ativa – da metodologia de Ensino a um conceito de cultura de escola
Supervisor
Atividade Física e Saúde (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 - Current A Igualdade e a Justiça Social na Formação Inicial de Professores/as de Educação Física
Supervisor
Ciências do Desporto (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2019/12/09 As mulheres atletas de Mixed Martials Arts: uma perspetiva de género
Supervisor
Atividade Física e Saúde (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 - 2016/03/16 Relationships of walking at individual, interpersonal and environmental levels among seniors
Co-supervisor
Atividade Física e Saúde (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio Profissional "O caminho para o sonho do ensino: o início da caminhada de ser professora"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio Profissional "Uma etapa, uma vida"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio Profissional "Um ponto de viragem: (Re)Construção de um novo Ser".
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio Profissional "Aprender para ensinar: Os conhecimentos adquiridos ao longo de uma viagem pela Escola"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio Profissional "Ensinar aprendendo: a dura caminhada de um professor estagiário"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio Profissional - O Estágio Profissional: Um caminho definido por metas na procura da melhoria.
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio Profissional "-A Educação Física e as Necessidades Educativas Especiais de Mãos Dadas"-.
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2015 A (re)descoberta da Profissão de Professor de Educação Física: da teoria à prática"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio Profissional - Ensinar: correlação ação/reflexão na prática docente.
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2014 Elementos facilitadores e inibidores da prática de atividade física em adultos com Síndrome de Down.
Supervisor
Actividade Física Adaptada (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2014 O Trajeto Percorrido na Procura da Mestria de Ser Professora de Educação Física
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio Profissional - "Reflexão sobre o percurso pessoal e profissional enquanto Professor de Educação Física"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio Profissional - "Ensinar e Aprender: uma tarefa multifacetada"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - O FINAL DA EXPERIÊNCIA, O INICIO DA REALIDADE
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - QUAIS AS MELHORES ESTRATÉGIAS A ADOTAR QUANDO ESTAMOS PERANTE UMA TURMA HETEROGÉNEA
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional "Construção e desenvolvimento de um sonho".
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - "Prática Docente - O Desafio Inicial"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - MOTIVAÇÃO. UM FATOR DE SUCESSO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - Um Passado Sempre Presente
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional "Educação Física: A opção"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - Caminhos Atríbulados na Procura da Minha Identidade Enquanto Professora
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Estágio Profissional - "ESTÁGIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE CONTRÍBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR"
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/04/21 Pedagogia Feminista y Educacion Física: diseno y analisis de la intervención Deportigualízate
(Thesis) Arguer
Marina Castro Garcia (PhD)
Universidade da Coruña, Spain
2022/09 Propuesta Metodologica para la Enseñanza de las Habilidades Técnico-Tácticas del Balonmano en Etapas de Formación a partir del Desarrollo de las Dimensiones que Componen al Ser Humano: Fundamentos desde la Teoría de los Sistemas Dinámicos Complejos
(Thesis) Arguer
Sebastián Ignacio Espoz Lazo (PhD)
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Spain
2020/07/29 Metas académicas y estrategias de aprendizaje en futuros profesionales de la salud en entorno formativo ecuatoriano.
(Thesis) Arguer
Don Yosbanys Roque Herrera (PhD)
Universidad de Jaén, Spain
2019/01/31 Educação Física. A saga de uma profissão: Contributos dos congressos da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física para a definição e afirmação profissional.
(Thesis) Arguer
Carlos Alberto Camilo Nascimento (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019/01/31 O estilo de vida e o envelhecimento de mulheres sem filhos/as
(Thesis) Arguer
Vaessa Juliane da Silva Roth (Master)
Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
2019/01/10 Asociación entre Estilos de Vida Saludables, Autoestima y Calidad de Vida Relacionada com la Salud en Escolares
(Thesis) Arguer
José Joaquin Muros Molina (PhD)
Universidad de Jaén Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Spain
2017/09/25 A influência parental para a promoção de um estilo de vida ativo na prevenção da obesidade infantil.
(Thesis) Arguer
Maria João Vaz da Cruz Lagoa (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Distinctions

Award

2006 Prémio Mulher Investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal

Other distinction

2019 ALL IN: Towards gender balance in sport - 25 best practices (Education Guides for Gender and Citizenship Project – A Strategy to Gender Mainstreaming Education.) Distinção