???global.info.a_carregar???
Soraia Valy Lourenço é licenciada em Linguística e mestre em Metodologia do Ensino de PLE/PL2 pela Faculdade de Letras da UL e possui a componente curricular do Doutoramento em Língua e Cultura Portuguesa em PLE / L2 pela mesma faculdade. Desde abril de 2024 é Formadora de Professores em PLNM, colaborando com os CFAE do Oeste e AlmadaForma. Atualmente é docente no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, em Óbidos e docente de QZP, tendo lecionado Português Língua de Acolhimento (PLA) e PLNM. De 2023 a 2024 lecionou turmas do ensino profissional (11.º e 12.º anos), no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha. Entre 2022 e 2024 foi perita em língua portuguesa integrando o projeto Pro-português (implementado em Timor-Leste). Entre 2019 e 2022, foi agente de cooperação do Estado português em Timor-Leste, fazendo parte da equipa de peritos em Língua Portuguesa da Unidade de Implementação do Camões, IP, no âmbito do Projeto de Cooperação delegada"Parceria para a Melhoria da Prestação de Serviços através do Reforço da Gestão e Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste", cofinanciado pela União Europeia e implementado pelo Camões, I.P. . Enquanto Perita em LP era responsável pela conceção e implementação da formação em português para fins específicos das áreas de prevenção e investigação criminal e auditoria financeira. Entre julho e dezembro de 2018, foi professora visitante na UNTL e formadora de português para fins específicos na área da saúde, no HNGV em Díli. Entre outubro de 2010 e setembro de 2017, foi Leitora de PLE do Camões, IP na Faculdade de Letras da Universidade de Zagreb, na Croácia, lecionando PLE na Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas. Durante esse período acumulou as funções de diretora do Centro de Língua Portuguesa de Zagreb, onde implementou, concebeu e lecionou cursos de PLE para o público em geral, orientou estágios, coordenou a realização de exames internacionais (CAPLE), dirigiu o Centro de Exames na Croácia, contribuiu para a implementação do projeto de ensino de PLE em 4 escolas secundárias de Zagreb e participou na organização e dinamização de diversas atividades culturais no seio académico e em espaços públicos. Enquanto Leitora acumulou também funções de representante de Ação Cultural junto da Embaixada de Portugal em Zagreb, tendo representado o Camões, IP enquanto membro efetivo de EUNIC Croácia desde 2010, sendo que entre 2016 e 2017 em representação do Camões, IP assumiu a Presidência de EUNIC Croácia. Entre novembro de 2006 e setembro de 2010, enquanto agente de cooperação em Timor-Leste, foi formadora de professores, sendo responsável pela conceção de materiais didáticos, supervisão e formação de formadores, entre outras atividades. Entre 1999 e 2005 lecionou em Portugal no ensino básico e secundário. Soraia Lourenço possui uma Pós-graduação em ¿Portugal e os pós-colonialismos¿ e especialização em ¿Estudos pós-coloniais do Atlântico Sul¿. Possui também formação em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e em Construção de Materiais Interativos para Português L2 na Web 2.0. É autora de "Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste" (Lidel, 2011) e de diversos artigos na área do português em Timor-Leste, do português para falantes de outras línguas e do português para fins específicos.
Identification

Personal identification

Full name
Soraia Valy Mamade Feiteira Lourenço
Gender
Female

Citation names

  • Soraia Lourenço
  • Soraia Valy Lourenço

Author identifiers

Ciência ID
6A12-07ED-F4E8
ORCID iD
0000-0002-4470-6975

Email addresses

  • svlourenco@hotmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Literatures
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
French Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
German Beginner (A1) Elementary (A2) Beginner (A1) Elementary (A2)
Russian Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Croatian Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2022
Concluded
Formação Pedagógia Contínua do formador à Distância (E-Formador) (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in e-learning
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2016
Concluded
Doutoramento em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013/05
Concluded
Portugal e os pós-colonialismos: conceitos, contextos e vozes (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2012
Concluded
Estudos pós-coloniais do Atlântico Sul (Especialização pós-licenciatura)
Università degli Studi di Bologna Dipartimento di Filologia Classica e Italianistica, Italy
2009/04/14
Concluded
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Major in Metodologia do Ensino do Português LE/L2
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom
1994 - 1999
Concluded
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/07 - 2018/12 Visiting Professor (University Teacher) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor-Leste
2011/10/01 - 2017/09/30 Lecturer (University Teacher) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Sveucili¿te u Zagrebu Filozofski fakultet, Croatia
(...)

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2024/09/02 - 2025/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
AE Josefa de Óbidos, Portugal
2023/09/06 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
AE Rafael Bordalo Pinheiro, Portugal
1998/09 - 2005/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2010 - 2017 Coordenadora do Centro de Língua Portuguesa de Zagreb Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Sveucili¿te u Zagrebu Filozofski fakultet, Croatia

Others

Category
Host institution
Employer
2024/10 - Current Formadora de Professores certificada pelo CCPFC CFAE Oeste, Portugal
AE Rafael Bordalo Pinheiro, Portugal
2024/04 - Current Formadora de Professores certificada pelo CCPFC CFAE AlmadaForma, Portugal
2022/10/01 - 2024/08/31 Perita em Língua Portuguesa /Professora de Português para Fins Específicos (Agente de Cooperação) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2019 - 2022/01/31 Perita em Língua Portuguesa / Professora de Português para Fins Específicos (Agente de Cooperação) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Projeto PFMO - Public Financial Management and Oversight/ Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste , Timor-Leste
2006/11 - 2008/06 Formadora de Professores em Língua Portuguesa em Timor-Leste Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Projeto de Reintrodução da Língua Portuguesa (IPAD), Timor-Leste
(...)
Outputs

Publications

Book
  1. Soraia Valy Lourenço. Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste. Portugal: LIDEL. 2011.
Book chapter
  1. Soraia Lourenço; Nuno Carlos Almeida; Batoréo, Hanna. "Aspetos da Realidade do Português como Língua Oficial de Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência". In Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna. 2017.
    Published
Conference paper
  1. Soraia Lourenço. "A Globalização do Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: lusofonia e internacionalização". Paper presented in Língua Portuguesa na Europa Central: Estudos e Perspetivas, Praga, 2016.
    Published
  2. Soraia Lourenço. "Lusofonia(s) Hoje: Timor-Leste e a idealização de um espaço lusófono". Paper presented in Interfaces da Lusofonia, Braga, 2013.
    Published
  3. Soraia Valy Lourenço. "O Manual de português para falantes de outras línguas - progressos e desafios: o caso croata". 2013.
    Published
  4. Soraia Lourenço. "O Futuro da Língua Portuguesa em Timor-Leste". Paper presented in III SIMELP: A Formação de novas gerações de falantes de português no mundo, 2011.
    Published
  5. Soraia Valy Lourenço. "O Manual de Português para Falantes de Outras Línguas". Macau, 2011.
    Published
Manual
  1. Soraia Lourenço. Manual de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Prevenção e Investigação Criminal B2. Timor-Leste. 2021.
    Published
Activities

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2010 - 2017 No âmbito da dinamização do Centro de Língua Portuguesa de Zagreb foram organizadas conferências e atividades culturais de âmbito académico e no seio da comunidade em geral. (2016 - 2016)
Conference (Co-organisor)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018/09/10 A importância na construção de frases com verbos no presente do indicativo no 10º ano da Escola Secundária Pública de Quelicai
Thesis Member
Justina Belo (Other)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor-Leste

Association member

Society Organization name Role
2011 - 2017 EUNIC Croácia Representante do Camões, IP e Presidente do grupo (1 ano)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/04 - Current Formação contínua de professores em PLNM
2025/04 - 2025/06 PLNM (A1/A2)
2024/10 - 2025 Português Língua de Acolhimento (A1/ A2)
2024/10 - 2024/12 Formação Contínua de Professores em PLNM
2023 - 2024 Português no Ensino profissional (10.º, 11.º e 12.º)
2021/08 - 2021/11 Português para Fins Específicos Administração e Finanças
2019/02/01 - 2021 Português para Fins Específicos em Auditoria Financeira
2019/02 - 2019/12 Português para Fins Específicos na área de Prevenção e Investigação Criminal
2018/08 - 2018/12 Análise e Produção de Materiais Didáticos Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa (Licence)
2018/08 - 2018/12 Língua Portuguesa 6 Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa (Licence)
2018/07 - 2018/09 Português para Fins Específicos na área da Saúde - especialidade Pediatria Mestrado em Pediatria (Magister)
2013 - 2017 Cursos de PLE para o público em geral (A1-B2).
2010 - 2017 Língua Portuguesa 1 Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas (Licence) Sveucili¿te u Zagrebu Filozofski fakultet, Croatia
2010 - 2017 Língua Portuguesa 2 (Licence)
2010 - 2017 Língua Portuguesa 3 (Licence)
2010 - 2017 Língua Portuguesa 4 (Licence)
2010 - 2017 Língua Portuguesa 5 (Licence)
2010 - 2017 Língua Portuguesa 6 (Licence)

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2013 - 2013 Vijesti iz Kulture Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas
2013 - 2013 Dobro Jutro Hrvatska Doces típicos do Natal em Portugal

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2020/07 - 2021/11 Português para Auditoria Financeira Inspeção Geral do Estado (Timor-Leste)(
2018/07 - 2018/08 Português académico ( para frequência de cursos superiores em Portugal) Natalia Ximenes Pereira
2018/07 - 2018/08 Português académico (para frequência de curso superior em Portugal) Mariazinha Ferreira da Conceição

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2018/08 - 2018/12 Defesa de monografia de final de licenciatura
Distinctions

Other distinction

2021 Carta de Louvor
Inspeção Geral do Estado, Timor-Leste