???global.info.a_carregar???
Cristina Rebelo Leandro. Licenciatura em Dança e Doutoramento em Motricidade Humana- especialidade de Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Professora-Adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra. Assume atividades de docência na área da Dança ao nível das diferentes Licenciaturas e Mestrados. Co autoria do Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Investigadora do Centro de Estudo em Etnomusicologia em Música e Dança (INET-MD) do pólo da FMH. Formadora de Dança, no âmbito da formação de docentes na zona de Coimbra, do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua na área A31- Expressão/Dança. Membro da daCi (Dance and the Child International).
Identification

Personal identification

Full name
Cristina Rebelo Leandro

Citation names

  • Rebelo Leandro, Cristina

Author identifiers

Ciência ID
6916-1C7E-2CB9
ORCID iD
0000-0003-3987-0348

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Arts
Education
Degree Classification
2015/06/30
Concluded
Motricidade Humana (Doutoramento)
Major in Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"A Dança Criativa e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributos de uma abordagem interdisciplinar no Estudo do Meio, no Português, na Matemática e na atitude criativa" (THESIS/DISSERTATION)
2001/05/05
Concluded
Educação Especial (Mestrado)
Major in Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1995
Concluded
Dança (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"A Dança no Concelho de Coimbra" (THESIS/DISSERTATION)
Bom - 15 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1996/04 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017 - 2021 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Rebelo Leandro, Cristina ; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Melo, Filipe. "Dança Criativa na Educação: uma perspetiva de aprendizagem interdisciplinar". edited by Tavares, Gilead; Roubaud, Maria Luísa, 143-164. Curitiba, Brazil: Editora CRV, 2020.
    Published
  2. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Dias, gonçalo; Mendes, Rui. "Prática intergeracional e interdisciplinar no Ensino Básico". In Gerontomotricidade: actividades lúdicas e pedagógicas para um corpo envelhecido, edited by Mendes, Rui; Serra e Silva, Polybio; Branquinho, Maria Aurora, 69-99. Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2015.
    Published
Journal article
  1. Cabral, Pedro; Campos, Francisco; Fachada, Miguel; Santos, Ana Paula; Gomes, Ricardo; Rebelo Leandro, Cristina. "Extended School Time: Impact on Learning and Teaching". European Journal of Educational Research 10 1 (2021): 353-365. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.1.353.
    Published • 10.12973/eu-jer.10.1.353
  2. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Campos, Francisco; Fachada, Miguel; Santos, Ana Paula. "Projeto Criar+. Escola a Tempo Integral no 2.º Ciclo do Ensino Básico.". Revista do Centro de Formação da Associação de Escolas Nova Ágora. Número temático “Desafios e Caminhos de Autonomia” 7 (2020): 20-24.
    Published
  3. Pedro Cabral Mendes; Cristina Leandro; Francisco Campos; Lisete Mónico; Pedro Parreira; Ricardo Gomes. "Interdisciplinary and Intergenerational Project, Ulisses’ Pirate:". Journal of Interdisciplinary Studies in Education 8 1 (2019): 63-75. https://doi.org/10.32674/jise.v8i1.853.
    10.32674/jise.v8i1.853
  4. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Pereira, Isabel. "A trupe do mar em andanças pela escola - Um Projeto interdisciplinar e intergeracional no 2.º Ciclo do Ensino Básico.". EXEDRA - Revista Científica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra. Número temático “EIPE2019 Encontro em Investigação e Práticas em Educação” (2019): 99-117.
    Published
  5. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Campos, Francisco; Mónico, L.; Parreira, Pedro; gomes, ricardo miguel. "Interdisciplinary and intergenerational project, “Ulisses’ Pirate”. An empirical study in the context of basic education". 8 1 (2019): 63-75.
    Published
  6. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Campos, Francisco; Parreira, Pedro; Mónico, Lisete. "Projeto de escola a tempo inteiro para o 6.ºano de escolaridade: “O Pirata de Ulisses”". 52 2 (2018): 47-68.
    Published
  7. Campos, Francisco; Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Martins, Fernando; Melo, ricardo José; gomes, ricardo miguel; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio. "Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis. Proposta de recriação e trabalho interdisciplinar.". Educación a través del deporte: actividad física y valores . (G. Galdón, C. Milla, L. Mora, R. Gutiérrez & A. Sanchéz (Eds.)). Jaén: Asociación Didáctica Andalucía. (2018): 163-177.
    Published
  8. Rebelo Leandro, Cristina ; Monteiro, Elisabete; Melo, Filipe. "Interdisciplinary working practices: can creative dance improve math?". 19 1 (2018): 74-90.
    Published
  9. Pedro Cabral Mendes; Cristina Rebelo Leandro; Mónica Lopes. "Intergenerational and interdisciplinary practices in education: a practical example in Basic Education". Revista Portuguesa de Pedagogia 51 1 (2017): 63-82. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_51-1_4.
    10.14195/1647-8614_51-1_4
  10. Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Monteiro, Elisabete; Melo, Filipe. "A dança criativa na escola: dançar com a matemática?". Revista Portuguesa de Educação Artística 4 (2014): 43-52.
    Published
  11. Rebelo Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias. "A Flatland, a Roamer e o Corpo – exemplo de uma aprendizagem interdisciplinar para o 1.ºCiclo do Ensino Básico. Educação e Matemática". Revista da Associação de Professores de Matemática 122 (2013): 8-11.
    Published
Manual
  1. Rebelo Leandro, Cristina (6916-1C7E-2CB9); Monteiro, Elisabete; Melo, Filipe. Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Viseu, Portugal: Psicosoma.. 2018.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo. "A dança criativa e a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativa". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/9281.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/07/06 [Dança Criativa ÷ (Português+Matemática+Estudo do Meio)] 1.ºCEB = Aprender com CRIAtividade. VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/18 A trupe do mar em andanças pela escola - Um Projeto interdisciplinar e intergeracional no 2.º Ciclo do Ensino Básico. 4º Encontro em Investigação e Práticas em Educação – EIPE
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2019/05/03 Práticas educativas interdisciplinares e intergeracionais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. IV Encontro Internacional de Formação na Docência – INCTE 2019
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2018/07/04 Uma abordagem interdisciplinar no 1.ºCiclo do Ensino Básico: a Dança Criativa e o Português, a Matemática e o Estudo do Meio. Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação".
Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto)
2018/07/04 Escola a Tempo Integral no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação"
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2018/04/27 Era uma vez uma Caixa Mágica onde se dançava o Português, Matemática e Estudo do Meio. 3º Encontro em Investigação e Práticas em Educação – EIPE 2018
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2017/11/03 A Dança Criativa numa abordagem interdisciplinar e a Caixa Mágica. Congresso em Investigação em Educação Artística - A Educação Artística no Sistema Português. Conquistas e Desafios
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação (Viseu, Portugal)
2017/11/03 A minha casa é um livro aberto - Projecto integrador de expressões artísticas em contexto de formação de educadores e professores em Portugal. Congresso em Investigação em Educação Artística - A Educação Artística no Sistema Português: conquistas e desafios
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação (Viseu, Portugal)
2017/07/11 Projeto interdisciplinar e intergeracional – “O Pirata do Ulisses”: um estudo empírico realizado em contexto de Ensino Básico. XIII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer- SIEFLAS
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2016/01/29 Práticas intergeracionais e interdisciplinares no Ensino Básico - Projeto InterAgir. XXIIl Colóquio – As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores.
Afirse e Universidade de Lisboa Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2015/02/23 Diálogos entre a Dança Criativa e o Português: contributos de uma intervenção pedagógica. Artes e Ciências em Diálogo 2015 - Congresso Internacional. Ordem dos Médicos
Pólo do Porto do CLEPUL e do Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Porto, Portugal)
2012/10/27 Saber X (Dança + Matemática) = Aprender 2 . Conferência Internacional 2012. Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea
Fórum Romeu Correia e Teatro Municipal de Almada (Almada, Portugal)
2012/04/03 A Dança na Educação: dançar para aprender? II Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei2_ea) – Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes (Porto, Portugal)
2011/11/12 A Dança como expressão artística na Escola – Sessões de dança de âmbito interdisciplinar no 1.º CEB. Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança (SIDD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa)
2011/07/19 Dança e Educação: uma proposta de aprendizagem interdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico. VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2010/10/30 A Dança como uma ferramenta de intervenção de aprendizagem integrada de áreas disciplinares e de desenvolvimento da capacidade criativa”, inserida no Painel «Dançar para aprender a descobrir – Quatro lados de um círculo?» coordenado por Elisabete Monteiro. Congresso Internacional “Músicas e Saberes em Trânsito”
INET-MD (Instituto de Etnomusicologia- Centro de Estudos de Música e Dança) e pela SIBE (Sociedad de Etnomusicología) Reitoria da Universidade nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2021 A Metodologia de Trabalho de Projeto como promotora da aprendizagem na Educação Pré-Escolar
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
Supervisor
Mestre em Ensino do 1.ºCEB e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.ºCEB (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/07/08 A (Des)valorização da Dança no contexto da Educação Formal: uma proposta pedagógica para a Educação Pré-Escolar.
(Thesis) Arguer
José Hugo de Sousa Cruchinho (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/07/28 Dançar na Maturidade: Experiências Artísticas na Região Sul do Brasil.
(Thesis) Arguer
Daniela Llopart Castro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Expressão Criativa e Português tendo por base a obra literária “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andersen – 2.ºano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
(Thesis) Arguer
Viviana McGlinchey Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 Do outro lado do Quadro: a disciplina de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem interdisciplinar com a Leitura no Ginasiano Escola de Dança, com alunos do 2.ºCiclo.
(Thesis) Arguer
Ana Gonçalves Silva Nunes (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 A interdisciplinaridade no Ensino Básico.
(Thesis) Arguer
Carla Sofia Varges de Aguilar Pereira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Dança e Fotografia: uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
(Thesis) Arguer
Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 Refletir para Agir, Agir para Refletir – uma práxis essencial.
(Thesis) Arguer
Susana Cristina Alves Dias (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Educação, Lazer e envolvimento parental na Educação pré- escolar - Projeto de investigação exploratório num infantário Londrino.
(Thesis) Arguer
Soraia Isabel Gingeira Correia (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 A interdisciplinaridade entre a Expressão Criativa e Matemática na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça.
(Thesis) Arguer
Ana Margarida Baltazar da Silva e Costa (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Dançar em Português: A interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça no ano letivo de 2013/2014.
(Thesis) Arguer
Cláudia Eiras da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal