???global.info.a_carregar???
Cristina Pereira Vieira She has a PhD in Sociology. She teaches at the Universidade Aberta (UAb, Portugal), at different academic levels (Undergraduate, Postgraduate, Masters and PhD), where she has been implementing new areas of learning and new UCs - from the areas of Sexuality, Young People and Gender. She is an integrated member of the Centre for Global Studies (CEG-UAb) - where she coordinates the Anthropocene, Sustainability and Development Group (ASD/CEG). She is a collaborating member of the Interdisciplinary Centre for Gender Studies (CIEG/ISCSP-ULisboa)n and the Centre for the Study of Migration and Intercultural Relations at the Open University (CEMRI-UAb). Based on the themes of sexuality and gender, she has invested in knowledge of the social reality of sexual identities and their aspects of identities and expressions, risks and vulnerabilities, well-being and health, which has been disseminated in scientific publications (articles, books, book chapters and teaching resources). She participates in different national and international scientific networks and groups, and is part of research teams in various projects - focusing on models of hegemonic masculinities; perceptions of the economic impact of the unequal sharing of unpaid labour in the lives of immigrant women and men; the life trajectories of LGBTI victims of domestic violence; dating violence and homophobic bullying, in their multiple configurations. In 2022, she was awarded the "Incentive Prize for Scientific Research" by Universidade Aberta - a prize that recognizes excellence in scientific research and production. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ É Doutorada em Sociologia. Docente na UAb (Universidade Aberta, em Portugal), em diferentes graus académicos (Licenciatura, Pós-Graduações; Mestrados e Doutoramentos), onde tem vindo a implementar novas áreas de aprendizagem e novas UC a partir das áreas da Sexualidade, Jovens e Género - desenvolvendo temáticas que nunca tinham sido abordadas. É membro Integrada Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) - onde integra a Coordenação do Grupo Antropoceno, Sustentabilidade e Desenvolvimento (ASD/CEG). É membro colaboradora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG/ISCSP-ULisboa)n e no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta (CEMRI-UAb). A partir das temáticas sexualidade e género, tem investido no conhecimento da realidade social das identidades sexuais e nas suas vertentes de identidades e expressões, riscos e vulnerabilidades, bem-estar e saúde, dando origem a várias publicações científicas (artigos, livros, capítulos de livros e recursos pedagógicos). Participa em diferentes Redes e Grupos científicos nacionais e internacionais, com integração em equipas de investigação em diferentes projetos (internacionais e nacionais), dos quais mais recentemente: Marvel, Boomerang, IRIS, Lights4Violence, MEDUSA, Violências Juvenis e Educação e elearning em Estabelecimentos Prisionais: múltiplas configurações das sexualidades e das masculinidades, em contexto Prisional. São projetos direcionados para os modelos de masculinidades hegemónicas, nas perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago nas vidas de mulheres e homens imigrantes, nas trajetórias de vida das pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica, na violência no namoro, e no bullying homofóbico e nas múltiplas configurações das sexualidades e das masculinidades. Foi distinguida, no ano 2022, com o ¿Prémio de Incentivo à Investigação Científica¿, atribuído pela Universidade Aberta, - prémio de reconhecimento de excelência na investigação e produção científicas.
Identification

Personal identification

Full name
Cristina Pereira Vieira
Gender
Female

Citation names

  • Vieira, Cristina Pereira
  • Vieira, C.
  • Vieira, C.P.

Author identifiers

Ciência ID
6613-FC42-397A
ORCID iD
0000-0002-5494-5371

Email addresses

  • cvieira@uab.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Sociology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English
Education
Degree Classification
2010/05/18
Concluded
Sociologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Sociologia da Saúde
Universidade Aberta, Portugal
"Discursos Sobre a Sexualidade - Representações Juvenis" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada por Unanimidade, com Distinção e Louvor
1998/10/01 - 2000/12/18
Concluded
Relações Interculturais (Mestrado integrado)
Universidade Aberta, Portugal
1987/09/01 - 1992/07/31
Concluded
Licenciada em Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Researcher (Research) Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/03/14 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2010/05/18 - 2024/03/13 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
1999/07 - 2010/05 Assistant (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2011 - 2024 Coord. 1º ciclo CS; Vice Coord. 2º ciclo e Pós-graduações Universidade Aberta, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2024 - Current Impactos dos espaços urbanos na vida e no bem-estar das pessoas Jovens (Portugal e Brasil)
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Universidade Aberta, Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2024/04/01 - 2025/03/31 DIGENDER PALOP2 - Trabalhar as competências digitais na escola e promover a igualdade de género em países lusófonos africanos
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
2019 - 2022 Projeto IRIS: “Trajetórias de vida das pessoas LGBTI vitima de violência doméstica
POISE- 36-2019-07
POISE 3.16 943

Contract

Designation Funders
2021/11/08 - 2023/05/11 Boomerang - Study on the perceptions of the economic impact of unequal sharing of unpaid work in the lives of immigrant women and men in Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
EEA Grants
Ongoing
2021 - 2023 MaRvel: Masculinidades (Re)veladas / Masculinities (Re)vealed
OC2C1
EEA Grants
2021 - 2023 Projeto Perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago nas vidas de mulheres e homens imigrantes em Portugal.
VSRI II
European Commission
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro Interdisciplinar de Estudos de Género
UID/SOC/04304/2019
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI
UID/SOC/00289/2019
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2017 - 2019 Lights, Camera and Action Against Dating Violence
Researcher
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 289 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI0289/2011
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2023 - Current EXPERIÊNCIAS (DEMANDAS) JUVENIS: contributos para ações no campo do lazer, do consumo, da sexualidade e da religião
Researcher
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Mouraz, Ana; Almeida, Ana Patrícia ; Nobre, Ana; Neves, Claudia ; Vieira, Cristina Pereira; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Seabra, Filipa; Borges, Irina; Abelha, Marta. Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos. Portugal: Universidade Aberta. 2025.
    Published • https://doi.org/10.34627/8bq0-1k67
  2. Cristina Pereira Vieira ; Henriques, Susana. Estudos juvenis: perspetivas internacionais de investigação e intervenção. UAb. 2025.
    Published • https://doi.org/10.34627/uab.cc.32
  3. Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Neves, Sofia; et al. Manual de boas práticas: integração de pessoas imigrantes em Portugal e apoio à conciliação entre a vida familiar e profissional. Portugal: ISCSP — Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 2023.
    Published
  4. Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana. Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneos. Arco Editores. 2022.
    https://doi.org/10.48209/978-65-5417-023-9
  5. Fialho, Joaquim; Vieira, Cristina; Moreira, António; Vieira, Cristina C.. Diagnóstico social: Reflexões teóricas e desafios empíricos. Redes, género e desenvolvimento social. Portugal: Whitebooks. 2017.
  6. Pinto, Teresa; Nogueira, Conceição; Vieira, Cristina Pereira; Silva, Isabel; Saavedra, Luísa; Silva, Maria João; Silva, Paula; et al. Education guide: gender and citizenship: 3rd cycle. Commission for Citizenship and Gender Equality (CIG). 2013.
Book chapter
  1. (1) Cossa, R., Vieira, C. P., & Nunes, C. (2025). Validação de uma escala para analisar a intenção de adiar a iniciação. "Validação de uma escala para analisar a intenção de adiar a iniciação sexual: Uma perspetiva da teoria do comportamento planeado". In Estudos juvenis – Perspetivas internacionais de investigação e intervenção, 85-103. Portugal: Universidade Aberta, 2025.
    Published
  2. Oliveira, Luana Flávia; ; Cristina Pereira Vieira. "Discursos de docentes sobre estereótipos de género: Influência nas trajetórias de vida das crianças e dos/das jovens". In Estudos juvenis – Perspetivas internacionais de investigação e intervenção, 59-84. Universidade Aberta, 2025.
    Published
  3. Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Cristina Pereira Vieira ; Oliveira, Victor Hugo Nedel. Corresponding author: Henriques, Susana. "Estudos juvenis em português: capacitação especializada e superior para públicos estratégicos nos domínios da educação para a saúde e das vivências da sexualidade". In Juventudes em português: Expressões juvenis de língua portuguesa. Brazil: Arco, 2024.
    https://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-7
  4. HENRIQUES, S.; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira. "Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências – perspetivas da prevenção em PortugalLazer na Sociedade Contemporânea". In Lazer na Sociedade Contemporânea, 87-112. Brazil: Dialética, 2023.
    Published
  5. Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire; Vieira, Cristina Pereira. "A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilis". In Sífilis Não – Respostas a Partir de Abordagens, por Múltiplas Dimensões, 131-168. Natal, Brazil: Ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2023.
    Published
  6. Maria do Rosário Tomás Rosa; Cristina Pereira Vieira ; Rosa, Rosário. Corresponding author: Maria do Rosário Tomás Rosa. "Educação Digital, Pandemia e Desigualdades de Género". In A Capacitação para a Educação digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento. Perspetivas Internacionais, 71-91. Portugal: Universidade Aberta, 2022.
    Published • https://doi.org/10.34627/uab.ead.18
  7. Vieira, Cristina Pereira. "Prefácio: Falas sobre juventudes, em tempos de pandemia: introdução aos discursos". GEPJUVE/UFRGS, 2022.
  8. Vieira, Cristina Pereira; HENRIQUES, S.. "Jovens meninas capacitadas - Uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidade". In Juventudes Ibero-Americanas: Dilemas Contemporâneos, 92-104. Brazil: Arco Editores, 2022.
    10.48209/978-65-5417-023-5
  9. Vieira, Cristina Pereira; Duarte, Madalena. "Tempos de pandemia: é uma questão de género: pensar a intervenção social nas desigualdades estruturais em épocas de crise.". Edições Sílabo, 2021.
  10. Grau, Begonya Enguix; Vieira, Cristina Pereira. "Sexuality, gender and violence in the 21st century: an introduction". In Sexualities, Gender And Violence: A View From The Iberian Peninsula. Nova Science Publishers, 2020.
    Published
  11. Vieira, Cristina Pereira. "Portuguese youth’s discourses on masculinity: broken silences". Nova Science Publishers, 2020.
  12. Moreira, José António; Moreira, J. António; Vieira, Flávia; Vieira, Cristina Pereira; Almeida, Judite; Silva, José Luís; Gonçalves, Susana. "Institutional support structures for teaching in the Portuguese context". In Pedagogia no Ensino Superior. Coletânea de Estudos, 59-78. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2019.
    Published
  13. Vieira, Flávia; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Gonçalves, Susana. "Mudança pedagógica e apoio institucional ao ensino: um estudo no contexto português". CINEP/IPC, 2019.
  14. Vieira, Flávia; Moreira, J. António; Silva, José Luís; Vieira, Cristina Pereira; Gonçalves, Susana; Almeida, Judite. "Support structures for the reconfiguration of pedagogical cultures in Higher Education". In Nuevos Desafíos em la Enseñanza Superior, 593-598. Ourense, Spain: Educación Editora, 2018.
    Published
  15. Cristina Pereira Vieira ; Sousa, Lúcio. "Seminário de investigação: caminhos de projetos". 77-95. Portugal: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, 2017.
    Published
  16. Vieira, Flávia; Moreira, José António; Coelho da Silva, José Luís; Vieira, Cristina Pereira; Gonçalves, Susana; Almeida, M. J.. "Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas". Educación Editora, 2017.
  17. Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo. "Navegar e Educar na Web. As Redes Sociais como Espaços de Comunicação, Partilha de Conhecimento e de Promoção de Competências de Aprendizagem". In Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, 101-127. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2016.
    Published
Conference paper
  1. Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira. "Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade". 2023.
  2. Nunes, Catarina S.; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Comunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada". 2021.
  3. Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Coelho, Rui; Nunes, Catarina S.. "Gender in their attitude towards domestic violence and intimate partner violence in Portugal". 2021.
  4. Silva, Ana Isabel Mateus da; Vieira, Cristina Pereira. "Sexualities, bodies and masculinities, through the speeches of portuguese teenagers". 2021.
  5. Cristina Pereira Vieira ; Costa, Dália ; Luísa Ferreira da Silva; Pimentel, Luísa ; Marques, Ana Cristina. "A Prevenção do VIH/SIDA ou a Resistência à Prevenção? Uma reflexão a partir dos Homens que têm Sexo com Homens (HSH)". Paper presented in I Encontro Nacional de Investigadores/as Associação Portuguesa de Sociologia/ ST Sexualidade e Género, Lisbon, 2015.
    Published
Edited book
  1. Moreira, José António; Vieira, Cristina Pereira, ed. Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks. 2018.
    Published
Journal article
  1. Reis, R. S., Santos; D. A. N., ; Vieira, C.P.. "Biopolítica curricular, HIV, AIDS e pessoas soropositivas". REBEH – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura 9 24 (2025): https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/issue/view/854.
    Open access • In press
  2. Ana Mouraz; Filipa Seabra; Irina Borges; Vieira, Cristina Pereira; Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Borges, Irina; Vieira, Cristina Pereira. "Promoting gender equality in education through the use of digital technologies: a systematic review". INPLASY - International Platform of Registered Systematic Review and Meta-analysis Protocols (2024): https://doi.org/10.37766/inplasy2024.10.0013.
    10.37766/inplasy2024.10.0013
  3. Jorge, Sandro; Martins, Maria Manuela; Vieira, Cristina Pereira. "A aprendizagem ao longo da vida: o contributo do b'learning para a qualidade de vida no idoso". Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (2024):
    Submitted
  4. Casimiro, Cláudia; Estefânia Gonçalves Silva; Cristina Pereira Vieira ; Paulo Manuel Abreu da Silva Costa ; Joana Bessa Topa; Ana Sofia Antunes das Neves; Janete Borges; Mafalda Sousa. "Silva, E; Casimiro, C.; Vieira, C. P.; Costa, P. M.; Topa, J.; Neves, S.; Borges, J. & Sousa, M. (2023). "We are tired": The Sharing of Unpaid Work between Immigrant Women and Men in Portugal". Social Sciences 12 8 (2023): 460. https://doi.org/10.3390/socsci12080460..
    Open access • Published
  5. Edgar Sousa; Sofia Neves; Mafalda João Dias Gonçalves Ferreira; Joana Topa; Vieira, Cristina Pereira; Janete Borges; Rodrigo Costa; et al. "Domestic Violence against LGBTI People: Perspectives of Portuguese Education Professionals". International Journal of Environmental Research and Public Health 20 13 (2023): 6196-6196. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20136196.
    10.3390/ijerph20136196
  6. Sofia Neves; Mafalda Ferreira; Edgar Sousa; Rodrigo Costa; Helena Rocha; Joana Topa; Cristina Pereira Vieira; et al. "Sexual Violence against LGBT People in Portugal: Experiences of Portuguese Victims of Domestic Violence". LGBTQ+ Family: An Interdisciplinary Journal (2023): https://doi.org/10.1080/27703371.2023.2167758.
    10.1080/27703371.2023.2167758
  7. Neves, S.; Borges, J.; Ferreira, M.; Correia, M.; Sousa, E.; Rocha, H.; Silva, L.; Allen, P.; Vieira, C.P.. "A literature review on violence and discrimination against trans people in Portugal: Are we still living in a dictatorship?". Sexualities (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85169582926&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/13634607231197059
  8. Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Manuel Costa, Paulo; Topa, Joana; Neves, Sofia; Borges, Janete; et al. "“We Are Tired”—The Sharing of Unpaid Work between Immigrant Women and Men in Portugal". (2023): http://hdl.handle.net/10400.5/30623.
    10.3390/socsci12080460
  9. Vanesa Pérez-Martínez; Belén Sanz-Barbero; Rosario Ferrer-Cascales; Nicola Bowes; Alba Ayala; Miriam Sánchez-SanSegundo; Natalia Albaladejo-Blázquez; et al. "Evaluation of the lights4violence program: reduction in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe". BMC Public Health 22 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-022-12770-4.
    10.1186/s12889-022-12770-4
  10. Cristina Pereira Vieira; Rui Coelho; Paulo Manuel Costa; Catarina S. Nunes. "The Influence of Law Enforcement Officers’ Sex in Their Attitude toward Intimate Partner Violence Situations". Women & Criminal Justice (2022): https://doi.org/10.1080/08974454.2022.2143739.
    10.1080/08974454.2022.2143739
  11. Nunes, Catarina S.; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Comunidades virtuais de aprendizagem e competências-chave para o século XXI no ensino superior a distância". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10413.
  12. Nuno Santos; Sousa, Lúcio; Cristina Pereira Vieira. "A Chegada de Refugiados a Portugal em 2015 - Olhares nas Redes Sociais em Media Portugueses Face à Crise"". 8 (2020): 1-12. https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4155.
    Published
  13. Pérez Martínez, Vanesa; Sanz Barbero, Belén; Ferrer Cascales, Rosario; Bowes, Nicola; Ayala, Alba; Sánchez SanSegundo, Miriam; Albaladejo Blázquez, Natalia; et al. "The role of social support in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe: Lights4Violence baseline results". Journal of Adolescent Health 68 5 (2020): 922-929. http://hdl.handle.net/10400.2/13968.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.09.007
  14. Vives-Cases, C.; Davo-Blanes, M. C.; Ferrer-Cascales, R.; Sanz-Barbero, B.; Albaladejo-Blázquez, N.; Sánchez-San Segundo, M.; Lillo-Crespo, M.; et al. "Lights4Violence: a quasi-experimental educational intervention in six European countries to promote positive relationships among adolescents". BMC Public Health 19 1 (2019): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-019-6726-0.
    10.1186/s12889-019-6726-0
  15. Neves, Sofia; Borges, Janete; Silva, Estefânia; Pereira Vieira, Cristina; Neves Sousa, Ana. "Homophobic Bullying: Beliefs and practices of higher education students in Portugal". (2019): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1460.
    10.17575/rpsicol.v33i2.1460
  16. Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/14391.
  17. Neves,Sofia; Borges,Janete; Silva,Estefânia; Vieira,Cristina Pereira; Sousa,Ana Neves. "Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal". (2019): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492019000200004.
  18. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abrão. "Estudos Juvenis em eLearning: Construção de um curso de aprofundamento científico e profissional". (2019): http://hdl.handle.net/10400.5/28796.
  19. Lemos, Cátia; Moreira, José António; Vieira, Cristina Pereira. "A Promoção de Competências de Aprendizagem em Redes Sociais. Um Estudo Exploratório no Facebook num Curso de Aprendizagem ao Longo da Vida". Revista Educaonline 12 1 (2018): 48-66. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path[]=966.
    Published
  20. "Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, vol. 5". Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, (2016): http://dx.doi.org/10.7476/9788575114568.
    10.7476/9788575114568
  21. Vieira, Cristina Pereira; Moreira, José António; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo. "Dinâmicas de Interação e de Comunicação em e-Learning: perceções dos estudantes do Ensino Superior". Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior 27 (2013): 3-22. https://www1.esec.pt/pagina/opdes/.
    Published
Manual
  1. Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Neves, Sofia. Good Practices Handbook: Integration of immigrants in Portugal and assistance in combining family and professional life. Portugal. 2023.
    Published
Online resource
  1. Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Allen, Paula; Sousa, Edgar; et al. Guia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica. 2022. https://heyzine.com/flip-book/d68a978d70.html.
  2. Vieira, Cristina Pereira; Moura, Manuela; Pinto, Sofia; Silva, Luisa Ferreira da. Corresponding author: Vieira, Cristina Pereira. Comportamento de risco em mulheres potuguesas. Percepção do Risco, Crenças e Atitudes face à transmissão do HIV/SIDA através das relações sexuais.. 2002. http://hdl.handle.net/10400.2/3152.
Thesis / Dissertation
  1. Apolônio, Heloísa Amélia Lemos. "Podcast: uma alternativa para informar sobre sífilis". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/15757.
  2. Arnedo, Elsa Maria Herrmann. "A notícia da vacinação de imigrantes em situação irregular contra a Covid-19: comentários dos leitores na imprensa online portuguesa". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15119.

Other

Other output
  1. Domestic Violence against LGBTI People. Lesbian, gay, bisexual, trans and intersex (LGBTI) people are more likely to be exposed to domestic violence than the rest of the population. Using a descriptive qualitative methodology, 28 professionals from the educational sector, aged between 28 and 64 years old (M = 44.5), were interviewed to describe and understand their perspectives on the sector’s ability to support, intervene and get invol. 2023. Sousa, Edgar; Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete; Costa, Rodrigo; Lira, André. http://hdl.handle.net/10400.24/2718.
  2. We Are Tired—The Sharing of Unpaid Work between ImmigrantWomen and Men in Portugal. In this article, we intend to understand and discuss how immigrant men and women living in Portugal perceive their contributions to the performance of unpaid work and how they try to deal with the situation of the greater burden on women. To this end, a qualitative methodology was used to conduct an exploratory study with 10 focus groups of immigrant men and women in five regions of the country: N. 2023. Silva, Estefânia; Casimiro, Claudia; Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Topa, Joana; Neves, Sofia; Borges, Janete; Sousa, Mafalda. http://hdl.handle.net/10400.24/2717.
  3. Trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica. Trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica, à conversa com Edgar Sousa (Investigador no Projeto ÍRIS). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: violência doméstica nas pessoas LGBTI.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14455.
  4. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: feminização da migração em Portugal. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos - Feminização da Migração em Portugal, à conversa com Joana Topa (Investigadora no Centro Interdisciplinar em Estudos de género e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Feminização da Migração - Editora: Academy ON.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14456.
  5. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: femicídio - mulheres assassinadas!. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: Femicídio - Mulheres Assassinadas! À conversa com Cátia Pontedeira (UMAR e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Violência contra as mulheres e Femicidio Editora: Academy ON.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14457.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/03 Corpos Ditos e Interditos: Trajetórias de vida vulneráveis de pessoas LGBTQI+ pensadas numa perspetiva de Educação para a Saúde Corpo, alimentação e sociedade: perspetiva ibero-americana.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro , Brazil)
2023/06/13 Jovens LGBTQI+ Vozes Invisíveis. Seminário Final Programa UNI+ - Violência no namoro no Ensino Superior. Vozes da Academia
Universidade da Maia. (Maia, Portugal)
2023/06/01 Competências Dos Profissionais De Educação Para A Saúde - Desafios E Oportunidades Para Uma Educação Digital E Em Rede Assente Na Inclusão E Equidade V Congresso Nacional de Educação Para a Saúde.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/05/31 Partilha Desigual Do Trabalho Não Pago E Divórcio: Perspetivas De Profissionais, Mulheres E Homens Imigrantes. Conferência Final do Projeto BOOMERANG: estudo sobre as perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago nas vidas de mulheres e homens imigrantes em Portugal - Migrações, Famílias e Desigualdades
Universidade da Maia (Maia , Portugal)
2023/05/31 Jovens LGBTQIA+ Sexualidade Saúde E Bem-Estar. Vieira, C. P. (Comunicação oral) & Henriques, S. V Congresso Nacional de Educação Para a Saúde.
Universidade de Évora (Évora , Portugal)
2023/04/05 A ESCOLA COMO MECANISMO SOCIAL PARA (DES)CONSTRUIR ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO. XII Congresso Português de Sociologia - Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Convento de São Francisco e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
2023/04/04 Mulheres agressoras sexuais de crianças: papéis de género nas decisões judiciais. XII Congresso Português de Sociologia - Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Convento de São Francisco e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. (Coimbra , Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/11/21 - 2026/01/21 Projeto Tese Vivências da Pobreza Menstrual na região de Bolama, Guiné-Bissau – análise na perspetiva do desenvolvimento e da sustentabilidade social
Supervisor
Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2021/01 - 2023/07 (2) , . Título da Dissertação: A notícia da vacinação de imigrantes ilegais contra a covid-19: comentários de leitores na imprensa online portuguesa. Estudante: - Prova Pública: julho de 2023 – (Coorientadora). http://hdl.handle.net/10400.2/15119
Co-supervisor
Universidade Aberta, Portugal
2020/01 - 2023/06 A Prevenção da Sífilis através da educação sexual nas escolas: uma estratégia formativa para professores.
Supervisor of Maria Valéria Alves
Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
Supervisor
Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 Aprender a ser mãe e pai de uma filha e ou filho LGBT: o ativismo social e político das famílias
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÉNERO: CRENÇAS, ATITUDES E VALORES DOS MILITARES DA GNR
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Contributos da Aprendizage ao Longo da Vida através do modelo pedagógico b-learning no processo de Envelhecimento Ativo
Supervisor
Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Casamentos Prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos, praticados pela etnia Macua: olhares dos finalistas do curso de licenciatura em Serviço Social
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 O Candomblé no Terreiro de Pilão Branco em São Paulo: Estudo de Caso sobre o impacto da religião no quotidiano de praticantes Pessoas Trans
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Envelhecimento homossexual: preocupações, anseios e preconceitos sentidos
Supervisor
Gerontologia Social (Master)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2014 - 2014 Representações sociais de estudantes de gerontologia social acerca da sexualidade na velhice
Supervisor
Gerontologia Social (Master)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2025/04/26 - 2025/06/26 2025 - Coorganização e Moderação do VI Seminário Internacional Juventudes: Saúde, Educação e Sociedade, subordinado ao tema "Educação Intergeracional: Aprendizagem ao Longo da Vida e o Papel Transformador do Formador". Oradores: Silvia Tomaz (Diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Brasil); Solanyara Nogueira (Vice-secretária estadual de saúde de Mato Grosso, Brasil) e de Paula Valente (Centro Nacional de Qualificação de Formadores, IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.; CEG-UAb). Relatoras/ Moderadoras Cristina P (2025/06/26 - 2025/06/26)
Conference (Co-organisor)
Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
2024 - 2025 2025 – APS Membro da comissão do XIII Congresso Português de Sociologia - "Democracias à Prova: Riscos e Incertezas" I Açores I: Organização e moderação das Sessões da Secção Temática Sexualidade e Género I Açores I: Universidade dos Açores, 8 a 11 de julho. https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2025/inicio/ (2025/07/08 - 2025/07/11)
Congress (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal
2023/05/15 - 2023/05/15 Seminário: Comunicação e Media: Corpo, Género e Ativismos Maria João Cunha (CIEG/ ISCSP - Universidade de Lisboa) “O corpo e a beleza nas sociedades de consumo ocidentais: sujeição ou agência feminina” Carla Cerqueira (Universidade Lusófona, CICANT) “Ativismos feministas: desafios dos/nos movimentos transnacionais” (2023/04/15 - 2023/05/15)
Conference (Co-organisor)
Universidade Aberta, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2025 - Current CÁTEDRA UNESCO UNITWIN – A CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA Integra a equipa da Cátedra - um Programa de Cooperação Internacional cuja ação está a cargo da Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, da qual fazem parte mais de 20 instituições de ensino superior, nacionais, do Brasil, Cabo-Verde e Guiné-Bissau. Esta Rede de Instituições de Ensino Superior localizadas em Portugal, Brasil e África procura desenvolver ações de investigação, ensino e extensão, no âmbito das interfaces disciplinares proporcionadas pela perspetiva das cidades qu
Member
Universidade Aberta, Portugal
Distinctions

Award

2022 Prémio de Incentivo à Investigação Científica
Universidade Aberta, Portugal
1993 1º Prémio Albino Aroso
Associação para o Planeamento da Família, Portugal