???global.info.a_carregar???
Rosana Marreco Brescia é licenciada em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Brasil), Mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (Nova York – USA), Pós-graduada em Canto pela Royal Academy of Music (Londres – GB), Mestre em História pela Université Sorbonne – Paris IV (Paris – França) e Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne – Paris IV e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Sua tese de doutoramento intitulada C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819) recebeu a menção “três honorable” da universidade francesa. Entre 2011 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, tendo desenvolvido estudos sobre a cenografia em Portugal no século XVIII. Desde 2019 é investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa onde estuda a música nos conventos femininos portugueses nos séculos XVIII e XIX. É autora dos livros É lá que se representa a comédia: a Casa da Ópera de Vila Rica: 1770-1822, publicado pela Paco Editorial do Brasil em 2012, Estudos sobre o teatro e a cenografia em Portugal no século XVIII, publicado pela Lisbon International Press em 2019 e A Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto 1770-2020, publicado pela Editora Idea do Brasil em 2020. É membro da International Musicological Society e integrante do grupo Gender and Music Patronage da mesma instituição. Rosana desenvolve uma intensa atividade como soprano solista tendo atuado em diversos teatros e festivais internacionais. Foi diretora artística das óperas barrocas encenadas no enquadramento do Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora, Brasil, realizadas em 2017 e 2018. Gravou os discos Angels and Mermaids: sacred music in Oporto and Santiago de Compostela 18/19th century (Arkhe Music, 2016) e Sacred Bel Canto (Caselpor, 2020).
Identification

Personal identification

Full name
Rosana Marreco Brescia

Citation names

  • Brescia, Rosana

Author identifiers

Ciência ID
6318-6132-1DFA
ORCID iD
0000-0002-3034-5611

Websites

  • www.rosanaorsini.com (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Italian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Portuguese (Mother tongue)
German Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2006/12/01 - 2010/12/10
Concluded
Doutoramento (Doctorat)
École doctorale Histoire moderne et contemporaine, France

Association Sorbonne Université, France
"C'est là que l'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle" (THESIS/DISSERTATION)
Très Honorable
2005/09/01 - 2006/06/13
Concluded
Master (Master)
Major in História Moderna e Contemporânea
Association Sorbonne Université, France
"Les arts du spectacle en Minas Gerais au XVIIIe siècle" (THESIS/DISSERTATION)
Très bien
2004/09/01 - 2005/06/30
Concluded
Music Performance (Postgraduate Certificate)
Major in Vocal Performance
Royal Academy of Music, United Kingdom
2002/08/18 - 2004/05/30
Concluded
Master in Music (Master)
Major in Vocal Performance
Manhattan School of Music, United States
1998/02/02 - 2002/04/19
Concluded
Música (Graduado)
Major in Canto Lírico
Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil
Affiliation

Science

2019/02/01 - 2025/01/31 Researcher (Research)
Host institution Employer
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/02/01 - 2017/06/30 Postdoc (Research)
Host institution Employer
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011 - 2017/07 A cenografia teatral de raiz italiana em Portugal no século XVIII
SFRH/BPD/70660/2010
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia
2008 - 2010/10 As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SFRH / BD / 44572 / 2008
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia
2007 - 2008/09 As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SI/246/2008
Fundação Calouste Gulbenkian
Outputs

Publications

Book
  1. Brescia, Rosana. A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020). Belo Horizonte, Brazil: IDEA Editora. 2020.
    Published
  2. Brescia, Rosana. Estudos sobre o Teatro e a Cenografia em Portugal no século XVIII. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press. 2019.
    Published
  3. Brescia, Rosana. É lá que se representa a comédia. Brazil. 2012.
Book chapter
  1. Brescia, Rosana. "Nullus locus sine genius: A Casa da Ópera de Vila Rica / Ouro Preto nos seus 250 anos de história". In A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020), 126-137. Belo Horizonte, Brazil: IDEA Editora, 2020.
    Published
  2. Brescia, Rosana. "Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America". Portugal, 2017.
  3. Brescia, Rosana. "Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: As impressões de La Barbinais acerca da festa de natal no Convento de Santa Clara do Desterro em Salvador". In Estudos luso-brasileiros em iconografia musical, 265-294. Salvador da Bahia, Brazil: EDUFBA, 2015.
    Published
  4. Brescia, Rosana. "I Teatro del Re: L'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di D. José del Portogallo". In Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900., 192-202. Veneza, Italy: Fondazione Giorgio Cini, 2014.
    Published
  5. Brescia, Rosana. "Fuego en escena!". In La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII. Spain, 2013.
  6. Brescia, Rosana. "Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I". In Barroco Iberoamericano: Identidades culturales de un Imperio, 131-141. Santiago de Compostela, Spain: Andavira, 2013.
    Published
Edited book
  1. Brescia, Rosana. Actas do III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2016.
  2. Brescia, Rosana. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2014.
Journal article
  1. Brescia, Rosana. "Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830)". Sacred Music Journal 147.2 (2020):
    Published
  2. Brescia, Rosana. "From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil". Musica Hodie 19 (2019): https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/57745.
    Published
  3. Brescia, Rosana. "Quando frates sunt boni, sunt Bonifrates L’opera di bonifrates nel Portogallo del Settecento". Quaderni del Conservatorio Umberto Giordano di Foggia (2014):
  4. Brescia, Rosana. "Le théâtre de l'Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise". – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien (2013):
  5. Brescia, Rosana. "O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII". European Review of Artistic Studies (2013): http://www.eras.utad.pt/docs/MAR%202013%20teatro.pdf.
  6. Brescia, Rosana. "Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses,". Latin American Theatre Review (2012):
  7. Brescia, Rosana. "El teatro de los mulatos". Cuadernos de Musica Iberoamericana (2012):
  8. Brescia, Rosana. "Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Universidade de São Paulo (2011):
  9. Brescia, Rosana. "O Teatro Efémero na América Portuguesa". Nuevo Mundo Mundos Nuevos (2010): http://nuevomundo.revues.org/60143.