???global.info.a_carregar???
PAULO ALBERTO DA SILVA PEREIRA. Completed a Ph.D. in Educational Sciences - Analysis and Organization of Educational Situations in 2008 from the University of Lisbon, a Master's Degree in Educational Sciences - Specialization in Physical Education Methodology in 1995 from the University of Lisbon and a Degree in Physical Education in 1988 from the University of Porto. He is the President of Polytechnic Institute of Porto and a Coordinating Professor at the School of Education of Polytechnic Institute of Porto. He has published some articles in specialized journals. He has several book chapters and books. In his professional activities, he has interacted with several collaborators in co-authoring scientific papers. In his Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualize his scientific, technological and artistic-cultural production are Teacher training; Physical education; Interactive teaching; Teaching; Research paradigm; Teacher; Student.
Identification

Personal identification

Full name
PAULO ALBERTO DA SILVA PEREIRA

Citation names

  • Paulo Pereira

Author identifiers

Ciência ID
6113-3449-B131
ORCID iD
0000-0002-1921-7803
Scopus Author Id
57208085840
Education
Degree Classification
2008
Concluded
Ciências da Educação - Análise e Organização de Situações de Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Os Processos de Pensamento dos Professores e Alunos em Educação Física" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1995
Concluded
Ciências da Educação - especialização de Metodologia de Educação Física (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Pensamento e Acção do Aluno em Educação Física" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1988
Concluded
Educação Física (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Researcher (Research) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009/10/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1996/12 - 2009/10 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1992/11 - 1996/01 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1989/11 - 1992/12 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022 - Current President Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2018 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016 - 2022 A Integração do Desenvolvimento Positivo dos Jovens através do Desporto na Formação de Treinadores
-
Researcher
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluded
2020 - 2021 Plano Nacional de Ética no Desporto
-
Researcher
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Federação Portuguesa de Remo
Ongoing
2020 - 2021 Plano Nacional de Ética no Desporto
-
Researcher
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Federação Portuguesa de Hóquei
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Santos, F.; Strachan, L. ; Pereira, P.; MacDonald, D.. Coaching positive development: Implications and practices from around the world. Porto, Portugal: Omniserviços. 2019.
    Published
  2. Paulo Pereira; António Cardoso; Susana Vale; Beatriz Pereira. Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 2017.
    Published
  3. Paulo Pereira; Susana Vale; António Cardoso. Livro de atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Porto - Portugal, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. 2015.
    Published
  4. Paulo Pereira. Os Processos Psico-Pedagógicas na Aprendizagem (Na Educação Física). Loures, Portugal: Lusociência. 2012.
    Published
Book chapter
  1. Paulo Pereira; Fernando Santos. "A formação de treinadores e a transferência de conhecimentos: Desafios, inovação e recomendações". In Desporto, Inovação e Formação de Treinadores, edited by J. Rodrigues, 38-52. Santarém, Portugal: Centro de Investigação em Qualidade de Vida, 2020.
    Published
  2. Cardoso, A.; Santos, F.; Corliss, B. ; Maji, S.; Azevedo, N.; Cruz, H.; Pereira, P.. "O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens: O Caso de Portugal e Canadá". In Atividade física, lazer e saúde: Perspetivas da investigação, edited by Serrano, J.; Petrica, J.; Kerkoski, M.; Pereira, B., 31-44. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2020.
    Published
  3. Fernando Santos; Paulo Pereira; Thomas J. Martinek. "O papel do treinador no desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto de competição: Necessidades, desafios e recomendações". In Atividade Física e Desporto. Diversos Contextos de Intervenção, 112-127. Beja: Politécnico de Beja, 2018.
    Published
  4. Paulo Pereira; Fátima Bento; António Cardoso. "Atitudes face à Educação Física: Construção e validação de um questionário". In Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, 14-24. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2017.
    Published
  5. Paulo Pereira; Fátima Bento. "Os pensamentos e as decisões interativas dos professores de Educação Física". In Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos, 149-167. Florianópolis - Brasil, Brazil: Editora da UDESC, 2015.
    Published
  6. Paulo Pereira; Fátima Bento. "A perceção dos alunos sobre a sua competência em Educação Física, o comportamento do professor e os objetivos dessa disciplina.". In Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, edited by B. Pereira; A. Silva; A. Cunha; J. Nascimento, 369-384. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2014.
    Published
  7. Paulo Pereira. "A investigação sobre o ensino das atividades físicas e desportivas". In O desenvolvimento humano – Perspetivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, 257-279. São Luís - Brasil, Brazil: Edufma, 2013.
    Published
  8. Paulo Pereira. "O ensino da Educação Física: Paradigmas da investigação". In O desenvolvimento humano – Perspetivas para o século XXI: Memória, lazer e atuação profissional, 368-391. São Luís - Brasil, Brazil: Edufma, 2013.
    Published
  9. Paulo Pereira; Fátima Bento. "Os processos cognitivos dos professores de Educação Física durante a planificação do ensino". In Atividade Física, Saúde e Lazer: O valor formativo do jogo e da brincadeira, 227-238. Braga, Portugal: Universidade do Minho/Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2012.
    Published
  10. Paulo Pereira. "As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física". In Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar, 137-145. Braga, Portugal: Universidade do Minho/Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2012.
    Published
  11. Paulo Pereira. "A planificação dos professores em Educação Física". In A Investigação no Ensino Superior Politécnico, 423-428. Santarém, Portugal: Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, 2000.
    Published
  12. Paulo Pereira. "Os pensamentos e decisões interactivas dos professores em Educação Física". In A Investigação no Ensino Superior Politécnico, 417-422. Santarém, Portugal: Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, 2000.
    Published
  13. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "O pensamento e acção do aluno em Educação Física". In Educación Física e Deporte no Século XXI, 561-573. Coruña, Spain: Servicio de Publicaciónes da Universidade da Coruña, 1998.
    Published
Conference paper
  1. Paulo Pereira; Fátima Bento. "A perceção dos alunos sobre a sua competência em Educação Física, o comportamento do professor e os objetivos dessa disciplina". Paper presented in IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Braga, 2013.
    Published
  2. Marcelino, R.; Pereira, P.; Cardoso, A.; Pinto, C.; Pinho, J.. "Portuguese version of the pediatric berg balance scale". Paper presented in IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Braga, 2013.
    Published
  3. Pereira, P.; Carreiro da Costa, F.; Alves Diniz, J.. "Os processos de pensamento dos alunos: um estudo no contexto da disciplina de Educação Física". Paper presented in X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Investigar, Avaliar, Descentralizar, Bragança, 2009.
    Published
  4. Pereira, P.; Carreiro da Costa, F.; Alves Diniz, J.. "A influência dos processos cognitivos dos alunos sobre os pensamentos dos professores: um estudo no âmbito da Educação Física". Paper presented in X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Published
  5. Paulo Pereira; Fátima Bento. "Questionário de percepção de êxito em Educação Física: estudo de validação no contexto português". Paper presented in X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Published
  6. Paulo Pereira. "Os processos de pensamento dos professores em Educação Física". Paper presented in VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, Coruña, 1999.
    Published
Conference poster
  1. Santos, Fernando; Camilo, A.; Paulo Pereira; Cardoso, António. "Uma problematização do desporto universitário em Portugal". Paper presented in IV Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Positivo dos Jovens através do Desporto, 2023.
  2. Paulo Pereira; Bento, F.; Cardoso, A.. "Os Processos Cognitivos dos Alunos “mais” e “menos” Dotados em Educação Física: Uma Abordagem Interpretativa.". Paper presented in XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua, 2016.
  3. Paulo Pereira; Bento, F.. "Autoconceito em Educação Física: Estudo de Validação de uma Escala no Contexto Português.". Paper presented in XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa., 2016.
  4. Pereira, Paulo Alberto da Silva; Bento, F.. "Questionário de atitudes dos alunos face à Educação Física: estudo de construção e validação no contexto português". Paper presented in 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2010.
  5. Pereira, Paulo Alberto da Silva; Carreiro da Costa, F.; Alves Diniz, J.. "Escala de autoconceito académico em Educação Física: estudo de validação no contexto português". Paper presented in 8º Congresso Nacional de Educação Física, 2009.
  6. Pereira, Paulo Alberto da Silva; Carreiro da Costa, F.; Alves Diniz, J.. "Teachers’ and Students’ Thought Processes in Physical Education". Paper presented in 13th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2008.
  7. Pereira, Paulo Alberto da Silva. "A Planificação dos Professores em Educação Física". Paper presented in Jornadas de Investigação no Ensino Superior Politécnico, 1999.
  8. Pereira, Paulo Alberto da Silva. "Os Pensamentos e as Decisões Interactivas dos Professores de Educação Física". Paper presented in Jornadas de Investigação no Ensino Superior Politécnico, 1999.
  9. Carreiro da Costa, F.; Pereira, Paulo Alberto da Silva; Alves Diniz, J.. "The Students Thoughts and Behaviours in Physical Education Classes". 1996.
Edited book
  1. Santos, F.; Conceição, L. ; Coelho, J.; Paulo Pereira. Corresponding author: Paulo Pereira. Futsal feminino: Perspetivas de treinadores, dirigentes e atletas. Quântica Editora. 2023.
    Published
  2. Paulo Pereira; Fernando Santos; Afonso Laranjo. Futsal no alto rendimento: Da teoria à prática. Quântica Editora. 2022.
    Published
Journal article
  1. Paulo Pereira; Fernando Santos; Daniel A. Marinho. "Validation of the Sport Motivation Scale-II: Implications for the Portuguese Youth Sport System". SAGE Open 14 1 (2024): http://dx.doi.org/10.1177/21582440231218512.
    Open access • Published • 10.1177/21582440231218512
  2. Paulo Pereira; Fernando Santos; Daniel A. Marinho. "Portuguese Students Perceptions About the Motivational Climate in Physical Education". Journal of Teaching in Physical Education (2023): http://dx.doi.org/10.1123/jtpe.2021-0149.
    Open access • Published • 10.1123/jtpe.2021-0149
  3. Paulo Pereira; Fernando Santos; Daniel A. Marinho. "Students' Attitudes Toward Physical Education: A Narrative Review". The Physical Educator 79 3 (2022): 330-350. http://dx.doi.org/10.18666/tpe-2022-v79-i3-10696.
    Open access • Published • 10.18666/tpe-2022-v79-i3-10696
  4. Fernando Santos; António Camilo; Paulo Pereira; António Cardoso. "Desporto Universitário em Portugal: novas perguntas e novas possibilidades (Deporte Universitario en Portugal: Nuevas preguntas y nuevas posibilidades) (University Sports in Portugal: new questions and new possibilities)". Retos 44 (2021): 456-463. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v44i0.88635.
    Open access • Published • 10.47197/retos.v44i0.88635
  5. Paulo Pereira; Daniel A. Marinho; Fernando Santos. "Positive Motivational Climates, Physical Activity and Sport Participation Through Self-Determination Theory: Striving for Quality Physical Education". Journal of Physical Education, Recreation & Dance (2021): http://dx.doi.org/10.1080/07303084.2021.1936307.
    Open access • Published • 10.1080/07303084.2021.1936307
  6. Paulo Pereira; Fernando Santos; Daniel A. Marinho. "Is there a gap between research and practice? Reflecting on the motivational climate and attitudes towards physical education". Retos (2021):
    Open access • Published • 10.47197/retos.v0i39.77197
  7. Fernando Santos; António Cardoso; Paulo Pereira; Leisha Strachan. "Coach Training Within the Covid-19 Pandemic: Challenges and Potential Pathways". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.570706.
    Open access • Published • 10.3389/fpsyg.2021.570706
  8. Paulo Pereira; Fernando Santos; Daniel A. Marinho. "Examining Portuguese High School Students' Attitudes Toward Physical Education". Frontiers in Psychology (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.604556.
    Open access • Published • 10.3389/fpsyg.2020.604556
  9. Tarkington J. Newman; Fernando Santos; António Cardoso; Paulo Pereira. "The Experiential Nature of Coach Education Within a Positive Youth Development Perspective: Implications for Practice and Research". International Sport Coaching Journal 7 3 (2020): 398-406. http://dx.doi.org/10.1123/iscj.2019-0106.
    Open access • Published • 10.1123/iscj.2019-0106
  10. Fernando Santos; Rui Neves; Paulo Pereira; António Cardoso. "The physical education curriculum and life skills: Processes and intervention strategies". Motricidade (2020): vol. 16 n.º 2 (2020)-vol. 16 n.º 2 (2020). https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/18931.
    Open access • 10.6063/MOTRICIDADE.18931
  11. Fernando Santos; Corliss Bean; Nuno Azevedo; António Cardoso; Paulo Pereira; Hugo Cruz. "Moving From an Implicit to an Explicit Approach of Life Skills Development and Transfer: The Case of Surfing in Schools". SAGE Open 10 2 (2020): http://dx.doi.org/10.1177/2158244020933316.
    Open access • Published • 10.1177/2158244020933316
  12. Santos, F.; Farias, C.; Hilvoorde, I.; Gould, D.; Pereira, P.. "Implementing positive youth development in primary physical education: The learning trajectories of a physical education department head". Retos 38 (2020): 528-536.
    Open access • Published
  13. Fernando Santos; Leisha Strachan; Paulo Pereira. "How to promote positive youth development in physical education? The experiences of a physical educator and students through the delivery of Project SCORE!". Physical Educator 1 (2019):
    Open access • Published
  14. Paulo Pereira; Bento, F.; Santos, F.; Cardoso, A.. "What do students think in physical education?". Journal of Human Sport & Exercise 4 (2019): 1690-1692.
    Open access • Published
  15. Paulo Pereira; Fátima Bento; Fernando Santos. "Influence of students' cognitive processes on physical education teachers' thought process". Journal of Physical Education and Sport 19 3 (2019): 883-889.
    Open access • Published
  16. Santos, F.; Bean C. ; Azevedo, N.; Cardoso, A.; Pereira, P.; Cruz, H.. "Insights on a successful research-to-practice partnership with Matosinhos city hall: The case of surfing in schools". Journal of Human Sport & Exercise 4 (2019): 1372-1374.
    Open access • Published
  17. Fernando Santos; Leisha Strachan; Daniel Gould; Paulo Pereira; Cláudia Machado. "The Role of Team Captains In Integrating Positive Teammate Psychological Development Within High Performance Sport". Sport Psychologist 1 (2018): http://dx.doi.org/10.1123/tsp.2017-0135.
    Open access • Published • 10.1123/tsp.2017-0135
  18. Paulo Pereira; Carreiro da Costa, Francesco; Diniz, José Alves. "Students thought processes in physical education: a multi-dimensional analysis.". Gymnasium 17 1 (2017): 149-162. http://dx.doi.org/10.29081/gsjesh.2016.17.1.10.
    Open access • Published • 10.29081/gsjesh.2016.17.1.10
  19. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: Um estudo plurimetodológico". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 34 (2009): 83-94.
    Open access • Published
  20. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "A motivação dos alunos em Educação Física: Um estudo na perspectiva da orientação de objectivos de realização". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 34 (2009): 109-120. https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/2158244020933316.
    Open access • Published
  21. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "A atenção dos alunos em aulas de Educação Física". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 19/20 (2000): 84-99.
    Open access • Published
  22. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "Os processos de pensamento dos alunos em Educação Física". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 19/20 (2000): 100-119.
    Open access • Published
  23. Paulo Pereira. "A planificação dos professores em Educação Física: Alguns contributos para o seu estudo". Revista Horizonte 16 92 (2000): 14-18.
    Published
  24. Fátima Bento; Paulo Pereira. "A participação desportiva e o rendimento escolar". Revista Horizonte 16 93 (2000): 31-34.
    Published
  25. Paulo Pereira. "Os processos de pensamento dos professores de Educação Física com e sem experiência docente". Ludens 16 3 (1999): 35-40.
    Published
  26. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "O conceito de competência em Educação Física: a sua influência no comportamento dos alunos nas aulas". Revista Horizonte 15 87 (1999): 7-14.
    Published
  27. Paulo Pereira; Francisco Carreiro da Costa; José Alves Diniz. "A motivação dos alunos para a Educação Física". Revista Horizonte 15 86 (1998): 7-15.
    Published
  28. Francisco Carreiro da Costa; Paulo Pereira; Maurice Piéron. "Motivation, perception de compétence et engagement moteur des élèves dans des classes d'Éducation Physique". Revue de l’Education Physique 37 2 (1997): 83-91.
    Published
  29. Massada, L.; Gonçalves, M.; Gomes, J.; Paulo Pereira. "Abordagem traumatológica dos praticantes de Taekondo". Revista Portuguesa de Medicina Desportiva 6 (1988): 169-174.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020 As atitudes dos alunos portugueses do ensino médio em relação à Educação Física XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020 O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Como Promover o Desenvolvimento Positivo através da Educação Física? Reflexões sobre a Implementação do Projeto SCORE 2.º Fórum da REDESPP
REDESPP (Leiria)
2018 O Desenvolvimento Positivo na Formação de Treinadores: A Necessidade de um Modelo de Transferência de Conhecimentos 7º Congresso da sociedade portuguesa da pedagogia do desporto
Sociedade portuguesa da pedagogia do desporto (Rio Maior)
2017 Os processos de pensamento dos alunos influenciam os pensamentos interativos dos professores de Educação Física? XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2017 A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico: Relevância e desafios à formação de professores II Seminário “A Cultura Motora na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016 A investigação acerca da Educação Física e Atividade Física e Desportiva na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Seminário “A Cultura Motora na Escola do 1º CEB”.
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 As atribuições causais no contexto da Educação Física XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Instituto de Educação da Universidade do Minho (Porto, Portugal)
2014 As inter-relações entre os processos cognitivos dos alunos e os pensamentos dos professores de Educação Física durante as aulas X Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brazil)
2013 A perceção dos alunos sobre a sua competência em Educação Física, o comportamento do professor e os objetivos dessa disciplina IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Portuguese version of the pediatric berg balance scale IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 A investigação sobre o ensino das atividades físicas e desportivas VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Maranhão – Brasil (S. Luís – Brasil, Brazil)
2011 Os processos de pensamento dos alunos em Educação Física: uma análise multidimensional Seminário Internacional de Especialistas em Formação de Formadores em Educação Física
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2011 Os processos cognitivos dos professores de Educação Física durante a planificação do ensino VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 A atenção dos alunos nas aulas de Educação Física VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúd
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 Os processos de pensamento pré-interativos e interativos dos professores de Educação Física 1º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Tomar, Portugal)
2009 As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física V Seminário Internacional e II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade dos Açores (S. Miguel, Portugal)
2009 A motivação dos alunos em Educação Física: um estudo na perspectiva da orientação de objectivos de realização V Seminário Internacional e II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade dos Açores (S. Miguel, Portugal)
2009 A influência dos processos cognitivos dos alunos sobre os pensamentos dos professores: um estudo no âmbito da Educação Física X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 Os processos de pensamento dos alunos: um estudo no contexto da disciplina de Educação Física X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2009 A perceção de competência, orientação de objetivos de realização e atitudes dos alunos relativamente à Educação Física 8º Congresso Nacional de Educação Física
Sociedade Portuguesa de Educação Física (Lisboa, Portugal)
2009 Os processos cognitivos dos professores de Educação Física: a sua relação com os pensamentos dos alunos 8º Congresso Nacional de Educação Física
Sociedade Portuguesa de Educação Física (Lisboa, Portugal)
2000 Os Pensamentos e as Tomadas de Decisão dos Professores de Educação Física durante o Ensino Interactivo 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2000 As percepções dos alunos do curso de formação de professores de Educação Física da ESE do Porto sobre o exercício da actividade 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1999 A Planificação em Educação Física 7º Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa
Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil (Florianópolis, Brazil)
1999 A Participação em Actividades Desportivas e o Rendimento Escolar 7º Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa
Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil (Florianópolis, Brazil)
1998 Os Processos de Pensamento dos Professores em Educação Física VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
INEF da Galiza (Coruña, Spain)
1996 O Pensamento e Acção do Aluno em Educação Física Congreso Galego de Educación Física e Deporte
INEF da Galiza (Coruña , Spain)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - 2016 O feedback pedagógico nas aulas de Educação Física: Perceções dos alunos e professores sobre a sua importância
Supervisor
Educação Física (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Experiência Profissional - Importância do Desporto Municipal no Desenvolvimento do Ensino da Educação Física
Supervisor
2016 - 2016 O feedback pedagógico nas aulas de Educação Física: Percepções dos alunos e professores sobre a sua importância
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2016 - 2016 Importância do desporto municipal no desenvolvimento do ensino da Educação Física
Supervisor
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2014 - 2014 Motivação para a prática da natação na vertente de competição e de lazer
Supervisor
Educação Física (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Atitudes dos alunos face à Educação Física
Supervisor
Educação Física (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física : influência das variáveis género, nível socioeconómico e nota da disciplina Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física : influência das variáveis ano de escolaridade, contexto de ensino e nível socioeconómico Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A atividade física e desportiva no âmbito das atividades de enriquecimento curricular: Conceções dos docentes
Supervisor
Educação Física (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023 - Current IV Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Positivo dos Jovens através do Desporto (2023)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
2022/07 - Current III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Positivo dos Jovens através do Desporto: A Saúde Mental e a Justiça Social (2022)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2016 - 2016 XII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Seminar
XII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universität Leipzig, Germany
2015 - 2015 XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde - Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Seminar
XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Seminar
XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: A Educação Física e suas interfaces ao desenvolvimento humano
Seminar
X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: A Educação Física e suas interfaces ao desenvolvimento humano
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
2013 - 2013 IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Seminar
IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: “Desafios e oportunidades num Mundo em mudança”
Seminar
IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: “Desafios e oportunidades num Mundo em mudança”
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 7º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Seminar
7º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: “A Actividade Física Promotora de Saúde e de Desenvolvimento Pessoal e Social”
Seminar
VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: “A Actividade Física Promotora de Saúde e de Desenvolvimento Pessoal e Social”
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 5º Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde
Seminar
5º Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2009 V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde: “Educação Física e Desporto de Crianças e Jovens”
Seminar
V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde: “Educação Física e Desporto de Crianças e Jovens”
Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2009 8º Congresso Nacional de Educação Física: “Educação Física e Desporto Escolar – Sucesso em Educação Física e suas determinantes”
Congress
8º Congresso Nacional de Educação Física: “Educação Física e Desporto Escolar – Sucesso em Educação Física e suas determinantes”
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2006 - 2006 7º Congresso Nacional de Educação Física: “Educação – Saúde – Desporto: Inovação e Desenvolvimento”
Congress
7º Congresso Nacional de Educação Física: “Educação – Saúde – Desporto: Inovação e Desenvolvimento”
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2016 O feedback pedagógico nas aulas de Educação Física: Perceções dos alunos e professores sobre a sua importância. Carlos Alberto da Silva Ferraz (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Relatório de Experiência Profissional - Importância do Desporto Municipal no Desenvolvimento do Ensino da Educação Física Nuno Ricardo Teixeira Bessa Babo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Os professores de educação física e a promoção de um estilo de vida ativo Pedro Miguel Capela Alves (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Funções, Papéis e Desenvolvimento Profissional do Professor Cooperante no Contexto da formação inicial em ensino da Educação Física Teresa Maria Leandro de Sousa e Silva (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Motivação para a prática da natação na vertente de competição e de lazer Ana Filipa Bessa Monteiro Costa e Silva (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 La Formación Permanente y el impacto sobre el Desarrollo Profesional – Como lo perciben los Profesores de Educación Física en España y Portugal Luís Manuel Cruz Murta (PhD)
Universidad de Huelva, Spain
2013 As atitudes dos alunos face à Educação Física José Campos Silvares (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: Influência das variáveis ano de escolaridade, contexto de ensino e nível socioeconómico André Filipe Oliveira Nicola Oneto (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: Influência das variáveis género, nível socioeconómico e nota da disciplina Tiago Filipe Oliveira Osório (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A atividade física e desportiva no âmbito das atividades de enriquecimento curricular: Conceções dos docentes Gilberto Marques da Rocha (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Orientação motivacional dos objetivos de realização nas Aulas de Educação Física. Estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma Escola Pública e Privada Pedro Alexandre de Oliveira Resende (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Motivação para as aulas de Educação Física. Estudo centrado no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário de uma Escola Pública e Privada Victor Manuel Gomes da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A Aptidão Física na Terceira Idade Relacionada à Actividade Lúdica na Infância. Um Estudo com Mulheres Eduardo Manuel Bouças Leal (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Oferta e Procura Desportiva Fernando Manuel Silva Parente (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Efeito de dois modelos de ensino na aprendizagem do Atletismo na Educação Física Escolar José Augusto Rodrigues Pereira (Other)
Universidade do Porto, Portugal
2009/12/15 Percepções dos professores de Educação Física sobre as orientações curriculares: estudo de caso dos Colégios de Aplicação no Sul do Brasil
(Thesis) Arguer
Edson Souza de Azevedo (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Percepções dos professores de Educação Física sobre as orientações curriculares: estudo de caso dos Colégios de Aplicação no Sul do Brasil Edson Souza de Azevedo (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Diferenciação Pedagógica em Educação Física no Contexto das Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso numa turma regular do segundo ciclo com alunos com necessidades educativas especiais Bruno José Ferreira Cervaens Maia (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2009 A Avaliação de Desempenho Docente: A perspectiva de professores de Educação Física Nuno Nóvoa Faria Martins Borges (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2008 A Percepção de Professores do Ensino Básico acerca das Fontes de Conhecimento Mobilizadas nos Processos de Avaliação das Aprendizagens Edlene Teixeira Rodrigues (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Estudo das Atitudes e Percepções sobre as Práticas de Avaliação dos Supervisores de Estágio nos Cursos de Licenciatura em Educação Física em Minas Gerais Eduardo Nascimento (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
1994/01 - Current Sociedade Portuguesa de Educação Física