???global.info.a_carregar???
Ester Câmara. Concluiu o Mestrado em Psicologia da Educação em 2016 pela Universidade da Madeira. Membro do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (CIERL-UMa), desde 2016. Investigadora nos projetos: O Bem-Estar Psicológico na sociedade madeirense; Projeto de Capacitação e Sucesso Escolar na R.A.M.; Criatividade, Inteligência e Convivialidade. Investigadora auxiliar no projeto: Tourists wellbeing and the development of sustainable destination experiences, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), da Universidade do Algarve. Doutoranda em Psicologia, na Universidade do Algarve. Membro do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), da Universidade do Algarve. Bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), desde Outubro de 2020.
Identification

Personal identification

Full name
Ester do Carmo Marques Câmara

Citation names

  • Câmara, Ester

Author identifiers

Ciência ID
5315-A311-F154
ORCID iD
0000-0002-7850-6859

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology - Psychology, Special
  • Social Sciences - Psychology - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020/10/06 - 2024/12/31
Ongoing
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2019/11/22 - 2020/11/23
Concluded
Formação: Psicologia em Contexto Escolar- Avaliação por referência ao currículo: Modelos, instrumentos e práticas (Outros)
Major in Psicologia
Plataforma INTERAGIR, Portugal
Muito Bom
2018/09/27 - 2018/11/03
Concluded
Formação Inicial Psicólogo Júnior (Outros)
Major in Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Muito Bom
2018/10/12 - 2018/10/19
Concluded
Formação: Competências Pessoais, Sociais e Informáticas (Outros)
Major in Psicologia
DTIM - Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira, Portugal
Muito bom
2018/07/07 - 2018/08/11
Concluded
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Major in Ensino
Alamedas Office-Consultadoria e Formação Recursos Humanos, Lisboa , Portugal
Muito Bom
2014/09/01 - 2016/11/29
Concluded
Psicologia da Educação (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade da Madeira, Portugal
"Indisciplina, Medidas disciplinares e rendimento académico: Fenómenos (In)dependentes?" (THESIS/DISSERTATION)
19 valores
2011/09/01 - 2014/06/30
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
15 valores
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2019/09/01 - 2020/08/01 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal
Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal
2017/09/01 - 2018/09/01 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal
Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020/07/15 - 2020/09/11 Dinamização de atelier recreativo de Verão para crianças estrangeiras Hotel FourViews Oásis, Portugal
Hotel FourViews Oásis, Portugal
2019/06/01 - 2019/08/31 Dinamização de atelier recreativo de Verão para crianças estrangeiras Hotel FourViews Oásis, Portugal
Hotel FourViews Oásis, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/31 Estágio curricular Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2020/10/01 - 2024/10/01 The potencial of resident population on the development of significant and meaningful tourist experiences
UI/BD/150798/2020
PhD Student Fellow
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2020/10 - 2024/10 The potencial of resident population on the development of significant and meaningful tourist experiences
UI/BD/150798/2020
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Educational psychology and tourism: Partners in the art of educating for welcoming". In Livro de Atas do Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20), edited by UA Editora, 395-410. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Published
  2. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia. Corresponding author: Câmara, Ester. "Preditores do (in)sucesso escolar: Um estudo empírico". In Livro de Atas do Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20), edited by UA Editora, 434-449. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Published
  3. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; AGAPITO, DORA; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Meaningful, memorable, and transformational experiences: How similar, how different?.". In Rethinking applied psychology: Research paradigms vs. practical approaches, 215-228. Bucareste, Romania: Vasile Muscalu, 2021.
    Published
  4. Câmara, Ester; Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul; Soraia Garcês; Margarida Pocinho; Saúl Neves de Jesus. Corresponding author: Câmara, Ester. "Rethinking collaboration in psychology research: A proposal to design wellbeing experiences for tourists". In Modern research in psychology. Rethinking research collaborative, edited by Editura Universitará; Vasile Muscalu, 85-96. Bucareste, Romania: Vasile Muscalu, 2020.
    Published
  5. Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia; Márcia Rodrigues; Câmara, Ester. "Stress e Educação. Uma ideia". In Stress e Educação: Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia. Funchal, Portugal: Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, 2018.
    Published
  6. Câmara, Ester; Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida. "Indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico: estratégias preventivas para uma educação de sucesso". In Estudos em Psicologia & Educação. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2018.
    Published
Conference abstract
  1. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Educational psychology and tourism: Partners in the art of educating for welcoming". Paper presented in Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20), Aveiro, 2021.
    Published
  2. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia. Corresponding author: Câmara, Ester. "Preditores do (in)sucesso escolar: Um estudo empírico". Paper presented in Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20), Aveiro, 2021.
    Published
  3. Câmara, Ester; Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Tourism and Well-being: Algarve and Madeira as two renowned destinations for significant tourist experiences.". Paper presented in XI Postgraduate Conference Management, Hospitality & Tourism ESGHT 2020, Faro, 2020.
    Published
  4. Câmara, Ester. "Job Shadowing: Ready, Set… GO!” – Um projeto de intervenção no 3º ciclo do Ensino Básico". Paper presented in X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, 2019.
    Published
Conference poster
  1. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; AGAPITO, DORA; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Meaningful experiences and similar constructs: A pathway under construction". Paper presented in Ciência 2022 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2022.
  2. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; AGAPITO, DORA; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Development of meaningful tourist experiences: A positive psychology approach". Paper presented in Psychological Science and Well-being Conference, 2022.
  3. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia. Corresponding author: Câmara, Ester. "Uma ação preventiva rumo a uma educação de sucesso.". Paper presented in Conferência Internacional: Dream Makers Manual: Os sonhos podem tornar-se realidade, 2017.
Edited book
  1. Pocinho, Margarida; Lopes, Diniz; Rodrigues, David; Garcês, Soraia; Câmara, Ester. X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Livro de resumos. Portugal: Associação Portuguesa Psicologia. 2019.
    Published • Editor
  2. Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia; Câmara, Ester; Márcia Rodrigues. Stress e Educação: Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia. Funchal, Portugal: Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço. 2018.
    Published • Editor
Journal article
  1. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; AGAPITO, DORA; Jesus, S. N.. Corresponding author: Câmara, Ester. "Meaningful tourism experiences: A systematic review of psychological constructs". European Journal of Tourism Research (EJTR) 34 (2023):
    In press
  2. Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; AGAPITO, DORA; Jesus, Saul. Corresponding author: Câmara, Ester. "Positive psychology, well-being, and mindfulness: A successful partnership towards the development of meaningful tourist experiences". Journal of Tourism, Sustainability, and Well-being 10 1 (2022): 21-38. https://www.jsod-cieo.net/journal-tsw/index.php/jtsw/article/view/300/223.
    Open access • Published
  3. Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul; Câmara, Ester; Pocinho, Margarida. "Psychology of Tourism: exploring tourists’ wellbeing and creative personalities". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 431-436. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Open access • Published • 10.17575/psicologia.v34i1.1681
  4. Márcia Rodrigues; Câmara, Ester. "Job Shadowing: Ready, Set… GO!” – Um projeto de intervenção no 3º ciclo do Ensino Básico". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 413-424. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Open access • Published • 10.17575/psicologia.v34i1.1681
  5. Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul; Câmara, Ester; Martins, Patrícia. Corresponding author: Garcês, Soraia. "Exploring Creativity and Wellbeing Characteristics of Portuguese Tourists". Journal of Spatial and Organizational Dinamics 8 1 (2020): 4-15. https://www.jsod-cieo.net/journal/index.php/jsod/article/view/220/176.
    Open access • Published
  6. Câmara, Ester. "O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: perceções sobre a prática de voluntariado". Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação 18 2 (2016): 57-81. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/4677.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Câmara, Ester do Carmo Marques. "Indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico: fenómenos (in)dependentes?". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1511.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/11/16 Meaningful tourism experiences: A systematic review of psychological constructs TMS Algarve 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2022/10/21 From theory to practice: What’s next for meaningful tourism experiences? 26th International Congress Tourism and Hospitality Industry 2022 - Trends and challenges
University of Rijeka (Opatija, Croatia)
2022/09/09 Experiências turísticas significativas e psicologia: Um caminho em construção 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: “Psicologia e saúde em tempos de crise
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2020/10/02 Tourism and wellbeing: Algarve and Madeira as two renowned destinations for significant tourist experiences XI Postgraduate Conference: Management, Hospitality & Tourism
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT); Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAL) (Algarve, Portugal)
2020/09/25 Preditores do (in)sucesso escolar: Um estudo empírico Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/09/25 Educational Psychology and Tourism: Partners in the art of educating for welcoming Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019/11/22 - 2019/11/23 Formação: Psicologia em Contexto Escolar- Avaliação por referência ao currículo: Modelos, instrumentos e práticas
Workshop
"Psicologia em Contexto Escolar- Avaliação por referência ao currículo: Modelos, instrumentos e práticas"
Plataforma INTERAGIR, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/01 - 2023/07 Membro da Comissão Organizadora Evento: 44th International Conference of the Stress, Trauma, Anxiety, and Resilience Society (STAR)
Member
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2023/01 - 2023/05 Membro da Comissão Organizadora Evento: XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica - Avaliação Psicológica: Modelos, Metodologias E Aplicações
Member
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2022/01/31 - 2022/09/30 Membro da Comissão Organizadora Evento: 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Psicologia e saúde em tempos de crise
Member
Universidade da Madeira, Portugal

Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
2019/06/27 - 2019/06/29 Membro da Comissão Organizadora do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, realizado em Junho de 2019, em parceria com a Universidade da Madeira, Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Associação Portuguesa de Psicologia
Member
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal
2018/05/25 - 2018/05/26 Membro da Comissão Organizadora do evento "Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação", realizado na Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Universidade da Madeira e a Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP-RAM).
Member
Escola Básica de 2º e 3º ciclos do Caniço, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2020/01/27 - 2020/01/28 Membro da equipa de graduados do 2º ciclo em Psicologia da Educação, para efeitos de avaliação do mesmo por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Member
Universidade da Madeira, Portugal
Distinctions

Award

2016 Melhor classificação no 2º ciclo de estudos em Psicologia da Educação
Universidade da Madeira, Portugal