???global.info.a_carregar???
Roque dos Reis Tito Suequel, Doutorando em Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2025), Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade da Beira Interior (2018), Licenciado em Ciências da Educação, Opção: Linguística Portuguesa pela Universidade Lueji A'Nkonde – Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (2016). Em 2023/2024 foi professor do Agrupamento 300, tendo lecionado Português, Laboratório de Línguas e Português Língua Não Materna (PLNM) no Agrupamento de Escolas de Caneças, em Odivelas, Lisboa. No mesmo ano (23/24) lecionou também no Agrupamento de Escolas da Trafaria, em Almada, Setúbal. Foi professor de Língua Portuguesa no Complexo Escolar Delegado Eusébio Nelson, na Lunda-Norte, Angola. Exerce, também, a função de Investigador Colaborador e Doutorando do Centro de Estudos em Letras (CEL), onde integra o grupo de investigação de Historiografia Linguística e Linguística Missionária. Está a desenvolver um projeto de investigação sobre “Contactos linguísticos na Lunda-Norte: Interferências lexicais do cokwe no português” que se enquadra nos objetivos do Doutoramento em Ciências da Linguagem pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Nos cursos de Ciências Humanas do IIº ciclo do Ensino Pré-Universitário, tem ministrado as cadeiras de Literatura, Língua Portuguesa e Metodologia de Ensino de Língua portuguesa, foi coordenador da Disciplina de Literatura na Escola de Formação de Professores do Lucapa, Angola (2013-2014). Autor do artigo científico intitulado: A construção da identidade feminina angolana em Ritos de Passagem, de Paula Tavares, publicado pela revista internacional “Portuguese Literary & Cultural Studies” (2024).
Identification

Personal identification

Full name
Roque Suequel
Gender
Male

Citation names

  • Suequel, Roque

Author identifiers

Ciência ID
5019-5FB9-35EC
ORCID iD
0000-0002-8384-1790
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=R_1IApoAAAAJ
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Roque-Suequel?ev=hdr_xprf

Email addresses

  • roquedosreisrr13@hotmail.com (Professional)

Telephones

Telephone
  • 920319898 (Professional)

Addresses

  • Rua General Humberto Delgado 47, 2º Andar , 3030-327, Coimbra, Coimbra, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2018/10/05 - 2021/06/18
Ongoing
Ciências da Linguagem (Menos de 4 anos de escolaridade)
Major in Historiografia Linguística
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
2016/09/13 - 2018/06/18
Concluded
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Major in Morfossintaxe
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A constituição histórica do português de Angola Para uma caracterização morfossintática e interferência linguística com o cokwe" (THESIS/DISSERTATION)
2011/03/03 - 2016/06/13
Concluded
Ciências da Educação (Licence)
Major in Linguística Portuguesa
UNIVERSIDADE LUEJI A´NKONDE, Angola
"Percursos de desenvolvimento da leitura: estudo de caso com os alunos da 6ª classe da Escola do ensino primário do Dundo central" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2013/06/09 - Current Professor MED, Angola
Complexo Escolar Delegado Eusébio Nelson, Angola
2023/12/07 - 2024/08/31 Professor de PLNM Escola Secundária de Caneças 403544, Odivelas, Portugal
2023/12/07 - 2024/08/31 Professor de Português Escola Básica de Castanheiros 340534, Portugal
Escola Básica de Castanheiros 340534, Caneças, Odivelas, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018/11/05 - 2026/08/31 Contactos linguísticos na Lunda-Norte: Interferências lexicais do cokwe no português
Tese
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Journal article
  1. SUEQUEL, ROQUE DOS REIS TITO. "A construção da identidade feminina angolana em <i>Ritos de passagem</i>, de Paula Tavares". Portuguese Literary and Cultural Studies (2024): 164-189. https://doi.org/10.62791/n06k9t20.
    10.62791/n06k9t20
  2. Suequel, Roque; Osório, Paulo. "Interferences of Cokwe in the Angolan Portuguese: morphosyntax variation". (2023): https://doi.org/10.34624/cadernosple.v0i0.35003.
    https://doi.org/10.34624/cadernosple.v0i0.35003
Thesis / Dissertation
  1. Suequel, Roque. "A constituição histórica do português de Angola Para uma caracterização morfossintática e interferência linguística com o cokwe". Master, Universidade da Beira Interior, 2018.
  2. Suequel, Roque dos Reis Tito. "A constituição histórica do português de Angola". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/10060.

Artistic / Performance

Program / Show
  1. Suequel, Roque. 2023. "Apresentador". Cishima ca ucokwe. Rádio Ngolo (via streaming).
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/09/24 Apresentação da comunicação na mesa-redonda intitulada: Opressão, Resistência e História na Ficção Angolana: de António de Assis Júnior a Ondjaki. The Postcolonial across Borders: Interdisciplinary Research and Practices of Resistance
Universidade Técnica de Chemnitz (Chemnitz, Germany)
2024/05/17 O retrato socio-histórico e cultural da comunidade Lunda & cokwe em A Cabeça de Salomé, de Ana Paula Tavares. Colóquio Internacional: A Insularidade nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2024/04/24 A situação linguística da Lunda-Norte e o português XXVI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2023/05/05 Historiografia Linguística e Linguística Missionária em África XXV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real , Portugal)
2023/03/03 Contactos linguísticos na Lunda-Norte: Interferências lexicais do cokwe no português EliteSci
Colégio Doutoral da UTAD (Vila Real , Portugal)
2022/04/05 História da Lexicografia e Gramaticografia do Cokwe XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Vila Real, Portugal)
2022 A construção da identidade feminina angolana em Ritos de Passagem, de Paula Tavares
Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/10/08 Interferências gramaticais das línguas bantu no português de Angola IIªs Jornadas Científicas Estudantis
Departamento de Ensino e Investigação de Línguas da Universidade Lueji A'nkonde (Dundo, Angola)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/10/11 - 2021/10/12 I Colóquio Caminhos da Investigação em Literatura de Língua Portuguesa
Congress
I Colóquio Caminhos da Investigação em Literatura de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal