???global.info.a_carregar???
Catarina Firmo.
Identification

Personal identification

Full name
Catarina Firmo

Citation names

  • Firmo, Catarina

Author identifiers

Ciência ID
4B1D-ACB5-86DB
ORCID iD
0000-0002-4756-5055

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2014/09/01 - 2019/05/01
Concluded
Estudos de Teatro (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Université Paris-Nanterre, France
2011
Concluded
Estudos Portugueses - Estudos de Teatro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Université Paris 8 UFR langues et cultures étrangères, France
"Da palavra à cena e da palavra em cena - Dramaturgias do absurdo em França e em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
Très honnorable à l'unanimité
2005
Concluded
Estudos Portugueses (DEA)
Université Paris 8 UFR langues et cultures étrangères, France
"La vision de la femme au théâtre de José de Almada Negreiros et de Federico Garcia Lorca" (THESIS/DISSERTATION)
16/20
2004
Concluded
Estudos Portugueses (Maîtrise)
Université Paris 8, France
"O poder da denúncia política na encenação - Análise da obra dramática de Urbano Tavares Rodrigues" (THESIS/DISSERTATION)
Média Final: 18/20 Tese: 19/20
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019/05/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2015/09/01 - 2019/05/01 Postdoc (Research) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Université Paris-Nanterre, France

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/02/01 - Current Lecturer (University Teacher) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2016/09/01 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/03/01 - 2014/08/31 Lecturer (University Teacher) Université Paris 8, France

Others

Category
Host institution
Employer
2004/11/01 - 2006/07/01 Professora de Português Língua Estrangeira Institut Européen de Langues, France
2005/10/01 - 2006/04/30 Professora de Português Língua Estrangeira - Ensino Secundário Lycée Marx Dormoy, France
Projects

Other

Designation Funders
2023/01/01 - Current Infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras
CNPq/MCTI/FNDCT No 40/2022
Researcher
Universidade de Brasília, Brazil
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Firmo, Catarina. Matière, paysage et récit dans le théâtre de marionnettes. Paris, France: Editions Le Manuscrit. 2022.
    Published
  2. Firmo, Catarina; Falcão, Miguel; Rute Ribeiro; Luís Vieira. Pensar a marioneta. FIMFA Lx. Conversas e Reflexões. Penser la marionnette FIMFA Lx. Conversations et refléxions.. Lisboa, Portugal: A Tarumba. 2022.
    Published
  3. Firmo, Catarina. Teatro de Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas. Portugal: Companhia das Ilhas. 2018.
    Published
  4. Firmo, Catarina; Fábio de Souza Andrade. Echos et représentations de Samuel Beckett au Portugal et au Brésil. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes. 2013.
    Published
Book chapter
  1. Firmo, Catarina. "Figuras de Narciso no teatro de Jaime Salazar Sampaio". In in Teletin, Andreea e Ciama, Adriana Atas do Colóquio Internacional Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa - 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas, 95-101. Bucareste, Romania: Universidade de Bucareste, 2020.
    Published
  2. Firmo, Catarina. "Rien à dire. Silences et écriture de l´inachevé chez Samuel Beckett". In Seara, Isabel e Simões Marques, Isabel, L'implicite dans les langues romanes: Langue, Texte et Discours, Universidade Aberta, Lisboa, 2019, pp.26-29.. 2019.
    Published
  3. Firmo, Catarina. "Sem limites, sem tagarelice: escrita e dramaturgia para marionetas". In in Falcão, Miguel e Firmo, Catarina, Teatro de Formas Animadas: Teorias e Práticas, Companhia das Ilhas, Lages do Pico, 2018, pp.39-58.. 2018.
    Published
  4. Firmo, Catarina. "“Formas animadas e matérias em movimento: Cruzamentos de linguagens”". In in Falcão, Miguel e Firmo, Catarina, Teatro de Formas Animadas: Teorias e Práticas, Companhia das Ilhas, Lages do Pico, 2018, pp.27-38.. 2018.
    Published
  5. Firmo, Catarina. "Respigar, experimentar, manipular – coordenadas e desvios na investigação sobre marionetas e formas animadas". In Vieira, Luís e Ribeiro, Rute, A Tarumba: Marionetas e Formas Animadas 25 anos, A Tarumba Teatro de Marionetas, Lisboa, 2018, pp.128-130.. 2018.
    Published
  6. Firmo, Catarina. "Le jeu de l’équivoque dans le travail de l’acteur". In in Bourgain, Anne & Fabre, Gilbert, Le malentendu : une question de linguistique et de psychanalyse, 103-111. Paris, France: Lambert Lucas, 2017.
    Published
  7. Firmo, Catarina. "Peuples libres souvenez-vous. Rousseau personagem, porta-voz da liberdade". In in Basílio, Kelly Benoudis/Ribeiro dos Santos, Leonel/Almeida, Maria João, Jean-Jacques Rousseau, o Homem, a Obra e o Pensamento, 233-243. Lisboa, Portugal: Humus, 2014.
    Published
  8. Firmo, Catarina. "Jeux modalisateurs : reflets et contrastes dans le roman A Morte de Carlos Gardel de António Lobo Antunes". In in Carreira, Maria Helena Araujo, Faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes, 100-110. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes, 2014.
    Published
  9. Firmo, Catarina. "Réessayez, échouez, échouez encore, échouez mieux. Anti-héros beckettiens et personnages de l’échec chez Lygia Fagundes Telles". In Echos et représentations de Samuel Beckett au Portugal et au Brésil, 27-37. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes, 2013.
    Published
  10. Firmo, Catarina. "Des mots écrits publiés, des mots en scène censurés. Le théâtre portugais bâillonné pendant la dictature". In in Araújo Carreira, Maria Helena, Les rapports entre l’oral et l’écrit dans les langues romanes, 195-205. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes, 2012.
    Published
  11. Firmo, Catarina. "Jouer l’invisible à la scène tragicomique des Chaises : enjeux esthétiques et voies dramaturgiques". In in Ionesco, Marie-France e Dodille, Norbert, Lire, jouer Ionesco, 421-441. Besançon, France: Les solitaires intempestifs, 2010.
    Published
  12. Firmo, Catarina. "Des mots en temps de censure. Langage codifié dans le théâtre de l'absurde portugais". In Araújo Carreira, Maria Helena, L’Idiomaticité dans les langues romanes, 105-114. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes, 2010.
    Published
  13. Firmo, Catarina. "Jeux du JE et du TU dans Dis-Joe de Samuel Beckett". In Araújo Carreira, Maria Helena, Termes d’adresse et modalités énonciatives dans les langues romanes, 53-62. Paris, France: Presses Universitaires de Vincennes, 2008.
    Published
Journal article
  1. Firmo, Catarina. "À procura do corpo: liberdade e desejo no FIMFA Lx22". Sinais de Cena 3ª série 1 (2022): 389-410. http://dx.doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0024.
    10.51427/cet.sdc.2022.0024
  2. Firmo, Catarina. "Lieux clos et paysages dans le théâtre de Ionesco : mémoires, rêves et évasions". Studia Universitatis Babe¿-Bolyai Philologia 66 1 (2021): 145-160. http://dx.doi.org/10.24193/subbphilo.2021.1.11.
    10.24193/subbphilo.2021.1.11
  3. Firmo, Catarina. "Recensão Crítica do livro: Marionnettes et pouvoirs: censures, propagandes, résistances". EASTAP Journal (European Journal of Theatre and Performance) (2021): 716-722.
    Published
  4. Firmo, Catarina. "Tocar nas coisas e resgatar paraísos perdidos: voltar ao teatro com o Descon’FIMFA". Sinais de cena 5 (2021): 307-315. http://dx.doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0017.
    10.51427/cet.sdc.2021.0017
  5. Firmo, Catarina. "Observing the body, recovering rituals – Antiquity artifacts in the contemporary scene". RES Antiquitatis Journal of Ancient History 2 (2021): 58-63.
    Open access • Published
  6. Firmo, Catarina. "Réinventer les paysages et dessiner les vols au Théâtre de Marionnettes de Porto". Critical Stages/Scènes critiques The IATC journal/Revue de l'AICT 22 (2020):
    Published
  7. Firmo, Catarina. "Marionnettes, corps actants et autres encombrants dans la voie publique". Crisol N°5 Callejeando / La Rue dans tous ses états / A rua em todas as vias, Université de Nanterre, 2019, pp.404-41. (2019): http://crisol.parisnanterre.fr/index.php/crisol/article/view/116.
    Open access • Published
  8. Firmo, Catarina. "Desafiar a gravidade, escutar as matérias: FIMFA e FIMP 2017". Sinais de Cena Revista de Teatro e Artes Performativas Série II, volume n°3, CET/FLUL, APCT, Orfeu Negro, 2018, pp.325-336. (2018):
    Published
  9. Firmo, Catarina. "Bonecos, bonecreiros, artistas ambulantes e heróis irreverentes em Roberta de Romeu Correia". Nova Síntese 13 (Vila Franca de Xira, Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo), Lisboa: Edições Colibri, 2018, pp. 123-134. (2018):
    Published
  10. Firmo, Catarina. "Paisagens evocadas em Marguerite Duras e Sophia de Mello Breyner Andresen". Studia Universitatis Babe¿-Bolyai Philologia 62 4 (2017): 159-170. http://dx.doi.org/10.24193/subbphilo.2017.4.13.
    Published • 10.24193/subbphilo.2017.4.13
  11. Firmo, Catarina. "Celle qui est de plus en plus danseuse depuis Degas. Danseuses et autres échos parisiens chez Almada Negreiros". Synérgies Portugal, Les rapports culturels luso-francophones : hégémonie ou rupture?, Groupe d’Études et de Recherches pour le Français Langue Internationale, 2017, pp.59-68. (2017): https://gerflint.fr/Base/Portugal5/firmo.pdf.
    Open access • Published
  12. Firmo, Catarina. "Lisboa-Porto ida e volta. Diário de bordo sobre marionetas em dois festivais (FIMFA e FIMP 2016)". Sinais de Cena Revista de Teatro e Artes Performativas Série II, volume n°2, CET/FLUL, APCT, Orfeu Negro, Maio de 2017, pp.265-275. (2017):
    Published
  13. Firmo, Catarina. "Axes déictiques et réseaux proxémiques dans le théâtre de formes animées". Carreira, Maria Helena de Araújo, La deixis dans les langues romanes, Travaux et Documents, Presses Universitaires de Vincennes, St Denis, 2017, p. 219-227. (2017):
    Published
  14. Firmo, Catarina. "FIMP’15: Marionetas de carne e osso. Objetos perdidos, achados e sonhados". Sinais de Cena Revista de Teatro e Artes Performativas Série II, volume n°1, CET/FLUL, APCT, Orfeu Negro, Junho, 2016 pp.249-257. (2016):
    Published
  15. Firmo, Catarina. "Marionetas, Dulcineias, sereias e dragões : Revisitações de António José da Silva na cena contemporânea". Atas do colóquio internacional Touros, tragédias, bailes e comédias – Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII, CET/FLUL, 2016. (2016): http://www.tmp.letras.ulisboa.pt/images/firmo.pdf.
    Open access • Published
  16. Firmo, Catarina. "Proxémica e Semiótica no Teatro de Formas Animadas". Batista, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita, Atas do Congresso Internacional de Semiótica e Cultura, João Pessoa Mídia Gráfica e Editora, Universidade Federal da Paraíba, 2015, pp.181-189. (2015):
    Open access • Published
  17. Firmo, Catarina. "Corpos e artefactos em cena". Moringa Artes do Espetáculo V.6, n°1 Janeiro-Junho, João Pessoa Mídia Gráfica e Editora, Universidade Federal da Paraíba, 2015, pp.103-118. (2015): https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/issue/view/1611.
    Open access
  18. Firmo, Catarina. "Recréer Beckett, rejouer Oh les beaux jours- Trois Winnies en scène". Dramatica 1, Studia Universitatis Babes-Bolyai 1 (2013): 151-162.
    Published
  19. Firmo, Catarina. "Mémoire et amnésie dans le théâtre d’Ionesco". Otago French Notes: Eugène Ionesco, hier, aujourd’hui, demain (2009):
    Published
Online resource
  1. Firmo, Catarina. “Peekaboo. Caçar fantasmas com rabiscos, poesia e balões coloridos. [FIMP’21]”. 2021. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2021/11/22/peekaboo-cacarfantasmas-com-rabiscos-poesia-e-baloes-coloridos/.
  2. Firmo, Catarina. Ousar as profundezas [Moby Dick]. 2021. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2021/05/10/ousar-as-profundezasmoby-dick/.
  3. Firmo, Catarina. À procura de horizonte. [Uma coisa longínqua]. 2020. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2020/10/22/a-procura-de-horizonte-uma-coisa-longinqua/.
  4. Firmo, Catarina. Recuar os ponteiros dos relógios. Dar forma às memórias, manipular o tempo [Cosas que se olvidan facilmente]. 2019. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2019/05/25/recuar-os-ponteiros-dos-relogios-dar-forma-as-memorias-manipular-o-tempo-cosas-que-se-olvidan-facilmente/.
  5. Firmo, Catarina. Esbracejar, dar à manivela e levantar voo [Je brasse de l’air]. 2018. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2018/05/21/esbracejar-dar-a-manivela-e-levantar-voo-je-brasse-de-lair/.
  6. Firmo, Catarina. Descobrir o que fazer a solo. Quando as marionetas indicam o caminho” [OLO. Um solo sobre um solo]. 2018. https://sinaisemlinha.wordpress.com/tag/teatro-de-ferro/.
  7. Firmo, Catarina. Sons para esculpir, manipular, escutar” [Manipulasom]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2017/10/22/sons-para-esculpir-manipular-escutar-manipulasom/.
  8. Firmo, Catarina. Sentir a terra a mexer” [Celui qui tombe]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/2017/06/08/sentir-a-terra-a-mexer-celui-qui-tombe/.
  9. Firmo, Catarina. Movidos pelo vento [L’après-midi d’un Foehn]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/tag/cie-non-nova/.
  10. Firmo, Catarina. Uma tenda, algumas marionetas, dois saltimbancos e um cão [Petit théâtre de gestes]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/author/catarinafirmo/.
  11. Firmo, Catarina. Matrioskas de papel a atarantar [Este não é o nariz de Gogol mas podia ser…]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/author/catarinafirmo/.
  12. Firmo, Catarina. Fora de cena, fora de foco. Divas, vedetas e tipos normais” [Teatro Delusio],. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/author/catarinafirmo/.
  13. Firmo, Catarina. O corvo, a raposa e a morte [Kitsune]. 2017. https://sinaisemlinha.wordpress.com/author/catarinafirmo/.
  14. Firmo, Catarina. Espectadores cúmplices e reféns [A procura de Lem]. 2016. https://sinaisemlinha.wordpress.com/author/catarinafirmo/.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/03/17 Fantômes et voix mourantes chez Samuel Beckett et Sarah Strisberg Journée d’Etudes « Conversations avec un fantôme »
Université Jean Jaurès Toulouse 2 (Toulouse, France)
2022/03/03 “Spooky faces, fantasmas e outros incómodos do mundo das marionetas”. Conferência Escrever às escuras: a crítica de artes performativas e os espetáculos para crianças e jovens,
LU.CA Teatro Luís de Camões/Centro de Estudos de Teatro FL.UL (Lisboa, Portugal)
2021/10/16 Métamorphose et utopie. Le corps marionnettique chez Almada Negreiros Colóquio Internacional Puppet Plays L’écriture littéraire pour marionnettes en Europe de l’Ouest (17e-21e siècles)
Université Paul Valéry Montpellier 3 (Montpellier, France)
2021/07/16 “Sozinho em casa a dar à manivela do mundo: Autorepresentação e alteridade em Almada Negreiros” Colóquio Internacional ASIR2021 Convergencias y divergencias en el espacio iberoamericano
Universidade de Bucareste (Bucareste, Romania)
2019 Pas de grammaire, pas de soucis. Langage minimaliste et déconstruction syntactique chez Samuel Beckett Colóquio internacional "De la grammaire de la phrase à la grammaire du discours dans les langues romanes".Universidade de Saragoça, 11 e 12 de Dezembro de 2019.
2018/02/02 Diálogos e cruzamentos artísticos no teatro de formas animadas português Curso Livre/ Ação de Formação “Relações entre literatura, artes visuais e artes performativas no espaço português e ibero-americano”
grupo Diálogos Ibéricos e Ibero-americanos do Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras -Universidade de Lisboa
2018/01/17 Marionetas: recriar o corpo em cena
Escola Artística António Arroio
2017/12/22 Lieux de la mémoire et de l¿oubli chez Ionesco. Voyages, flâneries et évocations Voyages, représentations et conscientisation
Université Moulay Ismaïl (Meknès, Morocco)
2017/12/04 Silences, tours de paroles et écriture de l’inachevé chez Samuel Beckett Colóquio Internacional L'Implicite dans les langues romanes: langue, discours, texte
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2017/10/12 Marionnettes, corps actants et autres encombrants dans la voie publique La rue dans tous ses états,
Université de Nanterre (Nanterre, France)
2017/02/24 Reparar no corpo, recuperar rituais – Artefactos da Antiguidade na cena contemporânea Colóquio Internacional Expressões da Antiguidade na Arte e Literatura Modernas e Contemporâneas
Centro de História d’Aquém e d’Além Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/11/26 Utopies du corps en scène chez Almada Negreiros: figures, scénarios et paysages de l'inquiétude Colóquio Internacional Inquiétudes et incertitudes des utopies dans l’espace lusophone, no âmbito do Festival de l’Incertitude
Fondation Calouste Gulbenkian-Délégation en France (Paris), (Paris, France)
2016/11/17 Rotas de Shakespeare com marionetas e formas animadas Congresso Internacional Cervantes & Shakespeare: 400 Anos de Diálogo das Artes
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/12/04 Axes déictiques et réseaux proxémiques dans le théâtre de formes animées Colóquio Internacional La deixis dans les langues romanes
Université Paris 8 (Paris, France)
2015/09/17 Reescritas cénicas de Samuel Beckett com formas animadas II Colóquio Internacional de Genética Teatral– Percursos de Genética Teatral: Esboços, (Re)escritas e transmodalização(ções) dramática(s)
Centro de Estudos de Teatro FL.UL (Lisboa, Portugal)
2015/07/17 Le jeu de l’équivoque. Proxémique et réseaux d’énonciation dans le théâtre de formes animées Seminário «Unité transversale de recherche psychogénèse et psychopathologie»,
Université Paris 13 (Paris, France)
2015/05/21 Marionetas, Dulcineias, sereias e dragões : Revisitações de António José da Silva na cena contemporânea Colóquio internacional Touros, tragédias, bailes e comédias – Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII
Centro de Estudos de Teatro FL.UL (Lisboa, Portugal)
2015/03/11 Être en scène : Voies et méthodes de représentation dans le théâtre portugais Jornada Teatral Lusófona
Université Paris 8 (Paris, France)
2014/10/10 Axes déictiques et proxémique dans le théâtre de formes animées Voix et jeux énonciatifs Seminário «Linguistique comparative des langues romanes : théorie et description»
Université Paris 8 (Paris, France)
2014/09/14 Proxémica e semiótica no teatro de formas animadas Colóquio Internacional de Semiótica e Cultura –SEMICULT
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (João Pessoa, Brazil)
2014/04/11 Figuras de Narciso no teatro de Jaime Salazar Sampaio Colóquio Internacional Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas
Universidade de Bucareste (Bucareste, Romania)
2013/09/27 Langage populaire et réécriture des mythes chez Miguel Torga Colóquio Internacional Le Partage du sens/ Le sens du partage Hommage à Maria Helena Araújo Carreira
Université Paris 8 (Paris, France)
2013/06/06 L´itinéraire intertextuel d´Alcântara Machado. Quelques voix modernistes à l´occasion d´un court séjour à Lisbonne Colóquio Internacional L´Europe vue par des modernistes brésiliens
Université Paris 8 (Paris, France)
2013/03/25 «Traces du théâtre de l’absurde dans la dramaturgie de Luiz Francisco Rebello» Mesa Redonda Passages entre les scènes françaises et portugaises – Hommage à Luiz Francisco Rebello
Centro Cultural Gulbenkian de Paris (Paris, France)
2012/12/11 Peuples libres souvenez-vous. Rousseau personagem, porta-voz da liberdade Colóquio International Jean-Jacques Rousseau, o Homem, a Obra e o Pensamento
Centro de Estudos de Teatro FL.UL (Lisboa, Portugal)
2012/11/26 Réessayez, échouez, échouez encore, échouez mieux. Antihéros beckettiens et personnages de l’échec chez Lygia Fagundes Telles Colóquio Internacional Échos et représentations de Samuel Beckett au Portugal et au Brésil
Université Paris 8
2011/12/09 «Des mots écrits publiés, des mots en scène censurés. Le théâtre portugais bâillonné pendant la dictature», Colóquio Internacional Les rapports entre l’oral et l’écrit dans les langues romanes,
Université Paris 8
2009/12/11 Des mots en temps de censure. Langage codifié dans le théâtre de l'absurde portugais Colóquio International L’idiomaticité dans les langues romanes
Université Paris 8
2009/08/19 Jouer l’invisible à la scène tragicomique des Chaises : enjeux esthétiques et voies dramaturgiques Colóquio International, Lire, jouer Ionesco aujourd'hui
Centre Culturel de Cerisy-la-Salle
2009/07/14 Un théâtre bâillonné. La censure et le théâtre de l’absurde au Portugal Colóquio International Vozes silenciadas Vidas Proibidas : Censura e Performance FIRT
Centro de Estudos de Teatro FL.UL
2008/11/12 Cette voix venue du désert. Carrefours philosophiques et dramaturgiques dans Oh les beaux jours Colóquio International Représentations et esthétique des Ruines
Université Moulay Ismaïl (Meknes, Morocco)
2007/12/07 Jeux du JE et du TU dans Dis-Joe de Samuel Beckett Colóquio Internacional Termes d’adresse et modalités énonciatives dans les langues romanes
Université Paris 8
2007/09/03 Le discours amoureux en scène: le Dictum et le Modus Congresso Internacional de Linguística e de Filologia Românica
Universidade de Innsbruck

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020/09/01 - Current Pauladas em Terreiros Daqui e de Além Mar: diálogo entre tradições do teatro de marionetas português e brasileiro em práticas artísticas
Supervisor
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/09/01 - Current Migrações em cena - Experiências de Teatro Migrante no Brasil e em Portugal
Supervisor
Estudos de Teatro (PhD)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2015/03/11 - Current Journée Théâtrale Lusophone, na Université Paris 8, 11 de Março de 2015. (2015/03/11)
2012/11/26 - Current Co-responsável (com Fábio de Souza Andrade) pela organização do colóquio internacional Échos et représentations de Samuel Beckett au Portugal et au Brésil na Université Paris 8. (2012/11/26)
Congress (Co-organisor)
Université Paris 8, France
2011/03/19 - Current Co-responsável (com Giulia Filacanapa) pela organização do colóquio internacional La Commedia dell’Arte : théories et pratiques contemporaines, no Institut National d’Histoire de l’Art (INHA) de Paris. (2012/03/19)
Congress (Co-organisor)
Université Paris 8, France
2021/05/19 - 2021/05/22 Organização do ciclo de conversas Pensar a Marioneta. Conversas com muito chá - Festival Internacional de Formas Animadas de Lisboa – FIMFA’21, Teatro Municipal São Luiz – Sala Bernardo Sassetti. (2021/05/19 - 2021/05/22)
Meeting
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2013/09/27 - 2013/09/28 Co-responsável (com Andreea Telletin e Ana Braz) pela organização do colóquio internacional Le Partage du sens/ Le sens du partage Hommage à Maria Helena Araújo Carreira, Université Paris 8 e Maison André de Gouveia-CIUP (Cité International Universitaire de Paris). (2017/09/27 - 2017/09/28)
Congress (Co-organisor)
Université Paris 8, France

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/07/02 - Current Moderação do encontro com Irène Bonnaud em torno do espetáculo Amitié, no ciclo Conversas na Esplanada do Festival Internacional de Teatro de Almada, em parceria com o CET-FL.UL e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro
2022/05/28 - 2022/05/28 Moderação da mesa-redonda em torno do espetáculo «Uma conferência animada» FIMFA - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.
Meeting
2022/05/20 - 2022/05/20 Moderação da mesa-redonda em torno do espetáculo «Novo. A noite.» FIMFA Lx 22
Meeting
2021/02/18 - 2021/02/18 Séminaire « La langue portugaise en cultures » proposé le Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone (CRILUS - Etudes Romanes) de l'Université Paris Nanterre, en partenariat avec la Chaire Lindley Cintra, la Maison du Portugal, la Résidence André de Gouveia
Université Paris-Nanterre, France
2020/10/13 - 2020/10/13 Apresentação do livro «Marionetas e Formas Animadas. Teorias e Práticas» no âmbito do FIMP'21 Festival Internacional de Marionetas do Porto
2020/07/24 - 2020/07/24 Moderação do encontro com Tiago Correia em torno do espetáculo Turismo, no ciclo Conversas na Esplanada do Festival Internacional de Teatro de Almada, em parceria com o CET-FL.UL e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro
2017/10/28 - 2017/11/05 Participação como investigadora convidada no Festival Segni d'Infanzia: Festival Internazionale d'Arte e Teatro per l'infanzia, Mântua, Itália no âmbito do projeto internacional TEEN Theatre European Engagement Network, organizado pelo Festival Segni d¿Infanzia (Itália), Norsk Scenekunstbruck (Noruega), Teatercentrum (Dinamarca) e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 28 de Outubro a 5 de Novembro de 2017.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2017/07/10 - Current “Diálogos e cruzamentos artísticos no teatro de formas animadas português” Curso Livre/ Ação de Formação “Relações entre literatura, artes visuais e artes performativas no espaço português e ibero-americano” Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2014/09/17 - 2014/09/18 Mini-curso: Semiologia teatral e redes performativas Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Distinctions

Other distinction

2013 Bolsa de Pós-Doutoramento: SFRH/BPD/92498/2013.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006 Bolsa de doutoramento
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2006 Bolsa de doutoramento- SFRH / BD / 28944 / 2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal