Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Isabel Dias Moreira
Citation names
- Moreira, Ana Isabel
Author identifiers
- Ciência ID
- 4315-7FCF-80C0
- ORCID iD
- 0000-0002-6757-8005
Email addresses
- ana_m0reira@hotmail.com (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
German | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
English | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013 - 2018/11/23
Concluded
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
"A história de Portugal nas aulas do 2.º ciclo do Ensino Básico: educação histórica entre representações sociais e práticas
educativas" (THESIS/DISSERTATION)
|
Sobresaliente cum laude |
2010 - 2012
Concluded
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Escrevo no pretérito ou desenho o futuro (Relatório de Estágio)" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2007 - 2010
Concluded
|
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
17 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/09 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal |
2021/03/08 - 2021/06/30 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/04/01 - 2018/07/13 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/02 - Current | Tutor accredited (CCPFC/RFO-40158/20) in the domain of Specific Didactics (History) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2020/01 - Current | Teacher 1st and 2nd cycles (History and Geography of Portugal; Portuguese) | Colégio Externato Imaculada Conceição, Portugal |
2022/09 - 2023/06 | Professora de Português (língua estrangeira; língua de herança) | Escola de Português iei, Portugal |
2020/01 - 2020/03 | Teacher 1st and 2nd cycles | Academia Educar, Portugal |
2017/10 - 2019/11/29 | Teacher 1st and 2nd cycles | Centro Educativo Inovar e Educar, Portugal |
2016/01 - 2017/07 | Teacher | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal |
2015/11 - 2016/01 | Portuguese Teacher | Instituto Nun'Alvres, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/03/01 - 2023/02/28 | HistoryLab for European Civic Engagement: open e-Toolkit to train History Teachers on Digital Teaching and Learning
2020-1-ES01-KA226-HE-095430
Researcher
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
2019/01/01 - 2021/12/31 | Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
Ref ª inED/2020/7
Researcher
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Concluded
|
2013 - 2015 | Oficina Didática de Ciências Humanas
s/r
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/06 - 2019/12 | National Plan for Adult Literacy
National Plan for Adult Literacy
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Manual |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/05 | Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica | II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
|
2023/04 | História ausente é História esquecida? Análise do currículo oficial para o Ensino Básico português | XXII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Múrcia (Spain)
|
2022/12 | Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica | II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
|
2022/12 | Ensinar e Aprender História (de Portugal) no 2.º ciclo do Ensino Básico | Encontro CITCEM do grupo de investigação Educação e Desafios Societais
CITCEM (Portugal)
|
2021/10/06 | Guerra Colonial portuguesa (1961-1974): significados e ausências | XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Universidade Católica de Pernambuco (Brazil)
|
2021/09/17 | Nas Aprendizagens Essenciais de HGP, que Geografia? - para uma reflexão crítica | Oficinas de Investigação CITCEM - Ensinar e Aprender Geografia
CITCEM, Porto (Portugal)
|
2021/09 | History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? | History Educators International Research Network
HEIRNET
|
2021/07/26 | A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Portugal)
|
2021/05/29 | Voos da borboleta: das competências históricas à cidadania europeia | XV Jornadas Internacionais “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
|
2020/11 | Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções | II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas (Supervisão 2020)
(Portugal)
|
2019/10 | O projeto +Literacia: contributos para uma reflexão curricular na educação e formação de adultos | Colóquio Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
|
2019/10 | Troca por troca: Cidadania pela História? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania | IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
Universidade de Barcelona (Spain)
|
2019/08 | Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? | XIX Congreso Internacional de Educación Histórica
Facultad de Humanidades de la Universidad del Valle (Colombia)
|
2019/05 | E dos 10 aos 15: que usos fazem os alunos da História? | Encontro ‘Para começar, educação histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas’
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Representações dos professores do Ensino Básico de Portugal sobre a história, o currículo e o ensino | XXIX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales
(Valladolid, Spain)
|
2018 | "Somos um povo humilde que lutou pelos seus direitos": consciência histórica de alunos portugueses do Ensino Básico | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica
(Múrcia, Spain)
|
2017 | Os professores do Ensino Básico nas aulas de história de Portugal. Análise dos resultados de uma entrevista | Congresso "O Tempo dos Professores"
(Porto, Portugal)
|
2017 | Os professores nas aulas de história de Portugal (tentativa de interpretação a partir de uma entrevista) | Porto International Conference of Research in Education
(Porto, Portugal)
|
2017 | Um passado de heróis, um presente sem história. Narrativas sobre a história de Portugal ao terminar o 2.º ciclo do Ensino Básico | Congreso Internacional Educación Histórica y Adquisición de Competencias Clave
(Múrcia, Spain)
|
2017 | +Literacia: na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos | Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
|
2015 | Representações sociais da História de Portugal: entre a escola e a sociedade | Congreso Internacional en Didáctica das Ciencias Sociales
(Santiago de Compostela, Spain)
|
2015 | Representações e narrativas de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a História de Portugal | Metodologias de investigação em ensino e aprendizagem das Ciências Sociais
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Meeting in the context of history education. "Para começar, educação histórica dos 3 aos 15... conceções e práticas" (2019/05/17)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04/10 - 2019/04/11 | 1.º seminário - O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (2019/04/10 - 2019/04/11)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/06/07 - 2022/06/07 | Oradora convidada com a intervenção intitulada "Do 1.º ao 2.º ciclos, História e Geografia de outra maneira".
Meeting
|
Da história à História: em busca da(s) literacia(s)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021/10/15 - 2021/10/15 | Dinamização do Simpósio "Consciência histórica como prática de liberdade", juntamente com Pedro Duarte.
Symposium
|
XXXVII Semana de História
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brazil
|
2021/05/28 - 2021/05/29 | Oradora convidada com a intervenção: De hoje para amanhã
Meeting
|
Educação História e Geográfica em tempo(s) de mudança
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/12/09 - 2020/12/09 | Palestrante na mesa 'Aprendizagem histórica na sala de aula', para divulgação de um artigo científico redigido.
Round table
|
Lançamento do dossiê 'Aprendizagem histórica em questão'
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
|
2020/09/18 - 2020/09/18 | Proponent (with Isabel Barca, Helena Pinto and Marília Gago) of a Oficina de Investigação CITCEM - Entre palavras, imagens,
objetos, ... Aprender (outra) História na sala de aula. Individual presentation entitled "O que se vê no 2.º ciclo do Ensino
Básico?"
Workshop
|
Oficinas de Investigação CITCEM
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2020/02/20 - 2020/02/20 | Guest speaker at the initiative À conversa com... with the presentation entitled "No(s) sentido(s) da educação histórica:
um percurso em construção".
Meeting
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019/07 - 2019/07 | Moderator of the panel entitled “Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores”.
Meeting
|
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/05/29 - 2019/05/30 | Guest speaker at the Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Conference
|
Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/27 | Guest speaker with the presentation “Das representações dos alunos à formação dos professores: pensar sobre a História”.
Seminar
|
V Seminário de Educação Histórica - “A Educação Histórica, resposta(s) aos desafio(s) atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais”
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Moderator in a session of communication's presentation
Conference
|
ICRE 2019
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/10 - 2018/12/10 | Guest speaker at the round-table Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo with the presentation entitled
“A história que (não) se conta: educação histórica e ideologia(s)”.
Round table
|
Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2018/10 | Guest speaker with the presentation "Uma tese de doutoramento no âmbito da Educação Histórica"
Other
|
Aula-aberta do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Moderator in a session of communication's presentation
Congress
|
Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/07/25 | Aprender a ensinar: experiências de uma professora estagiária no 1.º e 2.º CEB
(Thesis) Arguer
|
Maria do Carmo Sousa (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/06 | Valorizar o Património Local com crianças em idade pré-escolar
(Thesis) Arguer
|
Ana Raquel Sousa (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022/11 | Questões de Género antes e depois do 25 de Abril de 1974: estudo com turma do 6º Ano de Escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Liliana Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022/10 | A Mudança Concetual em “Estudo do Meio” e em “História e Geografia de Portugal”
(Thesis) Main arguer
|
Ana Margarida Sá (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/09 | Guerra Colonial: A perceção dos Alunos Portugueses e as memórias dos seus familiares
(Thesis) Main arguer
|
Maurício Cardoso (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/07 | Commission Model no Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo) - a Arte da Falcoaria na Escola
(Thesis) Arguer
|
Manuela Gomes Tavares (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/07 | História, Património e Cidadania. Porto de Memória - Trabalho por Projeto no 2º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Catarina Santos (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/10/13 | "Uma viagem no tempo": a utilização de jornais didáticos como estratégia de aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Maria Beatriz Cirne Cardoso (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/09/29 | (Des)construção do conhecimento histórico
(Thesis) Arguer
|
Raquel Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07 | A Literatura na aula de História: um estudo com alunos do 12.º ano
(Thesis) Arguer
|
Ana Catarina Ferreira Moura (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11 | A Multiperspetiva e a Empatia no ensino da História
(Thesis) Arguer
|
Andreia Alves (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | O Fio da História: a criação de narrativas históricas
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Oliveira Gomes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | Bullying: conhecer para agir
(Thesis) Arguer
|
Diogo José Arôcha (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | A aula oficina: uma introdução ao ofício de historiador?
(Thesis) Arguer
|
André Abreu (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/16 | A importância dos TPC - Estudo de caso numa turma do 9.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Alexandra Ferreira Carvalho (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/31 | 'A História é o passado, o presente e o futuro' - a perceção de alunos e professores sobre o ensino da História
(Thesis) Arguer
|
Nuno Miguel Babo Leal (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/31 | As representações sociais dos professores em formação inicial
(Thesis) Arguer
|
Ricardo Nuno Vieira Freitas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2017 - Current | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»: grupo Educação e Desafios Societais | Integrated Researcher |
2009 - 2012 | Pedagogical Council - Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | Member |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Member of the organizing committee of the XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Member
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/02/15 - 2019/12/31 | Member of the Portuguese group partaker in the Global International Pedagogical Forum (2019).
Member
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Member of the scientific committee of I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais.
Member
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2018 - 2018 | Member of the scientific committee of the E-book “O manual escolar no ensino da História” (ISBN: 978-972-8356-38-5), da autoria
de Isabel Barca e Glória Solé.
Member
|
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revisão de texto de uma triologia de livros da autoria de Pedro Duarte: Felizmente há Escola!: a escola como espaço para e em cidadania; Viagens pela escola: organização e funcionamento da instituição escolar portuguesa; Olhar, pensar e ouvir a escola: rutura com o senso comum, ética e pluralidade metodológica | Editora Furar o Cerco, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023/07 - 2023/07 | CLIO History and History Teaching (1139-6237) | Asociación "Proyecto Clío" (Valencia); Universidad de Zaragoza (Zaragoza) |
2023 - 2023 | Linhas Críticas | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
2021/10 - 2021/10 | Sensos-e | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
2021/03 - 2021/03 | SUMMA - Revista disciplinaria en ciencias económicas y sociales (2711-0788) | Corporación Universitaria Autónoma de Nariño - extensión Cali |
2019/11 - 2019/11 | Revista Sensos-e | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto) |
Distinctions
Award
2020 | Prémio CITCEM/Afrontamento Teses Universitárias 2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2011 | Merit Scholarship
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 | Merit Scholarship
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|