???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Andreia Santos Gouveia

Author identifiers

Ciência ID
401F-E86F-6732
ORCID iD
0000-0003-1853-9453
Education
Degree Classification
2012/10/01 - 2017/01/17
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Área de especialidade: Administração e Políticas Educacionais
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
2010/09/01 - 2012/06/15
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Administração e Políticas Educativas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Investimento privado em educação: o caso dos cursinhos comerciais. " (THESIS/DISSERTATION)
18 valores
2009/10/01 - 2010/11/01
Concluded
Proteção de Menores (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
18 values
2003/09/01 - 2007/06/01
Concluded
Educação de Infância (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/09/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2023 - Current External Expert in the General inspectorate of education and science Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2018 - Current Social Education Degree Training Supervisor Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017/10/31 - Current Trainer of the Professional Qualification Course of Childhood Education Assistant Centros de Formação Talento , Portugal
2017/07/01 - Current Pedagogical Consultant for Infant/Toddlers and Pre-School Centro Social e Paroquial de Assistência à Terceira Idade e da Infância de Sanguedo (CASTIIS), Portugal
2020/02/01 - 2020/10/01 Erasmus Departmental Coordinator Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/02/01 - 2018/08/31 Researcher (10%) in Administration and Educational Policies (PAELab) of Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/08/01 - 2018/01/31 Researcher in the consulting project "Minimum standards quality of Sao Tome and Principe Schools and Pre-Schools". Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015/04/10 - 2017/01/31 Student-evaluator in the External Evaluation Commissions in the evaluation and accreditation of the cycles of studies (Master’s and PhD) in Education Sciences in Portuguese Higher Education Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2013/02/01 - 2017/01/31 PhD FCT Schorlarship (SFRH/BD/88132/2012) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2013/02/01 - 2015/09/30 Researcher (15%) in the project " Between More and Better Schools: academic excellence in Portuguese state schools" (PTDC/IVC-PEC/4942/2012) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2010/07/01 - 2013/01/31 Research Assistant of the project "International Xplika - comparative analysis of the private tutoring market in five capital cities" (PTDC/CPE-CED/104674/2008). Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2010/05/03 - 2010/06/30 Kindergarten Teacher in a Day Care Center with a group of children with ages between 3 and 4 years old. Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2009/09/20 - 2010/02/16 Kindergarten Teacher in a Day Care Center with a group of children with ages between 1 and 2 years old. Associação de Ludotecas de Famalicão, Portugal
2009/02/02 - 2009/08/31 Trainer on EFA course (High school level) "Techniques of Educational Action ". Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2009/03/02 - 2009/04/30 Trainer on the project n.º 007869/2008/23 - Certified Modular Formations: Monitoring of children in day care centers and kindergarden: Pedagogical techniques. Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2009/01/25 - 2009/02/24 Trainer of Continuous Modular Training (qualification level 2 - UFCD 3262): Follow-up Training in Day Care Centers and Kindergartens: pedagogical models and content areas of pre-school education. Liconsultores - Centro Social de Anadia, Portugal
2008/07/01 - 2009/01/09 Kindergarden Teacher of children with 3 and 4 years old. Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2007/11/01 - 2008/06/30 Professor of Arts and Expressions – AEC’S: Development and monitoring of activities related with arts and expressions with children with ages between 6 and 8 years old. Escola básica Nossa Senhora dos Campos , Portugal
2007/10/01 - 2008/04/30 Volunteer (Kindergarden Teacher) - Colaboration with the project Lugar dos Afectos in the organization of activities and coordination of field trips with groups of different ages. Lugar dos Afectos, Portugal
2005/09/01 - 2007/06/29 Colaboration with UA Schools Program (promotion and propagation of the University of Aveiro in High Schools; registration of 1st year students; Open week of Science and Techonology; Monitor of Summer Universidade de Aveiro, Portugal
2006/09/01 - 2007/05/31 Curricular Internship (Kindergarden Teacher) - Observation and planning activities with children with ages between 3 and 5 years old. Jardim de Infância da Cale da Vila, Portugal
2006/02/01 - 2006/05/31 Curricular Internship (Kindergarden Teacher) - Observation and planning activities with children with ages between 3 and 5 years old. Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2005/09/01 - 2005/12/30 Curricular internship (Kidenrgarden Teacher - day care center) - Observation and planning activities with children with ages between 1 and 2 years old. Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, Portugal
2002/07/01 - 2002/07/31 Volunteer (Kindergarden Teacher - ATL) - Colaboration and organization in pedagogical activities with children with ages between 3 and 12 years old. Instituição de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2013/02/01 - 2017/01/17 Exames nacionais, Apoios Pedagógicos e Explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal
SFRH/BD/88132/2012
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluded
2010/07/01 - 2013/01/31 Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais
PTDC/CPE-CED/104674/2008
Research Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluded

Contract

Designation Funders
2017/08/01 - 2017/12/31 Padrões mínimos de qualidade das Escolas de São Tomé e Príncipe
Padrões mínimos de qualidade das Escolas de São Tomé e Príncipe
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluded
2013/02/01 - 2015/09/30 Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública
PTDC/IVC-PEC/4942/2012
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Derouet, Jean-Louis; Quaresma, Luísa; Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Gouveia, Andreia; Borges, Germano José Conceição Pinto; et al. A excelência académica na escola pública portuguesa. Fundação Manuel Leão. 2017.
Book chapter
  1. Ribeiro, Álvaro; Gouveia, Andreia dos Santos. "Agendas políticas e tendências globais da excelência escolar". Fundação Manuel Leão, 2024.
  2. Neto-Mendes, António; Gouveia, Andreia dos Santos. "Políticas educativas e a construção da excelência: Um olhar sobre os fatores políticos e sociais". Fundação Manuel Leão, 2024.
  3. Gouveia, Andreia. "Lisboa, Seul, Brasília e Otava: as empresas de explicações na perspectiva dos seus gestores". In Xplika Internacional: panorâmica sobre o mercado das explicações, 69-94. Portugal: universidade de aveiro, 2013.
    Published
  4. Gouveia, Andreia. "Private Tutoring in Portugal: Patterns and Impact at Different Levels of Education". In Private Tutoring Across the Mediterranean, 151-165. SensePublishers, 2013.
    Published
Conference abstract
  1. Gouveia, Andreia. "Os exames nacionais no centro das preocupações de escolas, alunos e suas famílias". Paper presented in XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Accepted
Conference paper
  1. Gouveia, Andreia. "Será o sucesso nos Exames Nacionais construído dentro ou fora dos muros da escola?". Paper presented in IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2019.
    Accepted • 10.5151/eneac2018-044
  2. Gouveia, Andreia. "A performance escolar em Portugal: um olhar sobre as estratégias das escolas e das famílias para a fabricação da excelência.". Paper presented in V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação., Goiás, 2016.
    Published
  3. Gouveia, Andreia. "Apoios pedagógicos: uma estratégia mitigada de promoção do sucesso escolar?". Paper presented in I Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2015.
    Published
  4. Gouveia, Andreia. "Resultados escolares e ranking de escolas: uma análise dos rituais de distinção das escolas públicas em Portugal.". Paper presented in XII Congresso da SPCE – “Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar”, Santo Tirso, 2015.
    Published
  5. Gouveia, Andreia. "Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal – dados de um projeto de doutoramento em curso.". Paper presented in Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, Évora, 2014.
    Published
  6. Gouveia, Andreia. "A oferta de explicações em empresas de Lisboa, Seul, Brasília, Otava e Maputo na perspetiva dos seus gestores.". Paper presented in Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, Évora, 2014.
    Published
  7. Gouveia, Andreia. "Tempo escolar fora da escola: o caso das explicações em Seoul, Brasília e Lisboa.". Paper presented in I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, Braga, 2013.
    Published
  8. Gouveia, Andreia. "O recurso por parte dos alunos a apoio educativo fora da escola: análise comparativa entre Lisboa e Brasília.". Paper presented in VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar., Aveiro, 2013.
    Published • 10.18226/610001/mostraxviii.2018.38
  9. Gouveia, Andreia. "Empresas de reforço escolar e rendimento dos alunos: Brasília e Lisboa em análise comparativa exploratória.". Paper presented in 5.º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Belém do Pará, 2012.
    Published
  10. Gouveia, Andreia. "Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais: dados de um projecto em curso.". Paper presented in XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., Guarda, 2011.
    Published
  11. Gouveia, Andreia. "Les cours particuliers au Portugal: traces d'un itinéraire.". Paper presented in Congres de l'AFIRSE – La recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherche [Recherches sur les pratiques périscolaires sanitaires et sociales: Communications]., Paris, 2011.
    Published
  12. Gouveia, Andreia. "As representações sociais de educação de infância: o pensamento dos estagiários da licenciatura de Educação de Infância.". Paper presented in Congresso Educação e Democracia, Aveiro, 2007.
    Published
Journal article
  1. Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "EXAMES NACIONAIS E EFEITOS SOBRE ESCOLAS, ALUNOS E FAMÍLIAS". Educação e Pesquisa 50 00 (2024): https://submission.scielo.br/index.php/ep/article/view/273908.
  2. Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias ,". Educação e Pesquisa (2024): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450273908.
    10.1590/s1678-4634202450273908
  3. Gouveia, Andreia dos Santos; Neto-Mendes , António; Torres , Leonor Lima. "Exames nacionais: Efeitos sobre escolas, alunos e famílias". (2024): Gouveia, A., Neto-Mendes, A., & Torres, L. L. (2024). Exames nacionais: Efeitos sobre escolas, alunos e famílias. Educação e Pesquisa = Education and Research, 50, e273908, 1-20. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273908. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5967.
    10.1590/S1678-4634202450273908
  4. Gouveia, Andreia; Neto-Mendes, António; Torres, Leonor Lima. "Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias". (2024): https://hdl.handle.net/1822/93347.
    10.1590/s1678-4634202450273908
  5. Gouveia, Andreia. "Training Effective Peer Educators by Means of Virtual Mobility: A Preliminary Proposal". Vocational Education: Research and Reality (2014): 232-236.
    Published
  6. Gouveia, Andreia. "O Mercado do reforço escolar: A procura e a oferta de cursinhos comerciais na cidade de Brasília". Revista de Ciências Humanas 7 2 (2014): 17-41. http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/149/82.
    Published
  7. Gouveia, Andreia. "School reiforcement as a promoter of increased confidence and self-esteem on students of comercial preparatory courses". Atención Primaria 45 (2013): 119.
    Published
Manual
  1. Gouveia, Andreia. Manual para a Autoavaliação das Escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e Indicadores de Qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar. São Tomé and Príncipe. 2018.
    Published
  2. Gouveia, Andreia. Manual para a Avaliação Externa das escolas em São Tomé e Príncipe — Dimensões e indicadores de qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar. São Tomé and Príncipe. 2018.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Gouveia, Andreia dos Santos. "Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18478.
  2. Gouveia, Andreia dos Santos. "Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18478.
  3. Gouveia, Andreia dos Santos. "Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10547.
  4. Gouveia, Andreia dos Santos. "Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10547.

Other

Other output
  1. O impacto da pandemia COVID-19 (SARS-COV-2) nas aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social: Um estudo de caso. As mais recentes investigações sugerem que a pandemia causada pelo Covid-19 tem provocado perdas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos acentuando ainda mais as desigualdades existentes. Como forma de minimizar ou reverter estes efeitos adversos, o Estado tem procurado desenvolver programas focados na recuperação das aprendizagens. Esta comunicação pretende apresentar os da. 2024. Anunciação, Carolina; Gouveia, Andreia dos Santos. Anunciação, C., & Gouveia, A. S. (2022). O impacto da pandemia COVID-19 (SARS-COV-2) nas aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social: Um estudo de caso. In C. Pires, M. Figueiredo, & M. F. Martins (Coords.), Livro de Resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, "Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas". Lisboa, Portugal, 15-17 setembro 2022, (p. 189). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5776.
  2. Manual para a autoavaliação das escolas em São Tomé e Príncipe: Dimensões e indicadores de qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar [material pedagógico]. Sem resumo disponível.. 2024. Neto-Mendes, António; Tomaz, Carlota Fernandes; Portugal, Gabriela; Gouveia, Andreia. Neto-Mendes, Tomaz, C. F., Portugal, G., & Gouveia, A. (2018). Manual para a autoavaliação das escolas em São Tomé e Príncipe: Dimensões e indicadores de qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar [material pedagógico]. UNICEF; Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5794.
  3. Redes de trabajo en los agrupamientos de Aveiro. El presente estudio versa sobre las redes de trabajo que tienen lugar em cuatro agrupamientos de escuelas de la ciudad de Aveiro. [...]. 2024. Barrero Fernández, Beatriz; Gouveia, Andreia dos Santos. Barrero Fernández, B., & Gouveia, A. (2023). Redes de trabajo en los agrupamientos de Aveiro. In D. Fonseca, A. Neto-Mendes, M. Gonçalves, A. Ventura, & J. A. Costa (Orgs.), A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de Atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (pp. 111-127). Universidade de Aveiro. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5789.
    https://doi.org/10.48528/kc4m-sa71
  4. Será o sucesso nos Exames Nacionais construído dentro ou fora dos muros da escola?. Com o presente artigo pretende-se apresentar alguns resultados da investigação realizada na tese de Doutoramento da autora sobre a combinação de fatores intervenientes no processo de construção dos resultados escolares em Portugal. [...]. 2024. Gouveia, Andreia dos Santos. Gouveia, A. (2021). Será o sucesso nos Exames Nacionais construído dentro ou fora dos muros da escola? In M. Gonçalves, D. Fonseca, A. Neto-Mendes, A. Ventura, & J. A. Costa (Orgs.), (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (pp. 77-98). Universidade de Aveiro. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5790.
    https://doi.org/10.48528/etpt-5b57
  5. Manual para a avaliação externa das escolas em São Tomé e Príncipe: Dimensões e indicadores de qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar [material pedagógico]. Sem resumo disponível.. 2024. Neto-Mendes, António; Tomaz, Carlota Fernandes; Portugal, Gabriela; Gouveia, Andreia. Neto-Mendes, Tomaz, C. F., Portugal, G., & Gouveia, A. (2018). Manual para a avaliação externa das escolas em São Tomé e Príncipe: Dimensões e indicadores de qualidade da Educação Pré-Escolar e Escolar [material pedagógico]. UNICEF; Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5795.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020/02 - Current O Papel da Gestão e da Organização Escolar na Promoção de Medidas de Combate ao Insucesso na Disciplina de Matemática
Supervisor
Administração e Gestão Escolar (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2020/02 - Current O Papel da(s) Liderança(s) na Gestão de Conflitos em Contexto Escolar: uma reflexão sobre o percurso profissional docente
Supervisor
Administração e Gestão Escolar (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/09 - Current Gestão e inovação no contexto escolar: estratégias dos gestores escolares para implementação da Política Nacional de Educação Especial, orientada para a Inclusão Escolar em Benguela
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - Current Projeto de Intervenção em relações intergeracionais
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - Current Projeto de Intervenção em Cidadania Ativa
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - Current Projeto de Intervenção com as famílias apoiadas pelo CAFAP
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - Current Projeto de Intervenção com as famílias apoiadas pela CPCJ
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 Uma revisão sobre a violência nas relações de intimidade LGBTI e uma intervenção em relações consentidas
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 A Música como uma estratégia educativa de Dificuldades de Aprendizagem
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 A importância do CAFAP para a família
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 Ser criança a Torto e a Direito
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 Os métodos de estudo em contexto educativo
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - 2019 (In) Crescendo Fundação Claret – Lar Juvenil dos Carvalhos
Supervisor
Educação Social (Degree)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2020/02/10 - 2020/02/13 Comissão Organizadora da “Semana da Educação e Psicologia” (2020/02/10 - 2020/02/13)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/08 Comissão Científica do IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar “(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior” (2020/11/07 - 2020/11/08)
Symposium (Member of the Scientific Committee)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/04/02 - 2019/04/04 Comissão Organizadora da “Semana da Educação” (2020/04/02 - 2020/04/04)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017/05/08 - 2017/05/09 Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar “Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios”, (2020/05/08 - 2020/05/09)
Symposium (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/05/25 - 2015/05/25 Comissão Organizadora do Seminário Internacional “Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa (Excel.pt)”, (2020/05/25 - 2020/05/25)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal
2013/09/13 - 2013/09/13 Seminário “O mercado das explicações: panorâmica internacional” (2013/09/13 - 2013/09/13)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/04/26 - 2012/04/27 Secretariado e participação no VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar "Escolas, competição e colaboração: que perspectivas?", (2012/04/26 - 2012/04/27)
Symposium (Other)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010/10/25 - 2010/10/26 Secretariado e participação no VI Simpósio de Organização e Gestão Escolar "A emergência do diretor de escola: questões políticas e organizacionais" (2010/10/25 - 2010/10/26)
Symposium (Other)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/10/18 Liderança escolar e desenvolvimento profissional dos professores em Portugal – que relação?
(Thesis) Main arguer
Otília Pinto (Other)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/19 A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas da gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
(Thesis) Main arguer
Maria de Fátima Coimbra (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/09 Escolas entre o público e o privado – uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas
(Thesis) Main arguer
Mariline Grangeia Santos (Other)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/09 O diretor da escola primária: um estudo sobre a liderança em contexto escolar na cidade do Lubango
(Thesis) Main arguer
Luísa Albertina de Vasconcelos Hatewa (Other)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018 - Current Comissão de Curso do Mestrado em Administração e Gestão da Educação do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense: Representante dos Docentes/Secretária
Other
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - Current Comissão Técnica Científica do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense: Docente
Member
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - Current Conselho Escolar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense: Docente
Member
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019/10 - 2019/11 IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar "(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior Aveiro, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2017/07/01 - Current Consultora Pedagógica para as valências de Creche e Pré-Escolar – Avaliação e monitorização da organização e gestão institucional a partir da utilização de novos instrumentos pedagógicos.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - Current UC de Políticas de Ação Social; UC de Estágio II; UC de Educação e Interculturalidade; UC de Organização e Gestão das Instituições Educativas. Educação Social (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - Current UC de Sociologia das Organizações Educativas; UC de Gestão e Desenvolvimento de Projetos; UC de Modelos e Práticas de Organização e Gestão Escolar; UC de Avaliação em Contexto Educativo; UC de Gestão de Recursos. Administração e Gestão Escolar (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - Current UC de Avaliação de Programas de Intervenção Comunitária. Ciências da Educação - especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2015/04/10 - 2017/01/30 Estudante-Avaliador em Comissões de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) presididas pela Prof. Doutora Carlinda Leite, na avaliação e acreditação dos ciclos de estudos (Mestrado e Doutoramento) em Ciências da Educação em funcionamento no Ensino Superior Universitário.
Other
Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020/01 - Current Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado (1989-6395) Editorial de la Universidad de Granada
2019/11 - Current Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2018 - Current Membro do júri de prova oral de defesa de relatório de estágios da Licenciatura em Educação Social Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Distinctions

Other distinction

2017 PhD approved with distinction and praise
Universidade de Aveiro, Portugal