???global.info.a_carregar???
Davys Enrique Espíndola Moreno. Violinista, Professor de Música e Regente de Orquestras Infantis com ampla experiência profissional, especializado no trabalho com crianças com necessidades especiais. Davys é Violinista - Licenciado em Música (1996 - Chile) e Mestre em Educação (2014 - Chile) . Ambos os graus académicos estão reconhecidos em Portugal desde 2019. Pós-graduado em Musicoterapia (2017 - Brasil) e Pós-graduado em Ensino e Aprendizagem da Música (2001 - Chile). Atualmente é aluno de Doutoramento em Educação, ramo Educação Especial e Diversidade no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Possui várias publicações. Recebeu no Chile cinco prémios e/ou homenagens. Participou no Brasil como investigador num projeto de pesquisa em Música e Educação (MUSE-UDESC). Possui atividades em Portugal na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Educação Musical, Educação Especial. No seu currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Inclusão e Diversidade; Interpretação Musical; Ensino da Música; Música Inclusiva; Musicoterapia.
Identification

Personal identification

Full name
Davys Enrique Espíndola Moreno

Citation names

  • Moreno, Davys

Author identifiers

Ciência ID
391E-C573-9EE7
ORCID iD
0000-0002-3805-6929

Email addresses

  • davyse@gmail.com (Personal)

Websites

  • https://www.youtube.com/user/davysespindola (Social media)
  • http://davys.pro/ (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special
  • Medical and Health Sciences - Other Medical Sciences - Other Medical Sciences
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Beginner (A1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2018/11/24
Concluded
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Major in Competências Pedagógicas para exercer a atividade de FORMADOR
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Bom
2017
Concluded
Pós-Graduação Latu Sensu (Postgraduate Certificate)
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brazil
"Tratamento Musicoterapêutico para uma criança com paralisia cerebral. Um estudo de caso. " (THESIS/DISSERTATION)
19
2014/07
Concluded
Magister en Educación con mención en Currículo y Evaluación (Master)
Universidad de Artes y Ciencias de la Educación ARCIS , Chile
"Análisis del Aprendizaje logrado a través de la Música para el desarrollo de las habilidades de comunicación e socialización en niñas y niños que asisten regularmente a los Jardines Infantiles JUNJI, Copiapó, Región de Atacama, Chile." (THESIS/DISSERTATION)
16
2001
Concluded
Especialização em Enseñanza Aprendizaje de la Música (Postgraduate Certificate)
Instituto Profesional del Valle Central, IPVC, CHILE., Chile
"Encuentros Musicales" (THESIS/DISSERTATION)
19
1996
Concluded
Instrumentista (Licence)
Universidade de La Serena, ULS, Chile
"Concerto para violino en G menor de Max Bruch como solista acompañado por Orquesta" (THESIS/DISSERTATION)
17
1991
Concluded
Finalización de estudios secundarios (Bachelor)
Escola Experimental de Música Jorge Peña Hen, Chile
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16,5
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2019/01/03 - Current Musicoterapeuta, trabalha com atendimentos educativos e investigativos musicais para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas com deficicencia mental severa Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2017/09/15 - Current Aluno de Doutoramento em Educação, ramo Educação Especial e Diversidade Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/04/03 - 2017/09/15 Integrante da fila de violinos primeiro e docente nos centros de formação da Camerata Florianópolis. Camerata Florianópolis https://www.camerataflorianopolis.com.br, Brazil
2015/03/15 - 2017/09/15 Musicoterapeuta, trabalha com atendimentos educativos e investigativos musicais para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo TEA AMA Florianópolis. http://www.amaflorianopolis.org.br, Brazil
2014/03/01 - 2017/09/15 Concertino e Solista da Orquestra Sinfónica do Estado de Santa Catarina Brasil. Orquestra Sinfónica de Santa Catarina. https://www.ossca.com.br/, Brazil
2013/05/03 - 2014/03/31 Regente de Orquestra, professor de violino, educador nos povos originarios Universidad Científica del Perú, Peru
1997/03/03 - 2013/03/03 Professor de Violino e Regente de Orquestras de infância no Chile. Liceo de Música de la Comuna de Copiapo. http://liceodemusica.cl/icore/viewcore/174754, Chile
2000/03/03 - 2012/12/31 Concertino e solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Copiapó. Trabalhou obras de Câmara, Sinfónicas, Sinfônico Corais e Operas Clássicas. Centro Cultural de Copiapó. http://barrioalamedacopiapo.cl/local/centro-cultural-atacama/, Chile
2004/03/03 - 2009/09/26 Representante para la Región de Atacama (2004-2009) da "Fundación de Orquestas Infantiles de Chile." Fundación de Orquestas FOJI. http://www.orquestajuvenil.cl/foji/, Chile
Projects

Contract

Designation Funders
2015 - 2015/10 Membro da Equipa do grupo de pesquisa MUSE - Música e Educação UDESC
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5499220819950258
Researcher
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Davys Moreno; Ana Maia. "Accessible Music for Everyone: Discovering Resources". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_73
  2. Davys Moreno; António Moreira; Oksana Tymoshchuk; Carlos Marques. "A Child with Cerebral Palsy in Arts Education Programmes: Building Scaffoldings for Inclusion". 172-190. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-70187-1_13
  3. Moreno, Davys; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Tymoshchuk, Oksana; Carlos Marques. "Children with special needs in music Arts education programmes: challenges". In String teaching in the 21st Century: Bridges between research and practice, edited by Clarissa Foletto; Jorge Alves; Dora de Queiroz, 60-74. Porto, Portugal: ESTA Portugal Published in partnership with Labeamus – Laboratory for the teaching and learning of music/University of Aveiro and ESMAE-IPP, 2021.
    Published
  4. Moreno, Davys. "Building scaffolding by teaching music in preschool education". 2020.
    https://doi.org/10.21125/iceri.2020.1665
  5. Moreno, Davys. "Análise de conteúdo utilizando o webQDA: opção metodológica para caracterizar uma criança com Paralisia Cerebral". In Investigação Qualitativa em Educação: Inovação, Dilemas e Desafios (CIAIQ2020)(1a, no prelo).. Portugal: Ludomedia, 2020.
    In press • https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.687-702
Conference abstract
  1. Moreno, Davys. "Restabelecendo o vínculo social através da música. Fundação Catarinense de Educação Especial. Santa Catarina. Brasil. http://xfragilsc.com.br/site/wp-content/uploads/2016/09/PROGRAMACAO.pdf .". Paper presented in xfragilsc, Florianópolis, 2016.
Conference paper
  1. Moreno, Davys. "Inclusion of children with special needs through music in Arts education programs https://www.proceedings.wcqr.info/index.php/wcqr2019/article/view/263". Paper presented in WCQR 2019 - World Conference on Qualitative Research, Porto, 2019.
    Published
Conference poster
  1. Moreno, Davys. "Moreno, D. E. (2015, maio). Crianças com TID. Ensino Musical e Desenvolvimento.". Paper presented in Poster presented at the V Encontro de Pesquisa e extensão do MUSE 14/ 16 de maio 2015. CEART, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. BRASIL https://issuu.com/lucianemulazanidossantos/docs/i_colbeduca_-_caderno_de_resumos ., 2015.
Journal article
  1. Moreno, Davys; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Tymoshchuk, Oksana; Carlos Marques. "Finding solutions to promote the inclusion of children with Cerebral Palsy in Arts Education Programmes of Music: an integrative literature review using webQDA". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 537-558. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25599.
    Open access • Published
  2. Moreno, Davys. "Análise da Comunicação de uma criança com Peturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório". Revista Lusófona de Educação 51 51 (2021): 191-207. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7718.
    Open access • Published
  3. Moreno, Davys. "Estudo das Competências Digitais dos “Filhos da Guerra” de Angola, uma contribuição". Indagatio Didatica (2020):
    In press • https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20076
  4. Moreno, Davys. "Crianças com TEA, uso das tecnologias digitais, ensino musical e desenvolvimento. Uma investigação em andamento. 2015 (pág 58-59). https://issuu.com/lucianemulazanidossantos/docs/i_colbeduca_-_caderno_de_resumos .". I Coloquio Luso-Brasileiro de Educação - ColBEduca, 2015, FLORIANÓPOLIS (2015): https://issuu.com/lucianemulazanidossantos/docs/i_colbeduca_-_caderno_de_resumos.
Newsletter article
  1. Moreno, Davys. "Falando sobre Musicoterapia. Jornal Online da Universidade de Aveiro. Aveiro Portugal. http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=53863", 2018, http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=53863.
Thesis / Dissertation
  1. Moreno, Davys. "Análisis del Aprendizaje logrado a través de la Música para el desarrollo de las habilidades de comunicación y socialización en niñas y niños que asisten regularmente a los Jardines Infantiles JUNJI, Copiapó, Región de Atacama, Chile. http://www.davys.pro/?p=803 .". Master, 2014. http://www.davys.pro/?p=803.

Artistic / Performance

Audio recording
  1. Moreno, Davys; Davys Espíndola (Producer). 2012. "Kamada a la chilena". In Kamada a la Chilena, GROOVE ESTUDIO - ML PRODUCCIONES - COPIAPÓ, CHILE.

Other

Other output
  1. Davys Moreno. 2020. BUILDING SCAFFOLDING BY TEACHING MUSIC IN PRESCHOOL EDUCATION. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2020.1665.
    10.21125/iceri.2020.1665
  2. Moreno, Davys. 2019. Curso Acreditado/A música como meio para a Inclusão. http://blogs.ua.pt/cidtff/?p=19763. http://blogs.ua.pt/cidtff/?p=19763.
  3. Moreno, Davys. 2018. Música é Amor. http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/10/Musica-e-amor.pdf. http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/10/Musica-e-amor.pdf.
  4. Moreno, Davys. 2015. Página Davys Espíndola Moreno. https://www.youtube.com/user/davysespindola .. https://www.youtube.com/user/davysespindola.
  5. Moreno, Davys. 2014. M&M Concertos https://www.youtube.com/channel/UC7ThrHyE-PHJ7Y1WlihcsrA .. https://www.youtube.com/channel/UC7ThrHyE-PHJ7Y1WlihcsrA.
  6. Moreno, Davys. 2006. Recital de violin y piano para 35º Aniversario del Liceo de Música de Copiapó, estrenando Sonata para violín y piano, op. 9, de Juan Orrego Salas https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-27902014000200001&lng=en .. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-27902014000200001&lng=en.
    https://dx.doi.org/10.4067/S0716-27902006000200008
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/07/04 Moreno, Davys. University of Aveiro. Paper presented at the “Research Summit 2019, Aveiro Portugal”. Tittle: Inclusion of children with special needs in Arts education programs: from research to action. Comunicações orais por submissão. Disponível em: https://www.ua.pt/researchsummit/2019/page/25018 Research Summit 2019, Aveiro Portugal
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/28 Moreno, D. E. (2018, novembro). University of Aveiro. Paper presented at the “Research Summit 2018, Aveiro Portugal”. Tittle: Inclusion of children with special needs in Arts education programs: from research to action. Comunicações orais por submissão. Disponível em: http://www.ua.pt/researchsummit/2018/page/24285 Research Summit 2018, Aveiro Portugal
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/12 Moreno, D. E. (2018, outubro). University of Coimbra. Paper presented at the “XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018 SPCE. Portugal”. Tittle: Contributos da competência digital para a comunicação de crianças com Autismo: Um estudo de caso. Comunicações orais por submissão. Disponível em: https://congressospce2018.wixsite.com/spce2018-fpceuc XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018 SPCE
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/10/11 Moreno, D. E. (2018, outubro). University of Coimbra. Paper presented at the “XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018 SPCE. Portugal”. Tittle: Desbravando as problemáticas de inserção social no período pós-guerra civil angolano: o que fazer?. Comunicações orais por submissão. Disponível em: https://congressospce2018.wixsite.com/spce2018-fpceuc XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/03/15 Moreno, D. E. (2018, março). Falando sobre: Musicoterapia. Paper presented at the “Falando sobre”, Universidade de Aveiro, Portugal. Comunicações orais por convite Disponível em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=53863 "Falando sobre"
O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas do Inet-md/UA (Aveiro, Portugal)
2016/12/09 Moreno, D.E. (2016). Tratamento musicoterapêutico para uma criança com paralisia cerebral. Um estudo de caso. Balneário Camboriú, SC. Brasil. URL: htps://drive.google.com/file/d/180AcVhnbciscP2r5tuh49OyX57gRZV6K/view (Trabalho conclusão de curso para obter a especialização em Musicoterapia) I Encontro musicoterapeuticos de Balneario Camboriu. Santa Catarina. Brasil
Faculdade de Candeias (Balneario Camboriu, Brazil)
2016/09/30 Moreno, D. E. (2016, setembro). Restabelecendo o vínculo social através da música. Paper presented at the IX ENCONTRO CATARINENSE DA SÍNDROME DO X FRAGIL Tema: X Frágil/ Autismo, Fundação Catarinense de Educação Especial. Santa Catarina. Brasil. Comunicações Orais por convite URL: http://xfragilsc.com.br/site/wp-content/uploads/2016/09/PROGRAMACAO.pdf IX ENCONTRO CATARINENSE DA SÍNDROME DO X FRAGIL.
Fundação Catarinenese de Educação Especial (São José, Brazil)
2015/11/06 Moreno, D. E. (2015). Crianças com TEA, uso das tecnologias digitais, ensino musical e desenvolvimento. Uma investigação em andamento. In: I Coloquio Luso-Brasileiro de Educação - ColBEduca, Florianópolis. SC, Brasil (pp. 58-59). URL: https://issuu.com/lucianemulazanidossantos/docs/i_colbeduca_-_caderno_de_resumos Apresentações Trabalhos Científicos I Coloquio Luso-Brasileiro de Educação
Universidade do Estado de SantaCatarina UDESC (Florianópolis, Brazil)
2015/05/15 Moreno, D. E. E. (2015). Crianças com Transtornos do Espectro do Autismo, Ensino Musical e Desenvolvimento. In R. F. Schambeck, & S. L. F. Figueiredo (orgs.) Anais do V Encontro de Pesquisa e Extensão do MusE - Grupo de Pesquisa Música e Educação [1(1), p. 49-59]. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. URL: https://grupodepesquisamuse.files.wordpress.com/2015/04/anais-do-v-encontro-de-pesquisa-e-extensao-do-grupo-de-musica-e-educacao-muse.pdf Anais do V Encontro de Pesquisa e Extensão do MusE - Grupo de Pesquisa Música e Educação
Universidade do estado de Santa Catarina UDESC (Florianópolis, Brazil)

Association member

Society Organization name Role
2018/05/18 - Current Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE http://www.spce.org.pt/ Socio Átivo Número 1395-Br. 45
2018/01 - Current Associação Portuguesa de Musicoterapia APMT https://www.apmtmusicoterapia.com/ Socio átivo APMT Nº196
2017/11/21 - Current Asociación Chilena de Musicoterapia - ACHIM https://www.linkedin.com/in/asociaci%C3%B3n-chilena-musicoterapia-4281b06b/?originalSubdomain=cl Socio activo Nº 50
2016/01 - Current Associação Catarinense de Musicoterapeutas - ACAMT Associação Catarinense de Musicoterapeutas - ACAMT

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019/01 - Current Membro do Conselho do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP-UA). O Conselho é presidido pelo Diretor do DEP-UA e está composto por 20 membros no total e funciona em secções específicas a determinar no seu regimento. É o orgão que pronuncia-se, a título consultivo, sobre iniciativas que lhe forem submetidas pelos órgãos competentes em diferentes materias que representem os interesses do DEP-UA e principalmente da Universidade de Aveiro. http://www.ua.pt/dep/page/17037
Member
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017/01 - Current Membro da Comissão de Formação da UBAM desde o ano de 2017, com carga horária de 200h por ano. A Comissão de Formação visa avaliar as grades curriculares dos cursos de especialização em Musicoterapia. O currículo é avaliado seguindo os critérios exigidos para que a UBAM divulgue o curso e torne-o aprovado para indicação, conforme descrito no, Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em http://ubammusicoterapia.com.br/institucional/comissoes-ubam/
Member
União Brasileira das Associações de Musicoterapia - UBAM, Brazil
Distinctions

Award

2013 100 lideres jovenes que estan cambiando Chile.
Revista El Sábado de El Mercurio, Chile
2009 Mejor professor de la comuna de Copiapó año 2009
Ilustre Municipalidad de Copiapó, Chile, Chile
2007 Premio ALICANTO.
Ilustre Municipalidad de Copiapó, Chile, Chile
1988 Beca Presidente de la República de Chile. (Desde 1988 hasta 1996)
Ministerio de Educación Gobierno de Chile, Chile

Other distinction

1996 Mejor alumno de la Facultad de Humanidades de la Universidad de La Serena.
Universidad de La Serena ULS Chile, Chile