???global.info.a_carregar???
Estágio Pós-Doutoral no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Estágio Pós-Doutoral em História na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação; Especialização em História e Região; Especialização em Educação Patrimonial e Licenciatura em História na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Associada, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Continuada: História, Intelectuais e Memória. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória (CNPq). Desenvolve pesquisas sobre intelectuais, história intelectual, pensamento social e educacional, história da educação e patrimônio cultural. Integra a Rede Mémória, Identidades e Patrimônio Cultural, com pesquisadores de Portugal e do Brasil. É Investigadora do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.
Identification

Personal identification

Full name
Maria Julieta Batista de Almeida Weber

Citation names

  • Weber, M. J.
  • Cordova, M. J. W.

Author identifiers

Ciência ID
3616-87D5-09E6
ORCID iD
0000-0001-6172-8597
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/7757152411561844

Knowledge fields

  • Humanities - History and Archaeology - History

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2022/02/07 - 2023/01/30
Concluded
Estágio Pós Doutoral (Pós-doutoramento)
Major in Ciências Sociais
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2005/03/01 - 2009/08/24
Concluded
Doutorado em Sociologia (Doktor (PhD))
Major in Ciências Sociais
Universidade Federal do Paraná, Brazil
"Tinguís, Pioneiros e Adventícios na Mancha Loira do Sul do Brasil : o discurso regional autorizado de formação social e histórica paranaense" (THESIS/DISSERTATION)
2001 - 2003
Concluded
Programa de Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate)
Major in Projeto Educação, História e Memória
Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Central, Brazil
1992/03/01 - 1995/12/01
Concluded
Licenciatura em História (Graduado)
Major in História
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brazil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2010/08/05 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brazil
Projects

Contract

Designation Funders
2024/08/05 - Current História, Intelectuais e Memória
Principal investigator
Ongoing
2021/08/05 - 2024/08/04 Intelectuais, Educação e Formação Identitária Nacional: o pensamento eugênico no Brasil e em Portugal na primeira metade do século XX
Principal investigator
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Weber, M. J.. Brasil Pinheiro Machado: um estudo de história intelectual. Porto Alegre, Brazil: FI. 2019.
    Published
Journal article
  1. Weber, M. J.. "Eugenia, pensamento social e discursos identitários no Brasil: entre “heróis capengas”, “urupês de pau podre” e “manchas loiras” (Edição bilíngue)". Revista de História Regional 29 1 (2024): 1-22. https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/23655.
    Published
  2. Patrícia Ferraz de Matos; Maria Julieta Weber. "Educação e racismo: o contexto colonial português e os resquícios na atualidade – entrevista com Patrícia Ferraz de Matos". Praxis Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23475.054.
    10.5212/PraxEduc.v.19.23475.054
  3. Silmara Solomon; Maria Julieta Weber. "Grupo Escolar Senador Correia (1912-1930): um estudo sobre cultura escolar". Cadernos de História da Educação (2023): https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-218.
    10.14393/che-v22-2023-218
  4. Weber, Maria Julieta; Matos, Patrícia Ferraz de. "Melhorar a espécie humana desde a infância: eugenia e higiene mental no Brasil e em Portugal (primeira metade do século XX)". Zero-a-Seis 25 47 (2023): 16-40. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93212.
    10.5007/1980-4512.2023.e93212
  5. Silmara Solomon; Leonardo Miguel Martins; Maria Julieta Weber. "A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945)". Praxis Educativa (2023): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057.
    10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057
  6. Maria Julieta Weber. "PENSAMENTO EUGÊNICO E EDUCAÇÃO". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2022): https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e29202255-72.
    10.59306/poiesis.v16e29202255-72
  7. Ariele Aline Teixeira Ortiz; Gisele Ferraz; Maria Julieta Weber Cordova. "O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola". História & Ensino 26 2 (2020): 431-431. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431.
    10.5433/2238-3018.2020v26n2p431
  8. Maria Julieta Weber Cordova; Jaine dos Santos Floriano. "Representações de professores(as) no jornal Diário dos Campos (1932-1950): condições de trabalho e remuneração". Praxis Educativa 15 (2020): 1-18. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15467.064.
    10.5212/PraxEduc.v.15.15467.064
  9. Weber, M. J.; Oliveira, K. de; Koliky, L. D.. "O negro no livro didático de Borges Hermida". [Educação: Teoria e Prática] 28 1 (2018): 602-622. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12367.
    Published • 10.18675/1981-8106
  10. Weber, M. J.. "A pesquisa em História da Educação a partir de visitações a museus: interações entre memória e patrimônio cultural". Revista Conexao UEPG 14 1 (2018): 99-104. https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/10578.
    Open access • 10.5212/rev.conexao.v.14.i1.0013
  11. Weber, M. J.. "Bento Munhoz da Rocha Netto e a sua interpretação das Américas". Cadernos de História 18 29 (2017): 675-684. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871 https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/14519/12666.
    Open access • Published • 10.5752/p.2237-8871
  12. Weber, M. J.. "A teoria sociológica de Durkheim e a linguagem autorizada escolanovista: verticalização do ensino a partir do contexto histórico getulista". Atos de Pesquisa em Educação 9 1 (2014): 2-26. https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3807.
    Open access • Published • 10.7867/1809-0354.2014v9n1p2-26
  13. Weber, M. J.. "A formação social e cultural no sul do Brasil : a “mancha loira” como um contraponto ao Brasil “mestiço e mulato”". História Revista 17 2 (2012): https://revistas.ufg.br/historia/article/view/23574/13858.
    Published • 10.5216/hr.v17i2.23574
Working paper
  1. Weber, M. J.; Giesbrecht, Daniel Florence. Corresponding author: Giesbrecht, Daniel Florence. 2024. "Apresentação ao Dossiê Temático “Engenharia Social e Modernidade: Os Impactos do Darwinismo Social e da Eugenia no Contexto Intelectual do Brasil e de Portugal” (Edição bilíngue)". https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/23878.