???global.info.a_carregar???
[EN] Teresa Alexandra dos Santos Ferreira completed her PhD in Didactics in 2012 from the University of Aveiro and a Degree in Teaching Portuguese and English in 2005, also from the University of Aveiro. She is a Guest Assistant Professor at the Department of Languages and Cultures at the University of Aveiro. She is co-author and coordinator of the team of authors of two pedagogical grammars (Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis A1 e A2; Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis B1, B2 e C1 – 2019) and of Portuguese as a Non-Native Language textbooks (Lado a Lado, Níveis A1 e A2 – 2015), published by Porto Editora, aimed at the context of Ensino Português no Estrangeiro (EPE). She is co-author of the Portuguese Program and the textbooks currently in use in Timor-Leste in General Secondary Education. She is the author of certification tests in Portuguese (Camões, I.P.) and classifier of CAPLE exams (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms are: Learning a second language; Learning strategies; Portuguese language; Adult education; Social integration; Language education; Language teaching; Linguistic research; Grammar; Portuguese as a Non-Native Language; Plurilingualism; Portuguese as a Heritage Language; Teaching Portuguese Abroad.__________________________________________________________ [PT] Teresa Alexandra dos Santos Ferreira concluiu o Doutoramento em Didática em 2012 pela Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Ensino de Português e Inglês em 2005, também pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. É coautora e coordenadora da equipa de autoras de duas gramáticas pedagógicas (Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis A1 e A2; Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis B1, B2 e C1 – 2019) e de manuais de PLNM (Lado a Lado, Níveis A1 e A2 – 2015), com edição da Porto Editora, destinados ao contexto do Ensino Português no Estrangeiro (EPE). É coautora do Programa de Português e dos manuais atualmente em vigor em Timor-Leste no Ensino Secundário Geral. É autora de provas de certificação em Português (Camões, I.P.) e classificadora de exames do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes são: Aprendizagem de uma segunda língua; Estratégias de aprendizagem; Língua portuguesa; Educação de adultos; Integração social; Educação em línguas; Didática de línguas; Investigação linguística; Gramática; Português Língua Não Materna; Plurilinguismo; Português Língua de Herança; Ensino Português no Estrangeiro.
Identification

Personal identification

Full name
TERESA ALEXANDRA DOS SANTOS FERREIRA
Date of birth
1982/04/28
Gender
Female

Citation names

  • Ferreira, Teresa
  • Ferreira, Teresa S.

Author identifiers

Ciência ID
321D-5079-E6AC

Email addresses

  • tferreira@ua.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Education
Degree Classification
2006/01/01 - 2012/12/07
Concluded
Didática (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Apropriação do português por adultos eslavófonos: o tempo e o aspeto" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada por unanimidade com Distinção e Louvor
2008/10/16
Concluded
Estatuto de Formador de Formadores (Outros)
Major in C05 Didácticas Específicas (Português), com aplicação a Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2000 - 2005/06/16
Concluded
Ensino de Português e Inglês (Licenciatura)
Major in Ensino
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
17
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/09/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2023/09/12 - 2024/02/11 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2022/09/12 - 2023/02/11 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2021/10/01 - 2022/02/28 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2020/10/01 - 2021/02/28 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2019/09/01 - 2020/02/29 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2018/09/10 - 2019/02/09 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2016/10/01 - 2017/02/11 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/20 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2024/11 - 2024/11 Classificadora de Exames do CAPLE (componente de Produção e Interação Escrita) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2024/11 - 2024/11 Examinadora de Exames do CAPLE (componente de Interação Oral) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2024/02/19 - 2024/06/15 Professora de Português Língua Estrangeira Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2024/05 - 2024/05 Classificadora de Exames do CAPLE (componente de Produção e Interação Escrita) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/11 - 2023/11 Classificadora de Exames do CAPLE (componente de Produção e Interação Escrita) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/05 - 2023/05 Classificadora de Exames do CAPLE (componente de Produção e Interação Escrita) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/11 - 2022/11 Classificadora de Exames do CAPLE (componente de Produção e Interação Escrita) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2019 Autora de provas de certificação (Exames EPE) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2006/01/01 - 2012/12/07 Apropriação do português por adultos eslavófonos: o tempo e o aspeto
SFRH/BD/22229/2005
PhD Student Fellow
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2010 - 2013 Falar Português – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste
0000
Membro da equipa
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Ministério da Educação de Timor-Leste, Timor-Leste
Concluded
2008 - 2010 Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Membro da equipa
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2006 - 2007 Aproximações à Língua Portuguesa: atitudes e discursos de não nativos residentes em Portugal
POCI 2010 – POCI/CED/56110/2004
Colaboradora
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Pessoa, Maria do Socorro (coord.); Abreu, Inéia Damasceno; Andrade, Ana Isabel; Antunes, Ricardo Jorge da Silva Ferreira; Borges, Ana Patrícia Neves; Cabrita, Isabel; Carvalho, Agenor Francisco de; et al. Percursos DE educação linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã. UA Editora. 2022.
    10.48528/b1q6-c137
  2. FERREIRA, TERESA S.; Cardoso, Inês; Melo-Pfeifer, Sílvia. Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis A1 e A2. Porto, Portugal: Porto Editora. 2019.
  3. FERREIRA, TERESA S.; Cardoso, Inês; Melo-Pfeifer, Sílvia. Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis B1, B2 e C1. Porto, Portugal: Porto Editora. 2019.
  4. FERREIRA, TERESA S.; Favero, Maria; Melo-Pfeifer, Sílvia; Campos Soares, Sofia. Lado a Lado Nível A1 - Volume 1. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
  5. FERREIRA, TERESA S.; Favero, Maria; Melo-Pfeifer, Sílvia; Campos Soares, Sofia. Lado a Lado Nível A1 - Volume 2. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
  6. FERREIRA, TERESA S.; Favero, Maria; Melo-Pfeifer, Sílvia; Campos Soares, Sofia. Lado a Lado Nível A2 - Volume 1. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
  7. FERREIRA, TERESA S.; Favero, Maria; Melo-Pfeifer, Sílvia; Campos Soares, Sofia. Lado a Lado Nível A2 - Volume 2. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
  8. FERREIRA, TERESA S.; Favero, Maria; Melo-Pfeifer, Sílvia; Campos Soares, Sofia. Lado a Lado Níveis A1 e A2 - Livro do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
  9. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Manual do Aluno. 12.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2014.
  10. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Guia do Professor. 12.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2014.
  11. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Manual do Aluno. 11.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2013.
  12. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Guia do Professor. 11.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2013.
  13. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Manual do Aluno. 10.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2012.
  14. Oliveira, Ana Luísa; Reigota, Fernanda; Silva, Margarida; FERREIRA, TERESA. Português – Guia do Professor. 10.º Ano (Timor-Leste). Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. 2012.
Book chapter
  1. Ferreira, Teresa; Melo-Pfeifer, Sílvia; Cardoso, Inês. "Mobilização da competência plurilingue em materiais de português como língua não materna: um estudo de duas gramáticas pedagógicas.". In O desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios, 83-102. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2023.
  2. FERREIRA, TERESA; Graça, Luciana; Cardoso, Inês. "Formação de professores de Português Língua de Herança: possibilidades do recurso a atividades «na pele dos aprendentes»". In Português Língua de Herança e Formação de Professores, 233-255. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2020.
  3. FERREIRA, TERESA; Melo-Pfeifer, Sílvia. "Política linguística e ensino de português para a Diáspora". In Políticas Linguísticas em Português, 240-258. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2018.
  4. Melo-Pfeifer, Sílvia; FERREIRA, TERESA. "“Diz-me lá o que é que tu desenhaste aqui!” – das narrativas visuais a uma intertextualidade multimodal?". In Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado: estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas, 129-151. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, 2017.
  5. FERREIRA, TERESA. ""Faço o pino!": Representações e práticas de professores de Português Língua de Herança". In Didática do Português Língua de Herança, 245-277. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2016.
  6. FERREIRA, TERESA; Melo-Pfeifer, Sílvia. "Desenvolvimento da competência plurilingue: quebrar o habitus monolingue em manuais de língua". In Intercompreensão em contexto educativo: resultados da investigação, 133-156. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2015.
  7. FERREIRA, TERESA; Ançã, Maria Helena. "Educação em línguas e migrações – «Viajando pelo mundo dos provérbios»". In Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto, 55-63. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2010.
  8. Oliveira, Ana Luísa; FERREIRA, TERESA; Paiva, Zilda Laura Ramalho; Ançã, Maria Helena. "Comparação interlinguística como recurso didáctico: A aprendizagem do Português por ucranianos, guineenses e cabo-verdianos". In Educação em Português e Migrações, 63-91. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2010.
  9. Amaral, Ana Luísa; Oliveira, Ana Luísa; Faneca, Rosa Maria; FERREIRA, TERESA. "Das representações às práticas – discursos de ucranianos adultos sobre a apropriação da Língua Portuguesa". In Aproximações à Língua Portuguesa, 47-62. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2007.
Edited book
  1. Ançã, Maria Helena; FERREIRA, TERESA. Actas do Seminário: Língua Portuguesa e Integração (CD-ROM). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2007.
    Editor
Journal article
  1. FERREIRA, TERESA. "Novos públicos, novos desafios: alguns traços comuns a imigrantes adultos eslavófonos na apropriação do Português". Revista Segundas Lenguas e Inmigración en red 1 (7) (2013): 90-113.
  2. Ançã, Maria Helena; Oliveira, Ana Luísa; FERREIRA, TERESA. "Saber usar… as Línguas Maternas na abordagem de conteúdos linguísticos". Palavras 35 (2009): 85-93.
  3. Oliveira, Ana Luísa; FERREIRA, TERESA; Paiva, Zilda Laura Ramalho; Ançã, Maria Helena. "«Alguma probleminha» na apropriação da concordância nominal em Português por imigrantes ucranianos". Revista ProFORMAR Online 22 (2007):
  4. FERREIRA, TERESA; Ançã, Maria Helena. "O ensino da Língua Portuguesa e a aprendizagem ao longo da vida – Para ensinar Português a alunos eslavos é preciso aprender Russo?". Revista Educare Educere 20 (2007): 207-217.
Thesis / Dissertation
  1. Ferreira, Teresa Alexandra dos Santos. "Apropriação do português por adultos eslavófonos: o tempo e o aspeto". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10494.

Other

Other output
  1. Programa do Módulo de Formação - Português, 7.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 7.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  2. Programa do Módulo de Formação - Inglês, 8.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Inglês em Angola para a 8.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  3. Programa do Módulo de Formação - Inglês, 9.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Inglês em Angola para a 9.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  4. Programa do Módulo de Formação - Inglês, 10.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Inglês em Angola para a 10.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  5. Programa do Módulo de Formação - Inglês, 11.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Inglês em Angola para a 11.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  6. Programa do Módulo de Formação - Inglês, 12.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Inglês em Angola para a 12.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  7. Programa do Módulo de Formação - Português, 8.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 8.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  8. Programa do Módulo de Formação - Português, 9.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 9.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  9. Programa do Módulo de Formação - Português, 10.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 10.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  10. Programa do Módulo de Formação - Português, 11.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 11.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
  11. Programa do Módulo de Formação - Português, 12.ª Classe (Angola). Programa do Módulo de Formação complementar ao ensino particular e cooperativo de Português em Angola para a 12.ª Classe (Colégios do Ribadouro/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2024. FERREIRA, TERESA.
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/03/07 - 2024/07/26 Didática do Português Língua de Herança - curso online (40h) Didática do Português Língua de Herança - curso online (40h) (Outros) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2014 - 2024 Didática do Português Língua de Herança - curso online (40h) Didática do Português Língua de Herança Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2019 - 2020 Como criar “borboletas no cérebro”? Estratégias e propostas para o Ensino Português no Estrangeiro (34h) Como criar “borboletas no cérebro”? Estratégias e propostas para o Ensino Português no Estrangeiro (Outros) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Institut de formation de l’Éducation nationale, Luxembourg

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2016 - Current Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
2024/03 - 2024/03 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Distinctions

Award

2005 Prémio Eng. António de Almeida, por ter concluído, no ano letivo 2004/05, na Universidade de Aveiro, a licenciatura em Ensino de Português e Inglês com a classificação mais elevada (17 valores)
2001 Prémio Dr. José Pereira Tavares na área do Português
2000 Melhor aluna do 12.º ano da Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) no ano letivo 1999/2000
2000 Melhor aluna do Curso Geral da Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) no ano letivo 1999/2000
2000 Melhor aluna da Área Disciplinar de Alemão da Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) no ano letivo 1999/2000
2000 Melhor aluna da Área Disciplinar de Informática da Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) no ano letivo 1999/2000
1998 Melhor aluna do 10.º ano da Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) no ano letivo 1997/98
1998 Obtenção da classificação máxima (20 valores) na disciplina de Métodos Quantitativos
1998 Obtenção da classificação máxima (20 valores) na disciplina de Técnicas de Tradução de Inglês I

Other distinction

2012 Aprovação no Doutoramento por unanimidade com Distinção e Louvor