???global.info.a_carregar???
Ph.D. candidate in communication sciences. His research interests include studies sociology, communication sciences and the TV, radio, press and Internet studies sector. Works as a member of the Observatorio (OBS*) journal since 2015. Prior to begining his doctoral studies, he worked as research assistant at ISCTE-University Institute of Lisbon and at the Media Observatory in Lisbon. With his teams he published over 50 research reports in the field of media and communication studies, 3 books, 3 book chapters. He was also awarded with five academic merit-based scholarships during the conclusion of his bachelor degree in Sociology and Strategic Planning
Identification

Personal identification

Full name
Miguel Paisana

Citation names

  • Paisana, Miguel

Author identifiers

Ciência ID
3212-C608-8186
ORCID iD
0000-0002-6316-8092
Google Scholar ID
hzryWoUAAAAJ
Scopus Author Id
57202406917

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2011/03/01
Concluded
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado integrado)
Major in Ciências da Comunicação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Os efeitos do progresso comunicacional no desenvolvimento do interior português: um estudo de caso do concelho de Mação" (THESIS/DISSERTATION)
2008/07/31
Concluded
Sociologia e Planeamento (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2011/03/15 - Current Researcher (Research) Observatório da Comunicação, Portugal
Observatório da Comunicação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/09/01 - 2024/02/29 Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
2020-EU-IA-0252
Technical development
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidad de Navarra, Spain

Asociación Maldita contra la desinformación: periodismo, educación, investigación y datos en nuevos formatos, Spain

UNIVERSIDAD CARLOS III DE MADRID, Spain

Universidad de Granada, Spain

Universidade de Santiago de Compostela, Spain

Universitat Politècnica de València, Spain

Universidad Politécnica de Madrid, Spain

UNIVERSIDAD MIGUEL HERNANDEZ DE ELCHE, Spain

Associació Verificat, Spain

FUNDACIÓN ESPAÑOLA PARA LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA, F.S.P. , Spain

Universitat de València, Spain

Elcano Royal Institute (Real Instituto Elcano), Spain

Inevitável e Fundamental - Polígrafo, Portugal

Barcelona Supercomputing Center, Spain

Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Observatório da Comunicação, Portugal

FUNDACION UNIVERSITARIA SAN PABLO, Spain

Lusa, Agência de Noticias de Portugal SA, Portugal

UNIVERSIDAD REY JUAN CARLOS, Spain

Agencia EFE SAU, SME, Spain

Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, Portugal
Comissão Europeia
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S.; Vieira, Jorge; Espanha, R.; Lapa, T.; Caetano, Miguel Afonso; Jacobetty, P. A Sociedade dos Ecrãs. 2013.
  2. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Espanha, R.. Sociología de las pantallas. Barcelona, Spain: Gedisa. 2013.
    Published
Book chapter
  1. Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Cardoso, G.. "Literacia e notícias na era das fake news. O caso português". In Literacia dos Novos Media, 63-86. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2019.
    Published
  2. Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. "Rádio, Tendências e Prospetivas". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Published
  3. Cardoso, G.; Mendonça, S.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. "Modelos de Negócio e Comunicação Social". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Published
  4. Cardoso, G.; Mendonça, S.; Crespo, M.; Paisana, M.. "Ecrãs em Rede: Televisão – Tendências e Prospetivas". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Published
Conference paper
  1. Paisana, M.; Crespo, M.. "The challenges of podcasting platformization: Exploratory analysis on podcast audiences and the transition to new competitive structures". Paper presented in Proceedings of the IWEMB 2020: Fourth International Workshop on Entrepreneurship in Electronic and Mobile Business, --, 2022.
    Published
Journal article
  1. Foá, C.; Tomé, V.; Margato, A.; Paisana, M.; Crespo, M.; Cardoso, G.. "Roles of journalists in media literacy initiatives: trainees and trainers. Continuity, collaboration, and sustainability of media literacy trainings to mitigate disinformation in Portugal". Profesional de la información 32 6 (2023): 1-27. https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/index.
    Published • 10.3145/epi.2023.nov.21
  2. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.. "O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292021000300035.
    Published
  3. Quintanilha, T. L.; Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.. "O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal". Sociologia, Problemas e Práticas 97 (2021): 35-56. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/index.
    Published • 10.7458/SPP20219720823
  4. Paisana, M.; Martins, R.; Cardoso, G.. "Grabbing sound waves. Reflections on the contemporary status of podcasting in the mediated world". Comunicação Pública 16 31 (2021): https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/73.
    Published • 10.34629/cpublica.73
  5. Paisana, M.; Martins, R.. "Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados". Observatorio (OBS*) 15 1 (2021): 56-75. http://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Published • 10.15847/obsOBS0020211932
  6. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foa, C.; Paisana, M.; Pais, P. C.. "Business models of journalistic startups in Portugal: an analysis of product innovation, dissemination and monetization in media enterprises". Nordic Journal of Media Management 1 2 (2020): 261-296. https://journals.aau.dk/index.php/NJMM/index.
    Published • 10.5278/njmm.2597-0445.5194
  7. Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.; Cardoso, G.. "Trust and fake news: exploratory analysis of the impact of news literacy on the relationship with news content in Portugal". Communication and Society 33 2 (2020): 105-117. https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/index.
    Published • 10.15581/003.33.2.105-117
  8. Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Cardoso, G.. "Retrato geracional do consumo online de notícias em Portugal: contributos para o debate sobre literacias digitais". Comunicação Pública 15 28 (2020): 1-19. https://journals.openedition.org/cp/6808.
    Published • 10.4000/cp.6808
  9. Quintanilha, T. L.; Cardoso, G.; Paisana, M.. "Contributo para a construção de uma tipologia de precariedade na profissão de jornalista em Portugal". International Journal on Working Conditions 19 (2020): 67-84. http://ricot.com.pt/PT/jornal.php?subop=8&search=&language=PT.
    Published • 10.25762/b1ty-6382
  10. Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Cardoso, G.. "A imprensa regional portuguesa como pequeno bastião da imprensa tradicional no País". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 50 (2019): 141-161.
    Published
  11. Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Vieira, J.. "O poder do jornalismo e o poder da imagem: a mediatização do VIH-SIDA nos EUA no período 1980-1985". OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes 8 2 (2018): 71-81. http://omnia.grei.pt/omnia.html.
    Published • 10.23882/OM08-2-2018-H
  12. Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Cardoso, G.; Pais, P. C.. "Publicidade digital e adblocking em Portugal – apropriar ou não apropriar, eis a questão". Estudos em Comunicação 1 26 (2018): 151-174. http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/331.
    Published • 10.20287/ec.n26.v1.a09
Report
  1. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2023. Digital News Report Portugal 2023. https://obercom.pt/digital-news-report-portugal-2023/.
  2. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2022. Digital News Report Portugal 2022. https://obercom.pt/digital-news-report-2022-portugal/.
  3. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2021. Digital News Report 2021 PORTUGAL. https://obercom.pt/digital-news-report-2021-portugal/.
  4. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2020. Reuters Institute Digital News Report 2020 – PORTUGAL. https://obercom.pt/reuters-institute-digital-news-report-2020-portugal/.
  5. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2019. Reuters Digital News Report 2019 Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/reuters-digital-news-report-2019-portugal/67184?lang=en.
  6. Cardoso, G.; Baldi, V.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Couraceiro, P.. 2019. O que devem saber os Jornalistas? Práticas e Formação em Portugal. https://obercom.pt/o-que-devem-saber-os-jornalistas-praticas-e-formacao-em-portugal/.
  7. Cardoso, G.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. 2018. Digital News Report 2018: Portugal. https://obercom.pt/reuters-institute-digital-news-report-2018-portugal/.
  8. Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.; Cardoso, G.; Mendonça, S.. 2017. Reuters Digital News Report 2017: Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/reuters-digital-news-report-2017-portugal/43820?lang=en.

Other

Other output
  1. Análise das tendências e inovação do ecossistema mediático de Espanha e Portugal (2025-2030). IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2024. García-Avilés, J.A.; Arias, F.; Carvajal, M.; Paisana, M.; De Lara, A.; Foá, C.; García-Ortega, A.; et al. https://iberifier.eu/2024/01/10/iberifier-reports-analysis-of-trends-and-innovations-in-the-media-ecosystem-in-spain-and-portugal-2025-2030/.
    10.15581/026.006
  2. Evolução e estado atual da Literacia para os media. Análise de Portugal no contexto Europeu. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.. https://obercom.pt/evolucao-e-estado-atual-da-literacia-para-os-media-analise-de-portugal-no-contexto-europeu/.
  3. Literacia para os Media. Horizontes conceptuais e mapeamento de atores e iniciativas em Portugal e no mundo. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Vasconcelos, A.; Tomé, V.; Paisana, M.; Crespo, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2023/04/Literacias_Final_17Abril.pdf.
  4. Públicos e mercados de media 2023. Perfis e grupos socio-demográficos dos consumidores de notícias em Portugal. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Vasconcelos, A.; Paisana, M.. https://obercom.pt/publicos-e-mercados-de-media-2023-perfis-e-grupos-sociodemograficos-dos-consumidores-de-noticias-em-portugal/.
  5. Political and legal aspects of disinformation in Portugal and Spain. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Moreno-Castro, C.; Baldi, V.; Azurmendi, A.; Paisana, M.; Iranzo-Cabrera, M.; Calvo, D.; Crespo, M.; et al. https://iberifier.eu/2023/10/20/iberifier-reports-legal-and-political-aspects-of-disinformation-in-portugal-and-spain-october-2023/.
    10.15581/026.004
  6. Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Badillo-Matos, A.; Baldi, V.; Arteaga, F.; Paisana, M.; Crespo, M.; Cardoso, G.; Rementería, M.J.; et al. https://iberifier.eu/2023/06/21/report-analysis-impact-disinformation-june-2023/.
    10.15581/026.002
  7. The Impact of Disinformation on the Media Industry in Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Crespo, M.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Margato, A.; Vasconcelos, A.; Foá, C.; Cardoso, G.; Baldi, V.. https://iberifier.eu/2023/02/15/iberifier-reports-the-impact-of-disinformation-on-the-media-industry-in-spain-and-portugal/.
    10.15581/026.001
  8. Anuário da Comunicação 2022. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2023/08/Anuario-da-Comunicacao-2022.pdf.
  9. Retrato digital de Portugal. Caracterização e tendências de utilização das redes sociais – 2015 a 2023. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Vasconcelos, A.; Paisana, M..
  10. Disinformation and trust in news: the case of Portugal. International Scientific Conference 16th Dubrovnik Media Days. 2023. Foá, C.; Paisana, M.; Crespo, M.; Baldi, V.; Cardoso, G..
  11. Innovation frameworks in the Portuguese media ecosystem. European Media Management Association anual conference. 2023. Paisana, M.; Crespo, M.; Margato, A.. https://www.media-management.eu/.
  12. Audiovisual 2022 – Paradigmas de consumo e de evolução da indústria em Portugal e Europa. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.; Pais, Pedro Caldeira; Vasconcelos, A.. https://obercom.pt/audiovisual-2022-paradigmas-de-consumo-e-de-evolucao-da-industria-em-portugal-e-europa%ef%bf%bc/.
  13. Beyond bits: digital media mapping as a tool towards the understanding of the wider media landscape and its relationship to information and disinformation spheres. European Media Management Association anual conference. 2022. Paisana, M.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  14. Podcasting – Produção, distribuição e consumo em Portugal. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/podcasting-producao-distribuicao-e-consumo-em-portugal/.
  15. Estado dos Media Noticiosos em Portugal – 2022. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Barros, C.. https://obercom.pt/estado-dos-media-noticiosos-em-portugal-2022/.
  16. Portuguese media startups lead in innovation and get closer to audiences. Broadcast Education Association 2022 Conference. 2022. Crespo, M.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.beaweb.org/conv/.
  17. Media e Jornalismo. Tendências 2022. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Barros, C..
  18. Legislativas 2022 - A inovação dos debates televisivos em análise. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Couraceiro, P.; Vasconcelos, A.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.. https://obercom.pt/legislativas-2022-a-inovacao-dos-debates-televisivos-em-analise/.
  19. Manual para formandos. IBERIFIER - Manual para Formandos. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Cátia Barros; Foá, C.; et al. https://iberifier.eu/.
  20. Manual para formadores (de professores, jornalistas e outros profissionais). IBERIFIER - Manual para formadores. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Foá, C.; Paisana, M.; et al. https://iberifier.eu/.
  21. Anuário da Comunicação 2021. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2021/.
  22. Distribuição digital não autorizada de jornais em Portugal. Dados, impactos e perspetivas: os casos de Whatsapp e Telegram.. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Barros, C.. https://obercom.pt/distribuicao-digital-nao-autorizada-de-jornais-em-portugal-dados-impactos-e-perspetivas-os-casos-de-whatsapp-e-telegram/.
  23. Cinema 2004-2020. Dinâmicas de mudança e evolução do setor. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/cinema-2004-2020-dinamicas-de-mudanca-e-evolucao-do-setor/.
  24. Novos desafios num sector em mudança: inquérito sobre formação e práticas no jornalismo em Portugal. XII Congresso SOPCOM. 2022. Pais, Pedro Caldeira; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C..
  25. Comentário Político Televisivo 2022. Publicações MediaLab Iscte. 2022. Cardoso, G.; Couraceiro, P.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Crespo, M.; Baldi, V.; Palma, N.. https://medialab.iscte-iul.pt/comentario-politico-a-televisao-conquistada-pelo-comentario/.
  26. IBERIFIER - Do mapeamento de média digitais à promoção da literacia mediática. Reflexões e Intervenções em Comunicação e Cultura (28/01/2022). 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Cardoso, G.; Paisana, M.; Baldi, V.; Margato, A..
  27. Os Submercados da Atenção. Dinâmicas de acesso a notícias online. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/os-submercados-da-atencao-dinamicas-de-acesso-a-noticias-online/.
  28. Salvar os media? O papel das plataformas na sustentabilidade do jornalismo e comunicação social. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/05/Salvar-os-media_final_17-Maio.pdf.
  29. A Imprensa em Portugal – Desempenho e indicadores de gestão 2008- 2020. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/a-imprensa-em-portugal-desempenho-e-indicadores-de-gestao-2008-2020/.
  30. Changing Newsrooms Portugal 2021. O futuro das redações no pós-pandemia: teletrabalho, diversidade e talento. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.. https://obercom.pt/changing-newsrooms-portugal-2021-o-futuro-das-redacoes-no-pos-pandemia-teletrabalho-diversidade-e-talento/.
  31. Beyond tradition: Portuguese media startups lead in innovation and get closer to audiences. European Media Management Association anual conference. 2021. Crespo, M.; Paisana, M.; Foá, C.; Pinto-Martinho, A.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  32. Apoio financeiro aos media durante o período pandémico e análise ao estado do mercado publicitário 2019-2020. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/05/Apoio_media-2020_final.pdf.
  33. Algoritmos e notícias – A oportunidade da inteligência artificial no jornalismo. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/algoritmos-e-noticias-a-oportunidade-da-inteligencia-artificial-no-jornalismo/.
  34. A precariedade no jornalismo em Portugal: sintomas de um problema maior. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Pais, Pedro Caldeira; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C.; Couraceiro, P..
  35. Os números que guiam o jornalismo – O lugar dos dados e das métricas nas redações. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/os-numeros-que-guiam-o-jornalismo-o-lugar-dos-dados-e-das-metricas-nas-redacoes/.
  36. Impacto do branding e conteúdos patrocinados no jornalismo. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira.
  37. Agências de Notícias em reconversão – Novas agências para novas oportunidades. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/agencias-de-noticias-em-reconversao--novas-agencias-para-novas-oportunidades/67185?lang=en.
  38. Agências de Notícias em reconversão – Novas agências para novas oportunidades. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-em-reconversao-novas-agencia-para-novas-oportunidades/.
  39. Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira. https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-portugues-e-global/.
  40. Mercado Publicitário – Ideias-chave em tempo de crise. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/mercado-publicitario-ideias-chave-em-tempo-de-crise/.
  41. Agências de notícias e fact-checking. Meta-análise de estratégias de integração da verificação de factos no jornalismo de agência. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-e-fact-checking/.
  42. Literacia dos Media – Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Crespo, M.; Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/literacia-dos-media-projectos-e-organizacoes-em-portugal-e-no-estrangeiro/.
  43. Inteligência artificial Vs. Factor humano. Impacto da automatização algorítmica no jornalismo. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Baldi, V.; Paisana, M.. https://obercom.pt/inteligencia-artificial-vs-fator-humano/.
  44. The Challenges of Podcasting Platformization. Exploratory analysis on Podcast audiences and the transition to new competitive structures. IWEMB 2020 - 4th International Workshop on Entrepreneurship, Electronic and Mobile Business. 2020. Paisana, M.; Crespo, M.; Quintanilha, Tiago Lima. http://www.iwemb.org/index.html.
  45. Economia física e economia digital no setor da imprensa em tempos de pandemia. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/economia-fisica-e-economia-digital-no-setor-da-imprensa-em-tempos-de-pandemia/.
  46. Media em Portugal – Análise ao desempenho dos media. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/media-em-portugal-analise-ao-desempenho-dos-media/.
  47. Anuário da Comunicação 2020. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2020/.
  48. Cartografias do consumo de marcas de media e publicidade em contexto de pandemia. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/cartografias-do-consumo-de-marcas-de-media-e-publicidade-em-contexto-de-pandemia/.
  49. Pandemia e consumos mediáticos. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/pandemia-e-consumos-mediaticos/.
  50. Anuário da Comunicação 2019. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2019/.
  51. Barómetro Imprensa API à situação do sector em contexto de crise pandémica (II). Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/barometro-imprensa-api-a-situacao-do-sector-em-contexto-de-crise-pandemica/.
  52. Barómetro Imprensa API à situação do sector em contexto de crise pandémica. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/barometro-imprensa-api-a-situacao-do-sector-em-contexto-de-crise-pandemica/.
  53. Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático (Versão II – Maio 2020). Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-versao-ii-maio-2020/.
  54. Anuário da Comunicação 2018. Publicações OberCom. 2019. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P..
  55. O Mercado Publicitário em Portugal. Prospetivas gerais e cenários de futuro. Análise de pormenor ao sector da imprensa. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  56. Comunicação Social. Mercado Português: Tendências e Modelos. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  57. SVoD Subscription Video on Demand – Mercado, Prospectiva e Cenário de futuro para Portugal. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  58. Media em Mudança: Análise de relatórios de consultoras e entidades de investigação sobre o futuro dos media e da comunicação. Publicações OberCom. 2019. Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  59. Fake News em ano eleitoral. Portugal em linha com a UE. Publicações OberCom. 2019. Couraceiro, P.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Cardoso, G.; Baldi, V..
  60. Understanding Precariousness in the Journalistic Sphere. 14th European Sociological Association Conference. 2019. Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C..
  61. Journalistic startups in Portugal: mapping the innovation in the product, dissemination and monetization. European Media Management Association anual conference. 2019. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  62. Fact-checking platforms - the life cycle. European Media Management Association anual conference. 2019. Pinto-Martinho, A.; Crespo, M.; Foá, C.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  63. Literacias na Sociedade dos Ecrãs. Publicações OberCom. 2018. Cardoso, G.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Pais, Pedro Caldeira.
  64. Jornais Regionais. Análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector. Relatórios OBERCOM abril 2018. 2018. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Pais, P. C..
  65. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamentos online - RDP: Antena 1. 2018. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Pais, Pedro Caldeira. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamentos-online---rdp-antena-1/44914?lang=en.
  66. As Fake News numa sociedade pós-verdade - Contextualização, potenciais soluções e análise. Relatórios OberCom. 2018. Cardoso, G.; Baldi, V.; Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P..
  67. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online: Grupo Cofina - Correio da Manhã, Jornal de Negócios e Record. 2018. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online-grupo-cofina--/44902?lang=en.
  68. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online - Televisão Pública Portuguesa (RTP). 2018. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Pais, Pedro Caldeira. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online---televisao-publica/44910?lang=en.
  69. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online - Grupo Renascença Multimédia: RFM e Rádio Renascença. 2018. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online---grupo-renascenca/44904?lang=en.
  70. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online - Grupo Impresa: Semanário Expresso. 2018. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online---grupo-impresa/44906?lang=en.
  71. As rádios locais em Portugal. Caracterização, tendências e futuros. OberCom. 2018. Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S..
  72. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online - Grupo Impresa: SIC e SIC Notícias. 2018. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online---grupo-impresa-sic/44908?lang=en.
  73. Anuário da Comunicação 2017. Publicações OberCom. 2018. Paisana, M.; Cardoso, G.; Baldi, V.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P..
  74. Barómetro de Notícias - Estado das Notícias 2018. Publicações OberCom. 2018. Couraceiro, P.; Paisana, M.; Moreno, J.; Telo, D.; Pinto-Martinho, A.; Cardoso, G..
  75. Media e Inovação 2018 - Dinâmicas de consumo de notícias e comportamento online: Grupo Cofina - Correio da Manhã TV. 2018. Paisana, M.; Cardoso, G.; Pais, Pedro Caldeira; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2018---dinamicas-de-consumo-de-noticias-e-comportamento-online-grupo-cofina--/44903?lang=en.
  76. Da confiança às fake news: Análise exploratória. Da confiança às fake news: Análise exploratória. 2018. Pinto-Martinho, A.; Paisana, M..
  77. A rádio em Portugal: dinâmicas concorrenciais de audiências e publicidade 2002-2016. Relatórios OBERCOM julho 2017. 2017. Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Pais, P. C.; Sousa, J. C..
  78. Notícias,‘Fake News’e Participação Online. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos; Pais, Pedro Caldeira.
  79. Media e Inovação 2016, Dinâmicas de Consumo de Notícias - Grupo Renascença Multimédia - Rádio Renascença e RFM. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2016-dinamicas-de-consumo-de-noticias---grupo-renascenca-multimedia---radio/33450?lang=en.
  80. A Imprensa em Portugal – Desempenho e indicadores de gestão (2008 – 2016). OberCom. 2017. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Pais, Pedro Caldeira.
  81. A Televisão em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2016. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Sousa, João Carlos; Pais, Pedro Caldeira. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-televisao-em-portugal--analise-das-audiencias-e-dinamicas-concorrenciais-do-mercado-televisivo/39111?lang=en.
  82. Jornais Regionais: Perfis de leitores de jornais locais e regionais por via tradicional e online. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos; Pais, Pedro Caldeira.
  83. Jornalistas e Condições laborais: Retrato de uma Profissão em transformação. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Azevedo, J.; Crespo, M.; Sousa, João Carlos; Mendonça, S.. https://obercom.pt/jornalistas-e-condicoes-laborais-retrato-de-uma-profissao-em-transformacao/.
  84. Media e Inovação 2016, Dinâmicas de Consumo de Notícias - Grupo IMPRESA - Expresso e SIC. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2016-dinamicas-de-consumo-de-noticias---grupo-impresa---expresso-e-sic/33449?lang=en.
  85. Media e Inovação 2016, Dinâmicas de Consumo de Notícias - RTP e RDP. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2016-dinamicas-de-consumo-de-noticias---rtp-e-rdp/33451?lang=en.
  86. Media e Inovação 2016, Dinâmicas de Consumo de Notícias - Grupo COFINA - Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Jornais gratuitos e Correio da Manhã TV. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-e-inovacao-2016-dinamicas-de-consumo-de-noticias---grupo-cofina---correio-da-manha-record/33448?lang=en.
  87. Práticas e Consumos Digitais Noticiosos dos Portugueses em 2016. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Vieira, Jorge; Sousa, João Carlos.
  88. Anuário da Comunicação 2015 - 2016. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  89. Os Desafios do Adblocking. OberCom. 2016. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S..
  90. Reuters Digital News Report 2016 – Principais resultados da inquirição à amostra portuguesa. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  91. A Rádio em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2015. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  92. Perfil dos consumidores de TDT e de Televisão Paga em Portugal - Documento suplementar do relatório "A TDT em Portugal: Futuro e Desafios". OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  93. O Jornalismo e as Agências de Notícias: O desafio das Redes Sociais. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  94. A Televisão em Portugal Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2015. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/08/OBERCOM_2016_Televisao.pdf.
  95. Perfil sociodemográfico do consumo de notícias em Portugal. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  96. O Consumo Audiovisual em ecrãs: TV, PC, Tablets e Telemóveis. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  97. Anuário da Comunicação 2014 - 2015. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S..
  98. A Televisão Digital Terrestre em Portugal - Futuros e Desafios. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  99. A Imprensa em Portugal – Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição. OberCom. 2016. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Sousa, João Carlos.
  100. A Inovação em Televisão - Grupo Impresa: Canais SIC. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-inovacao-em-televisao---grupo-impresa-canais-sic/25720?lang=en.
  101. A Rádio em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2014. OberCom. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  102. A Inovação em Imprensa - Grupo Impresa: Jornal Expresso. 2015. Paisana, M.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-inovacao-em-imprensa---grupo-impresa-jornal-expresso/25716?lang=en.
  103. A Inovação em Rádio - Grupo R/Com: Rádio Renascença e RFM. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-inovacao-em-radio---grupo-rcom-radio-renascenca-e-rfm/25717?lang=en.
  104. Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). 2015. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.; et al.
  105. O Impacto geracional na relação com os media - Comparação dos dados dos inquéritos Sociedade em Rede 2004 e 2013, Relatório de pesquisa. ERC. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Neves, M..
  106. A Inovação em Televisão - RTP - Rádio e Televisão de Portugal: Canais RTP. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-inovacao-em-televisao---rtp---radio-e-televisao-de-portugal-canais-rtp/25719?lang=en.
  107. A Imprensa em Portugal - Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição. Obercom. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  108. Anuário da Comunicação 2013/2014. OberCom. 2015. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G..
  109. A Televisão em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2014. OberCom. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  110. A inovação em Imprensa e Televisão - Grupo Cofina: Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Jornais Gratuitos / Correio da Manhã TV. OberCom. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S..
  111. Os Media e as dinâmicas geracionais na sociedade Portuguesa - Análise dos impactos das variáveis geracionais nas práticas mediáticas dos portugueses. OberCom. 2015. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M..
  112. A Internet e o consumo de notícias online em Portugal. OberCom. 2015. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  113. Agência LUSA, Estudo prospectivo para o futuro imediato das Agências de Notícias. OberCom. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima.
  114. Prospectivas para os Media. Pontos-chave extraídos do relatório anual Media e Comunicação. OberCom. 2015. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M..
  115. A Inovação em Rádio - RDP - Radiodifusão Portuguesa: Antena 1, Antena 2 e Antena 3. 2015. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-inovacao-em-radio---rdp---radiodifusao-portuguesa-antena-1-antena-2-e-antena-3/25718?lang=en.
  116. Televisão e Inovação, RTP, Canais RTP. 2014. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/televisao-e-inovacao-rtp-canais-rtp/25709?lang=en.
  117. Inquérito Consumos de Media em Portugal. ERC. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  118. Rádio e Inovação, Grupo R/Com, Rádio Renascença e RFM. 2014. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/radio-e-inovacao-grupo-rcom-radio-renascenca-e-rfm/25713?lang=en.
  119. Anuário da Comunicação 2012/2013. OberCom. 2014. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S..
  120. Imprensa e Inovação, Grupo Cofina, Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Jornais Gratuitos. 2014. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/imprensa-e-inovacao-grupo-cofina-correio-da-manha-jornal-de-negocios-record-e-jornais-gratuitos/25712?lang=en.
  121. Barómetro da Comunicação - 10ª Edição. OberCom. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  122. Rádio e Inovação, RDP - Radiodifusão Portuguesa, Antena 1, Antena 2 e Antena 3. 2014. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/radio-e-inovacao-rdp---radiodifusao-portuguesa-antena-1-antena-2-e-antena-3/25714?lang=en.
  123. A Sociedade em Rede 2014 - A Internet em Portugal. OberCom. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Neves, M.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  124. A Rádio em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2013. OberCom. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  125. A Televisão em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2013. OberCom. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Neves, M.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  126. A Imprensa em Portugal - Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição; Evolução dos preços de capa como potencial factor inclusivo no processo de mudança; Introdução de novo indicador relacionado com a questão do investimento publicitário; A consulta online vs. consulta em papel (nova abordagem). OberCom. 2014. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Neves, M.; Quintanilha, Tiago Lima.
  127. Perfis de operadores privados de Televisão. OberCom. 2014. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  128. Media em Movimento 2013 - perspectivas sobre a evolução do mercado dos media a partir de uma (meta) análise de 30 relatórios de consultoras globais. OberCom. 2013. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Espanha, R.; Paisana, M.; Mendonça, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/media-em-movimento-2013---perspectivas-sobre-a-evolucao-do-mercado-dos-media-a-partir-de-uma-meta/25449?lang=en.
  129. A Rádio em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2012. OberCom. 2013. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Neves, M.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  130. Barómetro da Comunicação - 9ª Edição. OberCom. 2013. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Neves, M..
  131. A imprensa em Portugal e o peso das plataformas online (uma comparação com o caso brasileiro). OberCom. 2013. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Neves, M.; Paisana, M.; Mendonça, S..
  132. A Televisão em Portugal - Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2012. OberCom. 2013. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Neves, M..
  133. A Sociedade em Rede 2013 - A apropriação dos telemóveis em Portugal 2011/2012. OberCom. 2013. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Neves, M..
  134. Anuário da Comunicação 2011/2012. OberCom. 2013. Paisana, M.; Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S..
  135. A Sociedade em Rede 2012 - A Internet em Portugal. OberCom. 2012. Paisana, M.; Cardoso, G.; Espanha, R.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-sociedade-em-rede-2012---a-internet-em-portugal/25723?lang=en.
  136. A apropriação dos telemóveis na Sociedade em Rede. OberCOm. 2012. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Espanha, R.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/06/Sociedade-em-Rede-2012-A-apropria%C3%A7%C3%A3o-dos-telem%C3%B3veis-em-Portugal-2010.pdf.
  137. Televisão e Inovação, Grupo Impresa, Canais SIC. 2012. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Espanha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/televisao-e-inovacao-grupo-impresa-canais-sic/25703?lang=en.
  138. Imprensa e Inovação, Grupo Impresa, Semanário Expresso. 2012. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Espanha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/imprensa-e-inovacao-grupo-impresa-semanario-expresso/25707?lang=en.
  139. Rádio e Inovação, RDP, Antena 1, Antena 2 e Antena 3. 2012. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima; Espanha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/radio-e-inovacao-rdp-antena-1-antena-2-e-antena-3/25706?lang=en.
  140. Rádio e Inovação, R/Com, Rádio Renascença e RFM. 2012. Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Espanha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/radio-e-inovacao-rcom-radio-renascenca-e-rfm/25704?lang=en.
  141. Anuário da Comunicação 2010/2011. 2012. Paisana, M.; Cardoso, G.; Espanha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/anuario-da-comunicacao-20102011/25697?lang=en.
  142. Imprensa e Inovação, Cofina SGPS SA, Jornal de Negócios e Correio da Manhã. 2012. Paisana, M.; Mendonça, S.; Cardoso, G.; Espanha, R.; Quintanilha, Tiago Lima. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/imprensa-e-inovacao-cofina-sgps-sa-jornal-de-negocios-e-correio-da-manha/25708?lang=en.
  143. A Sociedade em Rede 2010 - A Rádio em rede. OberCom. 2011. Paisana, M.; Espanha, R.; Vieira, Jorge; Cardoso, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-sociedade-em-rede-2010---a-radio-em-rede/25721?lang=en.
  144. Televisão Digital Terrestre - Caracterização do acesso e percepções sobre termos tecnológicos associados à TDT. OberCom. 2011. Paisana, M.; Cardoso, G..
  145. A Sociedade em Rede 2010 - O serviço público de televisão em Portugal. OberCom. 2011. Paisana, M.; Cardoso, G..
  146. Televisão Digital Terrestre - Do interesse ao conhecimento técnico relativo. OberCom. 2011. Paisana, M.; Cardoso, G..
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/09 - 2024/01 Strategy and Organizational Development for the Media Master Degree in New Media Management (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Critical Studies and Deontology in Media Post Graduation Program in Journalism (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Critical Studies and Deontology in Media Post Graduation Program in Journalism (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Critical Studies and Deontology in Media Post Graduation Program in Journalism (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Economy and Media System Master Degree in New Media Management (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Economy and Media System Master Degree in New Media Management (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Economy and Media System Master Degree in New Media Management (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinctions

Award

2015 ISCTE Bolsa de 3º ciclo Doutoramento em Ciências da Comunicação
2009 Prémio Caixa Geral de Depósitos Melhores Alunos Finalistas pela média conclusão da Licenciatura em Sociologia e Planeamento, no ano lectivo de 2007 / 2008
2008 Bolsa de Mérito atribuída pelo Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL no ano lectivo de 2007 / 2008 pela classificação final do segundo ano da licenciatura em Sociologia e Planeamento, no ano lectivo de 2006 / 2007
2008 Prémio de Excelência Académica atribuído pela Presidência do ISCTE-IUL no ano lectivo de 2007 / 2008 pela classificação final do segundo ano da licenciatura em Sociologia e Planeamento, no ano lectivo de 2006 / 2007
2007 Prémio de Excelência Académica atribuído pela Presidência do ISCTE-IUL no ano lectivo de 2006 / 2007 pela classificação final do primeiro ano da licenciatura em Sociologia e Planeamento, no ano lectivo de 2005 / 2006
2006 Prémio de Ingresso na licenciatura em Sociologia e Planeamento atribuído pela Presidência do ISCTE-IUL no início do ano lectivo de 2005 / 2006