???global.info.a_carregar???
Gabriela Silva Marques é doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal e mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal. É licenciada em Gestão de Empresas com especialização em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é professora de Turismo e Hotelaria, na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia, na Universidade Europeia, Lisboa. Exerceu funções de direção em Gestão de Recursos Humanos no meio empresarial, tendo sido consultora em diversas empresas. Publica regularmente em revistas científicas e tem apresentado diversas comunicações em conferências nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação e de docência abrangem as temáticas da psicologia organizacional, gestão de recursos humanos, liderança e gestão de equipas, atendimento ao cliente e qualidade de vida no trabalho, no Turismo e na Hotelaria.
Identification

Personal identification

Full name
Gabriela Paula Nunes e Silva Marques

Citation names

  • Marques, Gabriela

Author identifiers

Ciência ID
2F18-ED2C-4359
ORCID iD
0000-0001-8480-1689

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business
Education
Degree Classification
2015
Concluded
Turismo (Doutoramento)
Major in Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2004
Concluded
Comportamento Organizacional (Mestrado)
Major in Gestão Hoteleira
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"O Impacto da Satisfação no Trabalho na Satisfação do Cliente em Prestação de Serviços " (THESIS/DISSERTATION)
Bom
1988
Concluded
Gestão de Empresas (Licenciatura)
Major in Gestão de Recursos Humanos
Instituto Superior de Gestão, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2007 - 2011 Organic Unit Director Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
1989 - 1995 Organic Unit Director Metalsines, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Monteiro, Anabela; Marques, Gabriela Silva; Cachola, Carla; de Sousa, Sara Rodrigues. "Introduction of Needs Skills in Tourism and Hospitality". In International Handbook of Skill, Education, Learning, and Research Development in Tourism and Hospitality, edited by Anukrati Sharma, 1-25. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-3895-7_1-1
  2. Marques, Gabriela; Monteiro, Anabela. "Soft and Interpersonal Skills for Development as Professional in the Service Industry". In International Handbook of Skill, Education, Learning, and Research Development in Tourism and Hospitality, edited by Anukrati Sharma, 1-21. Singapura, Singapore: Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-3895-7_24-1
  3. Gabriela Marques. "A Gestão de Pessoas na Animação Turística - A Pedra Angular". Portugal, 2022.
  4. Gabriela Marques. "Recursos Humanos". Portugal, 2020.
  5. Marques, Gabriela S.; Correia, Anabela; Costa, Carlos M.. "Emoções no trabalho: uma promessa para o futuro". Portugal: Actual, 2018.
Journal article
  1. Gabriela Marques; Marina A. Petruzzi; Gabriela S. Marques; Manuel do Carmo; Antonia Correia. "Airbnb and neighbourhoods: an exploratory study". International Journal of Tourism Cities 6 1 (2020): 72-89. http://dx.doi.org/10.1108/ijtc-08-2019-0119.
    10.1108/ijtc-08-2019-0119
  2. Marques, G.S.; Correia, A.; Costa, C.M.. "The influence of customer orientation on emotional labour and work outcomes: A study in the tourism industry". European Journal of Tourism Research 20 (2018): 59-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058578349&partnerID=MN8TOARS.
Thesis / Dissertation
  1. Silva, Sara Simão e. "Elvas: a imagem do destino turístico. Caso: Vila Galé de Elvas". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23219.
  2. Torres, Ana Paula Teles Guerreiro de Almeida. "A reputação da Marca Pestana: a perspetiva e desafios do cliente interno". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23172.
  3. Luz, Miguel Filipe Marques Ventura Oliveira. "Gestão da Cadeia de Abastecimento: Hotel The Yeatman: Relatório de Estágio". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/22842.
  4. Arnaud, Carolina da Cunha Guimarães Campos. "Departamentos Financeiro e Comercial: Hotel Tryp Porto Expo". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23170.
  5. Petruzzi, Marina Arriada. "Avaliação das atitudes dos residentes de Lisboa em relação à Short-term Rental". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/22841.
  6. Marques, Gabriela Paula Nunes e Silva. "Trabalho emocional no turismo: a influência da orientação para o cliente e consequências". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15230.

Other

Other output
  1. The influence of customer orientation on emotional labour and work outcomes: a study in the tourism industry. How service employees express their emotions with customers is an important part of service quality. However, the emotional expressiveness of contact employees can be affected by the importance they give to customers and can have consequences on their work attitudes and wellbeing. This study aims to explore the influence of customer orientation in emotional labour strategies and analyses the impac. 2018. Marques, Gabriela S.; Correia, Anabela; Costa, Carlos M.. http://hdl.handle.net/10400.26/28394.
  2. Desenvolvimento de um modelo contextual do trabalho emocional no turismo: a orientação para o cliente no trabalho emocional. 2014. Marques, Gabriela; Correia, Anabela; Costa, Carlos. http://hdl.handle.net/10400.26/22667.
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2004 - 2011 Coordenadora executiva do MBA Executivo em Gestão de Negócios do Turismo (Especialização pós-licenciatura)