Book |
- Ribeiro, Ana Isabel; Barros, Daniela Melaré Vieira. Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior.
Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019.
- Ota, Marcos Andrei; Araujo Junior, Carlos Fernando de; Barros, Daniela Melaré Vieira. Adaptatividade em ambientes virtuais:
uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos hi´bridos de ensino superior. 2018.
- Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica. Educação a distância e elearning na web social.
Wh!te Books. 2014.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.. Estilos de aprendizagem na educação aberta online. Editora WAK. 2010.
- Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra. MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Universidade
do Estado da Bahia. 2009.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. Guia didático sobre tecnologias da comunicação e informação para o trabalho educativo na
formação docente. Vieira e Lent. 2009.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. Tecnologías de la inteligencia : gestión de la competencia pedagógica virtual. Editorial
Popular. 2007.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru. EDUSC. 2003.
|
Book chapter |
- Maria dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A MATEMÁTICA
NOS ANOS INICIAIS: revisão da literatura". In Educação escolar, currículo e tecnologias: análises e proposições. Brazil:
Pimenta Cultural, 2021.
Published
- Mariana dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Indicadores pedagógicos: contribuição à avaliação de Objetos Digitais
de Aprendizagem". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – volume 2. Brazil: Pimenta
Cultural, 2021.
Published
- OTA, M.A.; Terçariol, A. L.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Interação remota: ferramentas para novos cenários de comunicação
educacional". In Aprendizagem Digital - Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional. Brazil:
Grupo A Educação, 2021.
Published
- BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Okada, Alexandra; Maria de Fátima Goulão; Henriques, Susana; José António Marques Moreira.
"AMBIENTES VIRTUAIS E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DIGITAIS E COLABORATIVOS DE INVESTIGAÇÃO". In PORTAS QUE O DIGITAL ABRIU NA
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
Published
- Bittencourt, P.A. S.; Albino, J. P.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "ESTILO DE USO DO VIRTUAL DAS GERAÇÕES DIGITAIS: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO". In Diálogos multidisciplinares : investigação em perspetiva. Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra,
2021.
Published
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de Aprendizagem E Estratégias Para a Personalização E Inclusão Na Era Digital". In
Novas Tecnologias e novas pra´ticas Educacionais. São Paulo: UNASPRESS Centro Universita´rio Adventista de Sa~o Paulo.,
2020.
Published
- Isabel Barros Dias; Seara, Isabel Roboredo; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "PROJETO ACESSIBILIDADES: a Inclusão na Universidade
Aberta de Portugal". In Práticas Inclusivas na Escola. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2020.
Published
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Padlet: estratégia didático-pedagógica em fóruns para cursos online". EDUFBA Universidade
Federal da Bahia, 2019.
- Mello, Diene E.; Moraes, Dirce A. F.; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Perspectivas da didática para o século XXI : aproximações
entre a didática e as tecnologias". Editora CRV, 2019.
- Freitas, J. M. A.; Padilha, M. A. S. E; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Cenários de aprendizagem à la carte: contemplação
dos estilos de aprendizagem para uma aprendizagem colaborativa invertida". Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2019.
- Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima. "E-learning in higher education:
academic factors for student permanence". Springer International Publishing, 2018.
10.1007/978-3-319-70199-8
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de participação virtual". Papirus, 2018.
- Marcos, Adérito; Cláudio, Ana Paula; Martinho, Carlos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carvalho, Elizabeth; Carmo, Maria Beatriz;
Seixas, Sónia. "Virtual tutoring". The Hands-on Science Network, 2018.
- Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Henriques, Susana; Goulão, Fátima. "Permanência dos estudantes
no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento". Amazon, 2017.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de aprendizagem e tecnologias". LTC, 2016.
- Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Towards a model of a didactics of eLearning: an application
to education for sustainable development". 2016.
10.4018/978-1-5225-0039-1.ch019
- Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino
superior a distância¿". Universidade Aberta, 2016.
|
Conference paper |
- Burgués, Ana Setien; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação
a distância". 2018.
- Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas,
Mário Carrilho; Henriques, Susana. "Atas I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede (CODIRE) - Resumos alargados".
2018.
- Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros, Daniela Melaré Vieira. "As redes sociais na formação inicial de professores:
estratégias, estilos e desafios para a didática na educação online". 2018.
- Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho,
Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". 2018.
- Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Didática em contexto de elearning: exemplos envolvendo coaprendizagem
e coinvestigação". 2016.
- Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Permanência de população
adulta no ensino superior em modalidade de elearning : contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento
de auto-eficácia". 2016.
- Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "A transposição didática no âmbito do eLearning". 2016.
- Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso
das interações entre estudantes do 2.º ciclo". 2011.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments
(VLE)". 2011.
|
Edited book |
- Motta,T O; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Santo, EE.. Tecnologias e Educação Aberta e Digital, volume 2. Recõncavo
da Bahia: Superintendência de Educação Aberta e a Distância. 2021.
Published • Editor
- Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; José António Marques Moreira;
Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana; et al. I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook
multimédia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2020.
Published • Editor
|
Journal article |
- Cybelle Cristina Ferreira do Amaral; Wilson Massashiro Yonezawa; Daniela Melaré Vieira Barros. "Pensamento computacional e
a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch". Dialogia 40 (2022): e21701-e21701.
https://doi.org/10.5585/40.2022.21701.
10.5585/40.2022.21701
- Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Vieira Barros, Daniela Melaré; Gitahy, Raquel Rosan Christino. "Os estilos de uso dos
espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica".
INTERFACES DA EDUCAÇÃO 12 34 (2021): 1016-1044. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403.
10.26514/inter.v12i34.5403
- Ana Nobre; Ana Mouraz; Maria de Fátima Goulão; Susana Henriques; Daniela Barros; José António Moreira; Nobre, Ana; et al.
"Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia". Práxis Educacional 17 45 (2021):
1-19. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.
10.22481/praxisedu.v17i45.8331
- Ferreira,M.E.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
INTERDISCIPLINARES". Educação Análises 5 2 (2021): 336-352.
Published
- Rosiley Aparecida Teixeira; Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Daniela Melaré Vieira Barros; Jason Ferreira Mafra. "O (Re)inventar
da Educação em Tempos de Pandemia". Dialogia 36 (2020): 1-2. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989.
10.5585/dialogia.n36.18989
- BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Ana María Ferreira Nobre; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Antonio Chenoll Mora; Macedo,
Carla Alexandra da Silva. "Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social". Educação
em Foco 23 41 (2020): https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444.
Open access • Published • https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444
- José António Marques Moreira; Susana Henriques; Daniela Barros. "Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação
digital em rede, em tempos de pandemia". Dialogia 34 (2020): 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
10.5585/dialogia.n34.17123
- Czeszak, Wanderlucy; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Perez, Daniela Jordão Garcia. "A Interação
e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais". EaD em Foco 10 1 (2020): http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941.
10.18264/eadf.v10i1.941
- Daniela Melaré Vieira Barros. "Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância". Revista Diálogo Educacional
(2020): https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06.
10.7213/1981-416X.20.064.DS06
- Aníbal Guerreiro; Daniela Melaré Vieira Barros; Lina Morgado. "TUTORIA COM AGENTES INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE". Revista
Teias (2019): https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038.
10.12957/teias.2019.43038
- Adriano Canabarro Teixeira (Organizador); Daniela Melaré Vieira Barros; Flávia Eloisa Caimi. "Editorial". Revista Espaço
Pedagógico (2019): https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.9414.
10.5335/rep.v26i2.9414
- Ana María Ferreira Nobre; Antonio Chenoll Mora; Daniela Melaré Vieira Barros; Ana Setién Burgués; Nobre, Ana; Barros, Daniela
Melaré Vieira; Chenoll, António; Sétien, Ana. "Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente online".
Revista de Educación a Distancia (RED) (2019): https://doi.org/10.6018/red/59/03.
10.6018/red/59/03
- Alves, Pedro; Barros, Daniela Melaré; Marques, Maria do Céu. "Cine, educación y sociedad. Presentación". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/28503.
10.7195/ri14.v17i2.1423
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "A educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores
como estratégia didática". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9025.
10.14195/978-989-26-1772-5
- Guerreiro, Aníbal Martins; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots".
(2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8410.
10.5335/rep.v26i2.8743
- Carapeto, Cristina; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Nutrition and health as virtual class at Open University (Portugal): pedagogical
strategies for higher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8258.
https://doi.org/10.1186/s41239-019-0151-4
- Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira; Morgado, Lina. "Tutoria com agentes inteligentes na educação online". (2019):
http://hdl.handle.net/10400.2/8867.
doi:https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038
- Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira. "O papel da educação online na formação de adultos: o
caso da Universidade Aberta". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9276.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Campos, Fernanda Araújo Coutinho. "Visões sobre a convergência na educação em diferentes perspectivas:
novas percepções e tendências". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8411.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez. "Estratégias para o trabalho colaborativo:
revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8499.
10.7213/1981-416X.19.060.DS10
- BARROS, DANIELA. "Estilos de Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior a Distância: Licenciatura em Educação da Universidade
Aberta". REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN (2017):
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.2889
- J. António Moreira; Susana Henriques; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. "Digital Learning in Higher Education: A Training
Course for Teaching Online - Universidade Aberta, Portugal". Open Praxis 9 2 (2017): 253-253. https://doi.org/10.5944/openpraxis.9.2.539.
10.5944/openpraxis.9.2.539
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. "Estilos de aprendizagem
e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6851.
10.17979/reipe.2017.0.12.2889
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário
empresarial". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/8861.
10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, Susana. "Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência
de coaprendizagem". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6535.
- Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. "Sucesso, permanência e
persistência dos estudantes do ensino superior a distância e online". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/4850.
http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.168
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Nunes, Juliana Souza. "Tecnologia educativa, presente e perspectiva de futuro no Brasil". (2011):
http://hdl.handle.net/10400.2/3282.
- Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência". (2010):
http://hdl.handle.net/10400.2/3315.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Kenski, Vani; Clementino, Adriana; Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá. "Políticas públicas
educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distância". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3343.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso educativo".
(2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3324.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos. "A função tutorial na formação continuada docente". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/3314.
- Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do. "O uso pedagógico da lousa digital associado
à Teoria dos Estilos de aprendizagem". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2133.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2052.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/2999.
- Barros, Daniela Melaré Vieira. "Reflexões de base para a educação a distância : o virtual como novo espaço educativo". (2008):
http://hdl.handle.net/10400.2/3325.
- Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo".
(2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3301.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do; Silva, Dirceu da; Dominguez Garrido, Maria Concepción; García García,
Francisco; Biaanchini, David; Garbin, Mônica Cristina; Medina Rivilla, Antonio. "Competências para a formação docente : metodologia
de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3300.
- Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Lila. "Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto
Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3341.
- Barros, Daniela Melaré Vieira; Antonio Junior, Wagner. "Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação
básica". (2005): http://hdl.handle.net/10400.2/2026.
- Barros,Daniela Melaré Vieira. "Educação a distância e as novas demandas ocupacionais". (2003): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100005.
|
Journal issue |
- Alves, Pedro; Melaré Barros, Daniela; Marques, María Céu. "Cinema, Educação e Sociedade. Apresentação". Revista ICONO14
Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17 2 (2019): http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1423.
|
Thesis / Dissertation |
- Ferreira, Maria Estela Lacerda; Maria Estela Lacerda Ferreira; Daniela Melaré Vieira Barros. "Formação inicial de professores
no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8443.
10.5433/1984-7939.2020v5n2p336
- Gonçalves, Fernanda Maria Ramos. "Redes sociais e idosos : um estudo de caso em Silves". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8559.
- Leal, Florbela da Conceição Guerreiro. "A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial
: Curso Formação Contínua de Formadores". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6390.
- Valente, Paula. "A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6404.
|