???global.info.a_carregar???
DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS. Doutora em Educação pela UNESP ¿ Brasil e em Educação pela UNED de Madrid. É Professora Auxiliar, de nomeação definitiva, no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é vice-coordenadora da Licenciatura em Educação, membro do Conselho Pedagógico e membro da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da mesma Universidade (UMCLA). É investigadora integrada no Centro de Estudos Globais – Grupo Educação e Cidadania Global (UAb) e colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D- UAb). PhD in Education from UNESP Brazil and in Education from UNED in Madrid. She is an Assistant Professor, with permanent appointment, in the Department of Education and Distance Learning (DEED) at the Open University (UAb). She is currently vice-coordinator of the Degree in Education, member of the Pedagogical Council and member of the Development Unit of Local Learning Centers at the same University (UMCLA). She is a researcher at the Center for Global Studies – Global Education and Citizenship Group (UAb) and collaborator at the Distance Education and eLearning Laboratory (LE@D- UAb).
Identification

Personal identification

Full name
DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS

Citation names

  • BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA

Author identifiers

Ciência ID
2511-BF94-D07F
ORCID iD
0000-0002-1412-2231

Email addresses

  • dmelare@gmail.com (Professional)
  • daniela.barros@uab.pt (Professional)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/09/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2021 - 2024 Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Ongoing

Contract

Designation Funders
2023/02/01 - 2026/01/31 A ROBÓTICA, O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
2022/06838-5
Researcher
2021/03/29 - 2024/03/28 (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016/07/01 - 2018/12/31 TUTORIA VIRTUAL - o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Provided by PTCRIS: PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2021/01/10 - 2024/01/10 Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots (HYBOT)
Researcher
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Daniela Melaré Vieira Barros. Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta. 2023.
    10.34627/UAB.EAD.19
  2. Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Daniela Melaré Vieira Barros; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Raquel Rosan Christino Gitahy; Ronaldo Lasakoswitsck. Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básica. 2022.
    10.31560/pimentacultural/2022.95149
  3. Moreira, José António; Henriques, Susana; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Goulão, Maria de Fátima; Caeiro, Domingos. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Lisboa, Portugal: eUAb. 2020.
    Published
  4. Ribeiro, Ana Isabel; Barros, Daniela Melaré Vieira. Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019.
  5. Novas tecnologias e novas práticas educacionais. 2019.
    10.19141/978-85-8463-165-0
  6. Ota, Marcos Andrei; Araujo Junior, Carlos Fernando de; Barros, Daniela Melaré Vieira. Adaptatividade em ambientes virtuais: uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos hi´bridos de ensino superior. 2018.
  7. Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica. Inovação e formação na sociedade digital: ambientes virtuais, tecnologias e serius games. Wh!te Books. 2015.
  8. Gallego Gil, Domingo; Alonso Maria, Catalina; Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizaje desafíos para una educación inclusiva e innovadora. Wh!tebooks. 2015.
  9. Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica. Educação a distância e elearning na web social. Wh!te Books. 2014.
  10. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patrícia Alejandra. Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
  11. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. De Facto Editora. 2013.
  12. Yonezawa, W. M.; Barros, Daniela Melaré Vieira. Ead, tecnologias e TIC. UNESP. 2012.
  13. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizaje y las tecnologías : medios didáticos en lo virtual. Académica Española, Madrid. 2012.
  14. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, Susana. Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas. Edição dos Autores. 2011.
  15. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem na atualidade. 2011.
  16. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.. Estilos de aprendizagem na educação aberta online. Editora WAK. 2010.
  17. Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra. MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Universidade do Estado da Bahia. 2009.
  18. Barros, Daniela Melaré Vieira. Guia didático sobre tecnologias da comunicação e informação para o trabalho educativo na formação docente. Vieira e Lent. 2009.
  19. Barros, Daniela Melaré Vieira. Tecnologías de la inteligencia : gestión de la competencia pedagógica virtual. Editorial Popular. 2007.
  20. Barros, Daniela Melaré Vieira. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru. EDUSC. 2003.
Book chapter
  1. Jeong Cir Deborah Zaduski; Klaus Schlünzen Junior; Daniela Melaré Vieira Barros; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. "Rhizomatic Learning Environments: Possibilities for Education". 2023.
    10.1007/978-981-19-9056-4_9
  2. Daniela Melare Vieira Barros. "Classes Hospitalares, uma Aproximação ao Currículo e às Experiências". Brazil, 2023.
  3. Cristina Pereira Vieira; Susana Henriques; Moreira J. António. "A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionais". Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/UAB.EAD.18
  4. Maria dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: revisão da literatura". In Educação escolar, currículo e tecnologias: análises e proposições. Brazil: Pimenta Cultural, 2021.
    Published
  5. Mariana dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Indicadores pedagógicos: contribuição à avaliação de Objetos Digitais de Aprendizagem". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – volume 2. Brazil: Pimenta Cultural, 2021.
    Published
  6. OTA, M.A.; Terçariol, A. L.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Interação remota: ferramentas para novos cenários de comunicação educacional". In Aprendizagem Digital - Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional. Brazil: Grupo A Educação, 2021.
    Published
  7. BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Okada, Alexandra; Maria de Fátima Goulão; Henriques, Susana; José António Marques Moreira. "AMBIENTES VIRTUAIS E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DIGITAIS E COLABORATIVOS DE INVESTIGAÇÃO". In PORTAS QUE O DIGITAL ABRIU NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Published
  8. Bittencourt, P.A. S.; Albino, J. P.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "ESTILO DE USO DO VIRTUAL DAS GERAÇÕES DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO". In Diálogos multidisciplinares : investigação em perspetiva. Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.
    Published
  9. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de Aprendizagem E Estratégias Para a Personalização E Inclusão Na Era Digital". In Novas Tecnologias e novas pra´ticas Educacionais. São Paulo: UNASPRESS Centro Universita´rio Adventista de Sa~o Paulo., 2020.
    Published
  10. Isabel Barros Dias; Seara, Isabel Roboredo; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "PROJETO ACESSIBILIDADES: a Inclusão na Universidade Aberta de Portugal". In Práticas Inclusivas na Escola. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2020.
    Published
  11. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Padlet: estratégia didático-pedagógica em fóruns para cursos online". EDUFBA Universidade Federal da Bahia, 2019.
  12. Mello, Diene E.; Moraes, Dirce A. F.; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Perspectivas da didática para o século XXI : aproximações entre a didática e as tecnologias". Editora CRV, 2019.
  13. Freitas, J. M. A.; Padilha, M. A. S. E; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Cenários de aprendizagem à la carte: contemplação dos estilos de aprendizagem para uma aprendizagem colaborativa invertida". Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2019.
  14. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima. "E-learning in higher education: academic factors for student permanence". Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8
  15. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de participação virtual". Papirus, 2018.
  16. Marcos, Adérito; Cláudio, Ana Paula; Martinho, Carlos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carvalho, Elizabeth; Carmo, Maria Beatriz; Seixas, Sónia. "Virtual tutoring". The Hands-on Science Network, 2018.
  17. Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Henriques, Susana; Goulão, Fátima. "Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento". Amazon, 2017.
  18. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de aprendizagem e tecnologias". LTC, 2016.
  19. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Towards a model of a didactics of eLearning: an application to education for sustainable development". 2016.
    10.4018/978-1-5225-0039-1.ch019
  20. Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância¿". Universidade Aberta, 2016.
  21. "Gesta~o Pedago´gica de Ambientes Online no Ensino Superior". Brazil, 2015.
  22. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Permanência da população adulta no ensino superior na modalidade de elearning : contributos para a sua compreensão, no caso da Universidade Aberta". Universidade Aberta, 2014.
  23. Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, Carlos. "Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa". Scholio Educational Research & Publishing, 2013.
  24. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica". FEBAB, 2013.
Conference paper
  1. Burgués, Ana Setien; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação a distância". 2018.
  2. Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana. "Atas I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede (CODIRE) - Resumos alargados". 2018.
  3. Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros, Daniela Melaré Vieira. "As redes sociais na formação inicial de professores: estratégias, estilos e desafios para a didática na educação online". 2018.
  4. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". 2018.
  5. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Didática em contexto de elearning: exemplos envolvendo coaprendizagem e coinvestigação". 2016.
  6. Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning : contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia". 2016.
  7. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "A transposição didática no âmbito do eLearning". 2016.
  8. Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Formação de comunidades virtuais de prática: elementos de sustentabilidade nas I JIO - Jornadas Internacionais Online". 2015.
  9. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patrícia. "Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovação". 2014.
  10. Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior". 2013.
  11. Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Spilker, Maria João. "III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning". 2013.
  12. Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel. "Elearning no ensino superior : práticas de integração no âmbito do projeto acessibilidades". 2013.
  13. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)". 2013.
  14. Barros, Daniela Melaré Vieira; Francisco, Maria Cristina Amado. "A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos". 2013.
  15. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Refletindo sobre avaliação na era da co-aprendizagem e co-investigação". 2013.
  16. Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira; Miranda, Luísa; Morais, Carlos. "Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior". 2012.
  17. Guitiérrez Tapias, Mariano; García Cue, José Luis; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, España". 2012.
  18. Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo". 2011.
  19. Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana. "Literacia virtual e ambientes e-learning". 2011.
  20. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)". 2011.
  21. García Pérez, María; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ortega Sánchez, Isabel. "Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual". 2008.
  22. Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Games, mitologia, subjetividade e noosfera". 2008.
Edited book
  1. Da escola para o mundo: do mundo para a escola - volume 1. 2022.
    10.52139/livrologia9786586218985
  2. Motta,T O; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Santo, EE.. Tecnologias e Educação Aberta e Digital, volume 2. Recõncavo da Bahia: Superintendência de Educação Aberta e a Distância. 2021.
    Published • Editor
  3. Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; José António Marques Moreira; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana; et al. I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook multimédia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2020.
    Published • Editor
Journal article
  1. Silvia Carrascal; Daniela Melaré Vieira Barros. "Inovação, Internacionalização e Inclusão". Dialogia (2023): https://doi.org/10.5585/47.2023.25784.
    10.5585/47.2023.25784
  2. Jacinta Lucia Rizzi Marcom; Ana Paula Teixeira Porto; Daniela Melaré Vieira Barros. "A formação docente na cibercultura". Dialogia (2023): https://doi.org/10.5585/47.2023.25578.
    10.5585/47.2023.25578
  3. Rute Elen do Nascimento; Diene Eire de Mello; Camila Fernandes de Lima Ferreira; Daniela Melaré Vieira Barros. "Porque eles (elas) não abriram as câmeras? Reflexões sobre as aulas síncronas no Ensino Remoto Emergencial". Educação em Análise (2023): http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p98.
    10.5433/1984-7939.2023v8n1p98
  4. Laura Féliz; Silvia Carrascal; Daniela Melaré Vieira; Paula Valente. "Formación Profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana". Alteridad (2023): https://doi.org/10.17163/alt.v18n2.2023.07.
    10.17163/alt.v18n2.2023.07
  5. Andressa Algayer da Silva Moretti; Daniela Melaré Vieira Barros; Aguinaldo Robinson De Souza. "Práticas colaborativas na Wikipédia: a internacionalização e a interculturalidade no ensino de química". EccoS – Revista Científica (2023): https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24565.
    10.5585/eccos.n65.24565
  6. Mariana Dos Reis Alexandre; Daniela Melare Vieira Barros. "INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO". Revista Interinstitucional Artes de Educar (2023): https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472.
    10.12957/riae.2023.70472
  7. Domingo J. Gallego; Catalina Alonso; Daniela Melare Vieira Barros. "Estilos de Aprendizaje y Estilos de Enseñanza. Propuestas pedagógicas para la transformación de la educación". Revista de Estilos de Aprendizaje (2022): https://doi.org/10.55777/rea.v15iEspecial.5309.
    10.55777/rea.v15iEspecial.5309
  8. Daniela Melaré Vieira Barros; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Vanessa Matos dos Santos; Diene Eire Mello; Marcos Andrei Ota; Eniel do Espírito Santo; Alexanda Okada. "ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem". TICs & EaD em Foco (2022): http://dx.doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.626.
    10.18817/ticseademfoco.v8i2.626
  9. Gleice Assunção da Silva; Daniela Melaré Vieira Barros; Daniela Karine Ramos. "Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português". Revista de Estilos de Aprendizaje (2022): http://dx.doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448.
    10.55777/rea.v1i1.3448
  10. Cybelle Cristina Ferreira do Amaral; Wilson Massashiro Yonezawa; Daniela Melaré Vieira Barros. "Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch". Dialogia 40 (2022): e21701-e21701. https://doi.org/10.5585/40.2022.21701.
    10.5585/40.2022.21701
  11. Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Vieira Barros, Daniela Melaré; Gitahy, Raquel Rosan Christino. "Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 12 34 (2021): 1016-1044. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403.
    10.26514/inter.v12i34.5403
  12. Ana Nobre; Ana Mouraz; Maria de Fátima Goulão; Susana Henriques; Daniela Barros; José António Moreira; Nobre, Ana; et al. "Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia". Práxis Educacional 17 45 (2021): 1-19. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.
    10.22481/praxisedu.v17i45.8331
  13. Henriques, Susana; Moreira, J. António; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Soledad, Ana Filipa. "Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores". REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura 13 (2021): 1-19. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/12141.
    Published • 10.51913/revelli.v13i0
  14. Rosiley Aparecida Teixeira; Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Daniela Melaré Vieira Barros; Jason Ferreira Mafra. "O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia". Dialogia 36 (2020): 1-2. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989.
    10.5585/dialogia.n36.18989
  15. BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Ana María Ferreira Nobre; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Antonio Chenoll Mora; Macedo, Carla Alexandra da Silva. "Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social". Educação em Foco 23 41 (2020): https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444.
    Open access • Published • https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444
  16. José António Marques Moreira; Susana Henriques; Daniela Barros. "Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia". Dialogia 34 (2020): 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
    10.5585/dialogia.n34.17123
  17. Czeszak, Wanderlucy; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Perez, Daniela Jordão Garcia. "A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais". EaD em Foco 10 1 (2020): http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941.
    10.18264/eadf.v10i1.941
  18. Daniela Melaré Vieira Barros. "Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância". Revista Diálogo Educacional (2020): https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06.
    10.7213/1981-416X.20.064.DS06
  19. Aníbal Guerreiro; Daniela Melaré Vieira Barros; Lina Morgado; Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira; Morgado, Lina. "TUTORIA COM AGENTES INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE". Revista Teias (2019): https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038.
    10.12957/teias.2019.43038
  20. Adriano Canabarro Teixeira (Organizador); Daniela Melaré Vieira Barros; Flávia Eloisa Caimi. "Editorial". Revista Espaço Pedagógico (2019): https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.9414.
    10.5335/rep.v26i2.9414
  21. Ana María Ferreira Nobre; Antonio Chenoll Mora; Daniela Melaré Vieira Barros; Ana Setién Burgués; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Chenoll, António; Sétien, Ana. "Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente online". Revista de Educación a Distancia (RED) (2019): https://doi.org/10.6018/red/59/03.
    10.6018/red/59/03
  22. Alves, Pedro; Barros, Daniela Melaré; Marques, Maria do Céu. "Cine, educación y sociedad. Presentación". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/28503.
    10.7195/ri14.v17i2.1423
  23. Barros, Daniela Melaré Vieira. "A educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didática". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9025.
    10.14195/978-989-26-1772-5
  24. Guerreiro, Aníbal Martins; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8410.
    10.5335/rep.v26i2.8743
  25. Carapeto, Cristina; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Nutrition and health as virtual class at Open University (Portugal): pedagogical strategies for higher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8258.
    https://doi.org/10.1186/s41239-019-0151-4
  26. Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira. "O papel da educação online na formação de adultos: o caso da Universidade Aberta". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9276.
  27. Barros, Daniela Melaré Vieira; Campos, Fernanda Araújo Coutinho. "Visões sobre a convergência na educação em diferentes perspectivas: novas percepções e tendências". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8411.
  28. Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez. "Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8499.
    10.7213/1981-416X.19.060.DS10
  29. J. António Moreira; Susana Henriques; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. "Digital Learning in Higher Education: A Training Course for Teaching Online - Universidade Aberta, Portugal". Open Praxis 9 2 (2017): 253-253. https://doi.org/10.5944/openpraxis.9.2.539.
    10.5944/openpraxis.9.2.539
  30. Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; BARROS, DANIELA. "Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta". REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6851.
    10.17979/reipe.2017.0.12.2889
  31. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/8861.
    10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
  32. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, Susana. "Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6535.
  33. Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. "Sucesso, permanência e persistência dos estudantes do ensino superior a distância e online". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/4850.
    http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.168
  34. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de coaprendizagem e alguns indicadores das competências digitais". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3618.
  35. Barros, Daniela Melaré Vieira; Romero, Cristina Sánchez; Moreira, José Antonio. "Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3453.
  36. Teixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de. "Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2818.
  37. Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel. "Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2884.
  38. Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João. "Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2812.
  39. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani. "Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/3000.
  40. Henriques, Susana; Moreira, J. António; Fombona, Javier; Barros, Daniela Melaré Vieira. "As TIC no contexto educativo português". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2746.
  41. Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana Frutuoso. "Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/3342.
  42. Barros, Daniela Melaré Vieira; Nunes, Juliana Souza. "Tecnologia educativa, presente e perspectiva de futuro no Brasil". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/3282.
  43. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3315.
  44. Barros, Daniela Melaré Vieira; Kenski, Vani; Clementino, Adriana; Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá. "Políticas públicas educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distância". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3343.
  45. Barros, Daniela Melaré Vieira. "A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso educativo". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3324.
  46. Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos. "A função tutorial na formação continuada docente". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/3314.
  47. Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do. "O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2133.
  48. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2052.
  49. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/2999.
  50. Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sérgio Ferreira do. "Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologias". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/6711.
  51. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Reflexões de base para a educação a distância : o virtual como novo espaço educativo". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3325.
  52. Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3301.
  53. Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do; Silva, Dirceu da; Dominguez Garrido, Maria Concepción; García García, Francisco; Biaanchini, David; Garbin, Mônica Cristina; Medina Rivilla, Antonio. "Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3300.
  54. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Lila. "Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3341.
  55. Barros, Daniela Melaré Vieira; Antonio Junior, Wagner. "Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica". (2005): http://hdl.handle.net/10400.2/2026.
  56. Barros,Daniela Melaré Vieira. "Educação a distância e as novas demandas ocupacionais". (2003): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100005.
Journal issue
  1. Alves, Pedro; Melaré Barros, Daniela; Marques, María Céu. "Cinema, Educação e Sociedade. Apresentação". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17 2 (2019): http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1423.
Thesis / Dissertation
  1. "A Didática online das línguas em cursos de eLearning na formação profissional". 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13171.
  2. "Avaliação por Competência nas Escolas/Institutos Profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco". 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11838.
  3. "Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para o ensino da matemática nos anos iniciais". 2022.
  4. "Didática e Formação Docente para a Educação Básica: percurso na área das metodologias ativas". 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11924.
  5. "Avaliação do impacto da integração dum tutor Humano Virtual em cursos a distância". 2021. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10533/2/TD_AnibalGuerreiro.pdf.txt.
  6. "As lideranças Educaiconais e o atendimento a estudantes com Altas Habilidades/ Sobredotação em Escolas da Rede Particular de grande Belo Horizonte / MG/ Brasil". 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10743.
  7. "Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização". 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10766.
  8. "Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço na Composição do Currículo Acadêmico do Curso Superior de Pedagogia da Associação Faculdade de Ribeirão Preto". 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10798.
  9. Ferreira, Maria Estela Lacerda; Maria Estela Lacerda Ferreira; Daniela Melaré Vieira Barros; Ferreira,M.E.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8443.
    10.5433/1984-7939.2020v5n2p336
  10. Gonçalves, Fernanda Maria Ramos. "Redes sociais e idosos : um estudo de caso em Silves". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8559.
  11. "Currículo e uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática.". 2019.
  12. Manhiça, Abiatar Fernando. "A aprendizagem no ensino a distância do departamento de psicologia do Instituto Superior Monitor na zona Sul de Moçambique: um estudo de caso". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8001.
  13. Silva, Sónia Maria Teixeira da. "Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7891.
  14. Macedo, Carla Alexandra da Silva. "Utilização das TIC no contexto das universidades seniores". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7959.
  15. Castro, Anna Luisa de. "Matemática e o currículo da era digital: os desafios para a inovação na prática educativa". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153790.
  16. Leal, Florbela da Conceição Guerreiro. "A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6390.
  17. Molina, Rosana Navarro. "Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissora". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6913.
  18. Valente, Paula. "A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6404.
  19. Monteiro, Sandra Patrícia Viana. "Competências transversais e orientações curriculares na educação infantil : um estudo de caso entre Portugal e Alemanha". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5165.
  20. Santos, Maria José Sara C. dos. "Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil : um estudo de caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5487.
  21. Ribeiro, Renato Antunes [UNESP]. "Estilos de aprendizagem e interfaces online: aporte ao ensino presencial em saúde, na disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade I da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP". Master, 2015. http://hdl.handle.net/11449/139387.
  22. Pereira, Francisco Miguel da Conceição. "Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3272.
  23. Belli, Jurema Iara Reis. "Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e Portugal". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4410.
  24. Pereira, Maria do Carmo Pires Nunes. "Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3307.
  25. Lopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa. "A aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2174.
  26. Francisco, Maria Cristina Amado. "A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2338.

Other

Other output
  1. Didática do online. Este documento trata de reunir argumentos sobre a didática e os elementos do virtual que a influenciam e como realizar uma nova didática a partir desses elementos. Parte da seguinte questão: como pensar uma didática do virtual? Quais são as bases para a proposição de uma didática do virtual? Com base nesta problemática o presente documento, tem como objetivo refletir acerca da didática do virtual,. 2014. Mello, Diene Eire; Barros, Daniela Melaré Vieira. http://hdl.handle.net/10400.2/6709.