Identification
Personal identification
- Full name
- Hélia Margarida Aparício Pintão Oliveira
Citation names
- Oliveira, Hélia
- Oliveira, Hélia Margarida
Author identifiers
- Ciência ID
- 2319-4BA7-C8C7
- ORCID iD
- 0000-0002-2560-1641
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2004/10/06
Concluded
|
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Construção da Identidade Profissional de Professores de Matemática em Ínicio de Carreira" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1998/07/15
Concluded
|
Mestrado em educação/Master in Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Actividades de investigação na aula de Matemática: Aspectos da prática do professor" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1990
Concluded
|
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"." (THESIS/DISSERTATION)
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/12/28 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2004/10/10 - 2023/12/27 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1998 - 2004 | Assistant (University Teacher) | Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências, Portugal |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/07 - Current | Coordenadora do Doutoramento Educação - Didática da Matemática | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Current | Coordenadora dos mestrados em ensino ULIsboa | Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Current | Membro do Conselho Científico | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011 - 2013 | Membro Conselho pedagógico | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/09 - 2027/08 | DIM²ENSION - Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education
KA220-HED-287FDC3F
Researcher
|
European Education and Culture Executive Agency
Ongoing
|
2023 - 2026 | Projeto ContinueUP - Co-constructing the continuum between initial teacher education and continuous professional development
101104631
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Education and Culture Executive Agency
Ongoing
|
2023 - 2026 | Projeto acaSTEMy - Trans-national STEM teacher education focusing on transversal competence and sustainability education
101104631
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Education and Culture Executive Agency
Ongoing
|
2022/01/02 - 2024/11/30 | ALiCE: Assessment for Learning in Citizenship Education
ID KA220-SCH-5BFF06F1
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
European Commission
Ongoing
|
2020/12 - 2023/08 | Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills
2020-1-EE01-KA203-077990
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Commission
Concluded
|
2019/03/01 - 2023/02/28 | Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2017 - 2020 | Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Commission
Concluded
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab” (TEL@FTELab)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2013 - 2016 | Rede de cooperação UEL/UL na elaboração e utilização de recursos multimídias na formação de professores de matemática
402440/2012-9
Researcher
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor (DSL)
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Principal investigator
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade Aberta, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/10/27 - 2011/02/28 | Promover a aprendizagem matemática em números e álgebra
PTDC/CED/65448/2006
Researcher
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 - Current | A articulação entre o pensamento computacional e o pensamento algébrico na aprendizagem de tópicos algébricos do 7.º ano do
ensino básico
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024 - Current | O noticing de futuros professores do ensino secundário sobre o raciocínio matemático do aluno: uma experiência de formação
em Angola
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - Current | Formular e resolver problemas de Matemática: uma experiência de ensino com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - Current | Desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional e do pensamento algébrico em alunos do 3.º ano do ensino básico, com
tarefas conectadas e desconectadas
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - Current | Práticas de Futuros Professores para Promover o Pensamento Relacional nos Alunos do Ensino Primário em Moçambique: Uma Experiência
de Formação
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2024 | Promover o Pensamento Computacional no Ensino da Matemática: Uma Experiência de Ensino no 3.º Ano do Primeiro Ciclo
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | O contributo do feedback na avaliação de tarefas de duas fases, no tema Dados e Probabilidades, numa turma do 7.º ano do ensino
básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master) |
2023 - 2023 | O contributo da aula invertida para a aprendizagem de generalidades acerca de funções reais de variável real no 10.º ano de
escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Promover o raciocínio matemático através do ensino exploratório e da avaliação formativa: uma experiência de ensino no 5.º
ano de ensino básico.
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Promover o pensamento computacional no ensino da Matemática: uma experiência de ensino no 3.º ano do ensino básico
Supervisor
|
Mestrado em Inovação em Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Inovação e ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental no Brasil: perspectivas de professores dos ensinos básico
e superior
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O contributo de um Diário de Aprendizagem Online na avaliação reguladora das aprendizagens da Trigonometria no 9.º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Inovação e ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental no brasil: perspectivas de professores dos ensinos básico
e superior
Supervisor
|
Mestrado em Inovação em Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | As justificações matemáticas de alunos do 9.º ano na aprendizagem de Trigonometria
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O trabalho de projeto numa turma do 9.º ano, no tema da Trigonometria
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | As justificações matemáticas de alunos do 8.º ano no estudo do Teorema de Pitágoras
Supervisor of Gisela Maria Coelho Cruz
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Contributo da Diferenciação Pedagógica, usando Gamificação, na Aprendizagem do Teorema de Pitágoras
Supervisor of Maria Carolina Rasquinho
|
Mestrado em Ensino (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | As justificações matemáticas dos alunos no tópico Equações do 1.º grau no 7.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2021 | Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2021 | O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
Supervisor of Joana Filipa Oliveira Cabral
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2021 | Aptidões em raciocínio dedutivo de alunos do 12.º ano: Uma avaliação com tarefas condicionais e categóricas
Supervisor of Margarida Maria da Silva Carvalho
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | O Raciocínio Matemático de alunos do 1.º ciclo no tema números e operações
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A aprendizagem da Trignometria no 9.º ano de escolaridade através da diversidade de tarefas
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Oportunidades de aprendizagem profissional para o ensino de função: um estudo com futuros professores de matemática da educação
básica
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | A resolução de problemas na aprendizagem da trigonometria no 9.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Ações colaborativas em uma comunidade de prática e conhecimentos docentes de professores de Matemática
Co-supervisor
|
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2018 - 2018 | Transformações geométricas dos gráficos de funções: um estudo no 10.º ano, com recurso a tecnologia
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | As aprendizagens realizadas por alunos do 9.º ano na unidade de ensino Probabilidades
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | As justificações dos alunos do 2º Ciclo no contexto de uma experiência de ensino para promover o raciocínio geométrico.
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Representações Matemáticas na Aprendizagem das Funções: Um Estudo com Alunos do 7.º Ano de Escolaridade
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | A Aprendizagem do Conceito de Limite de uma Sucessão: Uma Experiência no 11º Ano
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Adição e Subtração de Números Racionais na Representação Fracionária: Uma Proposta de Ensino em Turmas de 5º Ano
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O raciocínio geométrico de alunos do 9º ano no estudo da circunferência
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2017 | O conhecimento didáctico em Estatística de duas professoras do ensino secundário a partir das suas práticas
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2017 | O contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia: aprendizagens de futuros professores de matemática
Co-supervisor
|
Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas, Brazil
|
2013 - 2017 | Perspectiva do ensino exploratório: promovendo aprendizagens de professores de matemática em um contexto de comunidade de
prática
Co-supervisor
|
Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas, Brazil
|
2016 - 2016 | O Raciocínio Proporcional no Quadro do Pensamento algébrico: uma experiência de ensino no 6º ano.
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | A noção de declive nas funções afim, linear e constante
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Problemas de otimização no contexto das derivadas
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Desenvolvimento do sentido de número no 1.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | O uso da calculadora gráfica, por alunos do 10º ano, nas conexões entre representações de funções polinomiais em contexto
de resolução de problemas
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2014 | O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: uma experiência de ensino
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2014 | A Aprendizagem dos Números Racionais através das Conexões entre as várias Representações - uma Experiência de Ensino no 2º
Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | O modelo de motivação expectativa-valor na aprendizagem da estatística : um estudo com alunos do 7.º ano a partir de dados
reais
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A capacidade de generalização no estudo das funções no 8.º ano
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Das sequências à proporcionalidade direta : uma experiência de ensino no 6.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Tratamento de dados no 7.º ano de escolaridade : medidas estatísticas
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2013 | A Calculadora Gráfica na Aprendizagem das Funções no Ensino Secundário
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | A aprendizagem do cálculo diferencial no ensino superior: Uma experiência de ensino assente na realização de tarefas de modelação,
com recurso às TIC
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|