???global.info.a_carregar???
Franz Godeguez Rodrigues Coelho é aluno no Doutoramento em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 2020 e bolseiro de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - 2022.10688.BD - desde 2023. Atualmente, é investigador pelo Neuroscience for Innovation in Communication and Education Lab (NICE Lab). É sócio-diretor de um grupo empresarial com foco em Tecnologia, Jogos, Sistemas, Gestão e Marketing desde 2018. Em 2016, concluiu o Mestrado com financiamento da bolsa integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Em 2013, concluiu a Licenciatura em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil). Entre 2017 e 2019, foi monitor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil) nos cursos de Licenciatura de Comunicação Social e de Ciências Sociais e do Consumo. Especialista em assuntos relacionados à Cognição, Tecnologia, Jogos, Gestão, Consumo e Comunicação, está cursando uma Pós-Graduação em Emoções e Saúde Mental pelo Instituto CRIAP (Portugal); concluiu um MBA em Gestão da Tecnologia da Informação em 2019 pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Brasil); um MBA em Ciências do Consumo Aplicadas em 2017 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil); uma Pós-Graduação em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) em 2017 pela Faculdade Impacta Tecnologia (Brasil); e um MBA em Game Design em 2016 pela Universidade Positivo (Brasil). Atua nas áreas de Ciências Cognitivas, Ciências Sociais, Educação, Tecnologia, Jogos, Comunicação e Gestão.
Identification

Personal identification

Full name
Franz Godeguez Rodrigues Coelho

Citation names

  • Coelho, Franz

Author identifiers

Ciência ID
2310-6542-2011
ORCID iD
0000-0002-4895-0799

Email addresses

  • franzgrc@hotmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Exact Sciences - Computer and Information Sciences
  • Social Sciences - Sociology - Anthropology
  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Economics and Business

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2020/09 - 2026/08
Ongoing
Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências (Doutoramento)
Major in Ciências da Cognição; Educação; Psicologia; Ciências da Computação
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Gamificação, cognição e aprendizagem na educação: Estudos empíricos das contribuições dos diferentes elementos de jogos" (THESIS/DISSERTATION)
2024 - 2024
Ongoing
Emoções e Saúde Mental (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP, Portugal
2020/09 - 2021/09
Concluded
Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências - Componente Curricular (Doutoramento)
Major in Ciências da Cognição; Educação; Psicologia; Ciências da Computação
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
18
2018/04 - 2019/04
Concluded
MBA em Gestão da Tecnologia da Informação (Master)
Faculdade de Informática e Administração Paulista, Brazil
2016/08 - 2017/12
Concluded
MBA em Ciências do Consumo Aplicadas (Master)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
2016/02 - 2017/09
Concluded
Pós-Graduação em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) (Postgraduate Certificate)
Faculdade Impacta Tecnologia, Brazil
"Gamification e usabilidade: Ferramentas complementares para análise da user experience de aplicativos educacionais" (THESIS/DISSERTATION)
2015/05 - 2016/08
Concluded
MBA em Game Design (Master)
Universidade Positivo, Brazil
2013/08 - 2016/06
Concluded
Ciências Sociais (Magister (2nd cycle))
Major in Sociologia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
"A autonomização do jogo e o fenômeno do gamification na contemporaneidade: do lazer ao trabalho" (THESIS/DISSERTATION)
18/20 (reconhecimento em Portugal)
2009/08 - 2013/06
Concluded
Comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda (Bachelor (1st cycle))
Major in Comunicação Integrada
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
17/20 (reconhecimento em Portugal)
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023/09 - Current Researcher (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2016 Researcher (Research) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brazil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/01 - 2019/06 Tutor (University Teacher) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2019/08 - Current Sócio-Diretor HeyFolks! - Marketing e Gestão, Brazil
HeyFolks! - Marketing e Gestão, Brazil
2019/08 - Current Sócio-Diretor FlagShip - Tecnologia e Sistemas, Brazil
FlagShip - Tecnologia e Sistemas, Brazil
2018/02 - Current Sócio-Diretor Kaninchen - Gestão e Participações, Brazil
Kaninchen - Gestão e Participações, Brazil
2013/07 - 2018/02 Sócio-Diretor Bilden, Brazil
Bilden, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2023/01/01 - 2027/01/01 Gamification, cognition and learning in education: Empirical studies of the contributions of different game elements
2022.10688.BD
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2014/01/01 - 2016/01/01 The autonomy of the game and the phenomenon of gamification in contemporary times: from leisure to work
130051/2014-4
Master Student Fellow
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Coelho, Franz; Abreu, Ana Maria. "Digital Generation: How Do Technologies Affect Human Potential?". In Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, 75-106. São Paulo, Brazil: Pimenta Cultural, 2025.
    Published
Conference paper
  1. Franz Coelho; Daniel Goncalves; Ana Maria Abreu. "Game On: A Pilot Study of a Gamified Digital Learning Platform and Protocol". 2024.
    10.1145/3696230.3696235
  2. Daniel Jorge Viegas Gonçalves; Abreu, Ana Maria. "External and Model Validity in a Systematic Review of Game-based Interventions". Paper presented in The Future of Education, 2024.
    Accepted
Conference poster
  1. Coelho, Franz; David Aparício; Patrícia Sousa; Daniel Gonçalves; Abreu, Ana Maria. "Cognitive, Emotional, and Motivational Effects of Gamification in the Context of Learning: A Protocol Feasibility and Usability Study". Paper presented in Center for Interdisciplinary Research in Health (CIIS) National Meeting 2023, 2023.
Journal article
  1. Inês Mendonça; Franz Coelho; Belén Rando; Ana Maria Abreu. "A Comparative Study of Short-Term Social Media Use with Face-to-Face Interaction in Adolescence". Children (2025): https://doi.org/10.3390/children12040460.
    10.3390/children12040460
  2. Franz Coelho; Daniel Gonçalves; Ana Maria Abreu. "The Impact of Game-Based Interventions on Adult Cognition: A Systematic Review". International Journal of Human–Computer Interaction (2025): https://doi.org/10.1080/10447318.2025.2462746.
    10.1080/10447318.2025.2462746
  3. Franz Coelho; Ana Maria Abreu. "The Corporate (Magic) Circle: Fun Work or Controlled Play?". TechTrends (2022): https://doi.org/10.1007/s11528-022-00776-z.
    10.1007/s11528-022-00776-z
  4. Inês Mendonça; Franz Coelho; Paulo Ferrajão; Ana Maria Abreu. "Telework and Mental Health during COVID-19". International Journal of Environmental Research and Public Health (2022): https://doi.org/10.3390/ijerph19052602.
    10.3390/ijerph19052602
Thesis / Dissertation
  1. "Games as Autonomous Activities and The Phenomenon of Gamification in The Contemporaneity: From Leisure to Work". Master, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19000.
Working paper
  1. Coelho, Franz. 2017. "Gamification and Usability: Complementary Tools for User Experience Analysis of Educational Applications". https://sga.impacta.com.br/sophia_web/asp/download.asp?codigo=674&tipo_midia=2&iIndexSrv=1&iUsuario=0&obra=6135&tipo=1&iBanner=0&iIdioma=0.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2017/09/06 Gamification e usabilidade: Ferramentas complementares para análise da user experience de aplicativos educacionais
Faculdade Impacta Tecnologia (São Paulo, Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/01 - 2024/01 Participação no inVIDEOGAMES SUMMIT (2024 - Lisboa) - Congresso sobre Serious Games, Gamification, Educação e Saúde Mental
Conference
inVIDEOGAMES SUMMIT (2024 - Lisboa)
2023/12 - 2023/12 Participação no Games and Learning Alliance Conference (GALA 2023 - Dublin) - Congresso sobre Serious Games e Gamification
Congress
Games and Learning Alliance Conference (GALA 2023 - Dublin)
2023/03 - 2023/03 Apresentação do poster "Cognitive, emotional, and motivational effects of gamification in the context of learning: A protocol feasibility and usability study" na conferência "Center for Interdisciplinary Research in Health (CIIS) National Meeting 2023"
Conference
Center for Interdisciplinary Research in Health (CIIS) National Meeting 2023
2021/02/22 - 2021/02/23 Participação no GamiCon (2021) - Congresso online sobre Gamification e Educação
Conference
GamiCon
Sententia Gamification, United States
2015/11/10 - 2015/11/13 Participação no Gamification World Congress (2015 - Barcelona) - Congresso anual sobre Gamification e Tecnologia
Congress
Gamification World Congress
Gamification World Congress, Spain
2014/06/10 - 2014/06/13 Participação no Gsummit (2014 - São Francisco) - Conferência anual sobre Gamification, Tecnologia e Ciências
Conference
GSummit
GSummit, United States

Consulting

Activity description Institution / Organization
2019/08 - Current Consultoria em gestão, processos, tecnologia e marketing HeyFolks! - Marketing e Gestão, Brazil

FlagShip - Tecnologia e Sistemas, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/08 - 2019/06 Antropologia Digital - Estudo do comportamento humano do consumo sob a ótica da sociologia, antropologia, filosofia e psicologia. A Era Digital traz consigo novos paradigmas, padrões e comportamentos, que influenciam a cultura e a forma como as pessoas interagem umas com as outras, com os produtos e serviços. Debater criticamente as novas formas de comportamento no contexto digital, que envolve as redes e as tecnologias diversas. Ciências Sociais e do Consumo (Bachelor (1st cycle)) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
2017/01 - 2019/06 Cenas Midiáticas - Estudos das interdependências entre comunicação, cultura e consumo, a partir da mídia. Análise dos efeitos das mudanças socioculturais contemporâneas na publicidade enquanto linguagem integrada ao contexto midiático. Estudos da mídia como constituidora de mundo na contemporaneidade. Estudo dos conceitos, modelos e estruturas da cultura midiática. Conceitos de midiologia. Comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda (Bachelor (1st cycle)) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil