???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Pedro Cabral

Citation names

  • Cabral, Pedro
  • Cabral, Pedro Barbosa

Author identifiers

Ciência ID
1810-6EC1-5742
ORCID iD
0000-0003-4683-1371
Projects

Contract

Designation Funders
2016/01/01 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Projetos de intervenção educativa. 2017.
  2. Miranda, Branca; Cabral, Pedro Barbosa. Projetos de intervenção educativa [Projeto Acessibilidades]. 2017.
Book chapter
  1. Cabral, P.B.; Marques, C.G.; Araújo, I.; Padilha, J.M.; Vieira, F.; Carvalho, L.. "Case Study of Two Higher Education Institutions in the Use of a National MOOC Platform Toward Sustainable Development". 237-258. 2023.
  2. Mphatso Imwa; Pedro Barbosa Cabral. "The Potential of Using Smartphones in Teaching and Learning in Secondary School Education". In A Literature Review Study - Time to Embrace the Mobile Devices in Classrooms. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1.ch012
  3. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa. "Construcción de capacidades para el desarrollo de centros de enseñanza y aprendizaje para las universidades de LatinoAmérica en el siglo XXI". 2022.
  4. Pedro Cabral; João Paz; António Teixeira. "The Impact of a Research-Based Institutional Strategy for Opening up Educational Practices: The Case of the MOOC-Maker Project". 53-65. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-13-9652-6_5
  5. Cabral, Pedro Barbosa. "Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos online". 2019.
Conference paper
  1. Gloria Bastos; Pedro Cabral; Vitor Rocio. "SOCIAL ENGAGEMENT AND MOTIVATION IN A MOOC ON SCHOOL LIBRARIES". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1600
  2. "DESENHO DE CURSOS ONLINE A PARTIR DO TEOREMA DE EQUIVALÊNCIA DE INTERAÇÃO". 2018.
  3. "MicroMasters: the pursuit for the online learning Holy Grail". 2017.
  4. Pedro Barbosa Cabral; Sara Topolovec; Jan-Paul van Staalduinen. "TOWARDS AN APPROACH FOR MEASURING DIFFERENT TYPES AND INTENSITIES OF INTERACTION IN MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS)". 2017.
    10.21125/inted.2017.2148
  5. Fonte, M.; Cabral, P.; Pedro, A.; Pie-Dade, J.; Silva, A.. "Learning scenarios in the initial teacher education: Designing a MOOC". 2017.
  6. "What have they done with the MOOCs?". 2016.
  7. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM E-LEARNING: O REFERENCIAL ECBCHECK NA ULISBOA". 2015.
Journal article
  1. Pedro Barbosa Cabral. "Desenho de Cursos Online a Partir do Teorema da Equivalência da Interação". Sisyphus - Journal of Education (2019): vol. 7 n.º 1 (2019):-vol. 7 n.º 1 (2019):. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/15932.
    10.25749/SIS.15932
  2. Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Attempting to regulate distance higher education: reflections on the portuguese experience". (2019):
  3. "Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação". RE@D - Revista Educação a Distância e Elearning (2018): https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/141.
  4. Luana Priscila Wunsch; Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro; Pedro Manuel Barbosa de Almeida Cabral. "Editorial". REVISTA INTERSABERES (2017):
    10.22169/revint.v12i26.1324
  5. Pedro Manuel Barbosa de Almeida Cabral. "Interação, autonomia e o papel das tecnologias no controle transacional: o que a educação a distância tem para nos oferecer na educação presencial". REVISTA INTERSABERES 12 26 (2017): https://doi.org/10.22169%2Frevint.v12i26.1299.
    10.22169/revint.v12i26.1299
  6. "O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL: APRENDER ONLINE NO CURSO DE EDUCAÇÃO". Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (2014):
    10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p66-72
  7. "E-Learning no Ensino Superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem". Indagatio Didactica (2014):
  8. "Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online". Educação, Formação & Tecnologias (2014):
  9. "Percepção dos docentes sobre o processo de agrupamento: Estudo de Caso". Administração Educacional (2005):
Report
  1. Bastos, Glo´ria; Vitor Rocio; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, Joa~o; Manuelito, Helena. 2018. Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final.
Thesis / Dissertation
  1. "Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online". 2016.

Other

Other output
  1. Regulating tutoring in distance higher education: the portuguese experience. 2019. Teixeira, António; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira.
  2. Attempting to regulate distance higher education: reflections of the portuguese experience. 2019. Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira.
  3. As abordagens às aprendizagens em cenários definidos a partir de teorema da equivalência da interação. 2013. Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas.
  4. Plataformas LMS no ensino superior: análise das finalidades de utilização em diferentes áreas científicas. 2013. Pedro, Neuza; Cabral, Pedro Barbosa.
  5. O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares. 2012. Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas.
  6. O espaço da coordenação de curso num contexto online : estudo de caso. 2010. Cabral, Pedro Barbosa.