???global.info.a_carregar???
Maria João Gouveia Pereira Beja. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2009/07/17 pelo(a) Universidade da Madeira e Licenciatura em Psicologia em 1989/12/14 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades e Investigador no(a) Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia. Possui 1 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Auto-conceito; Atitudes face à escola; Alunos; Transição; .; Centro de Artes e Humanidades; Envelhecimento; Envelhecimento ativo; Ocupações na reforma; Aging; Active aging; Ocupations in the retirement; Psicologia da Educação; Faculdade de Artes e Humanidades; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Ansiedade infantil; Alterações comportamentais; Programa Infantil de Preparação para Cirurgia (PIPCirurgia);; Hospitalização da criança; Desenvolvimento infantil; Conceções infantis sobre doença; Psicologia, especialidade em Psicologia Geral; Intervenção precoce; Educadores de infância; Percepções; Desenvolvimento epistemológico; Adultez emergente; Ensino Superior; Madeira (Portugal); Epistemological development; Emerging adulthood; Higher education; Idoso; Autoconceito; Percepção sobre o envelhecimento; Cuidador formal; Violência conjugal; Programa de intervenção; Agressores conjugais; Esquemas cognitivos; Crenças; Marital violence; Intervention program; Conjugal aggressors; Cognitive schemes; Beliefs; Relação escola-família; Professores do 1º ciclo; Comunicação; Sistémica; Perda; Luto; Sentimentos; Mudanças; Reações; Necessidades; Incapacidade; Necessidades educativas especiais; Criança; Pais; Família; Loss; Mourning; Child; Parents; Family; Escola; Relação; Educação pré-escolar; Centro de Ciências Sociais; Relação família – escola; Envolvimento parental; Ensino Secundário; Encarregados de educação; Diretores de turma; Envolvimento escolar parental; Funcionamento familiar; Comunicação parento-filial; Adolescentes; Desempenho escolar; Parental involvement; Family functioning; Parent-child communication; Adolescents; School performance; Psicologia; Universidade da Madeira; School; Relationship; Communication; Práticas educativas parentais; Género; Ordem de nascimento; Filhos; Perceções; Estudo dos alunos; Opiniões; Sessões (de estudo); Processos de estudo; Procrastinação no estudo; Envolvimento do aluno na escola; Perceção do apoio familiar; 3º Ciclo; Student engagement in school; Perception of family support; 3rd cycle; Crianças; Professores; Grief; Bereavement; Children; Teachers; .
Identification

Personal identification

Full name
Maria João Gouveia Pereira Beja

Citation names

  • Beja, Maria
  • Beja, M. J.
  • Beja, Maria João

Author identifiers

Ciência ID
151C-5D00-FCB4
ORCID iD
0000-0003-0501-1748

Email addresses

  • mjoao@uma.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Intermediate (B1) Proficiency (C2) Intermediate (B1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2009/07/17
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade da Madeira, Portugal
2009
Concluded
Curso de Formação em Intervenção Sistémica e Familiar (Pós-Graduação)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
1989
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Canções de embalar e o objecto estético" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019/02/15 - Current Researcher (Research) Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018 - Current Researcher (Research) Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009/07/18 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2013 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2014 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, Portugal
1999 - 2014 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, Portugal
Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - Current Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade da Madeira, Portugal
2015/12/17 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2019 Conselho pedagógico Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2018 Conselho pedagógico Universidade da Madeira, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2009/07/18 - Current Professora auxiliar área da Psicologia (Psicologia da Educação). Universidade da Madeira, Portugal
1992/11/02 - 2009/07/17 Assistente da Universidade da Madeira (área da Psicologia). Universidade da Madeira, Portugal
1990/04/01 - 1992/11/01 Intervenção psicológica na área das adopções e colocações familiares. Coordenação e Supervisão das Equipas de Monitores das Colónias de Férias para as crianças dos 6a aos 12a da RAM. Instituto de Segurança Social da Madeira, Portugal
1990/04/01 - 1992/11/01 Intervenção técnica na área das adopções e colocações familiares. Coordenação e Supervisão das Equipas de Monitores das Colónias de Férias para as crianças dos 6a aos 12a da RAM. Instituto de Segurança Social da Madeira, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011 - Current Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses.
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Franco, Maria Glória; Beja, Maria João; Soares, Maria Luísa; Antunes, Ana Pereira. "Olhares da psicologia sobre os estudantes do ensino superior: o caso da Universidade da Madeira". Universidade da Madeira, 2015.
Conference paper
  1. Santos, Natalie; Branco, Susana; Freitas, Lénia; Gonçalves, Liliana; Franco, Glória; Beja, Maria João. "Burnout e o psicólogo educacional: O caso da ram". 2017.
Journal article
  1. Beja, Maria João; Portugal, Alda; Câmara, Joana; Berenguer, Cláudia; Rebolo, Ana; Crawford, Carlota; Gonçalves, Dinis. "Psychological First Aid: Psychological intervention in disaster ; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe". (2018): http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/5213.
  2. Beja, M. J.; Sousa, F.; Franco, M.G.. "Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: Um estudo na Universidade da Madeira". Psicologia, Educação e Cultura XX II 1 (2018): 10-28..
    Open access • Published
  3. Franco, M.G.; Beja, M.J.; Candeias, A.; Santos, N.. "Emotion understanding, social competence and school achievement in children from primary school in Portugal". Frontiers in Psychology 8 AUG (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027712036&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2017.01376
  4. Franco, M. G.; Candeias, Adelinda Araújo; Beja, María Joao. "Social and emotional intelligence in children with special educational need institutionalized: Preliminary studies". (2011): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5641328.
  5. Beja, María Joao; Franco, M.G.. "Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior". (2011): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5641315.
Thesis / Dissertation
  1. Rodrigues, Ana Sofia Nóbrega. "Contigo ou sem ti: avaliação da eficácia de um programa de intervenção dirigido a agressores conjugais". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2286.
  2. Luís, Lia Vanessa Rodrigues. "A perceção dos professores do 1º Ciclo sobre a comunicação com os pais". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2297.
  3. Fernandes, José de Sousa Soares. "Expectativa profissional após a idade da reforma". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1983.
  4. Mendes, Andreia Carina Perregil. "Perceção dos pais sobre o processo de luto infantil". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2295.
  5. Pestana, Jéssica Andreína Baptista. "Envolvimento escolar parental, funcionamento familiar e comunicação parento-filial". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2100.
  6. Gonçalves, Sara Sofia Basílio. "Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1909.
  7. Pestana, Anísia José Sousa. "Famílias com necessidades educativas especiais: lutos e perdas: um estudo na Região Autónoma da Madeira". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/925.
  8. Duarte, Vera Joana Vasconcelos Gonçalves. "A perceção do luto infantil nos contextos educacionais e familiar". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1508.
  9. Brázio, Pedro Rodriguez Novais. "Ansiedade infantil em contexto cirúrgico: estudo experimental". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/864.
  10. Gonçalves, Carla Liliana dos Santos. "O aluno e a transição: relação entre auto-conceito e atitudes face à escola". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/432.
  11. Rodrigues, Maria Marlene Gomes. "As percepções dos educadores de infância sobre a intervenção precoce". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/439.
  12. Sousa, José Manuel Rodrigues. "Autoconceito e percepção sobre o envelhecimento dos profissionais que lidam diariamente com o idoso". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/454.
  13. Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa. "Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/692.
  14. Branco, Susana Lurdes Jardim. "O envolvimento parental no Ensino Secundário: perceções de pais e diretores de turma em duas escolas da RAM". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/428.
  15. Madaleno, António Manuel Cerdeira. "Olhares sobre o estudo dos alunos: trabalho exploratório no Ensino Secundário". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/334.
  16. Santos, Raquel Gonçalves dos. "As práticas educativas parentais: perceções de pais e filhos". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/713.
  17. Beja, Maria; Beja, Maria João Gouveia Pereira. "Escola e família: da inevitabilidade da comunicação à construção de uma realidade relacional (estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Básico)". PhD, 2009. http://hdl.handle.net/10400.13/178.

Other

Other output
  1. Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da Madeira. Este estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1. 2018. Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, Glória. http://hdl.handle.net/10400.13/2144.
  2. Psychological First Aid: Psychological intervention in disaster. Catastrophes can be defined as traumatic incidents conducting to major life, health and or material losses, affecting many individuals. The increasing occurrence and magnitude of these incidents led to the consciousness of its impact on psychological functioning and mental health have promoted the development of structured and organized interventions. Psychological First Aid joints several princip. 2018. Beja, Maria João; Portugal, Alda; Câmara, Joana; Berenguer, Cláudia; Rebolo, Ana; Crawford, Carlota; Gonçalves, Dinis. https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/5213.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019 - 2019 A perceção dos professores do 1º Ciclo sobre a comunicação com os pais.
Supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar.
Co-supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Expectativa profissional após a idade da reforma.
Supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Envolvimento escolar parental, funcionamento familiar e comunicação parento-filial.
Co-supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Perceção dos pais sobre o processo de luto infantil.
Supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 "Famílias com necessidades educativas especiais: Lutos e perdas. Um estudo na região Autónoma da Madeira"
Co-supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 A perceção do luto infantil nos contextos educacional e familiar.
Co-supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 "Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: Um estudo no ensino pré-escolar na RAM".
Supervisor
Psicologia da Educação (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2011 - 2011 Ansiedade infantil em contexto cirúrgico: estudo experimental
Co-supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade da Madeira, Portugal