???global.info.a_carregar???
FILOMENA PESTANA | É investigadora integrada na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D),Universidade Aberta (Portugal) / She is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D)- Universidade Aberta (Portugal).
Identification

Personal identification

Full name
Filomena Pestana

Citation names

  • Pestana, Filomena
  • Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho

Author identifiers

Ciência ID
151A-5B81-C0F4
ORCID iD
0000-0003-3146-8792
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=5R43AYsAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Maria_Filomena_Pestana

Email addresses

  • mfcoelho@lead.uab.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2019 - 2020
Concluded
Pós-Doutorada em Educação a Distância e e-learning (Pós-doutoramento)
Major in Educação com especialidade de Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor - 19 valores
2015
Concluded
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico Português" (THESIS/DISSERTATION)
2014
Concluded
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"WIKIPÉDIA NO ENSINO SUPERIOR:CONCEÇÕES E PRÁTCAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES" (THESIS/DISSERTATION)
18 valores
2007 - 2010
Concluded
Educação (Minor em Pedagogia Social e da Formação) (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
15 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Researcher (Research) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2011 - 2018 Researcher (Research) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018 - Current Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação / Wikis, Education & Research
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Ongoing
2021/06/01 - 2023/05/31 RAPIDE - Reimagining a Positive Direction for Education
Researcher
Erasmus Plus
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. TERESA MARGARIDA LOUREIRO CARDOSO; MARIA FILOMENA PESTANA MARTINS SILVA COELHO. "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA DE OPINIÃO E LITERACIA ESTATÍSTICA NA ESCOLA: DOZE ANOS DE “NEPSO” EM PORTUGAL". 2023.
    10.37572/EdArt_2802237816
  2. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Ana Carolina Ferreira da Cruz; Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota. "O PROGRAMA WEIWE(R)BE NO ECOSSISTEMA DA ESCOLA DIGITAL E VIRTUAL". 2023.
    10.37572/EdArt_2802237744
  3. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Ribeiro Mota, Eduarda. "O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237744
  4. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Formação docente, pesquisa de opinião e literacia estatística na escola: doze anos de “NEPSO” em Portugal". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237816
  5. Eduarda Ribeiro Mota; Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Ana Carolina Ferreira da Cruz; Filomena Pestana. "Learning with the School Library: Mapping Technology-Enhanced Learning Underpinnings". 2023.
    10.1007/978-3-031-42682-7_52
  6. Teresa Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM E WIKIPÉDIA: UMA ARTICULAÇÃO (IM)PROVÁVEL?". 2023.
    10.37572/EdArt_28072388012
  7. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular". Observatório Editores, 2023.
  8. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_28072388012
  9. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um lócus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?". ATENA Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.6392211037
  10. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, Luís. "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede". Pontes Editora, 2022.
  11. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Práticas e recursos educacionais abertos na educação de adultos: um projeto inovador com mulheres de etnia cigana". ATENA Editora, 2022.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.6362226043
  12. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Adaptação/Reinserção de adultos pouco escolarizados: boas práticas em Portugal". ATENA Editora, 2022.
    https:doi.org/10.22533/at.ed.90522120511
  13. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA E LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA: UMA DÉCADA DO “RATO DE BIBLIOTECA”". 2022.
    10.37572/EdArt_27082265110
  14. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Luciano Gamez; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "REDE ACADÉMICA WEIWER® E COREOGRAFIAS DIDATICAS: QUE RELAÇÃO?". 2022.
    10.37572/EdArt_2508226374
  15. Luís Filipe de Amaral Costa; Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "“O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ECOSSISTEMA DA ESCOLA DIGITAL E VIRTUAL”: REFLEXÃO A PARTIR DA WIKIPÉDIA". 2022.
    10.37572/EdArt_27082264414
  16. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena. "Rede Académica WEIWER® e coreografias didáticas: que relação?". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2508226374
  17. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082264414
  18. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Formação docente, cidadania e literacia da informação na escola: uma década do “Rato de Biblioteca”". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082265110
  19. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "O PROGRAMA WEIWER® COMO NOVA ALFABETIZAÇÃO: CASOS À LUZ DE UMA TIPOLOGIA DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS". 2022.
    10.37572/EdArt_16122271211
  20. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de práticas educacionais abertas". Editora ARTEMIS, 2022.
    10.37572/EdArt_161222712
  21. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. ""Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
  22. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano. "WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigação". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3
  23. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "O PAPEL DO EIXO ESTUDANTE/CONHECIMENTO NO TRIÂNGULO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE BLENDED (E)LEARNING". 2021.
    10.37572/EdArt_18042131616
  24. Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Teresa Margarida Loureiro Cardoso. "META-ANÁLISE DA PÁGINA LUSÓFONA DO PROGRAMA WIKIPÉDIA NA UNIVERSIDADE: O QUE NOS DIZ A MACRO CATEGORIA REFERENCIAIS?". 2021.
    10.37572/EdArt_1912214843
  25. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Magda Sofia Castrelas Duarte. "AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE À LUZ DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: UMA UTOPIA GLOBAL?". 2021.
    10.37572/EdArt_1612214773
  26. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, uma ferramenta de inclusão digital?". Artesanato Educacional, Ltda., 2021.
  27. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "O papel do eixo estudante/conhecimento no triângulo pedagógico em contexto de blended (e)learning". Editora ARTEMIS, 2021.
    10.37572/EdArt_180421316
  28. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Valpradinhos, Cândida; Costa, Isabel. "Tecnologias educacionais em rede e recursos educacionais abertos na formação de professores: utopia ou realidade". Pimenta Cultural, 2021.
    10.31560/pimentacultural/2121.384.62-81
  29. Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  30. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "O Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológico". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.75521131212
  31. Cardoso, Teresa; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João. "A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®". Editora Collaborativa, 2020.
Conference paper
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Eduarda Ribeiro Mota; Ana Carolina Cruz; Filomena Pestana. "“LEARNING WITH THE SCHOOL LIBRARY”: THE CASE OF THE WEIWE(R)BE PROGRAMME IN THE DIGITAL AND VIRTUAL SCHOOL ECOSYSTEM". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0673
  2. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Glória Bastos; Filomena Pestana; Ana Paula Rocha; Maria Prazeres Casanova; Mhairi Beaton. "“DIGITAL LEARNING TO (RE)IMAGINE A POSITIVE DIRECTION FOR POST-COVID EDUCATION”: EUROPEAN PERSPECTIVES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1088
  3. Mota, Eduarda Ribeiro; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cruz, Ana Carolina Ferreira da; Pestana, Filomena. ""Learning with the School Library": mapping technology enhanced learning underpinnings". 2023.
    10.1007/978-3-031-42682-7
  4. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Stecanela, Nilda; Pestana, Filomena; Silva, Lisandra Pacheco da; Queiros, Maria Paula; Rodrigues, Joana. "Symposium 2. " A Pesquisa que Ensina” na escola: espaços educativos e atores do NEPSO". 2023.
  5. Queirós, Paula; Rodrigues, Joana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência em Portugal". 2023.
  6. Mota, Eduarda Ribeiro; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Pestana, Filomena. "Learning with the School Library: mapping technology enhanced learning underpinnings". 2023.
  7. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens". 2023.
  8. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Espaços educativos e atores do NEPSO: enquadramento e contextualização teórica". 2023.
  9. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  10. Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  11. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação". 2022.
    10.34620/ietic.2022
  12. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queiros, Maria Paula; Cruz, Dulcídia; Rodrigues, Joana. "Symposium 2. "A Pesquisa que Ensina na Escola": projetos catalisadores de competências e literacias plurais". 2022.
  13. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores”". 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4
  14. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI". 2022.
  15. Luís Costa; Teresa Cardoso; Filomena Pestana. "MICROSOFT TEAMS AS A PEDAGOGICAL INNOVATION TRIGGERED DURING AN EMERGENCY REMOTE LEARNING CONTEXT". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1935
  16. Teresa Cardoso; Ana Reis; Filomena Pestana. "CURRICULAR INTEGRATION OF PORTUGAL INCODE.2030: A PROPOSAL FOR PROFESSIONAL EDUCATION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0776
  17. Teresa Cardoso; Luís Costa; Filomena Pestana. "ELEARNING AND COLLABORATION PRACTICES IN MIDDLE AND HIGH SCHOOL: A TEACHER TRAINING PROJECT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0767
  18. Reis, Ana; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação". 2021.
  19. Costa, Luís; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2021.
  20. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2021". 2021.
  21. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?". 2021.
  22. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?". 2021.
  23. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação". 2021.
  24. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning context". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  25. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena. "Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  26. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, Filomena. "Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional education". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  27. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário". 2021.
  28. Teresa Cardoso; Filomena Pestana; João Pinto. "WIKIS, EDUCATION & RESEARCH: THE INTERNATIONAL ACADEMIC NETWORK WEIWER®". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.2115
  29. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2020". 2020.
  30. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Wikis, education & research: the International Academic Network WEIWER®". 2020.
    10.21125/edulearn.2020
  31. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipedia in university program: what does the metaanalysis of the courses’ page tells us?". 2020.
    10.38069/edenconf-2020-rw0039
  32. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2020". 2020.
  33. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipedia belongs to education?: a pedagogical model to sustain it!". 2020.
  34. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipedia, a sociotechnical resource?". 2020.
    10.38069/edenconf-2020-ac0001
  35. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?". 2020.
  36. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, Filomena. "Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional". 2020.
  37. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: exemplo de integração curricular na educação de adultos". 2019.
  38. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia no ensino superior: como avaliar?". 2019.
  39. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia, um sistema sociotécnico?". 2019.
  40. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Modelos e tendências evolutivas nos sistemas educativos europeus: o impacto das TIC". 2018.
  41. Pinto, João; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Competências digitais, qualificação e empregabilidade: constituição de um corpus de análise a partir do INCoDe. 2030". 2018.
  42. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso rducacional aberto: que perceções no ensino superior?". 2018.
  43. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Modelos e tendências evolutivas nos sistemas educativos europeus: o impacto das TIC ; Evolutionary models and trends in european educational systems: the impact of ICT". 2018.
  44. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um recurso... educacional?: Aberto?: Global?". 2018.
  45. Pestana, Filomena; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade". 2017.
  46. Pestana, Filomena; Monteiro, Teresa; Cardoso, Teresa. "Teste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativa". 2017.
  47. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Utilização da Wikipédia por estudantes: um estudo exploratório no ensino superior online". 2017.
  48. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Projetos educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior: exemplos de integração curricular em Portugal". 2017.
  49. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia e ensino superior: ADN (in)compatíveis?". 2017.
  50. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o programa Wikipédia na Universidade". 2017.
  51. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Utilização da Wikipédia por professores: um estudo exploratório no ensino superior online ; Using Wikipedia by teachers: an exploratory study in higher education online". 2016.
  52. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?". 2016.
  53. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?". 2016.
  54. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Conceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online". 2015.
  55. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal". 2015.
Conference poster
  1. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: O 1.º Programa Wikipédia na Universidade". Paper presented in Ciência’18 “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”., 2018.
  2. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade.". Paper presented in Ciência’17 “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”. FCT, 2017.
Journal article
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede". Revista UFG 21 (2021): https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70044.
    10.5216/revufg.v21.70044
  2. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: Mapeamento dos documentos em Português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses". (2021): http://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22054.
    10.34627/vol2iss1pp26-45
  3. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho; Pinto, João Paulo. "REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180.
  4. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede Académica Internacional WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10926.
    https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk2
  5. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11486.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76
  6. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no Ensino Superior online: que perceções?". (2021): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22018.
    10.34627/vol1iss1pp72-90
  7. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11348.
  8. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no Ensino Superior online: que perceções?". (2021): https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90.
    https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90
  9. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: Mapeamento dos documentos em Português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses". (2021): https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45
  10. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho; Pinto, João Paulo. "REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180.
  11. Filomena Pestana; Teresa Cardoso. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079.
    10.34624/id.v12i3.20079
  12. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9985.
  13. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10196.
    10.20952/revtee.v13i32.14275
  14. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9986.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079
  15. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10196.
    https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275
  16. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9985.
  17. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia como REA no Ensino Superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1651.
    10.34624/ilcj.v9i1.1651
  18. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia como REA no Ensino Superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): https://doi.org/10.34624/ilcj.v9i1.1651.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v9i1.1651
  19. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?". (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6532.
    https://doi.org/10.21747/16463153/40a12
  20. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? ; WEIWER academic network: Wikipedia as an object of study?". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8950.
    10.21747/16463153/40a12
  21. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. "Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/10937.
    10.21125/edulearn.2019.2502
  22. Pestana, Filomena. "A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS". Interfaces Científicas - Educação (2018): http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52.
    10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52
  23. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no ensino superior online: que perceções?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7819.
    10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90
  24. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa; Filomena Pestana; Teresa Cardoso. "Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?". (2018): https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23578.
    10.7213/1981-416X.18.056.DS05
  25. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um Recurso Educacional Aberto?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9649.
  26. Pestana, Filomena; Brás, Sílvia; Cardoso, Teresa. "A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais ; The network as an educational interface: revisiting core concepts". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9650.
  27. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um recurso educacional aberto?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9649.
  28. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Integração curricular da Wikipédia no ensino básico: uma proposta de formação de professores". (2017): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiartcodigo%3D6050650.
  29. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/9733.
Report
  1. Pestana, Filomena. 2020. Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning ; Programa Wikipédia na Universidade: meta-análise dos cursos da comunidade lusófona entre 2011 e 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/10215.
  2. Pestana, Filomena. 2020. Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning. http://hdl.handle.net/10400.2/10215.
  3. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. 2019. Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education. http://hdl.handle.net/10400.2/8654.
Thesis / Dissertation
  1. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  2. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade". PhD, Universidade Aberta, 2018. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7372.
  3. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no ensino básico português". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4721.
  4. "A Wikipédia como recurso educacional aberto : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online". Master, 2014. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3370.
Working paper
  1. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. 2019. "Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education". Working Paper. http://hdl.handle.net/10400.2/8654.

Other

Other output
  1. Aprendizagem digital para ‘(re)imaginar uma direção positiva para a educação’pós-covid”: uma ação de formação para professores. MeetUP23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”. Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta. Lisboa. Comunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão B1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. http://hdl.handle.net/10400.2/14441.
  2. Educational projects on Wikipedia: examples of curricular integration in Portugal. Wikipedia, an open educational resource (OER) par excellence, can and should be integrated curricularly into elementary or basic education and higher education.. A Wikipédia, um recurso educacional aberto (REA) por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico ou fundamental e no ensino superior.. Recurso educacional de suporte a unidades curriculares de cursos do Departam. 2018. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. http://hdl.handle.net/10400.2/11035.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/11/30 Dos Recursos às Práticas Educacionais Abertas: a Literacia Wiki no Capital Digital 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos
scola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Mozambique)
2023/11/30 O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de Literacias informacional e digital 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos
Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Mozambique)
2023/10/14 Inteligência Artificial e Competências de Literacia em Crianças e Jovens Seminário Internacional “Riscos da Educação”
Festival Literário Internacional de Óbidos - F(Ó)LIO, 12 a 22 de outubro de 2023 (Óbidos, Portugal)
2023/09/05 "Learning with the School Library": Mapping Technology Enhanced Learning Underpinnings Enhanced Eighteenth European Conference on Technology Enhanced Learning ECTEL
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/01/26 A Pesquisa que Ensina” na Escola: espaços educativos e atores do NEPSO XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/16 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: integração curricular no ensino profissional eL@IES - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, Universidade Aberta), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Santarém (Lisboa, Portugal)
2022/10/13 Investigação em Rede e Ciência Aberta: A Experiência WEIWER® International Council for Educational Media ICEM22
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
2022/10/13 A Pesquisa que Ensina na Escola: a dimensão pedagógica nos projetos Vox Populi. International Council for Educational Media ICEM22 - Simpósio
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
2022/09/05 A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI. Pensar a (na) escola em contexto de transição digital: discutir princípios e práticas; desenhar futuros mais promissores inserido NO CICLO DE CONFERÊNCIAS PENSAR A(NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS MAIS PROMISSORES
CFAE Centro de formação António Sérgio – Lisboa. (Online, Portugal)
2022/06/30 Microsoft Teams no Ensino Básico e Secundário: um projeto inovador de formação. VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ie TIC2022
O consórcio IPB/USAL/UAberta/UCM (Bragança, Portugal)
2022/05/12 Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade? PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura. UNIFESP.
Universidade Federal de São Paulo. (Online, Brazil)
2022/03/19 Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso atores? LE@D, MEET.UP22
LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2022/02/10 A Wikipédia no Ensino Superior, como avaliar? Ciclo de Webinares “Ensinar e Aprender: Desafiando as Capacidades Docentes”
CESPU Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Online, Portugal)
2021/11/26 "Microsoft Teams aplicado à Docência”: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perpspectives on Education,
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/09/17 Microsoft Teams como Inovação Científico-Pedagógica: Um Projeto de Educação e Formação. XII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2021 – Desafios Do Digital.
Universidade do Minho (Online, Portugal)
2021/09/16 Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos? XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Utopias pós-crise / 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/07/06 Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project. Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (Online, Spain)
2021/07/06 Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional education. Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (online, Spain)
2021/04/17 Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação. V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação
2021/04/16 B-learning e práticas colaborativas no Ensino Básico e Secundário: um curso de formação. V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação (Online, Portugal)
2020/11/24 Integração Curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no Ensino professional. VIII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e VI Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Sistema de Ensino Positivo (Online, Brazil)
2020/10/21 Wikipedia In University programme: What does the meta-analysis of the courses’ page tell us? Research Workshop Programme – EDEN RW11 Lisbon 2020
European Distance and e-learning Network (Online, Portugal)
2020/10/20 Wikipedia belongs to education? A pedagogical model to sustaintit! Creative Commons Virtual Global Summit
Creative Commons (Online, United States)
2020/09/14 A Wikipédia e Educação Aberta: uma coreografia dialógica-reflexiva. 26.º CAIED (Congresso Internacional ABED) - Mesa Redonda.
Associação Brasileira de Educação a Distância (online, Brazil)
2020/09/11 SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10 a 12 de setembro (Online). Comunicação “A Wikipédia no ensino Superior: que práticas?” com Teresa Cardoso. SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2020/07/06 Wikis, Education & Research: the International Academic Network WEIWER®” dulearn20, 12th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Spain)
2020/07/02 A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta. TEO - Webinar
Tecnologias Educacionais Online (Online, Brazil)
2020/06/22 Wikipedia, a Sociotechnical Resource? European Distance and E-Learning Network (EDEN) Annual Conference
West University of Timi¿oara (Online, Romania)
2019/10/27 Mobile Learning, Wikis & CBL. III Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais - Workshop.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Lisboa, Portugal)
2019/07/02 Assessing a B-Learning Teaching Approach and students’ Learning Preferences in Higher Education Edulearn19, 11th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Spain)
2019/05/14 Wikipédia, um sistema sócio-técnico? Challenges 2019, desafios da Inteligência Artificial
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/04/30 Wikipédia um recurso digital intergeracional Colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/04/06 Wikipédia Ferramenta de Educação/Formação? Futurália 2019 - Workshop
Futurália (Lisboa, Portugal)
2019/03/20 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? International Wiki Scientific Conference
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/03/12 Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? II IWSC – 2nd Internacional Wiki Science Conference
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2019/02/08 A Wikipédia no Ensino Superior: como avaliar? Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/09/21 Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: construção de um corpus de análise a partir do InCoDe.2030. XVII Congresso de História da Educação do Ceará
Universidade Federal do Ceará (Ceará, Brazil)
2018/09/07 Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus: o impacto das TIC. ticEduca 2018 – V Congresso Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/04/18 Wikipédia como REA: integração curricular e Wikificação. 7ª. Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do eLearning – myMPEL’7 - Workshop
Universidade Aberta. (Lisboa, Portugal)
2018/02/17 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? Formações NEPSO e Rato de Biblioteca 2017/2018.
Fundação Vox Populi (Lisboa, Portugal)
2018/02/05 Wikipédia como recurso educacional aberto no ensino superior: utopia ou realidade? I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/11/17 Teste em duas fases, Autorreflexão e Pensamento Crítico: Uma proposta de Avaliação Alternativa. Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar.
Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2017/11/11 Projetos Educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior, exemplos de integração curricular em Portugal. 1st International Scientific Conference.
Universidade Federal Fluminense. (Niterói, Brazil)
2017/07/13 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que perceções no Ensino Superior Online? CNaPPES.17 “Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”.
Instituto Politécnico de Setúbal. (Setúbal, Portugal)
2017/06/02 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade I ENJIE “Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação”
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/05/09 Utilização da Wikipédia por Estudantes: Um estudo Exploratório no Ensino Superior Online X Conferência Internacional de TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/02/04 Práticas Formativas e Pedagógicas de Integração Curricular da Wikipédia no Ensino Básico Português Colóquio da AFIRSE Portugal. A escola: dinâmicas e atores.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Que Possibilidades de Integração no Ensino Superior Online? XIII Congresso SPCE "Fonteiras, diálogos e transições na Educação”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Viseu, Portugal)
2016/09/09 Utilização da Wikipédia por Professores: um estudo exploratório no ensino superior online ticEduca 2016 – IV Congresso Internacional TIC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/10/12 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico em Portugal Conferência Online de Informática Educacional (3ª. Edição).
Universidade Católica Portuguesa. (Online, Portugal)
2015/05/14 Conceções de Estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/03/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. MyMPEL – 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2015/03/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning – myMPeL.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2014/11/15 Conceções de Professores acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online III Encontro Internacional TIC e Educação «Aprendizagem Online» – ticEDUCA
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - Current A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Co-supervisor
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022 - Current A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação
Co-supervisor
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
2022 - Current O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico do distrito de Setúbal
Co-supervisor
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
2022 - Current O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo
Co-supervisor
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
2020 - 2021 Microsoft Teams aplicado à docência: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
Co-supervisor
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019 - 2021 INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional
Co-supervisor
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2017 - Current APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação Membro do grupo de trabalho “Competências digitais, Qualificações e Empregabilidade”

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current Membro do Conselho Científico do Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Member
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/03/11 - 2019/03/13 Membro da Comissão Científica do IWSC 2019: International Wiki Scientific Conference
Member
Universidade do Porto, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/10 I IWSC - I Internacional Wikipedia Science Conference Membro da Comissão Científica
Member
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Distinctions

Award

2020 Champion Project of the WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY - ITU - Wikis, Education & Research - na categoria e-science
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal