???global.info.a_carregar???
Horácio Manuel Pereira Bonifácio. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Movimento moderno (Arquitectura) - Portugal; Centros históricos - Portugal - Alcobaça; Planeamento urbano - Portugal - Alcobaça; Alcobaça (Portugal) - Edifícios, estruturas, etc.; Jardins - Portugal - Castelo Branco; Arquitectura Barroca - Portugal; Arquitectura Barroca - Investigação - Portugal; .
Identification

Personal identification

Full name
Horácio Manuel Pereira Bonifácio

Citation names

  • Bonifácio, Horácio

Author identifiers

Ciência ID
111D-6BBF-FB9C

Email addresses

  • horacio@lis.ulusiada.pt (Professional)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2013 - 2016 Full Professor (University Teacher) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Diretor ou presidente da unidade orgânica Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Outputs

Other

Other output
  1. Bonifácio, Horácio Manuel Pereira, 1951-. 2013. O jardim barroco do Paço dos Bispos de Castelo Branco. Analisa-se um jardim da primeira metade do séc. XVIII, construído pelo bispo da Guarda D. João de Mendonça. O jardim fazia parte de uma quinta de recreio, com horta, bosque e olival. Constitui-se como um importante exemplar dum barroco erudito, ao nível da organização arquitectónica, bem como dos temas desenvolvidos, desde os religiosos, aos históricos. Todavia, o importante conjunto de peças escu. http://hdl.handle.net/11067/465.
  2. Rodrigues, Elisabete do Carmo Mendes, 1980-; Bonifácio, Horácio Manuel Pereira, 1951-. 2010. Expansão urbanística de Alcobaça (anos 50) : contributos para a modernidade. Em meados do séc. XX, os desafios de requalificação urbana apresentados pela globalização foram determinantes no desenvolvimento da povoação de Alcobaça. Nesse sentido, é abordado o processo de estímulo de experiências no domínio urbanístico dado pelas transformações sociais do ponto de vista dos desafios que se colocavam à vila e a forma como esta justifica uma nova ideologia assente num objectiv. http://hdl.handle.net/11067/410.
  3. Bonifácio, Horácio Manuel Pereira, 1951-. 2010. As diferentes interpretações da arquitectura barroca em Portugal : notas para uma metodologia. A arquitectura barroca portuguesa apresenta uma especificidade em relação à congénere europeia. Assim uma metodologia de abordagem do barroco português terá que contemplar problemáticas diversas. Deste modo, deve considerar-se na realização arquitectónica específicas interpretações, desde a aplicação de sistemas decorativos, como a pintura, a escultura, a talha e o azulejo, no interior de edifício. http://hdl.handle.net/11067/417.