???global.info.a_carregar???
RICARDO FILIPE DA SILVA TORRES. Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em 2015 pela Universidade de Aveiro e Licenciatura em Educação Básica em 2013 pela Universidade de Aveiro. Frequenta o Programa Doutoral em Educação pela Universidade de Aveiro desde 2020/10/26. Publicou 1 artigo em revista especializada. Organizou 1 evento. Participou em 2 eventos. Participa como Bolseiro de Doutoramento em 2 projetos. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação; diversidade linguística e cultural; educação para a diversidade linguística e cultural; sustentabilidade; sustentabilidade da investigação; impacte da investigação; políticas educativas; meta-análise.
Identification

Personal identification

Full name
RICARDO FILIPE DA SILVA TORRES

Citation names

  • Torres, Ricardo
  • TORRES, RICARDO
  • Torres, R.

Author identifiers

Ciência ID
0610-312F-A8D5
ORCID iD
0000-0001-7658-0468

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
German Beginner (A1) Elementary (A2) Beginner (A1) Elementary (A2) Beginner (A1)
French Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2020/10/26 - 2023/12/31
Ongoing
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Major in Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
2015
Concluded
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos Ensinos Básico e Superior" (THESIS/DISSERTATION)
16
2013
Concluded
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2015/09/01 - 2020/12/16 Professor de 2.º ciclo, das áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, em contexto de estudo acompanhado numa sala de estudo. Inside, Conhecimento Sem Limites - Centro de Estudos, Portugal
2015/01/01 - 2015/06/01 Professor do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais) (estagiário) Escola EB 2,3 João Afonso - Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal
2014/09/01 - 2014/12/01 Professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico (estagiário) Centro Escolar Santa Maria Manuela - Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2021/01/01 - 2023/12/31 Educação para a Diversidade Linguística e Cultural: Sistematização do conhecimento e Sustentabilidade da investigação
2020.06875.BD
PhD Student Fellow
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2020/10/26 - 2023/12/30 Investigação em Educação para a Diversidade Linguística e Cultural em Portugal: contributos para a sustentabilidade
2020.06875.BD
PhD Student Fellow
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing

Contract

Designation Funders
2021/04/14 - 2023/02/28 COMMiTEd
2020-1-DE01-KA226-HE-005742
PhD Student Fellow
Universität Hamburg, Germany
Erasmus Plus
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Simões, Carolina; Valente, Pedro; Torres, Ricardo; Santos, Sara. Línguas e culturas nos discursos educativos: revisões da literatura no âmbito da educação plurilingue e intercultural. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Published • https://doi.org/10.48528/r3km-0h57
Conference abstract
  1. TORRES, RICARDO; Ana Raquel Simões; Susana Pinto. "Research on Education for Linguistic and Cultural Diversity in Portugal: Contributions to its sustainability". Paper presented in Research Summit 2021, Aveiro, 2021.
    Published • 10.48528/qdpf-e229
Conference paper
  1. Ambrósio, Susana; Santos, Sara; Torres, Ricardo. Corresponding author: Ambrósio, Susana. "Science Communication in Education: a first overview on training evaluation". Paper presented in 17th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2023.
    Published • 10.21125/inted.2023.1975
  2. Ricardo Torres; Susana Ambrósio; Sara Santos. "Education and Science Communication Training: a study within a research fellows nucleus". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1099
  3. Ricardo Torres; Ana Raquel Simões; Pinto, Susana. "Investigação em Educação para a Diversidade Linguística e Cultural em Portugal: contributos para a Sustentabilidade". Paper presented in V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Published
Conference poster
  1. Ricardo Torres; Ana Raquel Simões; Susana Pinto. "Investigação em Educação para a Diversidade Linguística e Cultural em Portugal: contributos para a sua Sustentabilidade". Paper presented in Ciência 2021 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2021.
Journal article
  1. TORRES, RICARDO; Santos, Sara; Simões, Carolina; Valente, Pedro. "A (in)existência do pensamento crítico em diários de bordo: uma análise categorial no contexto de investigação qualitativa". Internet Latent Corpus Journal 11 2 (2022): 50-65. https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/25321.
    Open access • Published • https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i2.25321
  2. Torres, Ricardo; Vieira, Rui Marques; Rodrigues, Ana V.; Sá, Patrícia; Moreira, Gillian. "Education for sustainable development: an exploratory study in a Portuguese University". International Journal of Sustainability in Higher Education 18 6 (2017): 956-970. http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-05-2016-0082.
    Published • 10.1108/ijshe-05-2016-0082
Manual
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Gerwers, F; Gintsberg, S; Spotti, M; Ambrósio, Susana; Breeze, R; Brinkmann, L; et al. CoMMiTTEd - Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to Promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis. E-handbook for teachers and teacher educators.. 2023.
    Published

Other

Other output
  1. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos Ensinos Básico e Superior. Relatório Final apresentado à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada sob a orientação científica do Doutor Rui Marques Vieira, Professor Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. 2015. TORRES, RICARDO. http://hdl.handle.net/10773/16648.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/04/16 Investigação em educação para a diversidade linguística e cultural em Portugal: contributos para futuras agendas investigativas V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2020/10/26 - 2021/09/20 Organização e planeamento do atelier de sensibilização à diversidade linguística e cultural "São falsos amigos! Embora às vezes mais pareçam gémeos falsos..." para alunos do primeiro ciclo. (2020/10/26 - 2021/09/30)
Workshop (Co-organisor)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018/11/23 - 2018/11/24 Participação no curso de formação acreditado "Educação plurilíngue e intercultural"
Workshop
IV Jornadas do LALE
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/11/25 - 2016/11/26 Participação ativa no workshop "Tapetes Viajantes" integrado no projeto Erasmus+ Koinos
Workshop
III Jornadas do LALE - Educação Plurilingue e Intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português
Universidade de Aveiro, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021/05/01 - 2021/05/31 Terceiro concurso kamishibai plurilingue intitulado "o mundo estava a mudar mais rapidamente que o tinha imaginado", organizado pelo CIDTFF/LALE, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, durante o mês de maio de 2021. Universidade de Aveiro, Portugal