???global.info.a_carregar???
Paula Paulino. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2015 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e Organizacional em 2006 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 2003 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. no(a) Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Psicóloga Educacional no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Investigador no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Psicóloga Clínica no(a) Clínica Privada. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Coorientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mudança atitudinal; alimentação; sedentarismo; Teses de doutoramento - 2015; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Adolescentes; Saúde; Suporte social recebido; Adolescents; Health; Social support; Cyberbullying. College Students. Victimization. Emotions. Coping strategies.; Cyberbullying. Estudiantes universitarios. Victimización. Emociones. Estrategias de enfrentamiento.; Cyberbullying. Estudantes universitários. Vitimização. Emoções. Estratégias de enfrentamento.; Alimentação saudável; Influência social; Teoria do comportamento planeado; Healthy eating; Social influence; Theory of planned behaviour; Mudança atitudinal; Alimentação; Sedentarismo; Attitude shift; Food habits; Sedentarism; Resolução de problemas; Autoregulação; Aprendizagem; Crenças; Alunos do ensino básico; Teses de mestrado - 2018; alimentação; sedentarismo; adolescents; self- regulation of motivation; motivational beliefs; regulation of motivation strategies; adolescentes; autorregulação da motivação; crenças motivacionais; estratégias de regulação da motivação; Autorregulação da motivação; adolescentes; autoeficácia; metas de realização; valor da tarefa; Desenvolvimento identitário; estudo inicial de validação; adultos emergentes; psicopatologia; Cyberbullying; Autorregulação do comportamento; Autoinstrução; Protocolo cibernético de autoinstrução; dor crónica; expectativas de papel de género; coping; juízos médicos; parentalidade; estratégias parentais; imagemorphing; sacadas; velocidade; .
Identification

Personal identification

Full name
Paula Paulino

Citation names

  • Paulino, Paula

Author identifiers

Ciência ID
0017-93D1-C296
ORCID iD
0000-0001-8249-5366

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
Education
Degree Classification
2015
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor
2011
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Regulação da motivação: Avaliação e promoção da dimensão motivacional da aprendizagem autoregulada - contributos de alunos e professores"." (THESIS/DISSERTATION)
2006
Concluded
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
Major in Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2003
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
16 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2015 - 2019 Researcher (Research) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2003 - 2008 Contracted Researcher (Research) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2015 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2016 - Current Psicóloga Clínica e Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007 - 2010 Psicóloga Clínica e Educacional Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal
2017 - Current Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Educacional Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2004 - Current Psicóloga Clínica Clínica Privada, Portugal
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy, Portugal
2002 - 2003 Estagiária de Psicologia Clínica e da Saúde Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia (UCIN) do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa (HSFX), , Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010 - 2015 Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from self-regulation of motivation to more effective learning.
FCT-BD 68945/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Contract

Designation Funders
2024/01/01 - Current Autorregulação da aprendizagem: mapeamento dos fatores associados e intervenção na formação inicial e continuada de professores
CNPq -Edital Universal 2023
Researcher
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2023/01/15 - Current Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment
FP22-2B165
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Obra Social La Caixa
Ongoing
2022/09/15 - Current Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
76262
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Ongoing
2022/07/15 - 2023/05/15 Dropout in higher education: Psychosocial, economical and contextual correlates in post-pandemic era
FP22-1B047
Principal investigator
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Obra Social La Caixa
Concluded
2016/06/01 - 2019/11/30 Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
PTDC/MHC-PED/3297/2014
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/10/01 - 2015/05/31 SABER APRENDER E SABER ENSINAR A MOTIVAÇÃO: CONTRIBUTOS DA AUTO-REGULAÇÃO MOTIVACIONAL PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
SFRH/BD/68945/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2013 - 2015 Dos significados à autorregulação: perspetivas de estudantes com trajetórias académicas de insucesso»
GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada, da Universidade de Pelotas, Brasil e o PEAAR - Programa de Investigação da Aprendizagem Au
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Concluded
2007/02/05 - 2009/06/15 Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
PIHM/PSI/63505/2005
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2006/01/01 - 2006/12/31 A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO E NORMA DE GRUPO
SFRH/BM/24562/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2003 - 2005 Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
desconhecida
Research Fellow
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2020 - Current Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Ongoing
2024/01/01 - 2025/09/01 WEENERS: Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem- estar dos professores
COFAC/ILIND/CeiED/1/2023
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Ongoing
2015 - 2016 Resolução de Problemas na Matemática no 1ºCiclo de Escolaridade
Orçamento Participativo da CML
Researcher
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Concluded
2005 - 2007 Rumo à Qualidade (2004/ EQUAL/A2/EE/085)
(2004/ EQUAL/A2/EE/085)
Research Fellow
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Paulino, Paula. "Contraste Mental com Intenções de Implementação: Uma estratégia de autorregulação da aprendizagem". In Autorregulação da aprendizagem: Cenários, desafios, perspetivas para o contexto educativo. Brazil: Editora Vozes., 2020.
    Published
  2. Paulino, Paula. "Do estoicismo face à dor: Uma teoria enraizada sobre as expectativas de papel de género de leigo/as e enfermeiro/as". In Gênero e saúde: diálogos Ibero-Brasileiros. 2010.
    Published
Conference abstract
  1. Paula Paulino, Sara Ibérico Nogueira, Leonor Almeida, Mariana Claro4 & Evely Boruchovitch. "UNIVERSITY STUDENTS' LEARNING MOTIVATION SCALE: VALIDATION FOR THE PORTUGUESE POPULATION". Paper presented in The Future of Education - 13th Edition, 2023.
  2. Paulino, Paula. "Mental contrasting with implementation intentions: a metacognitive strategy on educational context". Paper presented in ICPIMP 2022: International Conference on Pedagogy, Innovative Methods and Practices, 2022.
  3. Paulino, Paula. "Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing". Paper presented in ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development, 2022.
  4. Paulino, Paula. "AUTORREGULAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR". Paper presented in IV International Conference on Student Engagement at School: Social and Psychological Perspectives (IVCIEAE), 2022.
  5. Paulino, Paula. "As «camadas da aprendizagem»: Níveis de reflexão de alunos do ensino básico e secundário sobre o ensino explícito de uma estratégia autorregulatória.". Paper presented in I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  6. Paulino, Paula. "Intervir na dimensão motivacional da aprendizagem: Contraste Mental com Intenções de Implementação.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Braga, setembro 2021, 2021.
  7. Paulino, Paula. "Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego- Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  8. Paulino, Paula. "Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  9. Paulino, Paula. "Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019, 2019.
  10. Paulino, Paula. "Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019, 2019.
  11. Paulino, Paula. "Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019, 2019.
  12. Paulino, Paula. "Perspetivas Atuais e Futuras no Estudo da Autorregulação: Investigar e intervir em contexto educacional.". Paper presented in II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada. Lisboa, setembro 2019, 2019.
  13. Paulino, Paula. "Cyberbullying: a tomada de decisão como um processo educativo na regulação do comportamento.". Paper presented in 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  14. Paulino, Paula. "A "Festarola": Um jogo educativo para a promoção de competências de resolução de problemas.". Paper presented in 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  15. Paulino, Paula. "Promoção da motivação dos alunos na resolução de problemas na Matemática: O jogo «A Festarola».". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  16. Paulino, Paula. "Self-regulated learning strategies in problem solving in math: "let's party" as an educational game.". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação., 2016.
  17. Paulino, Paula. "A avaliação das crenças motivacionais, expectativas e avaliação de desempenho na resolução de problemas.". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  18. Paulino, Paula. "Teachers' beliefs about the promotion of students' self-regulation of motivation,". Paper presented in 35th International School Psychology Association Conference, 2013.
  19. Paulino, Paula. "Motivação na Aprendizagem: crenças e estratégias de autorregulação da motivação de alunos do 3ºciclo de escolaridade,". Paper presented in Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  20. Paulino, Paula. "Autorregulação da Motivação na Aprendizagem: Crenças e Estratégias de alunos do 3ºCiclo de Escolaridade". Paper presented in XII Colóquio International Psicologia e Educação, 2012.
  21. Paulino, Paula. "Challenging Motivation for Learning: "Self- regulation of Motivation for Learning Scale"". Paper presented in International Psychological Applications Conference and Trends, Lisboa., 2012.
  22. Paulino, Paula; Paulino, Paula; Silva, Adelina Lopes da. "Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from Self-Regulation of Motivation to more a effective learning"". Paper presented in International Conference on Education and Educational Psychology, Istambul, 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.289
  23. Paulino, Paula. "A formação de impressões e as escolhas alimentares: o significado social da alimentação". Paper presented in VII Simpósio de Investigação em Psicologia, Braga., 2010.
Conference paper
  1. Paulino, Paula; Ibérico Nogueira, Sara; Almeida, Leonor; Claro, Mariana. "WELL-BEING, MOTIVATION, AND ADAPTATION OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS". Paper presented in EDULEARN: 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1236
  2. Paulino, Paula. "Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
  3. Paulino, Paula. "Trajetórias académicas dos estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: Um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  4. Rodrigues, R.; Ferreira, P.; Prada, R.; Paulino, P.; Simao, A.M.V.. "Festarola: A game for improving problem solving strategies". 2019.
    10.1109/VS-Games.2019.8864524
  5. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Self- regulation of motivation: Contributing to students’ learning in middle school". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.05.1
  6. Paulino, Paula. "Estudantes universitários em situação de insucesso: Estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes". Paper presented in III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, 2016.
Conference poster
  1. Paulino, Paula. "Com>¿Viver app: Promoting pro-social behavior online". 2018.
Journal article
  1. Sidclay B. Souza; Elizabeth Pardo-Gonzalez; Paula Paulino; Sofia M. Francisco; Josefina Fredes-Montero; Henry Agusto Herrera. "Measuring and characterizing cyberbullying among Chilean university students". Current Psychology (2024): https://doi.org/10.1007/s12144-023-05541-w.
    10.1007/s12144-023-05541-w
  2. Araújo, Liliane; Albuquerque, Sara; Coelho, Alexandra; Delalibera, Mayra; Paulino, Paula. "Utrecht grief rumination scale (UGRS): Psychometric study of validation of the Portuguese version". Death Studies (2023): 1-11. http://dx.doi.org/10.1080/07481187.2023.2272984.
    10.1080/07481187.2023.2272984
  3. Pereira, Nádia Margarida Salgado; Ferreira, Paula Alexandra Nunes da Costa; Simão, Ana Margarida Vieira da Veiga; Paulino, Ana Paula Oliveira; Oliveira, Sofia; Mora Merchan, Joaquin A.; Pereira, N., Ferreira, P., Veiga Simão, A., Paulino, P., Oliveira, S., & Mora-Merchan, J. (2022).. "Aggressive communication style as predictor of cyberbullying, emotional wellbeing, and personal moral beliefs in adolescence". (2022): http://hdl.handle.net/10437/12595.
  4. Pereira, N.; Ferreira, P.; Veiga Simão, A.M.; Paulino, P.; Oliveira, S.; Mora-Merchán, J.A.. "Aggressive Communication Style as Predictor of Cyberbullying, Emotional Well-being, and Personal Moral Beliefs in Adolescence,Un estilo de comunicación agresivo como predictor del ciberacoso, el bienestar emocional y las creencias morales personales en la adolescencia". Psicologia Educativa 28 2 (2022): 111-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85131180286&partnerID=MN8TOARS.
    10.5093/psed2021a11
  5. Paula Da Costa Ferreira; Aristides I. Ferreira; Ana Margarida Vieira Da Veiga Simão; Rui Prada; Ana Paula Paulino; Ricardo Rodrigues. "Self-Regulated Learning and Working Memory Determine Problem-Solving Accuracy in Math". The Spanish Journal of Psychology (2022): https://doi.org/10.1017/SJP.2022.19.
    10.1017/SJP.2022.19
  6. Lourdes Maria Bragagnolo Frison; Ana Margarida Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paula Paulino. "Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747.
    10.1590/s0104-403620210002902747
  7. Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Nádia Pereira; Sofia Oliveira; Paula Paulino; Hugo Rosa; Ricardo Ribeiro; et al. "Prosociality in Cyberspace: Developing Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressive Communication". Cognitive Computation 13 3 (2021): 736-750. https://doi.org/10.1007/s12559-021-09852-7.
    10.1007/s12559-021-09852-7
  8. Eugenio Proenca Rodrigues, Ricardo; Prada, Rui; Ferreira, Paula; Paulino, Paula; Veiga Simao, Ana Margarida. "Developing children's collaborative problem-solving skills with a serious game". IEEE Computer Graphics and Applications (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/mcg.2020.3011616.
    Published • 10.1109/mcg.2020.3011616
  9. Ferreira, Paula da Costa; Veiga Simão, Ana Margarida; Pereira, Nadia Salgado; Paulino, Paula; Oliveira, Sofia. "Online verbal aggression, social relationships, and self-efficacy beliefs". New Media & Society (2020): 146144482090553. http://dx.doi.org/10.1177/1461444820905531.
    Published • 10.1177/1461444820905531
  10. Paulino, Paula. "Aggressiveness as a determiner of adolescents’ intentions to engage in cyberbullying, emotional well-being and personal moral beliefs.". (2020):
    Submitted
  11. Rosa, H.; Pereira, N.; Ribeiro, R.; Ferreira, P.C.; Carvalho, J.P.; Oliveira, S.; Coheur, L.; et al. "Automatic cyberbullying detection: A systematic review". Computers in Human Behavior 93 (2019): 333-345. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2018.12.021.
    10.1016/j.chb.2018.12.021
  12. Paulino, Paula. "Festarola: A Game for Improving Problem Solving Strategies.". VS Games (2019):
    Published
  13. Paulino, Paula. "A Step Towards Prosociality: Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressiveness in Cyberbullying.". (2019):
    Submitted
  14. Paulino, Paula. "Explaining adolescents’ use of verbal aggression online through self-efficacy beliefs and social relationships.". (2019):
    Submitted
  15. Paulino, Paula. "Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy.". (2018):
  16. Prioste, Ana; Lugar, Ana; Paulino, Paula; Jongenelen, Inês; Rosa, Pedro J.. "Dimensions of Identity Development Scale: Initial psychometric studies". (2018): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1244.
    10.17575/rpsicol.v32i2.1244
  17. Prioste,Ana; Lugar,Ana; Paulino,Paula; Jongelenen,Inês; Rosa,Pedro J.. "Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade: Estudos psicométricos iniciais". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200001.
  18. Veiga Simão, A.M.V.D.; Ferreira, P.; Francisco, S.M.; Paulino, P.; de Souza, S.B.. "Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy". New Media and Society 20 12 (2018): 4787-4806. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050531385&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1461444818784870
  19. Veiga Simão, Ana Margarida; Paulino, Paula; Ferreira, Paula Costa; Ramalho, Susana Costa; Francisco, Sofia; De Souza, Sidclay Bezerra. "Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 143. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2505
  20. SOUZA, Sidclay Bezerra de; SIMÃO, Ana Margarida VEIGA; FERREIRA, Paula da Costa; PAULINO, Paula; FRANCISCO, Sofia Mateus. "O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11 n.esp.3 (2016): 1674-1691. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067.
    10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067
  21. Isabel Sá, Paula Paulino; Adelina, Lopes da Silva. "Students’ motivation to learn in middle school - a self-regulated learning approach". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14 2 (2016): 193-225. http://dx.doi.org/10.14204/ejrep.39.15169.
    10.14204/ejrep.39.15169
  22. Este artigo é parte da tese de doutorado do primeiro autor que teve o financiamento daFundação CAPES - Programa de Douto. "The cyberbullying in context university of Brazil and Portugal: victimization, emotions associates and coping strategies". (2016): https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9067.
  23. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Motivation beliefs and strategies in learning: A scale development". (2016): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/2755.
  24. Paulino, Paula. "Crenças e Estratégias da Motivação na Aprendizagem: Desenvolvimento de uma Escala". Psychologica (2016): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/2755.
    Published
  25. Paulino, P.; Sá, I.; da Silva, A.L.. "Students’ motivation to learn in middle school a self-regulated learning approach,Motivación para el aprendizaje en alumnado de Enseñanzas Medias: un enfoque de aprendizaje autorregulado". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14(2) 39 (2016): 193-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104419224&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/EJREP.39.15169
  26. Paulino,Paula; Sá,Isabel; Silva,Adelina Lopes da; Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Autorregulação da Motivação: Crenças e Estratégias de Alunos Portugueses do 7º ao 9º Ano de Escolaridade". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 3 (2015): 574-582. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300574.
    Published • 10.1590/1678-7153.201528316
  27. Paulino, Paula. "Promover a regulação da motivação na aprendizagem". Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel (2012): http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2150.
  28. Batista, Maria Toscano; Paulino, Paula; Calheiros, Manuela; Batista,Maria Toscano; Paulino,Paula; Calheiros,Manuela. "O “Jogo dos Alimentos”: Mudança atitudinal face à alimentação e ao sedentarismo em crianças do 1.º Ciclo". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/444.
    10.14417/ap.444
  29. Calheiros, Maria Manuela; Paulino, Ana Paula. "Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS)". (2007): http://hdl.handle.net/10400.12/3467.
  30. Paulino, Paula. "O optimismo comparativo face à saúde: da infância à adolescência". Psychologica (2005):
Newsletter article
  1. Paulino, Paula. "Guia informativo para agentes educativos.", 2018
Report
  1. Gamito, P., Paulino, P., & Correia, S.. 2023. IO3 and IO4 – Factor and Needs Analysis Report. DIGITAL TOOL FOR MENTORSHIP AGAINST DROPOUT..
Thesis / Dissertation
  1. Lopes, Miriam Cristina Alves. "Aprendizagem autorregulada e crenças motivacionais na resolução de problemas matemáticos em alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36770.
  2. Paulino, Ana Paula de Oliveira, 1980-. "Regulação da motivação : avaliação e promoção da dimensão motivacional de aprendizagem autorregulada - contributos de alunos e professores -". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20314.
  3. Paulino, Ana Paula Oliveira. "A influência social nas escolhas alimentares saudáveis em adolescentes e jovens adultos: formação de impressões, identificação e norma de grupo". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10071/1384.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2018 Aprendizagem Autorregulada e Crenças Motivacionais na Resolução de Problemas Matemáticos em Alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Insucesso escolar entre os estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: um estudo sobre os vaiáveis motivacionais e contextuais.
Co-supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Inventário de dimensões da adultez emergente (IDEA-8): Estudos psicométricos iniciais
Co-supervisor
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018 Estratégias intra e inter parentais para lidar com a ansiedade de crianças ansiosas
(Thesis) Arguer
INÊS ALEXANDRA AMARO DOS SANTOS NUNES (Master)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 A velocidade sacádica na deteção de cobras: Um estudo com image morphing
(Thesis) Arguer
JORGE ALBERTO RAMADA FOLGADO GUERRA (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
(Thesis) Arguer
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current Membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 - Current Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of Education Studies
Member
2017 - Current Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2019 - Current Colaboradora na elaboração e implementação do Programa: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças em idade pré-escolar. Programa Piloto 2019/2020
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2015 - Current Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Programa Interuniversitário Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Participação em sessões das Unidades Curriculares: Autorregulação da Aprendizagem ao longo do Ciclo de Vida e Psicologia da Educação, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. (Doutoramento)

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2019 - Current Journal of Applied Social Psychology (1559-1816) Wiley (Blackwell Publishing)
2018 - Current Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias Afines
2018 - Current Asia Pacific Journal of Education (1742-6855) Informa UK (Taylor & Francis)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2017 - Current Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Distinctions

Other distinction

2023 February’s Editor’s Choice The Spanish Journal of Psychology
The Spanish Journal of Psychology, Spain