???global.info.a_carregar???
José Abreu has a flute diploma from the Conservatório de Música do Porto and holds a Musicology Ph.D from the University of Surrey, United Kingdom. He is an Integrated member of the Centre for Classical and Humanistic Studies (CECH) of the University of Coimbra, where he has developed and supervised multiple research projects on musical sources from the 16th to the 18th centuries preserved in Portuguese archives and libraries. With Paulo Estudante, he created the project Mundos e Fundos | Mundos Metodológicos e Interpretativos dos Fundos Musicais. He is also a member of the international research group Lexique Musical de la Renaissance, based at the Centre d'Études Supèrieures de la Renaissance (Tours, France) and the project Tratados musicales en español, based at the University of Salamanca. He teaches at the Conservatory of Music in Aveiro, at the University of Coimbra (postgraduate in Artistic Studies) and has collaborated with the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo in Porto. His field of research focuses on the Portuguese musical heritage prior to the 18th century, his main interests are the study of musical sources, counterpoint and musical reconstruction, compositional processes and techniques, the social and cultural contextualization of European musical practice and the critical edition of music from this period.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Abreu

Nomes de citação

  • Abreu, José

Identificadores de autor

Ciência ID
FC17-E941-FFF2

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2002
Concluído
PhD (Doctor of Philosophy)
University of Surrey Faculty of Arts and Human Sciences, Reino Unido
"Sacred Polychoral Repertory in Portugal, ca. 1580-1660" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sem indicações
1983
Concluído
- Curso Geral de Flauta (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Música" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2006 - 2012 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - 2023/02/05 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2003 - 2009 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1985/12/02 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/10 - 2024/09 Bridging Musical Heritage. Shaping creativity today by reconnecting cultures from the past.
101055652 — BMH
Investigador
Em curso
2020/06 - 2024 TraMusE. Tratados musicales en español
PID2019-107523GB-I00
Investigador
Universidad de Salamanca, Espanha
Em curso
2017 - 2019 Contrapunctus. The Renaissance Musical Work: Foundations, repertories and practices.
HAR2015-70181-P
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/11 - Atual Projecto de restauro de manuscritos musicais (sécs. XVI e XVII) conservados na na Universidade de Coimbra.
-
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Reitoria da Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra Biblioteca Geral
Em curso
2014 - Atual Lexique Musical de la Renaissance, sediado no Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França
-----
Investigador
Reitoria da Universidade de Coimbra
Em curso
2011 - Atual Mundos e Fundos. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos musicais.
---
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Em curso
2020 - 2021 Ver o que o passado (ou)viu. Reconstrução espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra (séc. XVI)
--
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património, Portugal
Em curso
2018 - 2018 Edição crítica e comentada da Arte de Cantochão (1618/28) de Pedro Talésio.
----
Investigador
Reitoria da Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra Biblioteca Geral
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Abreu, José; Estudante, Paulo. "Contrapunto sobre el canto de organo. De la teoria a la práctica a través de un manuscrito desconocido de la Catedral de Évora". In Sebástian de Vivanco y la música de su tiempo.. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2024.
    No prelo
  2. Abreu, José; Estudante, Paulo. "Vers l’identification d’un lexique musical portugais. De´finition d’un point de de´part avec la mise en contexte et de´pouillement de l’Arte de Cantocha~o de Pedro Tale´sio". In Musique et lexique à la Renaissance. Une approche de la musique ancienne par ses mots, 185-195. Paris, França: Classiques Garnier, 2022.
    Publicado
  3. Abreu, José; Estudante, Paulo. "A note on the manuscript restoration process / O restauro dos manuscritos musicais". In Pedro de Cristo. Magnificat, Marian Antiphons & Missa Salve Regina [CD Booklet]. Reino Unido: Hyperion Records, 2022.
    Publicado
  4. Abreu, José; Estudante, Paulo. "Da prática de arquivo à arte performativa. Notas breves sobre o lugar do arquivo no projecto de investigação Mundos e Fundos (CECH | UC)". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas, 323-333. Coimbra, Portugal: Colecção Olhares, Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  5. Abreu, José. "A arte composicional no repertório polifónico - os modelos de Francisco Guerrero (1528-1599) na música de Duarte Lobo (c.1565-1646". In IX Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 89-95. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2019.
    Publicado
  6. Abreu, José. "O Universo Polifónico em Manuel Cardoso (1566-1650)". In VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 107-110. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2016.
    Publicado
  7. Abreu, José. "450 anos de Duarte Lobo (c. 1565-1646): a música dos Opuscula (Antuérpia, 1602)". In V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 83-88. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2015.
    Publicado
  8. Abreu, José. "O repertório litúrgico do Livro dos Defuntos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (MM 34)". In V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 79-89. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2014.
    Publicado
  9. Abreu, José. "Dilemas de um tenor – uma reconstrução para os Responsórios de Natal impressos em 1602 de Duarte Lobo". In III Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 87-97. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2013.
    Publicado
  10. Abreu, José. "O Legado Musical Português: fontes manuscritas e impressas dos séculos XVI e XVII". In II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 133-142. Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2012.
    Publicado
  11. Abreu, José. "De vroege muziekgeschiedenis van Portugal: handschriftelijke en gedrukte bronnen [Portuguese Early Music - Manuscript and Printed Sources]". In Laus Polyphoniae - Sons Portugueses 2011, 399-402. Antuérpia, Bélgica: Amuz, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Abreu, José. Tiago Simas Freire. Ad Tenebras. Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra 1530-1630. [Série Mundos e Fundos, Livro-Disco].. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra / Artway.. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Abreu, José. Tiago Simas Freire. Manuscrito Musical 51 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Música para o Natal (1649) [Série Mundos e Fundos, Vol. III.1]. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Abreu, José. Costa e Silva, Catarina. Estudos Coreológicos (2016-2020). Contextos de Dança e Música Antigas [Série Mundos e Fundos, Vol. II]. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Abreu, José. Abreu, José. Duarte Lobo. Opuscula 1602, Responsórios de Natal 4vv [Série Mundos e Fundos, Vol. I.1]. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2013.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2013.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Abreu, José. Opuscula 1602: Christmas Responsories 4vv. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2014.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0688-0

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire; Imprensa da Universidade de Coimbra (Produtor). 2023. "Ad Tenebras. Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra 1530-1630". In Ad Tenebras. Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra 1530-1630, Artway.
  2. Cupertinos, dir. Luís Toscano; Hyperion (Produtor). 2023. "Filipe de Magalhães - Masses Veni Domine & Vere Dominus est, Cupertinos, dir. luís Toscano". In Filipe de Magalhães - Masses Venis Domine & Vere Dominus est, Cupertinos, dir. luís Toscano, Hyperion CDA68403.
  3. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches;; O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches; Jangada dos Sentidos (Produtor). 2021. "Ai dina, dina, dana. Música para o Natal do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (c1650)". In Ai dina, dina, dana. Música para o Natal do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (c1650).
  4. Cupertinos, dir. Luís Toscano; Hyperion (Produtor). 2020. "Duarte Lobo, Masses, Responsories & Motetes". In Duarte Lobo, Masses, Responsories & Motetes; [José Abreu,Edição e reconstrução musical das peças gravadas], Hyperion CDA68306.
  5. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire; Harmonia Mundi (Produtor). 2017. "Zuguambé. Music for the Liturgy from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra c1650". In Zuguambé. Music for the Liturgy from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra c1650, Harmonia Mundi HMN916107.
Interpretação musical
  1. Concerto Liber magnificarum, missarum, et motectorum : el impreso reaparecido de Diego de Bruceña (1567-1623) entre sus contemporáneos, Cupertinos (dir. Luís Toscano), Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Sacra Capilla de El Salvador, Úbeda. José Abreu, edição e reconstrução musical das obras apresentadas.. 2023.
    Outro
  2. Concerto Liber magnificarum, missarum, et motectorum : el impreso reaparecido de Diego de Bruceña (1567-1623) entre sus contemporáneos, Cupertinos (dir. Luís Toscano), Capela da Universidade de Coimbra, José Abreu, edição e reconstrução musical das obras apresentadas.. 2023.
    Outro
  3. Concerto Música de Francisco Garro (c1556-1623). Da Capela real Portuguesa a Coimbra, Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, Coimbra. José Abreu, edição e reconstruçãol das obras apresentadas.. 2023.
    Outro
  4. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Cantos de fogo e de gelo. Luz e sombra na música da Europa quinhentista e seiscentista. 2019.
    Outro
  5. Cupertinos, dir. Luís Toscano. Concerto "Comissa mea pavesco. Polifonia para a Quaresma e Defuntos, [José Abreu, edição e reconstrução musical das peças apresentadas]]. 2019.
    Outro
  6. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Que sonoramente canta. Música ao divino e ao humano de Gil Vicente à Restauração. 2018.
    Outro
  7. Cupertinos, dir. Luís Toscano. Concerto "Parce mihi Domine. Coimbra 1618. Entre a música do Mosteiro de Santa Cruz de D. Pedro de Cristo e da Universidade de Pedro Talésio. 2018.
    Outro
  8. appella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Miserere genitrix Domine. Polifonia para os Ofícios Mariano e de Defuntos. 2017.
    Outro
  9. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Alegram-se os céus e a terra baila. Cantos de amor e devoção nos tempos da Restauração. 2016.
    Outro
  10. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Música para a Semana e Ofício de Defuntos de Manuel Cardoso (1566-1650). 2016.
    Outro
  11. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Orbis factor. Música Portuguesa do séc. XVII para a Quaresma e Semana Santa. 2015.
    Outro
  12. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "No hay que temer infortunios. Música de Comédia e ao Divino de Santa Cruz de Coimbra (c.1650). 2015.
    Outro
  13. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Salgan Bailando y Dançando con Instrumentos. Música para a liturgia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no século XVII. 2015.
    Outro
  14. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Oy que los cielos se alegran. Música do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (séc. XVII). 2014.
    Outro
  15. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Et Lux Perpetua. Música do Livro de Defuntos da Universidade de Coimbra (séc- XVI) José Abreu reconstrução e edição musical. 2014.
    Outro
  16. Abreu, José; Estudante, Paulo. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Serviço musical para a liturgia de uma missa moçárabe ("Música para uma missa moçárabe no final do século XV").. 2014.
    Outro
  17. Abreu, José. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Hodie per totum mundum. Música de Duarte Lobo (c1565-1646) José Abreu, Reconstrução e edição musical. 2013.
    Outro
  18. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Música do século XVII do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. 2013.
    Outro
  19. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Venite adoremus. Música de Natal do século XVII do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. 2012.
    Outro
  20. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Symphoniae Sacrae. Música instrumental nas cerimónias eclesiásticas nos séculos XVI e XVII. 2012.
    Outro
  21. Ensemble Mi contra Fá, dir. Pedro Sousa Silva. Concerto "O dulcis virgo. Música para as Vésperas da Festa da Virgem do Mosteiro de Santa Cruz (Pedro de Cristo, Luis Morangam, Hortiz). 2011.
    Outro
  22. Concerto "Pues a Dios humano vemos. Música do Século XVII para as Matinas de Natal (Pedro de Cristo, Duarte Lobo, Estêvão Lopes Morago). 2010.
    Outro
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/05 Reconstrucción de partes perdidas en la polifonía ibérica en latin (II): Duarte Lobo y Francisco Garro Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha (Baeza, Espanha)
2023/12/04 Reconstrucción de partes perdidas en la polifonía ibérica en latin (I): Diego de Bruceña Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha) (Baeza, Espanha)
2023/12/04 Fuentes y repertories del Monasterio de la Santa Cruz de Coimbra (ss. XVI-XVII) Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha) (Baeza, Espanha)
2023/07/04 A colecção policoral de Francisco Garro (m.1623) Ofícina integrada no projecto de gravação de CD com obras de Garro pelo grupo vocal Cupertinos
Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2023/06/02 Notas sobre a Missa Quae est ista est de Diego de Bruceña (1567-1622) – (des)construção e reconstrução contrapontística Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
2023/02/03 À descoberta de um manuscrito desconhecido de Évora. Metodologias de levantamento e compilação de informação Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/10/20 Contraponto sobre canto de órgão. Da teoria à prática através de um manuscrito desconhecido da Sé de Évora¿ Congreso Internacional Sebastián de Vicanco y la música de su tiempo
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2021/12/04 Processos e Técnicas composicionais na Missa Veni Domine de Filipe de Magalhães (c.1571-1652) Oficina de Polifonia - Jornadas Mundos e Fundos 2021
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/06/13 A arte composicional no repertório polifónico – os modelos de Francisco Guerrero (1528-1599) na música de Duarte Lobo (c.1565-1646) Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IX Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda (Coimbra, Portugal)
2019/03/23 Oficina de Contraponto Improvisado. Oficina intensiva de prática de contraponto integrada no Curso de Polifonia da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, - 23 e 24 de Março, 2019
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2018/11/07 Na tela do tempo – Manuscritos e Impressos Musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra II Seminário de História da Música : Coimbra e Lisboa (Século XVI a XVIII) -CITEM
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/26 Uso e Arte na polifonia improvisada Oficina de Contraponto Jornadas Mundos e Fundos 2018
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/02/02 A arte de acrescentar – técnica e engenho na prática do contraponto Oficina de Contraponto integrada no âmbito das actividades Mundos Possíveis Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/04/28 Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance
Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
2017/03/21 Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII Seminário de História da Música (CITEM)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/11/24 Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2016/07/01 O Universo Polifónico em Manuel Cardoso (1566-1650), Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/05/14 Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes. Seminário de Interpretação Historicamente Informada
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2016/04/28 Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas III Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2016/02/27 Contraponto improvisado e composição
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2016/02/02 O repertório do MM 242 da BGUC enquanto oficina de contraponto. Seminário integrado nas actividades do projecto Mundos e Fundos
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/12/11 La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión II Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2015/07/10 450 anos de Duarte Lobo (c. 1565-1646): a música dos Opuscula (Antuérpia, 1602) Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/05/09 O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVI
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/11/08 Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/10/23 Do estudo de uma fonte à interpretação musical. Oficina integrada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2014, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) Jornadas Mundos e Fundos 2014
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
2014/10/22 Et lux perpetua. Música do Livro dos Defuntos da Universidade de Coimbra (séc. XVI). Conferência / Concerto apresentada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2014, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) Jornadas Mundos e Fundos 2014
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/09/19 O repertório litúrgico do Livro dos Defuntos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (MM 34). Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/06/07 Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/05/07 Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/01/11 Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2013/12/08 A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2013/11/09 Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra
Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
2013/11/08 Santa Cruz de Coimbra, 1650. Le manuscrit inédit P-Cug MM 51
Festival d’Ambronay (Ambronay, França)
2013/10/26 Em torno da reconstrução do tenor dos responsórios de Natal a 4 de Duarte Lobo publicados nos Opuscula (1602). Comunicação apresentada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2013, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2013
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/04/13 Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII).
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Polinésia Francesa)
2012/12/15 Um olhar geométrico sobre o repertório ibérico dos séculos XVI e XVII, Comunicação apresentada nas Jornadas Mundos e Fundos 2012Um olhar geométrico sobre o repertório ibérico dos séculos XVI e XVII, (Com Andreia Hall, prof. matemática Universidade de Aveiro) Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2012
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
2012/06/17 O Legado Musical Português: fontes manuscritas e Impressas dos séculos XVI e XVII, Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Santuário do Bom Jesus de Braga (Braga, Portugal)
2012/05/05 O repertório musical dos séculos XVI e XVII em Portugal. Natureza e problemática das fontes musicais.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2011/12/10 Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular do Officium Defunctorum.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2011/10/01 O Legado Musical Português – uma cartografia dos livros de polifonia’, Conferência nas XIV Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora XIV Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
2011/05 Música, Ciência e Segredos.
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
2011/05 Manuscritos e impressos musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
2011/04/30 Técnicas composicionais associadas aos géneros litúrgicos polifónicos dos séculos XVI-XVII_ o caso particular dos Hinos
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2010/11/19 Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular das Matinas
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual A polifonia improvisada sobre canto-chão nos séculos XVI e XVII. As fontes ibéricas em Coimbra e o seu contexto.
Coorientador
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual As melopeias do Cancioneiro Musical de Paris. Contributo para a interpretação dos poemas cantados em português do século XVI.
Coorientador
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual O caleidoscópio Jorge Lima Barreto. Experimentalismo e neo-vanguarda: da revolução de 74 ao século XXI
Coorientador
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual A prática do contraponto em Portugal nos séculos XVI e XVII – processos de ensino e aprendizagem
Coorientador
Doutoramento em Estudos Artísticos, vertente Estudos Musicais, (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Práticas Musicais em Portugal no Séc. XVII. Estudo, Edição Crítica e Interpretação do Manuscrito Musical 237 da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual A Prática do Contraponto no Século XVI a partir do Manuscrito Musical 242da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - Atual O Livro de Vésperas de Santa Cruz de Coimbra: contextualização, estudo, edição crítica e abordagem performativa
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - Atual Da prática do contraponto concertado à composição musical em fontes polifónicas portuguesas do século XVII
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - Atual A música Instrumental Portuguesa no século XVII. Uma leitura através da produção de Pedro de Araújo.
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2022 Cantochão num livro de bolso: Sobre o impresso musical 254 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o seu impacto na tratadística musical portuguesa.
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2021 JAZZ-OFF - A música de Jorge Lima Barreto na década de 1970
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2020 Folk music and poetry of Spain and Portugal: Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição oral.
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 Os responsáveis polifónicos para a semana santa no século XVI: o manuscrito musical 25 da Biblioteca da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2019 "Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do MM 229 da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Representações Musicais em Lisboa nos séculos XVIII e XIX na Gazeta de Lisboa
Coorientador
História e Património (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2017 O Som da Natividade no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no Século XVII. Edição Crítica do Manuscrito Musical P-Cug MM 51.
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2016 Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na Primeira Metade do Séc. XVIII. Estudo e Edição da Obra de João Rodrigues Esteves.
Orientador
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2015 Os Salmos a Quatro vozes de João Lourenço Rebelo Estudo e Edição Crítica
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2015 História da Cultura e das Artes - conteúdo musical crúzio conimbricense
Coorientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O género musical concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto improvisado à composição
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 O Espólio do Compositor António Fragoso (1897-1918) Análise do fundo musical e transcrição se sete manuscritos inéditos para piano
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013 "Os Salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estevão Lopes Morago (c. 1575-c. 1630)"
Coorientador
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2013 "Vilancico religioso na Península Ibérica - Séc. XVI, Os Vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)"
Coorientador
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2013 “Zente Pleto, Zente Pleto” - O Vilancico de Negro em Portugal no Século XVIII: Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013 "Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540"
Coorientador
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011 - 2012 Ornamentação na Música de Sylvius Leopold Weiss – Estudo para uma abordagem sistemática. Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo
Orientador
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2009 - 2010 A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português. o.
Orientador
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2008 - 2009 Métodos e Práticas no Ensino do Violino para Crianças em Portugal
Orientador
2008 - 2009 O Clarinete no Ensino da Música em Portugal: a problemática actual a partir de um estudo de caso.
Orientador
2007 - 2009 Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Coorientador
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12/08 - Atual Concerto ‘La zagala mas hermosa’ : Misa de Nuestra Señora de la Natividad (Coimbra, 8 de septiembre de 1646), Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Capella Sanctae Crucis (dir. Tiago Simas Freire), Basílica de Santa María de los Reales Alcázares, Úbeda, (2023)
Concerto (Coorganizador)
Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Espanha, Espanha
2023/12/07 - Atual Concerto Miel y Oro : conexiones musicales peninsulares en el Siglo de Oro, Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, O Bando de Surunyo & La Danserye (dir. Hugo Sanches), Iglesia de San Pablo, Úbeda, 7 Dez 2023 (2023/12/07) (2023/12/07)
Concerto (Coorganizador)
2023/12/06 - Atual Concerto ‘Que a las almas da vida’ : Poéticas devocionales peninsulares en el Siglo de Oro, Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, O Bando de Surunyo (dir. Hugo Sanches), La Danserye (dir. Fernando Pérez), Alumnado Taller de Música Ibérica, Catedral d Baeza, 6 Dez 2023 (2023/12/06) (2023/12/06)
Concerto (Coorganizador)
2023/12/06 - Atual Concerto Liber magnificarum, missarum, et motectorum : el impreso reaparecido de Diego de Bruceña (1567-1623) entre sus contemporáneos, Cupertinos (dir. Luís Toscano), Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Sacra Capilla de El Salvador, Úbeda, 6 Dez 2023 (2023/12/06) (2023/12/06)
Concerto (Coorganizador)
Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Espanha, Espanha
2023/12/02 - Atual Concerto Liber Magnificarum, missarum, et motectorum. Em torno do impresso reaparecido de Diego de Bruceña (m.1622), Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, 2 Dez 2023 (2023/12/02) (2023/12/02)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/11/24 - Atual Concerto Solfa tangida. Música instrumental do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (sécs. XVI-XVII), Musurgia Ensemble, dir. Helder Sousa e João Távora, Capela da Universidade, 24 Nov 2023 (2023/11/24) (2023/12/24)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/11/12 - Atual Concerto O quampulchra es. In memoriam Francisco Garro (c.1556-1623), Ars Lusitana, dir. Maria Bayley, Capela da Universidade, 12 Nov 2023 (2023/11/12) (2023/11/12)
Concerto (Coorganizador)
2023/11/11 - Atual Concerto Música vocal e instrumental do século XVI, Canto Mensurable, dir. Jorge Álvaro Ferreira, Capela da Universidade, 11 Nov 2023 (2023/11/11) (2023/11/11)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/11/10 - Atual Concerto Sospiro. Música portuguesa renascentista para viola de mão, Tiago Matias (viola de mão), Capela da Universidade, 10 Nov 2023 (2023/11/10) (2023/11/10)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/11/09 - Atual Concerto Mel e Ouro. Música, festa e devoção na Ibéria seiscentista, O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches, Capela da Universidade, 9 Nov 2023 (2023/11/09) (2023/11/09)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/06/30 - Atual Mundos Possíveis 2023, 6ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo, Universidade de Coimbra (2023/06/30 (2023/06/30)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/06/16 - Atual Concerto Música de Francisco Garro (c1556-1623). Da Capela real Portuguesa a Coimbra, Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, Coimbra, 16 Jun 2023 (2023/06/16)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/06/02 - Atual Mundos Possíveis 2023, 5ª sessão: Comunicações, Colégio de S. Jerónimo (2023/06/02) (2023/06/02)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/05/05 - Atual Mundos Possíveis 2023, 4ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/05/05) (2023/05/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/04/16 - Atual Concerto Ad Tenebras. Lamentações e Responsórios para a Semana Santa em Santa Cruz de Coimbra (1530-1630), Capella Sanctae Crucis, dir. Tiago Simas Freire, Ciclo Mundos e Fundos | 23 Milhas, Igreja Matriz de Ílhavo, Ílhavo, 16 Abril 2023 (2023/04/16)
Concerto (Coorganizador)
2023/04/02 - Atual Concerto De lamentatione. Música da Renascença Portuguesa, para quatro vozes e órgão, Quarto tom (vozes) e Helder Sousa (órgão), Ciclo Mundos e Fundos | 23 Milhas, Igreja Paroquial da Praia da Barra, 2 Abril 2023 (2023/04/02)
Concerto (Coorganizador)
Ílhavo 23 Milhas, Portugal
2023/03/24 - Atual Mundos Possíveis 2023, 3ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/03/24) (2023/03/24)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/03/03 - Atual Mundos Possíveis 2023, 2ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/03/03) (2023/03/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/02/03 - Atual Mundos Possíveis 2023, 1ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/02/03 (2023/02/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/12/03 - Atual Concerto Ecos&Voltas. A música portuguesa do séc. XVII no Cartapácio 22 dos Cónegos de Santa Cruz, Ensemble Suave Armonia, dir. Carlos Meireles, Capela da Universidade, 3 Dez 2022 (2022/12/03)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/12/02 - Atual Concerto Fantasia. Repertório do MM 97 da BGUC no contexto da música europeia dos séculos XVII e XVIII, Tiago Matias (guitarra barroca), Capela da Universidade, 2 Dez 2022. (2022)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/11/30 - Atual Concerto Dulce lignum. Música de D. Pedro de Cristo (c1550-1618), Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, 30 Nov 2022 (2022)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/03/18 - Atual Mundos Possíveis 2022,1ª sessão: “O restauro dos manuscritos musicais da Universidade de Coimbra”, Mariano Caballero Almonacid (Taller Deltos Conservación, Cuenca), Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2022/03/18) (2022)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/12/04 - Atual Concerto Veni Domine. Música de Filipe de Magalhães, Cupertinos, dir. Luís Toscano, Palácio de S. Marcos, Universidade de Coimbra, 4 Dez 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/12/03 - Atual Concerto Cifras de Viola. Obras para guitarra barroca do fundo musical da BGUC, Tiago Matias (guitarra barroca), Capela da Universidade, Coimbra, 03 Dez 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/11/08 - Atual Concerto Cambarito. Cânticos de devoção e independência durante a Guerra da Restauração, O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches, Capela da Universidade, Coimbra, 8 Nov 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/05/16 - Atual Concerto Polifonia para o Ofício de Defuntos (séc. XVI), Quarto Tom (vozes) & Helder Sousa (órgão positivo), Sé Velha, Coimbra, 16 Maio 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/12/06 - Atual Mundos Possíveis 2019, 4ª sessão: “Historia de la teoria musical como subdisciplina musicológica. El caso español”, Amaya García Pérez (Universidade de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/12/06) (2019)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/04/12 - Atual Mundos Possíveis 2019, 3ª sessão: “A música de órgão em fontes portuguesas do século XVII e o seu contexto litúrgico”,Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/04/12) (2019)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/03/22 - Atual Mundos Possíveis 2019, 2ª sessão: “Polissemia e sinonímia. A problemática em torno da edição da música em romance de Santa Cruz de Coimbra”, Hugo Sanches (ESMAE | UC), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019)
Conferência
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/02/06 - Atual Mundos Possíveis 2019, 1ª sessão: “Libros de polifonia y pliegos de villancicos en la era de las humanidades digitales”, Javier Marín (Universidade de Jaén), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/02/06) (2019)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2018/04/20 - Atual Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/04/20) (2018)
Seminário (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2018/02/23 - Atual Mundos Possíveis 2018, 2ª sessão: “A formação da música colonial brasileira e os seus descobrimentos no período real e imperial”, Adeilton Bairral (Universidade de Brasília), FLUC, Universidade de Coimbra. (2018/02/23) (2018)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2018/02/16 - Atual Mundos Possíveis 2018, 1ª sessão: “Na encruzilhada das Artes: ‘Pensar incomoda’”, Jorge Charyevschi, maestro e flautista (Países Baixos), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/02/16) (2018)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/10/13 - Atual Mundos Possíveis 2017, 5ª sessão: “Introducción a los sistemas de afinación y temperamentos históricos occidentales”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/13) (2017)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/05/05 - Atual Mundos Possíveis 2017, 4ª sessão: “Susane ung jour & La Guerre. A paródia na música instrumental portuguesa do século XVII”, Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/05/05) (2017)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/04/07 - Atual Mundos Possíveis 2017, 3ª sessão: “Uma Impressão Dispersa. Percursos pela edição crítica da música policoral de Francisco Garro (†1623), José Abreu (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/04/07) (2017)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/03/03 - Atual Mundos Possíveis 2017, 2ª sessão: “El papel de la disciplina Música en la revolución científica del siglo XVII”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/03/03) (2017)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/02/03 - Atual Mundos Possíveis 2017, 1ª sessão: “La Obra Musical en el Renacimiento: Fundamentos, Repertorios y Prácticas”, Soterraña Aguirre Rincón (Universidad de Valladolid), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/02/03) (2017)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2016/07 - Atual Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente (1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza. (2016/07) (2016)
Seminário (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2023/12/04 - 2023/12/06 Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII) (com Jávier Marín-López) (2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2023/11/29 - 2023/12/03 Mundos e Fundos 2022, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Colégio de S. Jerónimo /03) (2023)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/11/21 - 2023/11/24 Solfa tangida. Música instrumental do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Residência do Musurgia Ensemble (dir. Helder Sousa, João Távora), Capela da Universidade de Coimbra (2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/12/03 - 2021/12/04 Mundos e Fundos 2021, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra (2021/12/03 - 2021/12/04 (2021)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/11/12 - 2020/11/15 Mundos e Fundos 2020, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais (2020/11/12 - 2020/11/15) (2020)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/08 Mundos e Fundos 2019, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/11/07 - 2019/11/08) (2019)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2018/10/25 - 2018/10/26 Mundos e Fundos 2018, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2017/10/26 - 2017/10/27 Mundos e Fundos 2017, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2016/11/03 - 2016/11/04 Mundos e Fundos 2016, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2016)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2015/11/05 - 2015/11/06 Mundos e Fundos 2015, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2015)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2014/10/23 - 2014/10/24 Mundos e Fundos 2014, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2014)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2013/10/25 - 2013/10/26 Mundos e Fundos 2013, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Teatro Paulo Quintela (FLUC), Coimbra. (2013)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
2012/12/14 - 2012/12/15 Mundos e Fundos 2012, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Coimbra. (2012)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/14 O génio saiu da lâmpada. Intersecções entre relação emocional com o repertório e autonomia na aprendizagem
Arguente
João Manuel Aleixo Pais Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/26 O papel do produtor musical. Um caso prático através de um estágio no Loudstudio, relatório de estágio
Arguente principal
Miguel Araújo (Mestrado)
2021/12/13 Exercícios de fruição harmónica – harmonização de melodias do livro Modus Vetus de Lars Edlund
Arguente principal
Miguel Maria Azevedo Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/13 Bandas Civis no Terceiro Quartel do Século XX. Estudo de casos com bandas de quatro concelhos
Arguente
Bruno César Pinto Madureira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/02 “Que sonoramente canta”. A música em línguas de romance em Portugal no Século XVII. Estudo edição crítica e interpretação do MM 229 da Universidade de Coimbra.
Orientador
Hugo Soeiro Sanches (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 Música na Coleção D. Thereza Christina Maria – Construção de uma rede de significados (1784-1891)
Arguente
Cristiana Ribeiro Aubin (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 O sistema de dó fixo e o sistema de números, em uso concomitante nas aulas de Formação Musical.
Arguente principal
Inês Sofia da Rocha Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Os motetos de Giovanni Giorgi. Edição critica de vinte motetos compostos para a Basílica Patriarcal e Capela Real de Lisboa.
Arguente
Cristiana Spadaro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Contributos da codificação e estrutura da informação para a memorização musical
Arguente principal
Alexandre Miguel Nobre (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Música Tradicional Portuguesa como Estratégia de Ensino da Guitarra Clássica: Construção de um Manual Didático
Arguente principal
João Miguel de Oliveira Resende (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Penacova em Movimento - Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Arguente principal
João Miguel Marques Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/09 Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII - Estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves.
Orientador
Eugénio Manuel de Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/02/25 Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-Feira Santa Presentes em Dois Manuscritos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Orientador
Filipe Bento de Araújo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 Estudo em Grupo para Contrabaixo na Área do Jazz. Universidade de Aveiro
Arguente principal
Carl Friedrich Serrano Minneman (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Suporte Vídeo para Flauta Transversal – uma Introdução aos Pais.
Arguente principal
Tiago Marques Ferreira Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Articulação Laríngea na Performance do Trompete.
Arguente principal
Bruno Miguel Soares da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Desenvolvimento de Exercícios para o Domínio do Registo Grave da Trompa.
Arguente principal
André Ferreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 A Influência do uso de Aparelho Dentário Fixo nos Trompistas.
Arguente principal
Ana Duarte de Jesus Abrantes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII - Estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves.
Orientador
Eugénio Manuel de Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Música para a Quaresma Atribuída a Pedro de Cristo: Transcrição e Interpretação.
Arguente principal
Paulo André Cortesão Banaco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Problemáticas na Preparação para Provas em Direção de Orquestra no Estrangeiro.
Arguente principal
Renata Maria da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Ser Violetista, Ainda há discriminação?
Arguente principal
Carina Alexandra Lajoso da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 A criação colaborativa como ferramenta didático-pedagógica: Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas.
Arguente principal
António Ricardo Coderniz Toste (Mestrado)
2015 O paradigma do uso de novas tecnologias na redefinição e reestruturação da forma como os conteúdos são vinculados na aula de canto.
Arguente principal
Miguel Fernando dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Unidades de Informação Replicadora Musical – Modelos evolutivos de análise e organização musical.
Arguente
Valeriu Stanciu (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Edição Crítica de um Manuscrito Musical do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Os Salmos de João Lourenço Rebelo (1610-1661)
Orientador
Juan Ignacio Neves (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 As três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo de construção.
Arguente principal
Luís Carlos Fortuna Henriques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 O género musical Concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto improvisado à composição.
Orientador
João Rebelo Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 O Espólio do compositor António Fragoso (1897-1918). Análise do Fundo Musical e Transcrição de Sete Manuscritos Inéditos para Piano.
Orientador
Margarida Sousa Prates (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Estratégias de afinação baseadas em Intonation & Vibrato de Trevor Wye.
Arguente principal
Clara Nora Vaz Saleiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 O Fagote no Repertório de Orquestra de Sopros: Construção de ferramenta pedagógica de auxílio ao estudo de excertos de referência.
Arguente principal
Rita Miguel Nunes Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Proposta de programa para o estudo de Bateria no Ensino Secundário de Música
Arguente principal
João de Castro Pacheco da Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Wascyli Simões dos Anjos: Um estudo sobre as metodologias utilizadas no ensino da Flauta na EMUFRN
Arguente principal
Rodrigo Borges Lima Gouveia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
Arguente principal
Sara Helena Gomes Veloso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Práticas musicais no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nos séculos XVI e XVII: uma exploração pedagógica
Arguente principal
Nuno António Carvalho Vilão da Silva Campos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Documentos pedagógicos no ensino especializado da música
Arguente principal
Anabela da Silva Freire (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A importância do aquecimento para os oboístas – com base em literatura e no testemunho de oboístas, professores e especialistas em saúde física.
Arguente principal
Andreia Filipa Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no ensino da trompete.
Arguente principal
André da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 O estudo individual da Escola Elementar de Contrabaixo de Todor Tochev
Arguente principal
Rui André Felgueiras da Cunha Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonal
Arguente principal
Joana Leite Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Iniciação à Flauta Transversal: Passagem da Fife para o Flautim
Arguente principal
Mariana Simões Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Estudo sobre a transposição e a sua necessidade na vida de um trompista
Arguente principal
Dorottya Vig (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzalo de Baena, 1540
Orientador
Maria Rosa de Amorim Resende (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 Vilancico religioso na Península Ibérica – século XVI – Os vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)
Orientador
Luísa Pais Vieira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 Os salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estêvão Lopes Morago (c.1575-c.1630)
Orientador
Emanuel Adriano de Mendonça Lopes Pacheco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Ornamentação na Música de Sylvius Leopold Weiss – Estudo para uma abordagem sistematica
Orientador
Hugo Soeiro Sanches (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 Contributo para o aperfeiçoamento do “EarMaster 5” no ensino da harmonia.
Arguente principal
Ricardo Miguel Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Uso da cor: Estratégia de Ensino na Iniciação ao Clarinete.
Arguente principal
Mafalda Sofia Silva Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Contributo para a avaliação das aulas coletivas de Flauta Transversal.
Arguente principal
Catarina Sofia de Sousa Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 O Ensino da Música em Portugal – desde 25 de Abril de 1974.
Arguente principal
Alexei Valerievich Kozlov Iria (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista
Arguente principal
Pedro Alexandre Sousa e Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português.
Orientador
José Luís Carrapa de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010 Developing the ability to perform – investigating the field of higher education and expertise development for learning and performing the double bass – A global survey.
Arguente
Florian Pertzborn (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Orientador
Luís Filipe Alvarez Toscano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua presença em Portugal.
Arguente principal
Hélder José Batista Sá (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 A Guitarra clássica – caracterização técnica, estilística e estética.
Arguente principal
Sara Cristina Oliveira Marques Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 O Clarinete no Ensino da Música em Portugal: a problemática actual a partir de um estudo de caso.
Orientador
Carlos Filipe Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 Métodos e Práticas no Ensino do Violino para Crianças em Portugal
Orientador
Elisabete Santos Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007 Estudo Aplicacional quanto à Ornamentação entre Klavierschule de Turk e o Manuscrito Musical 321 da Biblioteca Nacional
Arguente principal
Mário Paulo Santos Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 Estudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solo.
Arguente principal
Vítor Joaquim Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do “Livro de São Vicente”, manuscrito P-Lf FSVL 1P/H-6
Arguente
João Pedro d’Alvarenga (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2004 Contributo para o estudo da música religiosa de Francisco António de Almeida – Transcrição e Análise de Seis Obras Litúrgicas para Solistas, Coro e Orquestra.
Arguente principal
João Paulo Janeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 A Obra Sacra de Diogo Dias Melgas (ca. 1638-1700) - da tradição polifónica à inovação barroca.
Arguente principal
Mariana Isabel Portas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/12 - Atual para Variações sobre António. Um colóquio em torno de António Variações Universidade de Coimbra

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro do conselho científico da colecção Ars Musica das Ediciones Universidad de Salamanca. Member of the scientific council of the Ars Musica collection of the Ediciones Universidad de Salamanca.
Consultor
2006 - 2010 Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa
Membro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2004 - 2009 Membro do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto
Membro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/11/24 - Atual Maria Bayley, A polifonia improvisada sobre canto-chão nos séculos XVI e XVII. As fontes de Coimbra no contexto ibérico. [Provas de Qualificação de Doutoramento, Orientador] Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - Atual Júri das Provas Públicas para Professor Coordenador na Área Científica de Música, na Especialidade de Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Porto dos candidatos Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça Guedes e Patrícia Sucena Almeida Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2020 - 2020/06 Carlos Meireles, Práticas musicais em Portugal no século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação no manuscrito musical 237 da Universidade de Coimbra. [Provas de Qualificação de Doutoramento, Orientador] Universidade de Coimbra, Portugal