Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Abreu
Nomes de citação
- Abreu, José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FC17-E941-FFF2
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002
Concluído
|
PhD (Doctor of Philosophy)
University of Surrey Faculty of Arts and Human Sciences, Reino Unido
"Sacred Polychoral Repertory in Portugal, ca. 1580-1660" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sem indicações |
1983
Concluído
|
- Curso Geral de Flauta (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Música" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2006 - 2012 | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09/01 - 2023/02/05 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
2003 - 2009 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1985/12/02 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10 - 2024/09 | Bridging Musical Heritage. Shaping creativity today by reconnecting cultures from the past.
101055652 — BMH
Investigador
|
Em curso
|
2020/06 - 2024 | TraMusE. Tratados musicales en español
PID2019-107523GB-I00
Investigador
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Em curso
|
2017 - 2019 | Contrapunctus. The Renaissance Musical Work: Foundations, repertories and practices.
HAR2015-70181-P
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/11 - Atual | Projecto de restauro de manuscritos musicais (sécs. XVI e XVII) conservados na na Universidade de Coimbra.
-
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos Reitoria da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra Biblioteca Geral Em curso
|
2014 - Atual | Lexique Musical de la Renaissance, sediado no Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França
-----
Investigador
|
Reitoria da Universidade de Coimbra
Em curso
|
2011 - Atual | Mundos e Fundos. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos musicais.
---
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2021 | Ver o que o passado (ou)viu. Reconstrução espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra (séc. XVI)
--
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2018 | Edição crítica e comentada da Arte de Cantochão (1618/28) de Pedro Talésio.
----
Investigador
|
Reitoria da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra Biblioteca Geral |
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/05 | Reconstrucción de partes perdidas en la polifonía ibérica en latin (II): Duarte Lobo y Francisco Garro | Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha (Baeza, Espanha)
|
2023/12/04 | Reconstrucción de partes perdidas en la polifonía ibérica en latin (I): Diego de Bruceña | Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha) (Baeza, Espanha)
|
2023/12/04 | Fuentes y repertories del Monasterio de la Santa Cruz de Coimbra (ss. XVI-XVII) | Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII)
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha) (Baeza, Espanha)
|
2023/07/04 | A colecção policoral de Francisco Garro (m.1623) Ofícina integrada no projecto de gravação de CD com obras de Garro pelo grupo vocal Cupertinos |
Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2023/06/02 | Notas sobre a Missa Quae est ista est de Diego de Bruceña (1567-1622) – (des)construção e reconstrução contrapontística | Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
|
2023/02/03 | À descoberta de um manuscrito desconhecido de Évora. Metodologias de levantamento e compilação de informação | Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/10/20 | Contraponto sobre canto de órgão. Da teoria à prática através de um manuscrito desconhecido da Sé de Évora¿ | Congreso Internacional Sebastián de Vicanco y la música de su tiempo
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2021/12/04 | Processos e Técnicas composicionais na Missa Veni Domine de Filipe de Magalhães (c.1571-1652) | Oficina de Polifonia - Jornadas Mundos e Fundos 2021
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/06/13 | A arte composicional no repertório polifónico – os modelos de Francisco Guerrero (1528-1599) na música de Duarte Lobo (c.1565-1646) | Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IX Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda (Coimbra, Portugal)
|
2019/03/23 | Oficina de Contraponto Improvisado. Oficina intensiva de prática de contraponto integrada no Curso de Polifonia da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, - 23 e 24 de Março, 2019 |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/07 | Na tela do tempo – Manuscritos e Impressos Musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra | II Seminário de História da Música : Coimbra e Lisboa (Século XVI a XVIII) -CITEM
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10/26 | Uso e Arte na polifonia improvisada Oficina de Contraponto | Jornadas Mundos e Fundos 2018
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/02/02 | A arte de acrescentar – técnica e engenho na prática do contraponto Oficina de Contraponto integrada no âmbito das actividades Mundos Possíveis | Mundos Possíveis
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/04/28 | Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais | Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance
Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
|
2017/03/21 | Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII | Seminário de História da Música (CITEM)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/11/24 | Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas |
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2016/07/01 | O Universo Polifónico em Manuel Cardoso (1566-1650), Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, | Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/05/14 | Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes. | Seminário de Interpretação Historicamente Informada
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/04/28 | Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas | III Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2016/02/27 | Contraponto improvisado e composição |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/02/02 | O repertório do MM 242 da BGUC enquanto oficina de contraponto. Seminário integrado nas actividades do projecto Mundos e Fundos |
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015/12/11 | La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión | II Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2015/07/10 | 450 anos de Duarte Lobo (c. 1565-1646): a música dos Opuscula (Antuérpia, 1602) Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa | Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do V Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/05/09 | O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVI |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/11/08 | Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII) |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10/23 | Do estudo de uma fonte à interpretação musical. Oficina integrada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2014, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) | Jornadas Mundos e Fundos 2014
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
|
2014/10/22 | Et lux perpetua. Música do Livro dos Defuntos da Universidade de Coimbra (séc. XVI). Conferência / Concerto apresentada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2014, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) | Jornadas Mundos e Fundos 2014
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014/09/19 | O repertório litúrgico do Livro dos Defuntos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (MM 34). Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, | Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda - Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/06/07 | Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/05/07 | Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/01/11 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/12/08 | A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/11/09 | Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra |
Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
|
2013/11/08 | Santa Cruz de Coimbra, 1650. Le manuscrit inédit P-Cug MM 51 |
Festival d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2013/10/26 | Em torno da reconstrução do tenor dos responsórios de Natal a 4 de Duarte Lobo publicados nos Opuscula (1602). Comunicação apresentada nas Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2013, (com a colaboração da Cappella Musical Cupertino Miranda, dir. Luís Toscano) | Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2013
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013/04/13 | Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII). |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Polinésia Francesa)
|
2012/12/15 | Um olhar geométrico sobre o repertório ibérico dos séculos XVI e XVII, Comunicação apresentada nas Jornadas Mundos e Fundos 2012Um olhar geométrico sobre o repertório ibérico dos séculos XVI e XVII, (Com Andreia Hall, prof. matemática Universidade de Aveiro) | Jornadas Internacionais Mundos e Fundos 2012
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
|
2012/06/17 | O Legado Musical Português: fontes manuscritas e Impressas dos séculos XVI e XVII, Conferência integrada no Seminário O Barroco e a Polifonia em Portugal do II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa |
Fundação Cupertino de Miranda - Santuário do Bom Jesus de Braga (Braga, Portugal)
|
2012/05/05 | O repertório musical dos séculos XVI e XVII em Portugal. Natureza e problemática das fontes musicais. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/12/10 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular do Officium Defunctorum. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/10/01 | O Legado Musical Português – uma cartografia dos livros de polifonia’, Conferência nas XIV Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora | XIV Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
|
2011/05 | Música, Ciência e Segredos. |
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
|
2011/05 | Manuscritos e impressos musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra |
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
|
2011/04/30 | Técnicas composicionais associadas aos géneros litúrgicos polifónicos dos séculos XVI-XVII_ o caso particular dos Hinos |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/11/19 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular das Matinas |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A polifonia improvisada sobre canto-chão nos séculos XVI e XVII. As fontes ibéricas em Coimbra e o seu contexto.
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | As melopeias do Cancioneiro Musical de Paris. Contributo para a interpretação dos poemas cantados em português do século XVI.
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | O caleidoscópio Jorge Lima Barreto. Experimentalismo e neo-vanguarda: da revolução de 74 ao século XXI
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos, variante em Estudos Musicais (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | A prática do contraponto em Portugal nos séculos XVI e XVII – processos de ensino e aprendizagem
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos, vertente Estudos Musicais, (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Práticas Musicais em Portugal no Séc. XVII. Estudo, Edição Crítica e Interpretação do Manuscrito Musical 237 da Universidade
de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | A Prática do Contraponto no Século XVI a partir do Manuscrito Musical 242da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - Atual | O Livro de Vésperas de Santa Cruz de Coimbra: contextualização, estudo, edição crítica e abordagem performativa
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - Atual | Da prática do contraponto concertado à composição musical em fontes polifónicas portuguesas do século XVII
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - Atual | A música Instrumental Portuguesa no século XVII. Uma leitura através da produção de Pedro de Araújo.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Cantochão num livro de bolso: Sobre o impresso musical 254 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o seu impacto
na tratadística musical portuguesa.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2021 | JAZZ-OFF - A música de Jorge Lima Barreto na década de 1970
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2020 | Folk music and poetry of Spain and Portugal: Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição
oral.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2019 | Os responsáveis polifónicos para a semana santa no século XVI: o manuscrito musical 25 da Biblioteca da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2019 | "Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do
MM 229 da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Representações Musicais em Lisboa nos séculos XVIII e XIX na Gazeta de Lisboa
Coorientador
|
História e Património (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2017 | O Som da Natividade no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no Século XVII. Edição Crítica do Manuscrito Musical P-Cug MM 51.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2016 | Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na Primeira Metade do Séc. XVIII. Estudo e Edição da Obra de João Rodrigues
Esteves.
Orientador
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | Os Salmos a Quatro vozes de João Lourenço Rebelo Estudo e Edição Crítica
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2015 | História da Cultura e das Artes - conteúdo musical crúzio conimbricense
Coorientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | O género musical concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto
improvisado à composição
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2014 | O Espólio do Compositor António Fragoso (1897-1918) Análise do fundo musical e transcrição se sete manuscritos inéditos para
piano
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2013 | "Os Salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estevão Lopes Morago (c. 1575-c. 1630)"
Coorientador
|
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | "Vilancico religioso na Península Ibérica - Séc. XVI, Os Vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)"
Coorientador
|
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | “Zente Pleto, Zente Pleto” - O Vilancico de Negro em Portugal no Século XVIII: Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz
de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2013 | "Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540"
Coorientador
|
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2011 - 2012 | Ornamentação na Música de Sylvius Leopold Weiss – Estudo para uma abordagem sistemática.
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo
Orientador
|
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2009 - 2010 | A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português.
o.
Orientador
|
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2008 - 2009 | Métodos e Práticas no Ensino do Violino para Crianças em Portugal
Orientador
|
|
2008 - 2009 | O Clarinete no Ensino da Música em Portugal: a problemática actual a partir de um estudo de caso.
Orientador
|
|
2007 - 2009 | Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Coorientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/08 - Atual | Concerto ‘La zagala mas hermosa’ : Misa de Nuestra Señora de la Natividad (Coimbra, 8 de septiembre de 1646), Festival de
Música Antigua de Úbeda y Baeza, Capella Sanctae Crucis (dir. Tiago Simas Freire), Basílica de Santa María de los Reales Alcázares,
Úbeda, (2023)
Concerto (Coorganizador)
|
Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Espanha, Espanha |
2023/12/07 - Atual | Concerto Miel y Oro : conexiones musicales peninsulares en el Siglo de Oro, Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, O
Bando de Surunyo & La Danserye (dir. Hugo Sanches), Iglesia de San Pablo, Úbeda, 7 Dez 2023 (2023/12/07) (2023/12/07)
Concerto (Coorganizador)
|
|
2023/12/06 - Atual | Concerto ‘Que a las almas da vida’ : Poéticas devocionales peninsulares en el Siglo de Oro, Festival de Música Antigua de
Úbeda y Baeza, O Bando de Surunyo (dir. Hugo Sanches), La Danserye (dir. Fernando Pérez), Alumnado Taller de Música Ibérica,
Catedral d Baeza, 6 Dez 2023 (2023/12/06) (2023/12/06)
Concerto (Coorganizador)
|
|
2023/12/06 - Atual | Concerto Liber magnificarum, missarum, et motectorum : el impreso reaparecido de Diego de Bruceña (1567-1623) entre sus contemporáneos,
Cupertinos (dir. Luís Toscano), Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Sacra Capilla de El Salvador, Úbeda, 6 Dez 2023
(2023/12/06) (2023/12/06)
Concerto (Coorganizador)
|
Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Espanha, Espanha |
2023/12/02 - Atual | Concerto Liber Magnificarum, missarum, et motectorum. Em torno do impresso reaparecido de Diego de Bruceña (m.1622), Cupertinos,
dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, 2 Dez 2023 (2023/12/02) (2023/12/02)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/11/24 - Atual | Concerto Solfa tangida. Música instrumental do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (sécs. XVI-XVII), Musurgia Ensemble, dir.
Helder Sousa e João Távora, Capela da Universidade, 24 Nov 2023 (2023/11/24) (2023/12/24)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/11/12 - Atual | Concerto O quampulchra es. In memoriam Francisco Garro (c.1556-1623), Ars Lusitana, dir. Maria Bayley, Capela da Universidade,
12 Nov 2023 (2023/11/12) (2023/11/12)
Concerto (Coorganizador)
|
|
2023/11/11 - Atual | Concerto Música vocal e instrumental do século XVI, Canto Mensurable, dir. Jorge Álvaro Ferreira, Capela da Universidade,
11 Nov 2023 (2023/11/11) (2023/11/11)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/11/10 - Atual | Concerto Sospiro. Música portuguesa renascentista para viola de mão, Tiago Matias (viola de mão), Capela da Universidade,
10 Nov 2023 (2023/11/10) (2023/11/10)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/11/09 - Atual | Concerto Mel e Ouro. Música, festa e devoção na Ibéria seiscentista, O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches, Capela da Universidade,
9 Nov 2023 (2023/11/09) (2023/11/09)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/06/30 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 6ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo, Universidade de Coimbra (2023/06/30 (2023/06/30)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/06/16 - Atual | Concerto Música de Francisco Garro (c1556-1623). Da Capela real Portuguesa a Coimbra, Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela
da Universidade, Coimbra, 16 Jun 2023 (2023/06/16)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/06/02 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 5ª sessão: Comunicações, Colégio de S. Jerónimo (2023/06/02) (2023/06/02)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/05/05 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 4ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/05/05) (2023/05/05)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/04/16 - Atual | Concerto Ad Tenebras. Lamentações e Responsórios para a Semana Santa em Santa Cruz de Coimbra (1530-1630), Capella Sanctae
Crucis, dir. Tiago Simas Freire, Ciclo Mundos e Fundos | 23 Milhas, Igreja Matriz de Ílhavo, Ílhavo, 16 Abril 2023 (2023/04/16)
Concerto (Coorganizador)
|
|
2023/04/02 - Atual | Concerto De lamentatione. Música da Renascença Portuguesa, para quatro vozes e órgão, Quarto tom (vozes) e Helder Sousa (órgão),
Ciclo Mundos e Fundos | 23 Milhas, Igreja Paroquial da Praia da Barra, 2 Abril 2023 (2023/04/02)
Concerto (Coorganizador)
|
Ílhavo 23 Milhas, Portugal |
2023/03/24 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 3ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/03/24) (2023/03/24)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/03/03 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 2ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/03/03) (2023/03/03)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/02/03 - Atual | Mundos Possíveis 2023, 1ª sessão: Comunicações e Oficina de Contraponto, Colégio de S. Jerónimo (2023/02/03 (2023/02/03)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2022/12/03 - Atual | Concerto Ecos&Voltas. A música portuguesa do séc. XVII no Cartapácio 22 dos Cónegos de Santa Cruz, Ensemble Suave Armonia,
dir. Carlos Meireles, Capela da Universidade, 3 Dez 2022 (2022/12/03)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2022/12/02 - Atual | Concerto Fantasia. Repertório do MM 97 da BGUC no contexto da música europeia dos séculos XVII e XVIII, Tiago Matias (guitarra
barroca), Capela da Universidade, 2 Dez 2022. (2022)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2022/11/30 - Atual | Concerto Dulce lignum. Música de D. Pedro de Cristo (c1550-1618), Cupertinos, dir. Luís Toscano, Capela da Universidade, 30
Nov 2022 (2022)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2022/03/18 - Atual | Mundos Possíveis 2022,1ª sessão: “O restauro dos manuscritos musicais da Universidade de Coimbra”, Mariano Caballero Almonacid
(Taller Deltos Conservación, Cuenca), Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2022/03/18) (2022)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/12/04 - Atual | Concerto Veni Domine. Música de Filipe de Magalhães, Cupertinos, dir. Luís Toscano, Palácio de S. Marcos, Universidade de
Coimbra, 4 Dez 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/12/03 - Atual | Concerto Cifras de Viola. Obras para guitarra barroca do fundo musical da BGUC, Tiago Matias (guitarra barroca), Capela da
Universidade, Coimbra, 03 Dez 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/11/08 - Atual | Concerto Cambarito. Cânticos de devoção e independência durante a Guerra da Restauração, O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches,
Capela da Universidade, Coimbra, 8 Nov 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/05/16 - Atual | Concerto Polifonia para o Ofício de Defuntos (séc. XVI), Quarto Tom (vozes) & Helder Sousa (órgão positivo), Sé Velha, Coimbra,
16 Maio 2021 (2021)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/12/06 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 4ª sessão: “Historia de la teoria musical como subdisciplina musicológica. El caso español”, Amaya
García Pérez (Universidade de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/12/06) (2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/04/12 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 3ª sessão: “A música de órgão em fontes portuguesas do século XVII e o seu contexto litúrgico”,Helder
Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/04/12) (2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/03/22 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 2ª sessão: “Polissemia e sinonímia. A problemática em torno da edição da música em romance de Santa
Cruz de Coimbra”, Hugo Sanches (ESMAE | UC), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019)
Conferência
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/02/06 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 1ª sessão: “Libros de polifonia y pliegos de villancicos en la era de las humanidades digitales”, Javier
Marín (Universidade de Jaén), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/02/06) (2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/04/20 - Atual | Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/04/20) (2018)
Seminário (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/02/23 - Atual | Mundos Possíveis 2018, 2ª sessão: “A formação da música colonial brasileira e os seus descobrimentos no período real e imperial”,
Adeilton Bairral (Universidade de Brasília), FLUC, Universidade de Coimbra. (2018/02/23) (2018)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/02/16 - Atual | Mundos Possíveis 2018, 1ª sessão: “Na encruzilhada das Artes: ‘Pensar incomoda’”, Jorge Charyevschi, maestro e flautista (Países
Baixos), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/02/16) (2018)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/10/13 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 5ª sessão: “Introducción a los sistemas de afinación y temperamentos históricos occidentales”, Amaya
García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/13) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/05/05 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 4ª sessão: “Susane ung jour & La Guerre. A paródia na música instrumental portuguesa do século XVII”,
Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/05/05) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/04/07 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 3ª sessão: “Uma Impressão Dispersa. Percursos pela edição crítica da música policoral de Francisco
Garro (†1623), José Abreu (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/04/07) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/03/03 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 2ª sessão: “El papel de la disciplina Música en la revolución científica del siglo XVII”, Amaya García
Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/03/03) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/02/03 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 1ª sessão: “La Obra Musical en el Renacimiento: Fundamentos, Repertorios y Prácticas”, Soterraña Aguirre
Rincón (Universidad de Valladolid), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/02/03) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2016/07 - Atual | Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente
(1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza. (2016/07) (2016)
Seminário (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/12/04 - 2023/12/06 | Taller de reconstrucción e interpretación de música ibérica (ss. XVI-XVII) (com Jávier Marín-López) (2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidad Internacional de Andalucía, Espanha |
2023/11/29 - 2023/12/03 | Mundos e Fundos 2022, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Colégio de S. Jerónimo
/03) (2023)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/11/21 - 2023/11/24 | Solfa tangida. Música instrumental do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Residência do Musurgia Ensemble (dir. Helder Sousa,
João Távora), Capela da Universidade de Coimbra (2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/12/03 - 2021/12/04 | Mundos e Fundos 2021, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra (2021/12/03 - 2021/12/04 (2021)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2020/11/12 - 2020/11/15 | Mundos e Fundos 2020, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais (2020/11/12 - 2020/11/15)
(2020)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/11/07 - 2019/11/08 | Mundos e Fundos 2019, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/11/07 - 2019/11/08) (2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/10/25 - 2018/10/26 | Mundos e Fundos 2018, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/10/26 - 2017/10/27 | Mundos e Fundos 2017, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra.
(2017)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2016/11/03 - 2016/11/04 | Mundos e Fundos 2016, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2016)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2015/11/05 - 2015/11/06 | Mundos e Fundos 2015, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2015)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2014/10/23 - 2014/10/24 | Mundos e Fundos 2014, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2014)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2013/10/25 - 2013/10/26 | Mundos e Fundos 2013, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça
e Paz, Teatro Paulo Quintela (FLUC), Coimbra. (2013)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
2012/12/14 - 2012/12/15 | Mundos e Fundos 2012, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça
e Paz, Coimbra. (2012)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/14 | O génio saiu da lâmpada. Intersecções entre relação emocional com o repertório e autonomia na aprendizagem
Arguente
|
João Manuel Aleixo Pais Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/10/26 | O papel do produtor musical. Um caso prático através de um estágio no Loudstudio, relatório de estágio
Arguente principal
|
Miguel Araújo (Mestrado) |
2021/12/13 | Exercícios de fruição harmónica – harmonização de melodias do livro Modus Vetus de Lars Edlund
Arguente principal
|
Miguel Maria Azevedo Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/06/13 | Bandas Civis no Terceiro Quartel do Século XX. Estudo de casos com bandas de quatro concelhos
Arguente
|
Bruno César Pinto Madureira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/02 | “Que sonoramente canta”. A música em línguas de romance em Portugal no Século XVII. Estudo edição crítica e interpretação
do MM 229 da Universidade de Coimbra.
Orientador
|
Hugo Soeiro Sanches (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 | Música na Coleção D. Thereza Christina Maria – Construção de uma rede de significados (1784-1891)
Arguente
|
Cristiana Ribeiro Aubin (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 | O sistema de dó fixo e o sistema de números, em uso concomitante nas aulas de Formação Musical.
Arguente principal
|
Inês Sofia da Rocha Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Os motetos de Giovanni Giorgi. Edição critica de vinte motetos compostos para a Basílica Patriarcal e Capela Real de Lisboa.
Arguente
|
Cristiana Spadaro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Contributos da codificação e estrutura da informação para a memorização musical
Arguente principal
|
Alexandre Miguel Nobre (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Música Tradicional Portuguesa como Estratégia de Ensino da Guitarra Clássica: Construção de um Manual Didático
Arguente principal
|
João Miguel de Oliveira Resende (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Penacova em Movimento - Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Arguente principal
|
João Miguel Marques Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/09 | Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII - Estudo e edição da obra de João Rodrigues
Esteves.
Orientador
|
Eugénio Manuel de Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/02/25 | Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-Feira Santa Presentes em Dois Manuscritos da Biblioteca Geral
da Universidade de Coimbra.
Orientador
|
Filipe Bento de Araújo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016 | Estudo em Grupo para Contrabaixo na Área do Jazz.
Universidade de Aveiro
Arguente principal
|
Carl Friedrich Serrano Minneman (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Suporte Vídeo para Flauta Transversal – uma Introdução aos Pais.
Arguente principal
|
Tiago Marques Ferreira Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Articulação Laríngea na Performance do Trompete.
Arguente principal
|
Bruno Miguel Soares da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Desenvolvimento de Exercícios para o Domínio do Registo Grave da Trompa.
Arguente principal
|
André Ferreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A Influência do uso de Aparelho Dentário Fixo nos Trompistas.
Arguente principal
|
Ana Duarte de Jesus Abrantes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII - Estudo e edição da obra de João Rodrigues
Esteves.
Orientador
|
Eugénio Manuel de Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 | Música para a Quaresma Atribuída a Pedro de Cristo: Transcrição e Interpretação.
Arguente principal
|
Paulo André Cortesão Banaco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Problemáticas na Preparação para Provas em Direção de Orquestra no Estrangeiro.
Arguente principal
|
Renata Maria da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Ser Violetista, Ainda há discriminação?
Arguente principal
|
Carina Alexandra Lajoso da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | A criação colaborativa como ferramenta didático-pedagógica: Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas.
Arguente principal
|
António Ricardo Coderniz Toste (Mestrado) |
2015 | O paradigma do uso de novas tecnologias na redefinição e reestruturação da forma como os conteúdos são vinculados na aula
de canto.
Arguente principal
|
Miguel Fernando dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Unidades de Informação Replicadora Musical – Modelos evolutivos de análise e organização musical.
Arguente
|
Valeriu Stanciu (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Edição Crítica de um Manuscrito Musical do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Os Salmos de João Lourenço Rebelo (1610-1661)
Orientador
|
Juan Ignacio Neves (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | As três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo
de construção.
Arguente principal
|
Luís Carlos Fortuna Henriques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | O género musical Concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto
improvisado à composição.
Orientador
|
João Rebelo Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | O Espólio do compositor António Fragoso (1897-1918). Análise do Fundo Musical e Transcrição de Sete Manuscritos Inéditos para
Piano.
Orientador
|
Margarida Sousa Prates (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | Estratégias de afinação baseadas em Intonation & Vibrato de Trevor Wye.
Arguente principal
|
Clara Nora Vaz Saleiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | O Fagote no Repertório de Orquestra de Sopros: Construção de ferramenta pedagógica de auxílio ao estudo de excertos de referência.
Arguente principal
|
Rita Miguel Nunes Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Proposta de programa para o estudo de Bateria no Ensino Secundário de Música
Arguente principal
|
João de Castro Pacheco da Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Wascyli Simões dos Anjos: Um estudo sobre as metodologias utilizadas no ensino da Flauta na EMUFRN
Arguente principal
|
Rodrigo Borges Lima Gouveia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
Arguente principal
|
Sara Helena Gomes Veloso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Práticas musicais no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nos séculos XVI e XVII: uma exploração pedagógica
Arguente principal
|
Nuno António Carvalho Vilão da Silva Campos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Documentos pedagógicos no ensino especializado da música
Arguente principal
|
Anabela da Silva Freire (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A importância do aquecimento para os oboístas – com base em literatura e no testemunho de oboístas, professores e especialistas
em saúde física.
Arguente principal
|
Andreia Filipa Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no ensino da trompete.
Arguente principal
|
André da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | O estudo individual da Escola Elementar de Contrabaixo de Todor Tochev
Arguente principal
|
Rui André Felgueiras da Cunha Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonal
Arguente principal
|
Joana Leite Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Iniciação à Flauta Transversal: Passagem da Fife para o Flautim
Arguente principal
|
Mariana Simões Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Estudo sobre a transposição e a sua necessidade na vida de um trompista
Arguente principal
|
Dorottya Vig (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzalo de Baena, 1540
Orientador
|
Maria Rosa de Amorim Resende (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 | Vilancico religioso na Península Ibérica – século XVI – Os vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)
Orientador
|
Luísa Pais Vieira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 | Os salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estêvão Lopes Morago (c.1575-c.1630)
Orientador
|
Emanuel Adriano de Mendonça Lopes Pacheco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012 | Ornamentação na Música de Sylvius Leopold Weiss – Estudo para uma abordagem sistematica
Orientador
|
Hugo Soeiro Sanches (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 | Contributo para o aperfeiçoamento do “EarMaster 5” no ensino da harmonia.
Arguente principal
|
Ricardo Miguel Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Uso da cor: Estratégia de Ensino na Iniciação ao Clarinete.
Arguente principal
|
Mafalda Sofia Silva Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Contributo para a avaliação das aulas coletivas de Flauta Transversal.
Arguente principal
|
Catarina Sofia de Sousa Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | O Ensino da Música em Portugal – desde 25 de Abril de 1974.
Arguente principal
|
Alexei Valerievich Kozlov Iria (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista
Arguente principal
|
Pedro Alexandre Sousa e Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português.
Orientador
|
José Luís Carrapa de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010 | Developing the ability to perform – investigating the field of higher education and expertise development for learning and
performing the double bass – A global survey.
Arguente
|
Florian Pertzborn (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2009 | Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Orientador
|
Luís Filipe Alvarez Toscano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua presença em Portugal.
Arguente principal
|
Hélder José Batista Sá (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | A Guitarra clássica – caracterização técnica, estilística e estética.
Arguente principal
|
Sara Cristina Oliveira Marques Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | O Clarinete no Ensino da Música em Portugal: a problemática actual a partir de um estudo de caso.
Orientador
|
Carlos Filipe Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2009 | Métodos e Práticas no Ensino do Violino para Crianças em Portugal
Orientador
|
Elisabete Santos Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2007 | Estudo Aplicacional quanto à Ornamentação entre Klavierschule de Turk e o Manuscrito Musical 321 da Biblioteca Nacional
Arguente principal
|
Mário Paulo Santos Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | Estudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solo.
Arguente principal
|
Vítor Joaquim Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do “Livro de São Vicente”, manuscrito P-Lf
FSVL 1P/H-6
Arguente
|
João Pedro d’Alvarenga (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2004 | Contributo para o estudo da música religiosa de Francisco António de Almeida – Transcrição e Análise de Seis Obras Litúrgicas
para Solistas, Coro e Orquestra.
Arguente principal
|
João Paulo Janeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 | A Obra Sacra de Diogo Dias Melgas (ca. 1638-1700) - da tradição polifónica à inovação barroca.
Arguente principal
|
Mariana Isabel Portas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017/12 - Atual | para Variações sobre António. Um colóquio em torno de António Variações | Universidade de Coimbra |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do conselho científico da colecção Ars Musica das Ediciones Universidad de Salamanca. Member of the scientific council
of the Ars Musica collection of the Ediciones Universidad de Salamanca.
Consultor
|
|
2006 - 2010 | Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da Universidade Católica
Portuguesa
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2004 - 2009 | Membro do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/24 - Atual | Maria Bayley, A polifonia improvisada sobre canto-chão nos séculos XVI e XVII. As fontes de Coimbra no contexto ibérico. [Provas de Qualificação de Doutoramento, Orientador] | Universidade de Coimbra, Portugal |
2008 - Atual | Júri das Provas Públicas para Professor Coordenador na Área Científica de Música, na Especialidade de Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Porto dos candidatos Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça Guedes e Patrícia Sucena Almeida | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2020 - 2020/06 | Carlos Meireles, Práticas musicais em Portugal no século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação no manuscrito musical 237 da Universidade de Coimbra. [Provas de Qualificação de Doutoramento, Orientador] | Universidade de Coimbra, Portugal |