???global.info.a_carregar???
Vítor Alexandre Coelho concluiu o Doutoramento em Psicologia da Educação no Doutoramento InterUniversitário da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa em 2015/01/31 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sendo Aprovado com Distinção e Louvor. É mestre em Psicologia, área de Psicologia Desportiva em 2004 pelo(a) Instituto de Educação e Psicologia - Universidade Minho (classificação de 18 valores) e Licenciado em Psicologia, Área de Psicologia Social em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada Porto, e coordenador do Grupo de Investigação em Ajustamento SocioEmocional do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento. Técnico Superior no(a) Académico de Torres Vedras e Coordenador do Projeto Atitude Positiva, Projeto de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e de Ajustamento Escolar desde 2004. Foi Presidente da International School Psychology Association de 2019 a 2021, tendo integrado a Direção dessa Instituição de 2017 a 2023. Fez parte da Direção da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos de 2002 a 2010 e da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses de 2010 a 2016. É atualmente Presidente-Eleito da Divisão 5 (Psicologia Escolar e Educacional) da International Association of Applied Psychology. Publicou mais de 40 artigos em revistas especializadas, 13 dos quais em revistas de 1º Quartil no seu respetivo domínio, incluindo 2 na revista com maior impacto atualmente em Psicologia da Educação (a Contemporary Educational Psychology) e 6 capítulos de livros. É ainda membro do Corpo Editorial de 4 revistas da especialidade: Contemporary Educational Psychology, Journal of Youth and Adolescence; School Psychology International; Social and Emotional Learning: Research, Practice and Policy. Tem participado extensamente em Conferências e outros eventos Científicos. Participou na organização de 11 eventos, dos quais se destaca ter sido o Convenor (Presidente da Comissão de Organização) da 35ª Conferência da International School Psychology Association que teve lugar no Porto, em julho de 2013. Foi ainda o convenor de 16 simpósios em congressos internacionais. Apresentou ou integrou a equipa que apresentou 144 comunicações orais e 44 posters. Dentro desta atividade em Conferências Internacionais destacam-se ainda os 5 keynotes entre os quais a Conferência de Encerramento do XV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional sobre a "Atuação da (o) profissional de Psicologia Escolar e Educacional - Um panorama Internacional" em julho de 2022 e o da 42ª Conferência da International School Psychology Association "Differential Effectiveness of Social and Emotional Learning Programs: Lessons learned from 15 years in the field" em julho de 2020, no Chipre.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira Coelho

Nomes de citação

  • Coelho, Vìtor Alexandre Belo de Moura Pereira
  • Vítor Alexandre Coelho
  • Coelho, Vítor Alexandre

Identificadores de autor

Ciência ID
F91D-C872-FBFC
ORCID iD
0000-0001-6427-4420
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=btvZqecAAAAJ&hl=en
Researcher Id
H-9278-2019
Scopus Author Id
55347463100

Endereços de correio eletrónico

  • vitorpcoelho@gmail.com (Profissional)
  • vitorcoelho@por.ulusiada.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/01/31
Concluído
Doutoramento InterUniversitário em Psicologia da Educação da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Promoção do sucesso e ajustamento escolar: Estudos sobre a eficácia e efetividade de programas de desenvolvimento socioemocional para alunos do 4º ao 9º ano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Distinção e Louvor, por unanimidade
2004
Concluído
Mestrado em Psicologia, área de Psicologia Desportiva (Mestrado)
Instituto de Educação e Psicologia - Universidade Minho, Portugal
"Estilo Atribucional e sua relação com a Autoestima: Um estudo com atletas de élite portugueses e eslovenos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999
Concluído
Psicologia, Área de Psicologia Social (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/11 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Académico de Torres Vedras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/11/14 - Atual Coordenador do Projeto Atitude Positiva, Projeto de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e de Ajustamento Escolar Académico de Torres Vedras, Portugal
2010/01/12 - 2015/07/05 Coordenador do Gabinete de Estudos Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sara Cruz; Mariana Sousa; Marta Marchante; Vítor Alexandre Coelho. "Trajectories of social withdrawal and social anxiety and their relationship with self-esteem before, during, and after the school lockdowns". Scientific Reports (2023): https://doi.org/10.1038/s41598-023-43497-w.
    10.1038/s41598-023-43497-w
  2. Sousa, Vanda; Silva, Patrícia Ribeiro; Romão, Ana Maria; Coelho, Vítor Alexandre. "Can an Universal School-Based Social Emotional Learning Program Reduce Adolescents’ Social Withdrawal and Social Anxiety?". Journal of Youth and Adolescence 52 11 (2023): 2404-2416. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-023-01840-4.
    Aceite para publicação • 10.1007/s10964-023-01840-4
  3. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Patrícia Brás. "Positive Attitude Upper Middle School social and emotional learning program: influences of implementation quality on program outcome". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1172517.
    10.3389/fpsyg.2023.1172517
  4. Vitor Alexandre Coelho. "The influence of school climate in bullying and victimization behaviors during middle school transition". Contemporary Educational Psychology 71 (2022): 102111-102111. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102111.
    10.1016/j.cedpsych.2022.102111
  5. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Ana Maria Romão. "Adolescents' trajectories of social anxiety and social withdrawal: Are they influenced by traditional bullying and cyberbullying roles?". Contemporary Educational Psychology 69 102053 (2022): http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102053.
    10.1016/j.cedpsych.2022.102053
  6. Vítor Alexandre Coelho; Patrícia Brás; Anastassios Matsopoulos. "Differential effectiveness of an elementary school social and emotional learning program during middle school transition in Portugal.". School Psychology (2021): https://doi.org/10.1037/spq0000454.
    10.1037/spq0000454
  7. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante. "A multilevel analysis of the influence of bullying participant roles upon the trajectories of adolescents' social and emotional competencies". School Psychology International (2021): 014303432198897-014303432198897. https://doi.org/10.1177/0143034321988972.
    10.1177/0143034321988972
  8. Vítor Alexandre Coelho; George G. Bear; Patrícia Brás. "A Multilevel Analysis of the Importance of School Climate for the Trajectories of Students’ Self-concept and Self-esteem Throughout the Middle School Transition". Journal of Youth and Adolescence 49 9 (2020): 1793-1804. https://doi.org/10.1007/s10964-020-01245-7.
    10.1007/s10964-020-01245-7
  9. Vítor Alexandre Coelho; Ana Maria Romão; Patrícia Brás; George Bear; Ana Prioste. "Trajectories of Students’ School Climate Dimensions throughout Middle School Transition: A Longitudinal Study". Child Indicators Research (2019): https://doi.org/10.1007/s12187-019-09674-y.
    10.1007/s12187-019-09674-y
  10. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa. "Bullying and Cyberbullying Behaviors Questionnaire: Validation of a short form". International Journal of School & Educational Psychology (2018): https://doi.org/10.1080/21683603.2018.1522282.
    10.1080/21683603.2018.1522282
  11. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa. "A Multilevel Analysis of the Relation Between Bullying Roles and Social and Emotional Competencies". Journal of Interpersonal Violence (2018): https://doi.org/10.1177/0886260518801943.
    10.1177/0886260518801943
  12. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa. "Differential Effectiveness of a Middle School Social and Emotional Learning Program: Does Setting Matter?". Journal of Youth and Adolescence 47 9 (2018): 1978-1991. https://doi.org/10.1007/s10964-018-0897-3.
    10.1007/s10964-018-0897-3
  13. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante. "Trajectories of Social and Emotional Competencies according to Cyberbullying Roles: A Longitudinal Multilevel Analysis". Journal of Youth and Adolescence 47 9 (2018): 1952-1965. https://doi.org/10.1007/s10964-018-0895-5.
    10.1007/s10964-018-0895-5
  14. Vítor Alexandre Coelho; Ana Maria Romão. "The relation between social anxiety, social withdrawal and (cyber)bullying roles: A multilevel analysis". Computers in Human Behavior 86 (2018): 218-226. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.048.
    10.1016/j.chb.2018.04.048
  15. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. "Positive Transition to Middle School: A Multilevel Model Analysis of a Portuguese School Adjustment Program". Journal of Positive Behavior Interventions (2018): 109830071775087-109830071775087. https://doi.org/10.1177/1098300717750872.
    10.1177/1098300717750872
  16. Vitor Alexandre Coelho; Vanda Sousa. "Class-level risk factors for bullying and victimization in Portuguese middle schools". School Psychology International (2018): 014303431774999-014303431774999. https://doi.org/10.1177/0143034317749992.
    10.1177/0143034317749992
  17. Vitor Alexandre Coelho; Vanda Sousa. "Comparing Two Low Middle School Social and Emotional Learning Program Formats: A Multilevel Effectiveness Study". Journal of Youth and Adolescence (2017): https://doi.org/10.1007%2Fs10964-016-0472-8.
    10.1007/s10964-016-0472-8
  18. Coelho, V.; Sousa, V.; Raimundo, R.; Figueira, A.. "The impact of a Portuguese middle school social-emotional learning program". Health Promotion International 32 2 (2017): 292-300. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019675304&partnerID=MN8TOARS.
    10.1093/heapro/dav064
  19. Coelho, V.A.; Marchante, M.; Jimerson, S.R.. "Promoting a Positive Middle School Transition: A Randomized-Controlled Treatment Study Examining Self-Concept and Self-Esteem". Journal of Youth and Adolescence 46 3 (2017): 558-569. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84982253520&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10964-016-0510-6
  20. Bowles, T.; Jimerson, S.; Haddock, A.; Nolan, J.; Jablonski, S.; Czub, M.; Coelho, V.. "A Review of the Provision of Social and Emotional Learning in Australia, the United States, Poland, and Portugal". Journal of Relationships Research (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030845316&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/jrr.2017.16
  21. Coelho, V.A.; Sousa, V.. "The Impact of Class-Level Variables on the Effectiveness of a Middle School Social and Emotional Learning Program: A Multilevel Analysis". Journal of Relationships Research (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85033369985&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/jrr.2017.21
  22. Vitor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Ana Paula Figueira. "The Effectiveness of a Portuguese Elementary School Social and Emotional Learning Program". The Journal of Primary Prevention (2016): http://dx.doi.org/10.1007/s10935-016-0445-4.
    10.1007/s10935-016-0445-4
  23. Coelho, V.A.; Romaõ, A.M.. "Stress in Portuguese Middle School Transition: A Multilevel Analysis". Spanish Journal of Psychology 19 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988566264&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/sjp.2016.61
  24. Coelho, V.-A.; Marchante, M.; Sousa, V.. "O impacto dos programas atitude positiva sobre o autoconceito na infância e adolescência". Revista de Psicodidactica 21 2 (2016): 261-280. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84974839249&partnerID=MN8TOARS.
    10.1387/RevPsicodidact.15129
  25. Coelho, V.A.; Sousa, V.; Marchante, M.. "Social and emotional competencies evaluation questionnaire—teacher’s version: Validation of a short form". Psychological Reports 119 1 (2016): 221-236. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986597298&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0033294116656617
  26. Coelho, V.A.; Marchante, M.; Sousa, V.; Romão, A.M.. "Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais em idade escolar: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL". Analise Psicologica 34 1 (2016): 61-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962045516&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.966
  27. Coelho, V.A.; Sousa, V.; Marchante, M.; Brás, P.; Romão, A.M.. "Bullying and cyberbullying in Portugal: Validation of a questionnaire and analysis of prevalence". School Psychology International 37 3 (2016): 223-239. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968586024&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034315626609
  28. Coelho, V.A.; Marchante, M.; Raimundo, R.; Jimerson, S.. "Educational psychology in Portugal: Results of the 2013 International School Psychology Survey". School Psychology International 37 1 (2016): 18-31. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84956693260&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034315605422
  29. Coelho, V.A.; Marchante, M.; Brás, P.; Pereira, L.. "Portuguese psychology: Placing the professional practice and training in a global context". Universitas Psychologica 15 4 (2016): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014992814&partnerID=MN8TOARS.
    10.11144/Javeriana.upsy15-4.pppp
  30. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Vanda Sousa. "“Positive Attitude”: A multilevel model analysis of the effectiveness of a Social and Emotional Learning Program for Portuguese middle school students". Journal of Adolescence 43 (2015): 29-38. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.05.009.
    10.1016/j.adolescence.2015.05.009
  31. Vitor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. "Development and Validation of the Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire". JEDP 5 1 (2015): http://dx.doi.org/10.5539/jedp.v5n1p139.
    10.5539/jedp.v5n1p139
  32. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Ana Paula Couceiro Figueira. "The Impact of a School-Based Social and Emotional Learning Program on the Self-Concept of Middle School Students // O impacto de um programa escolar de Aprendizagem Socioemocional sobre o autoconceito de alunos de 3º ciclo". Revista de Psicodidáctica / Journal of Psychodidactics 19 2 (2014): 347-365. http://www.ehu.es/ojs/index.php/psicodidactica/article/view/10714/10711.
    Publicado • 10.1387/RevPsicodidact.10714
  33. Coelho, V.A.B.M.P.; Figueira, A.P.C.. "Project "positive attitude": Promoting school success through social and emotional abilities development. design for elementary and middle school students, in Portugal | Proyecto "actitud positiva": Promoviendo el éxito escolar a través del desarrollo de habilidades sociales y emocionales. diseño para estudiantes de primaria y secundaria, en Portugal". Interamerican Journal of Psychology 45 2 (2011): 185-192. http://journals.fcla.edu/ijp/article/view/79418.
Artigo em revista (magazine)
  1. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta. "Project Positive Attitude: Lessons from 18 years in the field", UNESCO BLUEDot, 2022, https://mgiep.unesco.org/the-blue-dot-issue-16.
  2. Coelho, Vìtor Alexandre Belo de Moura Pereira. "Portugal recebe 35º Congresso da ISPA", PSIS21, 2013
  3. Vítor Alexandre BMP Coelho. "Curso de Formação: Balanço final para quem obteve reconhecimentos de experiências profissionais", PSIS21, 2012
  4. Vítor Alexandre BMP Coelho. "Retrato de uma profissão: Quantos somos, quem somos?", PSIS21, 2012
  5. Vítor Alexandre BMP Coelho. "Um país de psicólogos: Análise da formação universitária em Psicologia em Portugal", PSIS21, 2012
  6. Vítor Alexandre BMP Coelho. "Empregabilidade dos psicólogos: Factos e mitos", PSIS21, 2012
  7. Coelho, Vìtor Alexandre Belo de Moura Pereira; Vítor Alexandre BMP Coelho. "Habilitações para docência: Um problema que teima em persistir", PSIS21, 2011
  8. Vitor Coelho. "Formação Psi: Portugal vs. Europa", Revista Universitária de Psicologia, 2002
  9. Vitor Coelho. "Um país de psicólogos", Revista Universitária de Psicologia, 2001
Capítulo de livro
  1. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda. "Desenvolvimento de um sistema de avaliação multi-informantes de competências socioemocionais". In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal, editado por Alexandra Marques Pinto; Raquel Raimundo, 135-153. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2016.
    Publicado
  2. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Marchante, Marta. "“Atitude Positiva”: Um resumo de 12 anos de resultados de aplicação de programas de Aprendizagem Socioemocional". In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal, editado por Alexandra Marques Pinto; Raquel Raimundo, 371-396. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2016.
    Publicado
  3. Coelho, Vítor Alexandre. "Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais focado na igualdade de género". In Equality sounds good! Express it yourself, 51-63. Torres Vedras, Portugal: JCD, 2015.
    Publicado
  4. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Brás, Patrícia; Marchante, Marta. "Atitude Positiva: 10 anos de desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º, 2º e 3º ciclo". In Actas do IX Congresso IberoAmericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses · 2014, 1192-1205. Lisboa, Portugal: Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2015.
    Publicado
  5. Vítor Alexandre Coelho; Ana Paula Couceiro Figueira. "Project "Positive Attitude": Promoting School Success through Social and Emotional Abilities Development. Design for Elementary and Middle School Students, Portugal". In Psychology and the Search for Certainty in Everyday Life, 63-78. Athens, Grécia: Athens Institute for Education and Research., 2013.
    Publicado
Livro
  1. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Brás, Patrícia. Atitude Positiva: Metodologia para a promoção de competências em jovens e adolescentes. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2019.
    Publicado
  2. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Brás, Patrícia. Manual de Formação Programa de Aprendizagem SocioEmocional 3º Ciclo – Atitude Positiva. Torres Vedras, Portugal: Académico de Torres Vedras. 2019.
    Publicado
  3. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Ana Amaro; Liliana Pereira. Os números da Ordem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Psicólogos Portugueses. 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Marchante, Marta; Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda. "17 years of Positive Attitude: An overview of the Project". Trabalho apresentado em 43rd ISPA Conference - Leuven, 2022.
  2. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda. "Validation of the Social and Emotional Competencies Questionnaire for 4th to 6th graders". Trabalho apresentado em XXVIII Congreso Internacional de Psicología INFAD. Brasov, 2020.
  3. Ana Maria Romão; Patrícia Brás; Sousa, Vanda; Coelho, Vítor Alexandre. "14 years of Positive Attitude: An overview of the Project". Trabalho apresentado em 41st ISPA Conference - Basileia, 2019.
  4. Coelho, Vítor Alexandre. "Promover a Igualdade de Género: Para além da perpetuação de estereótipos de género". Trabalho apresentado em XXVI Congreso Internacional de Psicología INFAD. Salamana, 2019.
  5. Ana Maria Romão; Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Patrícia Brás. "Projeto Atitude Positiva: Análise de 13 anos de implementação". 2018.
  6. Ana Maria Romão; Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda. "12 years of Positive Attitude: An overview of a Portuguese Project to promote Social and Emotional Learning.". Trabalho apresentado em 39th ISPA Conference - Manchester, 2017.
  7. Ana Maria Romão; Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Patrícia Brás. "Project Positive Attitude 2004 - 2014: An analysis of 10 years of intervention". Trabalho apresentado em 38th ISPA Conference - Amsterdam, 2016.
  8. Patrícia Brás; Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Marchante, Marta. "Bullying and cyberbullying in Portugal". Trabalho apresentado em 38th ISPA Conference - Amsterdam, 2016.
  9. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Ana Amaro; Liliana Pereira. "Census of school psychologists in Portugal". Trabalho apresentado em 14th European Congress of Psychology, 2015.
  10. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Patrícia Brás; Marchante, Marta; Ana Maria Romão. "Project Positive Attitude: Analysis of 10 years of intervention". Trabalho apresentado em 14th European Congress of Psychology, 2015.
  11. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Sousa, Vanda; Patrícia Brás; Ana Maria Romão. "Bullying and cyberbullying in Portugal: Validation of a questionnaire and analysis of prevalence". Trabalho apresentado em 14th European Congress of Psychology, 2015.
  12. Coelho, Vítor Alexandre; Sousa, Vanda; Patrícia Brás; Marchante, Marta; Ana Maria Romão. "Projeto "Atitude Positiva": Análise de 10 anos de intervenção". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2014.
  13. Coelho, Vítor Alexandre; Patrícia Brás; Ana Maria Romão. "Project Positive Attitude 2004-2015: An analysis of 9 years of implementation". Trabalho apresentado em 36th ISPA Conferece, 2014.
  14. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Patrícia Brás. "Project “Atitude Positiva”: Analysis of 8 Years of Implementation". Trabalho apresentado em 13th European Congress of Psychology, 2013.
  15. Vítor Alexandre BMP Coelho; Patrícia Brás; Ana Amaro. "Portugal: a Country of Psychologists? An Update". Trabalho apresentado em 13th European Congress of Psychology, 2013.
  16. Vanda Sousa; Vítor Alexandre Coelho; Patrícia Brás. "Project "Atitude Positiva": Analisys of 8 years of implementation". Trabalho apresentado em 35th ISPA Conference, 2013.
  17. Vítor Alexandre Coelho; Patrícia Brás; Vanda Sousa. "Portugal, um país de psicólogos?: Perspectiva geral sobre o crescimento dos formados em Psicologia". Trabalho apresentado em 1º Congresso da OPP, 2012.
  18. Vítor Alexandre Coelho; Patrícia Brás; Liliana Pereira; Ana Amaro. "Um País de Psicólogos?: Análise da Formação Universitária em Psicologia em Portugal". Trabalho apresentado em 1º Congresso da OPP, 2012.
  19. Vítor Alexandre Coelho; Ana Amaro. "Empregabilidade dos Psicólogos:Factos e Mitos". Trabalho apresentado em 1º Congresso da OPP, 2012.
  20. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Patrícia Brás. "Project“Atitude Positiva”: Analysis of 7 years of implementation". Trabalho apresentado em 34th ISPA Conference, 2012.
  21. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Bárbara Soares. "Adaptation and validation of the School Attributional Style Scale". Trabalho apresentado em 34th ISPA Conference, 2012.
  22. Vítor Alexandre BMP Coelho; Patrícia Brás; Vanda Sousa. "Portugal, a Country of Psychologists? : Reassessing the Situation 4 Years Later". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  23. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Bárbara Soares. "Bullying in Schools within a Rural Setting: Analysis of Bullying Behaviours and Prevalence". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  24. Ana Paula Couceiro Figueira; Vítor Alexandre Coelho. "Project “Positive Attitude”: Promoting School Success through Social and Emotional Abilities Development. Preliminary Data from Elementary and Middle". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  25. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Vanda Sousa. "Promoting School Success in the Transition to Middle School in a Rural Setting". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  26. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Vanda Sousa. "Project “Atitude Positiva”: Analysis of Six Years of Implementation (2004-2010)". Trabalho apresentado em 12th Eurpean Congress of Psychology, 2011.
  27. Vanda Sousa; Vítor Alexandre Coelho. "Is Satisfaction an Important Factor in Explaining the Impact of Several Social and Emotional Learning programs?". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  28. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Bárbara Soares; Rute Freitas. "Projecto “Atitude Positiva”: Análise de 4 anos de intervenção". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  29. Vítor Alexandre Coelho. "Combining student self-reports and teacher ratings in the assessment of social skills". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology, 2009.
  30. Vítor Alexandre Coelho. "Adaptation and validation of the school atributional style scale (scass)". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology, 2009.
  31. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Rute Freitas; Vanda Sousa. "Project Atitude Positiva: Analysis of the first four years". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology, 2009.
  32. Vanda Sousa; Vítor Alexandre Coelho. "Adaptation and validation of the Social Skills Evaluation Questionnaire for students". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology, 2009.
  33. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Vanda Sousa. "Promoting success in transition to middle school: combining social and emotional". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Inteligencia Emocional, 2009.
  34. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Bárbara Soares. "Project Atitude Positiva: Analysis of the first three years". Trabalho apresentado em 30th ISPA Congress, 2008.
  35. Vítor Alexandre Coelho. "Adaptation of the Socialization Battery - Teacher´s version". Trabalho apresentado em 30th ISPA Congress, 2008.
  36. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Bárbara Soares. "The influence of place of residence and gender on the self-concept and social skills of Portuguese middle school students". Trabalho apresentado em 29th International Congress of Psychology, 2008.
  37. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Vanda Sousa. "Positive Attitude: The impact of two social and emotional learning programs on social skills". Trabalho apresentado em 29th International Congress of Psychology, 2008.
  38. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Vanda Sousa. "Project “Atitude Positiva”: The impact of two Social and Emocional Learning Programs on self-concept and self-esteem". Trabalho apresentado em 29th International Congress of Psychology, 2008.
  39. Vítor Alexandre Coelho; Bárbara Soares; Rute Freitas; Vanda Sousa. "Project “Atitude Positiva”: Analysis of the first 3 years". Trabalho apresentado em 29th International Congress of Psychology, 2008.
  40. Vítor Coelho. "Project “Atitude Positiva”: An analysis of the first two years”, poster apresentado no 10th European Congress of Psychology". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Psychology, 2007.
  41. Vítor Coelho. "The influence of place of residence and gender on the Self-Concept and Social Skills of Portuguese middle school students". Trabalho apresentado em 29th International School Psychology Association Colloquium, 2007.
  42. Vítor Alexandre BMP Coelho. "A country of Psychologists: Portugal as a case study". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Psychology, 2007.
  43. Vítor Alexandre Coelho. "Estilo Atribucional e a sua relação com a Auto-Estima". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação, 2006.
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira. "Promoção do sucesso e ajustamento escolar: Estudos sobre a eficácia e efetividade de programas de desenvolvimento socioemocional para alunos do 4º ao 9º ano". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10316/26524.
  2. Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira. "Estilo atribuicional e sua relação com a auto-estima : um estudo com atletas de élite portugueses e eslovenos". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/1822/937.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/08 20 anos de Projeto Atitude Positiva: Programa de Aprendizagem SocioEmocional-1º ciclo
Académico de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2023/09/08 Participação do Projeto Atitude Positiva nas Academias Gulbenkian de Conhecimento 1º Encontro de Aprendizagem SocioEmocional
Académico de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2023/07/08 Supporting students during the “silent” transition: Preliminary results of the Transition3 school adjustment program 44th Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/07/08 Developing a program to promote Gender Equity based upon the Social and Emotional Learning framework 44th Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/07/08 Project Positive Attitude: An overview of the project's participation in the Gulbenkian Academies of Knowledge initiative 44th Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/07/06 The influence of social and emotional competencies on the trajectories of social anxiety and social withdrawal. 44th Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/07/06 Gulbenkian Academies of Knowledge: An overview of the results. 44th Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
2023/06/20 A influência do clima escolar sobre os comportamentos de bullying e vitimização durante a transição escolar para o 2º ciclo. X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada-Porto (Porto, Portugal)
2023/06/20 O Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva 3º Ciclo tem um efeito de vacina ou de tratamento sobre a ansiedade social e o isolamento social dos adolescentes?
Universidade Lusíada-Porto (Porto, Portugal)
2023/06/20 Efetividade dos programas de Aprendizagem SocioEmocional: O impacto da satisfação dos participantes sobre os resultados
Universidade Lusíada-Porto (Porto, Portugal)
2023/06/20 A Efetividade do Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva – 3º Ciclo numa replicação nacional de acordo com multi-informantes. X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada-Porto (Porto, Portugal)
2023/06/04 Aprendizagem SocioEmocional em Portugal: A evolução de 2011 a 2013 X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada-Porto (Porto, Portugal)
2023/05/04 O Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva 3º Ciclo tem um efeito de vacina ou de tratamento sobre a ansiedade social e o isolamento social dos adolescentes?
Universidade Lusíada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/05/04 O impacto do Programa de Aprendizagem SocioeEmocional Atitude Positiva - 3º Ciclo sobre o isolamento social e a ansiedade social
Universidade Lusíada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/05/04 A efetividade do Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva - 3º Ciclo numa replicação e o papel da experiência do implementador. XIII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/02/09 Social and Emotional Learning in Portugal: After the Gulbenkian Academies of Knowledge Initiative 2023 NASP Conference
National Association of School Psychologists (Denver, Estados Unidos)
2022/11/05 Social and Emotional Learning: Current challenges for practitioners
Hellenic Association of School Psychologists (Atenas, Grécia)
2022/07 Did the COVID-19 confinement influenced the results of an SEL program on students´ social anxiety and social withdrawal? 8th European Network of Social and Emotional Competencies Conference
European Network of Social and Emotional Competencies (Suceava, Roménia)
2022/07 The participation of Positive Attitude Upper Middle School SEL program in the Gulbenkian Academies of Knowledge 43rd ISPA Conference
International School Psychology Association (Leuven, Bélgica)
2022/07 Scaling up: Effectiveness results of a nationwide implementation of the Positive Attitude upper middle school SEL program 43rd ISPA Conference
International School Psychology Association (Leuven, Bélgica)
2022/07 Did the COVID-19 confinement influence the results of an SEL program on students´ social anxiety and social withdrawal? 43rd ISPA Conference
International School Psychology Association (Leuven, Bélgica)
2022/07 (I can’t get no) More than SEL program satisfaction 43rd ISPA Conference
International School Psychology Association (Leuven, Bélgica)
2022/07 Socioemotional learning in Portugal: From 2011 to 2022 43rd ISPA Conference
International School Psychology Association (Leuven, Bélgica)
2022/07 Atuação da (o) profissional de Psicologia Escolar e Educacional - Um panorama Internacional XV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conferência de Encerramento)
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Minas Gerais, Brasil)
2022/06 Aprendizagem SocioEmocional em Portugal: Passado, presente e futuro 2º Encontro Mais e Melhor Educação
Universidade da Maia (Maia, Portugal)
2022/06 Será que um programa de Aprendizagem SocioEmocional de 3º ciclo tem impactos similares sobre os alunos envolvidos em diferentes papéis de bullying? XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
2022/06 A influência do clima escolar sobre os comportamentos de bullying e vitimização durante a transição escolar para o 2º ciclo
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
2022/06 A efetividade diferencial do programa de aprendizagem socioemocional Atitude Positiva-3º ciclo: Resultados de uma replicação a nível nacional XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
2022/06 Scaling up: Effectiveness results of a nationwide of the Positive Attitude upper middle school SEL program 8th European Network of Social and Emotional Competencies Conference
European Network of Social and Emotional Competencies (Suceava, Roménia)
2022/05 Projeto Atitude Positiva: Lições aprendidas em 18 anos de aplicação de um projeto de aprendizagem socioemocional: Foco sobre a Aprendizagem SocioEmocional
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2021/11/13 Efetividade dos Programas de Aprendizagem Socioemocional: O Impacto da Satisfação dos Participantes sobre os Resultados XXX Congreso Internacional de Psicologia y Educación (INFAD)
Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (Saragoça, Espanha)
2021/07/22 The differential effectiveness of Social and Emotional Learning programs: Analyzing dosage 32nd International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science (Praga, República Checa)
2021/07/19 Does an SEL program have similar impacts on students involved in different bully-roles? 32nd International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science (Praga, República Checa)
2021/07/15 Differential effectiveness of Social and Emotional Learning Programs: Lessons learned from 15 years in the field 42nd International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Nicósia, Chipre)
2021/07/14 The differential effectiveness of Social and Emotional Learning programs: Implementer Characteristics 42nd International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Nicósia, Chipre)
2021/07/14 Does a Middle School Social and Emotional Learning program have similar impacts on students involved in different bully-roles? 42nd International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Nicósia, Chipre)
2021/07/14 The impact of school climate upon the effectiveness of an Elementary School Social and Emotional Learning Program 42nd International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Nicósia, Chipre)
2021/07/14 Scaling up: Effectiveness results of a nationwide implementation of the Positive Attitude upper middle school SEL program 42nd International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Nicósia, Chipre)
2021/05/06 O Programa de Aprendizagem SocioEmocional - Atitude Positiva 3º Ciclo nas Academias Gulbenkian do Conhecimento XXIX Congresso Internacional INFAD
Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (Coimbra, Portugal)
2020/04/28 The effect of school climate and school location upon bullying in middle school transition
Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (Brasov, Roménia)
2019/11/28 15 years of implementation of the Positive Attitude Programs: Lessons learned
Filozofická fakulta UK, Bratislava Katedra psychológie (Bratislava, Eslováquia)
2019/08/31 Does an SEL program have similar impacts on students involved in different bully-roles?
European Network of Social and Emotional Competencies (Budapeste, Hungria)
2019/08/31 The impact of school climate upon the effectiveness of a Social and Emotional Learning Program
European Network of Social and Emotional Competencies (Budapeste, Hungria)
2019/07/14 Efeitos da transição para o 2º ciclo sobre o envolvimento dos alunos em Bullying
Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (Salamanca, Espanha)
2019/07/12 The importance of school climate during early middle school transition
International School Psychology Association (Basileia, Suiça)
2019/07/10 The differential effectiveness of Social and Emotional Learning programs: Analyzing dosage
International School Psychology Association (Basileia, Suiça)
2019/05/31 Atitude Positiva: 15 Anos de Promoção de Competências Sociais e Emocionais e Prevenção do Bullying
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/05/30 Atitude Positiva: 15 Anos de Promoção de Competências Sociais e Emocionais e Prevenção do Bullying
Universidade Lusíada – Norte (Porto, Portugal)
2019/02/28 Social and Emotional Learning in Portugal: Evolution and Current Issues (Symposium: International School Psychology: Contemporary Issues in School Psychology Internationally) NASP 2019 Annual Conference
National Association of School Psychologists (Baltimore, Estados Unidos)
2018/10/27 Cyberbullying: How is it similar or different from bullying? 4th International Symposium of School Psychology in Crete, Greece
University of Crete (Rethymno, Grécia)
2018/09/15 Validação de uma forma reduzida do Questionário de Comportamentos de Bullying e Cyberbullying
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/09/15 Diferenças nas Competências Sócio-Emocionais em função da participação em Bullying e Cyberbullying 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/09/15 Evolução das Competências Sócio-Emocionais em função da participação em Bullying e Cyberbullying 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/09/15 Promovendo o sucesso escolar na transição para o 2º ciclo: Procurando as soluções mais eficazes. . .
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/08/29 Promoting school success in the transition from elementary to middle school. EARLI SIG 18/23 2018 Conference
European Association for Research on Learning and Instruction (Groningen, Países Baixos)
2018/07/26 Current international issues on social emotional learning
International School Psychology Association (Tóquio, Japão)
2018/07/26 Trajectories of social and emotional competencies according to bullying and cyberbullying roles: A longitudinal multilevel analysis
International School Psychology Association (Tóquio, Japão)
2018/02/15 International School Psychology: Agents of change around the world NASP 2018 Annual Conference
National Association of School Psychologists (Chicago, Estados Unidos)
2017/07/22 Does scheduling influence the effectiveness of SEL programs? An analysis of the comparative effectiveness of integration into school curriculum versus after-school scheduling
International School Psychology Association (Manchester, Reino Unido)
2017/07/22 Promoting school success in the transition from elementary to middle school: Searching for the most effective solutions
International School Psychology Association (Manchester, Reino Unido)
2017/07/20 The social and emotional competencies of bullies and victims: Does class size or pupils¿ sex matter?
International School Psychology Association (Manchester, Reino Unido)
2017/06/20 Current international issues on social emotional learning
International School Psychology Association (Manchester, Reino Unido)
2017/06/08 Does scheduling influences the effectiveness of SEL programs?: An analysis of the comparative effectiveness of integration into school curriculum versus after-school scheduling
European Network of Social and Emotional Competencies (Estocolmo, Suécia)
2017/06/08 Promoting school success in the transition from elementary to middle school: Searching for the most effective solutions
European Network of Social and Emotional Competencies (Estocolmo, Suécia)
2017/06/03 Atitude Positiva – Projeto de aprendizagem SocioEmocional
Instituto Superior da Maia (Maia)
2017/05/05 “Atitude Positiva”: Como promover a consciência social em contexto escolar? : Reflexões e resultados de 13 anos de implementação de programas de Aprendizagem SocioEmocional
Escola das Emoções (Lisboa, Portugal)
2016/10/01 Desenvolvimento e validação do Questionário de Comportamentos de Bullying e Cyberbullying 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2016/10/01 Promovendo uma transição positiva para o 2º ciclo
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2016/09/29 Uma comparação de dois tipos de formato para um Programa de Aprendizagem Socioemocional através da Análise Multinível
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2016/07/23 Promoting school success in the transition from elementary to middle school.
International School Psychology Association (Amsterdão, Países Baixos)
2016/07/23 The effectiveness of a Portuguese Social and Emotional Learning program for middle school students.
International School Psychology Association (Amsterdão, Países Baixos)
2016/07/23 Comparing two Social and Emotional Learning program formats for low middle school
International School Psychology Association (Amsterdão)
2016/07/23 The effectiveness of a Social and Emotional Learning program for Elementary school
International School Psychology Association (Amsterdão, Países Baixos)
2016/07/22 Social and Emotional Learning in Portugal (2001-2015): The Rebranding Years 38th International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (Amsterdão)
2015/11 10 anos a criar Atitude Positiva 3º Encontro Psicologia para Psicólogos
Psicologia para Psicólogos (Lisboa, Portugal)
2015/07/09 The impact of a Social Emotional Learning Program upon middle school students in Portugal 14th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists' Associations (Milão, Itália)
2015/07/09 Comparing two formats for Social and Emotional Learning Programs for 5th and 6th graders 14th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists' Associations (Milão, Itália)
2015/07/08 Combining a SEL program with a social adjustment in middle school transition: Results of seven years of intervention
European Federation of Psychologists' Associations (Milão, Itália)
2015/07/02 Combining a SEL program with a social adjustment in middle school transition: Results of seven years of intervention
European Network of Social and Emotional Competencies (Lisboa)
2015/07/02 A comparison of the effectiveness of two SEL program formats upon low middle school students. 5th European Network of Social and Emotional Competencies
European Network of Social and Emotional Competencies (Lisboa, Portugal)
2015/06/27 School psychology in Portugal: Results from the psychologists census
International School Psychology Association (São Paulo, Brasil)
2015/06/27 Combining a SEL program with a social adjustment in middle school transition: Results of seven years of intervention 37th International School Psychology Association Conference
International School Psychology Association (São Paulo, Brasil)
2015/06/27 A comparison of the effectiveness of two SEL program formats upon low middle school students 37th International School Psychology Association
International School Psychology Association Conference (São Paulo, Brasil)
2014/07 Atitude Positiva I Encontro de Desenvolvimento Infantil e Juvenil do Oeste - "Conhecer para Agir", Torres Vedras
Câmara Municipal de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2014/07 O impacto da crise no psicólogo Tertúlia da Direção Regional Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Direção Regional Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Viseu, Portugal)
2014 Perfil de atribuições do Psicólogo em contexto escolar IX Congresso Iberoamericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 "Atitude Positiva": 10 anos de desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º, 2º e 3º ciclo IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericano de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 O impacto de um programa de aprendizagem socioemocional sobre as competências socioemocionais, autoconceito e autoestima de alunos de 4º ano IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federacion IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Promovendo o sucesso na transição para o 2º ciclo: Efetividade de um programa de ajustamento escolar em contexto rural IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Análise de dois formatos de programa para a aprendizagem socioemocional junto de alunos do 2º ciclo IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 O impacto de um programa de aprendizagem socioemocional sobre as competências socioemocionais e autoestima de alunos do 3º ciclo IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Lecionar Psicologia em Portugal: Um papel para os psicólogos IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Projeto "Atitude Positiva": Análise de 10 anos de intervenção IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericano de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Estudo de custo-benefício dos Psicólogos na Educação IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Atitude Positiva I Encontro de Desenvolvimento Infantil e Juvenil do Oeste - "Conhecer para Agir"
Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil (Torres Vedras, Portugal)
2014 The impact of a social and emotional program learning program upon 4th grade student’s social skills, self-concept 36th ISPA Conference
International School Psychology Association (Kaunas, Lituânia)
2014 Promoting success in the transition to middle school in Portugal through the combination of a SEL program with a school adjustment program 36th ISPA Conference
International School Psychology Association (Kaunas, Lituânia)
2014 The impact of a social and emotional learning program upon middle school student’s social and emotional skills 36th ISPA Conference
International School Psychogy Association (Kaunas, Lituânia)
2014 Professional situation of school psychologists in Portugal: Census of Portuguese School Psychologists 36th ISPA Conference
International School Psychology Association (Kaunas, Lituânia)
2014 Censo: Um retrato dos psicólogos em Portugal - apresentação de resultados IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Federação IberoAmericana de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014 Professional Situation of School Psychologists in Portugal NEPES meeting
Network of European Psychologists in the Educational System (Bratislava, Eslováquia)
2013 “Atitude Positiva”: Impact of a Social and Emotional Learning Program on Middle School Student’s Social and Emotional Skills 13th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Stockholm, Suécia)
2013 “Atitude Positiva: 9 anos de Promoção de Competências Socioemocionais no Oeste” Encontro "Ser Psicólogo em Contexto Escolar"
Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2013 Promoting Success in Transition Middle Schools in Portugal: Combining a SEL Program with a School Adjustment Program 13th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Stockholm, Suécia)
2013 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on elementary student’s social and emotional competencies 35th ISPA Conference
International School Psychology International (Porto, Portugal)
2013 “Atitude Positiva”: Impact of a social and emotional learning program on middle school student’s social and emotional competencies 35th ISPA Conference
International School Psychogy Association (Porto, Portugal)
2013 Promoting success in the transition to middle school in Portugal Patrícia Brás (Portugal) 35th ISPA Conference
International School Psychology Association (Porto, Portugal)
2012/03 Projeto Atitude Positiva II Encontro de Psicólogos no Centro Hospitalar de Torres Vedras
Centro Hospitalar de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2012/03 Ordem dos Psicólogos – Sessão de Esclarecimento
Núcleo de Estudantes de Psicologia do Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2012 "Atitude Positiva": Análise de 8 anos de intervenção Congresso Internacional da ANEIS
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
2012 Promoting success in transition to middle school: Combining SEL program with a school adjustment programs in a Portuguese rural setting 34th ISPA Conference
International School Psychology Association (Montreal, Canadá)
2012 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on elementary student’s social and emotional skills 34th ISPA Conference
International School Psychology Association (Montreal, Canadá)
2012 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on middle school student’s social and emotional skills 34th ISPA Conference
International School Psychology Association (Montreal, Canadá)
2012 Projecto "Atitude Positiva": Análise de 6 anos de intervenção 1º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2012 Programa "Transição Positiva": Promovendo o sucesso escolar na transição para o 2º ciclo em meio rural e urbano 1º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2011/03 Psicologia Escolar I Encontro de Psicólogos no Centro Hospitalar de Torres, Torres Vedras
Centro Hospitalar de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2011 Social and emotional learning in Portugal 3rd ENSEC Conference
European Network of Social and Emotional Competences (Manchester, Reino Unido)
2011 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on elementary student’s social and emotional skills 3rd ENSEC Conference
European Network of Social and Emotional Competencies (Manchester, Reino Unido)
2011 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on middle school student’s social and emotional skills 3rd ENSEC Conference
European Network of Social and Emotional Competencies (Manchester, Reino Unido)
2011 Social and Emotional Learning in Portugal: Interventions from kindergarten to college 12th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Istanbul, Turquia)
2011 “Atitude Positiva”: Impact of Five Years of Implementation of a Social and Emotional Learning Program on Elementary Student’s Social and Emotional Skills 12th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Istanbul, Turquia)
2011 “Atitude Positiva”: The impact of a Social and Emotional Learning Program on Middle School Student’s Social and Emotional Skills 12th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Istanbul, Turquia)
2011 Psychology as a Profession in Portugal: Evolution during the Last Two Decades 12th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Istanbul, Portugal)
2010 Estratégias para a promoção do sucesso escolar através do Aprendizagem Socioemocional VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Assocação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2010 Atitude Positiva: O impacto de um programa de aprendizagem socioemocional sobre o auto-conceito, auto-estima e competências sócio-emocionais de alunos de 4º ano VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicoogia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2010 Promovendo o sucesso na transição para a escola de 2º/3º ciclo: Combinando uma programa aprendizagem socioemocional com um programa de ajustamento escolar em contexto rural VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2010 Atitude Positiva: O impacto de um programa de aprendizagem sócio-emocional sobre as competências sócio-emocionais e auto-estima de alunos do 2º e 3º ciclo VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2010 Strategies for promoting school success through Social and Emotional Learning 32nd ISPA Conference
International School Psychology Association (Dublin, Irlanda)
2010 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on elementary student’s self-concept and social skills 32nd ISPA Conference
International School Psychology Association (Dublin, Irlanda)
2010 Promoting school success in the transition to middle school within a rural setting 32nd ISPA Conference
International School Psychology Association (Dublin, Irlanda)
2010 “Atitude Positiva”: The impact of a social and emotional learning program on middle school student’s self-concept and social skills 32nd ISPA Conference
International School Psychology Association (Dublin, Irlanda)
2009 Strategies for promoting school sucess through Social and Emotional Learning 1st International Conference of Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 The influence of place of residence and gender on the self-concept and social skills of Portuguese middle school students 1st International Conference of Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Positive Attitude: The impact of a social and emotional program learning program upon 4th grade student’s social skills, self-concept and self-esteem 1st International Conference of Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Promoting success in transition to middle school: Combining social and emotional learning programs with school adjustment programs in a Portuguese rural setting 1st International Conference of Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Positive Attitude: The impact of a social and emotional program learning program upon middle school student’s social skills, self-concept and self-esteem 1st International Conference of Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Strategies for promoting school success through social and emotional learning 11th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Oslo, Noruega)
2009 Positive attitude: The impact of a social and emotional program learning program upon 4th grade 11th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Oslo, Noruega)
2009 Promoting success in transition to middle school: Combining social and emotional learning programs 11th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Oslo, Noruega)
2009 Social and Emotional Learning in Portugal: Positive Attitude - The impact of a SEL Program II Congreso Internacional de Inteligencia Emocional
Fundación Marcelino Botin (Santander, Espanha)
2008/11 Promoção do sucesso escolar na transição do 1º para o 2º ciclo: Apresentação de um programa de ajustamento social e escolar em contexto rural 2º Seminário da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Strategies for promoting school sucess through Social and Emotional Learning in Portugal 30th ISPA Congress
International School Psychology Association (Utrecht, Países Baixos)
2008 Positive Attitude: The impact of a social and emotional program learning program upon student´s social skills, self-concept and self-esteem 30th ISPA
International School Psychology Association (Utrecht, Países Baixos)
2008 Promoting sucess in the transition to middle school: Combining social and emotional learning programs with school adjustment programs in a Portuguese setting 29th International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science (Berlin, Alemanha)
2008 Promoting sucess in the transition to middle school: Combining social and emotional learning programs with school adjustment programs in a Portuguese setting 30th ISPA Congress
International School Psychology Association (Utrecht, Países Baixos)
2007 The influence of place of residence and gender on the Self-Concept and Social Skills of Portuguese middle school students 10th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Association (Praga, República Checa)
2007 Positive Attitude: The impact of two social and emotional learning programs on social skills 10th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Praga, República Checa)
2007 Positive Attitude: The impact of two social and emotional learning programs on self-concept and self-esteem 10th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Associations (Praga, República Checa)
2007 Project “Atitude Positiva”: An analysis of the first two years 29th International School Psychology Association Colloquium
International School Psychology Association (Tampere, Finlândia)
2007 Positive Attitude: The impact of two social and emotional learning programs on self-concept and self-esteem 29th International School Psychology Association Colloquium
International School Psychology Association (Tampere, Finlândia)
2007 Positive Attitude: The impact of two social and emotional learning programs on social skills 29th International School Psychology Association
International School Psychology Association (Tampere, Finlândia)
2007 O papel do psicólogo nas transições de ciclo Jornadas de Psicologia
Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António, Portugal)
2007 Contributos dos psicólogos para o sucesso escolar 2ªs Jornadas de Educação
Câmara Municipal de Barcelos (Barcelos, Portugal)
2006 Attributional Style and it’s relation with self-esteem: studies with Portuguese and Slovenian top athletes 26th International Congress of Applied Psychology
International Association of Applied Psychology (Atenas, Grécia)
2005 Attributional Style and it’s relation to self-esteem: a study with Portuguese and Slovenian top athletes 9th European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Association (Granada, Espanha)
2004/05/18 Dinâmica de grupos II Ciclo de Workshops do Núcleo de Psicologia Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte
Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (Paredes, Portugal)
2004 The creation of the multimedia version of Accessible Cities Seminário de Avaliação do Projecto Requal
Projecto Requal (Setúbal, Portugal)
2004 Evolução do número de licenciados em Psicologia: Consequências e desafios para a empregabilidade dos psicólogos A empregabilidade dos psicólogos - 2ªs Jornadas da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos
Associação Pró-Ordem dos Psicólogos (Porto, Portugal)
2004 O Diploma Europeu dos Psicólogos e a evolução do número de licenciados em Psicologia formados em Portugal
Núcleo de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte (Gandra, Portugal)
2003 Um país de psicólogos 1ª Jornadas da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos
Associação Pró-Ordem dos Psicólogos (Lisboa, Portugal)
2002 Apresentação do Guia do Ensino da Psicologia em Portugal e do Diploma Europeu de Psicologia 2º Ciclo Nacional de Conferências da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (Coimbra, Portugal)
2002 Diploma Europeu dos Psicólogos: Consequências para a prática e formação 2º Ciclo Nacional de Conferências da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (Almada, Portugal)
2002 Apresentação do Guia do Ensino da Psicologia em Portugal e do Diploma Europeu de Psicologia 2ª Ciclo Nacional de Conferências da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (Évora, Portugal)
2001 Psicologia do Desporto: Evolução em Portugal e sua articulação com outras áreas da Psicologia 14º Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (Mira, Portugal)
1999 Social exclusion in schools XIII EFPSA Congress
European Federation of Psychology Students Associations (Tróia, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/02/01 - 2023/11/25 A relação entre o Nível Socioeconómico e os Comportamentos Assumidos nas Situações de Bullying
Orientador de Cláudia Inês Ferreira
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/02/01 - 2023/11/25 O autoconceito e a autoestima contribuem para o fenómeno de (cyber)bullying e comportamentos de vitimização?
Orientador de Ana Carolina Bóia Santos
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/02/01 - 2023/11/12 Competências socioemocionais e nível socioeconómico: Estudo diferencial com alunos do 3ºCEB”, submetida em novembro de 2023, com a classificação de 18 valores. Universidade Lusíada – Norte
Orientador de Joana Lisa Vara
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09/01 - 2022/11 A relação entre as competências de literacia emergente e o desempenho na leitura, num contexto de ensino à distância
Orientador de Anabela Cunha Caetano Mendes
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09/01 - 2022/11 A relação entre a fluência de leitura e a autoestima em alunos do 3º ano do 1º CEB 
Orientador de Ana Raquel Cruz Moura
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/03/26 - 2021/05/10 A relação entre rendimento escolar, competências socioemocionais e hábitos de estudo
Orientador de Ana Manuela Martins Ferreira Peixoto Coelho
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/03/26 - 2021/03/28 A relação entre as Competências Socioemocionais e as Estratégias de Coping em adolescentes
Orientador de Cátia Sofia de Sousa Fileno
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/03/26 - 2021/02/12 Estudos Psicométricos para Construção de um Questionário que avalia o Clima Escolar por parte dos Professores
Orientador de Joana Gonçalves de Sousa Pires
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/03/26 - 2021/01/12 A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
Orientador de Catarina de Almeida Care
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02/01 - 2023/06/20 X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica (2023/06/19 - 2023/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2012/07/15 - 2013/07/20 35th ISPA Congress: The future of scool psychology services: Linking creativity and children's needs (2013/07/17 - 2013/07/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
International School Psychology Association/Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2008 - 2008 Promoção do Sucesso Educativo
Simpósio (Outra)
AAA FPCE UL, Portugal
2007 - 2007 Bullying, violência e agressividade em contexto escolar
Simpósio (Outra)
AAA FPCE UL, Portugal
2004 - 2004 A empregabilidade dos psicólogos - 2ªs Jornadas da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos
Encontro (Outra)
Associação Pró-Ordem dos Psicólogos, Portugal
1999 - 1999 Colóquio "A Relação Pedagógica como factor de sucesso escolar"
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
1999 - 1999 XIII European Federation of Psychology Students Association Congress
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
1998 - 1998 Novas Abordagens em Psicologia
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Estudantes da FPCE-UL, Portugal
1997 - 1997 2ª Fórum de Psicologia da AE FPCE-UL
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1996 - 1996 1º Fórum de Psicologia da AE FPCE-UL
Seminário (Outra)
AE FPCE-UL, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/02/01 - 2018/07/28 40th Annual Conference of the International School Psychology Association Tóquio, Japão
2016/03/01 - 2016/07/23 38th Annual Conference of the International School Psychology Association Amsterdão, Holanda

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/09/01 - Atual Journal of Youth and Adolescence Springer
2022/09/01 - Atual Social and Emotional Learning: Research, Practice, and Policy (2773-2339) Elsevier
2020/01/01 - Atual Contemporary Educational Psychology (0361-476X) Elsevier
2016/01/01 - Atual School Psychology International ( 0143-0343) Sage
2015/01/01 - 2020/12/31 Journal of Relationships Research (1838-0956) Cambridge University Press
2001/07/01 - 2003/12/31 Revista Universitária de Psicologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/02/01 - Atual Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/03/15 - Atual Dissertação em Psicologia da Educação Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09/15 - Atual Motivação e Aprendizagem Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/02/15 - Atual Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/09/15 - 2021/07/18 Psicologia da Aprendizagem Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/02/01 - 2020/07/16 Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Situação Profissional dos Psicólogos Especialização (Curso médio) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/06/01 - Atual International Association of Applied Psychology Membro
2010/04 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2009/06 - Atual Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa
2008/07 - Atual International School Psychology Association
2006/11 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia
2002/04 - 2010/02 Associação Pró-Ordem dos Psicólogos
2001/04 - 2003/04 European Federation of Psychology Students Association

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/03/01 - 2016/07/23 Membro do Comité Científico Internacional. Revisão, seleção e organização temática de trabalhos a serem apresentados na 38th Annual Conference of the International School Psychology Association International School Psychology Association, Países Baixos