Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vitor Manuel Carneiro Lemos
Nomes de citação
- Lemos, Vitor
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F917-81D0-3FA0
- ORCID iD
- 0000-0003-2842-4027
Telefones
- Telemóvel
-
- 934674537 (Pessoal)
Moradas
- Rua Leite de Vasconcelos, 84 - 5 esq, 1170-200, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)
Websites
- ocantodobode.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/10 - 2020/07
Concluído
|
A personagem como exercício de diferença: perspectivas para as ações físicas de Stanislávski. (Pós-doutoramento)
Especialização em Discursos críticos nas artes Performativas
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
Aprovação positiva |
2019
Concluído
|
Literatura (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2012/03 - 2016/03/16
Concluído
|
Doutorado em Letras (Doktor (PhD))
Especialização em Literatura, Cultura e contemporaneidade
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Grau máximo |
1997/03 - 2000/09/20
Concluído
|
Mestrado em Teatro (Master)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Gracias Señor: análise de uma proposta para a atuação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Grau máximo |
1993/03 - 1996/12
Concluído
|
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Jornalismo
Faculdades Integradas Hélio Alonso, Brasil
|
|
1985/03 - 1987/12
Frequentou
|
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/05 - 2019/07/04 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2018/09 - 2019/07 | Assistente (Docente Universitário) | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal | ||
2014/01 - 2016/11 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Cândido Mendes, Brasil |
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil | ||
2011/07 - 2015/01 | Assistente (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio, Brasil | ||
2004/03 - 2013/12 | Assistente (Docente Universitário) | Centro Universitário da Cidade, Brasil |
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade, Brasil | ||
2012 - 2012 | Assistente (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Curso de pós graduação em Literatura, Artes e Pensamento Contemporâneo da PUC-Rio, Brasil | ||
2009/03 - 2010/12 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Departamento de Interpretação, Brasil | ||
2003 - 2003 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Escola de Artes da UERJ, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Coordenador de Curso | Universidade Cândido Mendes, Brasil |
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil | ||
2004 - 2013 | Coordenador de Curso | Centro Universitário da Cidade, Brasil |
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/11/01 - Atual | Docente | Academia Mundo das Artes, Portugal |
2019 - Atual | Investigador Integrado a centro de estudos | Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2017/06 - Atual | Docente no ensino técnico profissional | Inimpetus Escola de Atores, Portugal |
Inimpetus Escola de Atores, Portugal | ||
2017/09 - 2018/08 | Docência no Ensino Profissional | Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Portugal |
Curso de Artes do espetáculo do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Portugal | ||
2016/10/01 - 2017/07/31 | Professor no Ensino Profissional | Chapitô, Portugal |
Escola Profissional de Artes e Ofícios do espetáculo, Portugal | ||
1995/08 - 2013/12 | Docente no ensino técnico profissional | Centro Universitário da Cidade, Brasil |
Curso de Formação de Atores, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/02/18 | re.par.ar & a.par.tir de Entoar o corpo sensível. Residência orientada por Simioni (LUME) e Brodt (AMOK). Conversa performativa entre Tiago Porteiro e Vitor Lemos. | XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
LUME-UNICAMP (Campinas, Brasil)
|
2020/12/16 | A ação física de Stanislávski no exercício de diferença. |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/12/11 | O processo de criação do ator/atriz como exercício de "diferença". | Unsafe conversations series
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/24 | AULA DE TEATRO: AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM ENCONTRO ONLINE | Webinário Cesgranrio
Faculdade Cesgranrio (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/10/29 | Demonstração pública de trabalho do estúdio de atores O CANTO DO BODE | Demonstração de trabalho
Hangar Espaço Cultural (Lisboa, Portugal)
|
2020/07/22 | A palavra no corpo performativo | 9a. Raias Poéticas
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Fam, Portugal)
|
2016 | As ações físicas de Stanislávski na poética do ator contemporâneo | Seminário Stanislávski
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2012 | A Personagem como Figura: uma perspectivas das ações físicas de Stanislávski a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon | VII Congresso da Abrace
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
|
2009 | Primeira Semana de Ensino de Teatro | Teatro e formação do ator
Departamento de Licenciatura teatral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2008 | O papel da universidade na invenção de novos mercados | I seminário de ensino em teatro
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2008 | Linguagens artísticas e seus métodos | Encontro regional sudeste dos cursos superiores de formação de atuantes cênicos
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2007 | A memória no trabalho do ator | III Seminário arte e ciência na boca de cena
Museu da Vida - Fiocruz (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2005 | Arte e mercado | Ensaios multiartes
Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2003 | A deglutição de Stanislávski no Teatro Oficina | III Congresso da ABRACE
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
2001 | Nelson Rodrigues e Vestido de Noiva | Nelson Rodrigues e Vestido de Noiva
Universidade Católica de Petrópolis (Petrópolis, Brasil)
|
2001 | Gracias Señor: método ou folia poética? | Congresso da Abrace
Universidade Federal da Bahia (Salvador)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02 - 2023/12/11 | Encontro Teatral Nós e Eles: mais uma abordagem da cena na busca pelo espectador dramaturgo
Orientador de Manoel José Prazeres
|
Artes Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/02 - 2023/12 | Encontro Teatral Nós e Eles: mais uma abordagem da cena na busca pelo espectador dramaturgo.
Orientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/06 - 2024/07/06 | Abordagem Somático-Performativa Intermodalidade e pesquisa contracolonial. Imersão com Ciane Fernandes (UFBA/Salvador). (2024/07/06 - 2024/07/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2024/05/06 - 2024/05/06 | A noção (grotowskiana) de contato em sala de aula de atuação: “mais do menos eu”. Conferência de Tatiana Motta Lima (Unirio/Rio
de Janeiro). (2024/05/06 - 2024/05/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2024/05/02 - 2024/05/05 | Para que não esqueçamos nossa descendência de criança: co-existência, co-movência, e particip-ação. Laboratório intensivo
com Tatiana Motta Lima (UNIRIO/Rio de Janeiro). (2024/05/02 - 2024/05/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2024/02/24 - 2024/02/25 | Agama-Fo: criação, performance e dança contemporânea transcultural. Workshop com Anani Sanouvi. Com participação online de
Thomas F. DeFrantz (Northwestern University) (2024/02/24 - 2024/02/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2023/10/25 - 2023/10/30 | Encontros Internacionais AGIR NA VIDA, AGIR NA CENA, AGIR NO MUNDO. Coordenação: Matteo Bonfitto. Evento organizado numa parceria
do CET/FLUL, NEHUM/UMINHO e CHAIA/UEVORA. Convidados: Eleonora Fabião (UFRJ) e Jorge Larrosa (Universidade de Barcelona).
(2023/10/25 - 2023/10/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023/07/21 - 2023/07/22 | "Incursões Surrealistas": workshop, partilha de processos e desmontagem. Evento organizado em parceria com o Performa Teatro
(São Paulo) e a Cia de Danças de Diadema (São Paulo) (2023/07/21 - 2023/07/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2023/05 - 2023/05 | O que provoca no corpo a palavra? Workshop com Jacyan Castilho (2023/05 - 2023/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2022/09 - 2022/09 | Laboratórios Nômades: corpo, voz e soma. Workshop com os Cross Pollination (2022/09 - 2022/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2022/03/26 - 2022/03/27 | Workshop/encontro O GESTO SENSÍVEL NA CRIAÇÃO DO ATOR E DA ATRIZ. Nele, foram apresentadas e trabalhadas algumas das abordagens
e métodos de criação investigados pela Cia. do Caminho Velho (Brasil) e pelo O Canto do Bode (Portugal) no contexto alargado
de investigação sobre (e através de) a criação teatral. (2022/03/26 - 2022/03/27)
Encontro
|
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2022/03/26 - 2022/03/27 | O gesto sensível na criação do ator e da atriz: pela Cia. do Caminho Velho (Brasil) num encontro com O Canto do Bode (Portugal).
Práticas de encontro. Workshop da companhia brasileira com a partilha de práticas com o estúdio de atuação português. (2022/03/26 - 2022/03/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2021/07/12 - 2021/07/12 | Foco no ator/atriz-performer. Conferência com o ilumiador Prof. Dr. Renato Machado (PUC/RIO e UEVORA) (2021/07/12 - 2021/07/12)
Conferência
|
O Canto do Bode - estúdio de atuação, Portugal Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2019/08/12 - 2019/08/16 | Diálogos para o ator II: Espaço de experimentação e debate a partir de questões em torno do ator na cena contemporânea. Voltado
para artistas e estudantes das artes performativas. Foram 5 dias de atividades, sendo cada um deles reservado a um tema/questão
em torno da atuação apresentado por um artista proponente. O evento contou ainda com uma mesa (tema: os desafios do ator hoje)
e 3 palestras de atores apresentando tópicos sobre seus processos de criação em espetáculos recentes. (2019/08/12 - 2019/08/16)
Encontro (Coorganizador)
|
Estudos em Companhia: investigação e residências artísticas, Brasil |
2019/06/06 - 2019/06/06 | Organização da palestra seguida de workshop com Nara Keiserman. Tema: princípios e procedimentos artístico-pedagógicos da
investigação Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, com ênfase na etapa atual, Teatro e Espiritualidade.
Demonstração cênica, em que a investigadora performa textos inspirados no pensamento filosófico oriental hinduísta e de autores
como Caio Fernando Abreu, Sílvia Nakkack, Swami Muktananda e Laurie Anderson, alternados com a entoação de mantras e cantos
da tradição afro-brasileira. (2019/06/06 - 2019/06/06)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2019/02/04 - 2019/04/08 | Diálogos para o ator I: Espaço de experimentação e debate a partir de questões em torno do actor na cena contemporânea. Voltado
para artistas e estudantes das artes performativas. Foram 5 dias de atividades, sendo cada um deles reservado a um tema/questão
em torno da actuação apresentado por um artista proponente. (2019/02/04 - 2019/02/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Estudos em Companhia: investigação e residências artísticas, Brasil |
2015 - 2015 | II UCAM de portas abertas: workshops de teatro oferecidos gratuitamente durante uma semana. (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Cândido Mendes, Brasil |
2014/04 - 2014/04 | Conferência com Aderbal Freire-Filho (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2014 - 2014 | Conferência "Em Companhia de Horses Hotel" com Alex Cassal e Ana Kutner. (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2014 - 2014 | Conferência: "Em Companhia de Como é Cruel Viver Assim" com Marcelo Valle e Guilherme Piva (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2014 - 2014 | A Nobre Arte do palhaço. Conferência com Marcio Libar (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2014 - 2014 | Conferência com Marilia Pera (2014/09 - 2014/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2014 - 2014 | Conferência "Luiz Carlos Ripper: para além da cenografia" de Heloisa Lyra Bulcão. (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil |
2006 - 2006 | ATO BRECHT: Conferências e apresentação de trabalhos a partir da obra de Bertold Brecht em memória do primeiro cinquentenário
da morte do dramaturgo (2006 - 2006)
Outro (Coorganizador)
|
Grupo A.R.Te, Brasil |
2004 - 2004 | 30 anos sem Vianinha: ciclo de leituras dramatizadas das obras de Odivaldo Viana Filho em memória aos 30 anos da morte do
dramaturgo. (2004 - 2004)
Outro (Coorganizador)
|
Grupo A.R.Te, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Salão em Três Atos. Participação na mesa de conversa “Qual a realidade do ensino superior artístico, universitário e politécnico?”
Ciclo organizado pelo CENDREV e o Teatro Garcia de Resende.
Encontro
|
|
2023 - 2023 | Apresentação do livro “Sexualidades na Arte: a cena obscura”, de Bruno Schiappa.
Outro
|
|
2022/02/15 - 2022/02/18 | Workshop "Entoar o corpo sensível". Residência artística dedicada ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atores-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais | ENTOAR O CORPO SENSÍVEL - Residência artística
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Lume Teatro, Brasil |
2022/02/15 - 2022/02/18 | XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
Simpósio
|
XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
UNICAMP Centro de Hematologia e Hemoterapia, Brasil
Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2021/08/18 - 2021/08/18 | Participação em mesa de lançamento do livro “A dramaturga do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil” de Andréa Stelzer. Organização Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Evento on-line (2021) |
Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/07/28 - 2021/07/28 | 53º Festival de Inverno UFMG organizado pela Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais.
Outro
|
A cena como lugar de acontecimentos e confluências.
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2020/11/27 - 2020/11/27 | Conferência "Possíveis contribuições do pensamento de Stanislávski para o teatro contemporâneo".
Conferência
|
Possíveis contribuições do pensamento de Stanislávski para o teatro contemporâneo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2017/01/18 - 2017/01/18 | Simpósio "Formação de Professores e Inclusão"
Simpósio
|
Simpósio Inclusão 2017
Associação Nacional de Docentes em educação Especial, Portugal
|
2017 - 2017 | Sábado pedagógico
Encontro
|
A Avaliação como fonte de conhecimento e impulso para conhecer
Movimento da Escola Moderna, Portugal
|
2016/09/02 - 2016/09/02 | Ouvinte no Seminário Stanislávski
Seminário
|
Seminário Stanislávski
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015/10/31 - 2015/10/31 | Participação em mesa de discussão integrante do Festival Passeio Em Cena. Grupos de diferentes regiões da metrópole fluminense
ocuparam os jardins do Passeio Público com peças infantis e adultas, circo, contação de histórias, performances, debates e
uma oficina de construção dramatúrgica a partir de elementos da cidade.
Encontro
|
Experiências e olhares sobre a produção teatral na metrópole fluminense
Coletivo Peneira, Brasil
|
2011 - 2011 | Mesa sobre o tema "O papel da universidade no pensamento crítico".
Encontro
|
I Encontro Questão de Crítica
Questão de Crítica, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/18 | A relação teatro-comunidade na perspectiva da Boutique da Cultura
Arguente principal
|
Luiz Fernando Guarnieri (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/04/11 | “Desconstrução do movimento ligado ao processo de criação de personagem”
Arguente
|
Sara Raquel Moreno Ramos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/03 | O trabalho do ator e a dramaturgia: base para uma futura sistematização da prática na Cia do Caminho Velho
Arguente
|
Alex Sérgio de Araújo (Mestrado)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Brasil
|
2021 | Juri de Defesa da dissertação "¿Processo criativo de encenação de um texto de H. Ibsen: para uma exploração física das dinâmicas
relacionais e características expressivas da sua dramaturgia"¿. Orientação do Prof. Dra. Graça Correa.
Arguente principal
|
Martim Mesquita Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2020/05/25 | DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM POÉTICAS PERFORMATIVAS: A CONSTRUÇÃO DA SUBPARTITURA DO ATOR
NO ESPETÁCULO O DIÁRIO DE GENET
Arguente principal
|
RAFAEL MEDRADO GUIMARÃES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2020 | Suplente em banca de defesa da Tese “Performar a forma: reflexões sobre processos de atuação no teatro de Robert Wilson”.
Orientação: Profa. Dra. Tatiana Motta Lima. Doutorado em Teatro.
Arguente
|
Raphael Vianna Coutinho (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019/06/26 | Defesa da dissertação de Mestrado "A potência do yoga no sistema Stanislávski na preparação do ator e na criação da personagem".
Arguente
|
Almir de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2006 | Defesa de monografia O TEATRO DANÇA DE PINA BAUSCH: BERTOLD BRECHT E A CENA CONTEMPORÂNEA. Trabalho de conclusão de curso
de pós-graduação lato sensu com vista a obtenção do título de Especialista em Dança.
Arguente
|
Andrea Alves Buenes (Outro)
Centro Universitário da Cidade, Brasil
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - 2016 | Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do estudante (GE) 2016
Avaliador
|
Editora Abril, Brasil | |
2012 - 2012 | ELABORAÇÃO DE 160 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS, SENDO 80 QUESTÕES PARA A PROVA DE ARTES CÊNICAS E 80 QUESTÕES PARA A PROVA DE LITERATURA DRAMÁTICA. | Prefietura Municipal de Rio das Ostras, Brasil | |
2008 - 2008 | MEMBRO DA BANCA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA DO VESTIBULAR DA UFSJ
Avaliador
|
Universidade Federal de São João Dell´Rey, Brasil | |
2007 - 2007 | PRÊMIO ANGÉLICA DAHER DE FOMENTO AO TEATRO
Avaliador
|
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS, Brasil | SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - 2024/07 | Oficina de Teatro I | Licenciatura em Teatro | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Dramaturgia do texto e da cena | Dramaturgia do texto e da cena (Licenciatura) | |
2023/08 - 2024/01 | Dramaturgias | Teatro (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2023/09 - 2023/12 | Dramaturgias | Mestrado em Teatro | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2023/09 - 2023/12 | Dramaturgia do texto e da cena | Licenciatura em Teatro | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Oficina de Teatro I | Licenciartura em Teatro | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Oficina de Teatro I | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Dramaturgia Aplicada II | Teatro (Mestrado integrado) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Práticas dramatúrgicas | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2021/09 - 2021/12 | Dramaturgia aplicada I | Teatro (Mestrado integrado) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2021/09 - 2021/12 | Seminário especializado de investigação | Teatro (Mestrado integrado) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Oficina de Teatro I | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Oficina de Teatro I | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/02/05 - 2019/07/04 | Oficina de Teatro I | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Criação contemporânea: performance | Artes Performativas (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Teorias da Arte Teatral | Artes Performativas (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Atualizando as ações físicas de Stanislávski - módulo 2 | (Outros) | ACT - Escola de atores, Portugal |
2018/09 - 2018/12 | Teoria e Prática da Performance | Artes Performativas (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Atualizando as ações físicas de Stanislávski - módulo 1 | (Outros) | ACT - Escola de atores, Portugal |
2015 - 2015 | Actualizando as ações físicas para uma atuação política na contemporaneidade | Teatr XL, Polónia | |
2015 - 2015 | Ação como realização de corpos | Teatr XL, Polónia | |
2015 - 2015 | Atualizando as Ações Físicas de Stanislávski | ||
2012 - 2012 | Literatura e outras áreas | Curso de Pós graduação lato senso em Literatura, artes e pensamento contemporâneo (Postgraduate Certificate) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
2005 - 2005 | O Vazio e a ação Física. Curso para atores. | O Vazio e a Ação Física | SESC -Serviço Social do Comércio (Petrópolis=, Brasil |
2002 - 2002 | Curso de reciclagem para os professores de teatro da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. | Arte Moderna - Direção | Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Participação em banca examinadora de qualificação de mestrado de Carolina Alves de Brito Lopes Oliveira. Título do projeto de dissertação: O teatro e as metamorfoses das pessoas e das sociedades: uma auto etnografia na Cia do Caminho Velho. Orientação: Profª. Drª. Marta Denise da Rocha Jardim | Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Brasil |
Distinções
Prémio
2011 | Prêmio Montagem cênica |
2006 | Melhor Iluminação
Festival do Rio, Brasil
|
1990 | Prêmio Especial do Júri pela pesquisa, proposta e realização de Ópera dos Vivos
Festival de Teatro de Resende, Brasil
|