???global.info.a_carregar???
Vitor Manuel Carneiro Lemos. Completed the Doutoramento in Literatura in 2019 by Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Doktor (PhD) in Doutorado em Letras in 2016/03/16 by Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Master in Mestrado em Teatro in 2000/09/20 by Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro and Bachelor in Comunicação Social in 1996/12 by Faculdades Integradas Hélio Alonso. Is Researcher in Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Docente no ensino técnico profissional in Inimpetus Escola de Atores, Docente in Academia Mundo das Artes and Investigador Integrado a centro de estudos in Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro. Published 9 articles in journals. Has 2 section(s) of books and 1 book(s). Organized 23 event(s). Participated in 12 event(s). Supervised 2 MSc dissertation(s). Has received 3 awards and/or honors. Works in the area(s) of Humanities with emphasis on Arts with emphasis on Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy). In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Atuador; Te-ato; Teatro Oficina; Teatro Político; Performance e sexualidade; Alteridade; Atuação contemporânea; Improvisação; Subjetividade; Ações físicas; Experiênca; Modos de subjetivação; Poéticas de atuação; Stanislávski; Drama; Teatralidades contemporâneas; Ativismo estético; Performance; praticas contemplativas; Teatro e espiritualidade; Dança contemporânea; Pina Bauch; Brecht; Performance política; Ações Físicas; Teatro; Direção teatral; Ator; Processos de criação; Encenação; Vazio; Peter Brook; Ação Física; Dramaturgia; Análise de texto; Literatura dramática; Atuação; Poética da performance; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Manuel Carneiro Lemos

Nomes de citação

  • Lemos, Vitor

Identificadores de autor

Ciência ID
F917-81D0-3FA0
ORCID iD
0000-0003-2842-4027

Telefones

Telemóvel
  • 934674537 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Leite de Vasconcelos, 84 - 5 esq, 1170-200, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

  • ocantodobode.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau Classificação
2018/10 - 2020/07
Concluído
A personagem como exercício de diferença: perspectivas para as ações físicas de Stanislávski. (Pós-doutoramento)
Especialização em Discursos críticos nas artes Performativas
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Aprovação positiva
2019
Concluído
Literatura (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/03 - 2016/03/16
Concluído
Doutorado em Letras (Doktor (PhD))
Especialização em Literatura, Cultura e contemporaneidade
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grau máximo
1997/03 - 2000/09/20
Concluído
Mestrado em Teatro (Master)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Gracias Señor: análise de uma proposta para a atuação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grau máximo
1993/03 - 1996/12
Concluído
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Jornalismo
Faculdades Integradas Hélio Alonso, Brasil
1985/03 - 1987/12
Frequentou
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/05 - 2019/07/04 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2018/09 - 2019/07 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2014/01 - 2016/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade Cândido Mendes, Brasil
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2011/07 - 2015/01 Assistente (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio, Brasil
2004/03 - 2013/12 Assistente (Docente Universitário) Centro Universitário da Cidade, Brasil
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade, Brasil
2012 - 2012 Assistente (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Curso de pós graduação em Literatura, Artes e Pensamento Contemporâneo da PUC-Rio, Brasil
2009/03 - 2010/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Departamento de Interpretação, Brasil
2003 - 2003 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Escola de Artes da UERJ, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2016 Coordenador de Curso Universidade Cândido Mendes, Brasil
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2004 - 2013 Coordenador de Curso Centro Universitário da Cidade, Brasil
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/01 - Atual Docente Academia Mundo das Artes, Portugal
2019 - Atual Investigador Integrado a centro de estudos Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/06 - Atual Docente no ensino técnico profissional Inimpetus Escola de Atores, Portugal
Inimpetus Escola de Atores, Portugal
2017/09 - 2018/08 Docência no Ensino Profissional Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Portugal
Curso de Artes do espetáculo do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Portugal
2016/10/01 - 2017/07/31 Professor no Ensino Profissional Chapitô, Portugal
Escola Profissional de Artes e Ofícios do espetáculo, Portugal
1995/08 - 2013/12 Docente no ensino técnico profissional Centro Universitário da Cidade, Brasil
Curso de Formação de Atores, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Lemos, Vitor. "A Tarefa na criação de Ações Físicas: perspectivas a partir da prática do Encontro.", Cadernos de registro Macu, 2021
Artigo em jornal
  1. Lemos, Vitor. "Vitor Lemos fala sobre "O futuro por metade".", Globo.com, 2012, Teatro, http://redeglobo.globo.com/globoteatro/artigos/noticia/2013/09/artigo-vitor-lemos-fala-sobre-o-projeto-o-futuro-por-metade.html.
  2. Lemos, Vitor. "Gracias Señor e o ator sem personagem.", Diário Comercial, 1999
Artigo em revista
  1. Vítor Lemos. "Política e ética em manifestações poéticas e estéticas das sexualidades". Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural (2023): https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p173.
    10.30620/pdi.v13n3.p173
  2. Lemos, Vitor. "Tão difícil seguir por não ter onde ir: notas sobre uma prática para a atuação como exercício de diferença". Ensaios Abertos sobre Atuação. 5 (2023):
    Publicado
  3. Lemos, Vitor. "Política e ética em manifestações poéticas e estéticas das sexualidades". Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural 13 3 (2023): https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/issue/view/v13n3.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3
  4. Porteiro, Tiago. "A.par.tir da Residência de criação Entoar o corpo sensível: diálogo epistolar entre Vitor Lemos e Tiago Porteiro". Urdimento: Revista de estudos em artes cênicas 1 43 (2022): 1-35. https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21559.
    Publicado
  5. Vitor Lemos; Tiago Mora Porteiro. "A.part.tir da Residência de criação Entoar o corpo sensível: diálogo epistolar entre Vitor Lemos e Tiago Porteiro". Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas (2022): https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0103.
    10.5965/1414573101432022e0103
  6. Lemos, Vitor. "A prática de "nadear": notas sobre uma investigação da Ação no "exercício de diferença"". Sinais de Cena 3º série 1 (2022): 103-120. http://dx.doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0007.
    Publicado • 10.51427/cet.sdc.2022.0007
  7. Lemos, Vitor. "As ações físicas de Stanislávski na poética do ator contemporâneo". Sinais de Cena (2020):
    No prelo
  8. Lemos, Vitor. "Partidas, para onde este bilhete me leva?: alteridade e atuação contemporânea". Revista de Comunicação e Linguagens (2019):
    Publicado
  9. Lemos, Vitor. "Gracias Señor. apontamentos sobre a liberação sexual numa proposta de ativismo estético-revolucionário". MST-manifestações de sexualidade no teatro (2019): http://mst.estudosteatro.pt/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lemos, Vitor. "VAMOS VER COMO VOCÊ VAI ACORDAR AMANHÃ". In CENAS DE CONFINAMENTO, 294-310. Belo Horizonte, Brasil: Edições CPMT, 2020.
    Publicado
  2. Lemos, Vitor. "Debate com Luiz Arthur Nunes". In Vestindo Nelson, 17-42. Rio de Janeiro, Brasil: Francisco Alves, 2006.
    Publicado
Livro
  1. Lemos, Vitor; Manoel Prazeres; Filomena Chiaradia; Camila Moreira; Helena Varvaki; Monnica Emilio; João Avelino; Ana Achcar. Chá das 3: Investigação, criação e memórias. Rio de Janeiro, Brasil: Livros Ilimitados e Another hot brand. 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lemos, Vitor. "Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislávski". Doutoramento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016. http://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1211754_2016_completo.pdf.
  2. Lemos, Vitor. "Gracias Señor: análise de uma proposta para a atuação". Mestrado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2000.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Bodas de Sangue. 2024.
Guião
  1. O LUGAR MAIS ERMO DO PLANETA. 2021.
Interpretação artística
  1. 2024. Um Canto da Graça (Filme). Lisboa.
  2. 2018. Novela - Valor da Vida. Lisboa.
  3. Encenação de Oscar Saraiva e André Paes Leme. 2010. Mira, quando nossos olhos se perdem. Espaço SESC Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.
Obra teatral
  1. 2023. O Beijo no Asfalto.
  2. 2022. DA GAIVOTA.
  3. 2020. O marido não deve saber nunca.
  4. 2019. AQUELE QUE NÃO ERA OU DISCURSOS SOBRE MEDO E HIPOCRISIA.
  5. 2019. Galileu Galilei.
  6. 2018. As Bruxas de Salem.
  7. 2017. O que vai acontecer aqui?.
  8. 2016. Efeito Escher.
  9. 2014. As Moças ou o beijo final.
  10. 2012. O Futuro por metade: variações cênicas sobre uma mesma conferência.
  11. 2007. A arte de ter razão.
  12. 2006. Ato nº 2 - Galileu.
  13. 2004. Ato nº 1 - Mahagonny.
  14. 2002. Pedido de Casamento.
  15. 1998. E a Terra se move.
  16. 1998. A Barca de Nicofeu.
  17. 1997. O Mambembe.
  18. 1997. Lisístrata, a greve do sexo.
  19. 1995. A Vida é Sonho.
  20. 1993. D. Quixote, o derrotado invencível.
  21. 1992. O Médico à Força.
  22. 1990. Ópera dos Vivos.
  23. Paulo Cesar Coutinho. 1988. O Unicórnio.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/18 re.par.ar & a.par.tir de Entoar o corpo sensível. Residência orientada por Simioni (LUME) e Brodt (AMOK). Conversa performativa entre Tiago Porteiro e Vitor Lemos. XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
LUME-UNICAMP (Campinas, Brasil)
2020/12/16 A ação física de Stanislávski no exercício de diferença.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/12/11 O processo de criação do ator/atriz como exercício de "diferença". Unsafe conversations series
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/11/24 AULA DE TEATRO: AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM ENCONTRO ONLINE Webinário Cesgranrio
Faculdade Cesgranrio (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/10/29 Demonstração pública de trabalho do estúdio de atores O CANTO DO BODE Demonstração de trabalho
Hangar Espaço Cultural (Lisboa, Portugal)
2020/07/22 A palavra no corpo performativo 9a. Raias Poéticas
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Fam, Portugal)
2016 As ações físicas de Stanislávski na poética do ator contemporâneo Seminário Stanislávski
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012 A Personagem como Figura: uma perspectivas das ações físicas de Stanislávski a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon VII Congresso da Abrace
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2009 Primeira Semana de Ensino de Teatro Teatro e formação do ator
Departamento de Licenciatura teatral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2008 O papel da universidade na invenção de novos mercados I seminário de ensino em teatro
Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade (Rio de Janeiro, Brasil)
2008 Linguagens artísticas e seus métodos Encontro regional sudeste dos cursos superiores de formação de atuantes cênicos
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2007 A memória no trabalho do ator III Seminário arte e ciência na boca de cena
Museu da Vida - Fiocruz (Rio de Janeiro, Brasil)
2005 Arte e mercado Ensaios multiartes
Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rio de Janeiro, Brasil)
2003 A deglutição de Stanislávski no Teatro Oficina III Congresso da ABRACE
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2001 Nelson Rodrigues e Vestido de Noiva Nelson Rodrigues e Vestido de Noiva
Universidade Católica de Petrópolis (Petrópolis, Brasil)
2001 Gracias Señor: método ou folia poética? Congresso da Abrace
Universidade Federal da Bahia (Salvador)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/02 - 2023/12/11 Encontro Teatral Nós e Eles: mais uma abordagem da cena na busca pelo espectador dramaturgo
Orientador de Manoel José Prazeres
Artes Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/02 - 2023/12 Encontro Teatral Nós e Eles: mais uma abordagem da cena na busca pelo espectador dramaturgo.
Orientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07/06 - 2024/07/06 Abordagem Somático-Performativa Intermodalidade e pesquisa contracolonial. Imersão com Ciane Fernandes (UFBA/Salvador). (2024/07/06 - 2024/07/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2024/05/06 - 2024/05/06 A noção (grotowskiana) de contato em sala de aula de atuação: “mais do menos eu”. Conferência de Tatiana Motta Lima (Unirio/Rio de Janeiro). (2024/05/06 - 2024/05/06)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2024/05/02 - 2024/05/05 Para que não esqueçamos nossa descendência de criança: co-existência, co-movência, e particip-ação. Laboratório intensivo com Tatiana Motta Lima (UNIRIO/Rio de Janeiro). (2024/05/02 - 2024/05/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2024/02/24 - 2024/02/25 Agama-Fo: criação, performance e dança contemporânea transcultural. Workshop com Anani Sanouvi. Com participação online de Thomas F. DeFrantz (Northwestern University) (2024/02/24 - 2024/02/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2023/10/25 - 2023/10/30 Encontros Internacionais AGIR NA VIDA, AGIR NA CENA, AGIR NO MUNDO. Coordenação: Matteo Bonfitto. Evento organizado numa parceria do CET/FLUL, NEHUM/UMINHO e CHAIA/UEVORA. Convidados: Eleonora Fabião (UFRJ) e Jorge Larrosa (Universidade de Barcelona). (2023/10/25 - 2023/10/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2023/07/21 - 2023/07/22 "Incursões Surrealistas": workshop, partilha de processos e desmontagem. Evento organizado em parceria com o Performa Teatro (São Paulo) e a Cia de Danças de Diadema (São Paulo) (2023/07/21 - 2023/07/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2023/05 - 2023/05 O que provoca no corpo a palavra? Workshop com Jacyan Castilho (2023/05 - 2023/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2022/09 - 2022/09 Laboratórios Nômades: corpo, voz e soma. Workshop com os Cross Pollination (2022/09 - 2022/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2022/03/26 - 2022/03/27 Workshop/encontro O GESTO SENSÍVEL NA CRIAÇÃO DO ATOR E DA ATRIZ. Nele, foram apresentadas e trabalhadas algumas das abordagens e métodos de criação investigados pela Cia. do Caminho Velho (Brasil) e pelo O Canto do Bode (Portugal) no contexto alargado de investigação sobre (e através de) a criação teatral. (2022/03/26 - 2022/03/27)
Encontro
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2022/03/26 - 2022/03/27 O gesto sensível na criação do ator e da atriz: pela Cia. do Caminho Velho (Brasil) num encontro com O Canto do Bode (Portugal). Práticas de encontro. Workshop da companhia brasileira com a partilha de práticas com o estúdio de atuação português. (2022/03/26 - 2022/03/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2021/07/12 - 2021/07/12 Foco no ator/atriz-performer. Conferência com o ilumiador Prof. Dr. Renato Machado (PUC/RIO e UEVORA) (2021/07/12 - 2021/07/12)
Conferência
O Canto do Bode - estúdio de atuação, Portugal

Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2019/08/12 - 2019/08/16 Diálogos para o ator II: Espaço de experimentação e debate a partir de questões em torno do ator na cena contemporânea. Voltado para artistas e estudantes das artes performativas. Foram 5 dias de atividades, sendo cada um deles reservado a um tema/questão em torno da atuação apresentado por um artista proponente. O evento contou ainda com uma mesa (tema: os desafios do ator hoje) e 3 palestras de atores apresentando tópicos sobre seus processos de criação em espetáculos recentes. (2019/08/12 - 2019/08/16)
Encontro (Coorganizador)
Estudos em Companhia: investigação e residências artísticas, Brasil
2019/06/06 - 2019/06/06 Organização da palestra seguida de workshop com Nara Keiserman. Tema: princípios e procedimentos artístico-pedagógicos da investigação Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, com ênfase na etapa atual, Teatro e Espiritualidade. Demonstração cênica, em que a investigadora performa textos inspirados no pensamento filosófico oriental hinduísta e de autores como Caio Fernando Abreu, Sílvia Nakkack, Swami Muktananda e Laurie Anderson, alternados com a entoação de mantras e cantos da tradição afro-brasileira. (2019/06/06 - 2019/06/06)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2019/02/04 - 2019/04/08 Diálogos para o ator I: Espaço de experimentação e debate a partir de questões em torno do actor na cena contemporânea. Voltado para artistas e estudantes das artes performativas. Foram 5 dias de atividades, sendo cada um deles reservado a um tema/questão em torno da actuação apresentado por um artista proponente. (2019/02/04 - 2019/02/08)
Encontro (Coorganizador)
Estudos em Companhia: investigação e residências artísticas, Brasil
2015 - 2015 II UCAM de portas abertas: workshops de teatro oferecidos gratuitamente durante uma semana. (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Cândido Mendes, Brasil
2014/04 - 2014/04 Conferência com Aderbal Freire-Filho (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2014 - 2014 Conferência "Em Companhia de Horses Hotel" com Alex Cassal e Ana Kutner. (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2014 - 2014 Conferência: "Em Companhia de Como é Cruel Viver Assim" com Marcelo Valle e Guilherme Piva (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2014 - 2014 A Nobre Arte do palhaço. Conferência com Marcio Libar (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2014 - 2014 Conferência com Marilia Pera (2014/09 - 2014/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2014 - 2014 Conferência "Luiz Carlos Ripper: para além da cenografia" de Heloisa Lyra Bulcão. (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Curso de Teatro da Universidade Candido Mendes, Brasil
2006 - 2006 ATO BRECHT: Conferências e apresentação de trabalhos a partir da obra de Bertold Brecht em memória do primeiro cinquentenário da morte do dramaturgo (2006 - 2006)
Outro (Coorganizador)
Grupo A.R.Te, Brasil
2004 - 2004 30 anos sem Vianinha: ciclo de leituras dramatizadas das obras de Odivaldo Viana Filho em memória aos 30 anos da morte do dramaturgo. (2004 - 2004)
Outro (Coorganizador)
Grupo A.R.Te, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Salão em Três Atos. Participação na mesa de conversa “Qual a realidade do ensino superior artístico, universitário e politécnico?” Ciclo organizado pelo CENDREV e o Teatro Garcia de Resende.
Encontro
2023 - 2023 Apresentação do livro “Sexualidades na Arte: a cena obscura”, de Bruno Schiappa.
Outro
2022/02/15 - 2022/02/18 Workshop "Entoar o corpo sensível". Residência artística dedicada ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atores-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais ENTOAR O CORPO SENSÍVEL - Residência artística
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Lume Teatro, Brasil
2022/02/15 - 2022/02/18 XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
Simpósio
XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.
UNICAMP Centro de Hematologia e Hemoterapia, Brasil

Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2021/08/18 - 2021/08/18 Participação em mesa de lançamento do livro “A dramaturga do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil” de Andréa Stelzer. Organização Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Evento on-line (2021)
Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
2021/07/28 - 2021/07/28 53º Festival de Inverno UFMG organizado pela Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais.
Outro
A cena como lugar de acontecimentos e confluências.
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2020/11/27 - 2020/11/27 Conferência "Possíveis contribuições do pensamento de Stanislávski para o teatro contemporâneo".
Conferência
Possíveis contribuições do pensamento de Stanislávski para o teatro contemporâneo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2017/01/18 - 2017/01/18 Simpósio "Formação de Professores e Inclusão"
Simpósio
Simpósio Inclusão 2017
Associação Nacional de Docentes em educação Especial, Portugal
2017 - 2017 Sábado pedagógico
Encontro
A Avaliação como fonte de conhecimento e impulso para conhecer
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2016/09/02 - 2016/09/02 Ouvinte no Seminário Stanislávski
Seminário
Seminário Stanislávski
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015/10/31 - 2015/10/31 Participação em mesa de discussão integrante do Festival Passeio Em Cena. Grupos de diferentes regiões da metrópole fluminense ocuparam os jardins do Passeio Público com peças infantis e adultas, circo, contação de histórias, performances, debates e uma oficina de construção dramatúrgica a partir de elementos da cidade. 
Encontro
Experiências e olhares sobre a produção teatral na metrópole fluminense
Coletivo Peneira, Brasil
2011 - 2011 Mesa sobre o tema "O papel da universidade no pensamento crítico".
Encontro
I Encontro Questão de Crítica
Questão de Crítica, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/18 A relação teatro-comunidade na perspectiva da Boutique da Cultura
Arguente principal
Luiz Fernando Guarnieri (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/04/11 “Desconstrução do movimento ligado ao processo de criação de personagem”
Arguente
Sara Raquel Moreno Ramos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/03 O trabalho do ator e a dramaturgia: base para uma futura sistematização da prática na Cia do Caminho Velho
Arguente
Alex Sérgio de Araújo (Mestrado)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Brasil
2021 Juri de Defesa da dissertação "¿Processo criativo de encenação de um texto de H. Ibsen: para uma exploração física das dinâmicas relacionais e características expressivas da sua dramaturgia"¿. Orientação do Prof. Dra. Graça Correa.
Arguente principal
Martim Mesquita Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2020/05/25 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM POÉTICAS PERFORMATIVAS: A CONSTRUÇÃO DA SUBPARTITURA DO ATOR NO ESPETÁCULO O DIÁRIO DE GENET
Arguente principal
RAFAEL MEDRADO GUIMARÃES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2020 Suplente em banca de defesa da Tese “Performar a forma: reflexões sobre processos de atuação no teatro de Robert Wilson”. Orientação: Profa. Dra. Tatiana Motta Lima. Doutorado em Teatro.
Arguente
Raphael Vianna Coutinho (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2019/06/26 Defesa da dissertação de Mestrado "A potência do yoga no sistema Stanislávski na preparação do ator e na criação da personagem".
Arguente
Almir de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 Defesa de monografia O TEATRO DANÇA DE PINA BAUSCH: BERTOLD BRECHT E A CENA CONTEMPORÂNEA. Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu com vista a obtenção do título de Especialista em Dança.
Arguente
Andrea Alves Buenes (Outro)
Centro Universitário da Cidade, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - 2016 Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do estudante (GE) 2016
Avaliador
Editora Abril, Brasil
2012 - 2012 ELABORAÇÃO DE 160 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS, SENDO 80 QUESTÕES PARA A PROVA DE ARTES CÊNICAS E 80 QUESTÕES PARA A PROVA DE LITERATURA DRAMÁTICA. Prefietura Municipal de Rio das Ostras, Brasil
2008 - 2008 MEMBRO DA BANCA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA DO VESTIBULAR DA UFSJ
Avaliador
Universidade Federal de São João Dell´Rey, Brasil
2007 - 2007 PRÊMIO ANGÉLICA DAHER DE FOMENTO AO TEATRO
Avaliador
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS, Brasil SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Oficina de Teatro I Licenciatura em Teatro Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2023/09 - 2024/01 Dramaturgia do texto e da cena Dramaturgia do texto e da cena (Licenciatura)
2023/08 - 2024/01 Dramaturgias Teatro (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2023/09 - 2023/12 Dramaturgias Mestrado em Teatro Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2023/09 - 2023/12 Dramaturgia do texto e da cena Licenciatura em Teatro Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2023/02 - 2023/07 Oficina de Teatro I Licenciartura em Teatro Universidade de Évora, Portugal
2022/02 - 2022/07 Oficina de Teatro I Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2022/02 - 2022/07 Dramaturgia Aplicada II Teatro (Mestrado integrado) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2022/02 - 2022/07 Práticas dramatúrgicas Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/09 - 2021/12 Dramaturgia aplicada I Teatro (Mestrado integrado) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/09 - 2021/12 Seminário especializado de investigação Teatro (Mestrado integrado) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/02 - 2021/07 Oficina de Teatro I Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/02 - 2020/07 Oficina de Teatro I Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2019/02/05 - 2019/07/04 Oficina de Teatro I Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/01 - 2019/07 Criação contemporânea: performance Artes Performativas (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Portugal
2019/01 - 2019/07 Teorias da Arte Teatral Artes Performativas (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Atualizando as ações físicas de Stanislávski - módulo 2 (Outros) ACT - Escola de atores, Portugal
2018/09 - 2018/12 Teoria e Prática da Performance Artes Performativas (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Atualizando as ações físicas de Stanislávski - módulo 1 (Outros) ACT - Escola de atores, Portugal
2015 - 2015 Actualizando as ações físicas para uma atuação política na contemporaneidade Teatr XL, Polónia
2015 - 2015 Ação como realização de corpos Teatr XL, Polónia
2015 - 2015 Atualizando as Ações Físicas de Stanislávski
2012 - 2012 Literatura e outras áreas Curso de Pós graduação lato senso em Literatura, artes e pensamento contemporâneo (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2005 - 2005 O Vazio e a ação Física. Curso para atores. O Vazio e a Ação Física SESC -Serviço Social do Comércio (Petrópolis=, Brasil
2002 - 2002 Curso de reciclagem para os professores de teatro da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Arte Moderna - Direção Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Participação em banca examinadora de qualificação de mestrado de Carolina Alves de Brito Lopes Oliveira. Título do projeto de dissertação: O teatro e as metamorfoses das pessoas e das sociedades: uma auto etnografia na Cia do Caminho Velho. Orientação: Profª. Drª. Marta Denise da Rocha Jardim Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Brasil
Distinções

Prémio

2011 Prêmio Montagem cênica
2006 Melhor Iluminação
Festival do Rio, Brasil
1990 Prêmio Especial do Júri pela pesquisa, proposta e realização de Ópera dos Vivos
Festival de Teatro de Resende, Brasil