???global.info.a_carregar???
Doutora em Ciências da Linguagem (área: Didática de Línguas) na Faculdade de Letras da Universidade de Porto, mestre em Letras (área: Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e cursou Bacharelado e Licenciatura em Letras (área: Português-Literaturas) na mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de Historiografia Linguística e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: Historiografia Linguística, Ensino de português para surdos, Processo de gramatização das línguas e Ensino de Português como língua não materna.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta

Nomes de citação

  • Anachoreta, Vanessa
  • Teixeira, Vanessa Gomes
  • Anachoreta, V. G. T.
  • Teixeira, V. G.

Identificadores de autor

Ciência ID
F712-8671-0CBB
ORCID iD
0000-0001-7114-8553

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Ensino de Português Língua não Materna (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019
Concluído
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Didática de línguas
Universidade do Porto, Portugal
"Historiografia do ensino de Português para surdos no Brasil no século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2015
Concluído
Letras (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Encontros e Desencontros: reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de Português como L2 para surdos à luz da Teoria dos Sistemas Complexos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18.5
2012
Concluído
Letras: Português/Literatura (Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
18
2012
Concluído
Letras: Português/Literatura (Licenciatura)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/02 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - 2015/09/01 Professora de Português Colégio Pedro II, Brasil
2013/04/01 - 2014/12/01 Professora na área de Linguística Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2012/08/01 - 2013/03/01 Monitora de Português Colégio e Curso PH, Brasil
2010/08/01 - 2011/12/01 Professora de Português Curso LICOM (Línguas para Comunidade) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil
2010/03/01 - 2010/07/01 Monitora de reforço escolar na área de Língua Portuguesa Escola Municipal Francisco Campos, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Anachoreta, Vanessa. "As metáforas conceptuais na Língua Brasileira de Sinais". Trabalho apresentado em Abralin em Cena Amazonas, Manaus, 2014.
    Publicado
  2. Anachoreta, Vanessa. "Educação Inclusiva: preparando professores para o ensino de Português como L2 para surdos". Trabalho apresentado em Seminário Discente 2013, Niterói, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Angela Corrêa Ferreira Baalbaki; Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta. "Em nome da (in)felicidade". Línguas e Instrumentos Linguísticos 24 (2021): 91-120. https://doi.org/10.20396/lil.v24i47.8664219.
    10.20396/lil.v24i47.8664219
  2. "Encontros e desencontros: uma proposta de práticas pedagógicas para o ensino de Português como L2 para surdos". Revista Palimpsesto 20 (2021): 188-213.
    Publicado
  3. "Pensando a educação para surdos na década de 30: uma análise historiográfica do material didático Pedagogia emendativa do surdo-mudo de Armando de Lacerda". Revista REDIS 10 (2021): 12-37.
    Publicado
  4. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "O caso de um curso virtual de extensão e sua interação com a comunidade universitária". Revista Humanidades Digitais 1 (2019):
    Publicado
  5. Anachoreta, Vanessa. "Análise crítica do texto A apropriação da escrita por crianças surdas de Sônia Dechandt-Brochado". ELingUP 5 (2017):
    Publicado
  6. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "Pelo desejo da língua: Uma entrevista com o Professor Luis Ernesto Behares". Interagir: pensando a extensão 23 (2017):
    Publicado
  7. Anachoreta, Vanessa. "Trabalhando com gêneros e tipos textuais no ensino de Português como segunda língua para surdos". REVISTA ESCRITA 22 (2017):
    Publicado
  8. Anachoreta, Vanessa. "A formação de professores de PLE (Português língua estrangeira) no Brasil". Revista Philologus 22 (2016):
    Publicado
  9. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "Como testar módulos em ambiente virtual de aprendizagem: o caso de um curso de extensão e sua interação com a comunidade universitária". Revista Extensão 10 (2016):
    Publicado
  10. Anachoreta, Vanessa. "Ensino de português como segunda língua no Brasil: uma perspectiva histórica". Revista Philologus 22 (2016):
    Publicado
  11. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela; Barborsa, Priscila; Schwantes, Mariana. "Oficinas para professores: Português como segunda língua para surdos". Revista Ciência em Extensão 12 (2016):
    Publicado
  12. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "Uma entrevista com a professora Tanya Amara Felipe de Souza". Revista Diálogos 4 (2016):
    Publicado
  13. Anachoreta, Vanessa; Barbosa, Priscila. "Ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: trabalhando com provérbios". Revista Espaço 42 (2015):
    Publicado
  14. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela; Barbosa, Priscila; Schwantes, Mariana. "O projeto de extensão e suas formas de comunicação com a comunidade externa". Revista Conexão UEPG 11 (2015):
    Publicado
  15. Anachoreta, Vanessa. "A formação de compostos na LIBRAS". Cadernos do CNLF (CiFEFil) XVIII (2014):
    Publicado
  16. Anachoreta, Vanessa. "A iconicidade e arbitrariedade na Libras". Revista Philologus 20 (2014):
    Publicado
  17. Anachoreta, Vanessa. "A lei e a realidade: a representação da imagem do surdo nos documentos sobre a proposta de educação inclusiva". Cadernos do CNLF (CiFEFil) XVIII (2014):
    Publicado
  18. Anachoreta, Vanessa. "A motivação relativa na Libras". Revista Philologus 20 (2014):
    Publicado
  19. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "Lugar de transformações: a oficina como prática pedagógica no ensino de português para surdos". Revista Práticas de Linguagem 4 (2014):
    Publicado
  20. Anachoreta, Vanessa; Baalbaki, Angela. "Novos caminhos: pensando materiais didáticos de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos". Em Extensão 13 (2014):
    Publicado
  21. Anachoreta, Vanessa; Modesto, Catarina. "Flexão verbal em Libras e em Língua Portuguesa: análise contrastiva". Revista Philologus 55 (2013):
    Publicado
  22. Anachoreta, Vanessa; Barbosa, Priscila. "Materiais didáticos para alunos surdos: análise de livro digital". Almanaque CIFEFIL XVII (2013):
    Publicado
  23. Anachoreta, Vanessa; Modesto, Catarina. "O ensino da flexão verbal de Língua Portuguesa para alunos surdos: análise de material didático". Revista Anthesis 2 (2013):
    Publicado
  24. Anachoreta, Vanessa; Barbosa, Priscila. "Oficina de metáforas para o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos". Almanaque CIFEFIL XVII (2013):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Anachoreta, Vanessa. "Aumentativo e diminutivo em aula de PLT: efeitos de sentidos produzidos". In Além das fronteiras: Português Língua Transnacional, 100-110. 2018.
    Publicado
  2. Anachoreta, Vanessa. "Português para deficiente auditivo: uma análise historiográfica da obra de Marlene de Oliveira Gotti". In A Linguística em diálogo - volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 493-508. 2018.
    Publicado
  3. Anachoreta, Vanessa. "Cultura e aquisição de segunda língua: análise de um material didático de Português para surdos". In Pelos mares da Língua Portuguesa 3, 1257-1273. 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 A educação para surdos na década de 30: uma análise historiográfica do material didático Pedagogia emendativa do surdo mudo de Lacerda (1934)
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2021 Análise de materiais para o ensino de Português para surdos no Brasil no século XX Evento: 68º Seminário do GEL
(Brasil)
2018 Educação de surdos no século XX: caminhos e representações Oitavas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade de Porto (Porto, Portugal)
2018 Historiografia da educação de surdos no contexto mundial e no contexto brasileiro: influências e outras relações I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 Reflexões sobre a educação de surdos no Brasil no século XX 4.º Congresso internacional Pelos mares da língua portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017 A diversidade cultural dos provérbios da LP: uma comparação entre ditos populares do Brasil e de Moçambique Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2016 Como testar módulos em ambiente virtual de aprendizagem: o caso de um curso de extensão e sua interação com a comunidade universitária Congresso Internacional em Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016 Cultura e aquisição de segunda língua: análise de um material didático de Português para surdos 3º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 Historiografia do ensino de Português para surdos no Brasil no século XX XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 Política Nacional Brasileira de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise do documento a partir do modelo tridimensional de Fairclough VI Jornadas de Análise do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016 'Português para deficiente auditivo': uma análise historiográfica da obra de Marlene de Oliveira Gotti Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Encontros e Desencontros: Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de Português como L2 para surdos à luz da Teoria dos Sistemas Complexos Semana Acadêmica de Letras 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2015 Materiais para surdos: uma análise do livro Português... eu quero ler e escrever Semana Acadêmica de Letras 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Ensino de português como segunda língua para surdos: relato de uma experiência no Instituto Nacional de Educação de Surdos Seminário de ensino de Português língua não materna
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 A iconicidade e arbitrariedade na Libras VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 A motivação relativa na Libras VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 As representações de surdez no documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e suas consequências para o ensino III Seminário Vozes da Linguística Aplicada
Universidade UNIGRANRIO (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 As metáforas conceptuais na Língua Brasileira de Sinais Abralin em Cena Amazonas
Universidade do Estado do Amazonas (Manaus, Brasil)
2014 Preparando professores para o ensino de Português para surdos I Mostra de Extensão do Instituto de Letras - IV Encontro LICOM 2014
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Recursos e Materiais para o ensino de Português para alunos surdos UERJ sem Muros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Português como língua não-materna: o ensino e a formação do professor VIII JEL - Jornada de Estudos da Linguagem
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 O ensino da flexão verbal de Língua Portuguesa para alunos surdos: análise e elaboração de material didático II Vozes da Linguística Aplicada
Universidade UNIGRANRIO (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Educação Inclusiva: preparando professores para o ensino de Português como L2 para surdos Seminário Discente 2013
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2013 O Português e o surdo: uma conversa bilíngue I Semana Acadêmica de Letras
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Analisando materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos I Semana Acadêmica de Letras
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Oficina de metáforas para o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Materiais didáticos para alunos surdos: análise de livro digital XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos UERJ sem Muros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012 Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos UERJ sem Muros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012 Flexão verbal em Libras e em Língua Portuguesa: análise contrastiva VII JEL - Jornadas de Estudos da Linguagem
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2010 LICOM/PLIC: aprendendo e ensinando UERJ sem Muros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2010 A categoria de gênero no ensino para surdos Linguagem em Foco: Educação Bilíngüe para Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
Distinções

Outra distinção

2008 Projeto Redação
2003 Projeto Redação