???global.info.a_carregar???
Degree in Geography by the Faculty of Letters of the University of Lisbon; Master in Human Geography by the Faculty of Letters of the University of Lisboa, PhD in Geography, Human Geography branch by the University of Lisbon - Institute of Geography and Spatial Planning Adjunct Professor at the Polytechnic Institute of Portalegre. Integrated researcher of the CEGOT (Centre of Studies on Geography and Spatial Planning ¿ University of Coimbra Nucleus - Portugal), collaborator member of Valoriza (Research Center for the Valorisation of Endogenous Resources) of the same Institute and . Certified teacher trainer by the National Scientific Council of Continuous Teacher Training in the areas of Portugal¿s Geography and Specific Didactics of Geography and Environmental studies. Member of the Department of Education of the Superior School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal. Author of several papers published in national and international journals and several presentations in national and international Congresses; also author of two books on Geography Didactics. Has developed research in the areas of Geography of Border Regions, Commercial urbanism and Public Spaces. At the same time he has developed research in the specific Didactics of Geography and Knowledge of the World (1st and 2nd Cycle of EB and Pre-school) being a certified teacher trainer. Produce and present teacher lifelong training projects and presentations in partnership with CEFOPNA (State Certified Lifelong Teacher Training Center). He is a trainer of the Ministry of Education for the implementation of the National Plan for the Promotion of School Success (PNPSE - 2016).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Castro

Nomes de citação

  • Castro, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
F711-A4A9-9D7A
ORCID iD
0000-0002-9219-242X

Endereços de correio eletrónico

  • miguelcastro@ipportalegre.pt (Profissional)
  • miguelcastro@esep.pt (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Galego Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2022
Concluído
Entre Pontos e Linhas: o Coaching no sucesso da tutoria (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2020 - 2021/05/28
Concluído
Pós-doutoramento em Geografia (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com Distinção
2020/10/13 - 2020/11/09
Concluído
Curso de Docência Digital em Rede para o Ensino Superior. (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020
Concluído
Aprender com o Cinema. Ação de formação (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2019 - 2019
Concluído
Aprendizagem ativa com recurso às TIC (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Criação e Edição de Ficheiros Áudio (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Criação e Edição de Ficheiros Vídeo (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Aprendizagem sócio emocional na infância: uma área transversal ao currículo (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2018 - 2018
Concluído
A Transformação Acontece (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Geografia das Migrações e Cinema (Curso médio)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/04/01 - 2016/04/02
Em curso
Planeamento da ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens (Curso médio)
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Produtos do INE (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Currículo na Educação Básica e Contributos para a Formação Global do Aluno/ (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Formação na Base de Dados SCOPUS (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
O Referencial de Ensino Aprendizagem no SGQ (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Pordata - Base de Dados de Portugal Contemporâneo (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Competências em Informação: Citar e referênciar (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Currículo e Igualdade de Género (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2013
Concluído
Geografia Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A fronteira Portugal/Espanha - 18 anos depois de Schengen. O caso de Portalegre/Elvas – Badajoz/Valência de Alcântara" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com Distinção
2013
Concluído
PhD in Geography - Huaman Geography (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
"ThePortugal-Spain Border, 18 years after Schengen. The case study of Portalegre-Elvas - Valência de Alcântara - Badajoz (A fronteira Portugal-Espanha, 18 anos depois de Schengen. O caso de Portalegre-Elvas - Valência de Alcântara – Badajoz)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com Distinção
2011
Concluído
Geografia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Geografia Humana
Universidade de Lisboa, Portugal
"A fronteira Portugal/Espanha, 18 anos depois de Schengen. O caso de Portalegre/Elvas - Valência de Alcântara/Badajoz." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2006
Concluído
Geografia Humana- Estudos Urbanos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Novas procuras e novas formas de comércio nos centros tradicionais – O caso de Portalegre." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003 - 2003
Concluído
Bibliotecas Escolares – Literacia dos Meios de Informação e Comunicação (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Educação Sexual em Meio Escolar (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Construção de apresentações electrónicas com MPPoint (Outros)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2000 - 2000
Concluído
Utilização das T.I.C. na Sala de Aula de Geografia (Outros)
Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejano, Portugal
1998 - 1998
Concluído
O Professor Como Agente Promotor de Saúde (Outros)
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
1996 - 1996
Concluído
Área-Escola - A lógica da área curricular e do Funcionamento por Projectos (Curso médio)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
1983 - 1987
Concluído
Geografia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2000/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
1999/01/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2017 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Territorio, Portugal
2000/09/01 - 2017/09/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador Integrado Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Territorio, Portugal
2018 - Atual Investigador Colaborador Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
AquaValor Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2021/07/01 - Atual Projeto Eco-Escola
Coordenador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Miguel. "Conhecer a paisagem através da banda desenhada". Trabalho apresentado em XIII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA. O COMPROMISSO DA GEOGRAFIA PARA TERRITÓRIOS EM MUDANÇA, Coimbra, 2021.
    Publicado
  2. Castro, Miguel. "Paisagem, Ambiente e Banda Desenhada". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento, Leiria, 2021.
    Publicado
  3. Castro, Miguel. "Banda Desenhada e Paisagem". Trabalho apresentado em Educar para o Futuro. IV Jornadas da Educação, Guarda, 2021.
    Publicado
  4. Castro, Miguel. "(I)Literacia no Processo Educativo". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI (ICCL2021), Portalegre, 2021.
    Publicado
  5. Castro, Miguel. "Ensino Superior e Didáticas Ativas no Ensino da Geografia. Recursos Improváveis". Trabalho apresentado em V Encontro de Investigação e Práticas em Educação – A Formação de Professores e Educadores: Das Políticas às Práticas Supervisionadas, Coimbra, 2020.
    Publicado
  6. Castro, Miguel. "O Comércio e a Evolução Espacial das Áreas Centrais das Pequenas Cidades. O caso de Portalegre". Trabalho apresentado em As Cidades na História, Congresso Internacional. Sociedade, Guimarães, 2019.
    Publicado
  7. Castro, Miguel. "Paisagem, Pensamento Crítico e Banda Desenhada – Uma Experiência com a Geografia no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 3º Encontro Internacional do CEGOT. A Coesão Territorial e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Coimbra, 2019.
  8. Castro, Miguel. "Emigration, sense of belonging – a didactic experiment through cinema". Trabalho apresentado em 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference, Badajoz, 2018.
    Publicado
  9. Castro, Miguel. "Movies as a didactic tool in teaching". Trabalho apresentado em 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference, Badajoz, 2018.
    Publicado
  10. Castro, Miguel. "Emigration, Sense of Belonging - A Didactic Experiment through Cinema". Trabalho apresentado em 26th Euclides - INTERNATIONAL CONFERENCE "Education and Research for the Next Decade", Portalegre, 2018.
    Publicado
  11. Castro, Miguel. "Unsuspected Pedagogical Resources". Trabalho apresentado em 26th EUCLIDES Network General Meeting and International Conference on "Education and Research for the Next Decade", Portalegre, 2018.
    Publicado
  12. Castro, Miguel. "P.B.L. and Landscape as a tool in Kindergarten teaching practices". Trabalho apresentado em Innovative and Creative Education and Technology International Conference, Badajoz, 2017.
    Publicado
  13. Castro, Miguel. "Landscape and citizenship". Trabalho apresentado em Innovative and Creative Education and Technology International Conference, Badajoz, 2017.
    Publicado
  14. Castro, Miguel. "P.B.L. and Landscape as a tool in Kindergarten teaching practices". Trabalho apresentado em Innovative and Creative Education and Technology International Conference, Badajoz, 2017.
    Publicado
  15. Castro, Miguel. "Landscape and citizenship". Trabalho apresentado em Innovative and Creative Education and Technology International Conference, Badajoz, 2017.
    Publicado
  16. Castro, Miguel. "As ligações afetivas espaço-criança em contexto pré-escolar: aprendizagens significativas". Trabalho apresentado em 1º Congresso Educação, Pedagogia e Inovação, Castelo Branco, 2016.
    Publicado
  17. Castro, Miguel. "Saber, Poder e Religião". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Palácios e Dinâmicas Urbanas – Centros de Poder e conhecimento na Europa, Évora, 2015.
    Publicado
  18. Castro, Miguel. "Construction of narratives as a way of introduce the Geography in kindergarten". Trabalho apresentado em 6th International Congress on Education, innovation and learning techologies, Granada, 2015.
    Publicado
  19. Castro, Miguel. "Construction of narratives as a way of introduce the Geography in kindergarten". Trabalho apresentado em 6th International Congress on Education, innovation and learning techologies, Granada, 2015.
    Publicado
  20. Castro, Miguel. "Formação de Educadores e Professores do 1º CEB – Uma Experiência no Parque Natural da Serra de São Mamede- Portalegre". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014.
    Publicado
  21. Castro, Miguel. "A Geografia no Jardim-de-infância: Conhecer o Mundo a Partir das Narrativas e das Paisagens". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e acção interdisciplinares, Vila Real, 2014.
    Publicado
  22. Castro, Miguel. "CrossBorder Shopping como potenciador de integração e relacionamentos em espaços fronteiriços". Trabalho apresentado em XI LUSOCOM - 2014 MARCA - TERRITORIO: A CONSTRUCIÓN DA(S) IDENTIDADE(S) A TRAVÉS DA COMUNICACIÓN, Pontevedra, 2014.
    Publicado
  23. Castro, Miguel. "Portalegre - espaços urbanos e elites intelectuais: O caso da Praça da República (Séc. XX)". Trabalho apresentado em As cidades na história: população - Congresso internacional, Guimarães, 2012.
    Publicado
  24. Castro, Miguel. ""A preto e branco" - a geografia na educação pré-escolar". 2012.
  25. Castro, Miguel. "O comércio retalhista como instrumento para a criação de uma identidade transfronteiriça". 2012.
  26. Castro, Miguel. "O comércio retalhista como instrumento para a criação de uma identidade transfronteiriça". 2012.
  27. Castro, Miguel. ""A preto e branco" - a geografia na educação pré-escolar". 2012.
  28. Castro, Miguel. "A Praça da República e os Estudantes da ESEP". Trabalho apresentado em II SEMINÁRIO DE I&DT DO IPP: Consolidar o conhecimento, perspectivar o futuro, Portalegre, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Castro, Miguel. "Banda desenhada e paisagem". STUDIES IN EDUCATION SCIENCES 3 3 (2022): 1070-1086. http://dx.doi.org/10.54019/sesv3n3-005.
    Publicado • 10.54019/sesv3n3-005
  2. Castro, Miguel. "A Paisagem como Recurso Pedagógico no Desenvolvimento do Pensamento Crítico". Espaço em Revista XXIV 1 (2022): 40-59.
    Publicado
  3. Castro, Miguel. "As representações das paisagens brasileiras no partir da carta De Pero Vaz de Caminha.". Espaço em Revista XXIV 1 (2022): 737-754.
    Publicado
  4. Castro, Miguel. "Paisagem, ambiente e Banda Desenhada". Brazilian Journal of Development VIII 2 (2022): https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44331.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Castro, Miguel. "O meio local e a Banda Desenhada: uma experiência pedagógica no Ensino Básico". Revista Estudos Geográficos XX 2 (2022):
    Publicado
  6. Castro, Miguel. "As representações das paisagens brasileiras no partir da carta de Pero Vaz de Caminha". Revista Estudos Geográficos XX 2 (2022): 280.
    Publicado
  7. Castro, Miguel. "Building a Passive and Obedient Society through Geography". RendezVous IV 1 (2021): 177-146.
    Aceite para publicação
  8. Castro, Miguel. "Paisagem como Recurso Pedagógico no Desenvolvimento do Pensamento Crítico". Geografia. Publicações Avulsas III 1 (2021): 13-39.
    Publicado
  9. Castro, Miguel. "A Paisagem como Recurso Pedagógico no Desenvolvimento do Pensamento Crítico". European Journal of Education Studies (2020): https://oapub.org/edu/index.php/ejes/issue/view/215 Abstract: https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/3442 Article: https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/3442/6078.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Castro, Miguel. "The landscape as a tool to improve citizenship An experiment at Preschool". . Rendezvouz II 1 (2019):
    Publicado
  11. Castro, Miguel. "C.F.A.E. – A Expressão da Vontade dos Docentes". Profforma 23 (2018): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Miguel Castro. "Emigration, Sense of Belonging—A Didactic Experiment through Cinema". Proceedings (2018): http://www.mdpi.com/2504-3900/2/21/1356.
    10.3390/proceedings2211356
  13. Castro, Miguel. "). Pensamento Crítico, Cidadania e Paisagem. Uma Experiência no Pré-Escolar". Aprender - ESECS Portalegre 38 (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  14. Castro, Miguel. "Cinema, Didática e Educação para o Espaço". Profforma 22 (2018): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Castro, Miguel. "A Formação de Professores e Educadores de Infância". Profforma 21 (2018): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Castro, Miguel. "Experiencing and teaching – A pedagogical experience within the specific didactics of geography". European Journal of Education Studies V 1 (2018): https://oapub.org/edu/index.php/ejes/issue/view/125 https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/1890 https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/1890/4529.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Castro, Miguel. "Candies, Globalization And Kindergartens". International Education And Research Journal III 2 (2017): (http://ierj.in/journal/index.php/ierj/issue/view/21 link do número da Revista; http://ierj.in/journal/index.php/ierj/article/view/697.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Castro, Miguel. "Us and Them". European Journal of Social Sciences Studies II 8 (2017): https://oapub.org/soc/index.php/EJSSS/issue/view/20;https://oapub.org/soc/index.php/EJSSS/article/view/186; https://oapub.org/soc/index.php/EJSSS/article/view/186/550.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Castro, Miguel. "Teacher and Kindergarten Teacher Lifelong Training – The Cefopna". European Journal of Education Studies III 9 (2017): http://oapub.org/edu/index.php/ejes/issue/view/76; http://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/953; http://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/953/2743.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Castro, Miguel. "A Geografia no Jardim de Infância. Conhecer o Mundo a partir das Narrativas e da Paisagem". Apogeo 49 (2017): 66-71. aprofgeo@netcabo.pt www.aprofgeo.pt.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Castro, Miguel. "Cooperação Transfronteiriça no Alentejo. Do INTERREG ao POCTEP 2020.". Poligonos, Revista de Geografia 29 (2017): http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/poligonos/index http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/poligonos/issue/view/355/showToc.
    Publicado
  22. Castro, Miguel. "Quando For Grande Quero Ser Polícia". Profforma 18 (2016): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Castro, Miguel. "Playing with the landscape". European Journal of Education Studies 1 4 (2016): 1-9. http://en.calameo.com/read/004705816e9bcaab9b964.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Castro, Miguel. "A olhar a paisagem". Apogeo 46/47 (2016):
    Publicado
  25. Castro, Miguel. "Formação de educadores e professores do 1º CEB: uma experiência na serra de São Mamede". Apogeo 46/47 (2016):
    Publicado
  26. Castro, Miguel. "Nostalgia da fronteira". Geopantanal 17 (2015): 11-29.
    Publicado
  27. Castro, Miguel. "Sai uma história quentinha para… as carteiras lá do fundo". Profforma 16 (2015): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Castro, Miguel. "Quem quer ser pobrezinho? Da (in)utilidade da geografia". Profforma 15 (2015): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Castro, Miguel. "Apropriação do Espaço pelas Crianças nos Jardins-de-Infância". Sensos-e II 1 (2015): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=8726..
    Acesso aberto • Publicado
  30. Castro, Miguel. "On the Other Hand". International Research Journal for Quality in Education II 1 (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  31. Castro, Miguel. "A Geografia na Educação Pré-escolar". APOGEO 45 (2014):
    Publicado
  32. Castro, Miguel. "A Fronteira Portugal Espanha Após 1995". Profforma (2012): http://www.cefopna.edu.pt/revista/.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Castro, Miguel. "A Carta Educativa como Instrumento de Planeamento Educativo a nível Municipal. Algumas Reflexões Teórico-Metodológicas com Ilustração Empírica". Aprender - ESE Portalegre 30 (2006):
    Acesso aberto • Publicado
  34. Castro, Miguel. "Reflexões sobre a introdução da Geografia na Educação de Infância". Aprender - ESE Portalegre 27 (2003):
    Acesso aberto • Publicado
  35. Castro, Miguel. "Estudo do espaço urbano: Uma Experiência Pedagógica no Ensino/Aprendizagem da Geografia". Aprender 10 (1990):
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Miguel Castro. "CINEMA, EMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E SENTIMENTO DE PERTENÇA". 2022.
    10.37572/EdArt_2705225523
  2. Castro, Miguel. "CONHECER A PAISAGEM ATRAVÉS DA BANDA DESENHADA". In Ciências humanas: Diálogo e política de colaboração, 143-158. Brasil: Atena Editora, 2022.
    Publicado • 10.22533/at.ed.46222240316
  3. Castro, Miguel. "Trançando novos rumos para aprender geografia". In Imagem, Som e Dramatização no ensino da Geografia. Estratégias pensadas a partir da formação Inicial de professoras(es). Málaga, Espanha: EUmed, 2021.
    Publicado
  4. Castro, Miguel. "Paisagem, fotografia e Geografia. Uma proposta de aplicação didática". In Imagem, Som e Dramatização no ensino da Geografia. Estratégias pensadas a partir da formação Inicial de professoras(es). Málaga, Espanha: EUMED, 2021.
    Publicado
  5. Castro, Miguel. "3 em 1. Proposta de atividade em Geografia no 7º Ano de escolaridade". In Imagem, Som e Dramatização no ensino da Geografia. Estratégias pensadas a partir da formação Inicial de professoras(es). Málaga, Espanha: EUMED, 2021.
    Publicado
  6. Castro, Miguel. "The Landscape as a pedagogical resource in the development of critical thinking". In Landscape representations: conceptions of physical and human space. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2021.
    Publicado
  7. Castro, Miguel. "O Comércio e a Evolução Espacial das Áreas Centrais das Pequenas Cidades: O Caso de Portalegre". In Sentidos e sujeitos: elementos que dão consistência à história II. Ponta Grossa, Brasil: ATENA ED., 2020.
    Publicado
  8. Castro, Miguel. "Formação de professores numa escola superior de educação portuguesa. Pré-escolar e 1º ciclo. Professores - a visão da geografia". In Ensinar Geografia Formação Inicial de Professores e Propostas de aplicações Didático-Pedagógicas. Málaga, Espanha: EUMED, 2019.
    Publicado
  9. Castro, Miguel. "Unsuspected Pedagogical Resources - New teaching methods". In Proceedings of the 26th EUCLIDES Network General Meeting and International Conference on "Education and Research for the Next Decade". Portalegre, Portugal: IPPortalergre, 2019.
    Publicado
  10. Castro, Miguel. "Centros de Formação de Associação de Escolas: a expressão da vontade dos docentes". In Formação contínua de professores em Portugal – de ontem para amanhã. 25 anos da criação dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores, 2018.
    Publicado
  11. Castro, Miguel. "Ligações Criança/Espaço Em Educação Pré-Escolar Para Promover Aprendizagens Significativas". In A inovação educativa e os desafios para a educação do século XXI. Castelo Branco, Portugal: ceadin.ipcb, 2016.
    Publicado
  12. Castro, Miguel. "A atividade física e o desenvolvimento motor como instrumento de conhecimento e apropriação do espaço na educação pré-escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII, 104-109. Bragança, Portugal: IP Bragança, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Castro, Miguel. Paisagem, desenvolvimento do Pensamento crítico e Banda Desenhada. Uma aplicação didática da Geografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. Málaga, Espanha: EUMED. 2022.
    Publicado
  2. Castro, Miguel. Imagem, Som e Dramatização no Ensino da Geografia. Coimbra: Eumed - Universidade de Málaga. 2021.
    Publicado
  3. Castro, Miguel ; Velez de Castro, F.. Imagem, Som e Dramatização no ensino da Geografia. Estratégias pensadas a partir da formação Inicial de professoras(es). Málaga, Espanha: EUMED. 2021.
    Publicado
  4. Castro, Miguel. Didáticas no Ensino da Geografia. Abordagens Práticas e Reflexões. Riga, Letónia: Novas Edições Académicas. 2019.
    Publicado
  5. Castro, Miguel. Introducing Geography in the Early Stages and Teacher Trainining. Tallin, Letónia: Lamberte Academic Publishing. 2018.
    Publicado
Relatório
  1. Castro, Miguel. 2005. Carta Educativa do Concelho de Portalegre.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Desenhos e Paisagens 3rd Porto International Conference on Research on Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021 As Representações das Paisagens Brasileiras no Partir da Carta De Pero Vaz de Caminha II International Workshop on Landscape Representations
Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus de Rio Claro-SP/Brasil (Rio Claro - São Paulo, Brasil)
2021 - A Paisagem como Recurso Pedagógico no Desenvolvimento do Pensamento Crítico II International Workshop on Landscape Representations
Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus de Rio Claro-SP/Brasil. (Rio Claro - São Paulo, Brasil)
2021 Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus de Rio Claro-SP/Brasil. V Ciclo de Seminários em Didática e Supervisão Pedagógica em Geografia. Mestrado em ensino da Geografia. Universidade de Coimbra.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021 Conhecer a Paisagem Através da Banda Desenhada XIII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA. O COMPROMISSO DA GEOGRAFIA PARA TERRITÓRIOS EM MUDANÇA
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021 (I)Literacia Geográfica no Processo Educativo Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI (ICCL2021)
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portalegre, Portugal)
2021 Banda Desenhada e Paisagem IV Jornadas da Educação – Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2020 Paisagem, Ambiente E Banda Desenhada IV Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento.
Politécnico de Leiria/OIKOS (Guarda, Portugal)
2020 Recursos Improváveis IV Ciclo de Seminários em Didática e Supervisão Pedagógica em Geografia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 A Banda desenhada como recurso pedagógico – A síntese entre narrativa e imagem Workshop Internacional IWLR; Landscape Representations 2019 - Multidisciplinary Approaches
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Paisagem, Pensamento Crítico e Banda Desenhada – Uma experiência com a Geografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. 3º Encontro Internacional do CEGOT: Territorial Cohesion. 2030 Agenda for Sustainable Development
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Os CFAE como apoio à transformação de práticas: uma narrativa em construção… era uma vez…” III Seminário CEFOPNA – Na Educação Acontece. Centro de Congressos da C. M. de Portalegre,Portalegre
Câmara Municipal de Portalegre/CEFOPNA (Portalegre, Portugal)
2019 Unsuspected Pedagogical Resources. New teaching methods 26th Euclides. Network General Meeting. International Conference: “Eduacation and Research for the Next Decade”
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018 Transformação na Didática da Geografia: Em busca de um novo ecossistema escolar Ciclo de Seminários em Didática e Supervisão Pedagógica em Geografia. Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo e Ensino Secundário
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Emigração E Turismo – novos hibridismo na Língua Portuguesa III Congresso Internacional de Cultura Lusófona – Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e Tempo(s) de diálogo
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portalegre, Portugal)
2018 Ambientes de Aprendizagem Inovadores. A Operacionalização 14.º Congresso Nacional dos CFAE - “25 anos de formação contínua: tributo e desafios para os CFAE
Centro de Formação de Basto. (Santo Tirso, Portugal)
2018 Cinema, Emigração, Memória e Sentimento De Pertença XIV Congresso da SPCE, 2018 – Ciências, Culturas e Cidadanias
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Diferenciar a avaliação – “O papel do Trabalho de Projeto II Jornadas Pedagógicas do AEJR
AEJR/ IPPortalegre (Portalegre, Portugal)
2018 Movies as a didactic tool in teaching 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (ICETIC)
Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2018 Emigration and sense of belonging – a didactic experiment through cinema 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (ICETIC)
UEX - Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2017 A formação inicial de Professores na ESEP: modelos de formação e experiências de supervisão pedagógica Ciclo de Seminários em Didática e Supervisão Pedagógica em Geografia (2017-2018)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Os conteúdos geográficos ensinados aos alunos do pré-escolar e do 1º/2º ciclos do ensino básico Ciclo de Seminários em Didática e Supervisão Pedagógica em Geografia (2017-2018)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 O Comércio e a Evolução Espacial das Áreas Centrais das Pequenas Cidades. O caso de Portalegre As Cidades na História, Congresso Internacional. Sociedade
CM Guimarães (Guimarães, Portugal)
2017 P.B.L. and Landscape as a tool in Kindergarten teaching practices . Innovative and Creative Education and Technology International Conference
UEX - Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2017 Landscape and citizenship Innovative and Creative Education and Technology International Conference
UEX - Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2016 “O conflito Sírio. Breve Abordagem Geopolítica”; Semana da Escola Secundária de São Lourenço de Portalegre
Escola Secundária de São Lourenço de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 O Lugar da Criança na Investigação Científica O Lugar da Criança na Investigação Científica
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 “O outro do outro lado” V Seminário de I&DT – Novos Desafios… Novas Agendas de Investigação
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 A Formação de Professores e Educadores de Infância – O CEFOPNA V Seminário de I&DT – Novos Desafios… Novas Agendas de Investigação
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015 Guloseimas, Globalização e Jardins-de-infância Seminário “Diálogos sobre Educação”
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portalegre, Portugal)
2015 As Ligações afetivas Espaço/Criança em contexto pré-escolar e aprendizagens significativas 1º Congresso Educação, Pedagogia e Inovação
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2015 Construction of narratives as a way of introduce the Geography in kindergarten II International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies
Universidad de Granada (Granada)
2015 Saber, Poder e Religião Congresso Internacional Palácios e Dinâmicas Urbanas. Centros de Poder e conhecimento na Europa.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015 Lendas e Narrativas Tradicionais da Lusofonia no 1º Ciclo do Ensino Básico. Do ensino do português à criação de identidades e pertenças geográficas II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea. Representações do Outro: Olhares Plurais
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portalegre, Portugal)
2015 “A atividade física e o desenvolvimento motor como instrumento de conhecimento e apropriação do espaço na educação pré-escolar 10º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2014 A Geografia no Jardim-de-infância: Conhecer o Mundo a Partir das Narrativas e das Paisagens”; XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e acção interdisciplinares
UTAD (Vila Real, Portugal)
2014 Formação de Educadores e Professores do 1º CEB – Uma Experiência no Parque Natural da Serra de São Mamede XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e acção interdisciplinares
UTAD (Vila Real, Portugal)
2014 “A Olhar A Paisagem”. IV Seminário de I&DT – cooperar para inovar
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012 A importância dos recursos locais para o Turismo Workshop “Rota do Mel”
ADERAL e Junta de Freguesia dos Fortios (Portalegre, Portugal)
2012 “Os estudantes da ESEP e a Praça da República” II Seminário de I&DT do IPP, Consolidar o conhecimento, perspetivar o futuro
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012 “Portalegre - espaços urbanos e elites intelectuais: O caso da Praça da República (Séc. XX) Guimarães – Capital Europeia da Cultura”, “As cidades na história: população - Congresso internacional
C M Guimarães (Guimarães, Portugal)
2012 A Preto e Branco – A geografia na Educação Pré-escolar III Seminário de I&DT do IPP, Valorizar o saber, criar oportunidades
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012 O Comércio Retalhista como Instrumento para a Criação de uma Identidade Regional III Seminário de I&DT do IPP, Valorizar o saber, criar oportunidades
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2011 “A Praça da República – Espaço Académico”; Conferências do NIEPCES (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Património, Cultura, Educação e Sociedade
Esccola Superior de educação de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2010 A Praça da República e os Estudantes da ESEP Conferências do NIEPCES (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Património, Cultura, Educação e Sociedade
Esccola Superior de educação de Portalegre (Portalegre, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Diversidade Cultural e Inclusão. O contributo do ensino da Geografia na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio
Arguente
Juliana Maria da Silva Bernal (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Geografia e Turismo, Portugal
2021 A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia– elemento motivador das aprendizagens.
Arguente principal
Helena Beatriz do Espírito Santo Dias (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Geografia e Turismo, Portugal
2019 O cinema no ensino da Geografia: aplicação didática no tema “Contrastes de Desenvolvimento”
Arguente principal
Ana Lúcia Lucas Serôdio (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Geografia e Turismo, Portugal
2019 A Diversidade Cultural no Futebol. Aplicação Didática na Aula de Geografia
Arguente principal
José Isac Gomes Afonso (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Geografia e Turismo, Portugal
2015 Impactos Territoriais de Processos de Cooperação Transfronteiriça. Caso de Estudo: Elvas e Badajoz
Arguente principal
Bruno Ricardo Marques Janeco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 A organização do espaço e implementação de regras numa sala de jardim-de-infância
Arguente principal
Daniela Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual GeoNorte Universidade Federal da Amazónia - Departamento de Geografia
2022 - Atual adolescents MDPI
2022 - Atual Encyclopedia MDPI
2021 - Atual Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales UEX - Universidad de Extremadura - Facultad del Professorado _ Cáceres
2021 - Atual Applied Sciences MDPI
2021 - Atual Education Sciencies MDPI
2021 - Atual International Journal of enviromental resarche and public health MDPI
2021 - Atual Societies MDPI
2021 - Atual Urban Science MDPI
2020 - Atual Social Sciencies Review MDPI
2020 - Atual Sustainability MDPI
2019 - Atual Aprender Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2019 - Atual World Journal of Education sciedupress
2018 - Atual Journal of Studies in Social Science Research scholink.org

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2022 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Oficina de Formação: “Construir aprendizagens por trabalho de projeto em sala de aula e a distância Construir aprendizagens por trabalho de projeto em sala de aula e a distância (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2021 - 2021 Elaboração e dinamiza a Oficina de Formação: “Supervisão e Didática da Geografia” A convite da Direção do Mestrado m Ensino da Geografia do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Outros) Universidade de Coimbra Departamento de Geografia e Turismo, Portugal
2020 - 2020 Elabora e dinamiza a Oficina de Formação: “Recursos Improváveis” (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2020 - 2020 Elabora e dinamiza duas Oficina de Formação: “Recursos Improváveis" na Escola Secundária André Gouveia para o Centro De Formação de Professores Beatriz Serpa Branco - Évora (Outros) Centro de Formação de Professores Beatriz Serpa Branco - Évora, Portugal
2019 - 2019 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza a Ação de Formação "Domínios de Autonomia Curricular – Novas Dinâmicas para as Aprendizagens", escola D. Sancho II, Elvas Domínios de Autonomia Curricular – Novas Dinâmicas para as Aprendizagens (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2019 - 2019 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza a Ação de Formação: Elabora e dinamiza a Ação de Formação Escola José Régio em Portalegre Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2019 - 2019 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza a Oficina de Formação: “Ensino Profissional Aprender Mais Para Trabalhar Melhor”. Escola Secundária Mouzinho da Silveira em Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2019 - 2019 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza ação de formação: “EDUCAR E APRENDER NA ESCOLA: os alunos precisam que a escola se transforme”. Focada na operacionalização nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Escola Secundária Mouzinho da Silveira; Portalegre. (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza ação de formação: “Avaliação para as aprendizagens. Como avaliar para o sucesso educativo?”. Escola D. Sancho II, Elvas (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza ação de formação: “Avaliação para as aprendizagens. Como avaliar para o sucesso educativo?”. Escolas de Campo Maior e Arronches (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e dinamiza o Workshop - Ambientes de Aprendizagem Inovadores. A Operacionalização. 14.º Congresso Nacional dos CFAE - “25 anos de formação contínua: tributo e desafios para os CFAE”. Centro de Formação de Basto. 19 e 20 de Outubro de 2018, Santo Tirso. (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra duas Oficina de Formação: “Planeamento Estratégico Aplicado à Sala de Aula”. Agrupamento de Escolas André Gouveia de Évora (9 a 11 de julho de 2018) – Centro de Formação de Professores Beatriz Serpa Branco – Évora (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Ministra duas Oficina de Formação: “Projeto Aprender” (PBL). Agrupamento de Escolas de Vendas Novas – Centro de Formação de Professores Beatriz Serpa Branco (Outros) Centro de Formação de Professores Beatriz Serpa Branco - Évora, Portugal
2017 - 2017 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra o curso de formação: “Avaliação das aprendizagens no Ensino Básico e Secundário. Como avaliar para o sucesso educativo?” Escola EB 2,3 José Régio em Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2017 - 2017 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e Ministra a Oficina de Formação: “Projeto Aprender” (PBL). Escola Secundária de São Lourenço Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2017 - 2017 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra a Oficina de Formação: “Projeto Aprender” , na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2016 - 2016 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra Acão de Formação dirigida a Educadoras de Infância sob o título: “A Geografia na Prática Pedagógica da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”; Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2016 - 2016 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra Ação de Formação dirigida a professores do 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário: “O espaço e o tempo a partir das narrativas dos media. Desenvolvimento de práticas pedagógicas na História e Geografia do 2º Ciclo ao Secundário” (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2016 - 2016 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra a Oficina de Formação enquadrada no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Educativo do Ministério da Educação: “Planeamento Da Ação Estratégica De Promoção Da Qualidade Das Aprendizagens”, Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2014 - 2014 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra Ação de Formação dirigida a Educadoras de Infância sob o título: “A Geografia na Prática Pedagógica da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”; Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal
2014 - 2014 Formação de Professores do Ensino Básico e Secundário: Elabora e ministra Acão de Formação dirigida a Professores do 3º Ciclo e Secundário, sob o título: “A Geografia como instrumento da interpretação da realidade mediática - “Ludus humanum est”; Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre (Outros) Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano - CEFOPNA, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Associação Portuguesa de Geógrafos Sócio
2019 - Atual Associação RISCOS- Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança Sócio

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Comissão Científica do “2° IWLR International Workshop Landscape Representations”, Março de 2022, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro, 13506-900, Rio Claro, São Paulo, Brasil
Membro
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2022 - Atual IV Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos” subordinada ao tema “Procesos Globales, Amenazas y Estrategias Locales”
Membro
Facultad del Medio Ambiente y Recursos Naturales da Univ. Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia, Colômbia
2022 - Atual Comissão científica da XIV Encontro Nacional de Riscos”, subordinado ao tema “Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado Associação RISCOS- Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, Portugal
2019 - Atual Membro do Conselho editorial da Revista Aprender da Escola Superior de Educação de Portalegre
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão Científica da Revista Aprender da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2018 - Atual Editorial Board do Journal of Studies in Social Science Research
Membro
2018 - Atual Editorial Board do World Journal of Education, Sciedu. Ontario, Canadá
Membro
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do V Seminário de I&DT - Novos desafios… novas agendas de investigação.
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - Atual Editorial Board do European Journal of Education Studies
Membro
2016 - Atual Editorial Board do European Journal of Social Sciences Studies
Membro
2014 - Atual Membro da Comissão Científica do IV Seminário de I&DT – Cooperar para inovar
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Nomeado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre como representante no Concurso especial de Acesso e Ingresso, nos Cursos de Técnico Superiores Profissionais desde 2017 Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal