???global.info.a_carregar???
Luísa Aires is the scientific coordinator of LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), Universidade Aberta (UAb). Associate Professor with Habilitation at the Department of Education and Distance Learning, Universidade Aberta (UAb). She has a degree (University of Salamanca), a master's degree (recognized by UAb) and a PhD in Educational Sciences (UAb). She has been teaching and researching at UAb since 1991. She is a collaborator researcher at RADTE (UNED, Spain). She carries out research in the fields of Online Educational Relationships, Digital Literacy and Skills, Distance Education, Communication and Digital Media in Education. She coordinates the ObLID Network - an international research and intervention network for Digital Literacy and Inclusion- and was a member of the Quality Observatory for Distance Education and eLearning at UAb. She has been a visiting professor at universities in Europe and the United States. She is a member of the Editorial and Scientific Boards of several journals in the field of Education. She has published several articles, book chapters and books in her fields of specialization. She is a founding member of the Portuguese Society of Educational Sciences - Distance Education Section - and is a member of AERA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Aires
Género
Feminino

Identificadores de autor

Ciência ID
F612-FFC3-1A2B
ORCID iD
0000-0001-5649-276X

Endereços de correio eletrónico

  • laires@uab.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2023/06/22
Concluído
Educação a Distância e eLearning (Título de Agregado)
Universidade Aberta, Portugal
2001
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"Vozes Sobre a Televisão no Âmbito da Educação de Pessoas Adultas: uma Abordagem Sócio-cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Ciências da Educação (Master)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidad de Salamanca - Facultad de Filosofia y Ciencias de la Educacion, Espanha
"Rendimiento Escolar y Lenguaje: Variables Individuales" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente por unanimidad
1983 - 1988
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licence)
Especialização em Orientación Escolar y Profesional/ Educación Especial
Universidad de Salamanca - Facultad de Filosofia y Ciencias de la Educacion, Espanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2001 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1991 - 2001 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual CO(i)NCIDIR- Construir a cidadania digital na rede
Investigador responsável
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2022 - 2025 EVIDENCE- EValuatIon anD promotion of EducatioNal equity in seCondary Education'
PID2021-125775NB-I00
Ministério de Ciencia e Innovación (Espanha) MCIN/AEI/10.13039/501100011033/ FEDER
2021/03/29 - 2024/03/28 (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021 - 2024 TYNDALL/UFM - Transforming learning into hybrid contexts for the educational and labour inclusion of vulnerable population sectors and emphasis on UFM.
TYNDALL/UFM (PID2020-119194RB-I00), projeto I+D
Investigador
Em curso
2021 - 2024 ENiD TEACH- European network in D-flexible teaching
2021-1-ES01-KA220-HED-000027551
Erasmus Plus
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI
UID/SOC/00289/2019
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 Project 2016-1-ES01-KA204-025159 ERASMUS+
Project 2016-1-ES01-KA204-025159 ERASMUS+
Investigador
Universidad de Oviedo, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2014 - 2017 Clima@EduMedia
Clima@EduMedia
Investigador
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 289 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI0289/2011
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 Usos e Apropriações das Tecnologias, em âmbito familiar e escolar
Usos e Apropriações do computador e Internet
Investigador responsável
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Concluído
2011 - 2012 Memórias na Escola- Natureza e Efeitos
Memórias na Escola, natureza e efeitos
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2009/05/01 - 2011/12/31 Inclusão e integração digital. Comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos
UTAustin/CD/0016/2008
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

The University of Texas at Austin, Estados Unidos

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Porto Editora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/05/01 - 2011 Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by majority and disadvantaged groups in Portugal and the USA
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

University of Texas, Estados Unidos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/07/23 - 2008/02/21 A Crise das Vocações Científicas
POCI/CED/61838/2004
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/01/05 - 2007/10/31 @prende.com - Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online
POCI/CED/59736/2004
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01/17 - 2007/01 The "Crisis of Science Vocations"
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006 A Ciência na Televisão: Formas de Recepção de Programas de Divulgação Científica
POCTI/COM/47954/2002
Investigador
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2004 Pensamento e oralidade no ensino secundário
SIQE- 56/2002
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1996 - 1997 A reforma educativa e os meios de ensino-aprendizagem
Reforma Educativa e Meios de Ensino Aprendizagem
Concluído
1994 - 1995 Projeto MUPERINP- Mulheres, Percursos e (Re)Inserção Profissional
MUPERINP (NOW)
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2018 The changing pedagogical landscape
CPL
Investigador
Universidade Aberta, Portugal

European Association ofr Distance and Learning Universities, Países Baixos
Concluído
2014 - 2017 Navegar é preciso: Espaços de Acesso à Internet
Investigador responsável
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2012 - 2015 Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal
Observatório da Qualidade EaDeL
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2010 - 2013 Acessos às Tecnologias Digitais e à Internet, no Município de Amarante
TIC-Amarante
Investigador
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Concluído
2012/01/06 - 2012/12/30 Calidad Relacional, Inmersión Digital y Bienestar Social desde una Perspectiva de Género
alidad Relacional, Inmersión Digital y Bienestar Social desde una Perspectiva de Género
Universidad de Sevilla, Espanha
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aires, Luísa; Nunes, Catarina S.; Amante, Lúcia. "Inclusão e competências digitais no séc. XXI: os estudantes de licenciatura de uma universidade a distância". 2023.
    https://dx.doi.org/10.15304/9788419679543
  2. Mendes, Antonio Quintas; Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "(Re)significar a pedagogia no contexto da educação digital". 2021.
  3. Garcia, Jardel; Aires, Luísa. "Educação na era dos streamings: a construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagem". 2021.
  4. Seabra, Filipa; Teixeira, António; Aires, Luísa. "Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório". 2020.
  5. Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, Luísa. "Digital literacy as a tool for empowerment and community inclusion". 2020.
  6. Carneiro, Fátima; Aires, Luísa. "Teachers and learners changing roles in a global technology-mediated environment". 2020.
  7. Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, Luísa. "Enhancing the human experience of learning with technology: new challenges for research into digital, open, distance & networked education". 2020.
  8. Aires, Luísa. "Construir a cidadania digital na rede". 2019.
  9. Aires, Luísa. "Qualidade de cursos em eLearning: desafios". 2019.
  10. Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación; Aires, Luísa. "Alfabetización digital como herramienta de empoderamiento individual, inclusión social y comunitária". 2018.
  11. Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación. "Perspetivas sobre a inclusão digital no Alentejo: os monitores dos espaços Internet". 2018.
  12. Aires, Luísa. "Rede ObLID: para uma cidadania digital". 2018.
  13. Aires, Luísa. "Universidade, Estudantes e Cultura Digital: o e-Learning". Trabalho apresentado em O papel das universidades para uma Europa do conhecimento, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Abelha, Marta; Teixeira, António. "Emergency Remote Teaching and Learning and Teachers: Digital Competence". Revista Electrónica de Investigación Educativa 25 (2023): 1-16. http://dx.doi.org/10.24320/redie.2023.25.e29.5663.
    10.24320/redie.2023.25.e29.5663
  2. Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Aires, Luísa; Teixeira, António Moreira. "Educators by proxy: Emergency remote teaching and learning in the voice of parents". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1150076.
    10.3389/feduc.2023.1150076
  3. Luísa Aires; Ana Sofia Maia; Ana Catarina Carneiro. "Distance Educational Relationship and Senses of Belonging: The voices of students". Digital Education Review (2022): https://doi.org/10.1344/der.2022.42.101-117.
    10.1344/der.2022.42.101-117
  4. Virgós Sánchez, Marta; Burguera Condon, Joaquín Lorenzo; Lebres Aires, María Luisa. "El papel de la empresa en el marco de la Formación Profesional Dual. Análisis de la percepción de los tutores y tutoras de empresa". REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía 33 3 (2022): 103-123. http://dx.doi.org/10.5944/reop.vol.33.num.3.2022.36463.
    10.5944/reop.vol.33.num.3.2022.36463
  5. Virgós Sánchez, Marta; Burguera Condon, Joaquín Lorenzo; Aires, Luísa. "The role of companies in dual vocational training: analysis of company tutors' perceptions". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/13075.
    10.5944/reop.vol.33.num.3
  6. Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Teixeira, António; Aires, Luísa. "Learning in Troubled Times: Parents’ Perspectives on Emergency Remote Teaching and Learning". Sustainability 14 1 (2021): 301. http://dx.doi.org/10.3390/su14010301.
    10.3390/su14010301
  7. Seabra, Filipa; Teixeira, António; Abelha, Marta; Aires, Luísa; Filipa Seabra; António Teixeira; Marta Abelha; Luísa Aires. "Emergency remote teaching and learning in Portugal: preschool to secondary school teachers’ perceptions". Education Sciences 11 7 (2021): 349-349. http://hdl.handle.net/10400.2/10916.
    10.3390/educsci11070349
  8. Jiménez-Cortés, Rocio; Aires, Luísa. "Feminist trends in distance and hybrid higher education: a scoping review". International Journal of Educational Technology in Higher Education (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11569.
    10.1186/s41239-021-00297-4
  9. Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Teixeira, António. "Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório". Dialogia 36 (2020): 316-334. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545.
    10.5585/dialogia.n36.18545
  10. Aires, L.; Teixeira, A.; Azevedo, J.; Gaspar, M.I.; Silva, S.. "Alterity and emotions in virtual learning communities,ALTÉRITÉ ET EMOTIONS DANS LES COMMUNAUTES VIRTUELLES D'APPRENTISSAGE". Education in the Knowledge Society 7 2 (2020): 74-91. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85112269023&partnerID=MN8TOARS.
    10.14201/EKS.19289
  11. Aires, Luísa; Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación; Aires, Luísa. "Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8107.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp9-25
  12. Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, Luísa; Pereda Herrero, Visitación; Pereda, Visitación. "Digital inclusion programs: the case of the Basque Country". Revista Lusófona de Educação 45 (2019): 73-88. http://hdl.handle.net/10400.2/9170.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.05
  13. De La Mata, Manuel; Aires, Luísa; Santamaria, André; Rebollo-Catalán, M. Ángeles; Cubero, Merceddes; García-Perez, Rafael; De La Mata, Manuel L.; et al. "Cultural-historical perspective in Spain and Portugal: developing theoretical and methodological approaches". Mind, Culture, and Activity 27 2 (2019): 149-155. http://hdl.handle.net/10400.2/9172.
    10.1080/10749039.2019.1612436
  14. Aires, Luísa; Santos, Rita; Días de la Guardia, Javier; Lima, Catarina; Correia, Joana; Aires, L.; Santos, R.; et al. "Mediating towards digital inclusion: the monitors of internet access places". Observatorio 12 2 (2018): 196-213. http://hdl.handle.net/10400.2/7371.
    http://dx.doi.org/10.15847/obsOBS12220181177
  15. Aires, Luísa. "E-Learning, educação online e educação aberta : contributos para uma reflexão teórica". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/5034.
  16. Aires, Luisa. "e-Learning, Online Education and Open Education: A Contribution to a Theoretical Approach". RIED-Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia (2016): https://publons.com/wos-op/publon/31046813/.
    10.5944/RIED.19.1.14356
  17. Szeremeta, Irina Veríssimo; Aires, Luísa. "Os Portugueses no Discurso Mediático Europeu: as notícias sobre a crise financeira". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1833.
  18. Aires, Luísa; Aires, L.. "From dissemination to the domestication of digital technologies in rural communities : narratives of parents and teachers". Mind, Culture, and Activity 21 4 (2014): 337-352. http://hdl.handle.net/10400.2/4073.
    10.1080/10749039.2014.952314
  19. Montez, Risoleta; Aires, Luísa. "Colaboração online, formação contínua de professores e TIC na sala de aula : estudo de caso". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/4078.
  20. Melo, H.; Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa; Cunha, Luís Miguel. "Barriers and facilitators to the promotion of healthy eating lifestyles among adolescents at school: the views of school health coordinators". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/5035.
    10.1093/her/cyt077
  21. Silva, A.P.; Lourtie, P.; Aires, L.; Silva, Ana Paula; Lourtie, Pedro; Aires, Luísa. "Employability in online higher education : A case study". International Review of Research in Open and Distance Learning 14 1 (2013): 106-125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875034232&partnerID=MN8TOARS.
    10.19173/irrodl.v14i1.1262
  22. Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana; Ponte, Cristina; Azevedo, José. "Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/4076.
  23. Pinto de Moura, Ana; Miguel Cunha, Luís; Miranda Azeiteiro, Ulisses; Aires, Luísa; Graça, Pedro; Vaz de Almeida, Maria Daniel. "Food consumer science post-graduate courses: comparison of face-to-face versus online delivery systems". British Food Journal 112 5 (2010): 544-556. http://dx.doi.org/10.1108/00070701011043781.
    10.1108/00070701011043781
  24. Aires, Luísa. "Tecnologia Educativa: La formación del profesorado en la era de Internet". (2009): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2058.
  25. Aires, Luísa. "Comunicação e Aprendizagem Online: Que percursos?". (2007): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2105.
  26. Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, Sílvia. "Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/4075.
  27. Azevedo, José; Universidade do Porto; Aires, Luísa; Universidade Aberta; Couto, Ana Isabel; Universidade do Porto; Azevedo, José; Aires, Luísa; Couto, Ana Isabel. "Processos de mediação em televisão: o caso dos programas de ciência". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3323.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16326
  28. Azevedo, José; Aires, Luísa; Couto, Ana Isabel; José Azevedo; Aires, Luísa; Ana Isabel Couto. "Os Processos de Mediação de Ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa". Prisma.com 1 (2005): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2147.
  29. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/168.
  30. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa; Alda Pereira; António Quintas-Mendes; et al. "Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online". Discursos (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
    Publicado
  31. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do professor/tutor online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/167.
  32. Aires, Luísa; Aires, Luísa. "Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online". Discursos (2003): 23-34. http://hdl.handle.net/10400.2/146.
    Publicado
  33. Aires, Luísa. "Vygotski e a Construção Social do Conhecimento". VII 1 (2003): 45-68.
    Publicado
  34. Alda Pereira; António Quintas-Mendes; José Mota; Lina Morgado; Aires, Luísa; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; et al. "Contributos para uma pedagogia do ensino pós-graduado: proposta de um modelo". Discursos (2003): 39-51. http://hdl.handle.net/10400.2/147.
    Publicado
  35. Aires, Luísa; Aires, Luísa. "Privilegiación y reintegración de programas culturales televisivos en educación de adultos". Revista Fuentes 3 (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4074.
    Publicado
  36. Juan de Pablos Pons; M. Ángeles Rebollo; Aires, Luísa; Pablos Pons, Juan de; Rebollo Ctallán, M. Ángeles; Aires, Luísa. "Para un estudio de las aportaciones de Mijaïl Bajtín a la teoría sociocultural. Una aproximación educativa". (1999): 223-253. http://hdl.handle.net/10400.2/4079.
  37. José Luis Rodríguez Diéguez; Aires, Luísa. "Aproveitamento Escolar e Linguagem: Variáveis individuais". Revista Portuguesa de Pedagogia 24 (1990): 345-365.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barreto de Seabra, Filipa; Lebres Aires, Luísa; Teixeira, António Moreira; Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Teixeira, António Moreira. "Transição de Emergência para o Ensino Online em Universidades Portuguesas na sequência da pandemia Covid-19: Estudo exploratório.". In Avances en Ciencias de la Educación- Investigación y Práctica. Dykinson,, 2020.
    Publicado
  2. Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa; Aires, Luísa. "The influence of food choices determinants on the achievement of the sustainable food consumption goal: an emerging subject in food consumer sciences in an e learning environment". In Higher Education and Sustainability. Taylor & Francis, 2019.
    https://doi.org/10.1201/b22452
  3. Aires, Luísa. "Higher Education and Sustainability". In Opportunities and Challenges for Achieving Sustainable Development Goals. 2019.
    10.1201/b22452
  4. Dias, Paulo; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda. "e-Learning diversification in higher education: conceptions of participation". Springer, Cham, 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8_17
  5. Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa. "Food and Sustainability: An Emerging Subject in Sustainable Environmental Sciences Education Applying to the e-Learning Environment". editado por Azeiteiro, Ulisses; Leal-Filho,; Aires, Luísa, 109-130. Alemanha: Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-70199-8_7
  6. Ricardo Palmeiro; Visitación Pereda; Aires, Luísa; Santos, Rita; Lima, Catarina; Correia, Joana; Correia, J. D.; Aires, Luísa. "Espaços de Acesso à Internet e Inclusão Digital: Perspectivas de Monitores e Coordenadores". In eBook, editado por Ricardo Palmeiro; Luísa Aires; Visitación Pereda; Rita, Santos; Aires, Luísa; Pereda, Visitación, 91-97. --, Portugal: Universidade Aberta, CEMRI, 2017.
    Publicado
  7. Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; et al. "eLearning no ensino superior português : perspetivas de líderes académicos e pedagógicos". editado por Paulo Dias; Darlinda Moreira; António Quintas-Mendes, 12-45. Universidade Aberta, 2016.
    Publicado
  8. Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Aires, Luísa. "Identity trends of academics at the Universidade Aberta (Portuguese Open University)". Bloomsbury Academic, 2015.
  9. Aires, L.; Dias, P.; Azevedo, J.; Ángeles Rebollo, M.; García-Pérez, R.; Aires, Luísa; Dias, Paulo; et al. "Education, digital inclusion and sustainable online communities". 263-273. 2015.
  10. Lima, Catarina; Aires, Luísa; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, Rafael. "Mulheres empreendedoras em contextos rurais e a aprendizagem informal nas redes sociais". Whitebooks, 2014.
  11. Amorim, José Pedro; Aires, Luísa. "Memórias autobiográficas de professores : as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógica". Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) Universidade Católica Portuguesa, 2013.
  12. Aires, Luísa. "O virtual como contexto mediador de pesquisa no local: O caso de uma unidade curricular do 1º ciclo". editado por José Ribeiro; Luísa Aires. Universidade Aberta, CEMRI, 2012.
    Publicado
  13. Aires, Luísa; Azevedo, José; Universidade do Porto. "Contributos teórico-metodológicos para a análise das comunidades virtuais de aprendizagem". editado por José Azevedo; B. Passareli. SENAC, 2010.
    Publicado
  14. Aires, Luísa. "Comunidades e relações interpessoais online: reflexões no âmbito do projeto @prende.com". In Comunidades virtuais de aprendizagem e comunidades: o projeto @prende.com, editado por Luísa Aires; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira, 17-30. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
  15. Aires, Luísa; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira; Joanne Laranjeiro; Gaspar, Ivone; Azevedo, José; et al. "Ambiente da sala de aula em Cursos de Mestrado Presenciais e Online". In Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projecto @prende.com, editado por Luísa Aires; José Azevedo; António Teixeira; Ivone Gaspar. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
  16. Aires, Luísa; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira; Sílvia Silva. "Comunidades de aprendizagem: das dinâmicas de interacção à construção de identidades online". editado por Luísa Aires; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Azeiteiro, Ulisses; Leal Filho, Walter; Aires, Luísa. Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8
  2. Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda, Visitación. Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha. Universidade Aberta. 2017.
    Publicado
  3. Aires, Luísa; Henriques, Susana Alexandra Frutuoso; Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luisa; Moreira, Darlinda; Goulão, Maria de Fátima; et al. Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior. Porto, Portugal: Universidade Aberta. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Ribeiro, José; Aires, Luísa. Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na era tecnológica. Universidade Aberta. CEMRI. 2012.
  5. Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, António. Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com. Universidade Aberta. 2007.
Livro
  1. Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadf.2022.5
  2. Marques, Célio Gonçalo; Nata, Ana; Rodrigues, Ana; Aires, Luísa; Cravino, José. Do ensino de emergência à transformação digital. Livro de comunicações e posters do eLIES2021. LE@D, Universidde Aberta. 2022.
    10.34627/leadt.2022.3
  3. Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4
  4. Morgado, Lina; Aires, Luisa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Investigação e Inovação no LE@D: atores e projetos em 2021-2022. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
  5. Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha. Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014. Universidade Aberta. 2021.
    https://doi.org/10.34627/syhb-pj73
  6. Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación; Palmeiro, Ricardo; Amante, Lúcia; Nunes, Catarina S.. Competências digitais no séc. XXI: instrumento de autoavaliação. LE@D, Universidade Aberta. 2021.
    10.34627/leadw.2021.1
  7. Bastos, Glória. Virtual pedagogical model: development scenarios.. Portugal: Universidade Aberta. 2019.
    Publicado
  8. Azeiteiro, U.M.; Filho, W.L.; Aires, L.. Preface. 2018.
  9. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cardoso, Teresa. Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento. Universidade Aberta. 2018.
  10. Aires, Luísa. Discursos e mediações em contexto de educação de adultos: a televisão. Ed. Autor. 2012.
  11. Aires, Luísa. Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Universidade Aberta. 2011.
  12. Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís Miguel; Azeiteiro, Luís; Aires, Luisa; Almeida, Maria Daniel Vaz de. Ciências do consumo alimentar: Comparação de cursos de 2º ciclo (Mestrado) em regime online presencial. 2010.
Manual
  1. Aires, Luísa. Interculturalidade, Género e Tecnologia: Uma abordagem educativa. Ministério da Educação e Ciência. 2011.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Aires, Luísa. "Prefácio". editado por Malheiro, Armando; Almeida, Francisco. Universidade Estadual de Goiás; Universidade do Porto. 2011.
    Publicado
Relatório
  1. Virgós Sánchez, Marta. 2020. Relatório de atividades: Estágio de Investigação Internacional em Educação a Distância e eLearning. http://hdl.handle.net/10400.2/10242.
  2. Moreira, D.; Aires, Luísa; Caetano, Fernando J. P.; Moura, Ana Pinto de. 2015. Relatório. Consultoria pedagógica sobre design de cursos em elearning da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). http://hdl.handle.net/10400.2/14524.
Tese / Dissertação
  1. Serrano, Sílvia. "Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtual". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15198.
  2. Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves. "Educação global: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeia". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11873.
  3. Paim, Marisa da Silva. "Percepção da violência na escola: estudo de caso em uma escola do município de Joinville S/C". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10909.
  4. Costa, Maria João Oliveira Lopes Santos. "Formação de professores para a educação inclusiva: o caso de um curso de formação contínua para docentes". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11652.
  5. Jenkins, Anabela Pimentel da Silva. "Media locativos digitais como instrumentos mediadores do contacto com a natureza: estudo de caso sobre a aplicação de um programa de geolocalização". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10855.
  6. Joaquim, Domingos Neto João. "A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de Sofala". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8568.
  7. Chipato, Sérgio Kalembe Benedita. "Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8608.
  8. Aires, Luísa. "Informação e Comunicação em Educação Especial: A voz dos Professores de Escolas de Referência para a Educação de Alunos com Cegueira e Baixa Visão”, doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais,". Doutoramento, Universidade do Porto, 2018.
  9. Castilho, João Manuel Andrade. "Informação e comunicação em educação especial : a voz dos professores de escolas de referência para o ensino de alunos com cegueira e baixa visão". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26021.
  10. Aires, Luísa. "Diversidade e Inclusão: Um Estudo Comparativo com Estudantes do Ensino Superior". Doutoramento, Universidade Aberta, 2017.
  11. Manso, Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves. "Diversidade e inclusão no Ensino Superior Politécnico : da caraterização à compreensão das vivências dos estudantes". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6553.
  12. Araújo, Ada de Jesus Faria. "Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos : o caso de colégios privados em Angola". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5216.
  13. Magalhães, Margarida; Aires, Luísa; Margarida Magalhães; Aires, Luísa. "A educação global e o diálogo intercultural em contexto de aprendizagem online : os cursos de educação global". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5523.
  14. Pinto, Cristina Maria Tavares Martins Quesado. "Atitudes e perceções dos adolescentes face à alimentação : estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de Estarreja". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3087.
  15. Veríssimo, Irina Fresco. "Representação dos portugueses no discurso mediático europeu : as notícias sobre a crise financeira". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3008.
  16. Montez, Risoleta. "Formação online de professores e utilização das tic na escola". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2557.
  17. Barata, Alzira da Cruz. "Comunicação e gestão da informação em contexto escolar : o uso da Plataforma Moodle e da página web num agrupamento de escolas do concelho de Castelo Branco". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1700.
  18. Leitão, Maria de Fátima Henriques Matos. "Relações interpessoais numa escola básica integrada do Concelho de Oeiras : o posicionamento dos alunos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1864.
  19. Aires, Luísa. "A Aprendizagem ao Longo da Vida. O Reconhecimento de Competências da Empregabilidade no Ensino Superior". Mestrado, Universidade Aberta, 2010.
  20. Aires, Luísa. "Representações dos professores e alunos sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a Direção de Turma". Mestrado, 2010.
  21. Aires, Luísa. "Escola e Imigração na Cidade”, Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação Intercultural (coorientação com o Professor Doutor Félix Neto) (14/05/2010).". Doutoramento, Universidade Aberta, 2010.
  22. Santos, José Rui. "A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1865.
  23. Rangel, Maria José. "As representações dos professores sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a direcção de turma". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1772.
  24. Silva, Ana Paula de Jesus. "As competências para a empregabilidade no ensino superior". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3431.
  25. Aires, Luísa; Correia, Ana Teresa da Silva. "O Portfolio Como Instrumento de Aquisição e Avaliação de Estratégias de Leitura". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1752.
  26. Aires, Luísa. "Berta Deolinda Ribeiro Ferreira Elias, título da dissertação “B-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos, Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta.". Mestrado, Universidade Aberta, 2009.
  27. Elias, Berta Deolinda Ribeiro Ferreira. "B-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de Lisboa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1427.
  28. Gonçalves, Luís Miguel Chaves Reis. "Escola e imigração na cidade : implicações da parentalidade em adolescentes de diferentes grupos étnicos". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1505.
  29. Aires, Luísa. "Crianças ciganas e abandono escolar". Mestrado, Universidade Aberta, 2008.
  30. Aires, Luísa. "Contributos para a Análise e Caracterização de Interações em Fóruns de Discussão online". Mestrado, Universidade do Porto, 2008.
  31. Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins; Aires, Luísa. "A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso". Mestrado, Universidade Aberta, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1146.
  32. Mandim, José Fernando Oliveira. "As dinâmicas para a promoção da saúde numa escola do ensino básico do Porto: um estudo de caso". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/642.
  33. Gabriel, Fernando Manuel Silva. "O multiculturalismo na escola: o caso dos alunos de etnia cigana". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/617.
  34. Carvalho, Renato Gil Gomes; Aires, Luísa. "Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira". Mestrado, Universidade Aberta, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/687.
  35. Resendes, Florbela Tavares Montenegro. "Vivências dos enfermeiros estrangeiros num hospital português". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.2/620.
  36. Aires, Luísa. "Dos conhecimentos às competências – olhares sobre a matriz educacional veiculada pelas reformas de 1986 e 2001". Mestrado, Universidade Aberta, 2005.
  37. Aires, Luísa. "António Maia - Percursos de uma história de vida". Mestrado, Universidade Aberta, 2005.
  38. Aires, Luísa. "A componente de apoio à família nos jardins de infância da rede pública - um percurso entre as necessidades da família e a realidade nos Jardins de Infância". Mestrado, 2005.
  39. Aires, Luísa. "O (Des)encanto de “ser” professor". Mestrado, 2005.
  40. Aires, Luísa. "A articulação entre educação pré-escolar e 1º ciclo de escolaridade: análise dos discursos de educadores e professores". Mestrado, Universidade Aberta, 2004.
  41. Aires, Luísa. "Relações Escola - Família vividas e representadas pelos Pais - um estudo de caso". Mestrado, Universidade Aberta, 2004.
  42. Aires, Luísa. "Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem sociocultural". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.2/2482.

Outros

Outra produção
  1. Literacias digitais. O presente texto aborda a problemática das literacias na era digital, a partir de uma breve revisão do estado da arte sobre este tema. Para a sua exploração, adotam-se três eixos de análise: o primeiro eixo explora a diversidade de conceções do conceito de literacia. digital; o segundo eixo aborda as diferentes gerações de media e sua relação com a literacia; o terceiro eixo apresenta vias de oper. 2015. Aires, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.2/6017.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Media locativos digitais como instrumentos mediadores do contacto com a natureza: Estudo de Caso sobre a aplicação de um programa de Geolocalização
Orientador
Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 A Educação a Distância no Ensino Secundário e as Tecnologias: Estudos de caso de duas Escolas Secundárias da Província de Sofala
Orientador
Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Educação Global: Perspetivas de Alunos e Professores de uma Escola Europeia
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Formação de professores para a Educação Inclusiva: o caso de um curso de formação contínua para docentes
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 A Educação Global e o Diálogo Intercultural em contexto de aprendizagem online: os cursos de Educação Global
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos: o caso de colégios privados em Angola
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Redes Sociais e Interculturalidade: Os estudantes de diferentes etnias de um agrupamento de escolas de Lisboa
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Atitudes e perceções dos adolescentes face à alimentação: estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do Município de Estarreja.
Coorientador
Ciências do Consumo Alimentar (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 Os portugueses no discurso mediático europeu: as notícias sobre a crise financeira
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Informação e Comunicação em Educação Especial
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Diversidade e Inclusão no Ensino Superior Politécnico: da caracterização à compreensão das vivências dos estudantes
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2004 - 2004 Tolerância: Desafios do Professor Perante a Diversidade Cultural
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2004 - 2004 Escola e Imigração na Cidade: Implicações no Sistema Educativo do Conhecimento de Diferentes Grupos Étnicos
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Webinars CO(i)NCIDIR - Construir a Cidadania Digital na Rede - Comissão organizadora - Comissão científica (2018/09)
Outro
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2012 Programa "Sextas à Tarde", iniciativa semanal organizada pelo LAV-CEMRI, coordenado por José RIbeiro e pela Delegação do Porto da UAb. (2010 - 2012)
Outro
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Computers & Education
2014 - Atual Comunicar (1988-3293) Grupo Comunicar
2014 - Atual RIED (1134-3478)
2010 - 2018 IRRODL (1492-383 ) Athabasca University

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual American Educational Research Association (AERA)(desde 2010) Membro
1999 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócia fundadora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Membro emérito do Editorial Board da revista “Mind, Culture and Activity”, Routledge [http://www.tandfonline.com/toc/hmca20/current] (JCR, IF.2018: 1,367).
Membro
2010 - Atual Rede ObLID- Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital http://contemcom.org/
Coordenador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal