???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Aires

Identificadores de autor

Ciência ID
F612-FFC3-1A2B
ORCID iD
0000-0001-5649-276X

Endereços de correio eletrónico

  • laires@uab.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"Vozes Sobre a Televisão no Âmbito da Educação de Pessoas Adultas: uma Abordagem Sócio-Cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Ciências da Educação (Master)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidad de Salamanca - Facultad de Filosofia y Ciencias de la Educacion, Espanha
"Rendimiento Escolar y Lenguaje: Variables Individuales" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente por unanimidad
1983 - 1988
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licence)
Especialização em Orientación Escolar y Profesional/ Educación Especial
Universidad de Salamanca - Facultad de Filosofia y Ciencias de la Educacion, Espanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2001 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1991 - 2001 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual CO(i)NCIDIR- Construir a cidadania digital na rede
Investigador responsável
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2016 - 2018 Project 2016-1-ES01-KA204-025159 ERASMUS+
Project 2016-1-ES01-KA204-025159 ERASMUS+
Investigador
Universidad de Oviedo, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2014 - 2017 Clima@EduMedia
Clima@EduMedia
Investigador
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Concluído
2010 - 2013 Usos e Apropriações das Tecnologias, em âmbito familiar e escolar
Usos e Apropriações do computador e Internet
Investigador responsável
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Concluído
2011 - 2012 Memórias na Escola- Natureza e Efeitos
Memórias na Escola, natureza e efeitos
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2009 - 2011 Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by majority and disadvantaged groups in Portugal and the USA
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

University of Texas, Estados Unidos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by majority and disadvantaged groups in Portugal and the USA
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
2005 - 2007/10/31 @prende.com - Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online
POCI/CED/59736/2004
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2006 A crise das vocações científicas
POCI/CED/61838/2004
Investigador
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006 A Ciência na Televisão: Formas de Recepção de Programas de Divulgação Científica
POCTI/COM/47954/2002
Investigador
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2004 Pensamento e oralidade no ensino secundário
SIQE- 56/2002
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1996 - 1997 A reforma educativa e os meios de ensino-aprendizagem
Reforma Educativa e Meios de Ensino Aprendizagem
Concluído
1994 - 1995 Projeto MUPERINP- Mulheres, Percursos e (Re)Inserção Profissional
MUPERINP (NOW)
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2018 The changing pedagogical landscape
CPL
Investigador
Universidade Aberta, Portugal

European Association ofr Distance and Learning Universities, Países Baixos
Concluído
2014 - 2017 Navegar é preciso: Espaços de Acesso à Internet
Investigador responsável
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2012 - 2015 Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal
Observatório da Qualidade EaDeL
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2010 - 2013 Acessos às Tecnologias Digitais e à Internet, no Município de Amarante
TIC-Amarante
Investigador
Centro de Estudos das Tecnologias Artes e Ciências da Comunicação, Portugal
Concluído
2012 - 2012/12/30 Calidad Relacional, Inmersión Digital y Bienestar Social desde una Perspectiva de Género
alidad Relacional, Inmersión Digital y Bienestar Social desde una Perspectiva de Género
Universidad de Sevilla, Espanha
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aires, Luísa. "Qualidade de cursos em eLearning: desafios". 2019.
  2. Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación; Aires, Luísa. "Alfabetización digital como herramienta de empoderamiento individual, inclusión social y comunitária". 2018.
  3. Aires, Luísa. "Universidade, Estudantes e Cultura Digital: o e-Learning". Trabalho apresentado em O papel das universidades para uma Europa do conhecimento, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Teixeira, António. "Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório". Dialogia 36 (2020): 316-334. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545.
    10.5585/dialogia.n36.18545
  2. Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, Visitación; Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación. "Digital inclusion programs: the case of the Basque Country". (2020): http://hdl.handle.net/10437/10034.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.05
  3. Aires, Luísa. "Das Competências de uso das Tecnologias Digitais ao Exercício pleno da Cidadania Digital". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2019): https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/160.
    10.34627/VOL2ISS1PP9-25
  4. De La Mata, Manuel; Aires, Luísa; Santamaria, André; Rebollo-Catalán, M. Ángeles; Cubero, Merceddes; García-Perez, Rafael; Aires, Luísa. "Cultural-historical perspective in Spain and Portugal: developing theoretical and methodological approaches". Mind, Culture, and Activity (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9172.
    10.1080/10749039.2019.1612436
  5. Aires, Luísa; Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación. "Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8107.
  6. Aires, Luísa; Santos, Rita; Días de la Guardia, Javier; Lima, Catarina; Correia, Joana. "Mediating towards digital inclusion: the monitors of internet access places". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7371.
    http://dx.doi.org/10.15847/obsOBS12220181177
  7. Margarida Magalhães; Aires, Luísa. "A Educação Global e o Diálogo Intercultural em contextos de aprendizagem Online: os Cursos de Educação Global". Revista Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social 5 (2017):
    Publicado
  8. Aires, Luísa. "E-Learning, educação online e educação aberta : contributos para uma reflexão teórica". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/5034.
  9. Szeremeta, Irina Veríssimo; Aires, Luísa. "Os Portugueses no Discurso Mediático Europeu: as notícias sobre a crise financeira". (2015): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1833.
  10. Aires, Luísa. "From dissemination to the domestication of digital technologies in rural communities : narratives of parents and teachers". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/4073.
    10.1080/10749039.2014.952314
  11. Montez, Risoleta; Aires, Luísa. "Colaboração online, formação contínua de professores e TIC na sala de aula : estudo de caso". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/4078.
  12. Melo, H.; Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa; Cunha, Luís Miguel. "Barriers and facilitators to the promotion of healthy eating lifestyles among adolescents at school: the views of school health coordinators". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/5035.
    10.1093/her/cyt077
  13. Silva, Ana Paula; Lourtie, Pedro; Aires, Luísa. "Employability in online higher education : a case study". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/4077.
  14. Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana; Ponte, Cristina; Azevedo, José. "Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/4076.
  15. Pinto de Moura, Ana; Miguel Cunha, Luís; Miranda Azeiteiro, Ulisses; Aires, Luísa; Graça, Pedro; Vaz de Almeida, Maria Daniel. "Food consumer science post-graduate courses: comparison of face-to-face versus online delivery systems". British Food Journal 112 5 (2010): 544-556. http://dx.doi.org/10.1108/00070701011043781.
    10.1108/00070701011043781
  16. Aires, Luísa. "Tecnologia Educativa: La formación del profesorado en la era de Internet". (2009): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2058.
  17. Aires, Luísa. "Comunicação e Aprendizagem Online: Que percursos?". (2007): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2105.
  18. Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, Sílvia. "Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/4075.
  19. Azevedo, José; Universidade do Porto; Aires, Luísa; Universidade Aberta; Couto, Ana Isabel; Universidade do Porto. "Processos de mediação em televisão: o caso dos programas de ciência". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3323.
  20. Azevedo, José; Aires, Luísa; Couto, Ana Isabel. "Os Processos de Mediação de Ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa". (2005): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2147.
  21. José Azevedo; Aires, Luísa; Ana Isabel Couto. "Os processos de mediação da ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa". Prisma.com 1 (2005):
  22. Alda Pereira; António Quintas-Mendes; José Mota; Lina Morgado; Aires, Luísa. "Instrumentos de Apoio ao Ensino Online, Guia do Professor/Tutor e Guia do Estudante Online". Discursos (2005):
    Publicado
  23. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/168.
  24. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  25. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do professor/tutor online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/167.
  26. Aires, Luísa; Aires, Luísa. "Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online". Discursos (2003): 23-34. http://hdl.handle.net/10400.2/146.
    Publicado
  27. Aires, Luísa. "Vygotski e a Construção Social do Conhecimento". VII 1 (2003): 45-68.
    Publicado
  28. Alda Pereira; António Quintas-Mendes; José Mota; Lina Morgado; Aires, Luísa; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; et al. "Contributos para uma pedagogia do ensino pós-graduado: proposta de um modelo". Discursos (2003): 39-51. http://hdl.handle.net/10400.2/147.
    Publicado
  29. Aires, Luísa; Aires, Luísa. "Privilegiación y reintegración de programas culturales televisivos en educación de adultos". Revista Fuentes 3 (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4074.
    Publicado
  30. Juan de Pablos Pons; M. Ángeles Rebollo; Aires, Luísa; Pablos Pons, Juan de; Rebollo Ctallán, M. Ángeles; Aires, Luísa. "Para un estudio de las aportaciones de Mijaïl Bajtín a la teoría sociocultural. Una aproximación educativa". (1999): 223-253. http://hdl.handle.net/10400.2/4079.
  31. José Luis Rodríguez Diéguez; Aires, Luísa. "Aproveitamento Escolar e Linguagem: Variáveis individuais". Revista Portuguesa de Pedagogia 24 (1990): 345-365.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa. "The influence of food choices determinants on the achievement of the sustainable food consumption goal: an emerging subject in food consumer sciences in an e learning environment". Taylor & Francis, 2019.
    https://doi.org/10.1201/b22452
  2. Aires, Luísa. "Higher Education and Sustainability". In Opportunities and Challenges for Achieving Sustainable Development Goals. 2019.
    10.1201/b22452
  3. Dias, Paulo; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda. "e-Learning diversification in higher education: conceptions of participation". Springer, Cham, 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8_17
  4. Moura, Ana Pinto de; Aires, Luísa. "Food and Sustainability: An Emerging Subject in Sustainable Environmental Sciences Education Applying to the e-Learning Environment". editado por Azeiteiro, Ulisses; Leal-Filho,; Aires, Luísa, 109-130. Alemanha: Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-70199-8_7
  5. Ricardo Palmeiro; Visitación Pereda; Aires, Luísa; Santos, Rita; Lima, Catarina; Correia, Joana. "Espaços de Acesso à Internet e Inclusão Digital: Perspectivas de Monitores e Coordenadores". editado por Ricardo Palmeiro; Luísa Aires; Visitación Pereda; Rita, Santos; Aires, Luísa; Pereda, Visitación, 91-97. Portugal: Universidade Aberta, CEMRI, 2017.
    Publicado
  6. Margarida Magalhães; Aires, Luísa. "A Educação Global e o Diálogo Intercultural em contexto de aprendizagem online: os cursos de Educação Global". editado por Ricardo Palmeiro; Luísa Aires; Visitación Pereda. 2017.
    Publicado
  7. Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.. "eLearning no ensino superior português : perspetivas de líderes académicos e pedagógicos". Universidade Aberta, 2016.
  8. Aires, Luísa; Paulo Dias; Domingos Caeiro; Darlinda Moreira; Fátima Goulão; Susana Henriques; António Moreira; Catarina Nunes. "e-Learning no Ensino Superior Português: perspectivas de líderes académicos e pedagógicos". editado por Paulo Dias; Darlinda Moreira; António Quintas-Mendes, 12-45. Universidade Aberta, 2016.
    Publicado
  9. Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Aires, Luísa. "Identity trends of academics at the Universidade Aberta (Portuguese Open University)". Bloomsbury Academic, 2015.
  10. Aires, Luísa; Dias, Paulo; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, Rafael. "Education, digital inclusion and sustainable online communities". 2014.
    10.3726/978-3-653-02460-9
  11. Lima, Catarina; Aires, Luísa; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, Rafael. "Mulheres empreendedoras em contextos rurais e a aprendizagem informal nas redes sociais". Whitebooks, 2014.
  12. Amorim, José Pedro; Aires, Luísa. "Memórias autobiográficas de professores : as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógica". Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) Universidade Católica Portuguesa, 2013.
  13. Aires, Luísa. "O virtual como contexto mediador de pesquisa no local: O caso de uma unidade curricular do 1º ciclo". editado por José Ribeiro; Luísa Aires. Universidade Aberta, CEMRI, 2012.
    Publicado
  14. Aires, Luísa; Azevedo, José; Universidade do Porto. "Contributos teórico-metodológicos para a análise das comunidades virtuais de aprendizagem". editado por José Azevedo; B. Passareli. SENAC, 2010.
    Publicado
  15. Aires, Luísa; Gaspar, Ivone; Azevedo, José; Teixeira, António; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira; Sílvia Silva; Joanne Laranjeiro. "Vivências em comunidades de aprendizagem presencial e online". In Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projecto @prende.com, editado por Luísa Aires; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
  16. Aires, Luísa. "Comunidades e relações interpessoais online: reflexões no âmbito do projeto @prende.com". In Comunidades virtuais de aprendizagem e comunidades: o projeto @prende.com, editado por Luísa Aires; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira, 17-30. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
  17. Aires, Luísa; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira; Joanne Laranjeiro. "Ambiente da sala de aula em Cursos de Mestrado Presenciais e Online". editado por Luísa Aires; José Azevedo; António Teixeira. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
  18. Aires, Luísa; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira; Sílvia Silva. "Comunidades de aprendizagem: das dinâmicas de interacção à construção de identidades online". editado por Luísa Aires; José Azevedo; Ivone Gaspar; António Teixeira. Universidade Aberta, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Azeiteiro, Ulisses; Leal Filho, Walter; Aires, Luísa. Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8
  2. Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda, Visitación. Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha. Universidade Aberta. 2017.
    Publicado
  3. Aires, Luísa. Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior. Universidade Aberta. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Ribeiro, José; Aires, Luísa. Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na era tecnológica. Universidade Aberta. CEMRI. 2012.
  5. Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, António. Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com. Universidade Aberta. 2007.
Livro
  1. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa. Virtual pedagogical model: development scenarios. Universidade Aberta. 2019.
  2. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa. Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento. Universidade Aberta. 2018.
  3. Henriques, Susana Alexandra Frutuoso; Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luisa; Moreira, Darlinda; Goulão, Maria de Fátima; Moreira, José António; et al. Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior. UAb - Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning. 2015.
  4. Aires, Luísa. Discursos e mediações em contexto de educação de adultos: a televisão. Ed. Autor. 2012.
  5. Aires, Luísa. Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Universidade Aberta. 2011.
Manual
  1. Aires, Luísa. Interculturalidade, Género e Tecnologia: Uma abordagem educativa. Ministério da Educação e Ciência. 2011.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Aires, Luísa. "Prefácio". editado por Malheiro, Armando; Almeida, Francisco. Universidade Estadual de Goiás; Universidade do Porto. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Joaquim, Domingos Neto João. "A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de Sofala". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8568.
  2. Chipato, Sérgio Kalembe Benedita. "Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8608.
  3. Aires, Luísa. "Informação e Comunicação em Educação Especial: A voz dos Professores de Escolas de Referência para a Educação de Alunos com Cegueira e Baixa Visão”, doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais,". Doutoramento, Universidade do Porto, 2018.
  4. Castilho, João Manuel Andrade. "Informação e comunicação em educação especial : a voz dos professores de escolas de referência para o ensino de alunos com cegueira e baixa visão". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26021.
  5. Aires, Luísa. "Diversidade e Inclusão: Um Estudo Comparativo com Estudantes do Ensino Superior". Doutoramento, Universidade Aberta, 2017.
  6. Manso, Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves. "Diversidade e inclusão no Ensino Superior Politécnico : da caraterização à compreensão das vivências dos estudantes". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6553.
  7. Araújo, Ada de Jesus Faria. "Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos : o caso de colégios privados em Angola". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5216.
  8. Magalhães, Margarida; Aires, Luísa. "A educação global e o diálogo intercultural em contexto de aprendizagem online : os cursos de educação global". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5523.
  9. Pinto, Cristina Maria Tavares Martins Quesado. "Atitudes e perceções dos adolescentes face à alimentação : estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de Estarreja". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3087.
  10. Veríssimo, Irina Fresco. "Representação dos portugueses no discurso mediático europeu : as notícias sobre a crise financeira". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3008.
  11. Montez, Risoleta. "Formação online de professores e utilização das tic na escola". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2557.
  12. Barata, Alzira da Cruz. "Comunicação e gestão da informação em contexto escolar : o uso da Plataforma Moodle e da página web num agrupamento de escolas do concelho de Castelo Branco". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1700.
  13. Leitão, Maria de Fátima Henriques Matos. "Relações interpessoais numa escola básica integrada do Concelho de Oeiras : o posicionamento dos alunos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1864.
  14. Aires, Luísa. "A Aprendizagem ao Longo da Vida. O Reconhecimento de Competências da Empregabilidade no Ensino Superior". Mestrado, Universidade Aberta, 2010.
  15. Aires, Luísa. "Representações dos professores e alunos sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a Direção de Turma". Mestrado, 2010.
  16. Aires, Luísa. "Escola e Imigração na Cidade”, Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação Intercultural (coorientação com o Professor Doutor Félix Neto) (14/05/2010).". Doutoramento, Universidade Aberta, 2010.
  17. Santos, José Rui. "A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1865.
  18. Rangel, Maria José. "As representações dos professores sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a direcção de turma". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1772.
  19. Silva, Ana Paula de Jesus. "As competências para a empregabilidade no ensino superior". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3431.
  20. Aires, Luísa. "O Portfolio Como Instrumento de Aquisição e Avaliação de Estratégias de Leitura". Mestrado, 2009.
  21. Aires, Luísa. "Berta Deolinda Ribeiro Ferreira Elias, título da dissertação “B-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos, Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta.". Mestrado, Universidade Aberta, 2009.
  22. Elias, Berta Deolinda Ribeiro Ferreira. "B-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de Lisboa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1427.
  23. Gonçalves, Luís Miguel Chaves Reis. "Escola e imigração na cidade : implicações da parentalidade em adolescentes de diferentes grupos étnicos". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1505.
  24. Aires, Luísa. "A Supervisão Pedagógica: da Interação à Construção de Identidades Profissionais - Estudo de Caso". Mestrado, Universidade Aberta, 2008.
  25. Aires, Luísa. "Crianças ciganas e abandono escolar". Mestrado, Universidade Aberta, 2008.
  26. Aires, Luísa. "Contributos para a Análise e Caracterização de Interações em Fóruns de Discussão online". Mestrado, Universidade do Porto, 2008.
  27. Correia, Ana Teresa da Silva. "O portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisão". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1752.
  28. Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins. "A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1146.
  29. Aires, Luísa; Carvalho, Renato Gil Gomes. "Perspetiva temporal de futuro em contexto educativo; um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira". Mestrado, Universidade Aberta, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/687.
  30. Mandim, José Fernando Oliveira. "As dinâmicas para a promoção da saúde numa escola do ensino básico do Porto: um estudo de caso". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/642.
  31. Gabriel, Fernando Manuel Silva. "O multiculturalismo na escola: o caso dos alunos de etnia cigana". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/617.
  32. Resendes, Florbela Tavares Montenegro. "Vivências dos enfermeiros estrangeiros num hospital português". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.2/620.
  33. Aires, Luísa. "Dos conhecimentos às competências – olhares sobre a matriz educacional veiculada pelas reformas de 1986 e 2001". Mestrado, Universidade Aberta, 2005.
  34. Aires, Luísa. "António Maia - Percursos de uma história de vida". Mestrado, Universidade Aberta, 2005.
  35. Aires, Luísa. "A componente de apoio à família nos jardins de infância da rede pública - um percurso entre as necessidades da família e a realidade nos Jardins de Infância". Mestrado, 2005.
  36. Aires, Luísa. "O (Des)encanto de “ser” professor". Mestrado, 2005.
  37. Aires, Luísa. "A articulação entre educação pré-escolar e 1º ciclo de escolaridade: análise dos discursos de educadores e professores". Mestrado, Universidade Aberta, 2004.
  38. Aires, Luísa. "Relações Escola - Família vividas e representadas pelos Pais - um estudo de caso". Mestrado, Universidade Aberta, 2004.
  39. Aires, Luísa. "Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem sociocultural". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.2/2482.

Outros

Outra produção
  1. Literacias digitais. O presente texto aborda a problemática das literacias na era digital, a partir de uma breve revisão do estado da arte sobre este tema. Para a sua exploração, adotam-se três eixos de análise: o primeiro eixo explora a diversidade de conceções do conceito de literacia. digital; o segundo eixo aborda as diferentes gerações de media e sua relação com a literacia; o terceiro eixo apresenta vias de oper. 2015. Aires, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.2/6017.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Webinars CO(i)NCIDIR - Construir a Cidadania Digital na Rede - Comissão organizadora - Comissão científica (2018/09)
Outro
Rede ObLID, LE@D, Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2012 Programa "Sextas à Tarde", iniciativa semanal organizada pelo LAV-CEMRI, coordenado por José RIbeiro e pela Delegação do Porto da UAb. (2010 - 2012)
Outro
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Computers & Education
2014 - Atual Comunicar (1988-3293) Grupo Comunicar
2014 - Atual RIED (1134-3478)
2010 - 2018 IRRODL (1492-383 ) Athabasca University

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual American Educational Research Association (AERA)(desde 2010) Membro
1999 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócia fundadora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Membro emérito do Editorial Board da revista “Mind, Culture and Activity”, Routledge [http://www.tandfonline.com/toc/hmca20/current] (JCR, IF.2018: 1,367).
Membro
2010 - Atual Rede ObLID- Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital http://contemcom.org/
Coordenador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal